Publicado: 21/09/2018 - 10:20
Publicado: 21/09/2018 - 10:20

Concurso em Novo Itacolomi PR inscreve para 23 vagas

Oportunidades do edital são para candidatos que têm os níveis fundamental, médio e superior. Salários oferecidos chegam a R$ 8 mil

Até 3 de outubro

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

No Estado do Paraná, a Prefeitura Municipal de Novo Itacolomi abriu as inscrições do concurso público que selecionará 23 vagas. A seleção ainda formará cadastro reserva para futuras oportunidades de todos os postos. 

Candidatos que concluíram o ensino fundamental podem disputar as funções públicas de auxiliar de serviços gerais (2 vagas) e zeladora (3). O salário inicial é de R$ 1.119,09. 

Para quem possuir ensino médio completo, as chances do edital são para os empregos de auxiliar de enfermagem (1) e professor (9), cujos respectivos vencimentos são de R$ 1.202,63 e R$ 1.227,68. 

Nível superior é requisito para os cargos de assistente social (1), enfermeiro (1), engenheiro civil (1), farmacêutico (1), médico (1), nutricionista (1), professor de educação física (1) e professor pedagogo (1). As remunerações variam de R$ 1.227,68 a R$ 8.000. 

Etapas do concurso da Prefeitura de Novo Itacolomi PR

Para participar do certame basta se inscrever no endereço eletrônico www.alfaumuarama.com.br/concursos e efetuar o pagamento da taxa, nos valores de R$ 50 (ensino fundamental), R$ 100 (nível médio) e R$ 150 (superior). O prazo para registro das candidaturas se encerrará no dia 3 de outubro. 

Todos os participantes serão avaliados por meio de prova objetiva, caráter eliminatório e classificatório. Ela contemplará 40 questões de múltipla escolha, sendo dez de língua portuguesa, dez de matemática, dez de conhecimentos gerais e dez de conhecimentos específicos. 

O exame será aplicado na cidade de Novo Itacolomi/PR no dia 21 de outubro, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser publicado em momento oportuno. 

Aqueles que pleiteiam o cargo de professor de nível médio e todas as carreiras de ensino superior ainda serão submetidos à análise de títulos, unicamente classificatória. 
 

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Atualizado: 21/09/2018 - 10:20

Concurso em Novo Itacolomi PR inscreve para 23 vagas

Oportunidades do edital são para candidatos que têm os níveis fundamental, médio e superior. Salários oferecidos chegam a R$ 8 mil

Até 3 de outubro

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

No Estado do Paraná, a Prefeitura Municipal de Novo Itacolomi abriu as inscrições do concurso público que selecionará 23 vagas. A seleção ainda formará cadastro reserva para futuras oportunidades de todos os postos. 

Candidatos que concluíram o ensino fundamental podem disputar as funções públicas de auxiliar de serviços gerais (2 vagas) e zeladora (3). O salário inicial é de R$ 1.119,09. 

Para quem possuir ensino médio completo, as chances do edital são para os empregos de auxiliar de enfermagem (1) e professor (9), cujos respectivos vencimentos são de R$ 1.202,63 e R$ 1.227,68. 

Nível superior é requisito para os cargos de assistente social (1), enfermeiro (1), engenheiro civil (1), farmacêutico (1), médico (1), nutricionista (1), professor de educação física (1) e professor pedagogo (1). As remunerações variam de R$ 1.227,68 a R$ 8.000. 

Etapas do concurso da Prefeitura de Novo Itacolomi PR

Para participar do certame basta se inscrever no endereço eletrônico www.alfaumuarama.com.br/concursos e efetuar o pagamento da taxa, nos valores de R$ 50 (ensino fundamental), R$ 100 (nível médio) e R$ 150 (superior). O prazo para registro das candidaturas se encerrará no dia 3 de outubro. 

Todos os participantes serão avaliados por meio de prova objetiva, caráter eliminatório e classificatório. Ela contemplará 40 questões de múltipla escolha, sendo dez de língua portuguesa, dez de matemática, dez de conhecimentos gerais e dez de conhecimentos específicos. 

O exame será aplicado na cidade de Novo Itacolomi/PR no dia 21 de outubro, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser publicado em momento oportuno. 

Aqueles que pleiteiam o cargo de professor de nível médio e todas as carreiras de ensino superior ainda serão submetidos à análise de títulos, unicamente classificatória. 
 

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Atualizado: 20/09/2018 - 13:42

Cidersop PR tem concurso com inscrições abertas

Oferta do teste seletivo é de duas vagas distribuídas entre os cargos de motorista e operador de máquinas. Inscrições serão recebidas até o dia 27 de setembro

Nível fundamental

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

O Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Rural Sustentável da Região Oeste do Estado do Paraná (Cidersop) abriu as inscrições do teste seletivo que selecionará dois profissionais. O certame ainda formará cadastro reserva para eventuais oportunidades. 

Candidatos que concluíram o ensino fundamental e têm carteira de habilitação na categoria “C” podem disputar as funções de motorista (1 vaga) e operador de máquinas (1). Os respectivos salários iniciais são de R$ 1.700 e R$ 2.000, para jornada de trabalho de 40 horas semanais. 

As inscrições deverão ser realizadas até o dia 27 de setembro, através da página eletrônica www.alfaumuarama.com.br/concursos. O valor da taxa de participação é de R$ 50. 

O teste seletivo será constituído de duas avaliações para todos os cargos: provas objetiva e prática, ambas de caráter eliminatório e classificatório. Os exames serão aplicados na cidade de Vera Cruz do Oeste/PR no dia 21 de outubro, em horários distintos. 

A prova objetiva será composta por 40 questões, sendo dez de língua portuguesa (peso 2), dez de matemática (peso 2), dez de conhecimentos gerais (peso 2) e dez de conhecimentos específicos (peso 4).

Descrição dos cargos do Cidersop

Motorista - dirigir e manobrar veículos e transportar pessoas, cargas ou valores. Realizar verificações e manutenções básicas do veículo. Vistoriar o veículo sob sua responsabilidade; dirigir o veículo observando as normas de transito, responsabilizando-se pelos usuários e cargas orgânicas e/ou inorgânicas conduzidas; providenciar a manutenção do veículo, comunicando as falhas e solicitando os reparos necessários; efetuar reparos de emergência no veículo; executar outras tarefas de mesma natureza ou nível de complexidade. 

Operador de máquinas - operar e dirigir tratores, máquinas moto niveladoras, pás carregadeiras, retro escavadeiras e outros veículos assemelhados, realizando terraplanagem, aterros, nivelamento, e atividades correlatas; providenciar a manutenção do veículo, comunicando as falhas e solicitando os reparos necessários; efetuar reparos de emergência no veículo; executar outras tarefas de mesma natureza ou nível de complexidade, dirigir outros veículos automotores quando necessário.
 

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Atualizado: 19/09/2018 - 12:46

Samae de Santa Cecília do Pavão inscreve para dois cargo

Participação no concurso do Samae de Santa Cecília do Pavão deve ser realizada até 20 de setembro no site da organizadora. Salários de até R$ 1.800

No Paraná

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Santa Cecília do Pavão, no Estado do Paraná, realiza concurso público que visa a preencher duas vagas imediatas distribuídas igualmente entre os cargos oferecidos.

A carreira de advogado aceita candidatos com ensino superior completo em direito e registro na OAB. O vencimento inicial corresponde R$ 1.400 para jornadas de 10h semanais.

Nível superior concluído em ciências contábeis e registro no conselho de classe habilitam a participação na função de contador, cujo salário é de R$ 1.800 para carga de 20h por semana.

As inscrições do concurso do Samae de Santa Cecília do Pavão ficarão abertas até 20 de setembro no site do Insituto Unifil (www.institutounifil.com.br). É cobrada uma taxa cadastral no valor de R$ 60.

Como funciona o processo de seleção

Todos os concorrentes passarão por uma prova objetiva com 40 questões de múltipla escolha, sendo cinco de língua portuguesa, quatro de informática básica, três de conhecimentos gerais e 28 de conhecimentos específicos.

A avaliação objetiva está marcada para 21 de outubro, em horário e local a serem revelados a partir de 10 de outubro na página eletrônica da organizadora.

Os participantes ainda serão submetidos a um teste de contagem por ponto de títulos, com caráter meramente classificatório.

Principais atribuições

Advogado - Postular em juízo; prestar assessoria jurídica extrajudicialmente; realizar estudos específicos sobre temas e problemas jurídicos de interesse da autarquia; formalizar parecer técnico-jurídico, preparar contratos, acordos e convênios, nos quais a autarquia seja parte interessada; entre outras atividades.

Contador - Codifica e prepara dados contábeis, financeiros e orçamentários, a fim de preparar subsídios para a elaboração da prposta orçamentária; organiza demonstrativos e relatórios de comportamento das dotações orçamentárias sugerindo procedimentos necessários, preparando a documentação comprobatória, obtendo a aprovação de unidade orçamentária e enviando-a ao órgão competente para apreciação e julgamento.

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Atualizado: 19/09/2018 - 11:58

Concurso Unioeste PR: edital tem 126 vagas de professor

Com inscrições a partir desta sexta-feira (21), seleção preencherá postos em cinco cidades. Salários chegam a R$ 8,2 mil

Educação superior

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) divulgou edital de processo seletivo destinado a preencher 126 vagas temporárias de professor para o ano letivo de 2019. 

As ofertas envolvem cursos de diversas áreas, como ciências biológicas e da saúde, ciências médicas e farmacêuticas, ciências sociais, educação, comunicação e artes, engenharia, entre outras - confira a relação completa no edital.

Os salários variam de R$ 730,32 a R$ 8.208,60, a depender da carga horária e da titulação (graduação, especialização, mestrado ou doutorado) de cada docente. Há chances em Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Cândido Rondon e Toledo.

Concurso Unioeste: inscrição e etapas

Será possível se inscrever entre 21 de setembro e 8 de outubro, mediante a realização de cadastro na página www.unioeste.br/concursos. As taxas vão de R$ 60 a R$ 120. 

A seleção compreenderá duas etapas: prova didática com arguição, em 21 de novembro, e avaliação de títulos, com entrega dos documentos entre 28 de novembro e 6 de dezembro. 

O resultado final sairá em 18 de janeiro. O concurso da Unioeste terá validade de um ano, com possibilidade de prorrogação por mais um, a critério da universidade, conforme estabelece o edital.

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Atualizado: 19/09/2018 - 09:57

Concurso em Ponta Grossa PR inscreve para professores

A seleção visa a formação de cadastro reserva de funções que exigem os níveis médio e superior. Salários chegam a R$ 2,8 mil

Até 27 de setembro

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Encontram-se abertas as inscrições do concurso público da Prefeitura de Ponta Grossa, localizada no Estado do Paraná. A seleção visa a formação de cadastro reserva do quadro de pessoal da Secretaria Municipal de Educação. 

Oportunidade é para o cargo de professor nas áreas de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), que exigem formação em nível médio de magistério, ou curso normal superior ou licenciatura em pedagogia, além de professor de educação física, que requer nível superior e licenciatura na área. 

As remunerações iniciais oferecidas pela Prefeitura de Ponta Grossa são de R$ 2.455,35 para ensino médio e R$ 2.827,94 para nível superior, cuja jornada de trabalho é de 40 horas semanais. 

Para participar basta preencher o formulário de inscrição no site da prefeitura (www.pontagrossa.pr.gov.br/concursos/cp-002-2018) e efetuar o pagamento da taxa, no valor único de R$ 50. O prazo para registro das candidaturas se encerrará no dia 27 de setembro. 

Concurso Prefeitura de Ponta Grossa PR: provas

Os candidatos serão submetidos a duas avaliações: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório; e análise de títulos, unicamente classificatória. 

A prova objetiva será composta por 40 questões do tipo múltipla escolha, sendo oito de língua portuguesa, sete de matemática, dez de livros e artigos, desenvolvimento infantil e gestão educacional escolar e 15 de publicações institucionais do MEC, legislação municipal e publicações institucionais municipais. 

O exame será aplicado na cidade de Ponta Grossa/PR no dia 21 de outubro, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser publicado em momento oportuno. 

Atribuições dos professores da Prefeitura de Ponta Grossa PR

Criar situações em que as crianças expressem seus afetos, desejos e saberes a aprendam a ouvir o outro, a conversar e negociar argumentos e metas, a fazer planos comuns, a enfrentar conflitos, a participar de atividades em grupo e criar amizades com seus companheiros. Apoiar as crianças a desenvolver uma identidade pessoal, um sentimento de autoestima, autonomia, confiança em suas possibilidades e de pertencimento a um determinado grupo étnico-racial, crença religiosa, local de nascimento, etc. Fortalecer os vínculos afetivos de todas as crianças com suas famílias e ajudá-las a captar a possibilidades trazidas por diferentes tradições culturais para a compreensão do mundo e de si mesmas. Incentivar as crianças a refletir sobre a forma injusta como os preconceitos étnico-raciais e outros foram construídos e se manifestam, e a construir atitudes de respeito, não discriminação e solidariedade. Construir com as crianças o entendimento da importância de cuidar de sua saúde e bem estar, no decorrer das atividades cotidianas. Criar com as crianças hábitos ligados à limpeza e preservação do ambiente, à coleta do lixo produzido nas atividades à reciclagem de inservíveis. Estruturar um ambiente tranquilo e favorecedor do estabelecimento de interações pelas crianças, compreendendo a movimentação delas como intenções exploratórias e como forma de comunicação. Possibilitar as crianças participar de ações individuais e em grupo, que as ajudem a entender dos direitos e as obrigações das pessoas. Comunicar com clareza às crianças instruções sobre a organização física e social do ambiente, de modo a fortalecer sua autonomia e colaboração. Oferecer materiais e propor atividades em que as crianças percebam a necessidade de compartilhar e cooperar. Executar outras tarefas. 
 

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Atualizado: 18/09/2018 - 09:32

Concurso MPU: prova está marcada para outubro

Concurso MPU 2018 (Ministério Público da União) oferece 47 vagas distribuídas entre os cargos de técnico e analista. Inscrições foram recebidas até 10 de setembro

Salários até R$ 12,1 mil

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Após encerrar, em 10 de setembro, as inscrições para o concurso destinado a preencher 47 vagas de técnico e analista, o Ministério Público da União (MPU) se prepara agora para a aplicação das provas, que ocorrem em 21 de outubro. 

Para ambos os cargos, o exame objetivo será composto por 120 itens, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos. No caso de analista, a seleção também contará com uma avaliação dissertativa.

No total, o processo seletivo conta com 11 postos de técnico, cargo que pede apenas ensino médio, e 36 de analista, que pede nível superior na área de direito. Além das chances iniciais, o processo seletivo formará cadastro reserva de pessoal em todos os estados contemplados.

As oportunidades de técnico são na área de administração, com remuneração inicial de R$ 7.772.80, incluindo salário de 6.862,72 e auxílio-alimentação de R$ 910,08, enquanto de analista, na área de direito, o inicial é de R$ 12.169,89, incluindo o salário de 11.259,81 e os R$ 910,08, ambos com jornada de trabalho de 40 horas semanais.

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• APOSTILAS CONCURSO MPU 2018 - TÉCNICO E ANALISTA

Das 11 vagas de técnicos, a distribuição estadual do novo concurso MPU 2018 é a seguinte: Acre (1), Amapá (1), Distrito Federal (4), Minas Gerais (2), Rio de Janeiro (1) e Rio Grande do Sul (2).

E as 36 de analista do concurso MPU são: Amazonas (3), Amapá (1), Bahia (2), Distrito Federal (5), Espírito Santo (1), Goiás (1), Mato Grosso do Sul (2), Mato Grosso (4), Pará (5), Rio de Janeiro (2), Rondônia (4),  Rio Grande do Sul (5) e Santa Catarina.

As inscrições no concurso MPU foram recebidas pela página eletrônica da organizadora, o Cebraspe, que é http://www.cespe.unb.br/concursos/mpu_18.  As taxas custaram R$ 55 para técnico e R$ 60 para analista.

Concurso MPU 2018: Melhorias salariais

É importante ressaltar que as carreiras contarão com mais dois reajustes salariais nos próximos meses. No caso de técnico, os valores básicos passarão a ser de  R$ 7.080,21 em novembro e R$ 7.591,37 em janeiro de 2019. Para o analista, R$ 11.616,61 em novembro e R$ 12.455,30 em janeiro de 2019.

 

 

Concurso MPU: Possibilidades em outros Estados

 

Embora o concurso para técnicos e analistas do MPU contemplem apenas alguns estados, quem pretende ingressar  em regiões não contempladas no certame não deve desanimar, uma vez que existe, sim, a possiblidade de aproveitamento durante o prazo de validade do concurso.

De acordo com o item 4.3 do edital, além da listagem de aprovados de acordo com cargo e estado, o resultado final também contará com uma listagem de aprovados por cargo, independente da lotação da vaga.

4.3 Além da listagem de classificação por UF de vaga a que concorreram, os candidatos aprovados também serão listados, ao final do concurso, pela classificação geral no cargo (reunindo-se todos os aprovados, independentemente de UF).

Com isto, havendo necessidade, o aprovado poderá ser nomeado em estado diferente daquele para o qual se inscreveu.

4.3.1 O candidato aprovado e classificado no concurso poderá ser nomeado, no âmbito do MPU, para UF de vaga diversa daquela para a qual foi aprovado, onde não haja candidato aprovado, ficando a nomeação condicionada a edital de convocação expedido pelo MPU e a manifestação de  interesse do candidato, sem quaisquer ônus para a Administração. 

De acordo com informações obtidas junto à comissão do concurso, em caso de candidato de um estado que não consta com oferta de vagas, como São Paulo, ficando o participante com uma boa colocação dentro desta listagem geral, poderá eventualmente, ser convocado para o estado, caso surja uma vaga para o cargo pretendido, durante o prazo de validade.

 

 

Concurso MPU: retificação do edital

 

 

Com a retificação do edital divulgada em 3 de setembro, o conteúdo programático agora inclui a disciplina de "promoção  da  igualdade  racial", abordando os seguintes temas: 1 Conceito de racismo institucional. 2 Lei nº 12.288/2010 (Estatuto da Igualdade  Racial). 3 Decreto nº  6.040/2007. 4 Decreto nº  4.887/2003. 5 Lei nº 10.639/2003. 6 Lei nº 12.990/2014. 7 Resolução CNMP nº 170/2017. 8 Recomendação CNMP nº 40/2016. 9 Resolução 2106 da Assembleia Geral das Nações Unidas (Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial).

 

Concurso MPU: Atribuições dos cargos

Técnico - Auxiliar na prática de atos em processos judiciais e na instrução e acompanhamento de processos administrativos e procedimentos extrajudiciais; desempenhar atividades de apoio técnico-administrativo; atuar na elaboração, execução e avaliação de planos, programas e projetos; realizar atividades, estudos, pesquisas e levantamentos de dados inerentes às atividades de suporte administrativo do órgão, dentre elas, as relacionadas a orçamento, finanças e controle interno;  atuar na fiscalização, instrução e acompanhamento de contratos e convênios; atuar nas atividades de compras e de contratação de bens e serviços; registrar e controlar dados e informações cadastrais; emitir certidões, declarações e atestados; expedir e(ou) anexar documentos e correspondências oficiais; elaborar atas, estatísticas setoriais e minutas de expedientes e de atos; organizar eventos, ações e atividades institucionais; preparar malotes; publicar documentos oficiais; realizar atividades de gestão de bens materiais e patrimoniais; realizar diligências; realizar serviços técnicos e especializados; manter atualizado o conteúdo de páginas virtuais na internet e na intranet; e analisar a conformidade documenta

Analista - Assessorar os membros e chefias na coordenação e supervisão das atividades de processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais; planejar e executar tarefas relativas à análise jurídica de atos, documentos, processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais, produzindo os atos e documentos pertinentes; elaborar minutas de petições, denúncias, recursos, acordos judiciais ou extrajudiciais, termos de ajustamento de conduta, decisões, despachos, pareceres, notas técnicas, notificações, votos e atos congêneres, bem como manifestações jurídicas que visa subsidiar decisão administrativa; receber, analisar, acompanhar e dar andamento a processos e a outros documentos; auxiliar na instrução de processos, procedimentos e inquéritos civis e analisar inquéritos policiais; controlar prazos prescricionais; proceder à oitiva de vítimas, testemunhas e quaisquer outras pessoas que possam, direta ou indiretamente, colaborar com a instrução processual, reduzindo a termo suas declarações; realizar análise prévia e triagem de representações, denúncias, processos e procedimentos; realizar pesquisa, seleção, indexação e estudo de legislação, doutrina e jurisprudência; acompanhar a atualização legislativa; observar os prazos processuais e de conclusão de investigações; conferir atos e andamentos processuais; providenciar o cumprimento de decisões e despachos; atuar na manualização de processos e na elaboração de instrumentos normativos; e acompanhar a tramitação de processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais.

MPU 2018: o que estudar para a prova

As provas do concurso MPU 2018 serão aplicadas no dia 21 de outubro, no período da manhã para técnico e da tarde para analista, em horários e locais que serão divulgados no ato da convocação.  

Candidatos a técnico terão que responder questões de Português, Acessibilidade, Ética no serviço público, Legislação aplicada ao MPU e CNMP, Direito constitucional, Direito administrativo, Administração, Arquivologia e Administração financeira e orçamentária.

Para analista serão cobradas questões de Português, Acessibilidade, Ética no serviço público, Legislação aplicada ao MPU e CNMP, Direito constitucional, Direito administrativo, Direito do trabalho, Direito processual do trabalho, Direito civil, Direito processual civil, Direito penal e processual penal e Direito penal militar e processual penal militar.

 

Dicas para o concurso do MPU 2018

 

Língua portuguesa: "Em relação ao concurso passado do MPU, o edital de Língua Portuguesa é centrado nas mesmas matérias, a diferença será na linguagem de cobrança do CESPE. A tendência é que essa prova seja mais difícil e deve seguir o padrão de metade das questões de análises de textos e a outra metade de gramática. Recomendo que o aluno treine, toda semana, uma prova recente do CESPE com as questões de análise de texto,  concordância verbal, de pontuação, emprego de crase e colocação pronominal"

(Elias Santana, Professor do Gran Cursos Online)

Direito administrativo: "Creio que vão cair de 10 a 12 questões de Direito Administrativo. Os temas mais importantes são: organização da Administração Pública; lei 8.666/93 modalidades e contratação direta; atos administrativos e lei 8.112/90"

(Gustavo Scatolino, Professor do Gran Cursos Online)
 


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Atualizado: 17/09/2018 - 16:02

Concurso Ibama: aguardada autorização para 1.888 vagas

O Ibama tem o intuito de abrir concurso com oportunidades nos cargos técnico e analista, com exigência de níveis médio e superior. Os salários iniciais oferecidos chegam a R$ 7,7 mil

Três cargos

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Continua em análise no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) o pedido do concurso do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), que solicita a autorização de 1.888 vagas.

Do total de oportunidades requeridas, 759 destinam-se à carreira de  técnico administrativo, 832 para analista ambiental e 297 para analista administrativo.

As carreiras de analista ambiental e analista administrativo do concurso do Ibama exigem nível superior, enquanto a colocação de técnico administrativo aceita profissionais com ensino médio.

As remunerações iniciais correspondem a R$ 3.712,72 para técnico e a R$ 7.760,45 para analista. Nesses valores já está incluso o auxílio-alimentação de R$ 458. 

• CURSO CONCURSO IBAMA 2018 - ANALISTAS ADMINISTRATIVO E AMBIENTAL

É grande a expectativa de que o ministro do Planejamento libere ainda este ano a autorização do edital do concurso do Ibama.

Concurso Ibama: últimos editais de analista

A seleção anterior para analista ambiental do Ibama foi aberta em 2012, anunciando uma oferta de 108 vagas, sendo 45 na área de licenciamento ambiental no Distrito Federal, 15 em licenciamento ambiental no Rio de Janeiro, 27 em monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental no Distrito Federal e 21 em gestão, proteção e controle da qualidade ambiental no Distrito Federal. Ao todo, 16.290 pessoas se inscreveram para o processo seletivo.

Já para analista administrativo, o último certame foi realizado em 2013, para preenchimento de 61 postos, distribuídos da seguinte forma: Acre (2 vagas), Amapá (2), Amazonas (3), Bahia (1), Distrito Federal (27), Espírito Santo (1), Maranhão (1), Mato Grosso (3), Mato Grosso do Sul (2), Minas Gerais (2), Pará (2), Paraná (2), Piauí (1), Rio Grande do Sul (1), Rondônia (2), Roraima (2), Santa Catarina (2), São Paulo (1), Sergipe (2) e Tocantins (2). O processo seletivo registrou 43.533 candidatos.

Os dois processos seletivos foram organizados pelo Cespe/UnB.

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Atualizado: 17/09/2018 - 15:31

Aberto concurso para 259 vagas em Campo Largo PR

Distribuídas entre cargos de níveis médio e superior, chances em disputa oferecem salários acima de R$ 15,5 mil. Inscrições vão até 29 de outubro

Três editais

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

A Prefeitura de Campo Largo, no Estado do Paraná, abriu concurso público para preencher 259 vagas, além de formar cadastro reserva (CR). Distribuídas entre três editais, as carreiras oferecem salários que variam de R$ 1.014 a R$ 15.533,66.

Há oportunidades com exigência de ensino médio para auxiliar de farmácia (1), agente comunitário de saúde (9) e secretário escolar (9).   

Além de segundo grau, as funções de fiscal de posturas (4), fiscal de edificações e obras (3), fiscal fazendário/tributário (11), fiscal ambiental (3), técnico em higiene dental (1), técnico em radiologia (2) e técnico em segurança do trabalho (1) exigem formação técnica.  

Os cargos de nível superior se destinam a analista social (1), farmacêutico (3), fonoaudiólogo (1), médico (32), professor (165) e professor/educador infantil (13). 

Concurso Prefeitura Campo Largo: inscrição e etapas

As inscrições serão recebidas até as 23h59 de 29 de outubro, devendo ser efetuadas pela página concursos.funtefpr.org.br/campolargo2018. São cobradas taxas de R$ 85 (ensino médio), R$ 110 (técnico) e R$ 125 (superior). 

Marcada para 25 de novembro, a prova objetiva cobrará a resolução de 35 questões sobre língua portuguesa, raciocínio lógico, informática e conhecimentos gerais e específicos. 

O processo seletivo inclui, ainda, avaliação de títulos para professor, com entrega dos documentos entre 3 e 7 de dezembro, e exames médicos admissionais para todos os cargos. 

O concurso da Prefeitura de Campo Largo terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal, conforme estabelecem os editais (disponíveis para consulta aqui).  

Concurso Prefeitura Campo Largo PR: principais atribuições do secretário escolar

Organizar e dirigir os serviços da secretaria, coordenando o trabalho de seus auxiliares, se houver. Assinar, juntamente com o diretor, os documentos escolares dos alunos, bem como toda a documentação do serviço de secretaria. Participar de reuniões e assessorar a direção nos assuntos relacionados aos serviços de secretaria. Elaborar as normas internas de funcionamento do serviço. Arquivar recortes e publicações de interesse da escola e inerentes ao serviço. Entre outras atividades. 

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Atualizado: 17/09/2018 - 14:44

Câmara de Santa Inês PR realiza concurso para contador

Cargo cobra curso superior em ciências contábeis e paga R$ 2,2 mil. Inscrições vão até 26 de setembro

Uma vaga

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

A Câmara de Santa Inês, município localizado no interior do Paraná, abriu concurso público destinado a preencher uma vaga de contador

Com salário inicial de R$ 2.228,86, o cargo requer curso superior em ciências contábeis e registro profissional no conselho da categoria.

Será possível se inscrever até as 23h59 de 26 de setembro, mediante a realização de cadastro pelo site www.klcconcursos.com.br. O valor da taxa é de R$ 120.

Marcada para 21 de outubro, a prova objetiva cobrará a resolução de 30 questões sobre língua portuguesa, matemática, informática e conhecimentos específicos.

O concurso da Câmara de Santa Inês terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do Legislativo, conforme estabelece o edital.

Concurso Câmara Santa Inês: o que estudar para a prova

Língua portuguesa - Leitura e interpretação de texto. Noções gerais de gramática. Fonologia - ortografia - acentuação gráfica - estrutura e formação de palavras - verbos: tempo, modo, cargo - substantivos: classificação e cargo – flexão de gênero, número e grau, formação e análise - artigo - adjetivo: conceito, classificação correspondência e locuções adjetivas, flexões - advérbios: classificação, flexão, grau e cargo – numeral: tipos e cargo - pronomes: conceito, classificação - preposição - conjunções - interjeições - Sintaxe: frase, oração, período - pontuação - tipos de frases - complementos verbais e nominais - vozes verbais – orações subordinadas - orações coordenadas - concordância verbal e nominal - regência verbal e nominal - Problemas gerais da língua culta: grafia de palavras e expressões - crase - Derivação prefixal e sufixal – Recursos fonológicos, morfológicos, sintáticos, semânticos – figuras de linguagem - figuras de palavra - figuras de pensamento – significação das palavras – vícios de linguagem.

Matemática - Números Radicais: operações - simplificação, propriedade - racionalização de denominadores; Equação de 2º grau: resolução das equações completas, incompletas, problemas do 2º grau; Equação de 1º grau: resolução -problemas de 1º grau; Equações fracionárias; Relação e Função: domínio, contradomínio e imagem; Função do 1ºgrau - função constante; Razão e Proporção; Grandezas Proporcionais; Regra de três simples e composta; Porcentagem; Juros Simples e Composto; Conjunto de números reais; Fatoração de expressão algébrica; Expressão algébrica - operações; Expressões fracionárias - operações - simplificação; PA e PG; Sistemas Lineares; Números complexos; Função exponencial: equação e inequação exponencial; Função logarítmica; Análise combinatória; Probabilidade; Função do 2º grau; Trigonometria da 1ª volta: seno, cosseno, tangente, relação fundamental; Geometria Analítica; Geometria Espacial; Geometria Plana; Operação com números inteiros e fracionários; MDC e MMC; Raiz quadrada; Sistema Monetário Nacional (Real); Sistema de medidas: comprimento, superfície, massa, capacidade, tempo e volume.

Informática - Noções de Hardware e Software. MS-Windows 7: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação com o conjunto de aplicativos MS-Office 2010. MS-Word 2010: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, controle de quebras e numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto. MS-Excel 2010: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras e numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação de dados. MS-PowerPoint 2010: estrutura básica das apresentações, conceitos de slides, anotações, régua, guias, cabeçalhos e rodapés, noções de edição e formatação de apresentações, inserção de objetos, numeração de páginas, botões de ação, animação e transição entre slides. Correio Eletrônico: uso de correio eletrônico, preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos. Internet: navegação na Internet, conceitos de URL, links, sites, busca e impressão de páginas.

Conhecimentos específicos - CONTABILIDADE GERAL: Princípios de Contabilidade. Normas Brasileiras de Contabilidade. Contas: conceito, função, funcionamento, estrutura, classificação das contas, contas patrimoniais e de resultado, Plano de Contas. Patrimônio. Composição, conceitos, registro, estrutura e mensuração dos itens patrimoniais (Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido). Fatos contábeis e respectivas variações patrimoniais. Balancete de Verificação. Apuração de Resultados. Correção Monetária. Principais livros e documentos contábeis, fiscais e comerciais. Escrituração. Escrituração de operações típicas. Livros de escrituração: diário e razão. Erros de escrituração e suas correções. Lançamento. Critérios para debitar e creditar. Fórmulas de lançamento. Retificação de lançamentos. Demonstrações Contábeis. Elaboração, análise e interpretação de demonstrativos contábeis. Balanço Patrimonial. Demonstração do resultado do exercício. Demonstração de lucros ou prejuízos acumulados. Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido. Demonstração dos Fluxos de Caixa. Notas Explicativas às demonstrações contábeis. Análise vertical e horizontal (Mensuração de ativos e passivos). CONTABILIDADE PÚBLICA: Conceito, objeto, campo de aplicação, objetivos e função social. Princípios de Contabilidade sob a perspectiva do setor público. Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas ao Setor Público. Regimes Contábeis. Patrimônio Público. Conceito e composição. Variações patrimoniais. Ativo imobilizado e intangível. Avaliação de itens patrimoniais. Receita. Conceito. Classificação e Estágios. Aspectos Patrimoniais. Aspectos Legais. Contabilização. Deduções. Renúncia e Destinação da Receita. Despesa. Conceito. Classificação e Estágios. Aspectos Patrimoniais. Aspectos Legais. Contabilização. Dívida Ativa. Restos a Pagar. Despesas de Exercícios Anteriores. Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP). Conceito. Objetivo. Estrutura. Contas do Ativo, Passivo, Variações Patrimoniais Aumentativas e Diminutivas. Escrituração contábil de operações típicas do setor público. Escrituração e Consolidação das Contas. Prestação de Contas. Contabilidade Aplicada ao Setor Público. Procedimentos Contábeis Orçamentários. Procedimentos Contábeis Patrimoniais. Procedimentos Contábeis Específicos. Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público. Conceitos. Aspectos Legais. Estrutura. Elaboração e Análise. Balanços Orçamentário, Financeiro, Patrimonial, Demonstração das Variações Patrimoniais e Demonstração dos Fluxos de Caixa. Lançamentos Contábeis Típicos do Setor Público. Demonstrativos fiscais: Relatório Resumido de Execução Orçamentária e Relatório de Gestão Fiscal. Orçamento Público. Conceitos e princípios orçamentários. Ciclo orçamentário. Elaboração da proposta. Estudo e aprovação. Execução. Avaliação. Processo de Planejamento Orçamento: Plano Plurianual - PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO e Lei Orçamentária Anual - LOA. Previsão, Fixação, Classificação e Execução da Receita e Despesa Pública. Receita Orçamentária. Etapas da Receita Pública. Receita extra orçamentária. Créditos orçamentários iniciais e adicionais. Escrituração Contábil da Receita Orçamentária e extra orçamentária. Despesa Orçamentária. Etapas da Despesa Pública. Despesa extra orçamentária. Escrituração da Despesa Orçamentária e extra orçamentária. Dívida e Endividamento. Transferências voluntárias. Lei 4320/64 – Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei 101/00) - Lei 8666/93 (Lei de Licitações) e suas alterações. Lei 10520/02 (pregão presencial) e suas alterações. Lei Orgânica Municipal.

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Atualizado: 17/09/2018 - 12:56

Concurso INSS: autorização já é considerada urgente

Pedido de concurso do INSS encaminhado recentemente ao Ministério do Planejamento é de 7.888 vagas entre os cargos de técnico, analista e perito

Níveis médio e superior

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

O concurso do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) precisa ser realizado o mais rápido possível, senão o atendimento prestado à população será bastante prejudicado e poderá entrar em colapso. Acontece que o órgão está em uma crítica defasagem de pessoal, conforme vem sendo divulgado constantemente pelos sindicatos da categoria.

Um ofício encaminhado, recentemente, pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) à Fenasps (Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social) relata os critérios para que seja liberada autorização do edital.

O documento aponta que, antes de conceder o aval, são avaliados alguns aspectos, como a necessidade atual e futuro (que está bastante preocupante, com o déficit de 16.000 servidores) e o orçamento disponível.

Enviado este ano ao Planejamento, o pedido do concurso do INSS solicitou 10.468 vagas ao seu quadro de pessoal, porém 2.580 eram para excedentes - que não foram convocados durante a validade do certame anterior, encerrada em 5 de agosto.

Das oportunidades destinadas à nova seleção, 3.984 são referentes ao cargo de técnico (área meio), 1.692 a analista (diversas formações) e 2.212 a perito.

A Fenasps já salientou que o instituto precisa urgentemente repor 16 mil vagas, pois há uma situação calamitosa de defasagem de pessoal. A entidade ainda revelou que, se nada for feito, o atendimento prestado pelo INSS entrará em colapso.

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Concurso INSS: sobre os cargos 

A carreira de técnico do seguro social é uma das mais visadas pelos concurseiros, ainda mais que exige apenas ensino médio completo e apresenta salário inicial de R$ 5.344,87, já considerando o auxílio-alimentação de R$ 458.

O emprego de analista exige formação superior em diversas áreas de atuação (incluindo serviço social, administração, engenharia, direito, pedagogia, psicologia, comunicação, ciências sociais, arquitetura e letras, entre outras), sendo que a remuneração corresponde a R$ 7.954,09 por mês, contado com o benefício alimentação.

Já a posição de perito destina-se aos profissionais com graduação em medicina e registro no respectivo conselho regional. O inicial é de R$ 8.988,41, também com o auxílio.

Concurso INSS: defasagem de pessoal 

Atualmente, o órgão conta com uma defasagem de quase 16 mil servidores em todo o país, sendo que o maior déficit é para a função de técnico. Com esse quadro, o INSS não consegue atender com eficiência à população.

A situação ainda está calamitosa porque o governo federal diminuiu os recursos para o instituto. Consta no site da Fenasps que um técnico do seguro social, não identificado, comentou que o cenário está caótico: "Falta dinheiro para tudo. Estamos operando no limite da irresponsabilidade. Não por acaso, as pessoas têm reclamado demais do atendimento. O estresse é total".

Veja também:

Artigo: Sim, existe vida após o INSS

Como estudar ao cargo analista do INSS

Dicas de aprovada no concurso do INSS

Dicas de professores ao concurso do INSS

Justiça proíbe papanicolau em concurso do INSS

Concurso INSS: edital de 2015

No final de 2015, foi lançado o edital com o objetivo de preencher 950 vagas. Um total de 800 oportunidades era na função de técnico e as outras 150 para analista - serviço social.

A banca organizadora foi o Cespe/UnB e os participantes passaram por uma prova com questões no estilo certo ou errado.

O último certame (Instituto Nacional do Seguro Social), cujo resultado foi publicado no dia 4 de agosto, foi um dos mais concorridos da história. Ao todo, a seleção registrou nada menos que 1.087.789 inscrições, sendo 1.043.807 somente para técnico do seguro social - em número de inscritos, o concurso INSS 2016 perde apenas para duas outras seleções: a da Caixa Econômica Federal (CEF) realizada 2014, com 1.156.744 candidatos; e a da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) promovida em 2011, com 1.120.393 participantes.

Considerando que o concurso do INSS ofereceu 800 oportunidades para técnico, é possível concluir que a concorrência foi de aproximadamente 1.304 candidatos por vaga.

Confira o depoimento da 1ª colocada no último concurso do INSS

Concurso INSS: atribuições do técnico e analista 

Quanto às atribuições dos cargos, de acordo com o edital do último concurso INSS, o técnico do seguro social é responsável por proceder ao reconhecimento inicial, manutenção, recurso e revisão de direitos aos benefícios administrados pelo INSS; exercer atividades internas e externas ligadas ao suporte e apoio técnico especializado; executar as atividades de orientação e informação, de acordo com as diretrizes estabelecidas nos atos específicos e outras relacionadas aos fins institucionais do INSS, que venham ser determinadas pela autoridade superior.

Já o analista do seguro social é responsável por prestar atendimento e acompanhamento aos usuários dos serviços prestados pelo INSS e aos seus servidores, aposentados e pensionistas; elaborar, executar, avaliar planos, programas e projetos na área de serviço social e reabilitação profissional; realizar avaliação social quanto ao acesso aos direitos previdenciários e assistenciais; promover estudos socioeconômicos visando a emissão de parecer social para subsidiar o reconhecimento e a manutenção de direitos previdenciários, bem como a decisão médico-pericial; e executar de conformidade com a sua área de formação as demais atividades de competência do INSS.

Concurso INSS: conhecimentos básicos de técnico

ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO: Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal: Decreto nº 1.171/1994 e Decreto nº 6.029/2007. REGIME JURÍDICO ÚNICO: 1 Lei 8.112/1990 e alterações, direitos e deveres do Servidor Público. 2 O servidor público como agente de desenvolvimento social. 3 Saúde e qualidade de vida no serviço público.

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL: Direitos e deveres fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos; direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade; direitos sociais; nacionalidade; cidadania; garantias constitucionais individuais; garantias dos direitos coletivos, sociais e políticos. 2 Administração Pública (artigos de 37 a 41, capítulo VII, Constituição Federal de 1988 e atualizações).

NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO: Estado, governo e Administração Pública: conceitos, elementos, poderes e organização; natureza, fins e princípios. 2 Direito Administrativo: conceito, fontes e princípios. 3 Organização administrativa da União; administração direta e indireta. 4 Agentes públicos: espécies e classificação; poderes, deveres e prerrogativas; cargo, emprego e função públicos; regime jurídico único: provimento, vacância, remoção, redistribuição e substituição; direitos e vantagens; regime disciplinar; responsabilidade civil, criminal e administrativa. 5 Poderes administrativos: poder hierárquico; poder disciplinar; poder regulamentar; poder de polícia; uso e abuso do poder. 6 Ato administrativo: validade, eficácia; atributos; extinção, desfazimento e sanatória; classificação, espécies e exteriorização; vinculação e discricionariedade. 7 Serviços Públicos: conceito, classificação, regulamentação e controle; forma, meios e requisitos; delegação: concessão, permissão, autorização. 8 Controle e responsabilização da administração: controle administrativo; controle judicial; controle legislativo; responsabilidade civil do Estado. Lei nº 23 8.429/1992 (sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função da administração pública direta, indireta ou fundacional e dá outras providências). 9 Lei n°9.784/1999 (Lei do Processo Administrativo).

LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6 Emprego do sinal indicativo de crase. 7 Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Regências nominal e verbal. 11 Significação das palavras. 12 Redação de correspondências oficiais (conforme Manual de Redação da Presidência da República).

RACIOCÍNIO LÓGICO: Conceitos básicos de raciocínio lógico: proposições; valores lógicos das proposições; sentenças abertas; número de linhas da tabela verdade; conectivos; proposições simples; proposições compostas. 2 Tautologia. 3 Operação com conjuntos. 4 Cálculos com porcentagens.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA: Conceitos de Internet e intranet. 2 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática. 3 Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações utilizando-se a suíte de escritório LibreOffice. 4 Conceitos e modos de utilização de sistemas operacionais Windows 7 e 10. 5 Noções básicas de ferramentas e aplicativos de navegação e correio eletrônico. 6 Noções básicas de segurança e proteção: vírus, worms e derivados.

Concurso INSS: conhecimentos específicos de técnico

Seguridade Social : 1.1 Origem e evolução legislativa no Brasil. 1.2 Conceituação. 1.3 Organização e princípios constitucionais. 2 Legislação Previdenciária. 2.1 Conteúdo, fontes, autonomia. 2.3 Aplicação das normas previdenciárias. 2.3.1 Vigência, hierarquia, interpretação e integração. 3 Regime Geral de Previdência Social. 3.1 Segurados obrigatórios. 3.2 Filiação e inscrição. 3.3 Conceito, características e abrangência: empregado, empregado doméstico, contribuinte individual, trabalhador avulso e segurado especial. 3.4 Segurado facultativo: conceito, características, filiação e inscrição. 3.5 Trabalhadores excluídos do Regime Geral. 4 Empresa e empregador doméstico: conceito previdenciário. 5 Financiamento da Seguridade Social. 5.1 Receitas da União. 5.2 Receitas das contribuições sociais: dos segurados, das empresas, do empregador doméstico, do produtor rural, do clube de futebol profissional, sobre a receita de concursos de prognósticos, receitas de outras fontes. 5.3 Salário-de-contribuição. 5.3.1 Conceito. 5.3.2 Parcelas integrantes e parcelas não-integrantes. 5.3.3 Limites mínimo e máximo. 5.3.4 Proporcionalidade. 5.3.5 Reajustamento. 5.4 Arrecadação e recolhimento das contribuições destinadas à seguridade social. 5.4.1 Competência do INSS e da Secretaria da Receita Federal do Brasil. 5.4.2 Obrigações da empresa e demais contribuintes. 5.4.3 Prazo de recolhimento. 5.4.4 Recolhimento fora do prazo: juros, multa e atualização monetária. 6 Decadência e prescrição. 7 Crimes contra a Seguridade Social. 8 Recurso das decisões administrativas. 9 Plano de Benefícios da Previdência Social: beneficiários, espécies de prestações, benefícios, disposições gerais e específicas, períodos de carência, salário-de-benefício, renda mensal do benefício, reajustamento do valor dos benefícios. 10 Manutenção, perda e restabelecimento da qualidade de segurado. 11 Lei nº 8.212/1991 e alterações. 12 Lei nº 8.213/1991 e alterações. 13 Decreto nº 3.048, de 06/05/1999 e alterações. 14 Lei de Assistência Social (LOAS): conteúdo; fontes e autonomia (Lei nº 8.742/1993 e Decreto nº 6.214/2007 e alterações).

 



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Atualizado: 17/09/2018 - 11:06

Concurso CRBM PR: inscrições prorrogadas para 105 vagas

As ofertas do edital do Conselho Regional de Biomedicina da 6ª Região estão distribuídas entre os cargos de auxiliar administrativo, agente administrativo e fiscal biomédico

Até 26/9

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

No Estado do Paraná, o Conselho Regional de Biomedicina da 6ª Região (CRBM/PR) prorrogou até as 23h59 de 26 de setembro as inscrições do concurso público que dispõe de 105 vagas para atuação na capital, sendo três imediatas e 102 para formação de cadastro reserva (CR) de futuras oportunidades. O prazo inicial estava previsto para terminar no último dia 12.  

De acordo com o edital, o cadastro reserva somente será aproveitado mediante abertura de novas vagas, atendendo aos interesses de conveniência e de oportunidade do CRBM/PR, dentro do prazo de validade do concurso (de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União, prorrogável uma única vez por igual período, por conveniência administrativa).

 

Vagas do concurso do CRBM PR 2018

 

O cargo de auxiliar administrativo (1 vaga + 34 CR) requer diploma de conclusão de curso de ensino médio. O salário inicial é de R$ 1.200 para jornada de trabalho de 44 horas semanais. 

Para nível superior, as chances são para os postos de agente administrativo (1 + 34 CR) e fiscal biomédico (1 + 34 CR), cujos respectivos vencimentos são de R$ 2.200 e R$ 2.500, para carga horária semanal de 44 horas. 

Como benefícios, o órgão oferece para os seus servidores: ajuda de custo mensal de alimentação; assistência médica, por meio de reembolso de plano de saúde contratado pelo profissional; e vale-transporte.

 

Concurso CRBM PR: inscrições e provas

 

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico do Instituto Quadrix (www.quadrix.org.br). Os valores da taxa de participação são de R$ 44 para ensino médio e R$ 55 para nível superior.

O certame será constituído das seguintes avaliações: prova objetiva para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório; e análise de títulos para nível superior, unicamente classificatória. 

A prova objetiva será aplicada na cidade Curitiba/PR no dia 14 de outubro. Ela contemplará 120 itens, sendo 40 de conhecimentos básicos, 20 de conhecimentos complementares e 60 de conhecimentos específicos, e o julgamento de cada item será certo ou errado.

 

Concurso CRBM PR: atribuições

 

Auxiliar administrativo - auxiliar o agente administrativo a desenvolver atividades técnicas administrativa do CRBM-PR, atendimento e orientação presencial ou telefônico do público geral do CRBM-PR, anotar as ocorrências diárias dos atendimentos no sistema do CRBM-PR, operar equipamentos de informática e zelar pelo bom funcionamento e organização deles e dos materiais de trabalho; receber e controlar o suprimento de fundo de caixa, participar de reuniões quando solicitado; receber, separar, protocolar e encaminhar correspondência, malotes e documentos aos destinatários; redigir memorandos, ofícios, relatórios, atas e outros trabalhos administrativos; organizar e controlar o arquivo de documentos bem como material de estoque, realizar atividades externas; emitir boletos de pagamentos, negociar dívidas sob supervisão; efetuar registros, organizar e manter atualizado os cadastros e as informações contidas no sistema; controlar e efetuar orçamentos e compras locais de materiais produtos e serviços; e executar demais atribuições inerentes ou determinadas pelo superior hierárquico.

Agente administrativo - desenvolver atividades técnicas administrativa do CRBM-PR, atendimento e orientação presencial ou telefônico do público geral do CRBM-PR, anotar as ocorrências diárias dos atendimentos no sistema do CRBM-6, operar equipamentos de informática e zelar pelo bom funcionamento e organização deles e dos materiais de trabalho; receber e controlar o suprimento de fundo de caixa, participar de reuniões quando solicitado; receber, separar, protocolar e encaminhar correspondência, malotes e documentos aos destinatários; redigir memorandos, ofícios, relatórios, atas e outros trabalhos administrativos; organizar e controlar o arquivo de documentos bem como material de estoque, realizar atividades externas; emitir boletos de pagamentos, negociar dívidas sob supervisão; efetuar registros, organizar e manter atualizado os cadastros e as informações contidas no sistema; controlar e efetuar orçamentos e compras locais de materiais produtos e serviços; entre outras.

Fiscal biomédico - executar ações fiscalizatórias do exercício profissional da biomedicina de pessoas físicas e jurídicas. Prestar atendimento e orientação aos profissionais, instituições e público em geral por telefone, pessoalmente e outros; conferir a documentação de registros de pessoa física e pessoas jurídicas; integrar comissões e grupos de trabalho; elaborar relatórios e prestação de contas de suas atividades; participar de reuniões sempre que solicitado; manter consulta diária a jornais, revistas e outras fontes de informações, para verificar qualquer irregularidade com profissionais da área; participar de cursos, palestras em universidades ou outros órgãos, quando delegado pela Presidência; operar equipamentos de informática e zelar pelo bom funcionamento e organização deles e dos materiais de trabalho; conduzir veículo de propriedade do CRBM-PR para fins de fiscalização e zelar pelo bom funcionamento e conservação; solicitar da autoridade policial garantia de acesso às dependências de onde ocorre o exercício profissional, quando houver impedimentos ou obstáculo da ação de fiscalização, e executar demais tarefas.
 

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Atualizado: 17/09/2018 - 07:51

AGU: assinado contrato com a banca do novo concurso

A autorização do Ministério do Planejamento determina que o edital do novo concurso público da AGU seja publicado até dia 14 de dezembro de 2018. Serão oferecidas 100 vagas, em diversos cargos

Edital nos próximos dias

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Advocacia-Geral da União (AGU)  divulgou, nesta segunda-feira, 17 de setembro, por meio de publicação em diário oficial, a assinatura do contrato com a banca organizadora do seu  novo concurso público 2018, autorizado pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPGD) em 14 de junho. Agora, com a oficialização do  Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional Nacional (Idecan), a publicação do edital de abertura de inscrições pode ocorrer já nos próximos dias.

A seleção contará com uma oferta de 100 vagas. De acordo com a autorização do MPDG, a publicação do edital de abertura de inscrições da AGU deve ocorrer,no mais tardar, até 14 de dezembro. Porém, uma vez assinado o contrato com a banca, o documento já pode ser liberado pelo órgão.

O concurso da AGU contará com vagas para administrador (48 vagas), analista técnico administrativo (10), arquivista (2), bibliotecário (1), contador (32), técnico em assuntos educacionais (2) e tecnico em comunicação social (5).

• CURSO CONCURSO AGU 2018 - CONTADOR / ANALISTA E TÉCNICO
• CURSO CONCURSO AGU 2018 - DIVERSOS CARGOS

Para todos estes cargos é necessário possuir formação de nível superior, com remuneração inicial de R$ 6.200, considerando vencimentos básicos e gratificações.

“A realização deste concurso é um passo importante no processo de fortalecimento do quadro de servidores da AGU. Todos nós sabemos que as vitórias obtidas pela nossa instituição somente serão possíveis graças, também, à incansável dedicação diária de nossos servidores”, disse, quando do envio do pedido do concurso, a advogada-geral da União, ministra Grace Mendonça.

Concurso AGU - Novas vagas

  Vale ressaltar que tramita na Câmara dos Deputados o projeto de lei 6788/17, que cria mais 3.000 vagas na AGU, sendo 2.000 de analista técnico de apoio à atividade jurídica e 1.000 de técnico de apoio à atividade jurídica.   No caso de técnico, para concorrer será exigido apenas ensino médio, com inicial de R$ 4.669,35, com gratificações; e para analistas, nível superior, com inicial de R$ 6.985,34.  

Mais informações sobre este projeto podem ser obtidas aqui

 

AGU - Concurso Anterior

O último concurso da AGU  na área de apoio operacional ocorreu em 2014, quando foram oferecidas 100 oportunidades, para preenchimento para a sede, em Brasília, bem como para a Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP/PR), pelo regime jurídico únicos dos servidores civis da união, autarquias e fundações públicas federais.

No quadro de nível superior da AGU foram oferecidas oportunidades para os cargos de analista de sistemas (10 postos), analista técnico administrativo (34), bibliotecário com registro profissional (3) e técnico em comunicação social (3). Em caso de formação técnica, a oferta foi de dez vagas para a carreira de técnico em contabilidade.

Já na Secretaria dos Portos, em nível médio, a AGU ofereceu dez vagas para agente administrativo e sete para técnico em contabilidade. Em nível superior, a oferta foi para os cargos de administrador (4), analista técnico administrativo (15), contador (2) e economista (2).

A banca organizadora do concurso da AGU, na ocasião, foi o Idecan.

Antes disso, a seleção anterior para a área técnica ocorreu em 2006, quando foram registrados 25 mil inscritos para a oferta de 336 vagas, somente para candidatos de nível superior, para os cargos de administrador, contador, economista e engenheiro. Neste caso, a banca organizadora foi o Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade do Rio de Janeiro (NCE/UFRJ).

 

Sobre a AGU

Cabe à Advocacia Geral da União (AGU) representar a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organização e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo. Em termos de representação judicial, sua atividade é exercida em defesa dos interesses dos referidos entes nas ações judiciais em que a União figura como autora, ré ou, ainda, terceira interessada. A representação extrajudicial é exercida perante entidades não vinculadas à justiça, como órgãos administrativos da própria união, estados ou municípios.


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Atualizado: 12/09/2018 - 12:42

Ministério da Fazenda planeja concurso com 1.301 vagas

Solicitação para a abertura de concurso do Ministério da Fazenda refere-se a vários cargos com exigência de níveis médio e superior de ensino

Em avaliação

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

É grande a expectativa para que o concurso do Ministério da Fazenda (MF) seja liberado o mais rápido possível pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG). O órgão solicitou autorização de 1.301 vagas.

A seleção precisa realizada devido à grande defasagem de pessoal no MF. Atualmente, existem 3.148 postos vagas, sendo 2.254 referente aos cargos de nível médio e 894 para ensino superior.

As oportunidades do concurso do Ministério da Fazenda requeridas ao Planejamento estão distribuídas da seguinte maneira: assistente técnico administrativo (904), analista técnico administrativo (257), arquiteto (12), arquivista (9), bibliotecário (12), contador (53), engenheiro (15), enfermeiro (5), pedagogo (6), psicólogo (6) e técnico em comunicação social (22).

Para concorrer ao posto de assistente é necessário possuir ensino médio completo, enquanto as demais funções aceitam candidatos com formação superior em diversas áreas de atuação. Os salários iniciais atuais oscilam entre R$ 3.953,68 e R$ 6.388,27, já incluindo o vale-alimentação de R$ 458.

A solicitação do concurso do Ministério da Fazenda 2018/2019 encaminhada ao MPDG não apresentou as regiões de lotação das oportunidades, mas é bem provável que São Paulo e Distrito Federal sejam os locais com a maior quantidade de oportunidade, e o motivo é que no último certame eles não foram abrangidos.

• CURSO CONCURSO MINISTÉRIO DA FAZENDA 2018 - DIVERSOS

O detalhe do processo seletivo que pode ser dado como certo é a escolha da empresa organizadora, que será a Esaf (Escola de Administração Fazendária), como de costume nos concursos do órgão. Assim, os candidatos podem ir se preparando com as provas e os editais de seleções anteriores, uma vez que a banca se repete.

Concurso Ministério da Fazenda: outras oportunidades

Junto com as vagas para o seu próprio quadro de pessoal, o MF pediu mais 3.040 chances distribuídas entre os seus órgãos vinculados. Os postos são para os níveis médio e superior.

Para a Receita Federal são as 630 vagas para auditor-fiscal e as 1.453 para analista tributário. O quadro do Tesouro Nacional é composto pelas colocações de auditor federal de finanças e controle (30) e técnico de finanças e controle (70), enquanto a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) fica com a função de procurador da Fazenda (240). 

Para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o pedido contempla 16 oportunidades para a carreira de inspetor, 30 para analista e 82 para agente executivo.

Na Superintendência de Seguros Privados (Susep), são 55 chances para analista técnico. Por fim, as demais profissões se destinam ao quadro da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), sendo elas as de especialista em previdência social (48), analista administrativo (23), técnico administrativo (39), administrador (11) e atuário (7).

Esses detalhes foram divulgados pelo Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC). 

Concurso Ministério da Fazenda: edital anterior

No início de 2014, o MF abriu processo seletivo visando a contratar 1.026 profissionais na carreira de assistente. As chances disponibilizadas pelo certame foram distribuídas entre os Estados do Acre (18 vagas), Alagoas (14), Amazonas (28), Amapá (6), Bahia (80), Ceará (53), Espírito Santo (14), Goiás (31), Maranhão (30), Minas Gerais (101), Mato Grosso do Sul (34), Mato Grosso (27), Pará (55), Paraíba (20), Pernambuco (52), Piauí (17), Paraná (97), Rio de Janeiro (61), Rio Grande do Norte (17), Rondônia (13), Roraima (8), Rio Grande do Sul (155), Santa Catarina (74), Sergipe (9) e Tocantins (12).

Todos os candidatos passaram por provas objetivas de conhecimentos básicos e específicos com 70 perguntas de múltipla escolha. Os assuntos abordados nos testes foram língua portuguesa; matemática e raciocínio lógico; conhecimentos de informática; atualidades; gestão de pessoas e do atendimento ao público; ética do servidor na administração pública; administração pública brasileira; e regime jurídico dos agentes públicos.

Concurso Ministério da Fazenda: sobre o órgão

O Ministério da Fazenda é o órgão da estrutura administrativa da República Federativa do Brasil responsável pela formulação e execução da política econômica.

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Atualizado: 12/09/2018 - 11:51

DPU: projeto que cria 2.751 vagas volta a tramitar

Do total de postos, 1.092 são para técnico e 1.659 para analista, cargos com salários iniciais de R$ 4.363 e R$ 7.323, respectivamente. Proposta pode ser votada nos próximos dias

Níveis médio e superior

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Depois de quase dois anos sem avanços, o projeto de lei 7922/14,  que cria 2.751 vagas para a Defensoria Pública da União (DPU), voltou a tramitar na  Câmara dos Deputados. O projeto agora já conta com relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. O escolhido é o deputado André Moura (PSC/PE). Com isto, o parlamentar já pode avaliar a proposta, para que possa ser efetivamente votada pela comissão.

Uma vez criadas, as oportunidades serão para preenchimento por meio de realização de concurso público ou aproveitamento de remanescentes do concurso em validade, além de estruturar o plano de carreiras e definir novos valores salariais. 

O projeto tramita na casa desde 29 de agosto de 2014, quando encaminhada pelo então defensor público-geral, Haman de Moraes e Córdova.    

Do total de vagas prevista para criação, 1.659 são para cargos de analista, com exigência de nível superior, e 1.092 para técnicos, de ensino médio. De acordo com a proposta, as remunerações iniciais serão de R$ 4.363,94 para os técnicos e R$ 7.323,60 para analistas.


Prepare-se para o concurso da Defensoria Pública da União (DPU)

VIDEOAULA PARA DPU

PROVA ANTERIOR DA DPU

Situação atual

O órgão ainda não possui um quadro próprio de pessoal Conta, atualmente, com 1.163 servidores, além de 2.000 estagiários. Do pessoal ativo, 820 são cedidos ou requisitados. Os demais foram preenchidos pelo primeiro concurso público realizado pelo órgão para a área administrativa, em 2010, que somente foi possível em decorrência da redistribuição de cargos do plano geral de cargos do Poder Executivo, feito pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Os servidores cedidos ou requisitados poderão expressar a vontade de ser redistribuídos para o quadro da DPU em até 90 dias da promulgação da lei que cria as vagas.

De acordo com a proposta, o quantitativo de vagas, que deverá ser preenchido gradativamente, é o necessário para os primeiros quatro anos de funcionamento do órgão em sua nova fase, que deixou de ser dependente da estrutura do Ministério da Justiça, desde agosto de 2013, quando o Congresso Nacional promulgou a emenda constitucional 74, que concede ao DPU autonomia funcional, administrativa e iniciativa de sua proposta orçamentária.

Evolução

Conforme o plano de cargos, a carreira de técnico contará com três classes, com três padrões na primeira (A), cinco na segunda (B) e seis na terceira (C), da seguinte forma: A-1 – R$ 4.363,94; A-2 – R$ 4.518,90; A-3, R$ 4.679,35; B-4 – R$ 4.845,50; B-5 – R$ 5.017,55; B-6 – R$ 5.195,72; B-7 – R$ 5.380,20; B-8 – R$ 5.567,24; C-9 – R$ 5.769,06; C-10 – R$ 5.973,90; C-11 – R$ 6.186,02; C-12 – R$ 6.405,67; e C-13 – R$ 6.633,12.     

No caso dos analistas, com a mestra estrutura, a progressão é a seguinte: A-1 – R$ 7.323,60; A-2 – R$ 7.569,38; A-3 – R$ 7.823,41; B-4 – R$ 8.058,96; B-5 – R$ 8.357,79; B-6 – R$ 8.637,79; B-7 – R$ 8.927,67; B-8 – R$ 9.227,28; C-9 – R$ 9.536,95; C-10 – R$ 9.875; C-11 – R$ 10.187,80; C-12 – R$ 10.529,70; e C-13 – R$ 10.883,07.    

Adicional

O projeto também institui o adicional de qualificação aos servidores do órgão, sendo considerado 12,5% de aumento para quem possui título de doutorado, 10% para mestrado, 7,5% para curso de especialização, 5% para diploma de curso superior além daquele  exigido para ingresso no cargo e 2,5% para o servidor que possuir conjunto de ações de treinamento que totalize 120 horas, observando o limite de 5%.



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Atualizado: 12/09/2018 - 09:53

Concurso CRN-8: inscrições para 120 vagas encerram hoje

Oportunidades do edital do Conselho Regional de Nutricionistas do Paraná são para cargos que exigem os níveis médio e superior

Ganhos de até R$ 3,1 mil

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Chega ao fim nesta quarta-feira (12) o prazo de inscrição do concurso público do Conselho Regional de Nutricionistas da 8ª Região (CRN-8), que tem jurisdição no Estado do Paraná. A seleção visa o preenchimento de 120 vagas, sendo quatro efetivas e 116 para formação de cadastro reserva (CR) de eventuais oportunidades. A lotação ocorrerá nas cidades de Curitiba e Londrina.

De acordo com o edital, o cadastro reserva somente será aproveitado mediante abertura de novas vagas, atendendo aos interesses de conveniência e de oportunidade do CRN-8, durante o prazo de validade do concurso (de um ano, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União, prorrogável uma única vez por igual período).

 

Vagas no concurso do CRN-8

 

Candidatos que têm o ensino médio completo podem se inscrever para o cargo de assistente administrativo júnior (3 vagas + 57 CR), cujo salário inicial é de R$ 1.746,17. 

• APOSTILA CONCURSO CRN 8ª REGIÃO 2018 - ASSISTENTE ADMINISTRATIVO JÚNIOR 

Quem tem o nível superior está apto à carreira de nutricionista fiscal júnior (1 + 59 CR), com remuneração de R$ 3.152,10. 

Além dos vencimentos, o órgão oferece aos seus servidores os seguintes benefícios: vale-refeição no valor de R$ 29 pagos 22 dias no mês; plano de assistência médica; plano de assistência odontológica; auxílio-creche; e auxílio-transporte.

 

Concurso CRN-8: inscrições e provas

 

Para participar basta preencher o formulário de inscrição no endereço eletrônico do Instituto Quadrix (www.quadrix.org.br) e efetuar o pagamento da taxa, nos valores de R$ 60 para ensino médio e R$ 80 para nível superior. 

O certame contará com as seguintes avaliações: prova objetiva para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório; prova discursiva para nutricionista fiscal júnior, eliminatória e classificatória; e análise de títulos para nível superior, apenas classificatória.

As provas objetiva e discursiva serão aplicadas nas cidades de Curitiba/PR e Londrina/PR no dia 21 de outubro, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser publicado no site do Instituto Quadrix em momento oportuno. 

Para ensino médio, a prova objetiva contará com 50 questões, sendo dez de língua portuguesa, cinco de raciocínio lógico e matemático, dez de noções de informática, cinco de ética no serviço público e 20 de conhecimentos específicos. Já para nível superior, serão 15 questões de língua portuguesa, cinco de ética no serviço público e 30 de conhecimentos específicos. 

 

Concurso CRN-8: atribuições do assistente administrativo júnior

 

Controlar a recepção das pessoas que comparecem ao CRN-8 e realizar seu encaminhamento aos setores. Realizar atendimento pessoal, telefônico e via e-mail do setor. Realizar o atendimento ao público em geral, fornecendo orientações aos profissionais e empresas pelo telefone ou pessoalmente com informações relacionadas a pagamentos, preenchimento de documentos, acesso ao site, cadastro de pessoa física e pessoa jurídica. Preparar correspondências, tabelas, comunicados e outros documentos, bem como, quando solicitado, providenciar a reprodução e circulação dos mesmos. Organizar e controlar malotes. Providenciar cópias xerográficas. Preparar etiquetas, envelopes, AR/Sedex. Preparar reuniões diversas (pauta, correspondência, convocações, cópias de documentos, livros de frequência). Realizar serviços de digitação e o controle de documentos, de acordo com o padrão do Sistema CFN/CRN (ofícios, declarações e atos). Controlar a entrada e saída de correspondências e registrá-las no sistema informatizado. Organizar, classificar, arquivar documentos, processos, relatórios, periódicos e outras publicações. Auxiliar nos processos licitatórios de bens e serviços. Controlar e solicitar material de escritório e consumo. Auxiliar nos trabalhos de inserção e atualização do sistema de banco de dados. Executar outras tarefas. 

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Atualizado: 11/09/2018 - 15:23

Concurso Bacen: pedido com 220 vagas continua em análise

A solicitação de um novo edital do concurso Banco Central conta com 220 vagas nas carreiras de analista e procurador

Até R$ 17,7 mil

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Segue em avaliação no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) o pedido de concurso do Bacen (Banco Central do Brasil, também conhecido BC ou BCB), encaminhado no último dia 30 de maio. No total, foram solicitadas 220 oportunidades - número bem inferior ao requerimento anterior, que era de 990 vagas.

Das oportunidades pleiteadas pelo órgão, 200 destinam-se à carreira de analista e 20 de procurador; desta vez não foi contemplado o cargo de técnico. A solicitação anterior era para 800 postos de analista, 150 de técnico e 40 de procurador.

É grande a expectativa de que seja concedida a autorização do novo concurso do Bacen devido à sua grande defasagem de servidores. Atualmente, existem mais de 2.000 postos vagos, sem contar com as futuras aposentadorias, ou seja, cerca de 36% do quadro de pessoal do Banco Central não está preenchido. O déficit total é de 2.356 servidores, sendo 1.944 analistas, 289 técnicos e 123 procuradores - vale ressaltar que o número pode sofrer alterações a qualquer momento.

Em entrevista anterior ao JC, o presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), Dario Piffer, chegou a comentar que o Bacen não consegue atender a toda demanda e que “essa situação traz problemas de toda a ordem, sendo uma das áreas mais prejudicadas a da fiscalização; por conta disso, o Banco Central prioriza somente as demandas consideradas mais importantes".

Concurso Bacen: Sobre os cargos

A função de técnico, não contemplada mais no pedido, requer certificado de ensino médio emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e oferece salário inicial de R$ 6.463,44.

Já os postos de analista de procurador aceitam candidatos com formação superior em diversas áreas de atuação - neste caso, os vencimentos correspondem a R$ 16.286,90 e a R$ 17.788,33, respectivamente.

Vale ressaltar que as remunerações já incluem o valor do benefício-alimentação, que equivale a R$ 458 mensais.

APOSTILAS CONCURSO BANCO CENTRAL (BACEN) - TÉCNICO DE SUPORTE ADMINISTRATIVO

CURSO ONLINE CONCURSO BANCO CENTRAL (BACEN) - PROCURADOR

Concurso Bacen: edital anterior para técnico e analista

Em 2013, o Banco Central promoveu seleção com 500 vagas destinadas aos cargos de técnico e analista. Na ocasião, a banca organizadora foi o Cespe/UnB e a remuneração inicial oscilou entre R$ 5.158,23 e R$ 14.289,24.

A carreira de técnico apresentou 100 oportunidades e estava dividida entre as áreas de suporte técnico-administrativo e segurança institucional. A exigência era de ensino médio completo.

Destinado a profissionais de nível superior, o cargo de analista (400) estava distribuído em seis áreas de conhecimentos: análise e desenvolvimento de sistemas, suporte à infraestrutura de tecnologia da informação, política econômica e monetária, contabilidade e finanças, infraestrutura e logística, e gestão e análise processual.

O processo seletivo constou de prova objetiva, teste discursivo e análise de títulos – este último apenas para analista. Depois, houve um programa de capacitação aos candidatos aprovados.

Todos os profissionais contratados pelo concurso foram lotados em Brasília (DF), Belém (PA), São Paulo (SP), Salvador (BA) e Porto Alegre (RS).

Concurso Bacen: último edial de procurador

O Banco Central publicou em agosto de 2013 um edital com 15 oportunidades na função de procurador. Do total de ofertas, 14 foram para Brasília e uma para Belém.

Também sob a organização do Cespe/UnB, o processo seletivo avaliou os concursandos por meio de teste objetivo, inscrição definitiva, provas discursivas, exame oral e análise de títulos.

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Atualizado: 11/09/2018 - 09:41

Concurso Liquigás: abertas inscrições para 1.349 vagas

Oportunidades do edital são para diversos cargos, de todos os níveis de escolaridade. Os salários iniciais chegam a R$ 4,8 mil

Em 17 Estados e DF

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Encontram-se abertas as inscrições do processo seletivo público da Liquigás. A seleção visa o preenchimento de 1.349 vagas, sendo 74 imediatas e 1.275 para formação de cadastro reserva (CR) de futuras oportunidades. 

Candidatos que têm o ensino fundamental incompleto podem disputar a função pública de ajudante de carga e descarga I (19 vagas + 345 CR), cujo salário inicial é de R$ 1.321,09.

Quem concluiu o ensino fundamental pode se inscrever para o emprego de oficial de produção I (23 + 725 CR), com ganho de R$ 1.691,10.

Para ensino médio, as chances do edital são para os cargos de ajudante de motorista granel I (1 + 5 CR), assistente administrativo I (1 + 5 CR), assistente de logística I (8 + 40 CR), oficial de manutenção I elétrica (1 + 5 CR), oficial de manutenção I mecânica (1 + 10 CR), operador de gás I (5 + 35 CR), técnico de instalações I (1 + 5 CR) e técnico de segurança do trabalho I (1 + 5 CR). Os vencimentos oscilam entre R$ 1.321,09 e R$ 2.984,14.

• APOSTILAS CONCURSO LIQUIGÁS 2018 - DIVERSOS CARGOS
• CURSOS CONCURSO LIQUIGÁS 2018 - DIVERSOS CARGOS

Nível superior é requisito para profissional de vendas júnior (6 + 30 CR), profissional júnior - comunicação social (1 + 20 CR), profissional júnior - direito (1 + 15 CR), profissional júnior - economia (3 + 20 CR), profissional júnior TI analista de sistemas (1 + 5 CR) e profissional júnior TI arquiteto de soluções (1 + 5 CR). As remunerações são de R$ 3.583,26 para profissional de vendas júnior e R$ 4.894,08 para os demais postos. 

A Liquigás ainda oferece para os seus servidores os seguintes benefícios: vale-gás; vale-refeição ou refeitório no local; vale-alimentação; vale-transporte; convênio farmácia; convênio odontológico; auxílio a filho excepcional; auxílio-funeral; seguro de vida em grupo; e auxílio-creche.

Ofertas serão lotadas nos Estados de Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio Grande do Norte, Tocantins e Espírito Santo, além do Distrito Federal. Somente em São Paulo, são oferecidas 346 vagas.

Como participar do concurso da Liquigás

A Fundação Cesgranrio é a banca organizadora do certame. As inscrições deverão ser realizadas entre os dias 11 de setembro e 1º de outubro, exclusivamente pela internet, através do site www.cesgranrio.org.br

Será cobrada uma taxa de participação do processo seletivo da Liquigás nos valores de R$ 37 (ensino fundamental), R$ 47 (nível médio) e R$ 67 (superior). O pagamento do boleto bancário deverá ser efetuado até a data limite do prazo, observado o horário de funcionamento do banco. 

Concurso Liquigás: informações sobre as provas

Os candidatos serão submetidos às seguintes avaliações: prova objetiva para todos os cargos; prova discursiva para profissional júnior - direito; e prova de capacidade física para ajudante de carga e descarga e de oficial de produção.

As provas objetiva e discursiva serão aplicadas no dia 18 de novembro, nas cidades de Belo Horizonte/MG, Curitiba/PR, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Macaé/RJ, Porto Alegre/RS, Florianópolis/SC, São Paulo/SP, Salvador/BA, Fortaleza/CE, Brasília/DF, Goiânia/GO, São Luís/MA, Cuiabá/MT, Belém/PA, Natal/RN, Palmas/TO, Vitória/ES e Campo Grande/MS.  

O gabarito será divulgado no dia 19 de novembro e o participante deverá acompanhar todas as publicações referentes ao processo seletivo no site da Fundação Cesgranrio. 

Mais informações sobre a Liquigás 

A Liquigás, fundada em 1953, foi adquirida pela Petrobras Distribuidora S.A. em 2004 e em novembro de 2012 passou a ser subsidiária direta da Petrobras. Ela atua no engarrafamento, distribuição e comercialização de gás liquefeito de petróleo, também conhecido como GLP. Está presente em 23 Estados (exceto Amazonas, Acre e Roraima).

A empresa conta com 23 centros operativos, 19 depósitos, 1 base de armazenagem e carregamento rodo-ferroviário, 4 unidades de envasamento em terceiros e uma rede com aproximadamente 4.800 revendedores autorizados, além de sua sede, na cidade de São Paulo/SP.

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Atualizado: 10/09/2018 - 09:18

Concurso Iphan: inscrições para técnico acabam hoje

Válido apenas para vagas na área de arqueologia, prazo termina às 18h. Provas para os demais cargos foram aplicadas em 26 de agosto

411 vagas

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

O concurso do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) encerra às 18h desta segunda-feira (10) as inscrições para a carreira de técnico - área 2 (arqueologia), cujos requisitos foram retificados (confira as mudanças aqui). O prazo foi reaberto em 27 de agosto.

 

As candidaturas devem ser registradas mediante a realização de cadastro no site http://www.cespe.unb.br/concursos/iphan_18/. A taxa custa R$ 117. 

 

Para os demais cargos envolvidos no concurso do Iphan, as provas objetiva e discursiva foram aplicadas em 26 de agosto. No caso das chances para técnico - área 2, as avaliações estão previstas para 21 de outubro. 

 

No total, o processo seletivo preencherá 411 vagas distribuídas em todo o Brasil, além de formar cadastro reserva. São 131 postos para auxiliar institucional (R$ 3.877,97), 176 para técnico (R$ 5.493,29) e 104 para analista (R$ 5.493,29). A primeira posição requer ensino médio completo, enquanto as demais cobram formação superior. Os valores já incluem o auxílio-alimentação de R$ 458.

• APOSTILAS CONCURSO IPHAN 2018 - CARGOS DE NÍVEIS MÉDIO E SUPERIOR
• CURSO ONLINE CONCURSO IPHAN 2018 - TÉCNICO E ANALISTA

As oportunidades estão distribuídas entre a sede do órgão, em Brasília, e superintendências/escritórios técnicos em todos os Estados brasileiros. Para São Paulo, foram disponibilizados 18 postos.  

 

Concurso Iphan: distribuição das vagas por área de formação


Parte das chances para auxiliar institucional é destinada a candidatos que possuem, além de segundo grau, formação técnica em conservação e restauração de bens culturais móveis; edificações; e agronomia ou jardinagem.  

 

As oportunidades para técnico no concurso do Iphan atendem profissionais formados em ciências sociais ou antropologia; arqueologia; arquitetura e urbanismo; arquivologia; biblioteconomia; ciências biológicas; engenharia agronômica; engenharia civil; história; educação, pedagogia ou ciências humanas; e graduação em qualquer área, com experiência em arqueologia. 

 


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Curso Intensivo Gratuito para Concurso IPHAN

Para ajudar na preparação dos que realmente desejam passar nesse concurso, transmitiremos ao vivo e gratuitamente a partir de 18 de junho, o Curso Intensivo IPHAN. O conteúdo engloba desde português a história. São várias matérias de relevância com conteúdo de qualidade. Confira.


 

Já para analista, as opções são voltadas a participantes com curso superior em qualquer área; comunicação social, jornalismo ou relações públicas; engenharia cartográfica, geografia ou geociências; e relações internacionais.

Sobre as provas do concurso do Iphan 2018


O processo seletivo envolve provas objetiva e discursiva para todos os cargos, com aplicação nas capitais dos 26 Estados, além do Distrito Federal.

 

A primeira avaliação reúne 120 questões de múltipla escolha, enquanto a segunda cobrará a elaboração de um texto dissertativo com até 30 linhas abordando tema da atualidade. 

 

O conteúdo programático inclui conhecimentos básicos (língua portuguesa, fundamentos da preservação do patrimônio cultura, noções de gestão/administração pública e atualidades) e específicos.

 

Haverá também análise de títulos para funções de nível superior, em período a ser definido. Os candidatos convocados poderão apresentar diplomas de especialização, mestrado e doutorado, bem como documentos que comprovem experiência profissional nos setores público e privado. 


De acordo com o edital, o concurso do Iphan terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério da instituição. 

 

Atribuições do auxiliar institucional no concurso do Iphan

 

Desenvolver atividades de nível intermediário de suporte às áreas administrativa e finalística, que compreendam a execução de atividades rotineiras de cunho administrativo e logístico; dar suporte às atividades que compõem o ciclo de gestão documental; dar suporte à análise, diagnóstico e intervenção em bens culturais móveis; dar apoio às atividades técnicas relativas à elaboração e análise de projetos e orçamentos e fiscalização de obras; dar suporte às atividades de fiscalização; realizar atividades de conservação e manutenção dos jardins históricos sob a gestão do Iphan; e outras atividades compatíveis com as atribuições profissionais e competências institucionais.

 

Concurso Iphan 2018: atribuições do técnico

 

Desenvolver atividades de nível superior, de complexidade e responsabilidade elevadas, que compreendam elaborar estudos, análises, pareceres, laudos, notas, relatórios e avaliações técnicas para instrução e acompanhamento de processos relativos à salvaguarda e à preservação do patrimônio cultural; avaliar o impacto ao patrimônio cultural em projetos e empreendimentos, inclusive no âmbito do licenciamento ambiental; realizar vistorias, levantamentos e avaliações de campo; acompanhar e se manifestar em processos relacionados a políticas intersetoriais e temáticas transversais ao patrimônio cultural; desenvolver e participar das atividades de articulação e mobilização social necessárias às ações institucionais; integrar conselhos representativos, comissões, grupos e equipes de trabalho de interesse da administração; elaborar e analisar orçamentos; acompanhar e fiscalizar intervenções e(ou) serviços; realizar intervenções conservativas e(ou) restaurativas de bens culturais e acervos sob a gestão do Iphan; elaborar termos de referência, projetos e editais; fiscalizar contratos, convênios e instrumentos congêneres e outras atividades compatíveis com as atribuições profissionais e competências institucionais.

 

Atribuições do analista no concurso do Iphan


Desenvolver atividades de nível superior, de complexidade e responsabilidade elevadas que compreendam o assessoramento especializado voltado para a gestão dos processos relativos à salvaguarda e à preservação do patrimônio cultural; acompanhar e se manifestar em processos relacionados a políticas intersetoriais e temáticas transversais ao patrimônio cultural; desenvolver e participar das atividades de articulação e mobilização social necessárias às ações institucionais; participar em conselhos representativos, comissões, grupos e equipes de trabalho de interesse da administração; elaborar e analisar orçamentos; executar atividades de gestão administrativa, orçamentária e financeira; acompanhar e fiscalizar projetos e(ou) serviços; elaborar termos de referência, projetos e editais; fiscalizar contratos, convênios e instrumentos congêneres; e outras atividades compatíveis com as atribuições profissionais e competências institucionais.

 

Conteúdo programático parcial para o concurso do Iphan

 

Língua portuguesa - 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.

 

Fundamentos da preservação do patrimônio cultura - Noções sobre história política, econômica e social do Brasil. 1.1 Noções sobre história e institucionalização do patrimônio cultural no Brasil e no mundo, com ênfase na trajetória do IPHAN. 2 Marcos internacionais da preservação: Convenção relativa à Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural (1972); Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial (2003). 3 Legislação brasileira sobre preservação de bens culturais. 3.1 Constituição Federal (artigos 20, 23, 24, 30, 215 e 216). 3.2 Decreto-Lei nº 25/1937, e suas alterações. 3.3 Lei nº 3.924/1961. 3.4 Lei nº 11.483/2007, e suas alterações (art. 9º). 3.5 Decreto nº 3.551/2000. 3.6 Decreto nº 9.238/2017. 4 Legislação aplicada ao patrimônio cultural. 4.1 Portaria IPHAN nº 187/2010; Portaria IPHAN nº 420/2010; Portaria IPHAN nº 127/2009; Portaria IPHAN nº 137/2016.

 

Noções de gestão e administração pública - 2.1 Princípios e normas referentes à administração direta e indireta. 2.2 Lei nº 8.666/1993, e suas alterações (Licitações e contratos administrativos). 3 Legislação administrativa. 3.1 Lei nº 8.112/1990, e suas alterações. 3.2 Lei nº 9.784/1999, e suas alterações (Processo Administrativo). 3.3 Lei nº 12.527/2011 (Lei de acesso à informação). 3.4 Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, instituído pelo Decreto nº 1.171/1994, e suas alterações. 4 Gestão de pessoas no setor público. 4 Gestão de processos. 4.1 Conceitos da abordagem por processos. 4.2 Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos.

 

Atualidades - (somente para a prova discursiva): 1 Tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como: política, economia, sociedade, educação, cultura, desenvolvimento sustentável e meio ambiente, relacionados ao patrimônio cultural.

 

Confira o conteúdo programático completo para o concurso do Iphan 2018

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Atualizado: 06/09/2018 - 14:46

Câmara de Miraselva PR realiza concurso com quatro vagas

Legislativo preencherá postos de auxiliar, técnico, contador e advogado. Prova está marcada para 28 de outubro

Inscrições até 20/9

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

A Câmara de Miraselva, no interior do Estado do Paraná, abriu concurso público destinado a preencher quatro vagas imediatas.

 

Uma das oportunidades é para auxiliar legislativo, função que paga R$ 954 e cobra nível fundamental.

 

Ensino médio é requisito para o cargo de técnico legislativo, com salário de R$ 2.000.

 

As demais chances são para advogado e contador. Ambas exigem curso superior e oferecem vencimentos de R$ 2.000.

 

Concurso Câmara Miraselva: inscrição e etapas

 

Será possível se inscrever até as 23h59 de 20 de setembro, mediante a realização de cadastro no site www.klcconcursos.com.br. As taxas vão de R$ 40 a R$ 100. 

 

Marcada para 28 de outubro, a prova objetiva cobrará a resolução de 20 questões de múltipla escolha para auxiliar e técnico e 30 para advogado e contador.

 

O conteúdo programático inclui língua portuguesa, matemática, informática e conhecimentos gerais e específicos, variando as disciplinas conforme a vaga.

 

O resultado final sairá em 9 de novembro. O concurso da Câmara de Miraselva terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do Legislativo, de acordo com o edital.

 

Concurso Câmara Miraselva: atribuições do auxiliar legislativo

 

Realizar a limpeza e conservação do prédio da Câmara Municipal; Realizar a limpeza e conservação do Plenário, bem como dos gabinetes dos vereadores quando solicitado; Preparar e servir café e lanches aos vereadores e servidores. Servir café e água aos visitantes, quando solicitado. Manter a cantina higiênica e em boas condições de uso. Executar outras atividades correlatas às acima descritas, a critério do superior imediato.

 

Concurso Câmara Miraselva: atribuições do técnico legislativo

 

Auxiliar na digitação de documentos; Realizar fotocópias; Auxiliar os trabalhos administrativos em qualquer dos setores da Câmara Municipal, procedendo digitação, arquivamento e demais atividades básicas administrativas; Auxiliar nos trabalhos das Sessões da Câmara Municipal, podendo proceder a gravação das mesmas, bem como a leitura de documentos e suporte aos vereadores; Receber, conferir e protocolar expedientes internos e externos que deem entrada na Câmara, dando-lhes o devido destino. Atender à solicitação de documentos arquivados por parte dos públicos interno e externo, controlando sua saída ou providenciando fotocópias. Executar outras atividades correlatas às acima descritas, a critério do superior imediato. Receber, conferir e registrar todas as matérias a serem apreciadas pelo Plenário, acompanhar e controlar os prazos de sua tramitação. Conferir a publicação de atos legislativos no órgão oficial de imprensa do Município. Elaborar ofícios, comunicados, relatórios, portarias, quadros demonstrativos e outros. Efetuar a triagem de documentos, arquivá-los ou encaminhá-los às unidades competentes. Elaborar as pautas e executar os trabalhos de apoio à realização de sessões ordinárias, extraordinárias, secretas e especiais. Acompanhar a discussão e a votação das matérias, e dar encaminhamento a estas, conforme despacho do Presidente. Executar outras atividades correlatas às acima descritas, a critério do superior imediato. Elaborar projetos de lei, de emenda à Lei Orgânica, de resolução e de decreto-legislativo. Assessorar a Mesa Executiva e demais Vereadores, bem como comissões permanentes e temporárias, em questões regimentais. Acompanhar a discussão e a votação das matérias, e dar encaminhamento a estas, conforme despacho do Presidente. Proceder a estudos de alteração da legislação municipal, quando necessário. Elaborar o texto consolidado da legislação municipal, quando determinado pela Mesa Executiva. Elaborar ata resumida das sessões Ordinárias, Extraordinárias, Solenes, Audiências Públicas. Elaborar a pauta de requerimentos e de pedidos de informações a serem apreciados nas sessões. Executar outras atividades correlatas às acima descritas, a critério do superior imediato. Definir, planejar e dar manutenção e alimentação ao site da Câmara Municipal de Miraselva juntamente com os demais setores; Propor novos serviços digitais;- Coordenar os serviços de gravação e transmissão de áudio e vídeo que tratam das atividades legislativas; Promover a atualização permanente, e sempre que solicitado, das informações dos vereadores no site da câmara; Receber e dar encaminhamento às solicitações dos internautas por meio de correio eletrônico; Acompanhar o bom funcionamento dos equipamentos de informática da Câmara Municipal; Executar outras atividades correlatas às acima descritas, a critério do superior imediato.
 

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Atualizado: 05/09/2018 - 11:14

Concurso IBGE: nova autorização já está confirmada

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística encaminhou solicitação para oportunidades nos níveis médio e superior de ensino. Salários de até R$ 8,2 mil

Técnico e analista

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

O concurso do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está entre os confirmados para 2019. O presidente do órgão, Roberto Olinto, divulgou em reunião com a ASSIBGE - Sindicato Nacional que o ministro do Planejamento prevê a autorização de 1.900 vagas distribuídas entre o próprio instituto, ANA (Agência Nacional de Águas) e saúde.

Vale lembrar que o pedido encaminhado ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) refere-se a 1.800 oportunidades. Ainda não se sabe quantas chances serão liberadas ao IBGE, mas deve ser um número inferior ao solicitado.

Das ofertas requeridas, 1.200 são para técnico em informações geográficas e estatísticas e outras 600 para a carreira de analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas.

Olinto já reconheceu diversas vezes a necessidade urgente para a realização deste certame. Ele chegou a ressaltar que "é prioridade absoluta dessa direção concurso e plano de carreira. Sem concurso e sem carreira a história do IBGE pode se encerrar de forma melancólica. A nossa preocupação é comunicar ao Ministério do Planejamento essa situação de forma incisiva. O impacto disso vai trazer sérios danos ao IBGE”.

Atualmente, a solicitação está em trâmite na Divisão de Concursos Públicos do Ministério do Planejamento. Desde que foi encaminhada, ela sofreu várias movimentações dentro da Pasta.

Sobre as carreiras do concurso IBGE 2018

A função de técnico destina-se aos candidatos com certificado de ensino médio emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). O salário vigente corresponde a R$ 3.890,87 contando com o vale-alimentação.

Já o posto de analista exige formação superior completa, sendo que diversos cursos são aceitos. Consta na tabela de remuneração dos servidores federais que o vencimento atual é de R$ 8.213,07.

Último concurso IBGE para efetivos

No final de 2015, o órgão lançou dois editais que, juntos, apresentaram um total de 600 oportunidades. A banca organizadora do certame, na ocasião, foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Um edital ofereceu 460 chances para a carreira de técnico distribuídas entre diversos Estados. A validade dele encerra no dia 30 de maio de 2018, já contando com a prorrogação.

O outro teve 90 chances para analista e 50 para tecnologista, também com lotação em vários Estados. O prazo dele vai terminar em 14 de junho de 2016, com o acréscimo da prorrogação.

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