Prefeitura de Porteiras CE oferece 66 vagas em concurso

Inscrições serão recebidas entre 2 e 10 de outubro. Prova está marcada para 18 de novembro

Todos os níveis

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro
Publicado: 25/09/2018 - 10:28 | Atualizado: 25/09/2018 - 10:32

A Prefeitura de Porteiras, no Estado do Ceará, divulgou edital de concurso público destinado a preencher 66 vagas em cargos de todas as escolaridades. 

Quem possui nível fundamental e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria "D" pode concorrer como motorista (5 postos e remuneração inicial de R$ 954).

Ensino médio é requisito para agente comunitário de saúde (7 - R$ 1.014), agente de trânsito (4 - R$ 954), agente de saúde de endemia (2 - R$ 1.014), técnico de enfermagem (7 - R$ 954) e técnico em saúde bucal (5 - R$ 954) - as duas últimas funções também exigem formação técnica.

Há ofertas de nível superior para médico veterinário (1 - R$ 1.527,30), psicólogo (1 - R$ 1.088,40), assistente social (1 - R$ 1.088,40), dentista (1 - R$ 2.216,80), nutricionista (1 - R$ 1.088,40) e professor nas áreas de língua portuguesa (3), matemática (6), história (2), geografia (1), biologia (3) e educação infantil e ensino fundamental (16), com vencimentos de R$ 1.413,18.

Concurso Prefeitura Porteiras: inscrição e etapas

Será possível se inscrever entre 2 e 10 de outubro, mediante a realização de cadastro na página http://cev.urca.br/cev/concursos/porteiras/. As taxas variam de R$ 80 a R$ 150. 

A seleção envolverá provas obejetiva (todos os cargos), em 18 de novembro, de títulos (funções de nível superior), com entrega dos documentos em 11 de dezembro, e prática (professor, motorista e agente de trânsito), entre os dias 1 e 6 de dezembro.  

O concurso da Prefeitura de Porteiras terá validade de dois anos, com possibilidade de prorrogação por mais dois, a critério do governo municipal, conforme estabelece o edital.

Concurso Prefeitura Porteiras: conteúdo programático para motorista

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Atualizado: 02/10/2018 - 02:28

AGU: publicado edital do concurso para 100 vagas

Concurso conta com oportunidades para quem possui nível superior em qualquer área ou áreas específicas. Remunerações iniciais de R$ 6,2 mil. Provas em 9 de dezembro, em todas as capitais

Inscrições começam dia 3

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Advocacia-Geral da União (AGU)  divulgou, nesta terça-feira, 2 de outubro, o edital de abertura de inscrições do seu novo concurso público,  que conta com uma oferta de 100 vagas, distribuídas por diversos cargos, todos com exigência de formação de nível superior em qualquer área ou áreas específicas. As inscrições serão recebidas a partir  das 14 horas desta quarta-feira, dia 3 de outubro, com atendimento até 4 de novembro.

Para todos os cargos, a remuneração inicial é de R$ 6.203,34, considerando salário básico de R$ 2.220,39 e gratificação de desempenho de atividade de apoio técnico administrativo de R$ 3.128, correspondendo a 80 pontos, com jornada de trabalho de 40 horas semanais.


De acordo com o edital de abertura de inscrições, a escolha da lotação das vagas será feita de acordo com a lista de classificação final, conforme os critérios de oportunidade e conveniência do órgão.


A distribuição das vagas pelos cargos é feita da seguinte forma: administrador (48 vagas, com nível superior em administração e registro no conselho), analista técnico administrativo (10, com nível superior em qualquer área), arquivista (2, superior na área), bibliotecário (1, superior na área e registro no conselho), contador (32, superior na área e registro no conselho),     técnico em assuntos educacionais (2, formação de nível superior em qualquer área), técnico em comunicação social (5, com formação superior em comunicação social ou jornalismo).

 

• CURSO CONCURSO AGU 2018 - CONTADOR / ANALISTA E TÉCNICO
• CURSO CONCURSO AGU 2018 - DIVERSOS CARGOS

As inscrições poderão ser feitas somente pela internet, na página eletrônica da banca organizadora, a Idecan, que é www.idecan.org.br.


A taxa será de R$ 95,que deverá ser paga por meio de Guia de Recolhimento da União, que deve ser paga nas agências bancárias, correios ou lotéricas.


A aplicação das provas objetivas está marcada para ocorrer em 9 de dezembro, em todas as capitais dos  26 estados e Distrito Federal, de acordo com opção do candidato no ato da inscrição.

 

Concurso AGU - Provas


As provas ocorrerão no período da manhã (das 9h30 às 13h30) para os cargos de administrador, arquivista, contador e técnico em assuntos educacionais e no período da tarde (das 15 horas às 19h30) para analista técnico administrativo, bibliotecário e técnico em comunicação social.


A prova objetiva contará com 60 questões, sendo 30 de conhecimentos básicos e 30 de conhecimentos específicos. Em conhecimentos gerais serão dez de língua portuguesa, cinco de raciocínio lógico, cinco de noções de informática e dez de conhecimentos gerais


Para todos os cargos também haverá prova dissertativa, aplicada no mesmo dia, com uma questão de conhecimentos específicos.

Concurso AGU - Novas vagas

  Vale ressaltar que tramita na Câmara dos Deputados o projeto de lei 6788/17, que cria mais 3.000 vagas na AGU, sendo 2.000 de analista técnico de apoio à atividade jurídica e 1.000 de técnico de apoio à atividade jurídica.   No caso de técnico, para concorrer será exigido apenas ensino médio, com inicial de R$ 4.669,35, com gratificações; e para analistas, nível superior, com inicial de R$ 6.985,34.  

Mais informações sobre este projeto podem ser obtidas aqui

 

AGU - Atribuições 

Administrador – atividades  relacionadas com supervisão, programação, coordenação ou execução especializada, em grau de maior complexidade, referentes a estudos, pesquisas, análises e projetos a respeito de administração de pessoal, material, orçamento, organização e métodos.

Analista técnico administrativo - realizar atividades que envolvam a administração de pessoas, de processos, de recursos materiais e patrimoniais, de licitações e contratos, orçamento, finanças, contabilidade e auditoria; planejar, desenvolver, executar, acompanhar e avaliar planos, programas e projetos, inclusive voltados à modernização e à qualidade; realizar pesquisas e o processamento de informações; elaborar despachos, pareceres, informações, relatórios, certidões, declarações, ofícios, dentre outros; realizar trabalhos que exijam conhecimentos de informática; operar equipamentos disponíveis e os sistemas e recursos informatizados na execução de suas atividades; outras atividades de mesma natureza e grau de complexidade.

Arquivista - realizar atividades voltadas ao planejamento, organização e direção de serviços de arquivo; planejar, orientar e acompanhar o processo documental e informativo; planejar, orientar e direcionar as atividades de identificação das espécies documentais e participação no
planejamento de novos documentos e controle de multicópias; planejar, organizar e direcionar serviços ou centro de documentação e informação constituídos de acervos arquivísticos e mistos; planejar, organizar e direcionar serviços de microfilmagem aplicada os arquivos; orientar o planejamento da automação aplicada aos arquivos; orientar a classificação, arranjo e descrição de documentos; orientar a avaliação e seleção de documentos, para fins de preservação; promover medidas necessárias a conservação de documentos; elaborar pareceres e trabalhos de complexidade sobre assuntos arquivísticos; assessorar os trabalhos de pesquisa cientifica ou técnico-administrativa; desenvolver estudos sobre documentos culturalmente importantes.

Bibliotecário - sistemas biblioteconômicos e/ou de informação e de unidades de serviços afins; organizar os serviços de documentação; executar serviços de classificação e catalogação de manuscritos e de livros, de mapotecas, de publicações oficiais e seriadas, de bibliografia e referência; realizar projetos relativos à estrutura de normalização da coleta, do tratamento e da recuperação e da disseminação das informações documentais em qualquer suporte; realizar estudos administrativos para  o dimensionamento de equipamentos, recursos humanos e layout das unidades da área biblioteconômica e/ou de informação; estruturar e efetivar a normalização e padronização dos serviços técnicos de tratamento da informação fixando índices de eficiência, produtividade e eficácia nas áreas operacionais da biblioteconomia e/ou ciência da informação; estabelecer, coordenar e executar a política de seleção e aferição do material integrante das coleções de acervo, programando as prioridades de aquisição dos bens patrimoniais para a operacionalização dos serviços; estruturar e executar a busca de dados e a pesquisa documental; outras atividades de mesma natureza e grau de complexidade da função que venham a ser determinadas pela autoridade superior.

Contador – desempenho de atividades relacionadas com supervisão, coordenação ou execução, em grau de maior complexidade, relativas à contabilidade e à administração financeira e patrimonial,  empreendendo balancetes, balanços, registros e demonstrações contábeis.

Técnico em assuntos educacionais - realizar atividades de supervisão, coordenação, programação ou execução especializada, em grau de maior complexidade, referentes a trabalhos de pesquisa e estudos pedagógicos, visando a solução dos problemas de educação, bem como de orientação e técnicas educacionais, administração escolar e educação sanitária.

Técnico em comunicação social - realizar atividades que envolvam a coleta, produção, revisão e edição de notícias voltadas à divulgação oficial da competência constitucional da Advocacia-Geral da União em
matérias de seu interesse, por meio da imprensa escrita, falada e televisionada, com a aplicação de técnicas de redação jornalística;
prestar assessoramento em atividades específicas de jornalismo e de assessoria de imprensa; analisar mídias divulgadas a respeito da Instituição, interpretando e avaliando a cobertura jornalística; propor
editorial adequado à missão, à visão e aos valores institucionais; usar,
de maneira eficaz, os recursos de rádio, TV, endereços eletrônicos e outros meios de divulgação e de comunicação; desenvolver o  planejamento estratégico de comunicação institucional; propor novos canais de comunicação com os diversos públicos da instituição, quando necessário, e o aperfeiçoamento dos já existentes; identificar e analisar as necessidades institucionais quanto à criação de identidades visuais e de campanhas; criar e desenvolver peças para campanhas publicitárias institucionais internas e externas, projetos, programações visuais e produções gráficas; implementar ações de publicidade, propaganda, marketing e projetos institucionais; elaborar projetos de layout para sítios web, utilizando conceitos e padrões de arquitetura da informação, usabilidade e acessibilidade; gerenciar o conteúdo web; planejar, coordenar, orientar e controlar as ações de relações públicas; realizar diagnósticos, estudos, pesquisas, levantamentos e relatórios para avaliação e aprimoramento das ações de divulgação e comunicação social; implementar programas e ações que promovam a integração, motivação e conscientização do público interno; aplicar normas de cerimonial e protocolo; planejar, organizar e executar eventos institucionais; realizar trabalhos que exijam conhecimentos de informática; operar equipamentos disponíveis e os sistemas e recursos informatizados na execução de suas atividades; outras atividades de mesma natureza e grau de complexidade da função que venham a ser determinadas pela autoridade superior.
 

Sobre a AGU

 

Cabe à Advocacia Geral da União (AGU) representar a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organização e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo. Em termos de representação judicial, sua atividade é exercida em defesa dos interesses dos referidos entes nas ações judiciais em que a União figura como autora, ré ou, ainda, terceira interessada. A representação extrajudicial é exercida perante entidades não vinculadas à justiça, como órgãos administrativos da própria união, estados ou municípios.


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Quartas das Carreiras. Inscreva-se!

Toda quarta-feira, às 18 horas, serão entrevistados servidores públicos das mais diversas carreiras de órgãos municipais, estaduais e federais. É a oportunidade que você tem de conhecer melhor sua futura profissão!


 

 

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Atualizado: 01/10/2018 - 09:17

Concurso Liquigás: prazo para 1.349 vagas encerra hoje

Oportunidades do edital são para diversos cargos, de todos os níveis de escolaridade. Os salários iniciais chegam a R$ 4,8 mil

Em 17 Estados e DF

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Chega ao fim nesta segunda-feira (1) o prazo de inscrição do processo seletivo público da Liquigás. A seleção visa o preenchimento de 1.349 vagas, sendo 74 imediatas e 1.275 para formação de cadastro reserva (CR) de futuras oportunidades. 

Candidatos que têm o ensino fundamental incompleto podem disputar a função pública de ajudante de carga e descarga I (19 vagas + 345 CR), cujo salário inicial é de R$ 1.321,09.

Quem concluiu o ensino fundamental pode se inscrever para o emprego de oficial de produção I (23 + 725 CR), com ganho de R$ 1.691,10.

Para ensino médio, as chances do edital são para os cargos de ajudante de motorista granel I (1 + 5 CR), assistente administrativo I (1 + 5 CR), assistente de logística I (8 + 40 CR), oficial de manutenção I elétrica (1 + 5 CR), oficial de manutenção I mecânica (1 + 10 CR), operador de gás I (5 + 35 CR), técnico de instalações I (1 + 5 CR) e técnico de segurança do trabalho I (1 + 5 CR). Os vencimentos oscilam entre R$ 1.321,09 e R$ 2.984,14.

• APOSTILAS CONCURSO LIQUIGÁS 2018 - DIVERSOS CARGOS
• CURSOS CONCURSO LIQUIGÁS 2018 - DIVERSOS CARGOS

Nível superior é requisito para profissional de vendas júnior (6 + 30 CR), profissional júnior - comunicação social (1 + 20 CR), profissional júnior - direito (1 + 15 CR), profissional júnior - economia (3 + 20 CR), profissional júnior TI analista de sistemas (1 + 5 CR) e profissional júnior TI arquiteto de soluções (1 + 5 CR). As remunerações são de R$ 3.583,26 para profissional de vendas júnior e R$ 4.894,08 para os demais postos. 

A Liquigás ainda oferece para os seus servidores os seguintes benefícios: vale-gás; vale-refeição ou refeitório no local; vale-alimentação; vale-transporte; convênio farmácia; convênio odontológico; auxílio a filho excepcional; auxílio-funeral; seguro de vida em grupo; e auxílio-creche.

Ofertas serão lotadas nos Estados de Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio Grande do Norte, Tocantins e Espírito Santo, além do Distrito Federal. Somente em São Paulo, são oferecidas 346 vagas.

Como participar do concurso da Liquigás

A Fundação Cesgranrio é a banca organizadora do certame. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, através do site www.cesgranrio.org.br

Será cobrada uma taxa de participação do processo seletivo da Liquigás nos valores de R$ 37 (ensino fundamental), R$ 47 (nível médio) e R$ 67 (superior). O pagamento do boleto bancário deverá ser efetuado até a data limite do prazo, observado o horário de funcionamento do banco. 

Concurso Liquigás: informações sobre as provas

Os candidatos serão submetidos às seguintes avaliações: prova objetiva para todos os cargos; prova discursiva para profissional júnior - direito; e prova de capacidade física para ajudante de carga e descarga e de oficial de produção.

As provas objetiva e discursiva serão aplicadas no dia 18 de novembro, nas cidades de Belo Horizonte/MG, Curitiba/PR, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Macaé/RJ, Porto Alegre/RS, Florianópolis/SC, São Paulo/SP, Salvador/BA, Fortaleza/CE, Brasília/DF, Goiânia/GO, São Luís/MA, Cuiabá/MT, Belém/PA, Natal/RN, Palmas/TO, Vitória/ES e Campo Grande/MS.  

O gabarito será divulgado no dia 19 de novembro e o participante deverá acompanhar todas as publicações referentes ao processo seletivo no site da Fundação Cesgranrio. 

Mais informações sobre a Liquigás 

A Liquigás, fundada em 1953, foi adquirida pela Petrobras Distribuidora S.A. em 2004 e em novembro de 2012 passou a ser subsidiária direta da Petrobras. Ela atua no engarrafamento, distribuição e comercialização de gás liquefeito de petróleo, também conhecido como GLP. Está presente em 23 Estados (exceto Amazonas, Acre e Roraima).

A empresa conta com 23 centros operativos, 19 depósitos, 1 base de armazenagem e carregamento rodo-ferroviário, 4 unidades de envasamento em terceiros e uma rede com aproximadamente 4.800 revendedores autorizados, além de sua sede, na cidade de São Paulo/SP.

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Atualizado: 26/09/2018 - 10:44

MP CE: banca em breve para novo concurso

Seleção contará com oportunidades para quem possui ensino médio e nível superior, com remuneração inicial de até R$ 4,8 mil

Técnicos e analistas

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

O Ministério Público do Estado do Ceará (MP/CE) deve confirmar, em breve, o nome da banca organizadora do seu novo concurso públicos para os cargos de técnicos e analistas. A seleção foi confirmada em 20 de agosto, com a publicação da portaria que constitui a comissão do certame. O número de vagas ainda deverá ser confirmado, mas os cargos que contarão com oportunidades já estão definidos.  As oportunidades deverão ser para os cargos de técnico ministerial, que pede apenas ensino médio para ingresso, e analista ministerial, para quem possui formação de nível superior. No caso de técnico, a remuneração inicial é de R$ 2.935,08, enquanto para analistas, o inicial é de R$ 4.815,59.


A comissão tem um prazo de 90 dias da sua formação, ou seja, até novembro para a conclusão dos trabalhos, o que deve incluir a contratação da banca organizadora. Com isto, a expectativa é de que o edital possa ser publicado ainda neste semestre.

A comissão é presidida pelo promotor de justiça e secretário-geral Haley de Carvalho Filho e conta, ainda, com a promotora de justiça e assessora do procurador-geral Daniele Carneiro Fontenele, e servidores Ana Lúcia Sudário Dias Branco; Cicila Daiane Barbosa de Oliveira Duarte e Francisco Gladson Batista Maia.


Atribuições
No caso de técnico, as atividades correspondem a prestar prestar suporte administrativo ao órgão, como serviços de cartório ou secretaria dentro do Ministério Público, além de distribuir e auxiliar na tramitação  de processos internos, digitação de audiências, redação de ofícios e demais documentos necessários


Para o analisata presta auxílio direto aos membros do Ministério Público, Promotor ou Procurador de Justiça, por meio da elaboração de minutas de pareceres, recursos e outras peças processuais. Além disso, há ainda a realização de tarefas administrativas, como a leitura de ofícios, controle da pauta de audiências e sessões.

 


Último concurso
A última seleção para estas carreiras ocorreu em 2013, com oportunidades para técnico ministerial na área especializada e analistas nas áreas de direito e ciências da computação. A organizadora, na ocasião, foi a Fundação Carlos Chagas.


Para técnicos, a prova objetiva contou com 70 questões, sendo 30 de conhecimentos gerais (20 de língua portuguesa e dez de informática) e 40 de conhecimentos específicos. Conhecimentos gerais contou com peso um, enquanto conhecimentos específicos teve peso dois.


Para analistas em direito foram 30 de conhecimentos gerais (20 de língua portuguesa e dez de informática) e 40 de conhecimentos específicos e para analistas em ciências da computação, 30 de conhecimentos gerais (20 de língua portuguesa e dez de inglês técnico) e 40 de conhecimentos específicos. Nos dois casos, a parte de conhecimentos gerais teve peso um e a de conhecimentos específicos, peso três. Além disso, a seleção teve uma redação e análise de títulos.

 

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Atualizado: 18/09/2018 - 09:32

Concurso MPU: prova está marcada para outubro

Concurso MPU 2018 (Ministério Público da União) oferece 47 vagas distribuídas entre os cargos de técnico e analista. Inscrições foram recebidas até 10 de setembro

Salários até R$ 12,1 mil

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Após encerrar, em 10 de setembro, as inscrições para o concurso destinado a preencher 47 vagas de técnico e analista, o Ministério Público da União (MPU) se prepara agora para a aplicação das provas, que ocorrem em 21 de outubro. 

Para ambos os cargos, o exame objetivo será composto por 120 itens, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos. No caso de analista, a seleção também contará com uma avaliação dissertativa.

No total, o processo seletivo conta com 11 postos de técnico, cargo que pede apenas ensino médio, e 36 de analista, que pede nível superior na área de direito. Além das chances iniciais, o processo seletivo formará cadastro reserva de pessoal em todos os estados contemplados.

As oportunidades de técnico são na área de administração, com remuneração inicial de R$ 7.772.80, incluindo salário de 6.862,72 e auxílio-alimentação de R$ 910,08, enquanto de analista, na área de direito, o inicial é de R$ 12.169,89, incluindo o salário de 11.259,81 e os R$ 910,08, ambos com jornada de trabalho de 40 horas semanais.

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Das 11 vagas de técnicos, a distribuição estadual do novo concurso MPU 2018 é a seguinte: Acre (1), Amapá (1), Distrito Federal (4), Minas Gerais (2), Rio de Janeiro (1) e Rio Grande do Sul (2).

E as 36 de analista do concurso MPU são: Amazonas (3), Amapá (1), Bahia (2), Distrito Federal (5), Espírito Santo (1), Goiás (1), Mato Grosso do Sul (2), Mato Grosso (4), Pará (5), Rio de Janeiro (2), Rondônia (4),  Rio Grande do Sul (5) e Santa Catarina.

As inscrições no concurso MPU foram recebidas pela página eletrônica da organizadora, o Cebraspe, que é http://www.cespe.unb.br/concursos/mpu_18.  As taxas custaram R$ 55 para técnico e R$ 60 para analista.

Concurso MPU 2018: Melhorias salariais

É importante ressaltar que as carreiras contarão com mais dois reajustes salariais nos próximos meses. No caso de técnico, os valores básicos passarão a ser de  R$ 7.080,21 em novembro e R$ 7.591,37 em janeiro de 2019. Para o analista, R$ 11.616,61 em novembro e R$ 12.455,30 em janeiro de 2019.

 

 

Concurso MPU: Possibilidades em outros Estados

 

Embora o concurso para técnicos e analistas do MPU contemplem apenas alguns estados, quem pretende ingressar  em regiões não contempladas no certame não deve desanimar, uma vez que existe, sim, a possiblidade de aproveitamento durante o prazo de validade do concurso.

De acordo com o item 4.3 do edital, além da listagem de aprovados de acordo com cargo e estado, o resultado final também contará com uma listagem de aprovados por cargo, independente da lotação da vaga.

4.3 Além da listagem de classificação por UF de vaga a que concorreram, os candidatos aprovados também serão listados, ao final do concurso, pela classificação geral no cargo (reunindo-se todos os aprovados, independentemente de UF).

Com isto, havendo necessidade, o aprovado poderá ser nomeado em estado diferente daquele para o qual se inscreveu.

4.3.1 O candidato aprovado e classificado no concurso poderá ser nomeado, no âmbito do MPU, para UF de vaga diversa daquela para a qual foi aprovado, onde não haja candidato aprovado, ficando a nomeação condicionada a edital de convocação expedido pelo MPU e a manifestação de  interesse do candidato, sem quaisquer ônus para a Administração. 

De acordo com informações obtidas junto à comissão do concurso, em caso de candidato de um estado que não consta com oferta de vagas, como São Paulo, ficando o participante com uma boa colocação dentro desta listagem geral, poderá eventualmente, ser convocado para o estado, caso surja uma vaga para o cargo pretendido, durante o prazo de validade.

 

 

Concurso MPU: retificação do edital

 

 

Com a retificação do edital divulgada em 3 de setembro, o conteúdo programático agora inclui a disciplina de "promoção  da  igualdade  racial", abordando os seguintes temas: 1 Conceito de racismo institucional. 2 Lei nº 12.288/2010 (Estatuto da Igualdade  Racial). 3 Decreto nº  6.040/2007. 4 Decreto nº  4.887/2003. 5 Lei nº 10.639/2003. 6 Lei nº 12.990/2014. 7 Resolução CNMP nº 170/2017. 8 Recomendação CNMP nº 40/2016. 9 Resolução 2106 da Assembleia Geral das Nações Unidas (Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial).

 

Concurso MPU: Atribuições dos cargos

Técnico - Auxiliar na prática de atos em processos judiciais e na instrução e acompanhamento de processos administrativos e procedimentos extrajudiciais; desempenhar atividades de apoio técnico-administrativo; atuar na elaboração, execução e avaliação de planos, programas e projetos; realizar atividades, estudos, pesquisas e levantamentos de dados inerentes às atividades de suporte administrativo do órgão, dentre elas, as relacionadas a orçamento, finanças e controle interno;  atuar na fiscalização, instrução e acompanhamento de contratos e convênios; atuar nas atividades de compras e de contratação de bens e serviços; registrar e controlar dados e informações cadastrais; emitir certidões, declarações e atestados; expedir e(ou) anexar documentos e correspondências oficiais; elaborar atas, estatísticas setoriais e minutas de expedientes e de atos; organizar eventos, ações e atividades institucionais; preparar malotes; publicar documentos oficiais; realizar atividades de gestão de bens materiais e patrimoniais; realizar diligências; realizar serviços técnicos e especializados; manter atualizado o conteúdo de páginas virtuais na internet e na intranet; e analisar a conformidade documenta

Analista - Assessorar os membros e chefias na coordenação e supervisão das atividades de processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais; planejar e executar tarefas relativas à análise jurídica de atos, documentos, processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais, produzindo os atos e documentos pertinentes; elaborar minutas de petições, denúncias, recursos, acordos judiciais ou extrajudiciais, termos de ajustamento de conduta, decisões, despachos, pareceres, notas técnicas, notificações, votos e atos congêneres, bem como manifestações jurídicas que visa subsidiar decisão administrativa; receber, analisar, acompanhar e dar andamento a processos e a outros documentos; auxiliar na instrução de processos, procedimentos e inquéritos civis e analisar inquéritos policiais; controlar prazos prescricionais; proceder à oitiva de vítimas, testemunhas e quaisquer outras pessoas que possam, direta ou indiretamente, colaborar com a instrução processual, reduzindo a termo suas declarações; realizar análise prévia e triagem de representações, denúncias, processos e procedimentos; realizar pesquisa, seleção, indexação e estudo de legislação, doutrina e jurisprudência; acompanhar a atualização legislativa; observar os prazos processuais e de conclusão de investigações; conferir atos e andamentos processuais; providenciar o cumprimento de decisões e despachos; atuar na manualização de processos e na elaboração de instrumentos normativos; e acompanhar a tramitação de processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais.

MPU 2018: o que estudar para a prova

As provas do concurso MPU 2018 serão aplicadas no dia 21 de outubro, no período da manhã para técnico e da tarde para analista, em horários e locais que serão divulgados no ato da convocação.  

Candidatos a técnico terão que responder questões de Português, Acessibilidade, Ética no serviço público, Legislação aplicada ao MPU e CNMP, Direito constitucional, Direito administrativo, Administração, Arquivologia e Administração financeira e orçamentária.

Para analista serão cobradas questões de Português, Acessibilidade, Ética no serviço público, Legislação aplicada ao MPU e CNMP, Direito constitucional, Direito administrativo, Direito do trabalho, Direito processual do trabalho, Direito civil, Direito processual civil, Direito penal e processual penal e Direito penal militar e processual penal militar.

 

Dicas para o concurso do MPU 2018

 

Língua portuguesa: "Em relação ao concurso passado do MPU, o edital de Língua Portuguesa é centrado nas mesmas matérias, a diferença será na linguagem de cobrança do CESPE. A tendência é que essa prova seja mais difícil e deve seguir o padrão de metade das questões de análises de textos e a outra metade de gramática. Recomendo que o aluno treine, toda semana, uma prova recente do CESPE com as questões de análise de texto,  concordância verbal, de pontuação, emprego de crase e colocação pronominal"

(Elias Santana, Professor do Gran Cursos Online)

Direito administrativo: "Creio que vão cair de 10 a 12 questões de Direito Administrativo. Os temas mais importantes são: organização da Administração Pública; lei 8.666/93 modalidades e contratação direta; atos administrativos e lei 8.112/90"

(Gustavo Scatolino, Professor do Gran Cursos Online)
 


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Atualizado: 17/09/2018 - 12:56

Concurso INSS: autorização já é considerada urgente

Pedido de concurso do INSS encaminhado recentemente ao Ministério do Planejamento é de 7.888 vagas entre os cargos de técnico, analista e perito

Níveis médio e superior

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

O concurso do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) precisa ser realizado o mais rápido possível, senão o atendimento prestado à população será bastante prejudicado e poderá entrar em colapso. Acontece que o órgão está em uma crítica defasagem de pessoal, conforme vem sendo divulgado constantemente pelos sindicatos da categoria.

Um ofício encaminhado, recentemente, pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) à Fenasps (Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social) relata os critérios para que seja liberada autorização do edital.

O documento aponta que, antes de conceder o aval, são avaliados alguns aspectos, como a necessidade atual e futuro (que está bastante preocupante, com o déficit de 16.000 servidores) e o orçamento disponível.

Enviado este ano ao Planejamento, o pedido do concurso do INSS solicitou 10.468 vagas ao seu quadro de pessoal, porém 2.580 eram para excedentes - que não foram convocados durante a validade do certame anterior, encerrada em 5 de agosto.

Das oportunidades destinadas à nova seleção, 3.984 são referentes ao cargo de técnico (área meio), 1.692 a analista (diversas formações) e 2.212 a perito.

A Fenasps já salientou que o instituto precisa urgentemente repor 16 mil vagas, pois há uma situação calamitosa de defasagem de pessoal. A entidade ainda revelou que, se nada for feito, o atendimento prestado pelo INSS entrará em colapso.

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Concurso INSS: sobre os cargos 

A carreira de técnico do seguro social é uma das mais visadas pelos concurseiros, ainda mais que exige apenas ensino médio completo e apresenta salário inicial de R$ 5.344,87, já considerando o auxílio-alimentação de R$ 458.

O emprego de analista exige formação superior em diversas áreas de atuação (incluindo serviço social, administração, engenharia, direito, pedagogia, psicologia, comunicação, ciências sociais, arquitetura e letras, entre outras), sendo que a remuneração corresponde a R$ 7.954,09 por mês, contado com o benefício alimentação.

Já a posição de perito destina-se aos profissionais com graduação em medicina e registro no respectivo conselho regional. O inicial é de R$ 8.988,41, também com o auxílio.

Concurso INSS: defasagem de pessoal 

Atualmente, o órgão conta com uma defasagem de quase 16 mil servidores em todo o país, sendo que o maior déficit é para a função de técnico. Com esse quadro, o INSS não consegue atender com eficiência à população.

A situação ainda está calamitosa porque o governo federal diminuiu os recursos para o instituto. Consta no site da Fenasps que um técnico do seguro social, não identificado, comentou que o cenário está caótico: "Falta dinheiro para tudo. Estamos operando no limite da irresponsabilidade. Não por acaso, as pessoas têm reclamado demais do atendimento. O estresse é total".

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Concurso INSS: edital de 2015

No final de 2015, foi lançado o edital com o objetivo de preencher 950 vagas. Um total de 800 oportunidades era na função de técnico e as outras 150 para analista - serviço social.

A banca organizadora foi o Cespe/UnB e os participantes passaram por uma prova com questões no estilo certo ou errado.

O último certame (Instituto Nacional do Seguro Social), cujo resultado foi publicado no dia 4 de agosto, foi um dos mais concorridos da história. Ao todo, a seleção registrou nada menos que 1.087.789 inscrições, sendo 1.043.807 somente para técnico do seguro social - em número de inscritos, o concurso INSS 2016 perde apenas para duas outras seleções: a da Caixa Econômica Federal (CEF) realizada 2014, com 1.156.744 candidatos; e a da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) promovida em 2011, com 1.120.393 participantes.

Considerando que o concurso do INSS ofereceu 800 oportunidades para técnico, é possível concluir que a concorrência foi de aproximadamente 1.304 candidatos por vaga.

Confira o depoimento da 1ª colocada no último concurso do INSS

Concurso INSS: atribuições do técnico e analista 

Quanto às atribuições dos cargos, de acordo com o edital do último concurso INSS, o técnico do seguro social é responsável por proceder ao reconhecimento inicial, manutenção, recurso e revisão de direitos aos benefícios administrados pelo INSS; exercer atividades internas e externas ligadas ao suporte e apoio técnico especializado; executar as atividades de orientação e informação, de acordo com as diretrizes estabelecidas nos atos específicos e outras relacionadas aos fins institucionais do INSS, que venham ser determinadas pela autoridade superior.

Já o analista do seguro social é responsável por prestar atendimento e acompanhamento aos usuários dos serviços prestados pelo INSS e aos seus servidores, aposentados e pensionistas; elaborar, executar, avaliar planos, programas e projetos na área de serviço social e reabilitação profissional; realizar avaliação social quanto ao acesso aos direitos previdenciários e assistenciais; promover estudos socioeconômicos visando a emissão de parecer social para subsidiar o reconhecimento e a manutenção de direitos previdenciários, bem como a decisão médico-pericial; e executar de conformidade com a sua área de formação as demais atividades de competência do INSS.

Concurso INSS: conhecimentos básicos de técnico

ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO: Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal: Decreto nº 1.171/1994 e Decreto nº 6.029/2007. REGIME JURÍDICO ÚNICO: 1 Lei 8.112/1990 e alterações, direitos e deveres do Servidor Público. 2 O servidor público como agente de desenvolvimento social. 3 Saúde e qualidade de vida no serviço público.

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL: Direitos e deveres fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos; direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade; direitos sociais; nacionalidade; cidadania; garantias constitucionais individuais; garantias dos direitos coletivos, sociais e políticos. 2 Administração Pública (artigos de 37 a 41, capítulo VII, Constituição Federal de 1988 e atualizações).

NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO: Estado, governo e Administração Pública: conceitos, elementos, poderes e organização; natureza, fins e princípios. 2 Direito Administrativo: conceito, fontes e princípios. 3 Organização administrativa da União; administração direta e indireta. 4 Agentes públicos: espécies e classificação; poderes, deveres e prerrogativas; cargo, emprego e função públicos; regime jurídico único: provimento, vacância, remoção, redistribuição e substituição; direitos e vantagens; regime disciplinar; responsabilidade civil, criminal e administrativa. 5 Poderes administrativos: poder hierárquico; poder disciplinar; poder regulamentar; poder de polícia; uso e abuso do poder. 6 Ato administrativo: validade, eficácia; atributos; extinção, desfazimento e sanatória; classificação, espécies e exteriorização; vinculação e discricionariedade. 7 Serviços Públicos: conceito, classificação, regulamentação e controle; forma, meios e requisitos; delegação: concessão, permissão, autorização. 8 Controle e responsabilização da administração: controle administrativo; controle judicial; controle legislativo; responsabilidade civil do Estado. Lei nº 23 8.429/1992 (sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função da administração pública direta, indireta ou fundacional e dá outras providências). 9 Lei n°9.784/1999 (Lei do Processo Administrativo).

LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6 Emprego do sinal indicativo de crase. 7 Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Regências nominal e verbal. 11 Significação das palavras. 12 Redação de correspondências oficiais (conforme Manual de Redação da Presidência da República).

RACIOCÍNIO LÓGICO: Conceitos básicos de raciocínio lógico: proposições; valores lógicos das proposições; sentenças abertas; número de linhas da tabela verdade; conectivos; proposições simples; proposições compostas. 2 Tautologia. 3 Operação com conjuntos. 4 Cálculos com porcentagens.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA: Conceitos de Internet e intranet. 2 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática. 3 Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações utilizando-se a suíte de escritório LibreOffice. 4 Conceitos e modos de utilização de sistemas operacionais Windows 7 e 10. 5 Noções básicas de ferramentas e aplicativos de navegação e correio eletrônico. 6 Noções básicas de segurança e proteção: vírus, worms e derivados.

Concurso INSS: conhecimentos específicos de técnico

Seguridade Social : 1.1 Origem e evolução legislativa no Brasil. 1.2 Conceituação. 1.3 Organização e princípios constitucionais. 2 Legislação Previdenciária. 2.1 Conteúdo, fontes, autonomia. 2.3 Aplicação das normas previdenciárias. 2.3.1 Vigência, hierarquia, interpretação e integração. 3 Regime Geral de Previdência Social. 3.1 Segurados obrigatórios. 3.2 Filiação e inscrição. 3.3 Conceito, características e abrangência: empregado, empregado doméstico, contribuinte individual, trabalhador avulso e segurado especial. 3.4 Segurado facultativo: conceito, características, filiação e inscrição. 3.5 Trabalhadores excluídos do Regime Geral. 4 Empresa e empregador doméstico: conceito previdenciário. 5 Financiamento da Seguridade Social. 5.1 Receitas da União. 5.2 Receitas das contribuições sociais: dos segurados, das empresas, do empregador doméstico, do produtor rural, do clube de futebol profissional, sobre a receita de concursos de prognósticos, receitas de outras fontes. 5.3 Salário-de-contribuição. 5.3.1 Conceito. 5.3.2 Parcelas integrantes e parcelas não-integrantes. 5.3.3 Limites mínimo e máximo. 5.3.4 Proporcionalidade. 5.3.5 Reajustamento. 5.4 Arrecadação e recolhimento das contribuições destinadas à seguridade social. 5.4.1 Competência do INSS e da Secretaria da Receita Federal do Brasil. 5.4.2 Obrigações da empresa e demais contribuintes. 5.4.3 Prazo de recolhimento. 5.4.4 Recolhimento fora do prazo: juros, multa e atualização monetária. 6 Decadência e prescrição. 7 Crimes contra a Seguridade Social. 8 Recurso das decisões administrativas. 9 Plano de Benefícios da Previdência Social: beneficiários, espécies de prestações, benefícios, disposições gerais e específicas, períodos de carência, salário-de-benefício, renda mensal do benefício, reajustamento do valor dos benefícios. 10 Manutenção, perda e restabelecimento da qualidade de segurado. 11 Lei nº 8.212/1991 e alterações. 12 Lei nº 8.213/1991 e alterações. 13 Decreto nº 3.048, de 06/05/1999 e alterações. 14 Lei de Assistência Social (LOAS): conteúdo; fontes e autonomia (Lei nº 8.742/1993 e Decreto nº 6.214/2007 e alterações).

 



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Atualizado: 11/09/2018 - 15:23

Concurso Bacen: pedido com 220 vagas continua em análise

A solicitação de um novo edital do concurso Banco Central conta com 220 vagas nas carreiras de analista e procurador

Até R$ 17,7 mil

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Segue em avaliação no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) o pedido de concurso do Bacen (Banco Central do Brasil, também conhecido BC ou BCB), encaminhado no último dia 30 de maio. No total, foram solicitadas 220 oportunidades - número bem inferior ao requerimento anterior, que era de 990 vagas.

Das oportunidades pleiteadas pelo órgão, 200 destinam-se à carreira de analista e 20 de procurador; desta vez não foi contemplado o cargo de técnico. A solicitação anterior era para 800 postos de analista, 150 de técnico e 40 de procurador.

É grande a expectativa de que seja concedida a autorização do novo concurso do Bacen devido à sua grande defasagem de servidores. Atualmente, existem mais de 2.000 postos vagos, sem contar com as futuras aposentadorias, ou seja, cerca de 36% do quadro de pessoal do Banco Central não está preenchido. O déficit total é de 2.356 servidores, sendo 1.944 analistas, 289 técnicos e 123 procuradores - vale ressaltar que o número pode sofrer alterações a qualquer momento.

Em entrevista anterior ao JC, o presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), Dario Piffer, chegou a comentar que o Bacen não consegue atender a toda demanda e que “essa situação traz problemas de toda a ordem, sendo uma das áreas mais prejudicadas a da fiscalização; por conta disso, o Banco Central prioriza somente as demandas consideradas mais importantes".

Concurso Bacen: Sobre os cargos

A função de técnico, não contemplada mais no pedido, requer certificado de ensino médio emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e oferece salário inicial de R$ 6.463,44.

Já os postos de analista de procurador aceitam candidatos com formação superior em diversas áreas de atuação - neste caso, os vencimentos correspondem a R$ 16.286,90 e a R$ 17.788,33, respectivamente.

Vale ressaltar que as remunerações já incluem o valor do benefício-alimentação, que equivale a R$ 458 mensais.

APOSTILAS CONCURSO BANCO CENTRAL (BACEN) - TÉCNICO DE SUPORTE ADMINISTRATIVO

CURSO ONLINE CONCURSO BANCO CENTRAL (BACEN) - PROCURADOR

Concurso Bacen: edital anterior para técnico e analista

Em 2013, o Banco Central promoveu seleção com 500 vagas destinadas aos cargos de técnico e analista. Na ocasião, a banca organizadora foi o Cespe/UnB e a remuneração inicial oscilou entre R$ 5.158,23 e R$ 14.289,24.

A carreira de técnico apresentou 100 oportunidades e estava dividida entre as áreas de suporte técnico-administrativo e segurança institucional. A exigência era de ensino médio completo.

Destinado a profissionais de nível superior, o cargo de analista (400) estava distribuído em seis áreas de conhecimentos: análise e desenvolvimento de sistemas, suporte à infraestrutura de tecnologia da informação, política econômica e monetária, contabilidade e finanças, infraestrutura e logística, e gestão e análise processual.

O processo seletivo constou de prova objetiva, teste discursivo e análise de títulos – este último apenas para analista. Depois, houve um programa de capacitação aos candidatos aprovados.

Todos os profissionais contratados pelo concurso foram lotados em Brasília (DF), Belém (PA), São Paulo (SP), Salvador (BA) e Porto Alegre (RS).

Concurso Bacen: último edial de procurador

O Banco Central publicou em agosto de 2013 um edital com 15 oportunidades na função de procurador. Do total de ofertas, 14 foram para Brasília e uma para Belém.

Também sob a organização do Cespe/UnB, o processo seletivo avaliou os concursandos por meio de teste objetivo, inscrição definitiva, provas discursivas, exame oral e análise de títulos.

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Atualizado: 10/09/2018 - 09:41

EMATER CE abre inscrições de concurso com 2.893 vagas

Oportunidades da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará são para candidatos que possuem os níveis técnico e superior

Ganhos de até R$ 3,6 mil

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Entra em vigor nesta segunda-feira (10) o prazo de inscrição do concurso público da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (EMATER/CE). A seleção visa o preenchimento de 2.893 vagas, sendo 263 imediatas e 2.630 destinadas a formação de cadastro reserva (CR) de eventuais oportunidades. 

Ofertas serão lotadas nas seguintes regiões administrativas/municípios: Metropolitana (Cascavel, Caucaia, Maranguape, Pacajus e Fortaleza); Litoral-Leste (Aracati, Beberibe e Jaguaruana); Meio-Norte (Itapajé, Itapipoca, Paraipaba, Pentecoste e São Gonçalo do Amarante); Extremo Norte (Camocim e Granja); Baixo Acaraú (Acaraú e Marco); Ibiapaba (Guaraciaba do Norte, Ipu, São Benedito, Tianguá e Ubajara); Zona Norte (Cariré, Coreaú, Massapê, Mucambo, Santana do Acaraú e Sobral); Sertão de Canindé (Boa Viagem, Canindé, Caridade e Santa Quitéria); Maciço de Baturité (Aracoiaba, Baturité, Itapiúna, Pacoti e Redenção); Baixo Jaguaribe (Limoeiro do Norte, Morada Nova, Russas e Tabuleiro do Norte); Médio Jaguaribe (Alto Santo e Jaguaribe); Sertão Central (Fazenda Normal, Mombaça, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu e Solonópole); Centro-Sul (Acopiara, Icó, Iguatu, Ipaumirim, Jucás e Lavras da Mangabeira); Sertão de Crateús (Crateús, Independência, Nova Russas e Tamboril); Inhamuns (Aiuaba e Tauá); Cariri (Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Santana do Cariri e Várzea Alegre); Cariri-Leste (Brejo Santo, Mauriti e Milagres); e Cariri-Oeste (Araripe, Assaré e Campos Sales).

• APOSTILAS CONCURSO EMATER CE 2018 - AGENTE

De acordo com o edital, o cadastro reserva visa suprir eventuais desistências, exclusões de candidatos ou cobertura de novas vagas surgidas ou criadas dentro do prazo de validade do concurso (de dois anos, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma única vez por igual período). 

 

Vagas do concurso da EMATER CE

 

Quem tem curso técnico e carteira de habilitação na categoria “B” pode concorrer à função de agente auxiliar de ATER nas especialidades de agroindústria (21 vagas + 210 CR), agronegócio (8 + 80 CR), agropecuária/agricultura (127 + 1.270 CR), aquicultura (11 + 110 CR), fruticultura (21 + 210) e agroecologia (8 + 80 CR). 

Aqueles que têm nível superior e carteira de habilitação na categoria “B” estão aptos à carreira de agente de ATER nas áreas de ciências contábeis (2 + 20 CR), ciências econômicas (1 + 10 CR), direito (1 + 10 CR), engenharia agronômica (27 + 270 CR), engenharia florestal (1 + 10 CR), engenharia civil (1 + 10 CR), engenharia de pesca (5 + 50 CR), medicina veterinária (12 + 120 CR), tecnologia de alimentos (1 + 10 CR), tecnologia de irrigação (12 + 120 CR) e zootecnia (4 + 40 CR). 

Os salários iniciais oferecidos pela EMATER/CE são de R$ 1.925,35 para curso técnico e R$ 3.630,66 para nível superior, além de gratificação por titulação calculadas em cima do salário base (especialista corresponde a 15% e mestre e doutor a 30%). 

 

Concurso EMATER CE: inscrições e provas

 

O Centro de Treinamento e Desenvolvimento - Cetrede é o responsável pela organização e execução do processo de seleção. As inscrições serão recebidas até o dia 15 de outubro, exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico www.cetrede.com.br. Os valores da taxa de participação são de R$ 85 para o cargo de agente auxiliar e R$ 150 para agente. 

Todos os participantes serão avaliados por meio de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela contemplará 60 questões do tipo múltipla escolha, sendo 40 de conhecimentos gerais (língua portuguesa, matemática, atualidades e convivência societária) e 20 de conhecimentos específicos. 

O exame será aplicado na cidade de Fortaleza/CE no dia 25 de novembro. A confirmação da data e os locais de realização da avaliação serão divulgados no site do Cetrede, a partir do dia 16 de novembro.

Os empregos públicos de nível superior também se submeterão a prova de títulos, unicamente classificatória. Serão aceitos os seguintes certificados/diplomas: especialização, mestrado e doutorado. 
 

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Atualizado: 05/09/2018 - 09:34

Concurso SEDUC CE: prazo para 2.500 vagas encerra hoje

Todas as chances do edital da Secretaria da Educação do Ceará são destinadas a carreira de professor, que requer ensino superior

Educação

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Chega ao fim às 17h desta quarta-feira (5) o prazo de inscrição do concurso público da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC/CE) para preenchimento de 2.500 cargos efetivos de professor, nível A. Do total de ofertas, 129 são reservadas a pessoas com deficiência. 

As chances estão distribuídas entre as disciplinas de arte educação (50 vagas), biologia (250), educação física (100), filosofia (120), física (250), geografia (250), história (250), língua brasileira de sinais - libras (10), língua espanhola (95), língua inglesa (100), língua portuguesa (305), matemática (400), química (200) e sociologia (120). 

Interessados devem possuir diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). As remunerações iniciais são de R$ R$1.794,12 para a carga horária de 20 horas e R$ 3.588,27 para 40 horas, acrescido de auxílio-alimentação no valor de R$ 15 por dia útil trabalhado. 

• APOSTILAS CONCURSO SEDUC CE 2018 - PROFESSOR (COMUM A TODOS)
• CURSO CONCURSO SEDUC CE 2018 - PROFESSOR

Entre as atribuições do posto, estão: participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; zelar pela aprendizagem dos alunos; estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento; ministrar os dias letivos e horas/aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.

 

Etapas do concurso da SEDUC CE

 

A ficha cadastral está disponível no endereço eletrônico www.uece.br/cev. O valor da taxa de participação é de R$ 90. 

A primeira etapa a ser disputada pelos candidatos será a prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela será composta por 80 questões de múltipla escolha, sendo oito de conhecimentos básicos da língua portuguesa; seis de administração pública; oito de leitura e interpretação de dados e indicadores educacionais; oito de educação brasileira: temas educacionais e pedagógicos; e 50 de conhecimentos específicos. 

A avaliação será aplicada no dia 21 de outubro nas cidades de Fortaleza, Baturité, Brejo Santo, Camocim, Canindé, Crateús, Crato, Horizonte, Icó, Iguatu, Itapipoca, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá, Russas, Senador Pompeu, Sobral, Tauá e Tianguá. 

O certame ainda contará com as seguintes fases: prova prática - aula; e análise de títulos.

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Atualizado: 03/09/2018 - 12:47

Concurso Correios: confira novidades para o edital

Expectativa de que o novo concurso dos Correios tenha vagas para os cargos de carteiro e operador de triagem e transbordo, ambos com exigência de nível médio completo

Em diversos Estados

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Anunciado em 2012, o concurso dos Correios ainda é um dos mais aguardados pelos brasileiros. Ano após ano a "novela" continua e a expectativa é de que, em breve, haja novidades para o certame.

Os sindicatos da categoria esperam que um novo certame seja realizado o mais rápido possível, porém a instituição ainda não tem previsão para o lançamento do edital.

Em 2015, o órgão estava com tudo pronto para lançar um edital com 2.000 vagas para carteiro e operador de triagem e transbordo, só que pouco tempo antes de isso acontecer, por conta da crise financeira no país, o Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (DEST) determinou que a empresa não ampliasse o seu quadro de pessoal e, por tal motivo, os preparativos do certame foram suspensos.

Concurso Correios: defasagem de pessoal

Uma carência de 20.000 servidores é o que tem os Correios. Este dado já chegou a ser reconhecido pelo próprio órgão, segundo informações da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares (Fentect).

A alta defasagem de pessoal já foi discutida diversas vezes entre os sindicatos da categoria e o órgão. O motivo é que a falta de profissionais tem afetado os serviços à população, como a entrega de cartas.

Concurso dos Correios: antes da suspensão

No ano passado, a assessoria de imprensa divulgou que seriam abertas 2.000 vagas efetivas, além de cadastro reserva, em 11 Estados, incluindo São Paulo, mais o Distrito Federal. O edital apresentaria oportunidades para carteiro e operador de triagem e transbordo (OTT). Ambos os cargos exigem ensino médio completo.

Os salários iniciais são de R$ 1.284 para OTT, já incluindo a gratificação. No caso do carteiro, os vencimentos correspondem a R$ 1.620,50, se acrescentado o adicional de distribuição. Fora as remunerações, os admitidos recebem vale-alimentação/refeição na quantia de R$ 971,96 a R$ 1.092,48. Acrescentando o valor máximo do benefício, o rendimento das carreiras chega a R$ 2.376,48, para operador, e a R$ 2.712,98 para carteiro.

Como benefícios, os Correios oferecem, ainda, vale-transporte, auxílio-creche ou auxílio babá, além de adicionais (de acordo com o Plano de Cargos, Carreiras e Salários) e a possibilidade de adesão ao Plano de Previdência Complementar.

As oportunidades do concurso dos Correios seriam distribuídas pelos Estados do Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal. Não seriam disponibilizadas vagas nos demais Estados do país porque a empresa ainda possui cadastro reserva vigente do processo seletivo realizado em 2011 em tais localidades.

Os candidatos que se inscrevessem no concurso fariam provas de conhecimentos e, se aprovados, seriam submetidos também a um teste de esforço.

Concurso Correios: benefícios oferecidos

No site da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos há informações detalhadas sobre os benefícios que são oferecidos aos funcionários. Confira abaixo:

Plano de saúde: mais de 60 ambulatórios próprios para atendimento médico, odontológico e de enfermagem, gratuito.

Reembolso-creche/Reembolso-babá (R$ 360,20/mês): destinado às mães com filhos de até 7 anos.

Auxílio especial (R$ 571,74/mês): Destinado aos empregados com filhos portadores de necessidades especiais devidamente comprovadas e avaliados pelo serviço médico dos Correios.

Vale-transporte: conforme legislação, o primeiro fornecimento será feito mediante reembolso na folha de pagamento e, após isso, o benefício será concedido em cartão eletrônico, vale em papel ou outro meio utilizado pelo fornecedor. Compartilhamento é de 6% do salário-base proporcional aos dias úteis do mês.

Previdência - POSTALIS: É o instituto de previdência dos empregados dos Correios que visa complementar os benefícios assegurados pela previdência oficial.

Adicional noturno: empregados com jornada normal noturna, mista ou extraordinária recebem adicional noturno de 60% sobre o valor da hora diurna e em relação ao salário-base (a lei prevê até 20%).

Horas-extras: os Correios pagam 70% sobre o valor da hora normal, 20% a mais do que o exigido pela CLT.

Trabalho nos fins de semana: empregados da área operacional com carga de 44 horas semanais, que trabalham regularmente nos finais de semana, recebem um valor complementar de 15% do salário-base. Qualquer empregado, independentemente de sua área de lotação, quando convocado, tem direito a esse adicional proporcional ao fim de semana trabalhado.

Anuênios: 1% sobre o salário-base por ano de serviço prestado. Esse valor é aplicado também sobre a gratificação de função, ou complemento de remuneração singular.

Diferencial de mercado: valor variável e temporário, pago para compatibilizar níveis de salários dos Correios com os praticados no mercado.

Adicional de atividade: valor pago aos empregados do cargo de agente de Correios, que atuam diretamente nas atividades-fim da empresa, tanto na distribuição domiciliar quanto no tratamento de objetos postais e também no atendimento em guichês.

Concurso Correios: edital de 2011

Os Correios lançaram, em 2011, um edital com 9.190 oportunidades distribuídas entre as carreiras de carteiro, atendente, operador de triagem e transbordo, analista de correios, médico do trabalho, auxiliar de enfermagem do trabalho, técnico em segurança do trabalho, analista de saúde, engenheiro de segurança do trabalho e enfermeiro do trabalho.

As vagas foram lotadas em todos os Estados brasileiros e as remunerações iniciais oscilaram entre R$ 1.003,57 e R$ 3.211,58, sem incluir os benefícios oferecidos pela instituição.

Organizado pelo Cespe/UnB, este processo seletivo dos Correios constou de provas objetivas compostas de 120 questões, sendo 50 de conhecimentos básicos - divididas nos temas de língua portuguesa, inglês (para alguns cargos), informática e administração pública – e 70 de conhecimentos específicos.

Concurso dos Correios: atribuições dos cargos

Carteiro - 1. Executar as atribuições relativas à coleta, recebimento, triagem, conferência, recondicionamento, distribuição, anotações, baixa e devolução de objetos postais, mensagens telegráficas, contratos especiais e outros produtos e serviços previstos no porta-fólio da ECT, pesquisando, rastreando, identificando e prestando contas dos objetos e documentos que estão sob sua responsabilidade, utilizando equipamentos ou meios apropriados, cumprindo as normas, inclusive as de segurança, para atender ao plano de trabalho estabelecido pela Empresa; 2. Operacionalizar o processo produtivo telemático, relativo à distribuição, seguindo os padrões e normas para atender o plano de trabalho estabelecido pela Empresa; 3. Relatar à chefia imediata, quando constatar a ocorrência de irregularidades no fluxo postal na atividade, para subsidiar a tomada de decisão; 4. Participar, em caráter eventual e opcional, de campanhas promocionais e sociais da Empresa, divulgando produtos e serviços, sugerindo possíveis oportunidades de negócios, prestando informações sobre programas para atender as políticas governamentais e plano estratégico da Empresa; 5. Executar as atribuições relativas ao atendimento e vendas nas Unidades de pequeno porte, seguindo os padrões e normas para atender o plano de trabalho estabelecido pela Empresa; 6. Executar outras atribuições de mesma natureza e complexidade que compõem a atividade na Unidade para atender o plano estratégico da Empresa. O(a) Carteiro(a) realiza a entrega externa de objetos de correspondência, encomendas e malotes, precedida da organização interna desses objetos, normalmente a pé, carregando uma bolsa com peso-limite estabelecido em Acordo Coletivo de Trabalho, podendo, também, exercer sua atividade de bicicleta ou motorizado, sob condições climáticas variadas.

Operador de triagem e transbordo - 1. Executar as etapas do processo de tratamento e encaminhamento (manuseio, preparação, triagem, separação, conferência, unitização, recepção, despachos e outros) de objetos postais, contratos especiais, demais produtos e serviços do porta-fólio da ECT, pesquisando, rastreando, identificando e prestando contas dos objetos e documentos que estão sob sua responsabilidade, utilizando equipamentos ou meios apropriados, cumprindo as normas inclusive as de segurança, para atender ao plano de trabalho estabelecido pela Empresa; 2. Participar, em caráter eventual e opcional, de campanhas promocionais e sociais da ECT, divulgando produtos e serviços, sugerindo possíveis oportunidades de negócios, prestando informações sobre programas para atender as políticas governamentais e plano estratégico da Empresa; 3. Relatar à chefia imediata, quando constatar a ocorrência de irregularidades no fluxo postal na atividade, para subsidiar a tomada de decisão; 4. Executar outras atribuições de mesma natureza e complexidade que compõem a atividade na Unidade, para atender o plano estratégico da Empresa. A atividade de Operador(a) de Triagem e Transbordo também envolve o levantamento de até 30 kg de peso, sem auxílio de equipamentos, em atividades repetitivas; permanência em pé e agachamentos por longos períodos e constante movimentação de punhos e braços; transbordo de objetos postais entre unidades da ECT.

Concurso Correios: conteúdo programático de 2011

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos. 2 Ortografia oficial. 3 Acentuação gráfica. 4 Emprego das classes de palavras: nome pronome, verbo, preposições e conjunções. 5 Emprego do sinal indicativo de crase. 6 Sintaxe da oração e do período. 7 Pontuação. 8 Concordância nominal e verbal. 9 Regência nominal e verbal. 10 Significação das palavras. 11 Formação de palavras.

MATEMÁTICA: 1 Números relativos inteiros e fracionários, operações e propriedades. 2 Múltiplos e divisores, máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum. 3 Números reais. 4 Expressões numéricas. 5 Equações e sistemas de equações de 1.o grau. 6 Sistemas de medida de tempo. 7 Sistema métrico decimal. 8 Números e grandezas diretamente e inversamente proporcionais. 9 Regra de três simples. 10 Porcentagem. 11 Taxas de juros simples e compostas, capital, montante e desconto. 12 Princípios de geometria: perímetro, área e volume.

INFORMÁTICA: 1 Conceitos básicos de computação. 2 Componentes de hardware e software de computadores. 3 Sistema operacional Windows (XP e VISTA). 4 Conhecimentos de Word, Excel, PowerPoint. 5 Internet: conceitos, navegadores, tecnologias e serviços.

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Atualizado: 03/09/2018 - 10:15

Arneiroz CE realiza concurso para agente de saúde

Com taxa de R$ 80, inscrições vão de 4 a 14 de setembro. Cargo requer ensino médio e paga R$ 1.014

Quatro postos

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Prefeitura de Arneiroz, no Estado do Ceará, abriu processo seletivo destinado a preencher quatro vagas de agente comunitário de saúde, com salário de R$ 1.014.  

 

O cargo requer ensino médio completo. Além disso, os candidatos devem residir na área em que pretendem atuar (confira aqui as regiões abrangidas).

 

As inscrições vão de 4 a 14 de setembro, devendo ser efetuadas pelo site www.consulpam.com.br. O valor da taxa é de R$ 80. 

 

Marcada para 30 de setembro, a prova objetiva terá 40 questões sobre língua portuguesa, matemática, atualidades, direito administrativo e conhecimentos específicos. 

 

O concurso da Prefeitura de Arneiroz será válido por dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal, conforme estabelece o edital

 

 

Concurso Prefeitura Arneiroz: conteúdo programático parcial

 

 

Língua portuguesa - Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não literário, narrativo, descritivo e argumentativo); interpretação e organização interna. Semântica: sentido e emprego dos vocábulos; campos semânticos; emprego de tempos e modos dos verbos em português. Morfologia: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais; processos de formação de palavras; mecanismos de flexão dos nomes e verbos. Sintaxe: frase, oração e período; termos da oração; processos de coordenação e subordinação; concordância nominal e verbal; transitividade e regência de nomes e verbos; padrões gerais de colocação pronominal no português; mecanismos de coesão textual. Ortografia. Acentuação gráfica. Emprego do sinal indicativo de crase. Pontuação. Estilística: figuras de linguagem. Reescrita de frases: substituição, deslocamento, paralelismo; variação linguística: norma culta.

 

Matemática - Raciocínio Lógico. Conjuntos Numéricos: Números Naturais, Inteiros e Racionais. Operações Fundamentais: adição, subtração, multiplicação e divisão. Resolução de Problemas. Regra de três simples e porcentagem. Geometria básica. Sistema Monetário Brasileiro. Noções de Lógica. Sistema de Medidas: comprimento, superfície, volume, massa, capacidade e tempo. Fundamentos de Estatísticas.

 

Direito administrativo - A Administração Pública: Princípios Básicos da Administração Pública. Poderes Administrativos. Atos Administrativos. Licitações e Contratos administrativos. Serviços públicos. Servidores Públicos: Regime Especial, Regime Trabalhista, Expediente Funcional e Organizacional. Cargo, Emprego e Função pública. Órgãos Públicos. Improbidade Administrativa. Processo Administrativo.
 

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Atualizado: 24/08/2018 - 10:44

Milhã CE reabre inscrições de concurso com 165 vagas

Do total, 55 são para contratações imediatas e 110 para formar cadastro de pessoal, com opções em todos os níveis e iniciais de até R$ 9,6 mil

Diversos cargos

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Prefeitura de Milhã, no Ceará, reabriu as inscrições de seu concurso público, que conta com uma oferta de 165 vagas, sendo 55 para contratações imediatas e 110 para formar cadastro reserva de pessoal. Do total, 57 são para cargos com exigência de ensino fundamental, 63 para ensino médio e 45 para nível superior, com remunerações iniciais que variam de R$ 954 a R$ 9.600, com jornadas de 20 a 40 horas semanais. 

 

Ensino Fundamental
Quem possui ensino fundamental pode concorrer aos cargos de auxiliar de serviços gerais (10 vagas e 20 cadastros, R$ 954, para 40 horas semanais),l motorista categoria A (1 + 2 cadastros, com habilitação “A”, R$ 954, 40 horas), motorista B (2 + 4, com habilitação “D”, R$ 954, 40 horas), motorista D (2 + 4, com habilitação “D”, R$ 1.153, 40 horas), pedreiro (1 + 2, R$ 954, 40 horas), vigia (2 + 4, R$ 954, 40 horas) e tratorista/operador de máquinas (1 + 2, com habilitação “C”, R$ 1.153, 40 horas).

 

Ensino Médio
Para ensino médio: agente comunitário de saúde (2 + 4, R$ 1.014, 40 horas), agente de endemias (3 + 6, R$ 1.014, 40 horas), auxiliar de farmácia (2 + 4, R$ 954, 40 horas), auxiliar administrativo (8 + 16, R$ 954, 40 horas), secretário escolar (1 +2, R$ 954, 40 horas), técnico agrícola (1 + 2, R$ 954, 40horas), técnico de enfermagem (2 + 4, com registro no conselho, R$ 954, 40 horas), técnico em agroindústria (1 + 2, R$ 954, 40 horas) e técnico de saúde bucal (1 + 2, R$ 954, 40 horas).

 

Nível Superior
Por fim, para nível superior: assistente social (2 + 4, com registro profissional, R$ 2.300,30 horas), auditor (1 + 2, R$ 2.300,40 horas), cirurgião dentista (1 +2, com registro, R$ 3.055,05, 40 horas), enfermeiro (2 + 4, com registro, R$ 3.247,51, 40 horas), farmacêutico (1 +2, com registro, R$ 3.512, 40 horas), fisioterapeuta (2 + 4, R$ 2.300, 20 horas), fonoaudiólogo (1 + 2, com registro, R$ 2.300, 40 horas),  médico clínico geral (2 + 4, com registro, R$ 9.600, 40 horas), nutricionista (1 + 2, com registro, R$ 2.300, 40 horas), psicólogo (1 + 2, com registro, R$ 2.300, 30 horas) e veterinário (1 + 2, com registro, R$ 1.531,47, 20 horas).


As inscrições podem ser feitas pela internet, na página eletrônica da organizadora, a Idib, que é www.idib.org.br. O novo prazo se encerrará em 5 de setembro.


As taxas são de R$ 60 para cargos com exigência de ensino fundamental, R$ 80 para ensino médio e R$ 100 para nível superior.


Quem deixar a inscrição  para o último dia poderá efetuar o pagamento da taxa até o primeiro dia útil seguinte.


A aplicação das provas está marcada para ocorrer em 14 de outubro.


As contratações serão feitas de acordo com as necessidades, durante a validade do concurso, que será de dois anos, podendo ser prorrogada uma vez, pelo mesmo período.

     

 

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Atualizado: 24/08/2018 - 09:16

Concurso Sobral CE: inscrição para 312 vagas acaba hoje

Edital disponibiliza chances para professor e orientador educacional, ambas com exigência de curso superior. Salários chegam a R$ 2,8 mil

Nível superior

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Terminam nesta sexta-feira (24) as inscrições para o concurso da Prefeitura de Sobral, no Ceará, destinado a preencher 312 vagas de nível superior na área da educação, além de formar cadastro reserva (CR).

 

Há 50 ofertas para orientador educacional (salário de R$ 2.800), cargo voltado a bacharéis em psicologia, e 262 para professor (R$ 1.411,99), distribuídas entre as áreas de educação infantil e ensino fundamental inicial (10), português (73), matemática (46), história (24), geografia (27), língua inglesa (8), educação física (22), artes (16) e ciências, biologia, física ou química (36).    

 

Os interessados devem realizar cadastro pelo site http://concursos.uvanet.br. As taxas custam R$ 85 para professor e R$ 110 para orientador. 

 

Está agendada para 16 de setembro a aplicação das provas objetiva e de redação, sendo a segunda prevista apenas para os concorrentes aos postos de professor.

 

A seleção inclui ainda apresentação de plano de ação teórico propositivo (somente para orientador educacional) e exame didático (professor), em 23 de outubro, e avaliação de títulos (todas as vagas), com entrega dos documentos nos dias 22 e 23 de novembro.

 

O processo seletivo terá validade de dois anos, com possibilidade de prorrogação por mais dois, a critério da Prefeitura de Sobral, conforme estabelece o edital

 

 

Atribuições dos cargos

 

 

Orientador educacional - Dar assistência aos educandos em estabelecimentos de ensino, ordenando e integrando os elementos que exercem influência em sua formação, aconselhando e auxiliando os alunos na solução de seus problemas pessoais, para possibilitar-lhes o desenvolvimento intelectual e a formação integral de sua personalidade, ajustá-los ao meio em que vivem e orientá-los no tocante ao conhecimento e escolha das opções básicas; * Atuar no desenvolvimento pessoal do aluno, dando suporte à sua formação como cidadão, à reflexão sobre valores morais e éticos e à resolução de conflitos; Auxiliar o docente no processo de aprendizagem, avaliando o comportamento das crianças; Orientar, ouvir e dialogar com alunos, professores, gestores e responsáveis e com a comunidade; * Participar da organização e da realização do projeto político-pedagógico e da proposta pedagógica da escola; Ajudar o professor a compreender o comportamento dos alunos e a agir de maneira adequada em relação a eles; Ajudar o professor a lidar com as dificuldades de aprendizagem dos alunos; Mediar conflitos entre alunos, professores e outros membros da comunidade. Demais atribuições correlatas ao cargo.

 

Professor - Planejar e ministrar aulas em Cursos Regulares, transmitindo os conteúdos teórico-práticos pertinentes, utilizando materiais e instalações apropriadas, para desenvolver a formação dos alunos, sua capacidade de análise e crítica, as suas aptidões, motivando-os, ainda, para atuarem nas mais diversas áreas profissionais; Elaborar planos de aula, selecionando o conteúdo e determinando a metodologia, com base nos objetivos fixados, para obter melhor rendimento do ensino; Elaborar e aplicar técnicas de avaliação, baseando-se nas atividades desenvolvidas e na capacidade média da classe, para verificar o aproveitamento dos alunos e constatar a eficácia dos métodos adotados; Registrar a matéria ministrada e os trabalhos efetivados fazendo anotações no diário de classe, para possibilitar a avaliação do desenvolvimento do curso; Colaborar para o desenvolvimento e a formação integral da criança e do adolescente, instrumentalizando-os com conhecimento, atitudes, competências e atividades construtivas; Participar das reuniões de pais, procurando colocá-los a par da situação escolar de seus filhos, estimulando a família a colaborar na educação das crianças e adolescentes; Organizar e promover trabalhos complementares de caráter cívico, cultural e recreativo, facilitando a organização de grêmios e grupos de estudo, para incentivar o espírito de liderança dos alunos e concorrer para a socialização dos mesmos; Estudar o programa a ser desenvolvido, analisando-o detalhadamente, para inteirar-se do conteúdo e fazer o planejamento do curso; Debater nas reuniões de planejamento os programas e métodos a serem adotados ou reformulados, analisando as situações-problema da classe sob sua responsabilidade, emitindo opiniões e apresentando soluções adequadas a cada caso; Ministrar aulas de acordo com as propostas curriculares da escola; Aplicar exercícios práticos complementares, induzindo os alunos a expressarem suas ideias através de debates, questionamentos, redações e outras técnicas similares e a efetivação de pesquisas para proporcionar-lhes meios de desinibição verbal e escrita, de desenvolvimento da criatividade e de extensão e utilização dos conhecimentos adquiridos; Demais atribuições correlatas ao cargo.
 

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Atualizado: 23/08/2018 - 11:31

Banco do Nordeste: novo edital sai em setembro

Oportunidades serão para os cargos de analista bancário e especialista bancário. Número de vagas ainda deve ser confirmado

Níveis médio e superior

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

O Banco do Nordeste está em fase adiantada de preparação do seu novo concurso público, cuja publicação do edital de abertura de inscrições está prevista para ocorrer até meados de setembro. A seleção foi anunciada no último dia 16 pela diretoria da instituição. O número de vagas ainda não foi anunciado, mas os cargos que contarão com oportunidades já estão definidos e serão para analista bancário e especialista bancário – analista de sistemas. De acordo com informações do órgão, o início das inscrições deve ocorrer imediatamente após a publicação do edital. Porém, o órgão ainda deve confirmar qual será a banca da nova seleção, o que deve ocorrer nos próximos dias.

• APOSTILAS CONCURSO BANCO DO NORDESTE 2018 - ANALISTA BANCÁRIO


No caso de analista bancário, para concorrer é necessário apenas possuir ensino médio, com remuneração inicial de R$ 2.645,99. Para analista, os interessados devem contar com formação superior nas áreas de ciências da computação, engenharia da computação, engenharia da informática, informática, sistema de informações, tecnologia da informação, processamento de dados, segurança da informação ou tecnologia em telemática. Também é possível que o interessado tenha concluído qualquer outra formação superior, desde que possua curso de pós-graduação nas áreas de informática ou segurança da informação, com carga horária mínima de 360 horas.

 

 

Último concurso


A última seleção para a carreira de analista bancário ocorreu em 2014, quando foram oferecidas 12 vagas, além de formar cadastro reserva de pessoal. A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV).


A prova objetiva contou com 80 questões, sendo 50 de conhecimentos básicos e 30 de conhecimentos específicos.     Em conhecimentos básicos foram 20 de língua portuguesa, 15 de matemática e 15 de conhecimentos gerais, contando com peso dois para língua portuguesa e um para as duas outras disciplinas.  Já conhecimentos específicos também contou com peso dois.

 


Lotação


O Banco do Nordeste possui sede em Fortaleza, no Ceará, e conta com mais 300 agências, em nove estados do Nordeste: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, além de Minas Gerais

 

 

 

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Atualizado: 23/08/2018 - 11:22

Banco do Nordeste: novo edital sai em setembro

Oportunidades serão para os cargos de analista bancário e especialista bancário. Número de vagas ainda deve ser confirmado

Níveis médio e superior

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

O Banco do Nordeste está em fase adiantada de preparação do seu novo concurso público, cuja publicação do edital de abertura de inscrições está prevista para ocorrer até meados de setembro. A seleção foi anunciada no último dia 16 pela diretoria da instituição. O número de vagas ainda não foi anunciado, mas os cargos que contarão com oportunidades já estão definidos e serão para analista bancário e especialista bancário – analista de sistemas. De acordo com informações do órgão, o início das inscrições deve ocorrer imediatamente após a publicação do edital. Porém, o órgão ainda deve confirmar qual será a banca da nova seleção, o que deve ocorrer nos próximos dias.

• APOSTILA CONCURSO BANCO DO NORDESTE 2018 - ANALISTA BANCÁRIO
• CURSO CONCURSO BANCO DO NORDESTE 2018 - ANALISTAS


No caso de analista bancário, para concorrer é necessário apenas possuir ensino médio, com remuneração inicial de R$ 2.645,99. Para analista, os interessados devem contar com formação superior nas áreas de ciências da computação, engenharia da computação, engenharia da informática, informática, sistema de informações, tecnologia da informação, processamento de dados, segurança da informação ou tecnologia em telemática. Também é possível que o interessado tenha concluído qualquer outra formação superior, desde que possua curso de pós-graduação nas áreas de informática ou segurança da informação, com carga horária mínima de 360 horas.

 

Último concurso


A última seleção para a carreira de analista bancário ocorreu em 2014, quando foram oferecidas 12 vagas, além de formar cadastro reserva de pessoal. A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV).


A prova objetiva contou com 80 questões, sendo 50 de conhecimentos básicos e 30 de conhecimentos específicos.     Em conhecimentos básicos foram 20 de língua portuguesa, 15 de matemática e 15 de conhecimentos gerais, contando com peso dois para língua portuguesa e um para as duas outras disciplinas.  Já conhecimentos específicos também contou com peso dois.

 

 

Lotação

 

O Banco do Nodeste conta com sede em  Fortaleza, no Ceará (CE) e conta com mais de 300 agências, em nove estados do nordeste, incluindo Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe), além do norte de Minas Gerais. 

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Atualizado: 20/08/2018 - 14:24

Barbalha CE abre inscrição para concurso com 71 vagas

Com salários até R$ 9,3 mil, chances estão distribuídas entre cargos de níveis fundamental, médio e superior

Prazo até 10/9

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Foram abertas nesta segunda-feira (20) as inscrições para o concurso da Prefeitura de Barbalha, no Ceará, destinado a preencher 71 vagas. Os salários variam de R$ 954 a R$ R$ 9.327,73. 

 

Estão em disputa cargos de nível fundamental para cozinheiro (1 posto) e eletricista (2). 

 

Ensino médio é requisito para agente de apoio - CAPS (1), agente de vigilância sanitária (1), atendente de consultório bucal (2), atendente de saúde (5), auxiliar de farmácia (5), digitador (5), recepcionista (2), agente rural (1), assistente administrativo (10) e agente municipal de trânsito (2).  

 

Em nível superior há chances como assistente social (1), dentista (1), enfermeiro (10), fisioterapeuta (2), médico geriatra (1), médico oftalmologista (1), médico ortopedista (1), médico PSF (9), psicólogo (2), tecnólogo de alimentos (1), terapeuta ocupacional (1), professor intérprete de Libras (2), nutricionista (1) e fiscal de tributos municipais (1).

 

 

Concurso Prefeitura Barbalha: inscrição e etapas

 

 

Disponíveis até 10 de setembro, as inscrições devem ser registradas pelo site da banca Consulpam (www.consulpam.com.br). São cobradas taxas de R$ 60 (ensino fundamental), R$ 90 (médio) e R$ 150 (superior).

 

A seleção compreenderá prova objetiva para todas as vagas, marcada para 14 de outubro, e avaliação de títulos apenas para funções de nível superior, com entrega dos documentos em período a ser definido.  

 

O concurso da Prefeitura de Barbalha terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal, conforme estabelece o edital.

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Atualizado: 20/08/2018 - 10:46

Aberto concurso para 127 vagas em Aracati CE

Inscrições começam em 6 de setembro. Prefeitura oferece salários acima de R$ 4 mil

Níveis médio e superior

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Prefeitura de Aracati, no Ceará, divulgou edital de concurso público com oferta de 127 vagas, sendo oito reservadas a pessoas com deficiência. Os salários variam de R$ 1.050,35 a R$ 4.024.

 

As chances de nível médio são para agente administrativo (51 postos), almoxarife (2), secretário escolar (15) e intérprete de Libras e língua portuguesa (2).

 

Além de segundo grau, os cargos de técnico agrícola (4), técnico em edificações (4) e técnico em informática (7) requerem formação técnica.

 

Curso superior é requisito para administrador (2), advogado (8), arquiteto (3), assistente social (11), engenheiro agrônomo (1), engenheiro civil (2), fonoaudiólogo (2), psicólogo (6), psicopedagogo (2), terapeuta ocupacional (2), turismólogo (2) e veterinário (1).

 

 

Concurso Prefeitura Aracati: inscrição e etapas

 

 

Será possível se inscrever entre 10 de 6 de setembro e 23h59 de 7 de outubro, mediante a realização de cadastro no site http://concursos.acep.org.br. As taxas custam R$ 100 (ensino médio) e R$ 130 (superior).  

• APOSTILAS CONCURSO PREFEITURA DE ARACATI 2018

O processo seletivo envolverá provas objetiva (todos os cargos), marcada para 9 de dezembro, e avaliação de títulos (vagas destinadas a profissionais graduados), com entrega dos documentos em período a ser definido. 

 

O concurso da Prefeitura de Aracati terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal, conforme estabelece o edital
 

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Atualizado: 08/08/2018 - 13:09

Prefeitura de Mauriti CE realiza concurso com 236 vagas

Inscrições começam em 24 de agosto. Seleção preencherá cargos de níveis fundamental, médio e superior de ensino

Salários até R$ 6 mil

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Prefeitura de Mauriti, no Ceará, divulgou edital de concurso público destinado a preencher 236 vagas, além de formar cadastro reserva (CR). Os salários variam de R$ 954 a R$ 6.000.

 

Há ofertas de nível fundamental para vigia (24 postos + CR), auxiliar de serviços gerais (7 + CR), cozinheiro (6 + CR), pedreiro (2), ajudante de pedreiro (2), gari (10), operador de máquinas pesadas (1 + CR), motorista CNH "D" (3), motorista CNH "AB" (7 + CR) e motorista de transporte escolar CNH "D" (20 + CR). 

 

Ensino médio é requisito para agente de trânsito (1 + CR), operador de pá carregadeira (1), operador de retroescavadeira (1), operador de trator esteira (1), auxiliar de eletricista bombeiro (2), auxiliar de eletricista predial (1), agente administrativo (8 + CR), artesão (1), auxiliar de farmácia (9 + CR), recepcionista (10 + CR), orientador social (10 + CR), facilitador de oficinas (6 + CR), digitador (2) e entrevistador (2). 

 

Além de segundo grau, as carreiras de eletricista bombeiro (1), eletricista predial (1), técnico de enfermagem (12 + CR) e técnico em saúde bucal (6 + CR) exigem formação técnica.

 

Estão em disputa vagas de nível superior para engenheiro elétrico (1), engenheiro civil (1), fiscal de contratos e convênios (1), veterinário (1), enfermeiro (8 + CR), enfermeiro com especialidade em saúde mental (1), psiquiatra (1 + CR), psicólogo (1), farmacêutico (1), assistente social (1), odontólogo (6), dentista (4 + CR), médico pediatra (1), médico ginecologista obstetra (1), educador físico (1 + CR), fisioterapeuta (4 + CR), nutricionista (2 + CR), assistente social (4 + CR), fonoaudiólogo (1 + CR), psicólogo (3 + CR), terapeuta ocupacional (1 + CR), assistente social CRAS (6 + CR), psicólogo CRAS (3 + CR), advogado CREAS (1), assistente social CREAS (1), psicólogo CREAS (1), assistente social CRAM (1 + CR), psicólogo CRAM (1), advogado CRAM (1), nutricionista de alimentação escolar (1 + CR), procurador jurídico (3 + CR) e professor nas áreas de educação física (5 + CR), matemática (2 + CR), letras - inglês (2 + CR), letras (1 + CR), geografia (1 + CR) e pedagogia (4 + CR).   

 

 

Inscrições e provas do concurso da Prefeitura de Mauriti

 

 

As candidaturas serão recebidas entre 24 de agosto e 16 de setembro, por meio do site http://www.cev.urca.br/. As taxas custam R$ 80 (ensino fundamental), R$ 100 (médio) e R$ 150 (superior).  

 

A seleção envolverá três etapas: prova objetiva (todos os cargos), em 14 de outubro, avaliação prática (professor), entre 4 e 6 de novembro, e análise de títulos (funções de nível superior), com entrega dos documentos nos dias 12 e 13 de novembro.

 

O processo seletivo terá validade de dois anos, com possibilidade de prorrogação por mais dois, a critério do governo municipal, conforme estabelece o edital.

 

 

Atribuições do vigia no concurso da Prefeitura de Mauriti

 

 

Atua no controle de acesso de visitantes, colaboradores, prestadores de serviços, veículos, caminhões e equipamentos. Realiza vistorias e rondas sistemáticas em todas as dependências. 

 

 

Concurso Prefeitura Mauriti: atribuições do gari

 

 

Varrer ruas, praças, parques e jardins municipais, utilizando vassouras, ancinhos e outros instrumentos similares para manter os referidos locais em condições de higiene e trânsito; recolher os montes de lixos, acondicionando-os em sacos plásticos, latões, cestos, carrinhos de tração manual e outros depósitos adequados, para posterior coleta e transporte; percorrer os logradouros, seguindo roteiros pré-estabelecidos, para coletar lixo; despejar o lixo amontoado ou acondicionado em latões e sacos plásticos, em caminhões especiais da prefeitura, possibilitando assim seu transporte aos locais apropriados; esvaziar as lixeiras distribuídas pelas vias públicas; raspar meios-fios, limpar ralos e saídas de esgotos; executar outras atividades afins.   
 

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Atualizado: 03/08/2018 - 11:52

Aracati CE lança edital de concurso com 164 vagas

Oportunidades do concurso da Prefeitura de Aracati são para a carreira de professor em diversas áreas. As inscrições começam em 21 de agosto

Educação

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Prefeitura Municipal de Aracati, no Estado do Ceará, promove concurso público que visa a contratar 164 professores de educação básica. As oportunidades estão distribuídas entre dez especialidades.

Das vagas, 17 são para a área de ciências humanas, seis para ciências naturais, 18 para matemática, 11 para educação física, oito para educação especial, dez para informática, 28 para inglês, 18 para língua portuguesa, cinco para arte e 43 para polivalente. Para concorrer é necessário possuir licenciatura plena completa com habilitação específica.

Consta no edital do concurso da Prefeitura de Aracati que os salários iniciais oferecidos aos servidores é de R$ 1.291,94, sendo que podem ser acrescidos adicionais e gratificações. As jornadas de trabalho serão de 20 horas semanais.

• APOSTILAS CONCURSO PREF DE ARACATI 2018 - PROFESSOR / OUTROS CARGOS

As inscrições serão aceitas, exclusivamente, pela internet por meio do site da Acep (concursos.acep.org.br). O prazo ficará aberto a partir das 10h de 21 de agosto até as 23h59min de 23 de setembro.

Depois de preencher a ficha de participação, os interessados devem gerar o boleto no valor de R$ 130 e efetuar o pagamento em qualquer agência bancária até o dia 24 de setembro.

Etapas do concurso da Prefeitura de Aracati

Os concorrentes passarão por uma prova objetiva com 60 questões de múltipla escolha, teste escrito, avaliação de títulos e procedimentos pré-admissionais. Os exames objetivo e escrito estão marcados para 25 de novembro, em locais e horários a serem divulgados oportunamente, sendo que a aplicação ocorrerá nas cidades de Aracati e Fortaleza.

A prova objetiva constará de dez perguntas de língua portuguesa, seis de conhecimentos sobre o município, 14 de conhecimentos pedagógicos e 30 de conhecimentos específicos. No caso do professor de língua portuguesa, não haverá itens de língua portuguesa, porém o exame terá 40 de conhecimentos específicos.

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Atualizado: 31/07/2018 - 13:26

Prefeitura de Fortaleza CE abre concurso com 133 vagas

Concurso da Prefeitura de Fortaleza preencherá postos em sete cargos de nível superior na área da saúde. Inscrições começam em 22 de agosto

Dois editais

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Prefeitura de Fortaleza, capital do Ceará, publicou dois editais para novas contratações na área da saúde. No total, o concurso preencherá 133 vagas em sete cargos de nível superior, além de formar cadastro reserva.

 

Há ofertas para assistente social (21 postos e salário-base de R$ 1.229,24), enfermeiro (15 - R$ 2.458,50), psicólogo (37 - R$ 1.878,66), terapeuta ocupacional (15 - R$ 1.229,24), médico clínico (7 - R$ 2.824,03), médico neurologista pediátrico (2 - R$ 2.824,03) e médico psiquiatra (36 - R$ 2.824,03).

 

As inscrições serão recebidas entre 22 de agosto e 18 de setembro, mediante a realização de cadastro no endereço: https://concursos.fortaleza.ce.gov.br/. A taxa custa R$ 150, exceto para médicos, cujo valor corresponde a R$ 210.

 

 

Etapas do concurso da Prefeitura de Fortaleza 2018

 

 

O processo seletivo compreenderá duas fases: prova objetiva, em 14 e 21 de outubro, e análise de títulos e experiência profissional, com entrega dos documentos entre 12 e 14 de novembro. 

 

O concurso da Prefeitura de Fortaleza terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal, de acordo com os editais.

 

 

Concurso Prefeitura Fortaleza: atribuições do assistente social

 

 

Subsidiar a elaboração e viabilização de políticas sociais da instituição com a participação da comunidade; Executar programas de trabalhos comunitários; Elaborar projetos específicos nas áreas de Serviço Social, de caso ou de grupos; Elaborar projetos de pesquisa visando a` implantação de serviços especializados na área de desenvolvimento comunitário; Promover ações, métodos e sistemas para conhecimento da realidade social do indivíduo; Aconselhar e orientar indivíduos afetados em seu equilíbrio emocional, aplicando técnicas que possibilitem o desenvolvimento de sua capacidade e seu ajustamento ao meio de trabalho e a` sociedade; Promover atividades educativas, recreativas e culturais para permitir o progresso coletivo e a melhoria do comportamento individual; Elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito de atuação do serviço social com participação da sociedade civil; Encaminhar providências, e prestar orientação social a indivíduos, grupos e a` população; Orientar indivíduos e grupos de diferentes segmentos sociais no sentido de identificar recursos e de fazer uso dos mesmos no atendimento e na defesa de seus direitos; Planejar, organizar e administrar benefícios e serviços sociais; Planejar, executar e avaliar pesquisas que possam contribuir para a análise da realidade social e para subsidiar ações profissionais; Prestar assessoria e consultoria a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades; Prestar assessoria e apoio aos movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais, no exercício e na defesa dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade; Planejamento, organização e administração de Serviços Sociais e da Unidade de Serviço Social; Realizar estudos socioeconômicos com os usuários para fins de benefícios e serviços sociais junto a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades; Executar outras tarefas correlatas.

 

 

Atribuições do terapeuta ocupacional no concurso da Prefeitura de Fortaleza 2018

 

 

Avaliar pacientes quanto as suas capacidades e deficiências, observando suas condições gerais através de exames físicos, neurológicos e psicossociais; Organizar programas ocupacionais, destinados a pacientes com deficiências físicas e mentais, baseando-se nas tendências pessoais, visando propiciar aos pacientes uma terapêutica que possa desenvolver seu interesse por determinadas ocupações; Planejar atividades individuais ou em pequenos grupos, como trabalhos criativos, manuais, de mecanografia, horticultura e outros, estabelecendo as tarefas de acordo com as prescrições médicas, para possibilitar a redução ou cura das deficiências do paciente, desenvolver-lhe as capacidades remanescentes, procurando melhorar o seu estado psicológico; Acompanhar os pacientes na execução das atividades prescritas, visando acelerar a reabilitação dos mesmos; Desenvolver tratamento psicopedagógico e de psicomotricidade, objetivando o crescimento, a sociabilização, atenção concentrada, coordenação e apreensão, diminuindo a ociosidade do paciente; Encaminhar pacientes as oficinas, de acordo com a patologia, quando da inexistência de instrumentais próprios, a fim de agilizar a sua recuperação; Orientar o responsável pelo paciente quanto à necessidade de continuidade do tratamento domiciliar; Acompanhar pacientes, observando a evolução apresentada no decorrer do tratamento, fazendo as devidas anotações nos respectivos prontuários; Executar outras tarefas correlatas.
 

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Atualizado: 23/07/2018 - 15:23

Prefeitura de Poranga CE publica EDITAL com 33 vagas

A Prefeitura Municipal de Poranga oferece vagas para candidatos dos níveis médio e superior. O prazo vai até o dia 15 de agosto

Níveis médio e superior

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Prefeitura Municipal de Poranga, no Estado do Ceará, recebe inscrições para processo seletivo com 33 vagas para candidatos dos níveis médio e superior. Os salários oferecidos variam de R$ 350 a R$ 2.955 e os profissionais selecionados atuarão na Secretaria da Saúde.

Vagas na Prefeitura Municipal de Poranga

O processo seletivo da Prefeitura Municipal de Poranga oferece vagas nas funções de enfermeiro plantonista, enfermeiro PSF, fisioterapeuta, nutricionista, fonoaudiólogo, médico veterinário, dentista, psicólogo, terapeuta ocupacional, técnico em enfermagem e agente comunitário de saúde. A jornada de trabalho oscila de 20h a 40h semanais.

O processo de seleção da Prefeitura Municipal de Poranga consistirá em prova objetiva, com duração de quatro horas. O exame está previsto para ser aplicado no dia 23 de setembro.

Saiba como se inscrever no processo seletivo da Prefeitura Municipal de Poranga

As inscrições para o processo seletivo da Prefeitura Municipal de Poranga devem ser efetuadas até o dia 15 de agosto, no site www.consulpam.com.br. As taxas variam de R$ 90 a R$ 160.

Conteúdo programático para todos os cargos de nível médio

Língua portuguesa - Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não literário, narrativo, descritivo e argumentativo); interpretação e organização interna. Semântica: sentido e emprego dos vocábulos; campos semânticos; emprego de tempos e modos dos verbos em português. Morfologia: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais; processos de formação de palavras; mecanismos de flexão dos nomes e verbos. Sintaxe: frase, oração e período; termos da oração; processos de coordenação e subordinação; concordância nominal e verbal; transitividade e regência de nomes e verbos; padrões gerais de colocação pronominal no português; mecanismos de coesão textual. Ortografia. Acentuação gráfica. Emprego do sinal indicativo de crase. Pontuação. Estilística: figuras de linguagem. Reescrita de frases: substituição, deslocamento, paralelismo; variação linguística: norma culta.

Matemática e raciocínio lógico - Raciocínio Lógico. Conjuntos Numéricos: Números Naturais, Inteiros e Racionais. Operações Fundamentais: adição, subtração, multiplicação e divisão. Resolução de Problemas. Regra de três simples e porcentagem. Geometria básica. Sistema Monetário Brasileiro. Noções de Lógica. Sistema de Medidas: comprimento, superfície, volume, massa, capacidade e tempo. Fundamentos de Estatísticas.

Noções de informática - Fundamentos do Windows (7 e posteriores): operações com janelas, menus, barra de tarefas, área de trabalho, trabalho com pastas e arquivos, localização de arquivos e pastas, movimentação e cópia de arquivos e pastas, criação e exclusão de arquivos e pastas, compartilhamentos e áreas de transferência. Configurações básicas: resolução da tela, cores, fontes, impressoras, aparência, segundo plano e protetor de tela. Conceito básico de Internet e intranet e utilização de tecnologias, ferramentas e aplicativos associados. Principais navegadores. Ferramentas de busca e pesquisa. MS Office 2013. Correio eletrônico: conceitos básicos; formatos de mensagens; transmissão e recepção de mensagens; catálogo de endereços; arquivos anexados; uso dos recursos; ícones; atalhos de teclado.

Atualidades - História recente do Brasil, do Estado do Ceará e Região. Notícias nacionais e internacionais atuais referentes a temas sócio/econômico/político/cultural, veiculados pela imprensa nos últimos 12 (doze) meses.

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