Maracaju MS: inscrição aberta para concurso com 21 vagas

Prefeitura inscreve para postos de agente comunitário de saúde e agente de combate a endemias. Prazo vai até 27 de setembro

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro
Publicado: 24/08/2018 - 14:55 | Atualizado: 24/08/2018 - 14:59

A Prefeitura de Maracaju, no Estado de Mato Grosso do Sul, abriu processo seletivo destinado a preencher 21 vagas em dois cargos.

Há chances para agente comunitário de saúde (16 postos) e agente de endemias (5). Ambas as carreiras pagam R$ 1.014 e cobram ensino médio.

No caso das ofertas para agente comunitário, os candidatos devem residir na área geográfica em que pretendem trabalhar.

As oportunidades estão distribuídas entre as seguintes equipes do programa Estratégia Saúde da Família (ESF): Maracaju (1), Ambrozio Olegario de Lima (2), José Alves Marcondes (4), João Leopoldo Koch Neto (1), Clementino Barros Wanderley (1), Dr. Orestes Rocha (2), Egídio Ribeiro (2), Olidia Rocha (2) e Rogelio Casal Caminha Neto (1). 

Concurso Prefeitura Maracaju: inscrições e etapas

Disponíveis até 27 de setembro, as inscrições devem ser registradas pelo site www.fapec.org/concursos. O valor da taxa é de R$ 120. 

O processo seletivo será realizado em duas etapas: prova objetiva, com aplicação prevista para 21 de outubro, e avaliação de títulos, em data a ser definida.

O concurso da Prefeitura de Maracaju terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal, conforme estabelece o edital.

Conteúdo programático para o concurso da Prefeitura de Maracaju

Língua portuguesa - Interpretação de textos; Ortografia; Classes gramaticais; Acentuação gráfica; Crase; Termos da oração; Período composto por coordenação e subordinação; Concordância nominal e verbal; Regência verbal; Colocação de pronomes; Pontuação; Sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos; Conotação e denotação; Coesão e coerência textual; Estrutura e formação de palavras; Variedades Linguísticas: norma culta, popular e literária.

Matemática - Conjuntos Numéricos: Números Naturais, Inteiros, Racionais (fracionários e decimais) e Reais - Operações e Propriedades. Números e Grandezas Proporcionais: Razões e Proporções; Divisão Proporcional; Regras de Três Simples e Composta. Sistemas de Medidas: Área, Volume, Massa, Capacidade, Tempo, Sistema Monetário Brasileiro. Funções Algébricas. Equações e Inequações: de 1º e 2º graus, Problemas.

Conhecimentos específicos (agente comunitário) - 1. Noções sobre a organização do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil: princípios básicos: equidade, universalidade, integralidade, regionalização, hierarquização; Atribuições do ACS; Processo de trabalho do ACS e o desafio do trabalho em equipe; requisitos legais para o exercício da profissão de ACS; Carta dos direitos dos usuários da saúde; Atenção Primária à Saúde; Atenção Primária à Saúde/Saúde da Família. 2. O processo saúde doença: influência das condições de vida: educação, cultura, lazer, emprego, moradia, alimentação, saneamento e segurança; o papel da família. 3. Saúde da criança: teste do pezinho; teste da orelhinha; teste do olhinho; aspectos básicos do crescimento e desenvolvimento; caderneta de saúde; aleitamento materno - benefícios; imunização (calendário de vacinas); Orientações alimentares. 4. Saúde do Adolescente: aspectos educativos; distúrbios alimentares; doenças sexualmente transmissíveis. 5. Saúde do Adulto: saúde do Homem; tuberculose; Hanseníase; Diabetes mellitus; Hipertensão arterial. 6. Saúde da Mulher: triagem neonatal; cuidados básicos com a gravidez, o parto e puerpério; planejamento familiar; climatério; prevenção do câncer de mama e de colo uterino; imunização da gestante. 7. Saúde do Idoso: doenças e agravos mais comuns; cuidados básicos. 8. Saúde Bucal: cuidados básicos. 9. Vigilância Sanitária: Saneamento Básico: abastecimento de água; destino dos dejetos; destino do lixo. 10. Noções sobre Zoonoses – quais são, conceitos, como se transmite e prevenção: O agente comunitário de saúde no controle da Dengue; O agente comunitário de saúde no controle da Febre amarela; O agente comunitário de saúde no controle da Leptospirose; O agente comunitário de saúde no controle da Leishmaniose; O agente comunitário de saúde no controle da Doença de Chagas. 11. Doenças sexualmente transmissíveis (DST) mais comuns no Brasil – quais são, conceitos, formas de contágio e de prevenção: Sífilis; Gonorreia; Clamídia; Herpes genital; HPV. 12. Atenção à pessoa portadora de deficiência e ao paciente de saúde mental: papel do agente de saúde. 13. Animais domésticos: cuidados básicos para a prevenção de zoonoses, em especial a Raiva e a Leishmaniose. 14. Problemas clínicos mais comuns junto à população em situação de rua: problemas nos pés, infestações, tuberculose, DST, HIV e AIDS, gravidez de alto risco, doenças crônicas, Álcool e drogas, Saúde bucal.

Conhecimentos específicos (agente de endemias) - Noções básicas sobre zoonoses e animais, e/ou insetos transmissores, tais como: ratos (leptospirose, tifo murino, peste bubônica e hepatite. Mosquitos como o "Aedes Aegypti" - dengue), baratas, moscas, pulgas, formigas, etc. Noções sobre o controle de animais e insetos (desratização e desinsetização). Combate a insetos e peçonhentos. Noções sobre as espécies de roedores e de raticidas anticoagulantes de dose única e dose múltipla nas formas de pó, peletizado e parafinado. Localização de foco de roedores. Inseticidas organo-fosforados e piretroides. Noções sobre higiene e necessidade da utilização de equipamentos de segurança. Manuseio de animais de grande e pequeno porte. Noções de doenças infectocontagiosas. Noções básicas e medidas profilaxia das doenças. Doenças de notificação compulsória. Fatores que possam provocar epidemias. Imunizações. Principais problemas de saúde da população e recursos existentes para o enfrentamento dos problemas. Visita domiciliar. Dengue. Fiscalização de locais públicos e particulares quanto aos aspectos de higiene nos alimentos, bebidas e instalações físicas.

Vídeos Prefeitura Maracaju

Concursos Relacionados

Mais Lidas

Mais Recentes

Shopping