Prefeitura de Linhares ES oferece 230 vagas em concurso

Inscrições serão recebidas até 6 de novembro. Editais têm chances para pedagogo, instrutor de Libras, tradutor/intérprete de Libras e professor

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro
Publicado: 23/10/2018 - 12:10 | Atualizado: 23/10/2018 - 13:05

A Prefeitura de Linhares, no Espírito Santo, divulgou dois editais de processo seletivo para preenchimento de 230 vagas temporárias na área da educação, além de formação de cadastro reserva.

As oportunidades estão distribuídas entre os cargos de pedagogo, instrutor de Libras, tradutor/intérprete de Libras e professor (bilíngue; educação especial - deficiência intelectual; educação infantil e anos iniciais; artes; ciências; educação física; ensino religioso; geografia; história; inglês; matemática; e língua portuguesa).

Todas as funções têm carga horária semanal de 25 horas e remuneração inicial de R$ 1.534,59. Os pré-requisitos mínimos de escolaridade variam conforme o cargo e podem ser consultados nos editais.  

As inscrições ficam abertas até 6 de novembro, devendo ser efetuadas pelo site do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação (Idcap), no endereço: http://www.idcap.org.br/. O valor da taxa é o mesmo para todas as vagas: R$ 60. 

Etapas do concurso da Prefeitura de Linhares ES

Marcada para 18 de novembro, a prova objetiva cobrará a resolução de 40 questões de múltipla escolha sobre língua portuguesa, legislação e conhecimentos gerais, pedagógicos e específicos. 

A seleção inclui, ainda, avaliação prática para os concorrentes a instrutor, tradutor/intérprete e professor bilíngue, com aplicação prevista para ocorrer em 9 de dezembro. 

O concurso da Prefeitura de Linhares terá validade de um ano, a contar do início do ano letivo de 2019. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, a critério do governo municipal, de acordo com os editais. 

Concurso Prefeitura Linhares: conteúdo programático parcial

Língua portuguesa - Leitura e interpretação de texto. Estruturação do texto e dos parágrafos. Linguagem. Espaço, tempo e foco na ficção narrativa. Coerência e Coesão. Separação de sílabas. Acentuação gráfica. Pontuação. Morfossintaxe. Classe, Estrutura, Formação e significação de vocábulos. Estrutura de Palavras. Formação de Palavras. Significado de Palavras. Sintaxe. As Classes de Palavras: Adjetivo, Advérbio, Artigo, Preposição, Conjunção, Interjeição, Numeral, Pronomes, Substantivos, Verbos, Linguagem Figurada, Pontuação, Crase. Ortografia (atualizada conforme as regras do novo Acordo Ortográfico). Fonética e Grafema. Encontros vocálicos. Encontros Consonantais. Dígrafos. Período: classificação. Termo da oração: essenciais, integrantes e acessórios. Orações: coordenadas e subordinadas, Concordância nominal, Concordância verbal. Regência verbal. Emprego da crase. Colocação dos pronomes átonos. Semântica. Sinônimos. Antônimos. Homônimos. Parônimos. Denotação e conotação. Figura de linguagem. Figura de palavras: comparação, metáfora, Metonímia, Catacrese. Figura de construção: Elipse, Hipérbole, Pleonasmo, Silepse. Figuras de pensamento: Antítese, Eufemismo e Prosopopeia.

Conhecimentos gerais - Lei Orgânica do município de Linhares. Política, economia, geografia sociedade, cultura e História de Linhares. Atualidades - Fatos e notícias locais, nacionais e internacionais sobre diversos assuntos veiculados nos meios de comunicação de massa, como jornais, revistas, rádios, televisão e internet. Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como política, economia, sociedade, educação, segurança, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, responsabilidade socioambiental e ecologia e suas vinculações históricas.

Vídeos Prefeitura Linhares

Concursos Relacionados

Mais Lidas

Mais Recentes

Shopping