Nova Veneza SC: concurso inscreve para 14 cargos

Prefeitura preencherá postos de níveis fundamental, médio e superior de ensino. Salários chegam a R$ 12,1 mil

Até 2/10

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro
Publicado: 26/09/2018 - 15:43 | Atualizado: 26/09/2018 - 15:46

A Prefeitura de Nova Veneza, no Estado de Santa Catarina, realiza processo seletivo destinado a formar cadastro reserva em 14 cargos temporários.

Nível fundamental é requisito para agente comunitário de saúde - centro (salário de R$ 1.181,16), agente comunitário de saúde - bairro Bortolotto (R$ 1.181,16), auxiliar de serviços gerais (R$ 954) e motorista (R$ 1.222,89).

Os empregos de agente administrativo (R$ 954), auxiliar em saúde bucal (R$ 1.056,41) e técnico de enfermagem (R$ 1.164,65) são opções para candidatos com ensino médio

Há ofertas de nível superior para nutricionista (R$ 2.306,50), veterinário (R$ 3.943,67) e médico nas seguintes áreas: clínico geral (R$ 5.826,48), ESF (R$ 12.198,68), ginecologista obstetra (R$ 12.198,68), pediatra (R$ 5.826,48) e psiquiatra (R$ 12.198,68).  

Concurso Prefeitura Nova Veneza: inscrição e avaliação

O prazo para inscrições termina na próxima terça-feira (2). É necessário efetuar cadastro pelo site http://concursos.faepesul.org.br/ e pagar taxa que varia de R$ 50 a R$ 100. 

Marcada para 14 de outubro, a prova objetiva cobrará a resolução de 25 questões de múltipla escolha sobre língua portuguesa, raciocínio lógico e conhecimentos específicos. 

O concurso da Prefeitura de Nova Veneza terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal, conforme estabelece o edital

Cronograma do concurso da Prefeitura de Nova Veneza SC

Vídeos Prefeitura Nova Veneza

Mais Lidas

Mais Recentes

Notícias Recentes Prefeitura

Notícias Relacionadas Prefeitura

Atualizado: 02/10/2018 - 02:28

AGU: publicado edital do concurso para 100 vagas

Concurso conta com oportunidades para quem possui nível superior em qualquer área ou áreas específicas. Remunerações iniciais de R$ 6,2 mil. Provas em 9 de dezembro, em todas as capitais

Inscrições começam dia 3

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Advocacia-Geral da União (AGU)  divulgou, nesta terça-feira, 2 de outubro, o edital de abertura de inscrições do seu novo concurso público,  que conta com uma oferta de 100 vagas, distribuídas por diversos cargos, todos com exigência de formação de nível superior em qualquer área ou áreas específicas. As inscrições serão recebidas a partir  das 14 horas desta quarta-feira, dia 3 de outubro, com atendimento até 4 de novembro.

Para todos os cargos, a remuneração inicial é de R$ 6.203,34, considerando salário básico de R$ 2.220,39 e gratificação de desempenho de atividade de apoio técnico administrativo de R$ 3.128, correspondendo a 80 pontos, com jornada de trabalho de 40 horas semanais.


De acordo com o edital de abertura de inscrições, a escolha da lotação das vagas será feita de acordo com a lista de classificação final, conforme os critérios de oportunidade e conveniência do órgão.


A distribuição das vagas pelos cargos é feita da seguinte forma: administrador (48 vagas, com nível superior em administração e registro no conselho), analista técnico administrativo (10, com nível superior em qualquer área), arquivista (2, superior na área), bibliotecário (1, superior na área e registro no conselho), contador (32, superior na área e registro no conselho),     técnico em assuntos educacionais (2, formação de nível superior em qualquer área), técnico em comunicação social (5, com formação superior em comunicação social ou jornalismo).

 

• CURSO CONCURSO AGU 2018 - CONTADOR / ANALISTA E TÉCNICO
• CURSO CONCURSO AGU 2018 - DIVERSOS CARGOS

As inscrições poderão ser feitas somente pela internet, na página eletrônica da banca organizadora, a Idecan, que é www.idecan.org.br.


A taxa será de R$ 95,que deverá ser paga por meio de Guia de Recolhimento da União, que deve ser paga nas agências bancárias, correios ou lotéricas.


A aplicação das provas objetivas está marcada para ocorrer em 9 de dezembro, em todas as capitais dos  26 estados e Distrito Federal, de acordo com opção do candidato no ato da inscrição.

 

Concurso AGU - Provas


As provas ocorrerão no período da manhã (das 9h30 às 13h30) para os cargos de administrador, arquivista, contador e técnico em assuntos educacionais e no período da tarde (das 15 horas às 19h30) para analista técnico administrativo, bibliotecário e técnico em comunicação social.


A prova objetiva contará com 60 questões, sendo 30 de conhecimentos básicos e 30 de conhecimentos específicos. Em conhecimentos gerais serão dez de língua portuguesa, cinco de raciocínio lógico, cinco de noções de informática e dez de conhecimentos gerais


Para todos os cargos também haverá prova dissertativa, aplicada no mesmo dia, com uma questão de conhecimentos específicos.

Concurso AGU - Novas vagas

  Vale ressaltar que tramita na Câmara dos Deputados o projeto de lei 6788/17, que cria mais 3.000 vagas na AGU, sendo 2.000 de analista técnico de apoio à atividade jurídica e 1.000 de técnico de apoio à atividade jurídica.   No caso de técnico, para concorrer será exigido apenas ensino médio, com inicial de R$ 4.669,35, com gratificações; e para analistas, nível superior, com inicial de R$ 6.985,34.  

Mais informações sobre este projeto podem ser obtidas aqui

 

AGU - Atribuições 

Administrador – atividades  relacionadas com supervisão, programação, coordenação ou execução especializada, em grau de maior complexidade, referentes a estudos, pesquisas, análises e projetos a respeito de administração de pessoal, material, orçamento, organização e métodos.

Analista técnico administrativo - realizar atividades que envolvam a administração de pessoas, de processos, de recursos materiais e patrimoniais, de licitações e contratos, orçamento, finanças, contabilidade e auditoria; planejar, desenvolver, executar, acompanhar e avaliar planos, programas e projetos, inclusive voltados à modernização e à qualidade; realizar pesquisas e o processamento de informações; elaborar despachos, pareceres, informações, relatórios, certidões, declarações, ofícios, dentre outros; realizar trabalhos que exijam conhecimentos de informática; operar equipamentos disponíveis e os sistemas e recursos informatizados na execução de suas atividades; outras atividades de mesma natureza e grau de complexidade.

Arquivista - realizar atividades voltadas ao planejamento, organização e direção de serviços de arquivo; planejar, orientar e acompanhar o processo documental e informativo; planejar, orientar e direcionar as atividades de identificação das espécies documentais e participação no
planejamento de novos documentos e controle de multicópias; planejar, organizar e direcionar serviços ou centro de documentação e informação constituídos de acervos arquivísticos e mistos; planejar, organizar e direcionar serviços de microfilmagem aplicada os arquivos; orientar o planejamento da automação aplicada aos arquivos; orientar a classificação, arranjo e descrição de documentos; orientar a avaliação e seleção de documentos, para fins de preservação; promover medidas necessárias a conservação de documentos; elaborar pareceres e trabalhos de complexidade sobre assuntos arquivísticos; assessorar os trabalhos de pesquisa cientifica ou técnico-administrativa; desenvolver estudos sobre documentos culturalmente importantes.

Bibliotecário - sistemas biblioteconômicos e/ou de informação e de unidades de serviços afins; organizar os serviços de documentação; executar serviços de classificação e catalogação de manuscritos e de livros, de mapotecas, de publicações oficiais e seriadas, de bibliografia e referência; realizar projetos relativos à estrutura de normalização da coleta, do tratamento e da recuperação e da disseminação das informações documentais em qualquer suporte; realizar estudos administrativos para  o dimensionamento de equipamentos, recursos humanos e layout das unidades da área biblioteconômica e/ou de informação; estruturar e efetivar a normalização e padronização dos serviços técnicos de tratamento da informação fixando índices de eficiência, produtividade e eficácia nas áreas operacionais da biblioteconomia e/ou ciência da informação; estabelecer, coordenar e executar a política de seleção e aferição do material integrante das coleções de acervo, programando as prioridades de aquisição dos bens patrimoniais para a operacionalização dos serviços; estruturar e executar a busca de dados e a pesquisa documental; outras atividades de mesma natureza e grau de complexidade da função que venham a ser determinadas pela autoridade superior.

Contador – desempenho de atividades relacionadas com supervisão, coordenação ou execução, em grau de maior complexidade, relativas à contabilidade e à administração financeira e patrimonial,  empreendendo balancetes, balanços, registros e demonstrações contábeis.

Técnico em assuntos educacionais - realizar atividades de supervisão, coordenação, programação ou execução especializada, em grau de maior complexidade, referentes a trabalhos de pesquisa e estudos pedagógicos, visando a solução dos problemas de educação, bem como de orientação e técnicas educacionais, administração escolar e educação sanitária.

Técnico em comunicação social - realizar atividades que envolvam a coleta, produção, revisão e edição de notícias voltadas à divulgação oficial da competência constitucional da Advocacia-Geral da União em
matérias de seu interesse, por meio da imprensa escrita, falada e televisionada, com a aplicação de técnicas de redação jornalística;
prestar assessoramento em atividades específicas de jornalismo e de assessoria de imprensa; analisar mídias divulgadas a respeito da Instituição, interpretando e avaliando a cobertura jornalística; propor
editorial adequado à missão, à visão e aos valores institucionais; usar,
de maneira eficaz, os recursos de rádio, TV, endereços eletrônicos e outros meios de divulgação e de comunicação; desenvolver o  planejamento estratégico de comunicação institucional; propor novos canais de comunicação com os diversos públicos da instituição, quando necessário, e o aperfeiçoamento dos já existentes; identificar e analisar as necessidades institucionais quanto à criação de identidades visuais e de campanhas; criar e desenvolver peças para campanhas publicitárias institucionais internas e externas, projetos, programações visuais e produções gráficas; implementar ações de publicidade, propaganda, marketing e projetos institucionais; elaborar projetos de layout para sítios web, utilizando conceitos e padrões de arquitetura da informação, usabilidade e acessibilidade; gerenciar o conteúdo web; planejar, coordenar, orientar e controlar as ações de relações públicas; realizar diagnósticos, estudos, pesquisas, levantamentos e relatórios para avaliação e aprimoramento das ações de divulgação e comunicação social; implementar programas e ações que promovam a integração, motivação e conscientização do público interno; aplicar normas de cerimonial e protocolo; planejar, organizar e executar eventos institucionais; realizar trabalhos que exijam conhecimentos de informática; operar equipamentos disponíveis e os sistemas e recursos informatizados na execução de suas atividades; outras atividades de mesma natureza e grau de complexidade da função que venham a ser determinadas pela autoridade superior.
 

Sobre a AGU

 

Cabe à Advocacia Geral da União (AGU) representar a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organização e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo. Em termos de representação judicial, sua atividade é exercida em defesa dos interesses dos referidos entes nas ações judiciais em que a União figura como autora, ré ou, ainda, terceira interessada. A representação extrajudicial é exercida perante entidades não vinculadas à justiça, como órgãos administrativos da própria união, estados ou municípios.


Ads

Quartas das Carreiras. Inscreva-se!

Toda quarta-feira, às 18 horas, serão entrevistados servidores públicos das mais diversas carreiras de órgãos municipais, estaduais e federais. É a oportunidade que você tem de conhecer melhor sua futura profissão!


 

 

Continuar lendo

Atualizado: 01/10/2018 - 09:17

Concurso Liquigás: prazo para 1.349 vagas encerra hoje

Oportunidades do edital são para diversos cargos, de todos os níveis de escolaridade. Os salários iniciais chegam a R$ 4,8 mil

Em 17 Estados e DF

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Chega ao fim nesta segunda-feira (1) o prazo de inscrição do processo seletivo público da Liquigás. A seleção visa o preenchimento de 1.349 vagas, sendo 74 imediatas e 1.275 para formação de cadastro reserva (CR) de futuras oportunidades. 

Candidatos que têm o ensino fundamental incompleto podem disputar a função pública de ajudante de carga e descarga I (19 vagas + 345 CR), cujo salário inicial é de R$ 1.321,09.

Quem concluiu o ensino fundamental pode se inscrever para o emprego de oficial de produção I (23 + 725 CR), com ganho de R$ 1.691,10.

Para ensino médio, as chances do edital são para os cargos de ajudante de motorista granel I (1 + 5 CR), assistente administrativo I (1 + 5 CR), assistente de logística I (8 + 40 CR), oficial de manutenção I elétrica (1 + 5 CR), oficial de manutenção I mecânica (1 + 10 CR), operador de gás I (5 + 35 CR), técnico de instalações I (1 + 5 CR) e técnico de segurança do trabalho I (1 + 5 CR). Os vencimentos oscilam entre R$ 1.321,09 e R$ 2.984,14.

• APOSTILAS CONCURSO LIQUIGÁS 2018 - DIVERSOS CARGOS
• CURSOS CONCURSO LIQUIGÁS 2018 - DIVERSOS CARGOS

Nível superior é requisito para profissional de vendas júnior (6 + 30 CR), profissional júnior - comunicação social (1 + 20 CR), profissional júnior - direito (1 + 15 CR), profissional júnior - economia (3 + 20 CR), profissional júnior TI analista de sistemas (1 + 5 CR) e profissional júnior TI arquiteto de soluções (1 + 5 CR). As remunerações são de R$ 3.583,26 para profissional de vendas júnior e R$ 4.894,08 para os demais postos. 

A Liquigás ainda oferece para os seus servidores os seguintes benefícios: vale-gás; vale-refeição ou refeitório no local; vale-alimentação; vale-transporte; convênio farmácia; convênio odontológico; auxílio a filho excepcional; auxílio-funeral; seguro de vida em grupo; e auxílio-creche.

Ofertas serão lotadas nos Estados de Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio Grande do Norte, Tocantins e Espírito Santo, além do Distrito Federal. Somente em São Paulo, são oferecidas 346 vagas.

Como participar do concurso da Liquigás

A Fundação Cesgranrio é a banca organizadora do certame. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, através do site www.cesgranrio.org.br

Será cobrada uma taxa de participação do processo seletivo da Liquigás nos valores de R$ 37 (ensino fundamental), R$ 47 (nível médio) e R$ 67 (superior). O pagamento do boleto bancário deverá ser efetuado até a data limite do prazo, observado o horário de funcionamento do banco. 

Concurso Liquigás: informações sobre as provas

Os candidatos serão submetidos às seguintes avaliações: prova objetiva para todos os cargos; prova discursiva para profissional júnior - direito; e prova de capacidade física para ajudante de carga e descarga e de oficial de produção.

As provas objetiva e discursiva serão aplicadas no dia 18 de novembro, nas cidades de Belo Horizonte/MG, Curitiba/PR, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Macaé/RJ, Porto Alegre/RS, Florianópolis/SC, São Paulo/SP, Salvador/BA, Fortaleza/CE, Brasília/DF, Goiânia/GO, São Luís/MA, Cuiabá/MT, Belém/PA, Natal/RN, Palmas/TO, Vitória/ES e Campo Grande/MS.  

O gabarito será divulgado no dia 19 de novembro e o participante deverá acompanhar todas as publicações referentes ao processo seletivo no site da Fundação Cesgranrio. 

Mais informações sobre a Liquigás 

A Liquigás, fundada em 1953, foi adquirida pela Petrobras Distribuidora S.A. em 2004 e em novembro de 2012 passou a ser subsidiária direta da Petrobras. Ela atua no engarrafamento, distribuição e comercialização de gás liquefeito de petróleo, também conhecido como GLP. Está presente em 23 Estados (exceto Amazonas, Acre e Roraima).

A empresa conta com 23 centros operativos, 19 depósitos, 1 base de armazenagem e carregamento rodo-ferroviário, 4 unidades de envasamento em terceiros e uma rede com aproximadamente 4.800 revendedores autorizados, além de sua sede, na cidade de São Paulo/SP.

Continuar lendo

Atualizado: 28/09/2018 - 13:47

Apiúna SC inscreve para concurso com quatro vagas

Prazo termina em 9 de outubro. Destinadas a profissionais alfabetizados e de níveis médio e superior, chances pagam até R$ 5,6 mil

Imediatas e cadastro

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Prefeitura de Apiúna, no Estado de Santa Catarina, abriu concurso público destinado a preencher quatro vagas imediatas, além de formar cadastro reserva (CR) em outros nove cargos.

Profissionais alfabetizados têm opções como agente de serviços gerais - creche (CR e remuneração de R$ 1.075,44), motorista CNH "D" (CR - R$ 1.459,53) e servente (CR - R$ 1.075,44).

Ensino médio é requisito para auxiliar de desenvolvimento em educação infantil- creche (CR - R$ 1.459,53), atendente de consultório dentário (1 posto - R$ 1.534,07) e agente comunitário de saúde (1 - R$ 998,63).

As ofertas de nível superior são para farmacêutico (CR - R$ 3.610,38), médico clínico geral (CR - R$ 5.696,80), médico ginecologista (1 - R$ 2.808,40), veterinário (1 - R$ 3.610,38) e professor nas áreas de educação infantil (CR - R$ 2.733,72), ensino fundamental - séries iniciais (CR - R$ 2.733,72) e matemática (CR - R$ 2.733,72). 

Concurso Prefeitura Apiúna: inscrição e etapas

As inscrições serão recebidas até 9 de outubro, mediante a realização de cadastro no site da empresa organizadora NBS (https://www.nbsprovas.com.br/). A banca cobra taxas entre R$ 40 e R$ 100.

O processo seletivo envolverá provas objetiva (todos os cargos) e prática (motorista), em 21 de outubro, além de análise de títulos (professor), com envio dos documentos durante o prazo para registro de candidaturas. 

De acordo com o edital, o concurso da Prefeitura de Apiúna terá validade de dois anos, a contar da data de homologação do resultado final. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério do governo municipal. 

Cronograma do concurso da Prefeitura de Apiúna SC

Continuar lendo

Atualizado: 27/09/2018 - 15:55

Últimos dias de inscrição para concurso em Itaiópolis SC

Prazo termina na próxima quarta-feira (3). Edital tem chances para engenheiro civil, ortopedista e psiquiatra

Nível superior

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Terminam às 23h59 da próxima quarta-feira (3) as inscrições para o concurso da Prefeitura de Itaiópolis, em Santa Catarina, destinado a preencher três vagas, além de formar cadastro reserva.

Estão em disputa postos para engenheiro civil (salário de R$ 5.225,24), ortopedista (R$ 5.099,90) e psiquiatra (R$ 5.099,90), todos com exigência de curso superior.

Os interessados devem se inscrever pelo site da banca SC Treinamentos (https://www.scconcursos.com.br/). A taxa de participação custa R$ 70.

O processo seletivo envolverá provas objetiva, prevista para 14 de outubro, e análise de títulos, com envio dos documentos à empresa examinadora entre 29 de outubro e 2 de novembro. 

O exame da primeira fase cobrará a resolução de 40 questões sobre língua portuguesa, legislação, atualidades e conhecimentos gerais e técnico-profissionais. 

A validade do concurso da Prefeitura de Itaiópolis será de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal, conforme estabelece o edital.

Concurso Prefeitura Itaiópolis: conteúdo programático parcial

Língua portuguesa - Compreensão de textos – Textos não literários de diversos tipos, textos literários de autores brasileiros: crônica, conto, novela, romance, poema, teatro. Literatura – A literatura brasileira: das origens aos nossos dias. Conhecimento linguístico – Morfossintaxe: o nome e seus determinantes. O verbo. As palavras de relação – Estrutura do período, da oração e da frase – Concordância nominal e verbal – Regência nominal e verbal – Colocação pronominal – Estrutura do parágrafo – Ortografia, acentuação e pontuação. Estilística: Denotação e conotação. Figuras de linguagem: figuras de palavras, figuras de sintaxe e figuras de pensamento.

Conhecimentos gerais e atualidades - História e geografia do Mundo, do Brasil e de Santa Catarina. Aspectos econômicos, políticos e sociais do mundo, do Brasil e de Santa Catarina. Atualidades do Brasil e do mundo. Esportes, turismo e lazer. Economia mundial, nacional, estadual e municipal. Aspectos de Ciências, Cultura, Cinema, Artes e Tecnologia.

Cronograma do concurso da Prefeitura de Itaiópolis SC


 

Continuar lendo

Atualizado: 26/09/2018 - 14:44

Concurso Aneel: pedido com 148 vagas está em análise

Solicitação para novo concurso da Aneel se refere aos cargos de técnico, analista e especialista. Remunerações iniciais de até R$ 12,4 mil

No Distrito Federal

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Segue em análise o pedido do concurso da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que visa a preencher 148 vagas em seu quadro de pessoal. A solicitação chegou a apresentar alguns avanços recentemente, o que aumenta a expectativa para seja concedida a autorização.

Do total de oportunidades requeridas, 78 destinam-se à carreira de técnico administrativo, 39 para analista administrativo e 31 para especialista em regulação de serviços públicos de energia. As remunerações iniciais oferecidas pelo órgão correspondem a R$ 6.147,52, R$ 11.529,29 e a R$ 12.432,49, respectivamente, já contando com o auxílio-alimentação de R$ 458.

A função de técnico administrativo requer certificado de ensino médio expedido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), enquanto as demais aceitam candidatos com formação superior em diversas áreas de atuação.

O setor de comunicação informou, anteriormente, que tais oportunidades requeridas se referem à quantidade de postos vagos na Aneel. Atualmente, do seu quadro de 765 servidores, 615 se encontram preenchidos, ou seja, há 150 em aberto.

Agora, a realização do concurso Aneel 2018 depende do aval do Ministério do Planejamento. A expectativa é que o ministro analise o documento e libere as chances para que não aumente a defasagem de pessoal no órgão.

Último concurso Aneel

A seleção anterior da Aneel ocorreu em 2010, ou seja, sete anos atrás. Na ocasião, foram abertas 186 oportunidades distribuídas entre todos os cargos solicitados este ano.

Sob a organização do Cespe/UnB, a triagem dos participantes ocorreu por meio de provas objetivas e testes objetivos com conteúdo programático delimitado no edital

Continuar lendo

Atualizado: 26/09/2018 - 11:46

Última semana de inscrição para concurso em Xavantina SC

Prefeitura oferece salários de até R$ 17,2 mil. Prazo para quem pretende se candidatar termina em 3 de outubro

Todos os níveis

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Encerra-se ao meio-dia da próxima quarta-feira (3) o período de inscrições para o concurso público da Prefeitura de Xavantina, em Santa Catarina, destinado a preencher três vagas, além de formar cadastro reserva (CR). 

As funções de agente de atividades gerais (CR e salário de R$ 1.408,95) e atendente de unidade (CR - R$ 1.404,37) são opções para candidatos que possuem nível fundamental.

Ensino médio é requisito para fiscal sanitarista (CR - R$ 1.866,56) e técnico em enfermagem ESF (1 posto + CR - R$ 2.138,43), cargo que também requer curso profissionalizante. 

Estão em disputa carreiras de nível superior como médico (1 + CR - R$ 17.201,48) e nutricionista ESF (1 + CR - R$ 2.510,07). 

Os interessados devem realizar cadastro pelo site da Epbazi Consultoria (http://concursos.epbazi.com.br/). A banca cobra taxas de R$ 80 (ensino fundamental), R$ 100 (médio) e R$ 150 (superior).

Marcada para 21 de outubro, a prova objetiva cobrará a resolução de 40 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais e específicos em, no máximo, quatro horas.

O concurso da Prefeitura de Xavantina terá validade de dois anos, com possibilidade de prorrogação por mais dois, a critério do governo municipal, conforme estabelece o edital

Concurso Prefeitura Xavantina: conteúdo programático parcial de nível fundamental 

Continuar lendo

Atualizado: 26/09/2018 - 11:11

Prefeitura de Bombinhas SC oferece 60 vagas em concurso

Presenciais, inscrições serão recebidas entre 9 de 24 de outubro. Município catarinense paga salários acima de R$ 4,1 mil

Imediatas e cadastro

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Prefeitura de Bombinhas, no litoral catarinense, abriu processo seletivo destinado a preencher 60 vagas, além de formar cadastro reserva (CR) em outros dez cargos temporários.  

Nível fundamental incompleto é requisito para motorista socorrista (CR e salário de R$ 1.407,51) e motorista (CR - R$ 1.407,51). Já quem concluiu esse ciclo escolar está apto a concorrer como agente de combate a endemias (CR - R$ 1.241,11). 

Há ofertas com exigência de ensino médio e, em alguns casos, formação técnica para agente da TPA (30 postos + CR - R$ 1.438,96), agente de fiscalização de temporada (30 + CR - R$ 1.696,40), técnico em enfermagem (CR - R$ 1.832,11), técnico em turismo (CR - R$ 1.332,37) e técnico em radiologia (CR - R$ 1.332,37).  

As carreiras de nível superior no concurso da Prefeitura de Bombinhas são para odontólogo (CR - R$ 4.152,01), professor de ensino infantil (CR - R$ 1.313,94) e professor e professor de ensino fundamental (CR - R$ 1.313,94).

Universitários matriculados a partir do quinto semestre em curso na área da educação têm opção como professor de educação infantil (CR - R$ 1.313,94). 

Concurso Prefeitura Bombinhas: inscrição e etapas

Presenciais, as inscrições serão recebidas entre 9 e 24 de outubro, na sede da Prefeitura de Bombinhas, das 12h às 17h30. As taxas custam R$ 20 (nível fundamental), R$ 30 (médio) e R$ 40 (superior). 

Marcada para 4 de novembro, a prova objetiva trará 30 questões de múltipla escolha sobre língua portuguesa, matemática, atualidades e conhecimentos gerais e específicos. Na mesma data, os concorrentes a motorista farão exame prático. 

O concurso da Prefeitura de Bombinhas terá validade de um ano, com possibilidade de prorrogação por mais um, a critério do governo municipal, conforme estabelece o edital.

Concurso Prefeitura Bombinhas: conteúdo programático parcial 

Continuar lendo

Atualizado: 24/09/2018 - 12:15

Concurso IBGE: autorização para efetivos é prioridade

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística encaminhou solicitação para oportunidades nos níveis médio e superior de ensino. Salários de até R$ 8,2 mil

Técnico e analista

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

O concurso do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já é considerado urgente e está entre os confirmados para 2019. No início de setembro, o presidente do órgão, Roberto Olinto, já confirmou que o ministro do Planejamento disse que há uma previsão de autorização de 1.900 vagas distribuídas entre o próprio instituto, ANA (Agência Nacional de Águas) e saúde.

Vale lembrar que o pedido encaminhado ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) refere-se a 1.800 oportunidades. Ainda não se sabe quantas chances serão liberadas ao IBGE, mas deve ser um número inferior ao solicitado.

Das ofertas requeridas, 1.200 são para técnico em informações geográficas e estatísticas e outras 600 para a carreira de analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas.

Olinto já reconheceu diversas vezes a necessidade urgente para a realização deste certame. Ele chegou a ressaltar que "é prioridade absoluta dessa direção concurso e plano de carreira. Sem concurso e sem carreira a história do IBGE pode se encerrar de forma melancólica. A nossa preocupação é comunicar ao Ministério do Planejamento essa situação de forma incisiva. O impacto disso vai trazer sérios danos ao IBGE”.

Atualmente, a solicitação está em trâmite na Divisão de Concursos Públicos do Ministério do Planejamento. Desde que foi encaminhada, ela sofreu várias movimentações dentro da Pasta.

Sobre as carreiras do concurso IBGE 2018

A função de técnico destina-se aos candidatos com certificado de ensino médio emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). O salário vigente corresponde a R$ 3.890,87 contando com o vale-alimentação.

Já o posto de analista exige formação superior completa, sendo que diversos cursos são aceitos. Consta na tabela de remuneração dos servidores federais que o vencimento atual é de R$ 8.213,07.

Último concurso IBGE para efetivos

No final de 2015, o órgão lançou dois editais que, juntos, apresentaram um total de 600 oportunidades. A banca organizadora do certame, na ocasião, foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Um edital ofereceu 460 chances para a carreira de técnico distribuídas entre diversos Estados. A validade dele encerra no dia 30 de maio de 2018, já contando com a prorrogação.

O outro teve 90 chances para analista e 50 para tecnologista, também com lotação em vários Estados. O prazo dele vai terminar em 14 de junho de 2016, com o acréscimo da prorrogação.

Continuar lendo

Atualizado: 24/09/2018 - 11:12

Câmara de Bom Jesus do Oeste SC: vaga para secretária

O edital conta com uma oferta temporária. O emprego exige ensino médio completo e paga R$ 1,5 mil

Até 1º de outubro

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Serão recebidas até o dia 1º de outubro as inscrições do processo seletivo da Câmara Municipal de Bom Jesus do Oeste, localizada no Estado de Santa Catarina. Oportunidade é de uma vaga temporária para o cargo de secretária. 

Interessados devem ter diploma de conclusão de curso de ensino médio. O salário inicial é de R$ 1.528,65 para carga horária de 40 horas semanais. 

O formulário de inscrição está disponível no endereço eletrônico www.alternativeconcursos.com.br. O valor da taxa de participação é de R$ 80. 

Os candidatos serão avaliados por meio de uma única etapa: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela contemplará 20 questões do tipo múltipla escolha, sendo cinco de língua portuguesa, cinco de conhecimentos gerais e dez de conhecimentos específicos. 

A avaliação será aplicada no dia 21 de outubro, com início às 9h, na Escola Municipal Professor Albano Borre, situada na Avenida Cristo Rei, nº 180, Centro de Bom Jesus do Oeste/SC. 

Atribuições da secretária da Câmara de Bom Jesus do Oeste SC

Realizar todos os serviços administrativos e burocráticos da câmara; dar encaminhamento legal aos projetos que adentrarem à câmara; encaminhar matérias para as comissões competentes; redigir e ler a ata das sessões; planejar a ordem do dia das sessões; atender os senhores vereadores nas suas interpelações, perante trabalhos administrativos; dar sequência aos trabalhos, de forma organizada, precisa e de fácil acesso; dar encaminhamento das matérias apreciadas para o executivo; repassar todas as informações ao presidente da câmara; dar encaminhamento ao requerimento de diária; prestar informações gerais relacionadas com o órgão; selecionar, organizar e manter atualizados os arquivos, pastas de projetos de leis, etc.; estar presente nas sessões e auxiliar no que for necessário; prestar auxílio a toda atividade técnica, desenvolvida na sua área de atuação; controlar os serviços de recepção, encaminhamento de documentação e correspondência em geral; controlar e arquivar publicações, codificações, catalogação e tramitação de papeis e documentos sob responsabilidade; proceder o controle dos provimentos e vacância de cargos; auxiliar pelo bom funcionamento dos trabalhos na casa; executar serviços de digitação em geral; realizar registros em geral; desempenhar outras tarefas semelhantes, fazer indicações e requerimento a pedido dos vereadores, realizar encaminhamentos de documentos inerentes a câmara junto aos correios até o destino solicitado pela casa, tirar fotos e divulgá-las aos meios de publicações, inclusive informações e divulgações nos meios de rádios, alimentar o sistema do site da câmara de vereadores e demais órgãos de publicações mantendo sempre atualizado, realizar demais tarefas inerentes ao cargo.
 

Continuar lendo

Atualizado: 21/09/2018 - 15:49

Xanxerê SC tem concurso com inscrição aberta

Prazo termina em 28 de setembro. Chances são para agente comunitário de saúde e técnico de saúde bucal, ambas com exigência de ensino médio

Dois cargos

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Estão abertas as inscrições para o concurso da Prefeitura de Xanxerê, em Santa Catarina, destinado a formar cadastro reserva em dois cargos de nível médio.

Há ofertas para agente comunitário de saúde (salário de R$ 1.416,64) e técnico de saúde bucal (R$ 2.064,36) - função que também requer formação técnica. Os vencimentos informados já incluem o auxílio alimentação mensal no valor de R$ 120. 

No caso das chances para agente comunitário, os candidatos devem residir na área geográfica em que pretendem atuar - as regiões abrangidas podem ser consultadas no quadro de vagas do edital

Concurso Prefeitura Xanxerê SC: inscrição e prova 

As inscrições serão recebidas até 28 de setembro, mediante a realização de cadastro no site da NBS (https://www.nbsprovas.com.br/), banca que organiza a seleção. O valor da taxa é de R$ 50.

Em 14 de outubro, os candidatos farão prova objetiva com 40 questões sobre língua portuguesa, matemática, informática, atualidades e conhecimentos gerais e específicos. 

O resultado final sairá em 29 de outubro. O concurso terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério da Prefeitura de Xanxerê, de acordo com o edital.


 

Continuar lendo

Atualizado: 21/09/2018 - 11:59

Concurso Iphan: saiu resultado da prova objetiva

Seleção preencherá, ao todo, 411 vagas distribuídas por todo o país. Avaliação para técnico - área 2 (arqueologia) está marcada para 21 de outubro

Níveis médio e superior

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

O Cespe já divulgou os resultados final da prova objetiva e provisório da avaliação discursiva do concurso do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Os documentos podem ser consultados neste link.

 

A classificação não inclui as vagas de técnico - área 2 (arqueologia), cujos exames tiveram a data remarcada para 21 de outubro. As inscrições para a função foram reabertas entre 27 de agosto e 10 de setembro, em virtude da alteração dos requisitos de escolaridade (confira as mudanças aqui). 

 

No total, o processo seletivo preencherá 411 vagas distribuídas em todo o Brasil, além de formar cadastro reserva. São 131 postos para auxiliar institucional (R$ 3.877,97), 176 para técnico (R$ 5.493,29) e 104 para analista (R$ 5.493,29). A primeira posição requer ensino médio completo, enquanto as demais cobram formação superior. Os valores já incluem o auxílio-alimentação de R$ 458.

• APOSTILAS CONCURSO IPHAN 2018 - CARGOS DE NÍVEIS MÉDIO E SUPERIOR
• CURSO ONLINE CONCURSO IPHAN 2018 - TÉCNICO E ANALISTA

As oportunidades estão distribuídas entre a sede do órgão, em Brasília, e superintendências/escritórios técnicos em todos os Estados brasileiros. Para São Paulo, foram disponibilizados 18 postos.  

 

Concurso Iphan: distribuição das vagas por área de formação


Parte das chances para auxiliar institucional é destinada a candidatos que possuem, além de segundo grau, formação técnica em conservação e restauração de bens culturais móveis; edificações; e agronomia ou jardinagem.  

 

As oportunidades para técnico no concurso do Iphan atendem profissionais formados em ciências sociais ou antropologia; arqueologia; arquitetura e urbanismo; arquivologia; biblioteconomia; ciências biológicas; engenharia agronômica; engenharia civil; história; educação, pedagogia ou ciências humanas; e graduação em qualquer área, com experiência em arqueologia. 

 


Ads

Curso Intensivo Gratuito para Concurso IPHAN

Para ajudar na preparação dos que realmente desejam passar nesse concurso, transmitiremos ao vivo e gratuitamente a partir de 18 de junho, o Curso Intensivo IPHAN. O conteúdo engloba desde português a história. São várias matérias de relevância com conteúdo de qualidade. Confira.


 

Já para analista, as opções são voltadas a participantes com curso superior em qualquer área; comunicação social, jornalismo ou relações públicas; engenharia cartográfica, geografia ou geociências; e relações internacionais.

Sobre as provas do concurso do Iphan 2018


O processo seletivo envolve provas objetiva e discursiva para todos os cargos. A primeira reúne 120 questões de múltipla escolha, enquanto a segunda cobra a elaboração de um texto dissertativo com até 30 linhas abordando tema da atualidade. 

 

O conteúdo programático abrange conhecimentos básicos (língua portuguesa, fundamentos da preservação do patrimônio cultura, noções de gestão/administração pública e atualidades) e específicos.

 

Haverá também análise de títulos para funções de nível superior, em período a ser definido. Os candidatos convocados poderão apresentar diplomas de especialização, mestrado e doutorado, bem como documentos que comprovem experiência profissional nos setores público e privado. 


De acordo com o edital, o concurso do Iphan terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério da instituição. 

 

Atribuições do auxiliar institucional no concurso do Iphan

 

Desenvolver atividades de nível intermediário de suporte às áreas administrativa e finalística, que compreendam a execução de atividades rotineiras de cunho administrativo e logístico; dar suporte às atividades que compõem o ciclo de gestão documental; dar suporte à análise, diagnóstico e intervenção em bens culturais móveis; dar apoio às atividades técnicas relativas à elaboração e análise de projetos e orçamentos e fiscalização de obras; dar suporte às atividades de fiscalização; realizar atividades de conservação e manutenção dos jardins históricos sob a gestão do Iphan; e outras atividades compatíveis com as atribuições profissionais e competências institucionais.

 

Concurso Iphan 2018: atribuições do técnico

 

Desenvolver atividades de nível superior, de complexidade e responsabilidade elevadas, que compreendam elaborar estudos, análises, pareceres, laudos, notas, relatórios e avaliações técnicas para instrução e acompanhamento de processos relativos à salvaguarda e à preservação do patrimônio cultural; avaliar o impacto ao patrimônio cultural em projetos e empreendimentos, inclusive no âmbito do licenciamento ambiental; realizar vistorias, levantamentos e avaliações de campo; acompanhar e se manifestar em processos relacionados a políticas intersetoriais e temáticas transversais ao patrimônio cultural; desenvolver e participar das atividades de articulação e mobilização social necessárias às ações institucionais; integrar conselhos representativos, comissões, grupos e equipes de trabalho de interesse da administração; elaborar e analisar orçamentos; acompanhar e fiscalizar intervenções e(ou) serviços; realizar intervenções conservativas e(ou) restaurativas de bens culturais e acervos sob a gestão do Iphan; elaborar termos de referência, projetos e editais; fiscalizar contratos, convênios e instrumentos congêneres e outras atividades compatíveis com as atribuições profissionais e competências institucionais.

 

Atribuições do analista no concurso do Iphan


Desenvolver atividades de nível superior, de complexidade e responsabilidade elevadas que compreendam o assessoramento especializado voltado para a gestão dos processos relativos à salvaguarda e à preservação do patrimônio cultural; acompanhar e se manifestar em processos relacionados a políticas intersetoriais e temáticas transversais ao patrimônio cultural; desenvolver e participar das atividades de articulação e mobilização social necessárias às ações institucionais; participar em conselhos representativos, comissões, grupos e equipes de trabalho de interesse da administração; elaborar e analisar orçamentos; executar atividades de gestão administrativa, orçamentária e financeira; acompanhar e fiscalizar projetos e(ou) serviços; elaborar termos de referência, projetos e editais; fiscalizar contratos, convênios e instrumentos congêneres; e outras atividades compatíveis com as atribuições profissionais e competências institucionais.

 

Conteúdo programático parcial para o concurso do Iphan

 

Língua portuguesa - 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.

 

Fundamentos da preservação do patrimônio cultura - Noções sobre história política, econômica e social do Brasil. 1.1 Noções sobre história e institucionalização do patrimônio cultural no Brasil e no mundo, com ênfase na trajetória do IPHAN. 2 Marcos internacionais da preservação: Convenção relativa à Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural (1972); Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial (2003). 3 Legislação brasileira sobre preservação de bens culturais. 3.1 Constituição Federal (artigos 20, 23, 24, 30, 215 e 216). 3.2 Decreto-Lei nº 25/1937, e suas alterações. 3.3 Lei nº 3.924/1961. 3.4 Lei nº 11.483/2007, e suas alterações (art. 9º). 3.5 Decreto nº 3.551/2000. 3.6 Decreto nº 9.238/2017. 4 Legislação aplicada ao patrimônio cultural. 4.1 Portaria IPHAN nº 187/2010; Portaria IPHAN nº 420/2010; Portaria IPHAN nº 127/2009; Portaria IPHAN nº 137/2016.

 

Noções de gestão e administração pública - 2.1 Princípios e normas referentes à administração direta e indireta. 2.2 Lei nº 8.666/1993, e suas alterações (Licitações e contratos administrativos). 3 Legislação administrativa. 3.1 Lei nº 8.112/1990, e suas alterações. 3.2 Lei nº 9.784/1999, e suas alterações (Processo Administrativo). 3.3 Lei nº 12.527/2011 (Lei de acesso à informação). 3.4 Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, instituído pelo Decreto nº 1.171/1994, e suas alterações. 4 Gestão de pessoas no setor público. 4 Gestão de processos. 4.1 Conceitos da abordagem por processos. 4.2 Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos.

 

Atualidades - (somente para a prova discursiva): 1 Tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como: política, economia, sociedade, educação, cultura, desenvolvimento sustentável e meio ambiente, relacionados ao patrimônio cultural.

 

Confira o conteúdo programático completo para o concurso do Iphan 2018

Continuar lendo

Atualizado: 21/09/2018 - 11:04

Deinfra SC: confirmada banca do novo concurso

Concurso já conta com comissão formada e edital deve ser publicado em breve. Oferta de 50 vagas de engenheiro, com inicial de R$ 5,7 mil

Para engenheiros

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Três dias após a publicação da portaria que autoriza a realização do seu novo concurso público, o Departamento Estadual de Infraestrutura de Santa Catarina (Deinfra/SC)  já definiu o nome da banca organizadora da seleção. A escolhida é a Fundação de  e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese). Com, cresce a expectativa de que a publicação do edital ocorra já nas próximas semanas.

A seleção contará com uma oferta de 50 vagas para o cargo de engenheiro. Para concorrer será necessário possuir formação de nível superior na respectiva área, com remuneração inicial de R$ 5.773,79.

Embora o concurso somente tenha sido oficialmente autorizado agora, a comissão organizadora já havia sido formada, desde  22 de agosto, com a publicação, em diário oficial, do ato 2016. Desta forma, o grupo já vem trabalhando no processo de escolha da banca organizadora, que deve ser anunciada em breve. Somente então poderá ser definida a data de publicação do edital de abertura de inscrições.

A comissão é presidida pelo servidor Cláudio Cherem Garcia e conta, ainda, com os seguintes membros: Carlos Alberto Simoni Ferrari, Luiz Antonio Vieira, Delbi Joel Canarin, Antonio Romeu Branco de Farias, Ludmar Aladia D Agnoluzzo Ferro e Carolina Kichller da Silva.


O último concurso do órgão ocorreu em 2014, com a oferta de oito vagas para o cargo de advogado. A organizadora foi a Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese)


O Órgão

O Departamento Estadual de Infraestrutura é um órgão do governo do Estado de Santa Catarina criado pela lei complementar 244, de 30 de janeiro de 2003, resultante da fusão do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Santa Catarina (DER), com o departamento de edificações e Obras Hidráulicas (DEOH), órgãos extintos no governo Luiz Henrique de Silveira. A partir de 28 de fevereiro, com a aprovação da lei complementar 284, o Deinfra passou a operar dentro do novo modelo de gestão governamental.

 

Continuar lendo

Atualizado: 18/09/2018 - 09:32

Concurso MPU: prova está marcada para outubro

Concurso MPU 2018 (Ministério Público da União) oferece 47 vagas distribuídas entre os cargos de técnico e analista. Inscrições foram recebidas até 10 de setembro

Salários até R$ 12,1 mil

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Após encerrar, em 10 de setembro, as inscrições para o concurso destinado a preencher 47 vagas de técnico e analista, o Ministério Público da União (MPU) se prepara agora para a aplicação das provas, que ocorrem em 21 de outubro. 

Para ambos os cargos, o exame objetivo será composto por 120 itens, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos. No caso de analista, a seleção também contará com uma avaliação dissertativa.

No total, o processo seletivo conta com 11 postos de técnico, cargo que pede apenas ensino médio, e 36 de analista, que pede nível superior na área de direito. Além das chances iniciais, o processo seletivo formará cadastro reserva de pessoal em todos os estados contemplados.

As oportunidades de técnico são na área de administração, com remuneração inicial de R$ 7.772.80, incluindo salário de 6.862,72 e auxílio-alimentação de R$ 910,08, enquanto de analista, na área de direito, o inicial é de R$ 12.169,89, incluindo o salário de 11.259,81 e os R$ 910,08, ambos com jornada de trabalho de 40 horas semanais.

• CURSO ONLINE TÉCNICO E ANALISTA DO MPU 2018
• APOSTILAS CONCURSO MPU 2018 - TÉCNICO E ANALISTA

Das 11 vagas de técnicos, a distribuição estadual do novo concurso MPU 2018 é a seguinte: Acre (1), Amapá (1), Distrito Federal (4), Minas Gerais (2), Rio de Janeiro (1) e Rio Grande do Sul (2).

E as 36 de analista do concurso MPU são: Amazonas (3), Amapá (1), Bahia (2), Distrito Federal (5), Espírito Santo (1), Goiás (1), Mato Grosso do Sul (2), Mato Grosso (4), Pará (5), Rio de Janeiro (2), Rondônia (4),  Rio Grande do Sul (5) e Santa Catarina.

As inscrições no concurso MPU foram recebidas pela página eletrônica da organizadora, o Cebraspe, que é http://www.cespe.unb.br/concursos/mpu_18.  As taxas custaram R$ 55 para técnico e R$ 60 para analista.

Concurso MPU 2018: Melhorias salariais

É importante ressaltar que as carreiras contarão com mais dois reajustes salariais nos próximos meses. No caso de técnico, os valores básicos passarão a ser de  R$ 7.080,21 em novembro e R$ 7.591,37 em janeiro de 2019. Para o analista, R$ 11.616,61 em novembro e R$ 12.455,30 em janeiro de 2019.

 

 

Concurso MPU: Possibilidades em outros Estados

 

Embora o concurso para técnicos e analistas do MPU contemplem apenas alguns estados, quem pretende ingressar  em regiões não contempladas no certame não deve desanimar, uma vez que existe, sim, a possiblidade de aproveitamento durante o prazo de validade do concurso.

De acordo com o item 4.3 do edital, além da listagem de aprovados de acordo com cargo e estado, o resultado final também contará com uma listagem de aprovados por cargo, independente da lotação da vaga.

4.3 Além da listagem de classificação por UF de vaga a que concorreram, os candidatos aprovados também serão listados, ao final do concurso, pela classificação geral no cargo (reunindo-se todos os aprovados, independentemente de UF).

Com isto, havendo necessidade, o aprovado poderá ser nomeado em estado diferente daquele para o qual se inscreveu.

4.3.1 O candidato aprovado e classificado no concurso poderá ser nomeado, no âmbito do MPU, para UF de vaga diversa daquela para a qual foi aprovado, onde não haja candidato aprovado, ficando a nomeação condicionada a edital de convocação expedido pelo MPU e a manifestação de  interesse do candidato, sem quaisquer ônus para a Administração. 

De acordo com informações obtidas junto à comissão do concurso, em caso de candidato de um estado que não consta com oferta de vagas, como São Paulo, ficando o participante com uma boa colocação dentro desta listagem geral, poderá eventualmente, ser convocado para o estado, caso surja uma vaga para o cargo pretendido, durante o prazo de validade.

 

 

Concurso MPU: retificação do edital

 

 

Com a retificação do edital divulgada em 3 de setembro, o conteúdo programático agora inclui a disciplina de "promoção  da  igualdade  racial", abordando os seguintes temas: 1 Conceito de racismo institucional. 2 Lei nº 12.288/2010 (Estatuto da Igualdade  Racial). 3 Decreto nº  6.040/2007. 4 Decreto nº  4.887/2003. 5 Lei nº 10.639/2003. 6 Lei nº 12.990/2014. 7 Resolução CNMP nº 170/2017. 8 Recomendação CNMP nº 40/2016. 9 Resolução 2106 da Assembleia Geral das Nações Unidas (Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial).

 

Concurso MPU: Atribuições dos cargos

Técnico - Auxiliar na prática de atos em processos judiciais e na instrução e acompanhamento de processos administrativos e procedimentos extrajudiciais; desempenhar atividades de apoio técnico-administrativo; atuar na elaboração, execução e avaliação de planos, programas e projetos; realizar atividades, estudos, pesquisas e levantamentos de dados inerentes às atividades de suporte administrativo do órgão, dentre elas, as relacionadas a orçamento, finanças e controle interno;  atuar na fiscalização, instrução e acompanhamento de contratos e convênios; atuar nas atividades de compras e de contratação de bens e serviços; registrar e controlar dados e informações cadastrais; emitir certidões, declarações e atestados; expedir e(ou) anexar documentos e correspondências oficiais; elaborar atas, estatísticas setoriais e minutas de expedientes e de atos; organizar eventos, ações e atividades institucionais; preparar malotes; publicar documentos oficiais; realizar atividades de gestão de bens materiais e patrimoniais; realizar diligências; realizar serviços técnicos e especializados; manter atualizado o conteúdo de páginas virtuais na internet e na intranet; e analisar a conformidade documenta

Analista - Assessorar os membros e chefias na coordenação e supervisão das atividades de processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais; planejar e executar tarefas relativas à análise jurídica de atos, documentos, processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais, produzindo os atos e documentos pertinentes; elaborar minutas de petições, denúncias, recursos, acordos judiciais ou extrajudiciais, termos de ajustamento de conduta, decisões, despachos, pareceres, notas técnicas, notificações, votos e atos congêneres, bem como manifestações jurídicas que visa subsidiar decisão administrativa; receber, analisar, acompanhar e dar andamento a processos e a outros documentos; auxiliar na instrução de processos, procedimentos e inquéritos civis e analisar inquéritos policiais; controlar prazos prescricionais; proceder à oitiva de vítimas, testemunhas e quaisquer outras pessoas que possam, direta ou indiretamente, colaborar com a instrução processual, reduzindo a termo suas declarações; realizar análise prévia e triagem de representações, denúncias, processos e procedimentos; realizar pesquisa, seleção, indexação e estudo de legislação, doutrina e jurisprudência; acompanhar a atualização legislativa; observar os prazos processuais e de conclusão de investigações; conferir atos e andamentos processuais; providenciar o cumprimento de decisões e despachos; atuar na manualização de processos e na elaboração de instrumentos normativos; e acompanhar a tramitação de processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais.

MPU 2018: o que estudar para a prova

As provas do concurso MPU 2018 serão aplicadas no dia 21 de outubro, no período da manhã para técnico e da tarde para analista, em horários e locais que serão divulgados no ato da convocação.  

Candidatos a técnico terão que responder questões de Português, Acessibilidade, Ética no serviço público, Legislação aplicada ao MPU e CNMP, Direito constitucional, Direito administrativo, Administração, Arquivologia e Administração financeira e orçamentária.

Para analista serão cobradas questões de Português, Acessibilidade, Ética no serviço público, Legislação aplicada ao MPU e CNMP, Direito constitucional, Direito administrativo, Direito do trabalho, Direito processual do trabalho, Direito civil, Direito processual civil, Direito penal e processual penal e Direito penal militar e processual penal militar.

 

Dicas para o concurso do MPU 2018

 

Língua portuguesa: "Em relação ao concurso passado do MPU, o edital de Língua Portuguesa é centrado nas mesmas matérias, a diferença será na linguagem de cobrança do CESPE. A tendência é que essa prova seja mais difícil e deve seguir o padrão de metade das questões de análises de textos e a outra metade de gramática. Recomendo que o aluno treine, toda semana, uma prova recente do CESPE com as questões de análise de texto,  concordância verbal, de pontuação, emprego de crase e colocação pronominal"

(Elias Santana, Professor do Gran Cursos Online)

Direito administrativo: "Creio que vão cair de 10 a 12 questões de Direito Administrativo. Os temas mais importantes são: organização da Administração Pública; lei 8.666/93 modalidades e contratação direta; atos administrativos e lei 8.112/90"

(Gustavo Scatolino, Professor do Gran Cursos Online)
 


Ads

Quer agarrar uma vaga no MPU?

Para alcançar a aprovação em um dos concursos mais disputados do país, você precisa ser Imparável! Confira os cursos completos com PDFs, videoaulas e orientação de estudos! 


 

Continuar lendo

Atualizado: 17/09/2018 - 16:02

Concurso Ibama: aguardada autorização para 1.888 vagas

O Ibama tem o intuito de abrir concurso com oportunidades nos cargos técnico e analista, com exigência de níveis médio e superior. Os salários iniciais oferecidos chegam a R$ 7,7 mil

Três cargos

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Continua em análise no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) o pedido do concurso do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), que solicita a autorização de 1.888 vagas.

Do total de oportunidades requeridas, 759 destinam-se à carreira de  técnico administrativo, 832 para analista ambiental e 297 para analista administrativo.

As carreiras de analista ambiental e analista administrativo do concurso do Ibama exigem nível superior, enquanto a colocação de técnico administrativo aceita profissionais com ensino médio.

As remunerações iniciais correspondem a R$ 3.712,72 para técnico e a R$ 7.760,45 para analista. Nesses valores já está incluso o auxílio-alimentação de R$ 458. 

• CURSO CONCURSO IBAMA 2018 - ANALISTAS ADMINISTRATIVO E AMBIENTAL

É grande a expectativa de que o ministro do Planejamento libere ainda este ano a autorização do edital do concurso do Ibama.

Concurso Ibama: últimos editais de analista

A seleção anterior para analista ambiental do Ibama foi aberta em 2012, anunciando uma oferta de 108 vagas, sendo 45 na área de licenciamento ambiental no Distrito Federal, 15 em licenciamento ambiental no Rio de Janeiro, 27 em monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental no Distrito Federal e 21 em gestão, proteção e controle da qualidade ambiental no Distrito Federal. Ao todo, 16.290 pessoas se inscreveram para o processo seletivo.

Já para analista administrativo, o último certame foi realizado em 2013, para preenchimento de 61 postos, distribuídos da seguinte forma: Acre (2 vagas), Amapá (2), Amazonas (3), Bahia (1), Distrito Federal (27), Espírito Santo (1), Maranhão (1), Mato Grosso (3), Mato Grosso do Sul (2), Minas Gerais (2), Pará (2), Paraná (2), Piauí (1), Rio Grande do Sul (1), Rondônia (2), Roraima (2), Santa Catarina (2), São Paulo (1), Sergipe (2) e Tocantins (2). O processo seletivo registrou 43.533 candidatos.

Os dois processos seletivos foram organizados pelo Cespe/UnB.

Continuar lendo

Atualizado: 17/09/2018 - 12:56

Concurso INSS: autorização já é considerada urgente

Pedido de concurso do INSS encaminhado recentemente ao Ministério do Planejamento é de 7.888 vagas entre os cargos de técnico, analista e perito

Níveis médio e superior

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

O concurso do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) precisa ser realizado o mais rápido possível, senão o atendimento prestado à população será bastante prejudicado e poderá entrar em colapso. Acontece que o órgão está em uma crítica defasagem de pessoal, conforme vem sendo divulgado constantemente pelos sindicatos da categoria.

Um ofício encaminhado, recentemente, pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) à Fenasps (Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social) relata os critérios para que seja liberada autorização do edital.

O documento aponta que, antes de conceder o aval, são avaliados alguns aspectos, como a necessidade atual e futuro (que está bastante preocupante, com o déficit de 16.000 servidores) e o orçamento disponível.

Enviado este ano ao Planejamento, o pedido do concurso do INSS solicitou 10.468 vagas ao seu quadro de pessoal, porém 2.580 eram para excedentes - que não foram convocados durante a validade do certame anterior, encerrada em 5 de agosto.

Das oportunidades destinadas à nova seleção, 3.984 são referentes ao cargo de técnico (área meio), 1.692 a analista (diversas formações) e 2.212 a perito.

A Fenasps já salientou que o instituto precisa urgentemente repor 16 mil vagas, pois há uma situação calamitosa de defasagem de pessoal. A entidade ainda revelou que, se nada for feito, o atendimento prestado pelo INSS entrará em colapso.

• APOSTILAS CONCURSO INSS 2018 - TÉCNICO E ANALISTA DO SEGURO SOCIAL
• CURSO ONLINE CONCURSO INSS 2018 - TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL

Concurso INSS: sobre os cargos 

A carreira de técnico do seguro social é uma das mais visadas pelos concurseiros, ainda mais que exige apenas ensino médio completo e apresenta salário inicial de R$ 5.344,87, já considerando o auxílio-alimentação de R$ 458.

O emprego de analista exige formação superior em diversas áreas de atuação (incluindo serviço social, administração, engenharia, direito, pedagogia, psicologia, comunicação, ciências sociais, arquitetura e letras, entre outras), sendo que a remuneração corresponde a R$ 7.954,09 por mês, contado com o benefício alimentação.

Já a posição de perito destina-se aos profissionais com graduação em medicina e registro no respectivo conselho regional. O inicial é de R$ 8.988,41, também com o auxílio.

Concurso INSS: defasagem de pessoal 

Atualmente, o órgão conta com uma defasagem de quase 16 mil servidores em todo o país, sendo que o maior déficit é para a função de técnico. Com esse quadro, o INSS não consegue atender com eficiência à população.

A situação ainda está calamitosa porque o governo federal diminuiu os recursos para o instituto. Consta no site da Fenasps que um técnico do seguro social, não identificado, comentou que o cenário está caótico: "Falta dinheiro para tudo. Estamos operando no limite da irresponsabilidade. Não por acaso, as pessoas têm reclamado demais do atendimento. O estresse é total".

Veja também:

Artigo: Sim, existe vida após o INSS

Como estudar ao cargo analista do INSS

Dicas de aprovada no concurso do INSS

Dicas de professores ao concurso do INSS

Justiça proíbe papanicolau em concurso do INSS

Concurso INSS: edital de 2015

No final de 2015, foi lançado o edital com o objetivo de preencher 950 vagas. Um total de 800 oportunidades era na função de técnico e as outras 150 para analista - serviço social.

A banca organizadora foi o Cespe/UnB e os participantes passaram por uma prova com questões no estilo certo ou errado.

O último certame (Instituto Nacional do Seguro Social), cujo resultado foi publicado no dia 4 de agosto, foi um dos mais concorridos da história. Ao todo, a seleção registrou nada menos que 1.087.789 inscrições, sendo 1.043.807 somente para técnico do seguro social - em número de inscritos, o concurso INSS 2016 perde apenas para duas outras seleções: a da Caixa Econômica Federal (CEF) realizada 2014, com 1.156.744 candidatos; e a da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) promovida em 2011, com 1.120.393 participantes.

Considerando que o concurso do INSS ofereceu 800 oportunidades para técnico, é possível concluir que a concorrência foi de aproximadamente 1.304 candidatos por vaga.

Confira o depoimento da 1ª colocada no último concurso do INSS

Concurso INSS: atribuições do técnico e analista 

Quanto às atribuições dos cargos, de acordo com o edital do último concurso INSS, o técnico do seguro social é responsável por proceder ao reconhecimento inicial, manutenção, recurso e revisão de direitos aos benefícios administrados pelo INSS; exercer atividades internas e externas ligadas ao suporte e apoio técnico especializado; executar as atividades de orientação e informação, de acordo com as diretrizes estabelecidas nos atos específicos e outras relacionadas aos fins institucionais do INSS, que venham ser determinadas pela autoridade superior.

Já o analista do seguro social é responsável por prestar atendimento e acompanhamento aos usuários dos serviços prestados pelo INSS e aos seus servidores, aposentados e pensionistas; elaborar, executar, avaliar planos, programas e projetos na área de serviço social e reabilitação profissional; realizar avaliação social quanto ao acesso aos direitos previdenciários e assistenciais; promover estudos socioeconômicos visando a emissão de parecer social para subsidiar o reconhecimento e a manutenção de direitos previdenciários, bem como a decisão médico-pericial; e executar de conformidade com a sua área de formação as demais atividades de competência do INSS.

Concurso INSS: conhecimentos básicos de técnico

ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO: Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal: Decreto nº 1.171/1994 e Decreto nº 6.029/2007. REGIME JURÍDICO ÚNICO: 1 Lei 8.112/1990 e alterações, direitos e deveres do Servidor Público. 2 O servidor público como agente de desenvolvimento social. 3 Saúde e qualidade de vida no serviço público.

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL: Direitos e deveres fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos; direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade; direitos sociais; nacionalidade; cidadania; garantias constitucionais individuais; garantias dos direitos coletivos, sociais e políticos. 2 Administração Pública (artigos de 37 a 41, capítulo VII, Constituição Federal de 1988 e atualizações).

NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO: Estado, governo e Administração Pública: conceitos, elementos, poderes e organização; natureza, fins e princípios. 2 Direito Administrativo: conceito, fontes e princípios. 3 Organização administrativa da União; administração direta e indireta. 4 Agentes públicos: espécies e classificação; poderes, deveres e prerrogativas; cargo, emprego e função públicos; regime jurídico único: provimento, vacância, remoção, redistribuição e substituição; direitos e vantagens; regime disciplinar; responsabilidade civil, criminal e administrativa. 5 Poderes administrativos: poder hierárquico; poder disciplinar; poder regulamentar; poder de polícia; uso e abuso do poder. 6 Ato administrativo: validade, eficácia; atributos; extinção, desfazimento e sanatória; classificação, espécies e exteriorização; vinculação e discricionariedade. 7 Serviços Públicos: conceito, classificação, regulamentação e controle; forma, meios e requisitos; delegação: concessão, permissão, autorização. 8 Controle e responsabilização da administração: controle administrativo; controle judicial; controle legislativo; responsabilidade civil do Estado. Lei nº 23 8.429/1992 (sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função da administração pública direta, indireta ou fundacional e dá outras providências). 9 Lei n°9.784/1999 (Lei do Processo Administrativo).

LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6 Emprego do sinal indicativo de crase. 7 Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Regências nominal e verbal. 11 Significação das palavras. 12 Redação de correspondências oficiais (conforme Manual de Redação da Presidência da República).

RACIOCÍNIO LÓGICO: Conceitos básicos de raciocínio lógico: proposições; valores lógicos das proposições; sentenças abertas; número de linhas da tabela verdade; conectivos; proposições simples; proposições compostas. 2 Tautologia. 3 Operação com conjuntos. 4 Cálculos com porcentagens.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA: Conceitos de Internet e intranet. 2 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática. 3 Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações utilizando-se a suíte de escritório LibreOffice. 4 Conceitos e modos de utilização de sistemas operacionais Windows 7 e 10. 5 Noções básicas de ferramentas e aplicativos de navegação e correio eletrônico. 6 Noções básicas de segurança e proteção: vírus, worms e derivados.

Concurso INSS: conhecimentos específicos de técnico

Seguridade Social : 1.1 Origem e evolução legislativa no Brasil. 1.2 Conceituação. 1.3 Organização e princípios constitucionais. 2 Legislação Previdenciária. 2.1 Conteúdo, fontes, autonomia. 2.3 Aplicação das normas previdenciárias. 2.3.1 Vigência, hierarquia, interpretação e integração. 3 Regime Geral de Previdência Social. 3.1 Segurados obrigatórios. 3.2 Filiação e inscrição. 3.3 Conceito, características e abrangência: empregado, empregado doméstico, contribuinte individual, trabalhador avulso e segurado especial. 3.4 Segurado facultativo: conceito, características, filiação e inscrição. 3.5 Trabalhadores excluídos do Regime Geral. 4 Empresa e empregador doméstico: conceito previdenciário. 5 Financiamento da Seguridade Social. 5.1 Receitas da União. 5.2 Receitas das contribuições sociais: dos segurados, das empresas, do empregador doméstico, do produtor rural, do clube de futebol profissional, sobre a receita de concursos de prognósticos, receitas de outras fontes. 5.3 Salário-de-contribuição. 5.3.1 Conceito. 5.3.2 Parcelas integrantes e parcelas não-integrantes. 5.3.3 Limites mínimo e máximo. 5.3.4 Proporcionalidade. 5.3.5 Reajustamento. 5.4 Arrecadação e recolhimento das contribuições destinadas à seguridade social. 5.4.1 Competência do INSS e da Secretaria da Receita Federal do Brasil. 5.4.2 Obrigações da empresa e demais contribuintes. 5.4.3 Prazo de recolhimento. 5.4.4 Recolhimento fora do prazo: juros, multa e atualização monetária. 6 Decadência e prescrição. 7 Crimes contra a Seguridade Social. 8 Recurso das decisões administrativas. 9 Plano de Benefícios da Previdência Social: beneficiários, espécies de prestações, benefícios, disposições gerais e específicas, períodos de carência, salário-de-benefício, renda mensal do benefício, reajustamento do valor dos benefícios. 10 Manutenção, perda e restabelecimento da qualidade de segurado. 11 Lei nº 8.212/1991 e alterações. 12 Lei nº 8.213/1991 e alterações. 13 Decreto nº 3.048, de 06/05/1999 e alterações. 14 Lei de Assistência Social (LOAS): conteúdo; fontes e autonomia (Lei nº 8.742/1993 e Decreto nº 6.214/2007 e alterações).

 



Ads

Seja um dos aprovados no concurso do INSS

Garanta uma das 3.984 vagas de técnico do seguro social. Antecipe a sua preparação e conquiste a sua estabilidade financeira. Confira.

 

 

   

 
Continuar lendo

Atualizado: 17/09/2018 - 11:38

Nova Trento SC: concurso do Samae inscreve só até 21/9

Seleção preencherá sete vagas distribuídas entre cargos de níveis fundamental e médio. Salários alcançam R$ 2,1 mil

Últimos dias

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Chegam ao fim às 17h da próxima sexta-feira (21) as inscrições para o processo seletivo do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Nova Trento, em Santa Catarina. O concurso preencherá sete vagas temporárias, além de formar cadastro reserva.

As funções de agente de serviços gerais (1 posto e salário de R$ 1.038,04) e encanador (1 - R$ 1.532,08) são opções para candidatos com nível fundamental incompleto.

Ensino médio é requisito para escriturário (1 - R$ 1.580,60), auxiliar administrativo (1 - R$ 1.308,58), auxiliar técnico (1 - R$ 1.580,60), oficial de administração (1 - R$ 2.122,12) e técnico contábil (1 - R$ 1.981,98), cargo que também exige formação técnica.

Concurso Samae Nova Trento: inscrições e etapas

Os interessados devem acessar o site da banca NBS (https://www.nbsprovas.com.br/) para realizar a inscrição. São cobradas taxas de R$ 20 (nível fundamental) e R$ 30 (médio).

Marcada para 30 de setembro, a prova objetiva cobrará a resolução de 25 questões de múltipla escolha sobre português, matemática, atualidades e conhecimentos gerais e específicos. 

De acordo com o edital, o concurso do Samae de Nova Trento terá validade de um ano, a contar da data de divulgação do resultado final. 

Concurso Samae Nova Trento: conteúdo programático parcial para nível fundamental

Língua portuguesa - Ortografia a nível fundamental; Gramática a nível Fundamental; Leitura e interpretação de textos; Ortoépia, prosódia; Ortografia (atualizada conforme as regras do novo Acordo Ortográfico); Pontuação; Divisão silábica; Acentuação tônica e gráfica (atualizada conforme as regras do novo Acordo Ortográfico); Semântica: denotação e conotação; sinônimos, antônimos, parônimos e homônimos; ambiguidade; Classes de palavras: identificação e flexões; Sintaxe: termos das orações; orações coordenadas e subordinadas; Concordância verbal e nominal; Regência verbal e nominal; Crase; Colocação pronominal; Verbos; Conjugação verbal; Figuras de Linguagem; Correspondência de segmentos falados com os segmentos escritos da Língua Portuguesa; Textos separando as palavras; Divisão de texto escrito em frases, usando letras maiúsculas e sinais de pontuação adequadamente; Conhecimento sobre as regularidades ortográficas e as irregularidades das palavras.

Matemática - Sistema de numeração decimal. Números naturais: operações (adição, subtração, multiplicação e divisão), expressões numéricas, múltiplos e divisores: critérios de divisibilidade, números primos, decomposição em fatores primos, mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum. Números fracionários: representação e leitura, equivalência, simplificação, comparação, operações (adição, subtração, multiplicação e divisão). Números decimais: representação e leitura, transformações (escrita de fração e número decimal), comparação, operações (adição, subtração, multiplicação e divisão). Sistema monetário brasileiro. Sistema de medidas: comprimento, superfície, massa, volume, capacidade e tempo. Porcentagem.

Conhecimentos gerais - Assuntos de interesse geral nas esferas: Municipal, Estadual e Nacional, Internacional, amplamente veiculados na imprensa escrita e/ou falada (jornais, revistas, rádio, televisão e/ou sites na internet). Notícias locais, nacionais e internacionais veiculadas nos seguintes meios de comunicação: Revistas: Veja, Época, Exame. Jornais: Jornal de Santa Catarina, A Notícia, Diário Catarinense, Jornal Nacional. Internet: site das revistas e dos jornais citados anteriormente e de atualidades (UOL, Terra, Globo e similares). História, estrutura administrativa e regulamentação dos serviços do SAMAE - Nova Trento/SC, disponíveis no site http://samae.novatrento.sc.gov.br, História do Município de Nova Trento/SC, todo conteúdo do site: www.novatrento.sc.gov.br, História do Brasil e História de Santa Catarina. Lei Orgânica do Município. Estatuto dos Servidores Públicos Municipais.
 

Continuar lendo

Atualizado: 17/09/2018 - 10:13

Joinville SC inscreve para concurso com cinco vagas

Prazo para registro de candidaturas termina em 26 de setembro. Edital tem chances para técnico em segurança do trabalho e veterinário

Dois cargos

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Prefeitura de Joinville, no Estado de Santa Catarina, abriu processo seletivo com oferta cinco vagas temporárias.

O cargo de técnico em segurança do trabalho (3 postos e salário de R$ 3.098,49) é opção para candidatos com ensino médio e formação técnica. 

Curso superior e registro profissional são requisitos para quem pretende concorrer à carreira de médico veterinário (2 - R$ 4.659,12).  

Concurso Prefeitura Joinville: inscrição e avaliação

Gratuitas, as inscrições serão recebidas até as 23h59 de 26 de setembro, devendo ser efetuadas pela página: www.joinville.sc.gov.br. Após o preenchimento, o formulário deve ser impresso e apresentado na Secretaria de Gestão de Pessoas (avenida Hermann August Lepper, 10, Saguaçu).

Prevista para 10 de outubro e com duração de três horas, a prova objetiva cobrará a resolução de 35 questões de múltipla escolha sobre língua portuguesa, matemática, legislação municipal e conhecimentos específicos. 

O resultado final sairá em 24 de outubro. Os aprovados no concurso da Prefeitura de Joinville terão contrato de até um ano, prorrogável por mais um, a critério do governo municipal, conforme estabelece o edital

Concurso Prefeitura Joinville: conteúdo programático para técnico 

Língua portuguesa - Compreensão e interpretação de texto(s); Coesão e coerência textuais; Ortografia oficial; Acentuação gráfica; Pronomes: emprego, forma de tratamento e colocação; Emprego de tempos e modos verbais; Vozes do verbo; Concordância nominal e verbal; Emprego da crase; Pontuação; Classes gramaticais variáveis: substantivo, adjetivo, artigo, numeral, pronome, verbo; Termos integrantes da oração: objeto direto e indireto, agente da passiva e complemento nominal.

Matemática - Números inteiros: operações e propriedades; Números racionais: representação fracionária e decimal: operações e propriedades; Razão e proporção; Porcentagem; Regra de três simples; Juros simples e compostos; Equação de 1º e de 2º grau; Resolução de sistemas de equações de 1º e 2º grau; Equação exponencial; Função do 1º grau, 2º grau e exponencial. Sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, superfície e capacidade; Relação entre grandezas: tabelas e gráficos; Raciocínio Lógico; Resolução de Situações - Problema; Geometria; Trigonometria.

Legislação - Lei Orgânica do Município de Joinville, Lei Complementar nº 230 de 10 de abril de 2007 (Dispõe sobre a admissão de pessoal, pela Administração Pública Direta e Indireta do Município de Joinville, por tempo determinado, para atender a necessidade temporário de excepcional interesse público); Decreto Municipal nº 21863/2017 (Institui o Sistema Eletrônico de Informações - SEI - como sistema oficial e único do processo eletrônico administrativo e gestão do conhecimento no âmbito do Município de Joinville).

Conhecimentos específicos - Segurança e Saúde no Trabalho. Direito do Trabalho. Normas Regulamentadoras (NR) do Ministério do Trabalho e Emprego e suas alterações/atualizações. Normas técnicas referentes à Segurança e Saúde no Trabalho. Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC). Mapas de riscos. Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT). Campanhas prevencionistas e educativas (SIPAT). Ergonomia. Insalubridade e periculosidade. Acidente de trabalho e Comunicação sobre acidentes do Trabalho (CAT). Inspeção de equipamentos de combate a incêndio. Primeiros socorros. Legislação na área da Saúde e Medicina do trabalho. Análise de espaços para trabalhos específicos. Normas Brasileiras com relação a segurança de edificações, espaços públicos e de circulação restrita. Sinalização de Segurança e de advertência. Símbolos, pictogramas e mensagens de cuidado, restrição e cuidados no trabalho. Cores utilizadas para instalações de fluidos (água para combate a incêndio, vapor, gases etc.) Leitura e interpretação de desenhos de Arquitetura e Engenharia. Uso de cores para o correto descarte de resíduos sólidos (cores e procedimentos para descarte). Tipos de resíduos. Programa de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPPCI).
 

Continuar lendo

Atualizado: 13/09/2018 - 15:38

Prefeitura de Joaçaba SC: concurso com inscrição aberta

A participação no certame deverá ser garantida até o dia 24 de setembro. Os salários iniciais chegam a R$ 16,5 mil

Todos os níveis

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

No Estado de Santa Catarina, a Prefeitura Municipal de Joaçaba abriu as inscrições do concurso que preencherá cinco vagas do seu quadro de temporários. A seleção ainda formará cadastro reserva (CR) de futuras oportunidades. 

O cargo de agente comunitário de saúde (2 vagas + CR) exige diploma de conclusão de curso de ensino fundamental e paga R$ 1.331,54. 

Candidatos que têm o ensino médio e/ou curso técnico podem disputar as funções de motorista/socorrista SAMU (CR), técnico em enfermagem (1 + CR) e técnico em enfermagem SAMU (CR). Os respectivos salários são de R$ 1.326,38, R$ 1.800,53 e R$ 1.428,41. 

Nível superior é requisito para nutricionista (1 + CR), cuja remuneração é de R$ 2.299,47, e médico generalista (1 + CR), com vencimento de R$ 16.537,55.

Para participar basta preencher o formulário de inscrição no site da banca organizadora, que é www.aprendersc.srv.br, e efetuar o pagamento da taxa, nos valores de R$ 50 (ensino fundamental), R$ 100 (nível médio) e R$ 120 (superior). O prazo para registro das candidaturas se encerrará às 16h do dia 24 de setembro. 

Concurso Prefeitura de Joaçaba SC: provas 

Todos os inscritos serão avaliados por meio de prova objetiva. Ela contemplará questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, matemática, legislação municipal e conhecimentos específicos.

O exame será aplicado no dia 30 de setembro no prédio do CERT - Centro Educacional Roberto Trompowsky, situado na Avenida Santa Terezinha, nº 49, Centro de Joaçaba/SC, com início às 8h30. 

A etapa final do concurso será a análise de títulos, exclusiva para os empregos de técnico em enfermagem SAMU e motorista/socorrista do SAMU.
 

Continuar lendo

Atualizado: 12/09/2018 - 12:42

Ministério da Fazenda planeja concurso com 1.301 vagas

Solicitação para a abertura de concurso do Ministério da Fazenda refere-se a vários cargos com exigência de níveis médio e superior de ensino

Em avaliação

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

É grande a expectativa para que o concurso do Ministério da Fazenda (MF) seja liberado o mais rápido possível pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG). O órgão solicitou autorização de 1.301 vagas.

A seleção precisa realizada devido à grande defasagem de pessoal no MF. Atualmente, existem 3.148 postos vagas, sendo 2.254 referente aos cargos de nível médio e 894 para ensino superior.

As oportunidades do concurso do Ministério da Fazenda requeridas ao Planejamento estão distribuídas da seguinte maneira: assistente técnico administrativo (904), analista técnico administrativo (257), arquiteto (12), arquivista (9), bibliotecário (12), contador (53), engenheiro (15), enfermeiro (5), pedagogo (6), psicólogo (6) e técnico em comunicação social (22).

Para concorrer ao posto de assistente é necessário possuir ensino médio completo, enquanto as demais funções aceitam candidatos com formação superior em diversas áreas de atuação. Os salários iniciais atuais oscilam entre R$ 3.953,68 e R$ 6.388,27, já incluindo o vale-alimentação de R$ 458.

A solicitação do concurso do Ministério da Fazenda 2018/2019 encaminhada ao MPDG não apresentou as regiões de lotação das oportunidades, mas é bem provável que São Paulo e Distrito Federal sejam os locais com a maior quantidade de oportunidade, e o motivo é que no último certame eles não foram abrangidos.

• CURSO CONCURSO MINISTÉRIO DA FAZENDA 2018 - DIVERSOS

O detalhe do processo seletivo que pode ser dado como certo é a escolha da empresa organizadora, que será a Esaf (Escola de Administração Fazendária), como de costume nos concursos do órgão. Assim, os candidatos podem ir se preparando com as provas e os editais de seleções anteriores, uma vez que a banca se repete.

Concurso Ministério da Fazenda: outras oportunidades

Junto com as vagas para o seu próprio quadro de pessoal, o MF pediu mais 3.040 chances distribuídas entre os seus órgãos vinculados. Os postos são para os níveis médio e superior.

Para a Receita Federal são as 630 vagas para auditor-fiscal e as 1.453 para analista tributário. O quadro do Tesouro Nacional é composto pelas colocações de auditor federal de finanças e controle (30) e técnico de finanças e controle (70), enquanto a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) fica com a função de procurador da Fazenda (240). 

Para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o pedido contempla 16 oportunidades para a carreira de inspetor, 30 para analista e 82 para agente executivo.

Na Superintendência de Seguros Privados (Susep), são 55 chances para analista técnico. Por fim, as demais profissões se destinam ao quadro da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), sendo elas as de especialista em previdência social (48), analista administrativo (23), técnico administrativo (39), administrador (11) e atuário (7).

Esses detalhes foram divulgados pelo Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC). 

Concurso Ministério da Fazenda: edital anterior

No início de 2014, o MF abriu processo seletivo visando a contratar 1.026 profissionais na carreira de assistente. As chances disponibilizadas pelo certame foram distribuídas entre os Estados do Acre (18 vagas), Alagoas (14), Amazonas (28), Amapá (6), Bahia (80), Ceará (53), Espírito Santo (14), Goiás (31), Maranhão (30), Minas Gerais (101), Mato Grosso do Sul (34), Mato Grosso (27), Pará (55), Paraíba (20), Pernambuco (52), Piauí (17), Paraná (97), Rio de Janeiro (61), Rio Grande do Norte (17), Rondônia (13), Roraima (8), Rio Grande do Sul (155), Santa Catarina (74), Sergipe (9) e Tocantins (12).

Todos os candidatos passaram por provas objetivas de conhecimentos básicos e específicos com 70 perguntas de múltipla escolha. Os assuntos abordados nos testes foram língua portuguesa; matemática e raciocínio lógico; conhecimentos de informática; atualidades; gestão de pessoas e do atendimento ao público; ética do servidor na administração pública; administração pública brasileira; e regime jurídico dos agentes públicos.

Concurso Ministério da Fazenda: sobre o órgão

O Ministério da Fazenda é o órgão da estrutura administrativa da República Federativa do Brasil responsável pela formulação e execução da política econômica.

Continuar lendo

Atualizado: 12/09/2018 - 11:51

DPU: projeto que cria 2.751 vagas volta a tramitar

Do total de postos, 1.092 são para técnico e 1.659 para analista, cargos com salários iniciais de R$ 4.363 e R$ 7.323, respectivamente. Proposta pode ser votada nos próximos dias

Níveis médio e superior

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Depois de quase dois anos sem avanços, o projeto de lei 7922/14,  que cria 2.751 vagas para a Defensoria Pública da União (DPU), voltou a tramitar na  Câmara dos Deputados. O projeto agora já conta com relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. O escolhido é o deputado André Moura (PSC/PE). Com isto, o parlamentar já pode avaliar a proposta, para que possa ser efetivamente votada pela comissão.

Uma vez criadas, as oportunidades serão para preenchimento por meio de realização de concurso público ou aproveitamento de remanescentes do concurso em validade, além de estruturar o plano de carreiras e definir novos valores salariais. 

O projeto tramita na casa desde 29 de agosto de 2014, quando encaminhada pelo então defensor público-geral, Haman de Moraes e Córdova.    

Do total de vagas prevista para criação, 1.659 são para cargos de analista, com exigência de nível superior, e 1.092 para técnicos, de ensino médio. De acordo com a proposta, as remunerações iniciais serão de R$ 4.363,94 para os técnicos e R$ 7.323,60 para analistas.


Prepare-se para o concurso da Defensoria Pública da União (DPU)

VIDEOAULA PARA DPU

PROVA ANTERIOR DA DPU

Situação atual

O órgão ainda não possui um quadro próprio de pessoal Conta, atualmente, com 1.163 servidores, além de 2.000 estagiários. Do pessoal ativo, 820 são cedidos ou requisitados. Os demais foram preenchidos pelo primeiro concurso público realizado pelo órgão para a área administrativa, em 2010, que somente foi possível em decorrência da redistribuição de cargos do plano geral de cargos do Poder Executivo, feito pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Os servidores cedidos ou requisitados poderão expressar a vontade de ser redistribuídos para o quadro da DPU em até 90 dias da promulgação da lei que cria as vagas.

De acordo com a proposta, o quantitativo de vagas, que deverá ser preenchido gradativamente, é o necessário para os primeiros quatro anos de funcionamento do órgão em sua nova fase, que deixou de ser dependente da estrutura do Ministério da Justiça, desde agosto de 2013, quando o Congresso Nacional promulgou a emenda constitucional 74, que concede ao DPU autonomia funcional, administrativa e iniciativa de sua proposta orçamentária.

Evolução

Conforme o plano de cargos, a carreira de técnico contará com três classes, com três padrões na primeira (A), cinco na segunda (B) e seis na terceira (C), da seguinte forma: A-1 – R$ 4.363,94; A-2 – R$ 4.518,90; A-3, R$ 4.679,35; B-4 – R$ 4.845,50; B-5 – R$ 5.017,55; B-6 – R$ 5.195,72; B-7 – R$ 5.380,20; B-8 – R$ 5.567,24; C-9 – R$ 5.769,06; C-10 – R$ 5.973,90; C-11 – R$ 6.186,02; C-12 – R$ 6.405,67; e C-13 – R$ 6.633,12.     

No caso dos analistas, com a mestra estrutura, a progressão é a seguinte: A-1 – R$ 7.323,60; A-2 – R$ 7.569,38; A-3 – R$ 7.823,41; B-4 – R$ 8.058,96; B-5 – R$ 8.357,79; B-6 – R$ 8.637,79; B-7 – R$ 8.927,67; B-8 – R$ 9.227,28; C-9 – R$ 9.536,95; C-10 – R$ 9.875; C-11 – R$ 10.187,80; C-12 – R$ 10.529,70; e C-13 – R$ 10.883,07.    

Adicional

O projeto também institui o adicional de qualificação aos servidores do órgão, sendo considerado 12,5% de aumento para quem possui título de doutorado, 10% para mestrado, 7,5% para curso de especialização, 5% para diploma de curso superior além daquele  exigido para ingresso no cargo e 2,5% para o servidor que possuir conjunto de ações de treinamento que totalize 120 horas, observando o limite de 5%.



Continuar lendo

Shopping