Publicado: 25/10/2018 - 11:59 | Atualizado: 25/10/2018 - 12:03
Publicado: 25/10/2018 - 11:59 | Atualizado: 25/10/2018 - 12:03

Prefeitura de Leme SP abre concurso com 46 vagas

Prazo para se inscrever termina em 14 de novembro. Há chances para professor, advogado, psicólogo, terapeuta ocupacional, entre outros cargos

Dois editais

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Localizado a cerca de 200 km da capital paulista, o município de Leme abriu concurso público para preenchimento de 46 vagas no quadro de servidores da prefeitura

Foram divulgados dois editais, ambos com cargos de nível superior. Os vencimentos iniciais variam de R$ 1.468,26 a R$ 4.178,65, já considerando o abono salarial de R$ 306,68.  

Há oportunidades para diretor de escola (2 postos), advogado (1), assistente social (2), auditor de controle interno (1), fonoaudiólogo (1), psicólogo (2), psicopedagogo (1), terapeuta ocupacional (1), supervisor de ensino (1), professor substituto (5), professor de educação básica I (20) e professor de educação básica II nas áreas de artes (1), autismo e patologias associadas (1), ciências (1), deficiência auditiva (1), deficiência mental (1), deficiência visual (1), educação física (1), espanhol (1) e inglês (1).   

O prazo para inscrições permanece aberto até 14 de novembro. Os interessados devem se cadastrar pelo site da RBO Assessoria (www.rboconcursos.com.br) e pagar taxa de R$ 30 ou R$ 50, a depender da função escolhida. 

Etapas do concurso da Prefeitura de Leme SP

Todos os participantes realizarão prova objetiva de conhecimentos básicos e específicos com 40 perguntas de múltipla escolha. A aplicação está agendada para 16 de dezembro.

Haverá também análise de títulos para os concorrentes aos postos de professor. Os documentos (diplomas de especialização, mestrado e doutorado) devem ser encaminhados à banca, via Sedex, durante o período para registro de candidaturas. 

O concurso da Prefeitura de Leme terá validade de dois anos, a contar da data de homologação do resultado final. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, a critério do governo municipal, conforme estabelecem os editais. 

Concurso Leme: atribuições do auditor de controle interno

I - Execução de atividades de controle interno, correição, ouvidoria e promoção da integridade pública, bem como a promoção da gestão pública ética, responsável e transparente, na Administração Direta e Indireta da Prefeitura de Leme; II - Execução de auditorias, fiscalizações, diligências e demais ações de controle e de apoio à gestão, nas suas diversas modalidades, relacionadas à aplicação de recursos públicos, bem como à administração desses recursos, examinando a legalidade, legitimidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade, eficiência e efetividade dos atos governamentais, em seus aspectos financeiro, orçamentário, contábil, patrimonial e operacional, podendo, inclusive, apurar atos ou fatos praticados por agentes públicos ou privados na utilização de recursos do Município; III - Realização de estudos e trabalhos técnicos que promovam o incremento da transparência pública, a participação da sociedade civil na prevenção da corrupção e o fortalecimento do controle social; IV - Realização de atividades inerentes à garantia da regularidade das sindicâncias e dos processos administrativos disciplinares instaurados no âmbito da Administração Municipal; V - Realização de estudos e trabalhos técnicos que contribuam para a promoção da ética e para o fortalecimento da integridade das instituições públicas. VI - Executar outras tarefas correlatas que lhe forem determinadas pelo superior imediato e os demais serviços concernentes a função.
 

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Atualizado: 25/10/2018 - 10:43

Unicamp SP abre inscrições de concurso com 20 vagas

Oportunidades da Universidade Estadual de Campinas são destinadas a candidatos de níveis médio, técnico e superior. Inscrições serão recebidas até o dia 26 de novembro

Ganhos de até R$ 6,1 mil

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) abriu as inscrições de 11 editais de concurso, que totalizam 20 vagas. A instituição possui unidades de ensino e pesquisa nas cidades de Campinas, Piracicaba e Limeira, no interior do Estado de São Paulo

Ofertas serão lotadas junto à Unicamp, Secretaria de Comunicação (SEC), Instituto de Química (IQ), Instituto de Economia (IE), Coordenadoria de Serviços Sociais (CSS/CECOM), Serviço de Apoio ao Estudante (ASE), Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) e Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (CEPAGRI).  

Candidatos que têm o ensino médio completo podem disputar as funções de profissional da tecnologia, informação e comunicação (1 vaga), profissional para assuntos administrativos (5) e técnico químico (3). O último posto ainda exige curso técnico. O salário inicial é de R$ 3.264,84.

Quem tem o nível superior está apto às carreiras de bibliotecário (1), fisioterapeuta (1), jornalista (1), pedagogo (1), profissional para assuntos administrativos (5) e profissional para assuntos universitários (2). A remuneração é de R$ 6.156,29.

• APOSTILAS CONCURSO UNICAMP 2018 - NÍVEIS MÉDIO E SUPERIOR

As inscrições deverão ser realizadas até as 17h do dia 26 de novembro, exclusivamente pela internet, através do site da banca organizadora do certame, que é a Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br). Os valores da taxa de participação são de R$ 100 (ensino médio e curso técnico) e R$ 150 (formação superior). 

Concurso Unicamp SP: provas

Todos os participantes serão avaliados por meio de provas objetiva e dissertativa, ambas de caráter eliminatório e classificatório, exceto profissional para assuntos universitários da unidade CEPAGRI que apenas realizará prova objetiva. 

A prova objetiva contemplará questões do tipo múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, matemática, estatística, raciocínio lógico, inglês, noções de informática, atualidades e/ou conhecimentos específicos. 

Já a prova dissertativa avaliará o grau de conhecimento do candidato, necessário ao desempenho da função. Ela será composta por questões dissertativas de conhecimentos específicos ou de uma redação em língua portuguesa. 

Os exames serão aplicados na cidade de Campinas/SP no dia 20 de janeiro de 2019, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado no site da Fundação Vunesp e da Unicamp (www.dgrh.unicamp.br) em momento oportuno. 

Descrição de alguns cargos da Unicamp SP

Profissional da tecnologia, informação e comunicação - desenvolver programas para internet, utilizando linguagens, ferramentas e softwares específicos. Desenvolver e realizar a manutenção de sites e portais na internet e na intranet. Utilizar técnicas de design e de redação publicitária para o desenvolvimento de peças gráficas e digitais. Apoiar os usuários quanto ao uso dos recursos tecnológicos disponíveis.

Profissional para assuntos administrativos - executar, acompanhar e participar de atividades de apoio técnico administrativo relacionadas às áreas acadêmica, administrativa, jurídica, financeira, recursos humanos, logística, serviços gráficos e reprográficos, comunicação, documentação e informação; suporte administrativo a projetos de pesquisa; promover atendimento aos clientes internos e externos, orientando e instruindo nos assuntos relacionados à sua área de atuação; utilizar os equipamentos disponíveis e os sistemas e recursos informatizados na execução de suas atividades; auxiliar na execução de processos inerentes às ações organizacionais segundo diretrizes pré-estabelecidas, observando os dispositivos legais e normas internas; atuar no desenvolvimento de projetos de aprimoramento na execução de trabalhos relacionados a sua área de atuação.

Técnico químico - participar do desenvolvimento de produtos e processos. Acompanhar operação de processos físico-químicos e operações unitárias de laboratório e de produção. Operar máquinas e/ou equipamentos e instalações produtivas, em conformidade com normas de qualidade, de boas práticas de manufatura, de biossegurança e controle do meio-ambiente. Interpretar manuais. Elaborar documentação técnica rotineira e de registros legais.
 

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Atualizado: 25/10/2018 - 10:22

Concurso Core SP: últimos de inscrição para 147 vagas

Seleção preencherá cargos de todas as escolaridades distribuídos entre a capital, interior e litoral. Salários chegam a R$ 5,3 mil

Oito cidades

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Após ser prorrogado, termina na próxima quarta-feira (31), às 23h59, o prazo para inscrições no concurso do Core SP (Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Estado de São Paulo). A seleção preencherá 147 vagas, sendo 33 imediatas e 114 para formação de cadastro reserva (CR). 

 

Os cargos de copeiro (1 + 4 CR e salário de R$ 1.429,09) e office boy (1 + 4 CR - R$ 1.429,09) são opções para candidatos que possuem nível fundamental.

 

Ensino médio é requisito para assistente administrativo (19 + 62 CR - R$ 2.828,49), operador de teleatendimento (2 + 7 CR - R$ 2.571,36), telefonista (2 + 7 CR - R$ 2.571,36), motorista (1 + 4 CR - R$ 2.828,49), fiscal (2 + 7 CR - R$ 2.828,49) e técnico de TI (1 + 4 CR - R$ 3.438,03). 

 

Profissionais com curso superior têm chances no concurso do Core SP como assistente jurídico (2 + 7 CR - R$ 5.382,85), contador (1 + 4 CR - R$ 5.382,85) e analista de TI (1 + 4 CR - R$ 5.382,85).

• APOSTILAS CONCURSO CORE SP - DIVERSOS CARGOS

Todas as funções têm lotação na cidade de São Paulo, com exceção para a carreira de assistente administrativo, que destina parte das vagas, além da capital, aos municípios de Campinas, Bauru, Ribeirão Preto, Presidente Prudente, Araraquara, Sorocaba e Santos. 

 

 

Concurso Core SP: inscrição e etapas

 

 

As inscrições devem ser registradas pelo site da banca Inaz do Pará (http://paconcursos.com.br/). As taxas custam R$ 9 (nível fundamental), R$ 9,10 (médio) e R$ 9,20 (superior). 

 

As provas objetiva (todos os cargos) e discursiva (analista, contador e assistente jurídico) estão marcadas para ocorrer em 20 de janeiro, com aplicação na cidade de São Paulo. 

 

O conteúdo programático abrange língua portuguesa, informática, raciocínio lógico e conhecimentos gerais e específicos, variando as disciplinas conforme a carreira em disputa. 

 

Para os concorrentes aos postos com exigência de ensino superior, a seleção inclui, ainda, avaliação de títulos. A entrega dos documentos à empresa examinadora está programada para 4 e 5 de abril. 

 

O concurso do Core SP terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do conselho, conforme estabelece o edital

 

 

Concurso Core SP: conteúdo programático para cargos de nível fundamental

 

 

Língua portuguesa - 1. Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não – literário, narrativo, descritivo e argumentativo); interpretação e organização interna. 2. Semântica: sentido e emprego dos vocábulos; campos semânticos; emprego de tempos e modos dos verbos em português. 3. Morfologia: reconhecimento, emprego, flexão e sentido das classes gramaticais; processos de formação de palavras. 4. Sintaxe: frase, oração e período; termos da oração; concordância nominal e verbal; transitividade e regência de nomes e verbos; mecanismos de coesão textual. 5. Ortografia. Acentuação gráfica. Pontuação. 

 

Raciocínio lógico - ESTRUTURAS LÓGICAS: sentença abertas e fechadas, proposições, operadores lógicos, negação, Tabua lógica, tautologia, contradição, quantificadores, negação das proposições, equivalência lógica, condição suficiente e necessária, logica da argumentação. TEORIA DOS CONJUNTOS: Representação de conjuntos, relações entre conjuntos, relações entre elementos e conjuntos, operações com conjuntos.

 

Conhecimentos gerais - 1. Domínio de tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como: Política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, segurança, artes e literatura e suas vinculações históricas. 2. Fatos da atualidade: locais e nacionais. 3. Higiene e saúde no ambiente de trabalho; 4. Noções de Ética: 4.1. Conceitos: ética, moral, valores e virtudes. 4.2. Ética aplicada: Noções de ética empresarial e profissional 4.3. O padrão ético no serviço público; 4.4. A gestão da ética nas empresas públicas e privadas; conflito de interesses; 4.5. Ética e responsabilidade social; 4.6 Código de Ética e Disciplina dos Representantes Comerciais; 5. Relacionamento interpessoal e trabalho em equipe; 6. Atendimento ao público. 7. Lei n° 4.886/1965 e suas alterações/atualizações; 8. Portaria n° 06/2018 – Plano de Cargos e Salários do Core-SP; 9. Regimento Interno do Core-SP.

 

Confira aqui o conteúdo programático completo para todos os cargos do concurso do Core SP

 

 

 

Atribuições do copeiro no concurso do Core SP

 

 

Preparar e servir sucos, cafés, chás, água e outros gêneros correlatos; receber, conferir, separar, armazenar e fiscalizar a validade dos gêneros alimentícios; cuidar da higienização de utensílios, equipamentos e local de trabalho; operar aparelhos ou equipamentos de preparo e manipulação dos gêneros alimentícios e aparelhos de aquecimento ou refrigeração; executar o tratamento e descarte dos resíduos de materiais provenientes do seu local de trabalho; zelar pela guarda e conservação, manutenção dos equipamentos utilizados no trabalho e informar defeitos que venham ocorrer nos mesmos; informar a necessidade de aquisição dos gêneros alimentícios; executar outras tarefas correlatas, conforme necessidade ou a critério de seu superior.

 

 

Concurso Core SP: atribuições do assistente administrativo

 

 

Realizar atividades relacionadas com atendimento ao público, tais como: encaminhar para os setores, efetuar registros profissionais, emitir boletos de pagamentos, negociar débitos, inscrever e acompanhar processos envolvendo inscrição de pessoas físicas e jurídicas. Acompanhar vencimentos e prazos de validades, transferências, cancelamentos, baixas, registros ativos, inativos e secundários. Levantar situações profissionais de qualquer natureza quando constar de processos em trâmite no Core-SP. Organizar processos, verificando os documentos necessários à sua composição e efetuando o registro. Receber e expedir correspondências eletrônicas. Realizar entrega de documentos e recebimento de materiais e malotes. Tirar cópias de documentos. Realizar atividades de apoio administrativo, tais como: efetuar e receber ligações telefônicas e ainda fornecer informações por telefone, enviar e receber fax, anotar recados e arquivar documentos em geral. Colaborar e/ou organizar eventos desenvolvidos pelo Core-SP e realizar contatos telefônicos com os Representantes Comerciais para a divulgação dos eventos. Elaborar e preparar relatórios e planilhas, coletando informações em arquivos e outras fontes. Executar tarefas nos sistemas operacionais do Core-SP, incluindo o Portal da Transparência, quando autorizado. Elaborar tabelas e gráficos ilustrativos. Proceder a inventários de materiais e de bens móveis permanentes. Realizar levantamentos de dados referentes a assuntos-administrativos, a fim de serem utilizados pelos órgãos competentes. Conferir, redigir e elaborar correspondências, memorandos, ofícios, relatórios e outros trabalhos administrativos. Organizar o processo de arquivos de documentos de acordo com a ordem numérica, alfabética, por assunto ou cronológica, a fim de manter o controle e facilitar sua-localização. Organizar e controlar as publicações expedidas; em estoque e o arquivo inativo do conselho. Realizar o controle de estoque de material, anotando os dados em formulário apropriado, bem como preparar requisições para solicitar novas remessas. Realizar a cobrança dos inadimplentes e de gerenciar as baixas automáticas e manuais. Representar o Core-SP em Repartições Públicas municipais, estaduais e federais quando necessário. Responsável pelas chaves do Escritório Seccional, quando lotado neste local. Responsável pela abertura e fechamento do Escritório Seccional no seu horário de expediente, quando lotado neste local. Redigir documentos diversos. Zelar pela guarda e segurança dos equipamentos de trabalho e documentação. Zelar pelo bom funcionamento e organização do ambiente de trabalho. Executar outras atividades correlatas ao departamento. Integrar a composição de Comissões instituídas para atender às necessidades do Core-SP. Executar outras tarefas semelhantes em complexidade e natureza às anteriormente descritas, por necessidade do trabalho elou por solicitação superior.
 

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Atualizado: 24/10/2018 - 14:13

Ministério do Trabalho: aval deve sair após novo sistema

Solicitação para abertura de concurso para o Ministério do Trabalho é para cargos com exigência de níveis médio e superior de ensino. Iniciais de até R$ 16,2 mil

2.873 vagas

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Cresce a expectativa para que o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) autorize, em breve, o pedido de concurso do Ministério do Trabalho, encaminhado este ano. Segundo informações do secretário-executivo substituto do Ministério do Planejamento, Admilson dos Santos, a liberação depende da implantação do SEI (Sistema Eletrônico de Informações), o que deve ocorrer no decorrer dos próximos meses.

A solicitação enviada é para o preenchimento de 2.873 vagas em seu quadro de pessoal. Das oportunidades requeridas, 1.309 são para o cargo de auditor fiscal do trabalho e 1.307 para agente administrativo. As demais chances estão distribuídas da seguinte maneira: administrador (93), arquivista (32), bibliotecário (2), contador (58), engenheiro (5), estatístico (5), sociólogo (4), psicólogo (26), técnico em assuntos educacionais (10), técnico em comunicação social (10) e economista (12).

Em julho, o Sinait (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho) teve uma reunião como novo ministro do Trabalho, Caio Luiz. Um dos assuntos discutidos é a autorização urgente de novo concurso para o Ministério do Trabalho.

Com relação ao posto de fiscal, os dados do Sinait apontam que o órgão tem mais de 1.300 cargos vagos e cerca de 500 auditores em condições de se aposentar. O presidente do sindicato, Carlos Silva, ressaltou que “não há fiscalização sem fiscais”.

A expectativa é de que ainda em 2018 seja concedida a autorização para o novo concurso do Ministério do Trabalho.

Concurso Ministério do Trabalho: solicitação anterior

O último pedido enviado ao Ministério do Planejamento solicitou a abertura de 2.595 vagas distribuídas em diversos cargos com exigência de níveis médio e superior. Do total de oportunidades requeridas, 1.163 era para a função de agente administrativo, que pede apenas ensino médio e apresenta inicial de R$ 3.881,97, já considerando o auxílio-alimentação de R$ 458.

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As outras 1.432 oportunidades foram para para candidatos com formação superior, sendo 1.190 para a função de auditor-fiscal do trabalho, 85 para administrador, 34 para arquivista, 54 para contador, cinco para engenheiro, cinco para estatístico, três para sociólogo, 26 para psicólogo, dez para técnico em assuntos educacionais, dez para técnico em comunicação social e 12 para economista. Os salários oferecidos chegam a  R$ 16.201,64, contando com o benefício de alimentação.

Principais atribuições do agente e do auditor

Cabe ao agente administrativo exercer atividades que envolvam o suporte administrativo ás unidades organizacionais do órgão, com atuação nas áreas finalísticas, de gestão de pessoas, material, patrimônio, orçamento e finanças, compreendendo tarefas de natureza repetitivas ou não, como operar os sistemas corporativos e governamentais, atender ao público interno e externo por telefone, correio eletrônico ou presencial, elaborar documentos e correspondências, elaborar e analisar informações, certidões, declarações, relatórios e documentos, elaborar e conferir cálculo, realizar atividades relativas à instrução, tramitação e movimentação de processos e documentos, manter e controlar arquivos, orientar a aplicação de noras internas ou de sua área de atuação, participar de reuniões, comissões, grupos e equipes de trabalho, participar do plano de trabalho institucional de sua unidade, realizar levantamento de dados de natureza técnica e atuar na gestão e fiscalização de contratos e convênios. 

No caso de auditor fiscal, entre as atividades estão o cumprimento das disposições legais e regulamentares, inclusive as relacionadas à segurança e medicina do trabalho, no âmbito das relações de trabalho e emprego, verificação dos registros em Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), visando à redução dos índices de informalidade, verificação do recolhimento do Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço (FGTS), com o objetivo de maximizar os índices de arrecadação, e cumprimento de acordos, convênios e contratos coletivos de trabalho celebrados entre empregadores e empregados.

Últimos concursos do Ministério do Trabalho

Para agente, o processo seletivo anterior do Ministério do Trabalho ocorreu em 2014 e foi organizada pelo Cespe/UnB. O exame contou com 120 tópicos, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos, além de prova discursiva de conhecimentos específicos.

Em conhecimentos básicos foram cobrados temas de língua portuguesa, noções de informática, noções de direito administrativo, atualidades, ética no serviço público e noções de administração financeira e orçamentária. Em conhecimentos específicos, legislação específica, noções de gestão de pessoas nas organizações, noções de administração de recursos materiais, noções de arquivologia e noções de gestão e fiscalização de contratos e convênios.

Para auditor, o último certame ocorreu em 2013 e também organizado pelo Cespe/UnB. A seleção constou de provas objetivas, exames discursivos e sindicância de vida pregressa. As provas objetivas tiveram 220 perguntas, sendo 100 de conhecimentos básicos e 120 de conhecimentos específicos.   

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Atualizado: 24/10/2018 - 10:11

Concurso MPU: saiu gabarito para técnico e analista

Avaliação foi aplicada para mais de 264 mil candidatos no último domingo (21). Seleção preencherá postos em diversos Estados

Salários até R$ 12,1 mil

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Os mais de 264 mil inscritos para o concurso do Ministério Público da União (MPU) já podem consultar aqui o gabarito da prova objetiva, aplicada no último domingo (21). Estão em disputa 47 vagas de técnico e analista. 

Para ambos os cargos, o exame objetivo foi composto por 120 itens, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos. No caso de analista, a seleção também teve uma avaliação dissertativa.

No total, o concurso do MPU conta com 11 postos de técnico, cargo que pede apenas ensino médio, e 36 de analista, que pede nível superior na área de direito. Além das chances iniciais, o processo seletivo formará cadastro reserva de pessoal em todos os estados contemplados.

As oportunidades de técnico são na área de administração, com remuneração inicial de R$ 7.772.80, incluindo salário de 6.862,72 e auxílio-alimentação de R$ 910,08, enquanto de analista, na área de direito, o inicial é de R$ 12.169,89, incluindo o salário de 11.259,81 e os R$ 910,08, ambos com jornada de trabalho de 40 horas semanais.

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• APOSTILAS CONCURSO MPU 2018 - TÉCNICO E ANALISTA

Das 11 vagas de técnicos, a distribuição estadual do novo concurso MPU 2018 é a seguinte: Acre (1), Amapá (1), Distrito Federal (4), Minas Gerais (2), Rio de Janeiro (1) e Rio Grande do Sul (2).

E as 36 de analista são: Amazonas (3), Amapá (1), Bahia (2), Distrito Federal (5), Espírito Santo (1), Goiás (1), Mato Grosso do Sul (2), Mato Grosso (4), Pará (5), Rio de Janeiro (2), Rondônia (4),  Rio Grande do Sul (5) e Santa Catarina.

As inscrições no concurso MPU foram recebidas até 10 de setembro, pela página eletrônica da organizadora, o Cespe, que é http://www.cespe.unb.br/concursos/mpu_18.  As taxas custaram R$ 55 para técnico e R$ 60 para analista. Ao todo, a seleção registrou 264.924 inscritos. 

Concurso MPU 2018: Melhorias salariais

É importante ressaltar que as carreiras contarão com mais dois reajustes salariais nos próximos meses. No caso de técnico, os valores básicos passarão a ser de  R$ 7.080,21 em novembro e R$ 7.591,37 em janeiro de 2019. Para o analista, R$ 11.616,61 em novembro e R$ 12.455,30 em janeiro de 2019.

Concurso MPU: Possibilidades em outros Estados

Embora o concurso para técnicos e analistas do MPU contemplem apenas alguns estados, quem pretende ingressar  em regiões não contempladas no certame não deve desanimar, uma vez que existe, sim, a possiblidade de aproveitamento durante o prazo de validade do concurso.

De acordo com o item 4.3 do edital, além da listagem de aprovados de acordo com cargo e estado, o resultado final também contará com uma listagem de aprovados por cargo, independente da lotação da vaga.

4.3 Além da listagem de classificação por UF de vaga a que concorreram, os candidatos aprovados também serão listados, ao final do concurso, pela classificação geral no cargo (reunindo-se todos os aprovados, independentemente de UF).

Com isto, havendo necessidade, o aprovado poderá ser nomeado em estado diferente daquele para o qual se inscreveu.

4.3.1 O candidato aprovado e classificado no concurso poderá ser nomeado, no âmbito do MPU, para UF de vaga diversa daquela para a qual foi aprovado, onde não haja candidato aprovado, ficando a nomeação condicionada a edital de convocação expedido pelo MPU e a manifestação de  interesse do candidato, sem quaisquer ônus para a Administração. 

De acordo com informações obtidas junto à comissão do concurso, em caso de candidato de um estado que não consta com oferta de vagas, como São Paulo, ficando o participante com uma boa colocação dentro desta listagem geral, poderá eventualmente, ser convocado para o estado, caso surja uma vaga para o cargo pretendido, durante o prazo de validade.

Concurso MPU: retificação do edital

Com a retificação do edital divulgada em 3 de setembro, o conteúdo programático agora inclui a disciplina de "promoção  da  igualdade  racial", abordando os seguintes temas: 1 Conceito de racismo institucional. 2 Lei nº 12.288/2010 (Estatuto da Igualdade  Racial). 3 Decreto nº  6.040/2007. 4 Decreto nº  4.887/2003. 5 Lei nº 10.639/2003. 6 Lei nº 12.990/2014. 7 Resolução CNMP nº 170/2017. 8 Recomendação CNMP nº 40/2016. 9 Resolução 2106 da Assembleia Geral das Nações Unidas (Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial).

Concurso MPU: Atribuições dos cargos

Técnico - Auxiliar na prática de atos em processos judiciais e na instrução e acompanhamento de processos administrativos e procedimentos extrajudiciais; desempenhar atividades de apoio técnico-administrativo; atuar na elaboração, execução e avaliação de planos, programas e projetos; realizar atividades, estudos, pesquisas e levantamentos de dados inerentes às atividades de suporte administrativo do órgão, dentre elas, as relacionadas a orçamento, finanças e controle interno;  atuar na fiscalização, instrução e acompanhamento de contratos e convênios; atuar nas atividades de compras e de contratação de bens e serviços; registrar e controlar dados e informações cadastrais; emitir certidões, declarações e atestados; expedir e(ou) anexar documentos e correspondências oficiais; elaborar atas, estatísticas setoriais e minutas de expedientes e de atos; organizar eventos, ações e atividades institucionais; preparar malotes; publicar documentos oficiais; realizar atividades de gestão de bens materiais e patrimoniais; realizar diligências; realizar serviços técnicos e especializados; manter atualizado o conteúdo de páginas virtuais na internet e na intranet; e analisar a conformidade documenta

Analista - Assessorar os membros e chefias na coordenação e supervisão das atividades de processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais; planejar e executar tarefas relativas à análise jurídica de atos, documentos, processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais, produzindo os atos e documentos pertinentes; elaborar minutas de petições, denúncias, recursos, acordos judiciais ou extrajudiciais, termos de ajustamento de conduta, decisões, despachos, pareceres, notas técnicas, notificações, votos e atos congêneres, bem como manifestações jurídicas que visa subsidiar decisão administrativa; receber, analisar, acompanhar e dar andamento a processos e a outros documentos; auxiliar na instrução de processos, procedimentos e inquéritos civis e analisar inquéritos policiais; controlar prazos prescricionais; proceder à oitiva de vítimas, testemunhas e quaisquer outras pessoas que possam, direta ou indiretamente, colaborar com a instrução processual, reduzindo a termo suas declarações; realizar análise prévia e triagem de representações, denúncias, processos e procedimentos; realizar pesquisa, seleção, indexação e estudo de legislação, doutrina e jurisprudência; acompanhar a atualização legislativa; observar os prazos processuais e de conclusão de investigações; conferir atos e andamentos processuais; providenciar o cumprimento de decisões e despachos; atuar na manualização de processos e na elaboração de instrumentos normativos; e acompanhar a tramitação de processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais.

MPU 2018: o que estudar para a prova

As provas do concurso MPU 2018 serão aplicadas no dia 21 de outubro, no período da manhã para técnico e da tarde para analista, em horários e locais que serão divulgados no ato da convocação.  

Candidatos a técnico terão que responder questões de Português, Acessibilidade, Ética no serviço público, Legislação aplicada ao MPU e CNMP, Direito constitucional, Direito administrativo, Administração, Arquivologia e Administração financeira e orçamentária.

Para analista serão cobradas questões de Português, Acessibilidade, Ética no serviço público, Legislação aplicada ao MPU e CNMP, Direito constitucional, Direito administrativo, Direito do trabalho, Direito processual do trabalho, Direito civil, Direito processual civil, Direito penal e processual penal e Direito penal militar e processual penal militar.

 

Dicas para o concurso do MPU 2018

 

Língua portuguesa: "Em relação ao concurso passado do MPU, o edital de Língua Portuguesa é centrado nas mesmas matérias, a diferença será na linguagem de cobrança do CESPE. A tendência é que essa prova seja mais difícil e deve seguir o padrão de metade das questões de análises de textos e a outra metade de gramática. Recomendo que o aluno treine, toda semana, uma prova recente do CESPE com as questões de análise de texto,  concordância verbal, de pontuação, emprego de crase e colocação pronominal"

(Elias Santana, Professor do Gran Cursos Online)

Direito administrativo: "Creio que vão cair de 10 a 12 questões de Direito Administrativo. Os temas mais importantes são: organização da Administração Pública; lei 8.666/93 modalidades e contratação direta; atos administrativos e lei 8.112/90"

(Gustavo Scatolino, Professor do Gran Cursos Online)
 


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Atualizado: 23/10/2018 - 16:53

Prefeitura de Batatais SP: concurso com inscrição aberta

Oferta do edital é de dez vagas, além de formação de cadastro reserva. A participação deverá ser garantida até 18 de novembro

Todos os níveis

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Prefeitura Municipal de Batatais, localizada no Estado de São Paulo, abriu as inscrições do concurso público que preencherá dez vagas do seu quadro de pessoal. A seleção ainda formará cadastro reserva (CR) de futuras oportunidades.  

Para quem tem o ensino fundamental completo, a chance do edital é para a função de agente da construção e manutenção - servente de pedreiro (3 vagas + CR). O salário inicial é de R$ 1.630,22. 

Aqueles que têm ensino médio completo podem disputar os cargos de agente de educação ambiental (1 + CR) e técnico em contabilidade (1 + CR), cujo vencimento é de R$ 2.377,66, além de instrutor de trabalhos manuais - artesanato e pintura (2 + CR), com ganho de R$ 1.757,66. Os dois primeiros postos ainda exigem curso técnico. 

Nível superior é requisito para os empregos de engenheiro ambiental (1 + CR), engenheiro do trabalho (1 + CR) e médico pneumologista (1 + CR). A remuneração é de R$ 4.449,59. 

Concurso Prefeitura de Batatais SP: inscrições e prova

Interessados em concorrer a uma das vagas devem se inscrever no site www.institutoindec.com.br e efetuar o pagamento da taxa de participação, nos valores de R$ 35 (ensino fundamental), R$ 50 (nível médio/técnico) e R$ 75 (formação superior). O prazo para registro das candidaturas se encerrará no dia 18 de novembro. 

Os candidatos serão avaliados por meio de uma única etapa: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela será composta por 40 questões do tipo múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, matemática e/ou conhecimentos específicos. 

Com duração máxima de duas horas, o exame será aplicado na cidade de Batatais/SP no dia 16 de dezembro, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado em momento oportuno. 

Atribuições do agente de educação ambiental

Regulação, controle, fiscalização, licenciamento, normatização ambiental no âmbito do município; monitoramento ambiental e gestão, proteção e controle de qualidade ambiental; administrar, coordenar, supervisionar e executar atividades inerentes ao departamento de meio ambiente e recursos hídricos da prefeitura; estímulo e difusão de tecnologias, informação e execução de programas de educação ambiental; emitir laudos e pareceres técnicos para subsidiar a concessão de licenças, autorizações, aprovações e demais atos previstos na legislação pertinente; ao servidor fica assegurado o poder de polícia administrativa e o livre acesso a locais que se façam necessários; executa outras tarefas correlatas.
 

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Atualizado: 23/10/2018 - 12:36

MP SP: auxiliar em definição de conteúdo programático

Ao todo serão oferecidas 52 vagas,sendo 24 para a área administrativa e mais 28 para diversas outras áreas. Inicial de R$ 3,7 mil

Nível Fundamental

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Com a recente publicação do edital do novo concurso público para o cargo de analista técnico científico, o Ministério Público do Estado de São Paulo (MP/SP) agora concentra esforços para a conclusão dos editais do seu próximo concurso, que será para o cargo de auxiliar de promotoria. De acordo com informações obtidas junto ao setor de recursos humanos do MP/SP, atualmente o processo está em fase de análise na diretoria do órgão e os editais ainda devem passar por alguns ajustes em relação ao conteúdo programático que será cobrado. A intenção é de que sejam liberados até dezembro, quando os outros concursos, em andamento, já estiverem mais próximos de conclusão. 

De qualquer forma, ressaltam que a seleção está confirmada e deverá ser a próxima. Assim como os concursos em andamento, a banca organizadora será a Fundação Vunesp.  

Embora tenham sido autorizados separadamente, também já está certo que todos os editais para o cargo serão divulgados no mesmo dia. Ao todo serão oferecidas 52 vagas, sendo 28 para diversas áreas de atuação, autorizadas pelo procurador-geral do estado, Gianpaollo Poggio Smanio, desde 18 de maio de 2017, e mais 24 vagas para auxiliar na área administrativa, autorizadas recentemente.


Para todas as áreas, para concorrer é necessário apenas possuir ensino fundamental, com remuneração inicial de R$ 3.765,13, já considerando o auxílio-alimentação de R$ 910.

• CURSO CONCURSO MP SP 2018 - ANALISTA JURÍDICO
• 
APOSTILA CONCURSO MP SP 2018 - AUXILIAR DE PROMOTORIA
• APOSTILA CONCURSO MP SP 2018 - ANALISTA ´TÉCNICO


Concurso Auxiliar do MP SP – Distribuição das vagas

 

As 24 vagas para a área administrativa serão destinadas para diversas localidades do estado, enquanto para a capital, o certame será para formar cadastro reserva de pessoal.  


Já no caso de auxiliar em diversas áreas, das 28 vagas, 20 são destinadas para a primeira região administrativa, que inclui a capital paulista Grande São Paulo, Santos e Vale do Ribeira. Neste caso, as oportunidades serão para as áreas de eletricista, encanador, marceneiro, pedreiro, pintor e serralheiro.


As oito vagas restantes serão para um cargo de eletricista e um de encanador para cada uma das demais quatro áreas regionais. A segunda região inclui as cidades de Campinas e Taubaté. A terceira inclui Sorocaba e Piracicaba. Na quarta, Araçatuba, Bauru e Presidente Prudente. Por fim, na quinta, Franca, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.


  É importante ressaltar que a oferta de  vagas diz respeito somente às necessidades imediatas. A própria autorização  dos concursos já determina que o concurso também será para suprir eventuais necessidades que forem surgindo, o que garante a nomeação de muitos remanescentes durante o prazo de validade do certame.    

Concurso Auxiliar Administrativo - Atribuições

No caso de auxiliar na área administrativa, as atribuições do cargo correspondem a recepcionar, informar e encaminhar pessoas, observando as normas e regras estabelecidas, visando à manutenção da ordem e da segurança; receber, transportar, encaminhar e arquivar documentos, processos em geral e correspondências, inserindo, conferindo e verificando dados em sistemas aplicativos próprios para tanto, sob supervisão hierárquica e de acordo com rotinas prédefinidas; executar lavagem, lubrificação, abastecimento e tarefas inerentes à conservação e manutenção de veículos motorizados pertencentes à frota da Instituição; executar serviços de telefonia, operação de mesa PABX em ligações telefônicas e informações de rotina ao público; manejar elevadores de passageiros ou cargas, responsabilizando-se pela sua limpeza e conservação; executar trabalhos rotineiros de limpeza geral, tais como: lavar, encerar, varrer, remover pó e lustrar locais de trabalho (refeitórios, copas, cozinha, banheiros, janelas e portas), instalações, utensílios e equipamentos, zelando pela sua conservação; transportar, arrumar e remover móveis e utensílios e preparar e distribuir cafés e lanches, entre outras definidas pela chefia

 

 

Concurso Auxiliar do MP SP – Últimos Concursos

Quem pretende concorrer ao concurso do MP/SP deve iniciar os estudos o quanto antes, uma vez que a carreira de auxiliar de promotoria costuma ser bastante disputada. No último  concurso para a área administrativa, realizado em 2014, foram registrados nada menos do que 54.793 inscritos para a oferta inicial de 37 oportunidades.


A seleção contou apenas com uma prova objetiva, com 60 questões, sendo 25 de língua portuguesa, 15 de matemática e 20 de conhecimentos gerais, incluindo seis de história, seis de geografia, seis de atualidades e duas de legislação.   


A banca também foi a Fundação Vunesp.

 

 

Conteúdo programático


AUXILIAR DE PROMOTORIA I (Administrativo)
No que se refere à legislação indicada, informa-se que deve ser considerada a legislação atualizada, desde que vigente, tendo como base até a data da publicação oficial do Edital.

 

Língua Portuguesa
Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase.

Matemática
Números inteiros: operações e propriedades. Números racionais, representação fracionária e decimal: operações e propriedades. Razão e proporção. Porcentagem. Regra de três simples. Equação do 1.º grau. Sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, superfície e capacidade. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. Raciocínio lógico. Resolução de situações-problema.

Conhecimentos Gerais
História do Brasil
Da Revolução de 1930 ao Brasil contemporâneo: A Era Vargas; o Brasil na II Guerra. Regime Militar – 1964-1985: o Golpe de 1964 e o Regime Militar; a repressão política e o “milagre econômico”; fim do Regime Militar; Campanha Diretas Já! (1984); Eleições de Tancredo Neves e José Sarney (1985). Presidentes posteriores.
Geografia
O Brasil no mundo: localização; extensão. A natureza brasileira: os grandes domínios morfoclimáticos. Hidrografia e aproveitamento dos principais rios. A vegetação original. Os recursos naturais. Os problemas ambientais. A população brasileira: crescimento e distribuição. Estrutura da população. Mobilidade. A organização do espaço brasileiro: As atividades industriais. O espaço agropecuário. Comércio, transportes e comunicações. O espaço urbano. As relações do Brasil com o mundo: o Brasil no Mercosul.


Atualidades
Questões relacionadas a fatos políticos, econômicos, sociais e culturais, nacionais e internacionais, ocorridos nos últimos 06 (seis) meses, a contar, retroativamente, da data da publicação do Edital, divulgados na mídia local e/ou nacional.
Legislação
Lei n.º 12.527, de 18 de novembro de 2011(Lei de acesso à informação).

 

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Atualizado: 23/10/2018 - 11:36

Iamspe SP abre concurso com 30 postos de médicos

Todas as ofertas do edital são destinadas a área clínica, para atuação na capital paulista. Inscrições serão recebidas até o dia 12 de novembro

Salário de R$ 5,3 mil

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (Iamspe/SP) abriu as inscrições do concurso público que preencherá 30 vagas para a função de médico em área clínica/emergência, sendo duas reservadas a pessoas com deficiência. A lotação ocorrerá na capital paulista.  

O cargo exige nível superior em medicina, registro no Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP) e certificado de conclusão de residência médica em área clínica em programa credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) ou título de especialista em área clínica emitido pela Associação Médica Brasileira (AMB). 

A remuneração inicial oferecida pelo Iamspe é de R$ 5.371,65 para jornada de trabalho semanal de 24 horas, sendo composta pelas seguintes parcelas: R$ 2.359,80 de salário base, R$ 931,50 de gratificação executiva e 50% do Prêmio de Produtividade Médica (PPM) no valor de R$ 2.080,35.

Entre as atribuições do posto, estão: assistência médico-hospitalar através de consultas, interconsultas, visitas médicas e procedimentos diagnósticos e terapêuticos a pacientes externos em atendimentos de urgência e emergência e a pacientes internados na sua área de atuação.

Concurso Iamspe SP: inscrições e provas

As inscrições presenciais serão recebidas até o dia 12 de novembro no Núcleo de Planejamento, Seleção e Movimentação de Pessoal, situado na Avenida Ibirapuera, nº 981, 4º andar, no bairro de Indianópolis, na cidade de São Paulo/SP, com horário de atendimento das 8h às 18h, em dias úteis. 

Será cobrada uma taxa de participação, no valor de R$ 84,81, e o seu pagamento deverá ser efetuado por meio de dinheiro ou cheque, exclusivamente na agência do Banco do Brasil localizada no térreo da Avenida Ibirapuera.

Os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela será composta por 50 questões do tipo múltipla escolha, sendo quatro de língua portuguesa/interpretação de texto, três de noções de administração pública, três de noções de informática e 40 de conhecimentos específicos. 

O exame será aplicado no dia 2 de dezembro, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser publicado no Diário Oficial do Estado (www.imprensaoficial.com.br) e no Portal de Concursos Públicos do Estado (www.concursopublico.sp.gov.br), a partir do dia 27 de novembro.

O certame ainda contará com análise de títulos, exclusivamente classificatória. De acordo com o edital, os documentos deverão ser entregues no período de inscrições. 

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Atualizado: 23/10/2018 - 11:31

UFABC SP: edital será publicado até 8 de novembro

Novo concurso, que deve abranger as cidades de Santo André e São Bernardo do Campo, contará com aproximadamente 30 vagas, destinadas para quem possui ensino médio, médio técnico e superior. Banca já está definida

Níveis médio e superior

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Universidade Federal do ABC (UFABC), em São Paulo, deve publicar o edital de seu  concurso público entre os dias 1º a 8 de novembro, de acordo com informações obtidas junto a responsáveis pela seleção no órgão. A liberação depende de algunas ajustes, que devem ser feitos nos próximos dias, em conjunto com a banca  organizadora da seleção, será a Fundação Vunesp. O quadro completo de cargos e vagas somente será divulgado com a liberação do edital, mas já está certo que o concurso contará com aproximadamente 30 oportunidades, destinadas para cargos com exigência de níveis médio e superior.  

Embora a relação completa de cargos não tenha sido divulgada, de acordo com informações obtidas junto à instituição, as oportunidades serão para cargos nas áreas técnicas e administrativas. Desta forma, a tendência é que a seleção conte com cargos de nível médio puro, bem como para áreas mais específicas, com exigência de formação técnica.

 
Responsáveis pelo concurso explicam, ainda, que a projeção de aproximadamente 30 vagas diz respeito a uma série de aposentadorias e exonerações em andamento.


A instituição conta com dois campi, nas cidades de Santo André e São Bernardo do Campo, ambos na grande São Paulo.


Fundação do ABC - Último Concurso

 

A última seleção do órgão para cargos da área administrativa ocorreu em 2016, quando foram oferecidas 16 vagas, sendo 14 para o cargo de assistente de administração e duas para técnico em eletrônica. Para os dois cargos foi exigida formação técnica específica, ambos com remuneração inicial de R$ 2.175,17, para jornada de trabalho de 40 horas semanais. A banca organizadora, na ocasião, também foi a Fundação Vunesp.   


Fundação do ABC -  O órgão


A Universidade Federal do ABC é uma instituição pública de ensino superior que data de 2004, quando o Ministério da Educação encaminhou ao Congresso Nacional o projeto de lei 3962/2004, que previa a criação da Fundação Universidade Federal do ABC. A proposta foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 27 de julho de 2005. 
 

 

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Atualizado: 22/10/2018 - 17:30

Concurso INSS: falta de servidores afeta serviços

Solicitação de concurso do INSS encaminhada ao Ministério do Planejamento é para os cargos de técnico, analista e perito. Níveis médio e superior

Pedido para 7.888 vagas

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

concurso do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é um dos considerados mais urgentes, isso porque a falta de servidores no órgão tem afetado gravemente os serviços prestados à população. Vários dados mostram que há milhares de brasileiros aguardando para receberem seu benefícios, que ainda continuam em análise e demoram mais do que o previsto por causa do déficit de pessoal.

A Fenasps (Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social) tenta agilizar de diversas formas a liberação do certame, inclusive recorrendo ao Tribunal de Contas da União (TCU). 

Enviado este ano ao Planejamento, o pedido do concurso do INSS solicitou 10.468 vagas ao seu quadro de pessoal, porém 2.580 eram para excedentes - que não foram convocados durante a validade do certame anterior, encerrada em 5 de agosto.

Das oportunidades destinadas à nova seleção, 3.984 são referentes ao cargo de técnico (área meio), 1.692 a analista (diversas formações) e 2.212 a perito.

A Fenasps já salientou que o instituto precisa urgentemente repor 16 mil vagas, pois há uma situação calamitosa de defasagem de pessoal. A entidade ainda revelou que, se nada for feito, o atendimento prestado pelo INSS entrará em colapso.

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Concurso INSS: sobre os cargos 

A carreira de técnico do seguro social é uma das mais visadas pelos concurseiros, ainda mais que exige apenas ensino médio completo e apresenta salário inicial de R$ 5.344,87, já considerando o auxílio-alimentação de R$ 458.

O emprego de analista exige formação superior em diversas áreas de atuação (incluindo serviço social, administração, engenharia, direito, pedagogia, psicologia, comunicação, ciências sociais, arquitetura e letras, entre outras), sendo que a remuneração corresponde a R$ 7.954,09 por mês, contado com o benefício alimentação.

Já a posição de perito destina-se aos profissionais com graduação em medicina e registro no respectivo conselho regional. O inicial é de R$ 8.988,41, também com o auxílio.

Concurso INSS: defasagem de pessoal 

Atualmente, o órgão conta com uma defasagem de quase 16 mil servidores em todo o país, sendo que o maior déficit é para a função de técnico. Com esse quadro, o INSS não consegue atender com eficiência à população.

A situação ainda está calamitosa porque o governo federal diminuiu os recursos para o instituto. Consta no site da Fenasps que um técnico do seguro social, não identificado, comentou que o cenário está caótico: "Falta dinheiro para tudo. Estamos operando no limite da irresponsabilidade. Não por acaso, as pessoas têm reclamado demais do atendimento. O estresse é total".

Veja também:

Artigo: Sim, existe vida após o INSS

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Dicas de professores ao concurso do INSS

Justiça proíbe papanicolau em concurso do INSS

Concurso INSS: edital de 2015

No final de 2015, foi lançado o edital com o objetivo de preencher 950 vagas. Um total de 800 oportunidades era na função de técnico e as outras 150 para analista - serviço social.

A banca organizadora foi o Cespe/UnB e os participantes passaram por uma prova com questões no estilo certo ou errado.

O último certame (Instituto Nacional do Seguro Social), cujo resultado foi publicado no dia 4 de agosto, foi um dos mais concorridos da história. Ao todo, a seleção registrou nada menos que 1.087.789 inscrições, sendo 1.043.807 somente para técnico do seguro social - em número de inscritos, o concurso INSS 2016 perde apenas para duas outras seleções: a da Caixa Econômica Federal (CEF) realizada 2014, com 1.156.744 candidatos; e a da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) promovida em 2011, com 1.120.393 participantes.

Considerando que o concurso do INSS ofereceu 800 oportunidades para técnico, é possível concluir que a concorrência foi de aproximadamente 1.304 candidatos por vaga.

Confira o depoimento da 1ª colocada no último concurso do INSS

Concurso INSS: atribuições do técnico e analista 

Quanto às atribuições dos cargos, de acordo com o edital do último concurso INSS, o técnico do seguro social é responsável por proceder ao reconhecimento inicial, manutenção, recurso e revisão de direitos aos benefícios administrados pelo INSS; exercer atividades internas e externas ligadas ao suporte e apoio técnico especializado; executar as atividades de orientação e informação, de acordo com as diretrizes estabelecidas nos atos específicos e outras relacionadas aos fins institucionais do INSS, que venham ser determinadas pela autoridade superior.

Já o analista do seguro social é responsável por prestar atendimento e acompanhamento aos usuários dos serviços prestados pelo INSS e aos seus servidores, aposentados e pensionistas; elaborar, executar, avaliar planos, programas e projetos na área de serviço social e reabilitação profissional; realizar avaliação social quanto ao acesso aos direitos previdenciários e assistenciais; promover estudos socioeconômicos visando a emissão de parecer social para subsidiar o reconhecimento e a manutenção de direitos previdenciários, bem como a decisão médico-pericial; e executar de conformidade com a sua área de formação as demais atividades de competência do INSS.

Concurso INSS: conhecimentos básicos de técnico

ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO: Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal: Decreto nº 1.171/1994 e Decreto nº 6.029/2007. REGIME JURÍDICO ÚNICO: 1 Lei 8.112/1990 e alterações, direitos e deveres do Servidor Público. 2 O servidor público como agente de desenvolvimento social. 3 Saúde e qualidade de vida no serviço público.

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL: Direitos e deveres fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos; direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade; direitos sociais; nacionalidade; cidadania; garantias constitucionais individuais; garantias dos direitos coletivos, sociais e políticos. 2 Administração Pública (artigos de 37 a 41, capítulo VII, Constituição Federal de 1988 e atualizações).

NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO: Estado, governo e Administração Pública: conceitos, elementos, poderes e organização; natureza, fins e princípios. 2 Direito Administrativo: conceito, fontes e princípios. 3 Organização administrativa da União; administração direta e indireta. 4 Agentes públicos: espécies e classificação; poderes, deveres e prerrogativas; cargo, emprego e função públicos; regime jurídico único: provimento, vacância, remoção, redistribuição e substituição; direitos e vantagens; regime disciplinar; responsabilidade civil, criminal e administrativa. 5 Poderes administrativos: poder hierárquico; poder disciplinar; poder regulamentar; poder de polícia; uso e abuso do poder. 6 Ato administrativo: validade, eficácia; atributos; extinção, desfazimento e sanatória; classificação, espécies e exteriorização; vinculação e discricionariedade. 7 Serviços Públicos: conceito, classificação, regulamentação e controle; forma, meios e requisitos; delegação: concessão, permissão, autorização. 8 Controle e responsabilização da administração: controle administrativo; controle judicial; controle legislativo; responsabilidade civil do Estado. Lei nº 23 8.429/1992 (sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função da administração pública direta, indireta ou fundacional e dá outras providências). 9 Lei n°9.784/1999 (Lei do Processo Administrativo).

LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6 Emprego do sinal indicativo de crase. 7 Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Regências nominal e verbal. 11 Significação das palavras. 12 Redação de correspondências oficiais (conforme Manual de Redação da Presidência da República).

RACIOCÍNIO LÓGICO: Conceitos básicos de raciocínio lógico: proposições; valores lógicos das proposições; sentenças abertas; número de linhas da tabela verdade; conectivos; proposições simples; proposições compostas. 2 Tautologia. 3 Operação com conjuntos. 4 Cálculos com porcentagens.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA: Conceitos de Internet e intranet. 2 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática. 3 Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações utilizando-se a suíte de escritório LibreOffice. 4 Conceitos e modos de utilização de sistemas operacionais Windows 7 e 10. 5 Noções básicas de ferramentas e aplicativos de navegação e correio eletrônico. 6 Noções básicas de segurança e proteção: vírus, worms e derivados.

Concurso INSS: conhecimentos específicos de técnico

Seguridade Social : 1.1 Origem e evolução legislativa no Brasil. 1.2 Conceituação. 1.3 Organização e princípios constitucionais. 2 Legislação Previdenciária. 2.1 Conteúdo, fontes, autonomia. 2.3 Aplicação das normas previdenciárias. 2.3.1 Vigência, hierarquia, interpretação e integração. 3 Regime Geral de Previdência Social. 3.1 Segurados obrigatórios. 3.2 Filiação e inscrição. 3.3 Conceito, características e abrangência: empregado, empregado doméstico, contribuinte individual, trabalhador avulso e segurado especial. 3.4 Segurado facultativo: conceito, características, filiação e inscrição. 3.5 Trabalhadores excluídos do Regime Geral. 4 Empresa e empregador doméstico: conceito previdenciário. 5 Financiamento da Seguridade Social. 5.1 Receitas da União. 5.2 Receitas das contribuições sociais: dos segurados, das empresas, do empregador doméstico, do produtor rural, do clube de futebol profissional, sobre a receita de concursos de prognósticos, receitas de outras fontes. 5.3 Salário-de-contribuição. 5.3.1 Conceito. 5.3.2 Parcelas integrantes e parcelas não-integrantes. 5.3.3 Limites mínimo e máximo. 5.3.4 Proporcionalidade. 5.3.5 Reajustamento. 5.4 Arrecadação e recolhimento das contribuições destinadas à seguridade social. 5.4.1 Competência do INSS e da Secretaria da Receita Federal do Brasil. 5.4.2 Obrigações da empresa e demais contribuintes. 5.4.3 Prazo de recolhimento. 5.4.4 Recolhimento fora do prazo: juros, multa e atualização monetária. 6 Decadência e prescrição. 7 Crimes contra a Seguridade Social. 8 Recurso das decisões administrativas. 9 Plano de Benefícios da Previdência Social: beneficiários, espécies de prestações, benefícios, disposições gerais e específicas, períodos de carência, salário-de-benefício, renda mensal do benefício, reajustamento do valor dos benefícios. 10 Manutenção, perda e restabelecimento da qualidade de segurado. 11 Lei nº 8.212/1991 e alterações. 12 Lei nº 8.213/1991 e alterações. 13 Decreto nº 3.048, de 06/05/1999 e alterações. 14 Lei de Assistência Social (LOAS): conteúdo; fontes e autonomia (Lei nº 8.742/1993 e Decreto nº 6.214/2007 e alterações).

 



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Atualizado: 22/10/2018 - 16:56

Ribeirão Preto SP: aberto concurso com vagas no Sassom

Há oportunidades para agente de segurança, agente de administração e assistente social. Inscrições vão até 4 de novembro

Todos os níveis

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O Serviço de Assistência à Saúde dos Municipiários (Sassom) de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, abriu concurso público destinado a preencher três vagas.

As oportunidades são para agente de segurança (salário de R$ 2.725,65), agente de administração (R$ 3.674,78) e assistente social (R$ 4.830,29), com exigência de níveis fundamental, médio e superior, respectivamente. 

Os vencimentos informados já incluem o vale alimentação. O valor do benefício é de R$ 884 para postos de agente e de R$ 442 para assistente.

• APOSTILAS CONCURSO SASSOM 2018 - AGENTE DE SEGURANÇA E AGENTE DE ADMINISTRAÇÃO

A Apta Assessoria, banca que organiza a seleção, recebe inscrições até 4 de novembro, por meio do site www.aptarp.com.br. As taxas custam R$ 9 (agente de segurança), R$ 11,55 (agente de administração) e R$ 17,30 (assistente social). 

Etapas do concurso do Sassom Ribeirão Preto

Em 9 de dezembro, os candidatos farão prova objetiva com 40 questões e duração de três horas. As perguntas abodarão português e conhecimentos específicos, além de matemática apenas para vagas de agente. 

Na mesma data, os concorrentes a assistente social deverão entregar a documentação relativa à análise de títulos. Serão considerados diplomas de especialização, mestrado e doutorado. 

O concurso do Sassom terá validade de dois anos, a contar da data de homologação do resultado. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, a critério do órgão, conforme estabelece o edital.

Concurso Sassom Ribeirão Preto: conteúdo programático para agente de segurança

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Atualizado: 22/10/2018 - 12:53

Valentim Gentil SP define banca para novo concurso

A seleção contará com sete vagas imediatas, além de formar cadastro reserva de pessoal, com remunerações iniciais de até R$ 2,3 mil. Em fase de licitação

Níveis médio e superior

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Prefeitura de Valentim Gentil, no interior paulista, a 536 km da capital paulista e próxima a Votuporanga, definiu o nome da banca do seu novo concurso público.,A escolhida é a Universo Serviços Públicos Ltda (Unisisp).  Com isto, a expectativa é de que o edital de abertura de inscrições possa ser publicado já no decorrer dos próximos dias. 

A seleção será para o preenchimento de sete vagas, sendo uma para quem possui ensino médio e seis para nível superior, com remunerações iniciais que variam de R$ 1.220,44 a R$ 2.392, com jornadas de trabalho de 20 a 40 horas semanais.

Ensino Médio
Quem possui ensino médio poderá concorrer ao cargo de auxiliar de farmácia, com oferta de uma vaga imediata, além de formar cadastro reserva de pessoal. A remuneração inicial é de R$ 1.220,44, com jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Nível Superior
No caso de nível superior, as oportunidades serão para as carreiras de professor PEB I (3 vagas e cadastro reserva, com licenciatura plena em pedagogia com habilitação em educação infantil e séries iniciais do 1º ao 5º. R$ 2.392, 40 horas), médico atendente I (1, com registro no conselho, R$ 3.659,76, 20 horas), enfermeiro (1 + CR, com registro no conselho regional, R$ 1.953,98, 40 horas) e assistente social (1, com registro no conselho, R$ 1.953,98, 40 horas).


De acordo com o edital de licitação, as taxas já estão definidas e serão de R$ 40 para o cargo com exigência de ensino médio e R$ 70 para os de nível superior.  

 

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Atualizado: 22/10/2018 - 12:24

Peruíbe SP divulga edital de concurso para 104 vagas

Com inscrições a partir de 1 de novembro, seleção preencherá postos em cargos de todas as escolaridades. Salários chegam a R$ 5,1 mil

Área da educação

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Prefeitura de Peruíbe, no litoral paulista, divulgou edital de concurso público com oferta de 104 vagas para cargos na área da educação.

Podem concorrer ao emprego de auxiliar de transporte (CR e salário de R$ 942,02) profissionais que concluíram o nível fundamental.

O processo seletivo exige ensino médio para agente de desenvolvimento infanto-juvenil (8 - R$ 1.718,62), agente social escolar (6 - R$ 1.620,49), inspetor de alunos (4 - R$ 1.579,84), secretário de escola (4 - R$ 1.620,49) e tradutor e intérprete de Libras (1 - R$ 1.718,62).

Há oportunidades de nível superior para coordenador pedagógico (2 - R$ 4.233,49), diretor de escola (25 - R$ 4.659,63), supervisor de ensino (1 - 5.144,65) e professor nas seguintes funções: substituto de educação básica (5), substituto de educação física (CR), educação básica (38), arte (3), ciências (CR), educação especial - deficiência auditiva (1), educação especial - deficiência mental (4), educação especial - deficiência visual (CR), educação física (1), geografia (CR), história (CR), inglês (1), língua portuguesa (CR) e matemática (CR), com vencimentos entre R$ 1.379,38 e R$ 3.310,53. 

Concurso Prefeitura Peruíbe: inscrição e etapas

O certame é organizado pela Fundação Vunesp, que recebe inscrições entre 10h de 1 de novembro e 23h59 de 3 de dezembro, exclusivamente pela internet (www.vunesp.com.br). As taxas vão de R$ 47 a R$ 100.  

Programada para 27 de janeiro, a prova da primeira fase trará questões objetivas (todos os cargos) e um estudo de caso (apenas para coordenador, supervisor e diretor).

As outras etapas incluem avaliação de títulos (todas as vagas de nível superior) e teste prático (tradutor e intérprete de Libras), em datas a serem definidas. 

O concurso da Prefeitura de Peruíbe terá validade de dois anos, a contar da data de homologação do resultado. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, a critério do governo municipal, conforme estabelece o edital

Concurso Prefeitura Peruíbe: atribuições do agente de desenvolvimento infanto-juvenil

Conhecer e respeitar o Estatuto da Criança e do Adolescente; Desenvolver atividades recreativas, lúdicas e de cuidado previamente estabelecidas em plano de trabalho nas Unidades Escolares de Educação Básica do município de Peruíbe; Participar e colaborar com a equipe no plano de trabalho da unidade de ensino e na execução de programas; Organizar e cuidar das filas de merenda, auxiliando na distribuição, orientando os alunos quanto ao hábito correto de comportar-se durante as refeições, mantendo a ordem no local; Acompanhar e assistir os alunos na hora de recreio e intervalos de aulas, evitando desordens e acidentes; Acompanhar os professores em atividades extra classe, quando solicitado; Realizar atendimentos simples e de emergência, utilizando noções de primeiros socorros ou observando prescrições estabelecidas; Promover, nos horários determinados, a higiene corporal e bucal das crianças; Zelar pelo material sob sua responsabilidade, bem como confeccionar materiais destinados a recreação e decoração do local de trabalho; Participar de cursos de treinamento determinados pela Secretaria Municipal de Educação, de forma a aperfeiçoar seu desempenho profissional; Colaborar e participar de festas, eventos comemorativos e demais atividades extras promovidas pela Unidade Escolar ou Secretaria Municipal de Educação e que possuam caráter educacional e cultural; - Apoiar os professores no que concerne a projetos e atividades a que se propõe realizar; Auxiliar o aluno com deficiência na alimentação e se necessário alimentá-lo dentro de padrões estabelecidos por nutricionista, fonoaudiólogo ou médico; Supervisionar a utilização dos banheiros pelos alunos; Manter limpo e arrumado o local de trabalho orientando e/ou colaborando com a limpeza das salas, brinquedos, materiais e utensílios utilizados, arrumando e/ou orientando a arrumação dos brinquedos e dos móveis; Zelar pela segurança das crianças; Estabelecer com a criança, regras de convivência, responsabilidade e assiduidade; Informar o grupo familiar sobre as ações educativas realizadas na unidade de ensino; Participar das reuniões de trabalho e de estudos promovidas pela Secretaria Municipal de Educação; Atualizar-se profissionalmente, participando de palestras, cursos, seminários, encontros, grupos de estudos e outros eventos relativos à educação; Acompanhar e apoiar a criança em seu deslocamento das dependências escolares ao portão de entrada e vice versa; Executar outras atividades correlatas determinadas pelo superior hierárquico.
 

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Atualizado: 22/10/2018 - 12:07

Concurso Iamspe: mais 189 vagas em breve

O governador Márcio França autorizou o preenchimento de 377 vagas, sendo 219 para novo concurso e 158 para convocação de remanescentes. Outros editais em elaboração

Cargos de nível superior

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Com a publicação do edital para 30 vagas de médico I no último dia 20, o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (Iamspe) ainda conta com 189 vagas para preenchimento por meio de novos concurso públicos, cujos editais devem ser publicados em breve. As oportunidades foram autorizadas em 28 de agosto, pelo governador Márcio França, que concedeu aval para o preenchimento de 377 vagas, sendo 158 para convocação de remanescentes de concursos em validade e 219 para novas seleções, para  diversos cargos  de nível superior, com remunerações iniciais de até R$ 14.386,50. Como o primeiro edital já foi liberado, para 30 postos, o órgão ainda conta com 189 vagas, que deverão ser oferecidas em breve. 

Do total de oportunidades autorizadas, 163 foram para o cargo de médico I. Com a liberação de 30 postos, o cargo ainda conta com mais 133 vagas para preenchimento em outras especialidades. Além disso, o aval também permite a liberação de mais 54 para o cargo de agente técnico de assistência à saude e 2 de cirurgião dentista. No caso de agente técnico de assistência à saúde, a remuneração inicial é de R$ 1.996,53, enquanto para cirurgião dentista é de R$ 2.658,14 e para médico é de R$ 3.726 para 12 horas semanais, R$ 6.210 para 20 horas, R$ 7.452 para 24 horas e R$ 14.386,50 para 40 horas. A autorização não determina a jornada das trabalho, que deve ficar à critério da instituição.

Já no caso de convocação de remanescentes, são 1 vaga para analista administrativo,, 5 de executivo público, 30 de oficial administrativo, 14 de agente de saúde, 25 de agente técnico de assistência à saúde, 2 de auxiliar de saúde, 21 de enfermeiro, 2 de médico !, 50 de técnico de enfermagem, 5 de técnico de laboratório e 3 de técnico de radiologia      

A comissão dos concursos, já formada,  é presidida pelo servidor Ricardo Oliveira de Souza e conta, ainda, com mais dois membros: Marco Broitman e Rosamara Aparecida Ribeiro. Como suplentes, foram indicados os servidores Pedro Mizraim de Carvalho Alcides, Andrea Lucia Silva Ladeira de Almeida e André Luiz de Freitas Silva.     

Último concurso do Iamspe

 

O último concurso da instituição ocorreu em abril deste ano, quando foram oferecidas 93 vagas para o cargo de técnico de enfermagem. Desta forma, as 50 vagas autorizadas para o preenchimento por meio de convocação de remanescentes devem ser destinadas a aprovados neste concurso. A banca organizadora, na ocasião, foi o Instituto Nosso Rumo.

 

 

Sobre o Iamspe

 

O Iamspe é uma autarquia do governo do estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Planejamento e Gestão. Foi criado em 1966, com o objetivo de oferecer atendimento médico aos servidores públicos estaduais, seus dependentes e agregados, por meio do Hospital do Servidor Público. Atualmente, oferece atendimento a 1,3 milhão de usuários por meio de rede própria e credenciada, em 173 municípios do estado de São Paulo.     

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Atualizado: 22/10/2018 - 11:03

Prefeitura de Piracicaba SP abre concurso com 17 vagas

Oportunidades estão distribuídas entre cargos de níveis fundamental, médio e superior de ensino. Salários podem chegar a R$ 16,3 mil

Dois editais

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

No interior paulista, a Prefeitura de Piracicaba divulgou dois editais de concurso público para contratação de 17 servidores em cargos de todas as escolaridades.

Os empregos de agente de zoonoses (1 posto e salário de R$ 2.211,72), auxiliar em saúde bucal (1 - R$ 1.888,79) e rádio operador (1 - R$ 2.039,44) cobram nível fundamental.

Ensino médio é requisito para oficineiro em atividades artísticas - dança, música e teatro (1 - R$ 2.039,44), oficineiro em artes (1 - R$ 2.039,44) e cuidador em saúde mental (1 - R$ 2.039,44).

Além de segundo grau, o concurso da Prefeitura de Piracicaba requer formação técnica para as funções de técnico nas áreas de enfermagem (1 - R$ 2.419,54), laboratório (1 - R$ 3.362,45) e raio X (1 - R$ 3.083,67).  

Há oportunidades com exigência de curso superior para fonoaudiólogo (1 - R$ 4.029,27), nutricionista (3 - R$ 4.029,27), analista de laboratório (1 - R$ 4.029,27), médico clínico geral (1 - até R$ 6.446,83), médico atendimento domiciliar (1 - até R$ 16.345,74) e médico veterinário (1 - R$ 6.446,83).

Concurso Prefeitura Piracicaba: inscrições e etapas

O período para registro de candidaturas termina em 5 de novembro. É necessário realizar cadastro pelo site da banca Caetanno Projetos e Assessoria (http://caetanno.com.br/editais) e pagar taxa que varia de R$ 20 a R$ 50.

A seleção prevê apenas prova objetiva, marcada para ocorrer em 9 de dezembro. As questões abordarão língua portuguesa, informática, matemática/raciocínio lógico, atualidades, políticas de saúde pública e/ou conhecimentos gerais e específicos.

O concurso da Prefeitura de Piracicaba terá validade de dois anos, a contar da data de homologação do resultado. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, a critério do governo municipal, conforme estabelecem os editais. 

Concurso Prefeitura Piracicaba: atribuições dos cargos de nível fundamental


 

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Atualizado: 19/10/2018 - 16:33

Ministério da Fazenda: concurso depende de autorização

Solicitação para a abertura de concurso do Ministério da Fazenda refere-se a vários cargos com exigência de níveis médio e superior de ensino

1.301 vagas

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

O Ministério o Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) ainda avalia o pedido do concurso do Ministério da Fazenda (MF), encaminhado no ano passado. A solicitação requer um total de 1.301 vagas para o seu quadro de pessoal.

A seleção precisa realizada devido à grande defasagem de pessoal no MF. Atualmente, existem 3.148 postos vagas, sendo 2.254 referente aos cargos de nível médio e 894 para ensino superior.

As oportunidades do concurso do Ministério da Fazenda requeridas ao Planejamento estão distribuídas da seguinte maneira: assistente técnico administrativo (904), analista técnico administrativo (257), arquiteto (12), arquivista (9), bibliotecário (12), contador (53), engenheiro (15), enfermeiro (5), pedagogo (6), psicólogo (6) e técnico em comunicação social (22).

Para concorrer ao posto de assistente é necessário possuir ensino médio completo, enquanto as demais funções aceitam candidatos com formação superior em diversas áreas de atuação. Os salários iniciais atuais oscilam entre R$ 3.953,68 e R$ 6.388,27, já incluindo o vale-alimentação de R$ 458.

A solicitação do concurso do Ministério da Fazenda 2018/2019 encaminhada ao MPDG não apresentou as regiões de lotação das oportunidades, mas é bem provável que São Paulo e Distrito Federal sejam os locais com a maior quantidade de oportunidade, e o motivo é que no último certame eles não foram abrangidos.

• CURSO CONCURSO MINISTÉRIO DA FAZENDA 2018 - DIVERSOS

O detalhe do processo seletivo que pode ser dado como certo é a escolha da empresa organizadora, que será a Esaf (Escola de Administração Fazendária), como de costume nos concursos do órgão. Assim, os candidatos podem ir se preparando com as provas e os editais de seleções anteriores, uma vez que a banca se repete.

Concurso Ministério da Fazenda: outras oportunidades

Junto com as vagas para o seu próprio quadro de pessoal, o MF pediu mais 3.040 chances distribuídas entre os seus órgãos vinculados. Os postos são para os níveis médio e superior.

Para a Receita Federal são as 630 vagas para auditor-fiscal e as 1.453 para analista tributário. O quadro do Tesouro Nacional é composto pelas colocações de auditor federal de finanças e controle (30) e técnico de finanças e controle (70), enquanto a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) fica com a função de procurador da Fazenda (240). 

Para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o pedido contempla 16 oportunidades para a carreira de inspetor, 30 para analista e 82 para agente executivo.

Na Superintendência de Seguros Privados (Susep), são 55 chances para analista técnico. Por fim, as demais profissões se destinam ao quadro da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), sendo elas as de especialista em previdência social (48), analista administrativo (23), técnico administrativo (39), administrador (11) e atuário (7).

Esses detalhes foram divulgados pelo Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC). 

Concurso Ministério da Fazenda: edital anterior

No início de 2014, o MF abriu processo seletivo visando a contratar 1.026 profissionais na carreira de assistente. As chances disponibilizadas pelo certame foram distribuídas entre os Estados do Acre (18 vagas), Alagoas (14), Amazonas (28), Amapá (6), Bahia (80), Ceará (53), Espírito Santo (14), Goiás (31), Maranhão (30), Minas Gerais (101), Mato Grosso do Sul (34), Mato Grosso (27), Pará (55), Paraíba (20), Pernambuco (52), Piauí (17), Paraná (97), Rio de Janeiro (61), Rio Grande do Norte (17), Rondônia (13), Roraima (8), Rio Grande do Sul (155), Santa Catarina (74), Sergipe (9) e Tocantins (12).

Todos os candidatos passaram por provas objetivas de conhecimentos básicos e específicos com 70 perguntas de múltipla escolha. Os assuntos abordados nos testes foram língua portuguesa; matemática e raciocínio lógico; conhecimentos de informática; atualidades; gestão de pessoas e do atendimento ao público; ética do servidor na administração pública; administração pública brasileira; e regime jurídico dos agentes públicos.

Concurso Ministério da Fazenda: sobre o órgão

O Ministério da Fazenda é o órgão da estrutura administrativa da República Federativa do Brasil responsável pela formulação e execução da política econômica.

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Atualizado: 19/10/2018 - 15:13

Concurso em Cruzália SP inscreve para três vagas

Há oportunidades para agente comunitário de saúde, engenheiro civil e fisioterapeuta. Prefeitura oferece salários acima de R$ 3,5 mil

Até 29/10

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo da Prefeitura de Cruzália, em São Paulo, destinado a preencher três vagas temporárias.

A função de agente comunitário de saúde requer ensino médio e oferece remuneração inicial de R$ 1.413,15.

As outras oportunidades são para engenheiro civil e fisioterapeuta, com vencimentos de R$ 3.542,15 e R$ 2.053,93, respectivamente. Ambas exigem curso superior

Será possível se inscrever até 29 de outubro, por meio do site www.omconsultoria.com.br. As taxas custam R$ 25 (agente e fisioterapeuta) e R$ 50 (engenheiro).

Ainda sem data definida, a prova objetiva cobrará a resolução de 40 questões de múltipla escolha no tempo máximo de três horas.

O concurso terá validade de um ano, prorrogável por mais um, a critério da Prefeitura de Cruzália, conforme estabelece o edital.

Concurso Prefeitura Cruzália: conteúdo programático parcial para agente 

Língua portuguesa – Compreensão, interpretação e produção de textos. Crase. Fonética e fonologia. Ortografia. Classe, estrutura e formação de palavras. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Pontuação. Pronomes emprego e colocação.

Matemática - Conjuntos: representação e operações. Números Naturais: operações e problemas com números naturais suas propriedades. Geometria: conceito, propriedades e operação. Múltiplos e divisores: conceitos e operação. Números Racionais Absolutos. Medidas: conceito e operações. Sistemas de equação de 1º grau e 2º grau. Razões e proporções: grandezas proporcionais, porcentagem e juros simples. Regra de Três Simples e Composta.
 

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Atualizado: 19/10/2018 - 13:35

Concurso Unifai SP: divulgado edital para 18 vagas

Inscrições serão recebidas entre 25 de outubro e 6 de dezembro. Salários alcançam R$ 4,1 mil

Adamantina

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

O Centro Universitário de Adamantina (Unifai), no interior paulista, divulgou edital de concurso público destinado a preencher 18 vagas em funções administrativas.

Há chances de nível médio para auxiliar de computação (3), auxiliar de laboratório (1), escriturário (1), motorista (1) e operador de gravação de rádio (2), com remuneração de R$ 1.451,12.   

Curso superior é requisito para bibliotecário (1), controlador interno (1), diagramador (1), encarregado do setor de licitação (1), farmacêutico (1), veterinário (1), orientador de estágio de educação física (1), orientador de estágio de fisioterapia (1), procurador jurídico (1) e técnico em anatomia (1). Os salários variam de R$ 2.752,35 a R$ 4.195,27. 

Concurso Unifai Adamantina: inscrições e etapas

Será possível se inscrever entre 25 de outubro e 6 de dezembro, mediante a realização de cadastro pelo site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br). As taxas custam R$ 56,50 (ensino médio) e R$ 82,20 (superior).

A seleção envolverá duas fases: prova objetiva (todos os cargos) e avaliação prático-profissional (procurador), ambas com aplicação em 27 de janeiro, nos períodos matutino e vespertino, respectivamente.  

O conteúdo programático inclui língua portuguesa, matemática, informática, atualidades e conhecimentos específicos, variando as disciplinas conforme a vaga em disputa. 

O concurso terá validade de dois anos, a contar da data de homologação do resultado. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério do Unifai, de acordo com o edital

Concurso Unifai: atribuições dos cargos de nível médio

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Atualizado: 19/10/2018 - 10:00

Prefeitura de Paulínia SP abre concurso para professor

Inscrições seguem disponíveis até 5 de novembro. Prova está marcada para 16 de dezembro

20 vagas

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Prefeitura de Paulínia, no interior de São Paulo, abriu processo seletivo destinado a preencher 20 vagas de professor. As oportunidades exigem curso superior e oferecem vencimentos entre R$ 39,57 e R$ 44,46 por hora/aula.  

Há chances para lecionar em turmas de educação básica I (1 posto) e educação básica II nas áreas de educação especial (1), arte (1), biologia (1), ciências (1), filosofia (1), física (1), geografia (1), história (1), informática (1), inglês (1), língua portuguesa (1), matemática (1), química (1), sociologia (1), educação especial - deficiência auditiva (1), educação especial - deficiência visual (1), educação física (1), administração de empresas (1) e enfermagem (1). 

A SHDias, banca que organiza a seleção, recebe inscrições até 5 de novembro, exclusivamente pela internet (www.shdias.com.br). O valor da taxa de participação é de R$ 17,70. 

Etapas do concurso da Prefeitura de Paulínia para professor

Marcada para 16 de dezembro, a prova objetiva cobrará a resolução de 30 questões de múltipla escolha abordando conteúdos de língua portuguesa, matemática e conhecimentos específicos. 

Os documentos relativos à análise de títulos devem ser encaminhados à empresa examinadora, via Sedex, até 6 de novembro. Os candidatos podem apresentar diplomas de mestrado e doutorado. 

O concurso da Prefeitura de Paulínia terá validade de um ano, a contar da data de homologação do resultado. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, a critério do governo municipal, conforme estabelece o edital.

Concurso Prefeitura Paulínia: atribuições do professor de educação básica I

Programar e executar as atividades, ministrar aulas, responsabilizando-se pela organização da sala e dos materiais referentes ao seu planejamento; elaborar, executar, acompanhar e avaliar os planos de ensino, o Projeto Político-Pedagógico da escola e demais projetos da unidade escolar; realizar o trabalho pedagógico articulando-o às diretrizes pedagógicas; respeitar o educando como sujeito histórico do processo educacional, comprometendo-se com seu desenvolvimento e aprendizagem; alfabetização e a aprendizagem e as diretrizes da unidade escolar na escolha e utilização de materiais, procedimentos didáticos e instrumentos de avaliação do processo ensino-aprendizagem; participar de todas as atividades educacionais que lhe forem atribuídas por força de suas funções; participar dos conselhos de série e classe conforme seu campo de atuação; participar das associações ligadas à escola, que congregam pais e docentes, conforme estatuto; comparecer à escola com assiduidade e pontualidade, realizando seu trabalho educativo com competência e compromisso; manter devida e normalmente escriturados os diários de classe e outros registros exigidos, relativo as suas atividades, fornecendo informações solicitadas sempre observando as normas e prazos estabelecidos; executar outras tarefas conforme legislação vigente; seguir a orientação pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, obedecendo a organização curricular da Rede Municipal de Ensino bem como demais atribuições previstas no Regimento da Rede Municipal de Educação de Paulínia. Buscar e executar orientações metodológicas e procedimentos didáticos para as interações e atividades a serem utilizadas com os educandos com deficiência, transtornos Globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação.
 

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Atualizado: 18/10/2018 - 14:33

Prefeitura de Santos SP abre concurso com 57 vagas

Oportunidades do edital são para candidatos que têm os níveis médio e superior. Inscrições serão recebidas até 8 de novembro

Educação

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Encontram-se abertas as inscrições do concurso público da Prefeitura Municipal de Santos, localizada no litoral sul do Estado de São Paulo. A seleção visa o provimento de 57 vagas na área da educação. 

A função de professor adjunto I (30 vagas) exige formação mínima de ensino médio, na modalidade normal, com habilitação específica na área. O vencimento é de R$ 1.842,19, sendo composto por R$ 1.624,61 de salário básico e R$ 217,58 de auxílio-alimentação. 

Candidatos que têm o nível superior podem disputar os cargos de professor adjunto II educação especial (3) e professor adjunto II nas disciplinas de arte (6), ciências (2), educação física (1), geografia (4), história (3), inglês (3), língua portuguesa (2) e matemática (3). A remuneração é de R$ 2.071,52, sendo composta por R$ 1.853,94 de salário básico e R$ 217,58 de auxílio-alimentação. 

Entre as atribuições dos postos, estão: atuar diretamente no processo educativo, no exercício da docência e responsabilizar-se pelo desenvolvimento e eficácia do trabalho pedagógico, atendendo às substituições de professores e atividades específicas previstas na legislação vigente.

Concurso Prefeitura de Santos SP: inscrições e provas

A participação deverá ser garantida até o dia 8 de novembro, através da página eletrônica do IBAM (www.ibamsp-concursos.org.br), organizador do certame. Os valores da taxa de inscrição são de R$ 82 (ensino médio) e R$ 100 (nível superior). 

Os participantes serão submetidos às seguintes avaliações: prova objetiva, de caráter eliminatório; prova dissertativa, classificatória; e análise de títulos, classificatória. Elas serão aplicadas na cidade de Santos/SP no dia 2 de dezembro, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado a partir do dia 23 de novembro. 

A prova objetiva será composta por 40 questões do tipo múltipla escolha, sendo cinco de conhecimentos básicos, dez de conhecimentos gerais e 25 de conhecimentos específicos.  

Já na prova dissertativa, o candidato deverá produzir um texto dissertativo-argumentativo em prosa, entre 20 e 25 linhas, sobre um dos seguintes temas: educação e valores, educação e cidadania, educação integral, família e escola, inclusão ou diversidade.
 

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Atualizado: 18/10/2018 - 11:12

Luiziânia SP prepara concurso para diversos cargos

Concurso contará com oito vagas imediatas, para quem possui níveis fundamental completo ou incompleto, além de nível superior

Em licitação

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Prefeitura de Luiziânia, no interior paulista, a 515 km da capital e próxima a Araçatuba, realizará concurso público para o preenchimento de oito vagas imediatas em seu quadro de pessoal. Do total de oportunidades, uma é para quem possui ensino fundamental incompleto, uma para fundamental completo e seis para nível superior. As remunerações iniciais ainda serão confirmadas. 


O processo está em fase de licitação, que está sendo feito pelo critério de pregão presencial, com abertura das propostas marcada para o próximo dia 23 de outubro. Somente após a contratação da empresa poderá ser definida a data de publicação do edital de abertura de inscrições.


Quem possui ensino fundamental incompleto poderá concorrer a uma vaga para o cargo de auxiliar de serviços gerais feminino


No caso de fundamental completo, a oportunidade será de uma vaga de   agente de saneamento.


No caso de nível superior, a seleção será para duas vagas de médico ESF (com exigência de registro no conselho regional), uma de professor de educação básica I – educação infantil de 4 a 5 anos (com licenciatura plena em pedagogia com habilitação para o magistério na educação infantil), duas de professor de educação infantil de 0 a 3 anos (licenciatura em pedagogia com habilitação para o magistério na educação infantil) e uma de professor de educação básica I – ensino fundamental do 1º ao 5º ano (licenciatura plena em pedagogia com habilitação para o magistério nos anos iniciais do ensino fundamental).


Ao que tudo indica, uma vez contratada a empresa, o concurso deverá ser feito de forma bastante rápida, uma vez que o prazo de contrato será de 60 dias.  

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