No Estado de
Santa Catarina, a
Prefeitura Municipal de Pescaria Brava está com
inscrições abertas de
concurso público para provimento de 23 vagas na área da saúde. O prazo se encerrará no dia 27 de julho.
Todas as ofertas são destinadas a profissionais que concluíram o nível
fundamental, sendo 21 vagas para a função de agente comunitário de saúde e duas para agente de combate às endemias. O cargo de agente comunitário de saúde ainda exige que o candidato resida na área da comunidade em que irá atuar desde a data da publicação do edital. O salário inicial é de R$ 1.014.
A ficha de
inscrição está disponível no endereço eletrônico da banca organizadora do processo seletivo, a Faepesul (
www.faepesul.org.br/concursos). O valor da taxa de participação é de R$ 60 para ambas as funções.
Avaliação da Prefeitura de Pescaria Brava
O
concurso da
Prefeitura de Pescaria Brava será constituído de uma única etapa: prova objetiva. Ela será composta por 25 questões de múltipla escolha sobre as matérias de língua portuguesa, matemática e conhecimentos específicos.
Com três horas de duração, o exame será aplicado na cidade de
Pescaria Brava no dia 6 de agosto, em locais e horários a serem divulgados em momento oportuno.
Atribuições dos cargos da Prefeitura de Pescaria Brava
Agente combate endemias - atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças e promoção da saúde, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS e sob supervisão do gestor. Executa atividades de grande complexidade que envolve planejamento, supervisão, coordenação e execução de trabalhos relacionados com os processos do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde (SNVS) de acordo com as necessidades do gestor municipal e do perfil epidemiológico de cada territorialidade. As atividades operacionais estão relacionadas com as medidas de prevenção e controle de doenças e agravos transmissíveis e não transmissíveis. Dependendo da fonte de transmissão (foco) e do agente transmissor ou infeccioso (vetor, parasita, microrganismo ou agente físico-químico), essas medidas são desenvolvidas com o uso de manejo ambiental, educação em saúde e engenharias de saúde pública, de acordo com o perfil epidemiológico de cada territorialidade.
Agente comunitário de saúde - atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS e sob supervisão do gestor. Utilização de instrumentos para diagnóstico demográfico e sócio-cultural da comunidade; promoção de ações de educação para a saúde individual e coletiva; registro, para fins exclusivos de controle e planejamento das ações de saúde, de nascimentos, óbitos, doenças e outros agravos à saúde; estímulo à participação da comunidade nas políticas públicas voltadas para a área da saúde; realização de visitas domiciliares periódicas para monitoramento de situações de risco à família; participação em ações que fortaleçam os elos entre o setor saúde e outras políticas que promovam a qualidade de vida.
Siga o JC Concursos no Google News