Publicado: 11/06/2018 - 15:06 | Atualizado: 11/06/2018 - 15:10

Palmitos SC inscreve para concurso com 15 vagas

Concurso da Prefeitura de Palmitos reúne oportunidades destinadas a profissionais de todas as escolaridades. Salários chegam a R$ 3,5 mil

Até 9 de julho

Por JCConcursos - Samuel Peressin

Estão abertas as inscrições para o concurso da Prefeitura de Palmitos, em Santa Catarina, com oferta de 15 vagas imediatas, além de chances para cadastro reserva (CR). Os salários ficam entre R$ 546,93 e R$ 3.503,22.

Profissionais com ensino fundamental incompleto têm opções como auxiliar de serviços gerais (5 postos), eletricista (1), pedreiro (1) e vigia (2), enquanto candidatos que concluíram esse ciclo escolar estão aptos a concorrer como motorista (2), operador de máquinas (2) e mecânico (CR). 

A carreira de técnico em enfermagem (1) é destinada a participantes com ensino médio e formação técnica.

Há chances de nível superior para assistente técnico pedagógico (CR), assistente social (1), veterinário (CR), nutricionista (CR), psicólogo - educação (CR), psicólogo - SAS (CR), supervisor escolar (CR), técnico administrativo educacional (CR) e professor nas áreas de educação infantil (CR), séries iniciais do ensino fundamental (CR), artes (CR), ciências (CR) educação física (CR), geografia (CR), história (CR), inglês/espanhol (CR), língua portuguesa (CR) e matemática (CR). 

Inscrições e etapas do concurso da Prefeitura de Palmitos 2018

Disponíveis até 9 de julho, as inscrições devem ser realizadas pelo site www.iobv.org.br, mediante o pagamento de taxas de R$ 40 (ensino fundamental), R$ 70 (médio/técnico) e R$ 100 (graduação).

O processo seletivo envolverá provas objetiva (todos os cargos), em 22 de julho, prática (motorista e operador de máquinas), em 5 de agosto, e de títulos (professor), com entrega dos documentos entre 3 e 10 de agosto.

De acordo com o edital, o concurso da Prefeitura de Palmitos terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal. 

Atribuições do auxiliar de serviços gerais no concurso da Prefeitura de Palmitos

Fazer os serviços de faxina em geral; remover o pó de móveis, paredes, tetos, portas, janelas e equipamentos; limpar escadas, pisos e utensílios; arrumar banheiros e toaletes; lavar e encerar assoalhos; coletar lixo dos depósitos colocando-os em recipientes adequados; lavar vidros, persianas; varrer pátios; fazer café e similares e servir; fechar portas, janelas e outras vias de acesso; executar tarefas de limpeza do ambiente, móveis, utensílios, aparelhos e equipamentos; executar serviços de copa, cozinha, preparar e servir alimentos; limpar e preparar cereais, vegetais, carnes de variadas espécies para cozimento; auxiliar no preparo de dietas especiais e normais; preparar refeições ligeiras; preparar e servir merenda aos alunos; auxiliar no controle do estoque de material e gêneros alimentícios; guardar e conservar os alimentos em vasilhames e locais apropriados; fazer o serviço de limpeza em geral; zelar e cuidar da limpeza e conservação de bens públicos, tais como escolas, prédios públicos e praças, parques, jardins; percorrer a área sob a sua responsabilidade; inspecionar no sentido de impedir incêndios e depredações; comunicar qualquer irregularidade verificada; efetuar pequenos reparos e consertos; manter em funcionamento os equipamentos de proteção contra incêndio ou quais quer outro relativo a segurança do órgão, providenciar os serviços de manutenção em geral; ter sob a sua guarda materiais destinados às atividades de seu setor de trabalho; solicitar e manter controle de materiais necessários à limpeza, manutenção e conservação dos locais sob sua responsabilidade; conduzir ao local de trabalho equipamentos e ferramentas; executar tarefas auxiliares, tais como: fabricação e colocação de cabos em ferramentas, montagem e desmontagem de motores, operar, entre outras, auxiliar serviços de jardinagem; cuidar e podar árvores; lavar, lubrificar e abastecer veículos e motores; limpar estátuas e monumentos; vulcanizar e recauchutar pneus e câmaras; auxiliar na preparação de asfalto; zelar pelo funcionamento e limpeza de equipamentos utilizados ou em uso; carregar e descarregar veículos em geral; transportar, arrumar e elevar mercadorias, materiais de construção e outros; carregar ou descarregar mobílias em geral ou caixas; proceder à abertura de valas; efetuar serviço de capina em geral; varrer, escovar, lavar e remover lixos e detritos das vias públicas e próprios municipais; zelar pela conservação e manutenção de sanitários públicos; auxiliar em tarefas de construção, calçamento e pavimentação em geral; auxiliar no recebimento, pesagem e contagem de materiais; aplicar inseticida e fungicidas; limpar terrenos baldios quando determinado; lavar peças e dependências de oficinas, garagens e similares; executar serviços de jardinagem compreendendo: semeadura, transplante de mudas, poda, preparação e conservação do solo de praças e jardins públicos; irrigar, adubar e conservar o solo apropriado para produção de mudas; controlar a produção e distribuição de mudas do viveiro municipal; coletar sementes e mudas de plantas nativas; distribuir, mediante autorização superior as mudas do viveiro municipal; relatar anormalidades verificadas; zelar pelas instalações do viveiro de mudas do Município; fazer os trabalhos necessários para o assentamento de pedras irregulares, paralelepípedos ou similares; auxiliar quanto ao alinhamento da obra, preparo o solo, assentamento de pedras, lajes e mosaicos; abrir, repor e consertar calçamentos; fazer assentamentos de meio-fio; executar tarefas afins.
 

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Atualizado: 03/07/2018 - 15:49

Biguaçu SC recebe inscrições de concurso até 9 de julho

As chances no concurso da Prefeitura Municipal de Biguaçu são para os cargos de auxiliar de serviços gerais, técnico em educação e professor, que exigem níveis fundamental e superior

Cadastro reserva

Por JCConcursos - Patricia Lavezzo

Serão recebidas até o dia 9 de julho as inscrições do concurso da Prefeitura Municipal de Biguaçu, localizada no Estado de Santa Catarina. Oportunidade é para formação de cadastro reserva do seu quadro de temporários. 

Candidatos que têm o ensino fundamental incompleto podem se inscrever para a função de auxiliar de serviços gerais - merendeira. O salário inicial é de R$ 1.100,98.

Nível superior é requisito para os cargos de técnico em educação, cujo vencimento é de R$ 1.238,62 para jornada de trabalho de 20 horas e R$ 2.477,19 para 40 horas, e professor III inglês, com remuneração de R$ 1.851,68 para carga horária de 20 horas, R$ 2.777,52 para 30 horas e R$ 3.703,38 para 40 horas. 

Como benefício, os servidores da Prefeitura de Biguaçu ainda recebem vale-alimentação, cujo valor varia de R$ 85,17 e R$ 340,70. 

As inscrições devem ser realizadas no endereço eletrônico http://concursos.faepesul.org.br. Os valores da taxa de participação são de R$ 30 para ensino fundamental e R$ 60 para nível superior. 

O concurso da Prefeitura de Biguaçu será constituído das seguintes etapas: prova objetiva para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório; e análise de títulos para nível superior, unicamente classificatória. 

A avaliação será aplicada no dia 15 de julho. Ela contemplará 25 questões de múltipla escolha, sendo cinco de língua portuguesa, cinco de matemática e 15 de conhecimentos específicos. 

 

Atribuições dos cargos da Prefeitura de Biguaçu SC

 

Auxiliar de serviços gerais (merendeira) - fazer as merendas dos alunos e auxiliar nos trabalhos de limpeza e aquelas tarefas estabelecidas em Lei e/ou repassados pelo titular da pasta. 

Professor III inglês - planejar, ministrar aulas e orientar a aprendizagem; Participar no processo de planejamento das atividades da escola; elaborar programas, planos de curso, atendendo ao avanço da tecnologia educacional e as diretrizes do ensino; executar o trabalho docente em consonância com o plano curricular da escola; contribuir para o aprimoramento da qualidade de ensino; colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade; avaliar o desempenho dos alunos de acordo com o regimento escolar, nos prazos estabelecidos; estabelecer formas alternativas de recuperação para os alunos que apresentarem menor rendimento; atualizar-se em sua área de conhecimento; cooperar com serviços de administração escolar, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional; zelar pela aprendizagem do aluno; manter-se atualizado sobre a legislação de ensino; executar outras tarefas.

Técnico em educação - colaborar com os órgãos de administração e gestão da escola ou escolas onde desenvolve a sua atividade; desenvolver estudos, propostas e ações destinadas a eliminar e prevenir a fuga à escolaridade obrigatória, ao abandono precoce e ao absentismo sistemático; desenvolver estudos e propor medidas que sustentem a diversificação de estratégias e de métodos educativos para promover, de forma diferenciada, o sucesso escolar; participar em ações destinadas a informar e sensibilizar os pais e a comunidade relativamente à problemática das opções escolares e profissionais, bem como em ações e medidas de reforço da ligação escola-comunidade; propor medidas de inovação e de fomento da qualidade da gestão das condições e do ambiente educativo; entre outras. 

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Atualizado: 03/07/2018 - 12:42

Concurso BACEN: novo pedido está em análise no MPDG

A solicitação de concurso do Banco Central conta com 220 vagas para as carreiras de analista e procurador

Até R$ 17,7 mil

Por JCConcursos - Camila Diodato

Segue em análise no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) o novo pedido de concurso do Bacen (Central do Brasil, também conhecido BC ou BCB), encaminhado no último dia 30 de maio. Ao todo, foram solicitadas 220 oportunidades, número bem inferior ao anterior de 990 vagas.

Das oportunidades requeridas pelo Bacen, 200 são para a carreira de analista e 20 para procurador; desta vez não foi contemplado o cargo de técnico. A solicitação anterior era de 800 postos para analista, 150 para técnico e 40 para procurador.

É grande a expectativa para seja realizado em breve o concurso do Banco Central devido à sua grande defasagem de pessoal. No momento, existem mais de 2.000 postos vagos, sem contar com as futuras aposentadorias, ou seja, cerca de 36% do quadro de pessoal do Bacen não está preenchido. O déficit total é de 2.356 servidores, sendo 1.944 analistas, 289 técnicos e 123 procuradores - vale ressaltar que o número pode sofrer alterações a qualquer momento.

Em entrevista anterior ao JC, o presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), Dario Piffer, chegou a comentar que o BC não consegue atender a toda demanda e que “essa situação traz problemas de toda a ordem, sendo uma das áreas mais prejudicadas a da fiscalização; por conta disso, o Banco Central prioriza somente as demandas consideradas mais importantes".

 

Sobre os cargos do concurso do Bacen

 

A função de técnico, não contemplada mais no pedido, se destina aos profissionais que concluíram o ensino médio em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e oferece salário inicial de R$ 6.463,44.

Já os postos de analista de procurador aceitam candidatos com formação superior em diversas áreas de atuação - neste caso, os vencimentos correspondem a R$ 16.286,90 e a R$ 17.788,33, respectivamente.

Vale ressaltar que as remunerações já incluem o valor do benefício-alimentação, que equivale a R$ 458 mensais.

APOSTILAS BANCO CENTRAL - TÉCNICO DE SUPORTE ADMINISTRATIVO

CURSO ONLINE BANCO CENTRAL - PROCURADOR

 

Último concurso para técnico e analista do Bacen

 

Em 2013, o Banco Central promoveu seleção com 500 vagas destinadas aos cargos de técnico e analista. Na ocasião, a banca organizadora foi o Cespe/UnB e a remuneração inicial oscilou entre R$ 5.158,23 e R$ 14.289,24.

A carreira de técnico apresentou 100 oportunidades e estava dividida entre as áreas de suporte técnico-administrativo e segurança institucional. Para concorrer a este emprego o candidato precisou ter ensino médio completo.

Destinado a profissionais de nível superior, o cargo de analista (400) estava distribuído em seis áreas de conhecimentos: análise e desenvolvimento de sistemas, suporte à infraestrutura de tecnologia da informação, política econômica e monetária, contabilidade e finanças, infraestrutura e logística, e gestão e análise processual.

O processo seletivo constou de prova objetiva, teste discursivo e análise de títulos – este último apenas para analista. Depois, houve um programa de capacitação para os candidatos aprovados.

Para este concurso, os profissionais foram lotados em Brasília (DF), Belém (PA), São Paulo (SP), Salvador (BA) e Porto Alegre (RS).

 

Seleção anterior para procurador do Bacen

 

O Banco Central publicou em agosto de 2013 um edital com 15 oportunidades para a função de procurador. Do total de ofertas, 14 foram para Brasília e uma para Belém.

Também sob a organização do Cespe/UnB, o processo seletivo avaliou os concursandos por meio de teste objetivo, inscrição definitiva, provas discursivas, exame oral e análise de títulos.

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Atualizado: 03/07/2018 - 11:57

Concurso em Doutor Pedrinho SC inscreve até 9/07

Oportunidade do concurso da Prefeitura Municipal de Doutor Pedrinho é para formação de cadastro reserva de temporários. Salários chegam a R$ 3,2 mil

Todos os níveis

Por JCConcursos - Patricia Lavezzo

Encontram-se abertas as inscrições do concurso público da Prefeitura Municipal de Doutor Pedrinho, localizada no Estado de Santa Catarina. A seleção visa à formação de cadastro reserva do seu quadro de temporários. 

Para ensino fundamental incompleto, as chances são para as funções de auxiliar de serviços gerais, auxiliar de recreação infantil, operador de máquina e operador de trator agrícola. Os salários iniciais oscilam entre R$ 1.242,51 e R$ 1.567,95. 

Quem tem o ensino médio e/ou curso técnico está apto às carreiras de auxiliar administrativo, inseminador e agente comunitário de saúde. Os respectivos vencimentos são de R$ 1.311,37, R$ 1.405,14 e R$ 1.014. 

Nível superior é requisito para o cargo de contador, cuja remuneração é de R$ 3.275,27. 

 

Participação no concurso da Prefeitura de Doutor Pedrinho SC

 

As inscrições deverão ser realizadas até o dia 9 de julho. A ficha cadastral está disponível no endereço eletrônico www.nbsprovas.com.br. Os valores da taxa de participação são de R$ 15 para ensino fundamental, R$ 20 para nível médio/técnico e R$ 30 para formação superior. 

Todos os inscritos no concurso da Prefeitura de Doutor Pedrinho serão avaliados por meio de uma única etapa: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela será composta por 25 questões de múltipla escolha, sendo cinco de português, cinco de matemática, cinco de conhecimentos gerais e atualidades e dez de conhecimentos específicos.  

A avaliação será aplicada no município de Doutor Pedrinho/SC no dia 15 de julho, em locais e horários a serem divulgados juntamente com a homologação das inscrições, a partir de 10 de julho.

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Atualizado: 03/07/2018 - 11:06

Coronel Freitas SC: concurso inscreve até amanhã

Concurso da Câmara de Coronel Freitas preencherá um posto de técnico em administração, cargo que requer ensino médio e paga R$ 1,5 mil

Uma vaga

Por JCConcursos - Samuel Peressin

Chegam ao fim nesta quarta-feira (4), às 23h59, as inscrições para o processo seletivo da Câmara de Coronel Freitas, em Santa Catarina, para preenchimento de uma vaga temporária na função de técnico em administração. 

 

Com salário inicial de R$ 1.568,76 e jornada semanal de 20 horas, o cargo pode ser disputado por profissionais que possuem ensino médio completo.

 

Os interessados devem acessar o site da banca Legalle Concursos (https://legalleconcursos.com.br) para se inscrever. O valor da taxa é de R$ 50. 

 

 

Etapas do concurso da Câmara de Coronel Freitas 2018

 

 

Marcada para 15 de julho, a prova objetiva cobrará a resolução de 30 questões de múltipla escolha sobre português, raciocínio lógico, legislação e conhecimentos específicos.

 

Na mesma data, os candidatos deverão entregar os documentos relativos à análise de títulos. Nessa etapa, serão avaliados dois critérios: formação educacional e experiência na área de recursos humanos. 

 

De acordo com o edital, o concurso da Câmara de Coronel Freitas terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do Legislativo. 

 

 

Concurso Câmara Coronel Freitas: atribuições do técnico em administração

 

 

Executar trabalhos relacionados com a organização e atualização dos arquivos e fichários. Redigir instruções, ordens de serviço, minutas de cartas, ofícios, memorandos e atos administrativos sobre assuntos do órgão. Minutar contratos em geral. Auxiliar na aquisição e suprimento de material permanente e de consumo, divulgação de editais e outras tarefas correlatas. Fazer anotações nas fichas, nos livros e nos exemplares de ocorrências verificadas nos registros em geral. Colaborar na redação de relatórios anuais ou parciais atendendo a exigências ou normas do órgão. Expedir atestados, lavrar termos de posse, apostilas, certidões e termos de ocorrência em geral. Preparar documentos necessários para o funcionamento do órgão. Realizar registros em geral. Secretariar autoridades de hierarquia superior, taquigrafando, redigindo expedientes relacionados às suas atividades. Providenciar os serviços de reprografia e multiplicação de documentos. Sugerir métodos e processo de trabalho para simplificação, recebimento, classificação registro, guarda, codificação, tramitação e conservação de documentos, processo e papéis em geral. Colaborar nos estudos e elaboração de trabalhos técnicos relativos a projetos de planos de ação. Acompanhar ou participar da elaboração de anteprojetos de leis e decretos. Realizar estudos e pesquisas sobre atribuições de cargos, a fim de possibilitar sua classificação e retribuição, a organização de novos quadros de serviços, novos sistemas de ascensão, progressão e avaliação de cargos. Participar na elaboração de projetos ou planos de organização dos serviços, inclusive para a aplicação de processamento eletrônico. Estudar e propor normas para administração de material. Desempenhar tarefas semelhantes.
 

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Atualizado: 02/07/2018 - 10:42

AGU já começa a definir BANCA do concurso para 100 vagas

A autorização determina que o edital do concurso da AGU seja publicado dentro de seis meses, ou seja, até 14 de dezembro de 2018

 Diversos cargos

Por JCConcursos - Fernando Cezar Alves

A Advocacia-Geral da União (AGU)  já iniciou os preparativos para a realização do seu novo concurso público 2018, autorizado pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPGD) em 14 de junho. De acordo com informações obtidas junto ao órgão, já estão sendo tomadas as providências para a escolha da banca responsável pela seleção, que deve ser anunciada em breve. Além disso, também já foi iniciado o processo de definição de como as 100 vagas que serão oferecidas serão distribuídas pelos diversos estados. De acordo com a autorização do certame, a publicação do edital de abertura de inscrições deve ocorrer até 14 de dezembro.

O aval é para os cargos de administrador (48 vagas), analista técnico administrativo (10), arquivista (2), bibliotecário (1), contador (1), técnico em assuntos educacionais (2) e tecnico em comunicação social (5).

Para todos estes cargos é necessário possuir formação de nível superior para o ingresso, com remuneração inicial de R$ 6.200, considerando vencimentos básicos e gratificações.

 

CURSOS PARA O CONCURSO AGU 2018

“A realização deste concurso é um passo importante no processo de fortalecimento do quadro de servidores da AGU. Todos nós sabemos que as vitórias obtidas pela nossa instituição somente serão possíveis graças, também, à incansável dedicação diária de nossos servidores”, disse, quando do envio do pedido do concurso, a advogada-geral da União, ministra Grace Mendonça.


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Novas vagas

  Vale ressaltar que tramita na Câmara dos Deputados o projeto de lei 6788/17, que cria mais 3.000 vagas no órgão, sendo 2.000 para o cargo de analista técnico de apoio à atividade jurídica e 1.000 para técnico de apoio à atividade jurídica.   Para técnico, para concorrer será exigido apenas ensino médio, com inicial de R$ 4.669,35, com gratificações. Para analistas, nível superior, com inicial de R$ 6.985,34.  

Mais informações sobre este projeto podem ser obtidas aqui

 

Concurso Anterior

O último concurso da AGU para cargos da área de apoio operacional ocorreu em 2014, quando foram oferecidas 100 oportunidades, para preenchimento para a sede, em Brasília, bem como para a Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP/PR), pelo regime jurídico únicos dos servidores civis da união, autarquias e fundações públicas federais.

Para o quadro de nível superior da AGU foram oferecidas oportunidades para os cargos de analista de sistemas (10 postos), analista técnico administrativo (34), bibliotecário com registro profissional (3) e técnico em comunicação social (3). Para quem possui formação técnica, a oferta foi de dez vagas para a carreira de técnico em contabilidade.

Já na Secretaria dos Portos, para nível médio foram dez vagas para agente administrativo e sete para técnico em contabilidade. Para nível superior, a oferta foi para os cargos de administrador (4), analista técnico administrativo (15), contador (2) e economista (2).

A banca organizadora do concurso, na ocasião, foi o Idecan.

Antes disso, a seleção anterior para a área técnica ocorreu em 2006, quando foram registrados 25 mil inscritos para a oferta de 336 vagas, somente para candidatos de nível superior, para os cargos de administrador, contador, economista e engenheiro. Neste caso, a banca organizadora foi o Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade do Rio de Janeiro (NCE/UFRJ).

 

Sobre a AGU

Cabe à Advocacia Geral da União representar a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organização e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo. Em termos de representação judicial, sua atividade é exercida em defesa dos interesses dos referidos entes nas ações judiciais em que a União figura como autora, ré ou, ainda, terceira interessada. A representação extrajudicial é exercida perante entidades não vinculadas à justiça, como órgãos administrativos da própria união, estados ou municípios.

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Atualizado: 02/07/2018 - 09:16

Concurso IPHAN: ÚLTIMA semana do prazo para 411 vagas

Com ofertas distribuídas entre todo o Brasil, concurso do Iphan preencherá postos em cargos auxiliar, técnico e analista. Salários chegam a R$ 5,4 mil

Níveis médio e superior

Por JCConcursos - Samuel Peressin

Esta é a última semana para quem pretende se inscrever no concurso do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). O prazo termina às 18h da próxima segunda-feira (9). A seleção preencherá 411 vagas distribuídas em todo o Brasil, além de formar cadastro reserva.  


O processo seletivo oferece 131 postos para auxiliar institucional (R$ 3.877,97), 176 para técnico (R$ 5.493,29) e 104 para analista (R$ 5.493,29). A primeira posição requer ensino médio completo, enquanto as demais cobram formação superior. Os valores já incluem o auxílio-alimentação de R$ 458.

APOSTILAS CONCURSO IPHAN 2018 - CARGOS DE NÍVEIS MÉDIO E SUPERIOR
CURSO ONLINE CONCURSO IPHAN 2018 - TÉCNICO E ANALISTA

As oportunidades estão distribuídas entre a sede do órgão, em Brasília, e superintendências/escritórios técnicos em todos os Estados brasileiros. Para São Paulo, foram disponibilizados 18 postos.  

As inscrições para o concurso do Iphan são recebidas por meio do site http://www.cespe.unb.br/concursos. As taxas custam R$ 84 (nível médio) e R$ 117 (superior). 

 

Concurso Iphan: distribuição das vagas por área de formação


Parte das chances para auxiliar institucional é destinada a candidatos que possuem, além de segundo grau, formação técnica em conservação e restauração de bens culturais móveis; edificações; e agronomia ou jardinagem.  

 

As oportunidades para técnico no concurso do Iphan atendem profissionais formados em ciências sociais ou antropologia; arqueologia; arquitetura e urbanismo; arquivologia; biblioteconomia; ciências biológicas; engenharia agronômica; engenharia civil; história; e educação, pedagogia ou ciências humanas. 

 


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Para ajudar na preparação dos que realmente desejam passar nesse concurso, transmitiremos ao vivo e gratuitamente a partir de 18 de junho, o Curso Intensivo IPHAN. O conteúdo engloba desde português a história. São várias matérias de relevância com conteúdo de qualidade. Confira.

 

Já para analista, as opções são voltadas a participantes com graduação em qualquer área; comunicação social, jornalismo ou relações públicas; engenharia cartográfica, geografia ou geociências; e relações internacionais.

Sobre as provas do concurso do Iphan 2018


O processo seletivo envolverá provas objetiva e discursiva para todos os cargos, com aplicação prevista para 26 de agosto, nas capitais dos 26 Estados, além do Distrito Federal.

 

A primeira avaliação trará 120 questões de múltipla escolha, enquanto a segunda cobrará a elaboração de um texto dissertativo com até 30 linhas abordando tema da atualidade. 

 

O conteúdo programático inclui conhecimentos básicos (língua portuguesa, fundamentos da preservação do patrimônio cultura, noções de gestão/administração pública e atualidades) e específicos.

 

Haverá também análise de títulos para funções de nível superior, em período a ser definido. Os candidatos convocados poderão apresentar diplomas de especialização, mestrado e doutorado, bem como documentos que comprovem experiência profissional nos setores público e privado. 


De acordo com o edital, o concurso do Iphan terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério da instituição. 

 

Atribuições do auxiliar institucional no concurso do Iphan

 

Desenvolver atividades de nível intermediário de suporte às áreas administrativa e finalística, que compreendam a execução de atividades rotineiras de cunho administrativo e logístico; dar suporte às atividades que compõem o ciclo de gestão documental; dar suporte à análise, diagnóstico e intervenção em bens culturais móveis; dar apoio às atividades técnicas relativas à elaboração e análise de projetos e orçamentos e fiscalização de obras; dar suporte às atividades de fiscalização; realizar atividades de conservação e manutenção dos jardins históricos sob a gestão do Iphan; e outras atividades compatíveis com as atribuições profissionais e competências institucionais.

 

Concurso Iphan 2018: atribuições do técnico

 

Desenvolver atividades de nível superior, de complexidade e responsabilidade elevadas, que compreendam elaborar estudos, análises, pareceres, laudos, notas, relatórios e avaliações técnicas para instrução e acompanhamento de processos relativos à salvaguarda e à preservação do patrimônio cultural; avaliar o impacto ao patrimônio cultural em projetos e empreendimentos, inclusive no âmbito do licenciamento ambiental; realizar vistorias, levantamentos e avaliações de campo; acompanhar e se manifestar em processos relacionados a políticas intersetoriais e temáticas transversais ao patrimônio cultural; desenvolver e participar das atividades de articulação e mobilização social necessárias às ações institucionais; integrar conselhos representativos, comissões, grupos e equipes de trabalho de interesse da administração; elaborar e analisar orçamentos; acompanhar e fiscalizar intervenções e(ou) serviços; realizar intervenções conservativas e(ou) restaurativas de bens culturais e acervos sob a gestão do Iphan; elaborar termos de referência, projetos e editais; fiscalizar contratos, convênios e instrumentos congêneres e outras atividades compatíveis com as atribuições profissionais e competências institucionais.

 

Atribuições do analista no concurso do Iphan


Desenvolver atividades de nível superior, de complexidade e responsabilidade elevadas que compreendam o assessoramento especializado voltado para a gestão dos processos relativos à salvaguarda e à preservação do patrimônio cultural; acompanhar e se manifestar em processos relacionados a políticas intersetoriais e temáticas transversais ao patrimônio cultural; desenvolver e participar das atividades de articulação e mobilização social necessárias às ações institucionais; participar em conselhos representativos, comissões, grupos e equipes de trabalho de interesse da administração; elaborar e analisar orçamentos; executar atividades de gestão administrativa, orçamentária e financeira; acompanhar e fiscalizar projetos e(ou) serviços; elaborar termos de referência, projetos e editais; fiscalizar contratos, convênios e instrumentos congêneres; e outras atividades compatíveis com as atribuições profissionais e competências institucionais.

 

Conteúdo programático parcial para o concurso do Iphan

 

Língua portuguesa - 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.

 

Fundamentos da preservação do patrimônio cultura - Noções sobre história política, econômica e social do Brasil. 1.1 Noções sobre história e institucionalização do patrimônio cultural no Brasil e no mundo, com ênfase na trajetória do IPHAN. 2 Marcos internacionais da preservação: Convenção relativa à Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural (1972); Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial (2003). 3 Legislação brasileira sobre preservação de bens culturais. 3.1 Constituição Federal (artigos 20, 23, 24, 30, 215 e 216). 3.2 Decreto-Lei nº 25/1937, e suas alterações. 3.3 Lei nº 3.924/1961. 3.4 Lei nº 11.483/2007, e suas alterações (art. 9º). 3.5 Decreto nº 3.551/2000. 3.6 Decreto nº 9.238/2017. 4 Legislação aplicada ao patrimônio cultural. 4.1 Portaria IPHAN nº 187/2010; Portaria IPHAN nº 420/2010; Portaria IPHAN nº 127/2009; Portaria IPHAN nº 137/2016.

 

Noções de gestão e administração pública - 2.1 Princípios e normas referentes à administração direta e indireta. 2.2 Lei nº 8.666/1993, e suas alterações (Licitações e contratos administrativos). 3 Legislação administrativa. 3.1 Lei nº 8.112/1990, e suas alterações. 3.2 Lei nº 9.784/1999, e suas alterações (Processo Administrativo). 3.3 Lei nº 12.527/2011 (Lei de acesso à informação). 3.4 Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, instituído pelo Decreto nº 1.171/1994, e suas alterações. 4 Gestão de pessoas no setor público. 4 Gestão de processos. 4.1 Conceitos da abordagem por processos. 4.2 Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos.

 

Atualidades - (somente para a prova discursiva): 1 Tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como: política, economia, sociedade, educação, cultura, desenvolvimento sustentável e meio ambiente, relacionados ao patrimônio cultural.

 

Confira o conteúdo programático completo para o concurso do Iphan 2018

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Atualizado: 02/07/2018 - 09:10

Concurso MRE: 26 vagas de diplomata com inscrição ABERTA

Cargo paga R$ 18 mil e pode ser disputada por profissionais com curso superior em qualquer área. Prazo para quem pretende se inscrever no concurso do MRE termina em 16 de julho

Carreira internacional

Por JCConcursos - Samuel Peressin

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) abre às 10h desta segunda-feira (2) as inscrições do concurso para a carreira de diplomata no Instituto Rio Branco. São ofertadas 26 vagas, sendo cinco reservadas a negros e duas a pessoas com deficiência.   

 

Podem participar da seleção profissionais com diploma de curso superior (em qualquer área) emitido por instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). 

 

Com salário inicial de R$ 18.059,83, o cargo de diplomata tem como principais atribuições atividades de representação, negociação, informação e proteção de interesses brasileiros no campo internacional.

 

CURSO PARA O CONCURSO MRE 2018 - DIPLOMATA

 

As inscrições podem ser registradas até as 18h de 16 de julho, com taxa de R$ 230. O formulário para cadastro está disponível por meio do site www.cespe.unb.br.

 

 

Etapas do concurso do MRE para diplomata 2018

 

 

O concurso para diplomata será iniciado com a aplicação de prova objetiva contendo 73 questões de múltipla escolha, marcada para 26 de agosto. 

 

O conteúdo programático inclui língua portuguesa, língua inglesa, história mundial, história do Brasil, política internacional, geografia, noções de economia e noções de direito e direito internacional público. 

 

A segunda etapa compreenderá exames escritos de língua portuguesa e língua inglesa, previstos para ocorrer em 22 e 23 de setembro, respectivamente. 

 

Na sequência, entre 28 e 30 de setembro, os inscritos no concurso de diplomata serão submetidos a provas escritas sobre história do Brasil, política internacional, geografia, noções de economia, noções de direito e direito internacional público e línguas espanhola e francesa. 

 

A avaliação da primeira etapa ocorrerá nas capitais dos 26 Estados brasileiros e em Brasília. Nas demais fases, haverá aplicação nas cidades onde houver candidatos convocados.

 

O resultado está previsto para ser divulgado em 21 de dezembro. Os aprovados no concurso para diplomata do MRE ingressarão na classe inicial de terceiro secretário e deverão se matricular no curso de formação do Instituto Rio Branco, na capital federal, de acordo com o edital
 

 

Conteúdo programático parcial para o concurso de diplomata 2018

 

 

Língua portuguesa (primeira e segunda fases) - 1 Língua portuguesa: modalidade culta usada contemporaneamente no Brasil. 1.1 Sistema gráfico: ortografia, acentuação e pontuação; legibilidade. 1.2 Morfossintaxe. 1.3 Semântica. 1.4 Vocabulário. 2 Leitura e produção de textos. 2.1 Compreensão, interpretação e análise crítica de textos escritos em língua portuguesa. 2.2 Conhecimentos de linguística, literatura e estilística: funções da linguagem; níveis de linguagem; variação linguística; gêneros e estilos textuais; textos literários e não literários; denotação e conotação; figuras de linguagem; estrutura textual. 2.3 Redação de textos dissertativos dotados de fundamentação conceitual e factual, consistência argumentativa, progressão temática e referencial, coerência, objetividade, precisão, clareza, concisão, coesão textual e correção gramatical. 2.3.1 Defeitos de conteúdo: descontextualização, generalização, simplismo, obviedade, paráfrase, cópia, tautologia, contradição. 2.3.2 Vícios de linguagem e estilo: ruptura de registro linguístico, coloquialismo, barbarismo, anacronismo, rebuscamento, redundância e linguagem estereotipada.


Língua inglesa (primeira e segunda fases) - Primeira Fase: 1 Compreensão de textos escritos em língua inglesa. 2 Itens gramaticais relevantes para compreensão dos conteúdos semânticos. Segunda Fase: 1 Redação em língua inglesa: expressão em nível avançado; domínio da gramática; qualidade e propriedade no emprego da linguagem; organização e desenvolvimento de ideias. 2 Tradução do Inglês para o Português: fidelidade ao texto-fonte; respeito à qualidade e ao registro do texto-fonte; correção morfossintática e lexical. 3 Versão do Português para o Inglês: fidelidade ao texto-fonte; respeito à qualidade e ao registro do texto-fonte; correção morfossintática e lexical. 4 Resumo: capacidade de síntese e de reelaboração em Inglês correto.

 

Política internacional (primeira e terceira fases) - 1 Relações internacionais: conceitos básicos, atores, processos, instituições e principais paradigmas teóricos. 2 A política externa brasileira: evolução desde 1945, principais vertentes e linhas de ação. 3 O Brasil e a América do Sul. 3.1 Integração na América do Sul. 3.2 O MERCOSUL: origens do processo de integração no Cone Sul. 3.3 Objetivos, características e estágio atual de integração. 3.4 A Iniciativa de Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA). 3.5 A União Sul-Americana de Nações: objetivos e estrutura. 3.6 O Conselho de Defesa da América do Sul. 4 A política externa argentina; a Argentina e o Brasil. 5 A política externa norte-americana e relações com o Brasil. 6 Relações do Brasil com os demais países do hemisfério. 7 A Política externa francesa e relações com o Brasil. 8 Política externa inglesa e relações com o Brasil. 9 Política externa alemã e relações com o Brasil. 10 A União Europeia e o Brasil. 11 Política externa russa e relações com o Brasil. 12 A África e o Brasil. 13 A política externa da China, da Índia e do Japão; relações com o Brasil. 14 Oriente Médio: a questão palestina; Síria, Iraque, Irã e outras situações nacionais relevantes. 15 A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. 16 A agenda internacional e o Brasil: 16.1 O multilateralismo de dimensão universal: a ONU; as Conferências Internacionais; os órgãos multilaterais. 16.2 Desenvolvimento. 16.3 Pobreza e ações de combate à fome. 16.4 Meio ambiente. 16.5 Direitos Humanos. 16.6 Comércio internacional e Organização Mundial do Comércio (OMC). 16.7 Sistema financeiro internacional. 16.8 Desarmamento e não-proliferação. 16.9 Conflito étnico, sectário e nacionalismo: os casos do Bálcãs e do Oriente Médio (por exemplo: Síria, Líbano, Iraque). 16.10 Crimes de guerra e crimes contra a humanidade: genocídio, holocausto e a Corte Penal Internacional. 16.11 Políticas de identidade: gênero, raça e religião como vetores da política mundial. 16.12 Terrorismo. 16.13 Narcotráfico. 16.14 A reforma das Nações Unidas. 17 O Brasil e o sistema interamericano. 18 O Brasil e a formação dos blocos econômicos. 19 A dimensão da segurança na política exterior do Brasil. 20 O Brasil e as coalizões internacionais: o G-20, o IBAS e o BRICS. 21 O Brasil e a cooperação sul-sul.

 

Geografia (primeira e terceira fases) -1 História da Geografia. 1.1 Expansão colonial e pensamento geográfico. 1.2 A Geografia moderna e a questão nacional na Europa. 1.3 As principais correntes metodológicas da Geografia. 2 A Geografia da População. 2.1 Distribuição espacial da população no Brasil e no mundo. 2.2 Os grandes movimentos migratórios internacionais e intranacionais. 2.3 Dinâmica populacional e indicadores da qualidade de vida das populações. 3 Geografia Econômica. 3.1 Globalização e divisão internacional do trabalho. 3.2 Formação e estrutura dos blocos econômicos internacionais. 3.3 Energia, logística e reordenamento territorial pós-fordista. 3.4 Disparidades regionais e planejamento no Brasil. 4 Geografia Agrária. 4.1 Distribuição geográfica da agricultura e pecuária mundiais. 4.2 Estruturação e funcionamento do agronegócio no Brasil e no mundo. 4.3 Estrutura fundiária, uso da terra e relações de produção no campo brasileiro. 5 Geografia Urbana. 5.1 Processo de urbanização e formação de redes de cidades. 5.2 Conurbação, metropolização e cidades-mundiais. 5.3 Dinâmica intraurbana das metrópoles brasileiras. 5.4 O papel das cidades médias na modernização do Brasil. 6 Geografia Política. 6.1 Teorias geopolíticas e poder mundial. 6.2 Temas clássicos da Geografia Política: as fronteiras e as formas de apropriação política do espaço. 6.3 Relações Estado e território. 6.4 Formação territorial do Brasil. 7 Geografia e gestão ambiental. 7.1 O meio ambiente nas relações internacionais: avanços conceituais e institucionais. 7.2 Macro divisão natural do espaço brasileiro: biomas, domínios e ecossistemas. 7.3 Política e gestão ambiental no Brasil.
 

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Atualizado: 29/06/2018 - 09:11

Concurso PETROBRAS: SAIU resultado final para 648 vagas

Mais de 110 mil candidatos disputaram postos de níveis médio e superior, com salários de até R$ 10,7 mil. Prova do concurso da Petrobras foi aplicada em 8 de abril

Diversos Estados

Por JCConcursos - Douglas Terenciano

A Fundação Cesgranrio divulgou o resultado final do concurso da Petrobras destinado a preencher 648 vagas (108 imediatas e 540 para cadastro reserva). A classificação pode ser conferida aqui

 

Os 110.092 inscritos realizaram a prova objetiva em 8 de abril, com aplicação em 27 cidades de diversos Estados, além do Distrito Federal. As candidaturas para o processo seletivo foram recebidas até 5 de março.

 

O número inicial de vagas em disputa no certame era de 666, mas foi reduzido com a exclusão do cargo de técnico de segurança júnior, conforme retificação do edital divulgada em 21 de fevereiro.  

APOSTILA CONCURSO PETROBRAS 2018 - TÉCNICO DE LOGÍSTICA DE TRANSPORTE
APOSTILA CONCURSO PETROBRAS 2018 - TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO E CONTROLE JUNIOR 
CURSO CONCURSO PETROBRAS 2018 - DIVERSOS CARGOS
 

A seleção ofereceu oportunidades para candidatos dos níveis médio e superior nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Sergipe, Amazonas, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia e Rio de Janeiro, além do polo Nacional. A organizadora é a Fundação Cesgranrio.

 

Vagas – Concurso Petrobras 2018
 

Quem possui ensino médio pôde se candidatar aos cargos técnico de administração e controle júnior, técnico de comercialização e logística júnior, técnico de exploração de petróleo júnior – geologia, técnico de inspeção de equipamentos e instalações júnior, técnico de logística de transporte júnior – controle, técnico de logística de transporte júnior – operação, técnico de manutenção júnior – instrumentação, técnico de suprimento de bens e serviços júnior – administração, técnico de suprimento de bens e serviços júnior – mecânica e técnico químico de petróleo júnior. Os salários chegam a R$ 4.513,13.

 

Já para os candidatos com ensino superior completo, as opções foram para as carreiras de enfermeiro do trabalho júnior, engenheiro de equipamentos júnior – elétrica, engenheiro de equipamentos júnior – eletrônica, engenheiro de equipamentos júnior – inspeção, engenheiro de equipamentos júnior – mecânica, engenheiro de meio ambiente júnior, engenheiro de petróleo júnior, engenheiro de processamento júnior, engenheiro de segurança júnior, engenheiro naval júnior, geofísico júnior – física, geofísico júnior – geologia, geólogo júnior e médico do trabalho júnior. O salário básico é de R$ 6.350,99, com garantia de remuneração mínima de R$ 10.726,45.
 

Mais detalhes sobre as provas - Concurso Petrobras 2018
 

As provas objetivas do concurso público da Petrobras foram aplicadas nas cidades de Aracaju/SE, Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campinas/SP, Campo Grande/MS, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, João Pessoa/PB, Macaé/RJ, Maceió/AL, Manaus/AM, Mauá/SP, Natal/RN, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, Santos/SP, São José dos Campos/SP, São Luís/MA, São Mateus/ES, São Mateus do Sul/PR, São Paulo/SP e Vitória/ES.

 

As avaliações tiveram duração quatro horas para os cargos de nível médio e de quatro horas e meia para os cargos de nível superior. A seleção será válida por um ano, prazo que pode ser prorrogado pelo mesmo período. As contratações são no regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

 


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Apostila PETROBRAS 2018 em PDF 

Apostila completa e de acordo com edital para o cargo de Técnico(a) de Administração e Controle Júnior. Aproveite!

 

Conteúdo programático - Cargos nível médio

 

Língua portuguesa - Interpretação textual. Pontuação: emprego da vírgula. Emprego do acento indicativo de crase. Ortografia (escrita correta das palavras e acentuação gráfica - em conformidade com o novo acordo ortográfico). Colocação pronominal dos pronomes oblíquos átonos (próclise, mesóclise e ênclise). Uso dos pronomes relativos. Concordância verbal e nominal. Regência verbal. Uso das palavras: porque, por que, porquê e porquê; que; se; há e a. Classes das palavras e suas funções sintáticas.

Matemática - Teoria dos Conjuntos. Conjuntos Numéricos. Relações entre conjuntos. Funções exponenciais, logarítmicas e trigonométricas. Equações de 1º grau. Equações Polinomiais reduzidas ao 2º grau. Equações exponenciais, logarítmicas e trigonométricas. Análise Combinatória: permutação, arranjo, combinação. Eventos independentes. Progressão Aritmética. Progressão Geométrica. Matrizes. Determinantes. Sistemas Lineares. Trigonometria. Geometria Plana. Geometria Espacial. Geometria Analítica: equação da reta, parábola e círculo. Matemática Financeira: capital, juros simples, juros compostos, montante.

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Atualizado: 28/06/2018 - 16:23

Concurso Ibama: encaminhado NOVO pedido para 1.888 vagas

O Ibama tem o intuito de abrir concurso com oportunidades para técnico e analista, com exigência de níveis médio e superior. Os salários iniciais oferecidos pelo órgão chegam a R$ 7,7 mil

Três cargos

Por JCConcursos - Camila Diodato

Cresce cada vez mais a expectativa para que seja autorizado, em breve, o novo concurso do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). O órgão enviou, recentemente, junto ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) um novo o pedido de liberação do aval. 
 
O requerimento encaminhado solicita um total de 1.888 vagas, e não mais 1.529 como anteriormente. De tais oportunidades, 759  são para técnico administrativo, 832 para analista ambiental e 297 para analista administrativo.
 
Os empregos de analista ambiental e analista administrativo do concurso do Ibama exigem nível superior, enquanto a colocação de técnico administrativo aceita profissionais com ensino médio.
 
As remunerações iniciais correspondem a R$ 3.712,72 para técnico e a R$ 7.760,45 para analista. Nesses valores já está incluso o auxílio-alimentação de R$ 458. 
 

Últimos concursos do Ibama para analista


 
O último concurso para analista ambiental do Ibama foi aberto em 2012, anunciando uma oferta de 108 vagas, sendo 45 para a área de licenciamento ambiental no Distrito Federal, 15 para licenciamento ambiental no Rio de Janeiro, 27 para monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental no Distrito Federal e 21 para gestão, proteção e controle da qualidade ambiental no Distrito Federal. Ao todo, 16.290 pessoas se inscreveram para o processo seletivo.
 
Já para analista administrativo, o último certame foi realizado em 2013, para preenchimento de 61 postos, distribuídos da seguinte forma: Acre (2 vagas), Amapá (2), Amazonas (3), Bahia (1), Distrito Federal (27), Espírito Santo (1), Maranhão (1), Mato Grosso (3), Mato Grosso do Sul (2), Minas Gerais (2), Pará (2), Paraná (2), Piauí (1), Rio Grande do Sul (1), Rondônia (2), Roraima (2), Santa Catarina (2), São Paulo (1), Sergipe (2) e Tocantins (2). O processo seletivo registrou 43.533 candidatos.
 
As duas seleções foram organizadas pelo Cespe/UnB.

 

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Atualizado: 27/06/2018 - 08:59

Concurso MARINHA: ÚLTIMO dia de inscrição para 146 vagas

Novo concurso da Marinha selecionará médicos (123 postos), dentistas (12), enfermeiros (3), farmacêuticos (4), fonoaudiólogos (2) e nutricionistas (2)

Área da saúde

Por JCConcursos - Samuel Peressin

Terminam nesta quarta-feira (27) as inscrições para os dois editais divulgados pela Marinha com oferta de 146 vagas no concurso para admissão ao quadro de profissionais da área da saúde

 

O processo seletivo apresenta oportunidades para médicos (123 postos), dentistas (12), enfermeiros (3), farmacêuticos (4), fonoaudiólogos (2) e nutricionistas (2).

 

Os candidatos devem possuir curso superior e registro profissional. A idade limite para participação é 35 anos (até 1º de janeiro de 2019).

 

As inscrições para o concurso da Marinha têm taxa de R$ 120 e devem ser efetuadas mediante o preenchimento de formulário disponível no site www.ingressonamarinha.mar.mil.br.

 

No caso das chances para dentistas, elas estão distribuídas entre seis áreas: cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial (2), dentística (2), ortodontia (2), patologia bucal e estomatologia (2), prótese dentária (2) e radiologia (2).

 

Já para médicos, há ofertas nas seguintes especialidades: alergologia (2), cancerologia (1), cardiologia (8), clínica médica (11), dermatologia (2), endocrinologia/metabologia (4), gastroenterologia (3), geriatria (4), hematologia (2), infectologia (1), medicina intensiva (3), neurologia (4), anatomia patológica (2), pneumologia (4), proctologia (1), reumatologia (2), ciruriga cardíaca (1), cirurgia geral (8), cirurgia torácica (2), cirurgia vascular (3), oftalmologia (3), otorrinolaringologia (2), neurocirurgia (3), anestesiologia (5), ginecologia e obstetrícia (12), pediatria (11), psiquiatria (7), radiologia (6), radioterapia (1), medicina nuclear (1) e ortopedia e traumatologia (4). 

 

Do total de oportunidades em disputa no concurso da Marinha, 123 são para atuação em âmbito nacional. Outras 23 vagas (todas da área médica) destinam-se aos Distritos Navais sediados em Salvador/BA, Natal/RN, Belém/PA, Rio Grande/RS, Ladário/MS e Brasília/DF.

 

 

Sobre as provas do concurso da Marinha para profissionais da saúde

 

 

A seleção inclui seis etapas. Na primeira delas, em data a ser definida, os candidatos farão prova escrita de conhecimentos profissionais e redação.

 

As outras fases do certame envolvem inspeção de saúde, teste físico, análise de títulos, avaliação psicológica e verificação de documentos, entre outubro e novembro. O início do curso está previsto para 11 de março de 2019.

 

As atividades ocorrerão no Rio de Janeiro/RJ, Vila Velha/ES, Salvador/BA, Natal/RN, Olinda/PE, Fortaleza/CE, Belém/PA, Santana/AP, Parnaíba/PI, Santarém/PA, São Luís/MA, Rio Grande/RS, Porto Alegre/RS, Florianópolis/SC, Ladário/SC, Brasília/DF, São Paulo/SP e Manaus/AM.

 

 

Concurso Marinha 2018: como funciona o curso de formação

 

 

Os aprovados realizarão curso de formação no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (Ciaw), na cidade do Rio de Janeiro, com duração média de 19 semanas.

 

Durante a fase de preparação, os recrutas terão direito a uniforme, alimentação e assistências médico-odontológica, psicológica, social e religiosa, além de remuneração de R$ 6.993.

 

Após a conclusão do treinamento, o ingresso no Corpo de Saúde da Marinha (CSM) ocorre no posto de primeiro tenente, que atualmente conta com salário de R$ 7.796, de acordo com a tabela de vencimentos das Forças Armadas.

 

Antes de completar cinco anos da nomeação, os militares serão avaliados pela Comissão de Promoções de Oficiais, que decidirá sobre a permanência dos profissionais em caráter definitivo na Marinha.
 

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Atualizado: 26/06/2018 - 11:11

Treze Tílias SC oferece 52 vagas em concurso

Chances no concurso da Prefeitura de Treze Tílias estão distribuídas entre funções destinadas a profissionais de todas as escolaridades. Salários chegam a R$ 3,7 mil

Dois editais

Por JCConcursos - Samuel Peressin

A Prefeitura de Treze Tílias, em Santa Catarina, abriu processo seletivo para preencher 52 vagas (entre efetivas e temporárias), além de formar cadastro reserva (CR). Os salários variam de R$ 381,07 a R$ 3.746,17. 

 

Quem possui nível fundamental incompleto pode concorrer como auxiliar de serviços gerais (9 postos). Já candidatos que concluíram esse ciclo escolar têm opções como agente comunitário de saúde (4), cozinheira (CR), instrutor de artesanato (1), instrutor de culinária (1) e instrutor de tricô e crochê (1).   

 

As ofertas com exigência de ensino médio/técnico são para agente de apoio à educação (15) e técnico em enfermagem (2 + CR).  

 

Há chances de nível superior para técnico em enfermagem (1), treinador de judô (1) e professor nas áreas de música (CR), anos iniciais do ensino fundamental (5), alemão (3), arte (1), educação infantil (5), língua inglesa (1), língua portuguesa (1) e matemática (1). 

 

 

Inscrições e provas do concurso da Prefeitura de Treze Tílias 2018

 

 

Com taxas entre R$ 40 e R$ 100, as inscrições serão recebidas até 31 de julho, mediante a realização de cadastro no endereço eletrônico: www.ibam-concursos.org.br.

 

A seleção envolverá provas objetiva (todos os cargos), em 2 de setembro, e de títulos (professor, técnico de nível superior em enfermagem e agente de apoio à educação), cujos documentos devem ser protocolados na Prefeitura de Treze Tílias durante o período para registro de candidaturas.  

 

 

Atribuições do agente comunitário de saúde no concurso da Prefeitura de Treze Tílias

 

 

Exercer atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS; - utilizar instrumentos para diagnóstico demográfico e sociocultural da comunidade; - promover ações de educação para a saúde individual e coletiva; - registrar, para fins exclusivos de controle e planejamento das ações de saúde, os nascimentos, óbitos, doenças e outros agravos à saúde;- estimular a participação da comunidade nas políticas públicas voltadas para a área da saúde;- realizar visitas domiciliares periódicas para monitoramento de situações de risco à família;- participar de ações que fortaleçam os elos entre o setor saúde e outras políticas que promovam a qualidade de vida;- cadastrar as famílias e atualizar permanentemente esse cadastro;- identificar indivíduos e famílias expostos a situações de risco; identificar área de risco;- orientar as famílias para utilização adequada dos serviços de saúde, encaminhando-as e até agendando consultas, exames e atendimento odontológico, quando necessário;- realizar ações, atividades, no nível de suas competências, nas áreas prioritárias da Atenção Básica;- realizar, por meio de visita domiciliar, acompanhamento mensal de todas as famílias sob sua responsabilidade; - estar sempre bem informado, e informar aos demais membros da equipe, sobre a situação das famílias acompanhadas, particularmente aquelas em situações de risco;- desenvolver ações de educação e vigilância à saúde, com ênfase na promoção da saúde e na prevenção de doenças;- promover a educação e a mobilização comunitária, visando desenvolver ações coletivas de saneamento e melhoria do meio ambiente, entre outras; - traduzir para a ESF a dinâmica social da comunidade, suas necessidades, potencialidades e limites; identificar parceiros e recursos existentes na comunidade que possam ser potencializados pela equipe.
 

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Atualizado: 25/06/2018 - 15:22

Romelândia SC inscreve para 12 vagas e cadastros

Oportunidades são para diversos cargos, com opções em todos os níveis de escolaridade

Iniciais até R$ 20,4 mil

Por JCConcursos - Fernando Cezar Alves

A prefeitura de Romelândia, em Santa Catarina, recebe inscrições em seu concurso público, que conta com uma oferta de 12 vagas imediatas, além de formar cadastro reserva de pessoal em diversos cargos. Do total de postos imediatos, quatro são para quem possui alfabetização, uma para ensino fundamental completo, três para ensino médio e quatro para nível superior, com remunerações iniciais que variam de R$ 1.019.32 a R$ 20.421,21, com jornadas de trabalho de 10 a 40 horas semanais. O atendimento vai até 25 de julho.

 

Alfabetização
Para quem possui alfabetização, as oportunidades são para os cargos de auxiliar de serviços gerais (1 vaga e cadastro reserva, com inicial de R$ 1.053,99, para 40 horas semanais), mecânico (CR, com carteira de habilitação “C”, R$ 2.363,40, 40 horas), motorista (CR, com carteira de habilitação “B”, R$ 1.317,49, 40 horas), motorista (1 + CR, com carteira de habilitação “C”, R$ 1.317,49, 40 horas), motorista (1 + CR, com carteira de habilitação ‘D”, R$ 1.317,49, 40horas) e operador de máquinas (1 + CR, com carteira de habilitação ‘C”, R$ 1.515,12, 40 horas).

 

Ensino Fundamental
Para ensino fundamental completo, uma vaga para o cargo de auxiliar de dentista, com inicial de R$ 1.019,32, para 40 horas semanais.

 

Ensino Médio
No caso de ensino médio: agente comunitário de saúde (1 + CR, com curso específico de 40 horas e residente na área de atuação, R$ 1.303,99, 40 horas), agente de combate às endemias (1, com curso específico, com mínimo de 40 horas, R$ 1.443,49, 40 horas), técnico administrativo (1, R$ 1.580,99, 40 horas), técnico administrativo II (CR, R$ 1.654,38, 40 horas), técnico administrativo III (CR, R$ 2.678,52, 40 horas), técnico em enfermagem (CR, R$ 1.383,37, 40 horas) e fiscal de obras e posturas (CR, R$ 1.575,60, 40horas).

 

Nível Superior
Por fim, para nível superior: assistente social (1, com registro no conselho, R$ 3.545,11 , 40 horas), auditor fiscal (CR, com formação em ciências jurídicas, administração ou ciências contábeis, R$ 2.107,99, 40 horas), enfermeiro padrão (1, com registro no conselho, R$ 3.702,67, 40 horas), engenheiro civil (CR, com registro no conselho, R$ 1.580,99, 10 horas), farmacêutico bioquímico (CR, com registro no conselho, R$ 3.465,19, 20 horas), médico clínico geral (CR, com registro no conselho, R$ 20.421,21, 40 horas), médico veterinário (CR, com registro no conselho, R$ 3.545,11, 40horas), odontólogo (CR, com registro no conselho, R$ 4.096,57, 40 horas),  procurador jurídico (1, com registro na OAB, R$ 3.557,23, 20 horas), professor de artes (CR, com graduação específica, R$ 1.227,67,20 horas), professor de educação infantil (CR, pedagogia, R$ 1.227,67, 20 horas), professor de língua estrangeira moderna/inglês (CR, formação específica, R$ 1.227,67, 20horas), psicólogo (CR, com registro no conselho, R$ 2.363,40, 20 horas), coordenador do CRAS (1, com formação em ciências humanas ou sociais e experiência em trabalhos comunitários e gestão de programas, projetos , serviços e benefícios socioassistenciais, R$ 3.333,13, 40 horas), psicólogo CRAS (CR, com registro no conselho, R$ 3.333,13, 40 horas), assistente social (CR, com registro no conselho, R$ 1.772,55, 20 horas), fisioterapeuta (CR, com registro no conselho, R$ 1.800,03, 20 horas) e psicólogo (CR, com registro no conselho, R$ 2.363,40, 20 horas).


As inscrições podem ser feitas pela internet, na página da prefeitura, que é www.romelandia.sc.gov.br.


Quem não possui computador, pode comparecer na própria prefeitura, na biblioteca municipal, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas.


As taxas são de R$ 80 para cargos com exigência de alfabetização, R$ 100 para ensino fundamental, R$ 120 para ensino médio e R$ 150 para nível superior.

A aplicação das provas objetivas está marcada para ocorrer em 2 de setembro.


Além das vagas iniciais, outras poderão ser preenchidas durante o prazo de validade do concurso, que será de dois anos, podendo ser prorrogado uma vez, pelo mesmo período.


As contratações serão feitas de acordo com o regime estatutário       


 

 

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Atualizado: 22/06/2018 - 14:30

Concurso IBGE: expectativa por autorização em 2018

Solicitação de concurso do IBGE é para a abertura de oportunidades nos níveis médio e superior de ensino. Salários de até R$ 8,2 mil

Pedido para 1.800 vagas

Por JCConcursos - Camila Diodato

Cresce a expectativa para que seja autorizado ainda em 2018 o novo concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No dia 14 de maio, o presidente do instituto, Roberto Olinto, já havia reconhecido a necessidade urgente da realização do certame para efetivos. Depois, durante o II Congresso Democrático sobre o IBGE, realizado em 25 e 28 de maio, ele voltou a alertar sobre situação grave do órgão sem a contratação de novos servidores  

Olinto ressaltou que "“é prioridade absoluta dessa direção concurso e plano de carreira. Sem concurso e sem carreira a história do IBGE pode se encerrar de forma melancólica. A nossa preocupação é comunicar ao Ministério do Planejamento essa situação de forma incisiva. O impacto disso vai trazer sérios danos ao IBGE”. O dirigente reforçará pedido junto junto ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) para que a autorização seja concedida em breve para que o edital saia ainda em 2018.

  Vale lembrar que, em dezembro do ano passado, o instituto solicitou o aval para 1.800 vagas efetivas, sendo 1.200 destinadas ao cargo de técnico em informações geográficas e estatísticas e as outras 600 para a carreira de analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas.

  Atualmente, a solicitação está em trâmite na Divisão de Concursos Públicos do Ministério do Planejamento. Desde que foi encaminhada, ela sofreu 23 movimentações dentro da Pasta.

  O edital do concurso IBGE 2018 só será publicado quando receber autorização do MPDG.  

Sobre as carreiras do concurso IBGE 2018

  A função de técnico destina-se aos candidatos com certificado de ensino médio emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). O salário vigente corresponde a R$ 3.890,87 contando com o vale-alimentação.   Já o posto de analista exige formação superior completa, sendo que diversos cursos são aceitos. Consta na tabela de remuneração dos servidores federais que o vencimento atual é de R$ 8.213,07.  

Último concurso IBGE para efetivos

  No final de 2015, o órgão lançou dois editais que, juntos, apresentaram um total de 600 oportunidades. A banca organizadora do certame, na ocasião, foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV).   Um edital ofereceu 460 chances para a carreira de técnico distribuídas entre diversos Estados. A validade dele encerra no dia 30 de maio de 2018, já contando com a prorrogação.   O outro teve 90 chances para analista e 50 para tecnologista, também com lotação em vários Estados. O prazo dele vai terminar em 14 de junho de 2016, com o acréscimo da prorrogação.
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Atualizado: 21/06/2018 - 12:05

Correios reabrem inscrições para 4.983 vagas

Para as vagas de jovem aprendiz dos Correios, podem se inscrever estudantes a partir do 9º ano do ensino fundamental, com idade entre 14 e 22 anos

Até dia 28/6

Por JCConcursos - Douglas Terenciano

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos anunciou a reabertura do prazo de inscrições para seu processo seletivo com um total de 4.983 vagas para jovem aprendiz, além de formação de cadastro reserva para o curso de assistente administrativo, nas modalidades presencial e à distância. Agora, os interessados têm até o dia 28 de junho para concorrer às vagas de aprendizagem, que estão distribuídas por todas as regiões do país.

Vagas de Jovem Aprendiz nos Correios 2018

Podem se inscrever estudantes a partir do 9º ano do ensino fundamental, com idade entre 14 e 22 anos, no ato da contratação. Todos os jovens aprendizes receberão bolsa-auxílio no valor de R$ 448,46, além dos benefícios de vale-transporte e vale-refeição. A jornada de atividades será de 20 horas semanais, sendo quatro horas diárias.

Atribuições do cargo de Jovem Aprendiz dos Correios

De acordo com o edital, são atribuições do aprendiz: transportar documentos entre as áreas internas; receber e expedir documentos; arquivar documentos; repor material de expediente; apoiar a realização de eventos (organizar ambientes e verificar equipamentos/materiais conforme o solicitado); manter arquivos ordenados e atualizados; executar serviços em meios eletrônicos, tais como elaborar planilhas, digitar expedientes e contatar, por mensagens eletrônicas, os clientes internos; transmitir e receber documentos por fax; realizar serviços reprográficos; utilizar multimídia e retroprojetor; realizar atendimento telefônico; auxiliar na entrega de senhas e organização de filas, fornecendo informações necessárias ou encaminhando os clientes conforme o serviço solicitado; prestar informações sobre os serviços e produtos da ECT, cumprir as atividades previstas no curso de aprendizagem coordenado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Processo seletivo

As etapas do processo seletivo consistirão em comprovação de requisitos e exame médico pré-admissional. Os candidatos serão classificados por meio de pontuação de renda familiar, aprovação escolar referente ao último ano letivo cursado e concluído, participação em programas sociais e ano em que está cursando, de acordo com critérios estabelecidos pelos Correios.

APOSTILAS  EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO - ENEM 2018

A validade desta seleção é de um ano, podendo ser prorrogada por mais um. Vale destacar que os aprendizes serão convocados conforme a necessidade de cada unidade dos Correios, dentro desta validade.

Programa de Aprendizagem dos Correios 2018

Com duração de 12 meses consecutivos, o programa de aprendizagem dos Correios será realizado no sistema dual, que é composto pela fase teórica, nas dependências do Senai, e pela fase prática, realizada nas instalações dos Correios, sob orientação de um empregado do órgão devidamente capacitado. No total, serão mais de 800 horas de capacitação e, no término do programa, os aprendizes receberão o certificação da formação técnico-profissional, dependendo da sua aprovação no curso e da avaliação na execução das atividades correlacionadas.

Saiba como se inscrever

Os estudantes interessados devem efetuar a inscrição no site www.correios.com.br, clicando na seção “Recursos Humanos”, e seguindo as instruções contidas ali. O prazo ficará aberto até o dia 28 de junho. O resultado final está previsto para ser publicado em julho deste ano.

Dica - Evite erros no português

Muitos candidatos perdem boas oportunidades de inserção no mercado por conta do uso inadequado da língua portuguesa. Com as empresas adotando ferramentas como testes ortográficos e redações para funcionar como filtros, o número de trabalhadores e estudantes que não passam sequer na primeira etapa é cada vez maior.

A facilidade da tecnologia contribui para o problema. Com o acesso à tecnologia e aplicativos de correções automáticas de texto, pesquisar informações resumidas sem a necessidade de fazer uma busca integral sobre determinado assunto, dificultam o enriquecimento do vocabulário e a organização linguística.

Outro motivo que acaba influenciando na vida profissional dos candidatos é o costume de abreviar o português nas redes sociais. Ou seja, nem todos conseguem se adequar às mudanças exigidas quando o ambiente sai do universo dos perfis virtuais. É comum casos de pessoas que usam muito esse tipo de “escrita encurtada” e acabam cometendo erros, tanto na elaboração de algum texto, quanto no envio de um simples e-mail profissional.

Vale destacar que a conhecida “Era Digital” também possui seus benefícios e permite o fácil acesso às obras e clássicos da literatura, inclusive por meio de smartphones. Por outro lado, um dos principais dilemas modernos está na mentalidade de pessoas que não praticam o hábito da leitura. Enfim, lembre-se: quanto mais usar linguagens da internet no dia a dia, maior a chance de descuido em momentos importantes, como por exemplo, um teste para uma vaga no mercado de trabalho.

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Atualizado: 20/06/2018 - 16:14

Capão Alto SC inscreve para médicos e nutricionistas

Concurso é para o preenchimento de uma vaga inicial para cada cargo, com exigência de nível superior na respectiva área

Iniciais até R$ 10 mil

Por JCConcursos - Fernando Cezar Alves

A Prefeitura de Capão Alto, em Santa Catarina, recebe inscrições em seu concurso público para o preenchimento de duas vagas, para os cargos de médico clínico geral e nutricionista, com uma oportunidade cada. Nos dois casos, para concorrer é necessário possuir formação de nível superior e registro no respectivo conselho regional, com remuneração inicial de R$ 1.769,39 para nutricionista e R$ 10 mil para médico, ambos com jornada de trabalho de 20 horas semanais. O atendimento vai até 5 de julho.


As inscrições podem ser feitas somente pela internet, na página eletrônica da banca organizadora,  o Instituto O Barriga Verde, que é www.iobv.org.br.


A taxa, para as duas opções, é de R$ 100.


Quem não possui computador pode comparecer pessoalmente, na própria prefeitura, na rua João Vieira de Oliveira, 500, Capão Alto, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas.   


A aplicação das provas está marcada para ocorrer em 22 de julho.


Além das vagas iniciais, outras poderão ser preenchidas durante o prazo de validade do concurso, que será de dois anos, podendo ser prorrogado uma vez, pelo mesmo período.

 

Atribuições
Médico Clínico Geral ESF
Executar atividades profissionais da área da Saúde correspondentes à sua especialidade, tais como diagnósticos, prescrição de medicamentos, tratamentos clínicos preventivos ou profiláticos, observadas as normas de segurança e higiene do trabalho; executar atividades de vigilância à saúde; participar do planejamento, coordenação e execução dos programas, estudos, pesquisas e outras atividades de saúde; participar do planejamento da assistência à saúde, articulando-se com as diversas instituições para a implementação das ações integradas; participar do planejamento, elaboração e execução de programas de treinamentos em serviço e de capacitação de recursos humanos; participar e realizar reuniões e práticas educativas junto à comunidade; integrar equipe multiprofissional, promovendo a operacionalização dos serviços, para assegurar o efetivo atendimento às necessidades da população. b) O nível de escolaridade exigido será curso superior em medicina, com comprovante de conclusão da residência médica reconhecido pela Comissão Nacional de Residência.


Nutricionista
Promover avaliação nutricional e do consumo alimentar das crianças; Promover adequação alimentar considerando necessidades específicas da faixa etária atendida; Promover, programas de educação alimentar e nutricional, visando crianças, pais, professores, funcionários e diretoria; Executar atendimento individualizado de pais de alunos, orientando sobre alimentação da criança e da família; Integrar a equipe multidisciplinar com participação plena na atenção prestada à clientela; realizar cardápios para crianças jovens e adultos, sempre que requerido por participante do Poder Executivo Municipal.  
   

 

 

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Atualizado: 20/06/2018 - 15:24

Palhoça SC inscreve para 12 vagas, em diversos cargos

Oportunidades são para quem possui níveis fundamental, médio e superior, com remunerações iniciais de até R$ 3,1 mil

Temporários

Por JCConcursos - Fernando Cezar Alves

A Prefeitura de Palhoça, em Santa Caterina, recebe inscrições em seu processo seletivo para o preenchimento de 12 vagas temporárias, além de formar cadastro reserva de pessoal. Do total de postos, uma é para quem possui ensino fundamental incompleto, uma para fundamental completo, uma para ensino médio e nove para nível superior, com remunerações iniciais que variam de R$ 994,79 a R$ 3.158,15, com jornadas de trabalho de 10 a 40 horas semanais. O atendimento vai até 13 de julho.

 

Ensino Fundamental Incompleto
Quem possui ensino fundamental incompleto pode concorrer ao cargo de agente de serviços operacionais, com uma vaga e cadastro reserva. O inicial é de R$ 994,79, com jornada de 40 horas semanais.

 

Ensino Fundamental Completo
Para ensino fundamental completo há uma vaga e cadastro para agente de controle de endemias, com inicial de R$ 994,79, para 40 horas semanais.

 

Ensino Médio
No caso de ensino médio há uma vaga e cadastro para técnico de enfermagem – atenção em saúde, com inicial de R$ 2.016,98m, para 450 horas.

 

Nível Superior
Por fim, para nível superior: enfermeiro (1 e cadastro reserva, R$ 2.238,31,30 horas), enfermeiro UPA (1+CR, R$ 2.238,31, 30 horas), farmacêutico (1+CR, R$ 2.238,31, 30 horas), farmacêutico (1+CR, R$ 3.423,69, 40horas), fonoaudiólogo (1+CR, R$ 3.423,69, 40horas), médico dermatologista (1 + CR, R$ 3.158,15, 10 horas), médico ginecologista (1 + CR, R$ 3.158,15, 10 horas), médico infectologista (1 + CR, R$ 3.158,15, 10 horas) e médico radiologista (1 + CR, R$ 3.158,15, 10 horas).


Os aprovados também contarão com vale alimentação no valor de R$ 97,94 para cargos com jornada de 10 horas semanais, R$ 293,81 para 30 horas e R$ 391,75 para 40 horas.


As inscrições podem ser feitas somente pela internet, na página eletrônica www.saude2018.palhoca.ieses.org.


As taxas são de R$ 50 para cargos com exigência de ensino fundamental, R$ 65 para ensino médio e R$ 80 para nível superior.


A aplicação das provas está marcada para ocorrer em 5 de agosto.
As contratações serão feitas durante o prazo de validade do processo seletivo, que será de um ano, podendo ser prorrogado uma vez, pelo mesmo período.    

 

 

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Atualizado: 19/06/2018 - 14:03

Santa Helena SC abre CONCURSO para diversas vagas

O concurso da Prefeitura de Santa Helena oferece remunerações que variam de R$ 1.260,43 a R$ 5.200 ao mês

Todos os níveis

Por JCConcursos - Douglas Terenciano

A Prefeitura de Santa Helena, no Estado de Santa Catarina, publicou edital de concurso público com três vagas em diferentes cargos. Haverá, ainda formação de cadastro reserva para outras duas funções. As remunerações que variam de R$ 1.260,43 a R$ 5.200 ao mês.

Vagas no concurso público de Santa Helena

O concurso público da Prefeitura de Santa Helena oferece vagas para médico (1 vaga), dentista (1) e fiscal de tributos (1), além de cadastro reserva nas funções de agente de administração e agente de apoio operacional. Os selecionados atuarão em jornadas de 40 horas semanais.

O processo seletivo consistirá em prova objetiva, prevista para o dia 4 de agosto, além de avaliação prática. A validade deste concurso público é de dois anos, com possibilidade de prorrogação.

Como se inscrever no concurso público de Santa Helena

As inscrições vão até o dia 12 de julho, no site https://ameosc.selecao.net.br. Aos que não possuem acesso à internet, está disponível um posto de atendimento presencial na sede da Prefeitura de Santa Helena. A taxa de inscrição custa de R$ 50 a R$ 100.

Conteúdo programático para cargos de nível médio

LÍNGUA PORTUGUESA - Compreensão e interpretação de texto; coerência e coesão textual; ortografia; pontuação; acentuação gráfica; emprego da norma culta; classes de palavras: substantivo, artigo, adjetivo, numeral, verbo, pronome, advérbio, preposição, conjunção, interjeição; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal, crase; análise sintática.

CONHECIMENTOS GERAIS - Fundamentos e aspectos socioeconômicos, culturais, artísticos, históricos, políticos e geográficos do mundo, do Brasil, de Santa Catarina e do Município. Atualidades nos assuntos atuais de diversas áreas, tais como política, economia, sociedade, educação, esportes, tecnologia, segurança pública, saúde, justiça, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, problemas e fenômenos ambientais, cidadania e direitos humanos do mundo, do Brasil, de Santa Catarina e do Município. Lei Orgânica do Município; Regras básicas de comportamento profissional para o trato diário com o público interno e externo e colegas de trabalho, zelo pelo patrimônio público, raciocínio logico.

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Atualizado: 19/06/2018 - 12:28

Quilombo SC: inscrições abertas para diversos cargos

Ao todo estão sendo oferecidas seis vagas imediatas, além de formar cadastro reserva de pessoal, com opções para níveis médio e superior. Iniciais até R$ 3,5 mil

Câmara municipal

Por JCConcursos - Fernando Cezar Alves

A Câmara Municipal de Quilombo, em Santa Catarina, recebe inscrições em seu concurso público para o preenchimento de seis vagas, sendo duas para cargos com exigência de ensino médio e quatro para nível superior, com remunerações iniciais que variam de R$ 1.087,70 a R$ 3.567,10, com jornadas de trabalho de 10 a 40 horas. As inscrições poderão ser feitas até o dia 16 de julho. A seleção também será para formar cadastro reserva de pessoal.

 

Ensino Médio
Quem possui ensino médio poderá concorrer aos cargos de auxiliar de serviços gerais (1vaga e cadastro reserva, com inicial de R$ 1.087,70, para jornada de 40 horas semanais) e técnico em atividades legislativas (1 + CR, R$ 3.567,10, 40 horas).

 

Nível Superior
Para nível superior: assistente administrativo (1 +CR, com formação em administração, economia ou ciências contábeis, R$ 2.311,70, 40horas), contador (1, com registro no conselho, R$ 3.102,44, 20 horas), controlador interno (1 +CR, superior em administração, economia ou ciências contábeis, R$ 3.102,44, dez horas) e tesoureiro (1 +CR, superior em administração, economia ou ciências contábeis, R$ 3.102,44, dez horas).


As inscrições podem ser feitas somente pela internet, na página eletrônica da organizadora, a Epbazi, que é http://concursos.epbazi.com.br.


Quem deixar a inscrição para o último dia deve ficar atento ao horário, uma vez que poderá ser feita somente até às 12 horas.


As taxas são de R$ 100 para os cargos com exigência de ensino médio e R$ 150 para nível superior.


A aplicação das provas está marcada para ocorrer em 5 de agosto.


Para todos os cargos o exame contará com dez questões, sendo dez de conhecimentos gerais (valendo 0,20 ponto cada) e 20 de conhecimentos específicos, valendo 0,40 ponto cada. Em conhecimentos gerais serão abordados temas de língua portuguesa, conhecimentos gerais, matemática e informática.


As contratações serão feitas de acordo com o regime jurídico dos servidores municipais de Quilombo, durante o prazo de validade do concurso, que será de dois anos, podendo ser prorrogado uma vez, pelo mesmo período.

 

 

 

 

 

 

 

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Atualizado: 18/06/2018 - 10:50

Concurso MPU: orgão já iniciou escolha da BANCA

Oportunidades do concurso do MPU 2018 serão para os cargos de técnico e analista, que apresentam salários de até R$ 10,1 mil. Níveis médio e superior de ensino

Edital até outubro

Por JCConcursos - Fernando Cezar Alves

O Ministério Público da União (MPU) já iniciou os preparativos para a definição da banca organizadora do seu próximo concurso público. A expectativa do secretário-geral do órgão, Alexandre Camanho, é de que o edital de abertura de inscrições possa ser divulgado até outubro, conforme declarou, em abril, durante reunião com o Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério Público da União (SindMPU).  Ele já havia antecipado que a seleção contará com oportunidades para ingresso de analistas, técnicos administrativos e técnicos de segurança, além de formar cadastro reserva de pessoal.   O órgão divulgou, em agosto de 2017, a portaria 84, que fixa as atribuições e requisitos para ingresso nas carreiras de analistas e técnicos, que serão oferecidas no certame.   

 


» CURSO ONLINE TÉCNICO E ANALISTA DO MPU «
» APOSTILAS CONCURSO MPU 2018 - TÉCNICO E ANALISTA «

 

 


Para concorrer ao cargo de técnico basta possuir ensino médio, com remuneração inicial de R$ 6.862,73. No caso de analista, com necessidade de nível superior, o salário corresponde a R$ 11.259,81.  

Melhorias salariais


É importante ressaltar que as carreiras contarão com mais dois reajustes salariais nos próximos meses. No caso de técnico, os valores básicos passarão a ser de  R$ 7.080,21 em novembro e R$ 7.591,37 em janeiro de 2019.

 

 

Para o analista, R$ 11.616,61 em novembro  e R$ 12.455,30 em janeiro de 2019.    

A comissão do concurso do MPU, instituída dede março de 2017, é presidida pelo servidor Blal Yassine Dalloul e conta, ainda, com os seguintes participantes: Eloá Todarelli Junqueira, Denise Costa Recedive, Sandra Roberta de Souza Oliveira, Tatiane Diniz da Silva e Rayza Madlum de Paula.

APOSTILA TÉCNICO DO MPU

 


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Atribuições

  De acordo com a portaria, as atribuições do técnico são as seguintes: Auxiliar, dentro ou fora do ambiente da sede de trabalho, os membros e as chefias em processos judiciais e administrativos e em procedimentos extrajudiciais; atuar em processos judiciais e administrativos e em procedimentos extrajudiciais; auxiliar os membros e as chefias em eventos oficiais, audiências e diligências; elaborar e analisar informações, certidões, declarações, relatórios e documentos congêneres; elaborar minutas de atos administrativos e normativos; atuar em planos, programas, projetos e convênios; atuar na gestão de contratos quando formalmente designado; realizar estudos, pesquisas e levantamentos de dados; participar de reuniões, comissões, grupos e equipes de trabalho; participar do planejamento estratégico institucional e dos planos da sua unidade de atuação; observar e zelar pela segurança institucional no âmbito de sua área de atuação; atender o público interno e externo por telefone, correio eletrônico ou presencialmente; prestar informações sobre a localização e tramitação de processos e documentos; orientar quanto à aplicação das normas internas ou de sua área de atuação; contribuir para a melhoria contínua dos processos e rotinas de trabalho; orientar e supervisionar estagiários e aprendizes; inserir dados e utilizar os sistemas de informação corporativos; observar e zelar pelo cumprimento dos prazos; realizar tarefas de expediente; realizar atividades relativas à instrução, tramitação e movimentação de processos, procedimentos e documentos; manter e controlar o arquivo setorial; e executar demais atividades necessárias ao desempenho do cargo ou outras que eventualmente venham a ser determinadas pela autoridade competente, sempre respeitando, quando for o caso, os limites impostos pelos órgãos de classe

  Para os técnicos, na área de administração: Auxiliar na prática de atos em processos judiciais e na instrução e acompanhamento de processos administrativos e procedimentos extrajudiciais; desempenhar atividades de apoio técnico-administrativo; atuar na elaboração, execução e avaliação de planos, programas e projetos; realizar atividades, estudos, pesquisas e levantamentos de dados inerentes às atividades de suporte administrativo do órgão, dentre elas, as relacionadas a orçamento, finanças e controle interno; atuar na fiscalização, instrução e acompanhamento de contratos e convênios; atuar nas atividades de compras e de contratação de bens e serviços; registrar e controlar dados e informações cadastrais; emitir certidões, declarações e atestados; expedir e/ou anexar documentos e correspondências oficiais; elaborar atas, estatísticas setoriais e minutas de expedientes e de atos; organizar eventos, ações e atividades institucionais; preparar malotes; publicar documentos oficiais; realizar atividades de gestão de bens materiais e patrimoniais; realizar diligências; realizar serviços técnicos e especializados; manter atualizado o conteúdo de páginas virtuais na internet e na intranet; e analisar a conformidade documental.   Para analista: Assessorar, dentro ou fora do ambiente da sede de trabalho, os membros e as chefias em processos judiciais e administrativos e em procedimentos extrajudiciais; atuar em processos judiciais e administrativos e em procedimentos extrajudiciais; assessorar os membros e as chefias em eventos oficiais, audiências e diligências; realizar avaliações e vistorias; realizar perícias quando formalmente designado pelo órgão competente; acompanhar o desenvolvimento de trabalhos periciais; realizar estudos, pesquisas e levantamentos de dados; elaborar e analisar informações, certidões, declarações, laudos, pareceres, relatórios e documentos congêneres; elaborar minutas de atos administrativos e normativos; propor planos, projetos, programas, diretrizes e políticas de atuação; atuar em planos, programas, projetos e convênios; atuar na gestão de contratos quando formalmente designado; participar de reuniões, comissões, grupos e equipes de trabalho; participar do planejamento estratégico institucional e dos planos da sua unidade de atuação; observar e zelar pela segurança institucional no âmbito de sua área de atuação; atender o público interno e externo por telefone, correio eletrônico ou presencialmente; prestar informações sobre a localização e tramitação de processos e documentos; orientar quanto à aplicação das normas internas ou da sua área de atuação; contribuir para a melhoria contínua dos processos e rotinas de trabalho; orientar e supervisionar estagiários e aprendizes; inserir dados e utilizar os sistemas de informação corporativos; observar e zelar pelo cumprimento dos prazos; realizar tarefas de expediente; realizar atividades relativas à instrução, tramitação e movimentação de processos, procedimentos e documentos; manter e controlar o arquivo setorial; e executar demais atividades necessárias ao desempenho do cargo ou outras que eventualmente venham a ser determinadas pela autoridade competente, sempre respeitando, quando for o caso, os limites impostos pelos órgãos de classe.   Para analista, na área de direito: Assessorar os membros e chefias na coordenação e supervisão das atividades de processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais; planejar e executar tarefas relativas à análise jurídica de atos, documentos, processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais, produzindo os atos e documentos pertinentes; elaborar minutas de petições, denúncias, recursos, acordos judiciais ou extrajudiciais, termos de ajustamento de conduta, decisões, despachos, pareceres, notas técnicas, notificações, votos e atos congêneres, bem como manifestações jurídicas para subsidiar decisão administrativa; receber, analisar, acompanhar e dar andamento a processos e a outros documentos; auxiliar na instrução de processos, procedimentos e inquéritos civis e analisar inquéritos policiais; controlar prazos prescricionais; proceder à oitiva de vítimas, testemunhas e quaisquer outras pessoas que possam, direta ou indiretamente, colaborar com a instrução processual, reduzindo a termo suas declarações; realizar análise prévia e triagem de representações, denúncias, processos e procedimentos; realizar pesquisa, seleção, indexação e estudo de legislação, doutrina e jurisprudência; acompanhar a atualização legislativa; observar os prazos processuais e de conclusão de investigações; conferir atos e andamentos processuais; providenciar o cumprimento de decisões e despachos; atuar na manualização de processos e na elaboração de instrumentos normativos; e acompanhar a tramitação de processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais Último concurso do MPU
No concurso de 2013,  a seleção contou com 263 vagas para níveis médio e superior. As oportunidades foram para os cargos de técnico do MPU, técnico na área técnico administrativa especialidade tecnologia da informação e comunicação, técnico na área de saúde – enfermagem e técnico na área de saúde – saúde bucal.

No caso de analista, as opções foram para analista do MPU, analista na área técnico-administrativa – especialidade arquivologia, analista na área técnico administrativa – biblioteconomia, analista na área técnico administrativa – comunicação social, analista na área técnico administrativa – educação, analista na área técnico administrativa – estatística, analista na área técnico especializado – finanças e controle, analista na área técnico especializado – gestão pública, analista técnico especializado - planejamento e orçamento, analista na área de clínica médica, analista área de medicina – psiquiatria, analista na área de perícia – antropologia, analista na área de perícia – arquitetura, analista na área de perícia -contabilidade,analista na área de perícia – economia, analista na área de perícia – engenharia agronômica, analista na área de perícia – engenharia ambiental, analista na área de perícia – engenharia civil, analista na área de perícia – engenharia de segurança do trabalho, analista na área de perícia – engenharia elétrica, analista na área de perícia - engenharia florestal, analista na área de perícia – engenharia mecânica, analista na área de perícia – engenharia sanitária, analista na área de perícia – geografia, analista na área de perícia – medicina, analista na área de perícia medicina do trabalho, analista na área de perícia – oceanografia, analista na área de saúde – enfermagem, analista na área de saúde – odontologia, analista na área de saúde – psicologia, analista na área de saúde – serviço social, analista na área de tecnologia da informação e comunicação – desenvolvimento de sistemas e analista na área de tecnologia da informação e comunicação – suporte e infraestrutura.

Na ocasião, o concurso do MPU contou com oportunidades para o Distrito Federal e Eestados de Pernambuco, São Paulo, Amazonas, Rondônia, Maranhão, Pará, Rio Grande do Sul, Acre, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais,Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Alagoas, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba e Tocantins.

A banca foi o Cespe/UnB.
 
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Atualizado: 15/06/2018 - 15:57

Guarujá do Sul SC tem concurso com inscrições abertas

Concurso da Câmara de Guarujá do Sul inscreve para função de auxiliar de serviços gerais. Cargo paga R$ 1.060 e requer nível médio

Carreira no Legislativo

Por JCConcursos - Samuel Peressin

Estão abertas as inscrições para o concurso da Câmara de Guarujá do Sul, em Santa Catarina, destinado a preencher uma vaga de auxiliar de serviços gerais.

 

Com salário inicial de R$ 1.060,77 e jornada semanal de 40 horas, o cargo pode ser disputado por profissionais que possuem ensino fundamental completo.

 

Os interessados têm até 12 de julho para se inscrever no concurso da Câmara de Guarujá do Sul. O formulário para cadastro está disponível no site www.ameosc.org.br. A taxa custa R$ 35.

 

Em 5 de agosto, os candidatos farão prova objetiva com 35 perguntas abordando língua portuguesa e conhecimentos gerais e específicos.

 

A aplicação ocorrerá no Núcleo Municipal Arco Iris (rua Governador Jorge Lacerda, 436, centro), das 9h às 12h.

 

De acordo com o edital, o concurso da Câmara de Guarujá do Sul terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do Legislativo.

 

 

Atribuições do auxiliar de serviços gerais no concurso da Câmara de Guarujá do Sul 2018

 

 

Execução de trabalhos e serviços gerais de limpeza, de trabalhos braçais, manutenção e conservação; Executar trabalhos rotineiros de limpeza em geral do prédio das dependências da Câmara Municipal de Vereadores, espanando, varrendo, lavando, encerrando e lustrando móveis e utensílios, copos, vasilhames, panelas e outros para mantê-los em condições de higiene e conservação; Arrumar banheiros e toaletes, limpando-os e reabastecendo-os para conservá-los em condições de uso; Coletar o lixo depositado em lixeiros removendo-o para local adequado, acondicionando-o em sacos próprios para deposito em lixeiras para coleta ou incineração, se for o caso; Preparar alimentos como: café, chás e outros, servindo-os aos demais, ás autoridades e visitantes em horários predeterminados ou quando solicitados; Cuidar e procurar manter em bom estado os objetos e utensílios sob sua guarda e responsabilidade e aqueles necessários ao desenvolvimento de suas atividades; Executar outras atividades determinadas pelos superiores hierárquicos.

 

 

O que vai cair na prova do concurso da Câmara de Guarujá do Sul

 

 

Língua portuguesa – Compreensão e interpretação de texto; coerência e coesão textual; ortografia; pontuação; acentuação gráfica; emprego da norma culta; classes de palavras: substantivo, artigo, adjetivo, numeral, verbo, pronome, advérbio, preposição, conjunção, interjeição; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal, crase; análise sintática.

 

Conhecimentos gerais – Fundamentos e aspectos socioeconômicos, culturais, artísticos, históricos, políticos e geográficos do mundo, do Brasil, de Santa Catarina e do Município. Atualidades nos assuntos atuais de diversas áreas, tais como política, economia, sociedade, educação, esportes, tecnologia, segurança pública, saúde, justiça, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, problemas e fenômenos ambientais, cidadania e direitos humanos do mundo, do Brasil, de Santa Catarina e do Município. Lei Orgânica do Município; Regras básicas de comportamento profissional para o trato diário com o público interno e externo e colegas de trabalho, zelo pelo patrimônio público, raciocínio lógico.


Conhecimentos específicos – Atividades específicas teóricas inerentes ao cargo. Práticas de conservação de alimentos e organização de copa e cozinha. Técnicas de limpeza de utensílios. Técnicas de lavagem e secagem de louças e utensílios. Técnicas de desinfecção de ambientes. Destinação do lixo. Lixo Orgânico e Reciclagem. Equipamentos para a segurança e higiene. Limpeza dos diferentes espaços. Produtos de limpeza, sua utilidade e aplicação. Instrumentos e materiais utilizados na realização de limpezas em geral. Regras de comportamento no ambiente de trabalho. Regras de hierarquias no serviço público. Regras básicas de comportamento profissional para o trato diário com o público interno e externo e colegas de trabalho. Zelo pelo patrimônio público. Noções de prevenção de acidentes de trabalho e incêndio. Noções de Primeiros Socorros. Ética e cidadania. Controle de estoque de material de limpeza e de cozinha. Relatório de pedidos de material de consumo, limpeza e gêneros alimentícios.
 

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