Concurso em Santo Antônio do Pinhal SP reúne cinco vagas

Chances estão distribuídas entre funções destinadas a profissionais de todas as escolaridades. Inscrições vão até 17 de dezembro

Imediatas e cadastro

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro
Publicado: 06/12/2018 - 13:31 | Atualizado: 06/12/2018 - 13:32

A Prefeitura de Santo Antônio do Pinhal, no interior de São Paulo, abriu concurso público destinado a preencher cinco vagas, além de formar cadastro reserva (CR). 

Quem possui nível fundamental incompleto está apto a disputar a função de ajudante geral (1 posto e salário de R$ 983,85).

A carreira de auxiliar odontológico (CR - R$ 983,85) cobra ensino médio e curso específico na área de atuação.

Curso superior é requisito para contador (1 - R$ 1.532,79), assistente social (1 - R$ 1.560,26), enfermeiro padrão (CR - R4 1.560,26), dentista (1 - R$ 3.088,92) e dentista - cirurgia e traumatologia bucomaxilofaciais (1 - R$ 3.088,92).

As inscrições ficam disponíveis até 17 de dezembro, por meio do site http://www.integribrasil.com.br/. São cobradas taxas de R$ 25 (nível fundamental), R$ 30 (médio) e R$ 50 (superior).

Os candidatos serão avaliados em etapa única, por meio de prova objetiva marcada para 27 de janeiro. O exame cobrará a resolução de 40 questões de múltipla escolha em, no máximo, três horas. 

O concurso da Prefeitura de Santo Antônio do Pinhal terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal, conforme estabelece o edital.

Concurso Prefeitura Santo Antônio do Pinhal: conteúdo programático para ajudante geral

Língua portuguesa - Leitura e compreensão de texto; alfabeto e ordem alfabética, vogal e consoante; sílaba - separação silábica, classificação das palavras quanto ao número de sílabas; sinônimos e antônimos; acentuação; frases - afirmativa, negativa, interrogativa e exclamativa; sinais de pontuação; ortografia; substantivo - singular e plural; diminutivo e aumentativo; pronomes e verbos.

Matemática - Números naturais; antecessor e sucessor; Operações - adição, subtração, multiplicação e divisão; Sistemas de Numeração Decimal e Horário; Adição e subtração de frações; Sistemas de medidas - comprimento, massa, volume e superfície; Números multiplicativos - dobro, metade; Raciocínio lógico. Resolução de situações problema.

Conhecimentos específicos – Noções de Prevenção de acidentes, e de organização e disciplina geral; Noções sobre EPI - Equipamentos de Proteção Individual e EPC – Equipamentos de Proteção Coletiva; Conhecimento das Ferramentas, Equipamentos e Utensílios; Proteção ao meio ambiente: Utilização de materiais, conservação, descarte e impactos ambientais; Relações Humanas no trabalho; Utilização de materiais e equipamentos de limpeza guarda e armazenagem de materiais e utensílios; Manutenção de limpeza de ruas e estradas; Serviços braçais; Transportes de lixo e entulho; Noções básicas de jardinagem, Serviços de pedreiro, encanador, pintura etc.; Gerenciamento de resíduos sólidos, líquidos e pastosos.
 

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Atualizado: 06/12/2018 - 11:12

Concurso em Saltinho SP tem vagas para nível superior

Oferta do edital é de quatro vagas distribuídas entre os cargos de professor de educação infantil e nutricionista

A partir de 11/12

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

No interior do Estado de São Paulo, a Prefeitura Municipal de Saltinho divulgou dois novos editais de concurso público que somam quatro vagas de nível superior. As inscrições serão abertas no dia 11 de dezembro. 

Do total de ofertas, três são destinadas ao cargo de professor de educação infantil, cujo ganho é de R$ 16,94 a hora/aula para jornada de trabalho semanal de 25 horas. 

A outra vaga é para o emprego de nutricionista, com salário inicial de R$ 1.538,67 para carga horária semanal de 20 horas. 

A ficha cadastral estará disponível no site www.sigmaassessoria.com.br até o dia 26 de dezembro. O valor da taxa de participação é de R$ 48.

Todos os inscritos executarão a prova objetiva no dia 13 de janeiro de 2019. Ela será composta por 40 questões de múltipla escolha, sendo cinco de matemática, cinco de português, cinco de conhecimentos gerais e 25 de conhecimentos específicos.

Aqueles que pleiteiam o cargo de professor ainda serão submetidos à análise de títulos. 

Atribuições dos cargos da Prefeitura de Saltinho SP

Professor de educação infantil - executar as tarefas de acordo com o estatuto do magistério estabelecido por lei complementar específica; participar na elaboração da proposta curricular; organizar e realizar o processo pedagógico na sala de aula; participar na gestão da escola; participar das reuniões pedagógicas; organizar e dirigir reuniões com os pais de alunos; participar e ajudar na organização de atividades extracurriculares; participar de cursos de formação continuada; executar outras atividades correlatas que lhe forem atribuídas.

Nutricionista - planejar e coordenar o cardápio para a merenda escolar, ou para outra finalidade solicitada, baseando-se na aceitação dos alimentos pelos comensais e nas necessidades nutricionais, a fim de oferecer refeições balanceadas e evitar desperdícios; orientar e supervisionar o preparo, a distribuição e o armazenamento das refeições, para possibilitar um melhor rendimento do serviço; planejar e elaborar o cardápio, baseando-se na aceitação dos alimentos pelos comensais, para oferecer refeições balanceadas a todos os pacientes que necessitem de acompanhamento nutricional; participar junto à equipe de profissionais dos programas de educação em saúde tais como: grupos de gestantes, grupos de diabéticos, grupos de hipertensos, grupos de mães, grupos de higiene em saúde e outros; participar do grupo de mães do Programa Viva Leite orientando através de cardápios alternativos que ajudem na nutrição das crianças; atender consulta individual à demanda de pacientes encaminhados por outros profissionais; executar educação em saúde para compreensão das enfermidades e melhorar a qualidade de vida; programar e desenvolver treinamento com os servidores, realizando reuniões e observando o nível de rendimento, de habilidade, de higiene e de aceitação dos alimentos, para racionalizar e melhorar o padrão técnico dos serviços; elaborar relatórios periódicos, baseando-se nas informações recebidas, para estimar o custo médio da alimentação; zelar pelo adequado armazenamento dos gêneros e orientar supervisionar a elaboração dos alimentos; executar outras tarefas correlatas.
 

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Atualizado: 06/12/2018 - 11:09

Banrisul: definida banca para novo concurso

Embora cargos e vagas ainda não estejam confirmadas, a expectativa é de que a seleção seja para a carreira de escriturário, cuja validade do último certame expirou em março

Edital em breve

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O Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) já iniciou os preparativos para a realização de seu próximo concurso público. O primeiro passo ocorreu nesta quinta-feira, 6 de dezembro, com a publicação, em diário oficial, da escolha da banca organizadora do certame, que será a Fundação Carlos Chagas. Embora cargo e oferta de vagas ainda não tenham sido divulgados pela instituição, a expectativa é de que o certame seja para o cargo de escriturário, tendo em vista que o prazo de validade da última seleção para o cargo expirou em março deste ano.   A expectativa é de que o edital de abertura de inscrições seja publicado até o início do ano.


Para concorrer ao cargo de escriturário é necessário apenas possuir ensino médio, com remuneração básica inicial de R$ 1.796,45, no último certame, iniciado em 2015.


Além da remuneração, os aprovados no concurso da instituição contam com diversos benefícios. No último concurso, para o cargo de técnico em tecnologia da informação, realizado em 2017, como complementos foram oferecidos: gratificação semestral, com um salário por semestre, com pagamento mensal de um 1/6 do valor do ordenado; auxílio cesta alimentação de R$ 852,71; auxílio-refeição de R$ 737; plano de saúde médico e odontológico, através da Caixa de Assistência dos Empregados do Banrisul e plano de previdência privada, através da Fundação Banrisul de Seguridade Social.


Escriturário

O último concurso de escriturário, cargo previsto para a nova seleção, realizado em 2015, contou com uma oferta de 300 vagas e foi organizado pela Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH). 

A prova objetiva contou com 80 questões, sendo 40 de conhecimentos básicos e 40 de conhecimentos específicos.

Em conhecimentos básicos foram 15 de matemática (com peso um), 5 de raciocínio lógico (0,5), 15 de língua portuguesa (peso 1) e 5 sobre domínio produtivo em informática (0,5).

Em conhecimentos específicos, 25 de conhecimentos bancários (peso 2), 5 de atendimento (1), cinco de ética e legislação de equidade de gêneros e igualdade racial (1) e 5 de técnicas de vendas (1).      

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Atualizado: 06/12/2018 - 10:29

ARES-PCJ SP publica concurso com uma vaga para ouvidor

Oportunidade é para candidatos que têm nível superior específico. Inscrições serão recebidas entre 10 de dezembro e 14 de janeiro

Salário de R$ 7,9 mil

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No Estado de São Paulo, a Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ) abrirá no dia 10 de dezembro as inscrições do concurso público que dispõe de uma vaga para a função de ouvidor.

O cargo exige nível superior completo em jornalismo ou comunicação social, registro no órgão de classe e carteira de habilitação na categoria “B”. O salário inicial é de R$ 7.992,64 para jornada de trabalho semanal de 40 horas.

Além do vencimento, a ARES-PCJ ainda oferece aos seus servidores os benefícios de R$ 700 de auxílio-alimentação e R$ 175,28 de auxílio-transporte. 

A participação deverá ser garantida até o dia 14 de janeiro de 2019, através do endereço eletrônico da Dédalus Concursos (www.dedalusconcursos.com.br), banca organizadora do certame. O valor da taxa de inscrição é de R$ 35. 

Os candidatos serão avaliados por meio de duas etapas: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório; e análise de títulos, classificatória.  

A prova objetiva será composta por 50 questões de múltipla escolha, sendo dez de língua portuguesa, dez de conhecimentos básicos e legislação, cinco de inglês e 25 de conhecimentos específicos. O exame terá duração máxima de quatro horas e será aplicado no dia 24 de fevereiro de 2019. 

Atribuições do ouvidor da ARES-PCJ 

Atuar junto aos usuários e aos prestadores dos serviços de saneamento básico, a fim de dirimir possíveis dúvidas e intermediar a solução de divergências, criando um canal de comunicação direto entre a ARES-PCJ, os titulares e os usuários de seus serviços, a fim de aferir o grau de satisfação destes últimos e estimular a apresentação de sugestões; registrar reclamações e sugestões sobre os serviços regulados pela ARES-PCJ; encaminhar e acompanhar os processos de reclamações aos prestadores dos serviços de saneamento básico e ao órgão técnico para fins de solução do problema e aplicação das sanções cabíveis; atuar como canal de comunicação entre a ARES-PCJ, a comunidade, órgãos de imprensa e outras mídias, emitindo comunicados, releases e produzindo materiais para divulgação; elaborar um programa integral de informação para assegurar ao usuário dos serviços da ARES-PCJ o acompanhamento do serviço prestado pela agência; desenvolver atividades que garantam os direitos do usuário dos serviços da ARES-PCJ; apoiar a diretoria executiva da ARES-PCJ na elaboração e divulgação de manuais informativos dos direitos dos usuários, dos procedimentos disponíveis para o seu exercício e dos órgãos e endereços para apresentação de queixas e sugestões; instituir programa de avaliação dos serviços públicos prestados pela ARES-PCJ; gerir o Serviço de Atendimento ao Usuário - SAU, sempre com apoio técnico das áreas relacionadas, bem como receber as demais solicitações dos usuários dos serviços; instalar o processo administrativo de solução de conflitos entre agentes dos setores regulados, bem como entre agentes e usuários dos serviços, sempre com o apoio técnico das diretorias relacionadas; gerenciar o sítio da ARES-PCJ na Internet e outras mídias eletrônicas e impressas de comunicação; quando necessário ao desenvolvimento de suas atividades, dirigir veículos da ARES-PCJ; auxiliar nos eventos da ARES-PCJ, tais como: recepcionar, preparar cópia de materiais e montar pastas, ligar confirmando presença, entre outros; exercer outras tarefas correlatas.
 

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Atualizado: 06/12/2018 - 10:16

Cândido Mota SP realiza concurso com dez vagas no Saae

Com inscrições até 28 de dezembro, seleção preencherá postos em cargos de níveis fundamental e médio. Prova está marcada para 20 de janeiro

Interior paulista

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No interior de São Paulo, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Cândido Mota abriu concurso público para preenchimento de dez vagas e formação de cadastro reserva.

Os cargos de auxiliar de serviços gerais (2 postos e salário de R$ 1.257,72), reparador geral (2 - R$ 1.629,22) e operador de bomba (3 - R$ 1.629,22) são opções para candidatos com nível fundamental incompleto. 

Ensino médio é requisito para quem pretende concorrer aos empregos de agente administrativo (1 - R$ 1.941,30) e leiturista (2 - R$ 2.089,95).

Concurso Saae Cândido Mota: inscrições e etapas

Os interessados devem acessar o site http://www.cscconsultoria.com.br/ para realizar a inscrição. O prazo termina em 28 de dezembro e a taxa custa R$ 13,50. 

A seleção envolverá prova objetiva (todas as funções), em 20 de janeiro, e exames prático e de aptidão física (para auxiliar e reparador), em datas a serem definidas.

O concurso do Saae de Cândido Mota terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério da autarquia, conforme estabelece o edital

Concurso Saae Cândido Mota: atribuições dos cargos

Agente administrativo - Executa serviços gerais de escritório das diversas unidades administrativas, como a classificação de documentos e correspondências, transcrição de dados, lançamentos, prestação de informações, arquivo, datilografia, digitação em geral e atendimento ao público. Executar outras tarefas inerentes a sua função e determinadas pelo superior imediato.

Leiturista - Executa serviços de leitura em medidores de vazão anotando em formulário específico o consumo. Faz conferência das instalações de água e esgoto observando e comunicando ao setor próprio as irregularidades encontradas nas redes. Compreende as tarefas de caminhar pelos logradouros públicos do município, efetuando a entrega das contas e os avisos de débito e cobrança relativas ao abastecimento de água e rede de esgoto. Executar outras tarefas inerentes a sua função e determinadas pelo superior imediato.

Operador de bomba - Compreende as tarefas que se destinam controlar o funcionamento das bombas localizadas na represa de captação de água que abastece o município de água potável, sob constante supervisão da chefia imediata, tais como: acionando os botões para coloca-las em funcionamento; observando e controlando o desempenho das bombas; limpeza das grades e caixas de areia da lagoa de tratamento de esgoto, para evitar o desvio da rede de esgoto para o córrego antes de ser tratado; manutenção, limpeza e lubrificação das bombas. Executar outras tarefas inerentes a sua função e determinadas pelo superior imediato.

Auxiliar de serviços gerais - Executar trabalhos rotineiros de limpeza e conservação em geral, executar serviços de limpeza, arrumação e de zeladoria de áreas internas e externas de locais públicos da Autarquia. Executar trabalhos braçais em diversas áreas; carregar e descarregar veículos em geral; arrumar mercadorias e materiais diversos, limpar, capinar, participar de trabalhos de caiação de muros, paredes e similares. Auxiliar na execução de redes, ligações e ramais de água e esgoto, transportar materiais para realização de ligação de água e esgoto, preparar argamassa, proceder abertura e fechamento de valas, colocar tubos e manilhas em valas, auxiliar na inspeção e desobstrução de poços de visita, emissários e coletores de esgoto. Executar outras tarefas inerentes a sua função e determinadas pelo superior imediato.

Reparador geral - Executa serviços de pedreiro, de pintura em obras e ou letrista, de carpintaria, hidráulica e ajudante de obras, que executa trabalhos de alvenaria, assentando pedras ou tijolos de argila ou concreto, em camadas superpostas e rejuntando-os e fixando-os com argamassa. Executa também tarefas simples na área da construção civil e de conservação do município. Executar outras tarefas inerentes a sua função e determinadas pelo superior imediato.
 

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Atualizado: 06/12/2018 - 09:52

Prefeitura de Porangaba SP: concurso reúne seis vagas

Ofertas do edital são para os cargos de auxiliar da casa transitória, que exige ensino médio, assistente social, fonoaudiólogo e psicólogo, que requerem nível superior

Até 11 de dezembro

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Encontram-se abertas as inscrições do concurso público da Prefeitura Municipal de Porangaba, situada no interior do Estado de São Paulo. A seleção visa o provimento de seis vagas do seu quadro de efetivos, regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Candidatos que têm o ensino médio completo podem se inscrever para a função de auxiliar da casa transitória (3 vagas), cujo salário inicial é de R$ 1.110,75. 

Quem tem o nível superior pode disputar os cargos de assistente social (1), fonoaudiólogo (1) e psicólogo (1). A remuneração é de R$ 1.803. 

Para participar basta preencher o formulário de inscrição no site www.cscconsultoria.com.br e efetuar o pagamento da taxa, nos valores de R$ 30 (ensino médio) e R$ 50 (nível superior). O prazo para registro das candidaturas se encerrará no dia 11 de dezembro. 

O certame será constituído de uma única etapa: prova objetiva, eliminatória e classificatória. Ela será composta por 40 questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, matemática, conhecimentos gerais - atualidades e/ou conhecimentos específicos. 

A avaliação terá duração máxima de três horas e será aplicada no dia 27 de janeiro de 2019, com início às 13h, em locais que serão disponibilizados nos sites da banca organizadora e da Prefeitura de Porangaba (www.porangaba.sp.gov.br), a partir do dia 16 desse mesmo mês. 

Atribuições do auxiliar da casa transitória

Auxiliar nas atividades, incentivando as brincadeiras em grupo, para estimular o desenvolvimento físico e mental das crianças abrigadas; orientar as crianças quanto às condições de higiene, auxiliando-as no banho, vestir, calçar, pentear e guardar seus pertences, para garantir o bem estar; auxiliar nas refeições, alimentando as crianças ou orientando-as sobre o comportamento à mesa; controlar horários de repouso das crianças preparando cama, ajudando-as na troca de roupas; acompanhar os abrigados nas atividades pedagógicas; cuidar dos abrigados; acompanhar nas atividades externas, nas diversas situações; cuidar da faxina de casa, bem como, lavar, passar e cozinhar; executar outras tarefas correlatas e/ou requisitadas pelo superior imediato.
 

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Atualizado: 05/12/2018 - 10:50

Famesp realiza concurso com vagas no interior de SP

Destinadas a profissionais de todas as escolaridades, oportunidades estão distribuídas entre Botucatu, Bauru, Tupã

Três cidades

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp) abriu processo seletivo destinado a preencher cinco vagas em unidades de saúde instaladas em Botucatu, Bauru e Tupã, no interior paulista.  

Com nível fundamental é possível concorrer ao cargo de oficial de serviços de manutenção (1 - R$ 1.409,54). O contratado atuará em Botucatu. 

As chances de ensino médio são para oficial administrativo (1 - R$ 1.133,19) e técnico de manutenção - área mecânica ou mecatrônica (1 - R$ 2.382,95), função que também exige formação técnica. Ambas são para trabalhar em Botucatu.

Curso superior é requisito para enfermeiro obstetra (1 - R$ 3.124,13) e farmacêutico (1 - R$ 2.442,91), com lotação em Bauru e Tupã, respectivamente. 

Concurso Famesp: inscrições e etapas

As inscrições serão recebidas entre 10 e 19 de dezembro, mediante a realização de cadastro no site www.famesp.org.br. As taxas variam de R$ 35 a R$ 100. 

A aplicação da prova objetiva ocorrerá em diferentes dias de janeiro: 3 (oficial de serviços e técnico de manutenção), 5 (enfermeiro), 7 (oficial administrativo) e 8 (farmacêutico).  

Haverá também avaliação de títulos para enfermeiro, com entrega dos documentos durante o exame objetivo, e teste prático para técnico de manutenção, em data a ser definida. 

Concurso Famesp: conteúdo programático para nível fundamental

Língua portuguesa – Pontuação. Crase. Interpretação de texto. Ortografia Oficial: Conjugação de verbos usuais; Concordâncias; Emprego de pronomes; Formas de tratamento; Substantivo e Adjetivo; Flexão: gênero (masculino e feminino). Flexão: número (singular e plural). Sinônimos e Antônimos. Figuras de Linguagem.

Matemática - Operações com números inteiros e fracionários: adição, subtração, multiplicação e divisão; Problemas envolvendo as quatro operações; Sistema métrico decimal. Mínimo múltiplo comum; Razão e proporção; Porcentagem; Regra de três simples; Média aritmética simples; Equação do 1º grau; Relação entre grandezas Noções de geometria; Raciocínio lógico.

Conhecimentos específicos – Construção Civil: materiais de construção, impermeabilização, cobertura, estruturas (aço, madeira, concreto), revestimentos e acabamentos, esquadrias, fundações (tipologia e conceitos básicos), patologias das construções (pinturas, estruturas e alvenarias); Instalações Hidráulicas: Conhecimentos sobre instalações de água fria, esgoto, águas pluviais, gás, ar comprimido e sistema de combate a incêndio; Instalações Elétricas: Conhecimento de instalações elétricas de médio e pequeno porte (NBR 5410), cabeamento estruturado (noções de instalações de redes de informática), instrumentos de medição, cálculo de circuitos (Lei de Ohm), cálculo de fator de potência, tipos de aterramento; Segurança do Trabalho: Conhecimento das Normas Regulamentadoras aprovadas pela Portaria n.º 3214 de 08/06/78, em especial as NR’s nº 6, 8, 10 e 18.
 

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Atualizado: 05/12/2018 - 10:10

Câmara de Serrana SP: concurso com inscrições abertas

Oferta do edital é de quatro vagas imediatas e cadastro reserva. Prazo se encerrará no dia 7 de janeiro

Todos os níveis

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No Estado de São Paulo, a Câmara Municipal de Serrana está com inscrições abertas de concurso público para preenchimento de quatro vagas imediatas, além de formação de cadastro reserva (CR) de futuras oportunidades. 

Candidatos que concluíram o ensino fundamental podem disputar as funções de agente de manutenção e limpeza (CR), agente de operações (CR) e motorista categoria “D” (CR). Os salários iniciais são de R$ 2.052,27 para o primeiro posto e R$ 2.320,76 para os dois últimos. 

O cargo de técnico legislativo (1 vaga) exige diploma de conclusão de curso de ensino médio e paga R$ 3.941,93. 

Quem tem o nível superior está apto às carreiras de analista legislativo (1), contador (1), controlador interno (1) e procurador jurídico (CR). As remunerações variam de R$ 3.941,93 a R$ 6.414,99. 

Além dos vencimentos, a Câmara de Serrana ainda oferece para os seus servidores o benefício de auxílio-alimentação no valor de R$ 763,20. 

Concurso Câmara de Serrana SP: inscrições e provas

Para participar basta preencher o formulário de inscrição no site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br) e efetuar o pagamento da taxa, nos valores de R$ 44,50 (ensino fundamental), R$ 62,50 (nível médio) e R$ 85 (formação superior). O prazo se encerrará no dia 7 de janeiro de 2019. 

Todos os inscritos serão avaliados por meio de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela será composta por questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, matemática, legislação, noções de informática e/ou conhecimentos específicos. 

O exame será aplicado no município de Serrana/SP no dia 10 de fevereiro de 2019, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado em momento oportuno. 

Apenas o cargo de procurador jurídico realizará a prova prático-profissional (peça processual), eliminatória e classificatória, na mesma data da objetiva.

Aqueles que pleiteiam o emprego de motorista ainda serão submetidos à prova prática, eliminatória. Serão convocados para essa fase os dez candidatos habilitados na prova objetiva.
 

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Atualizado: 05/12/2018 - 09:24

Concurso CRQ SP: prova para 520 vagas ocorre no domingo

Destinadas a profissionais de níveis médio/técnico e superior, carreiras oferecem vencimentos acima de R$ 10,1 mil. Edital tem chances na capital e em cidades do interior e litoral

12 municípios

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Ocorrem neste domingo (9) as provas do concurso do Conselho Regional de Química da 4ª Região (CRQ 4), com jurisdição em São Paulo, destinado a formar cadastro reserva em 520 vagas distribuídas entre a capital e cidades do interior e litoral. A convocação para os exames pode ser consultada aqui

A seleção prevê testes objetivo e discursivo. O primeiro trará 120 questões do tipo 'certo' ou 'errado', enquanto o segundo cobrará a elaboração de um texto contendo entre 15 e 30 linhas. 

Com duração de quatro horas, os exames ocorrerão em Araçatuba, Araraquara, Bauru, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e São Paulo.

Vagas no concurso do CRQ SP 

Profissionais com ensino médio concorrem como profissional de serviços técnico-administrativos (PSA) nas áreas de administração (20 - salário de R$ 4.419,55), manutenção predial (20 - R$ 4.419,55), manutenção predial/alvenaria/hidráulica e pintura (20 - R$ 4.419,55) e teleatendimento (20 - R$ 3.657,60).

Além de segundo grau, é necessário possuir formação técnica para disputar as funções de profissional de suporte técnico nas seguintes especialidades: compras (20), financeiro (20), recursos humanos (20), contabilidade (20) e informática (20). Todas as ofertas pagam R$ 5.129,13.  

Curso superior é requisito do concurso do CRQ SP para profissional de atividades estratégicas nas funções de fiscal (240 - R$ 10.117,45), bibliotecário (20 - R$ 7.097,15), analista de sistemas - programação (20 - R$ 7.097,15), analista de sistemas - rede (20 - R$ 7.097,15), advogado (20 - R$ 7.097,15) e jornalista (20 - R$ 7.097,15). 

• APOSTILAS CONCURSO CRQ SP 2018 - DIVERSOS CARGOS

Os vencimentos informados já incluem os valores referentes aos vales refeição e alimentação. Além disso, os contratados terão direito a convênio médico e odontológico, vale transporte e plano de cargos e salários. 

Todas as vagas são para atuar na capital, exceto para fiscal, carreira que também reúne oportunidades em Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba. 

Concurso CRQ SP: inscrição e etapas

As inscrições foram recebidas até 12 de novembro, por meio do site do Instituto Quadrix (http://www.quadrix.org.br). As taxas custaram R$ 60 (ensino médio), R$ 65 (técnico) e R$ 75 (superior). 

Além das provas objetiva e discursiva, o processo seletivo inclui teste prático para fiscal e jornalista. A aplicação está prevista para 16 e/ou 17 de fevereiro, na capital paulista. 

O concurso do CRQ SP terá validade de dois anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, a critério do conselho, conforme prevê o edital

Cronograma do concurso do CRQ SP

Concurso CRQ SP: conteúdo programático parcial

Língua portuguesa - 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República). 7.1 Aspectos gerais da redação oficial. 7.2 Finalidade dos expedientes oficiais. 7.3 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.4 Adequação do formato do texto ao gênero.

Raciocínio lógico e matemático - 1 Operações, propriedades e aplicações (soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação). 2 Princípios de contagem e probabilidade. 3 Arranjos e permutações. 4 Combinações. 5 Conjuntos numéricos (números naturais, inteiros, racionais e reais) e operações com conjuntos. 6 Razões e proporções (grandezas diretamente proporcionais, grandezas inversamente proporcionais, porcentagem, regras de três simples e compostas). 7 Equações e inequações. 8 Sistemas de medidas. 9 Volumes. 10 Compreensão de estruturas lógicas. 11 Lógica de argumentação (analogias, inferências, deduções e conclusões). 12 Diagramas lógicos.

Atualidades - 1 Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como recursos hídricos, segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia.

Confira o conteúdo programático completo do concurso do CRQ SP
 

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Atualizado: 04/12/2018 - 11:39

Martinópolis SP prepara concurso para diversos cargos

Seleção será para formar cadastro reserva de pessoal em diversas áreas. Em fase de licitação

Todos os níveis

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A Prefeitura de Martinópolis, no interior paulista, a 539 km da capital e próxima a Presidente Prudente, realizará concurso público para formar cadastro reserva de pessoal para diversos cargos, com opções para quem possui níveis fundamental completo e incompleto, ensino médio ou médio técnico e nível superior. As remunerações iniciais ainda serão confirmadas.


O processo está em fase de licitação para escolha da banca organizadora, que está sendo feito pelo critério de pregão presencial, marcado para ocorrer na próxima quinta-feira, 6 de dezembro. Somente após a contratação da empresa poderá ser confirmada a data de publicação do edital de abertura de inscrições.

 

Ensino Fundamental Inompleto

Quem possui ensino fundamental incompleto poderá concorrer aos cargos de auxiliar de serviços escolares (40 horas semanais), merendeira I (40 horas), motorista I (com carteira de habilitação “D” ou “E”, 40 horas) e operário masculino e feminino (40).

Ensino Fundamental Completo

Para ensino fundamental completo, oportunidade para inspetor de alunos, com 40 horas.

Ensino Médio

No caso de ensino médio, escriturário I (40 horas), secretário de escola (40 horas), professor PEB I – infantil (com habilitação para o magistério eu nível médio ou equivalente com habilitação em pré-escola, 24 horas) e professor de creche (com habilitação específica para o magistério em curso normal em nível médio ou superior com licenciatura plena em pedagogia, 32 horas).

Formação Técnica

Com exigência de formação técnica, instrutor de informática, com 40 horas

Nível Superior

Por fim, para nível superior: médico psiquiatra (com registro no conselho, 20 horas), PEB II de inglês (com licenciatura plena, 24 horas), PEB II de matemática (com licenciatura plena, 24 horas), PEB II de português (com habilitação específica para o magistério em curso normal ou superior em licenciatura plena em pedagogia, 32 horas), procurador jurídico (com registro na OAB, 25 horas) e terapeuta ocupacional (com registro no crefito,30 horas).

De acordo com o edital de licitação, as taxas deverão ser de até R$ 33,75 para cargos de nível fundamental, R$ 45 para ensino médio e R$ 60 para nível superior.

Ainda de acordo com o documento, após a assinatura do contrato com a banca, a publicação do edital deve ocorrer dentro de um prazo de dez dias, com recebimento das inscrições durante mais dez. A aplicação das provas deve ocorrer 20 dias após o término das inscrições. Já o resultado preliminar deve ser liberado sete dias após a aplicação dos exames.      
 

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Atualizado: 04/12/2018 - 11:13

Taboão da Serra SP abre concurso para agente de saúde

Destinado a profissionais com nível médio, cargo paga R$ 1.014. Inscrições vão até 10 de janeiro

14 vagas

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Prefeitura de Taboão da Serra, na Grande São Paulo, abriu processo seletivo para preencher 14 vagas de agente comunitário de saúde, além de formar cadastro reserva.

O cargo tem jornada semanal de 40 horas e salário inicial de R$ 1.014. Os candidatos devem possuir ensino médio e residir na área da comunidade em que pretendem atuar. 

Há chances nas equipes de saúde que atendem as regiões de Silvio Sampaio (7 postos), Santo Onofre (1), Jardim Record (2), Panorama (1), Jardim Salete (1) e Jardim Margaridas (2).  

O Instituto Zambini, banca que organiza a seleção, recebe inscrições até 10 de janeiro, por meio da página www.zambini.org.br. A taxa de participação custa R$ 45,90. 

Com aplicação em 3 de fevereiro, a prova objetiva apresentará 30 questões de múltipla escolha, sendo 10 de língua portuguesa e 20 de conhecimentos específicos. 

O concurso da Prefeitura de Taboão da Serra terá validade de um ano, prorrogável por mais um, a critério do governo municipal, conforme estabelece o edital.

Concurso Prefeitura Taboão da Serra: atribuições do agente comunitário de saúde

Realizar atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, por meio de ações educativas em saúde nos domicílios e coletividade, em conformidade com as diretrizes do SUS, e estender o acesso às ações e serviços de informação e promoção social e de proteção da cidadania.

Concurso Prefeitura Taboão da Serra: o que estudar para a prova

Língua portuguesa - Interpretação de texto, acentuação gráfica, ortografia oficial, divisão silábica, pontuação, concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal, significação das palavras: sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos, polissemia, sentido próprio e sentido figurado das palavras, denotação e conotação, emprego de tempos e modos verbais, emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprimem às relações entre as orações). Notações léxicas: empregos do til, trema, apóstrofo, hífen. Abreviaturas, siglas e símbolos. Análise morfológica. Sinais de pontuação: Emprego da vírgula, ponto e vírgula, dois-pontos, ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação, reticências, parênteses, travessão, aspas, colchetes, asterisco e parágrafo. Sintaxe de concordância: nominal, verbal e casos especiais. Emprego de algumas classes de palavras: artigo, adjetivo, numeral, pronomes pessoais, eu ou mim, contração dos pronomes oblíquos, o pronome se, pronomes possessivos, pronomes demonstrativos, pronomes relativos, pronomes indefinidos e advérbio. Emprego dos modos e tempos: Modo indicativo, modo subjuntivo, modo imperativo, particípio e gerúndio. Emprego do infinitivo: Infinitivo não-flexionado e infinitivo pessoal flexionado. Emprego do verbo haver. Referências bibliográficas: CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 48ª Ed. Revista – 2010. BECHARA, Evanildo. Gramática escolar da língua portuguesa. 2.ed. ampliada e atualizada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010.

Conhecimentos específicos - 1. O trabalho do agente comunitário de saúde. 2. O programa de saúde da família. 3. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: MINISTÉRIO DA SAÚDE. O trabalho do Agente Comunitário de Saúde. Brasília, 1997. Portaria nº 1.886 de 18 de dezembro de 1997. Aprova as normas e diretrizes do Programa de Agentes Comunitários de Saúde da Família. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. O trabalho do agente comunitário de saúde/Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2009. 84 p. : il. – (Série F. Comunicação e Educação em Saúde) Disponível: http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/geral/manual_acs.pdf Brasil. Ministério da Sau´de. Secretaria de Atenção a` Sau´de. Departamento de Atenção Ba´sica. Guia pra´tico do agente comunitário de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2009. 260 p. : il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos). Disponivel: http://dab.saude.gov.br/docs/publicacoes/geral/guia_acs.pdf.Saneamento básico (sistema de abastecimento de água, sistema de esgoto sanitário, resíduos sólidos e limpeza pública). Saneamento ambiental (controle de artrópodes, controle de roedores, higiene dos alimentos). Fundamentos biológicos do saneamento (características gerais dos seres vivos: bactérias, algas, fungos, protozoários, amebas e vermes). Atenção primária à saúde (conceitos, características, estratégias). Estatística vital: Noções de indicadores de saúde, eventos vitais e demografia. Epidemiologia (estrutura epidemiológica, processo saúde e doença. Imunização, vigilância epidemiológica, análise epidemiológica). Saúde da comunidade (conceito, participação popular em saúde). Atuação prática nos serviços de saúde (visita domiciliar, coleta de materiais, educação sanitária). Constituição da República Federativa do Brasil - Saúde. Evolução das políticas de saúde no Brasil. Sistema Único de Saúde - SUS: conceitos, fundamentação legal, princípios, diretrizes e articulação com serviços de saúde. Epidemiologia, história natural e prevenção de doenças. Vigilância em Saúde. Indicadores de nível de saúde da população. Doenças de notificação compulsória. Participação popular e controle social. A organização social e comunitária. Os Conselhos de Saúde. O Pacto pela Saúde. Sistema de informação em saúde. Processo de educação permanente em saúde. Brasil. Ministério da Sau´de. Secretaria Executiva Programa agentes comunita´rios de sau´de (PACS) / Ministério da Sau´de, Secretaria Executiva. Brasi´lia: Ministério da Sau´de, 2001. Disponível: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pacs01.pdf

Cronograma do concurso da Prefeitura de Taboão da Serra


 

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Atualizado: 04/12/2018 - 10:35

Câmara de Monte Alto SP oferece sete vagas em concurso

Oportunidades estão distribuídas entre funções destinadas a profissionais de todas as escolaridades. Inscrições começam nesta quinta-feira (6)

Salários até R$ 5,7 mil

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A Câmara de Monte Alto, no interior paulista, divulgou edital de concurso público com oferta de sete vagas: são seis imediatas e uma para cadastro reserva (CR).

As funções de auxiliar de serviços legislativos (1 posto e salário de R$ 1.844,90) e motorista CNH "D" (1 CR - R$ 2.719,15) requerem nível fundamental incompleto. 

Com ensino médio é possível concorrer ao cargo de auxiliar técnico legislativo (3 - R$ 2.719,15). 

Curso superior é requisito para analista de tecnologia da informação (1 - R$ 2.719,15) e procurador jurídico (1 - R$ 5.784,87). 

Os vencimentos informados já incluem o auxílio alimentação mensal de R$ 300. Além disso, o Legislativo oferece plano de saúde. 

Concurso Câmara Monte Alto: inscrições e etapas

Disponíveis entre 6 de dezembro e 8 de janeiro, as inscrições devem ser realizadas pelo site www.vunesp.com.br. As taxas variam de R$ 44,50 a R$ 82,20. 

A seleção prevê provas objetiva (todos os cargos) e prático-profissional (procurador), ambas em 17 de março, e teste de direção veicular (motorista), em data a ser definida.  

O concurso da Câmara de Monte Alto terá validade de dois anos, com possibilidade de prorrogação por mais dois, a critério do Legislativo, conforme estabelece o edital.

Concurso Câmara Monte Alto: atribuições do auxiliar técnico legislativo

Atender ao público em geral, prestando informações; orientar sobre a localização de gabinetes e serviços administrativos; recepcionar convidados da mesa diretora; orientar e informar sobre o atendimento dos gabinetes dos vereadores; fazer registro do trânsito de visitantes e convidados; assinar protocolo de recebimento de correspondência; fazer relatórios diários de suas atividades; orientar –se sobre as atividades administrativas relativas ao desempenho de sua função; executar outras atividades que lhe forem atribuídas. Efetuar com urbanidade o atendimento de telefone, conectando as ligações com os ramais no âmbito da Câmara, bem como providenciar chamadas telefônicas sempre que solicitado. Comunicara companhia telefônica acerca de defeitos ocorridos. Anotar e transmitir recados, mantendo a agenda de telefones atualizadas. Identificar todos os visitantes e munícipes. Efetuar a etiquetagem e o envio de documentos via correio, malote ou fax. Operar fotocopiadoras, scanners, encadernadoras e demais equipamentos de reprodução e organização de documentos. Organizar os documentos produzidos e os que lhe deram origem conforme orientações repassadas, encaminhando-os aos interessados. Efetuar o registro e controle de emissão de cópias e operar microcomputador em sistemas de controle básico. Realizar outras tarefas administrativas e correlatas ao cargo por iniciativa própria ou eu lhe forem atribuídas por superior.
 

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Atualizado: 04/12/2018 - 10:02

Saae de Amparo SP abre concurso com sete vagas

Inscrições começam em 12 de dezembro. Prova está marcada para 20 de janeiro

Nível fundamental

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No interior de São Paulo, o Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) de Amparo divulgou edital de concurso público para contratação de sete servidores. 

Há oportunidades para agente de operações e manutenção em duas especialidades: captação e adução (2 postos e salário de R$ 954) e operação de ETA/ETE (5 - R$ 1.383,06). 

A primeira área cobra nível fundamental incompleto, enquanto a segunda é destinada a profissionais que concluíram esse ciclo escolar.  

Além da remuneração, a autarquia concede como benefícios: 14º salário, vale alimentação, plano de saúde e seguro de vida.

Concurso Saae Amparo: inscrições e prova

Os interessados poderão se inscrever de 12 a 27 de dezembro, acessando www.conscamweb.com.br. As taxas custam R$ 25 (fundamental incompleto) e R$ 35 (fundamental completo). 

A seleção prevê apenas prova objetiva, agendada para 20 de janeiro. Com duração de três horas, a avaliação cobrará a resolução de 30 questões. 

O concurso do Saae de Amparo terá validade de dois anos, com possibilidade de prorrogação por mais dois, a critério da autarquia, conforme estabelece o edital

Concurso Saae Amparo: conteúdo programático parcial

Língua portuguesa - Interpretação de textos. Significado das palavras. Identificação de vogais e consoantes. Escritas corretas.

Matemática - Operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação e divisão. Juros simples. Sistema métrico decimal: unidades de medida (comprimento, massa e capacidade); transformações de unidades. Razão e proporção.

Cronograma do concurso Saae Amparo

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Atualizado: 04/12/2018 - 09:18

Concurso CRP SP: divulgado gabarito para 275 vagas

Estão em disputa chances para analista e psicólogo, com vencimentos acima de R$ 7,6 mil. Edital tem ofertas em 11 regiões

Nível superior

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Os participantes do concurso do CRP SP (Conselho Regional de Psicologia de São Paulo) já podem consultar aqui o gabarito preliminar da prova objetiva, aplicada em 2 de dezembro. Ao todo, a seleção preencherá 275 vagas, sendo sete imediatas e 268 para cadastro reserva (CR).

O edital tem oportunidades para analista superior (1 posto + 24 CR) e psicólogo analista técnico (6 + 244 CR). Ambas as carreiras cobram curso superior em psicologia e têm jornada semanal de 40 horas. 

Os vencimentos correspondem a R$ 7.675,58, já considerando o salário-base (R$ 6.197,58) e os vales refeição (R$ 990) e alimentação (R$ 488). O CRP SP também concede convênio médico e odontológico, vale transporte e plano de carreira. 

As chances de analista superior têm lotação na cidade de São Paulo. Já as ofertas para psicólogo estão distribuídas, além da capital, entre Assis, Bauru, Campinas, Mogi das Cruzes, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, Sorocaba e as regiões do Grande ABC e Vale do Paraíba. 

 

Concurso CRP SP: inscrição e etapas

 

O Instituto Quadrix, banca que organiza a seleção, recebeu inscrições até 5 de novembro, por meio do endereço http://www.quadrix.org.br. A taxa de participação custou R$ 75.  

• APOSTILAS CONCURSO CRPS SP 2018 - ANALISTA E PSICÓLOGO

A primeira fase teve provas objetiva e discursiva, com aplicação nos municípios de São Paulo, Assis, Bauru, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. 

A seleção será finalizada com avaliação de títulos e experiência profissional. A entrega dos documentos à empresa examinadora está agendada para os dias 7 e 8 de fevereiro.

O concurso do CRP SP terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do conselho, conforme estabelece o edital.

 

Concurso CRP SP: atribuições dos cargos

 

Analista - Orientar a programação, execução e avaliação de ações de capacitação e de desenvolvimento profissional e institucional; Elaborar programas de avaliação de desempenho; Realizar estudos e intervenções dirigidas à saúde do trabalhador; Acompanhar as atividades da Comissão de Saúde do Trabalhador – COMSAT; Realizar as atividades de recrutamento e seleção de estagiários e temporários e jovens aprendizes; Fazer o acompanhamento de performance dos estagiários, temporários e jovens aprendizes; Planejar, aplicar e avaliar pesquisas para a avaliação da gestão e das relações do trabalho, propondo soluções e medidas para alinhamento da prestação de serviços do CRP; Planejar, executar, acompanhar e avaliar ações de treinamento, desenvolvimento e capacitação dos funcionários do Conselho; Acompanhar a execução do Plano de Cargos, Carreiras e Salários – PCCS, coordenando e/ou executando o processo de ascensão funcional; Manter sistematicamente a divulgação de normativos internos de pessoal; Elaborar e atualizar publicações referentes à gestão de pessoas; Planejar, elaborar, coordenar, acompanhar, assessorar, pesquisar e executar procedimentos e programa, relativos à área de Psicologia Organizacional e do Trabalho; Preparar e apresentar sistematicamente relatórios de atuação e performance de sua unidade; Manter-se atualizado com a legislação da psicologia e técnicas referentes a Psicologia Organizacional e do Trabalho; Realizar outras atividades correlatas da unidade de lotação.

Psicólogo - Realizar atividades de atendimento ao profissional e ao público em geral bem como atividades de caráter técnico que envolva redação, pesquisa e digitação; Preparar, organizar, atualizar e conferir arquivos, documentos e relatórios; Fornecer subsídios para análise e tomada de decisão; Atender as solicitações pertinentes a área técnica do CRP SP (Orientação, Ética, Análise de Títulos de Especialistas, Direitos Humanos, Políticas Públicas, CPL e outras) ou Grupos de Trabalhos Específicos criados pelo CRP SP; Efetuar o registro das solicitações, interpretar e encaminhar ao demandante, como subsídios para as ações do CRP-SP; Elaborar pareceres e relatórios técnicos relacionados a questões de orientação, fiscalização, ética, análise de títulos de especialistas e outros relativos a campos de inserção e interesse da Psicologia, relacionados ao trabalho do CRP SP; Realizar atividades de orientação à categoria, por meio de atendimentos telefônicos, escritos, e presenciais, participação em debates e encontros coletivos com psicólogos; Manter sistema de informação atualizado de todas as solicitações recebidas e encaminhadas para conhecimento interno e da direção do CRP-SP; Realizar atividades de Fiscalização conforme definido pelo Conselho instituições e locais que prestam serviços de Psicologia; Assessorar tecnicamente processos de tomada de decisões e promoção de debates em relação a dimensão ética do exercício profissional da psicologia; Manter-se atualizado em relação às referências técnicas e legais que orientem o exercício profissional ou estejam a ele relacionados; Acompanhar e subsidiar tecnicamente diretrizes produzidas pelo CRP SP relativas a intervenção da Psicologia nas Políticas Públicas nas diversas áreas e campos de atuação; Assessorar tecnicamente a participação do CRP SP em ações em interface com outras entidades, relacionadas ao exercício profissional da psicologia na sociedade; Realizar pesquisa e coleta de dados e informações técnicas com o apoio jurídico no Sistema Conselho e outros órgãos similares; Realizar diligências para a averiguação de denúncias ou indícios de infração; Realizar outras atividades correlatas da unidade de lotação.

 

Concurso CRP SP: o que estudar para a prova

 

Língua portuguesa - 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República ). 7.1 Aspectos gerais da redação oficial. 7.2 Finalidade dos expedientes oficiais. 7.3 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.4 Adequação do formato do texto ao gênero.

Informática - 1 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática: tipos de computadores, conceitos de hardware e de software, instalação de periféricos. 2 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambiente Microsoft Office, versões 2010, 2013 e 365). 3 Noções de sistema operacional (ambiente Windows, versões 7, 8 e 10). 4 Redes de computadores: conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. 5 Programas de navegação: Mozilla Firefox e Google Chrome. 6 Programa de correio eletrônico. 7 Sítios de busca e pesquisa na Internet. 8 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 9 Segurança da informação: procedimentos de segurança. 10 Noções de vírus, worms e pragas virtuais. 11 Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, antispyware etc.). 12 Procedimentos de backup.

Raciocínio lógico e matemático - 1 Operações, propriedades e aplicações (soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação). 2 Princípios de contagem e probabilidade. 3 Arranjos e permutações. 4 Combinações. 5 Conjuntos numéricos (números naturais, inteiros, racionais e reais) e operações com conjuntos. 6 Razões e proporções (grandezas diretamente proporcionais, grandezas inversamente proporcionais, porcentagem, regras de três simples e compostas). 7 Equações e inequações. 8 Sistemas de medidas. 9 Volumes. 10 Compreensão de estruturas lógicas. 11 Lógica de argumentação (analogias, inferências, deduções e conclusões). 12 Diagramas lógicos.

Atualidades - 1 Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como recursos hídricos, segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia.

Ética no serviço público - 1 Ética e moral. 2 Ética, princípios e valores. 3 Ética e democracia: exercício da cidadania. 4 Ética e função pública. 5 Ética no setor público. 5.1 Lei nº 8.429/1992 e suas alterações: disposições gerais; atos de improbidade administrativa.

Direito constitucional - 1 Constituição. 1.1 Conceito, classificações, princípios fundamentais. 2 Direitos e garantias fundamentais. 2.1 Direitos e deveres individuais e coletivos, direitos sociais, nacionalidade, cidadania, direitos políticos. 3 Administração Pública. 3.1 Disposições gerais, servidores públicos.

Conhecimentos específicos (analista) - 1 Gestão de pessoas nas organizações. 1.1 Sistemas modernos de gestão de recursos humanos. 1.1.1 Ferramentas de gestão e estilos de liderança. 1.1.2 A negociação no contexto organizacional. 1.1.3 Gerenciamento da pluralidade nas empresas. 1.2 Planejamento estratégico da gestão de pessoas. 1.3 Gerenciamento de conflitos. 1.4 Clima e cultura organizacional. 2 Política de desenvolvimento organizacional. 2.1 O novo conceito de treinamento e desenvolvimento para educação continuada. 2.1.1 Organizações de aprendizagem. 2.1.2 O desafio de aprender e os conceitos de talento. 2.1.3 Gestão por Competências. 2.2 Elaboração de projetos de desenvolvimento de pessoas: fases, procedimentos, diagnóstico, planejamento, execução, acompanhamento e avaliação. 3 Psicodinâmica do trabalho e prevenção de saúde do trabalhador. 3.1 Atuação dos profissionais de recursos humanos junto às equipes multidisciplinares e interdisciplinares voltadas para a saúde do trabalhador dentro e fora do mundo do trabalho. 3.2 Prevenção da saúde dos trabalhadores nas organizações. 3.3 Ergonomia da atividade e psicopatologia do trabalho. 3.4 Relação entre trabalho, processos de subjetivação e processos de saúde e adoecimento relacionado ao trabalho. 3.5 Práticas grupais. 3.6 Atuação do psicólogo na interface saúde/trabalho/educação. 3.7 Psicologia de grupo e equipes de trabalho: fundamentos teóricos e técnicos sobre grupos, conflitos no grupo e resolução de problemas. 4 Política de recrutamento e seleção. 4.1 Movimentação e captação de pessoas. 4.2 Técnicas e processo decisório, fontes e meios de recrutamento. 4.3 Planejamento, técnicas, avaliação e controle de resultados do processo seletivo. 4.4 Rotação de pessoal e absenteísmo. 5 Avaliação de Desempenho (360 graus). 6 Pesquisa e intervenção em psicologia organizacional e do trabalho. 7 Comprometimento, motivação e satisfação no trabalho. 8 Bem-estar, saúde e qualidade de vida no contexto das organizações. 9 Discriminação, Assédio Sexual e Assédio Moral no Trabalho 10 Preparação para a Aposentadoria. 11 Ética do psicólogo organizacional. 12 Gestão de pessoas e da diversidade: conceitos, sujeitos, atributos da diversidade, políticas afirmativas nas organizações. 13 Gestão de pessoas no setor público: tendências e gestões atuais. 14 Qualidade de vida. 15 Comprometimento, motivação e envolvimento no trabalho. 16 Legislação específica: 16.1 Lei nº 4.119/1962 (dispõe sobre os cursos de formação em Psicologia e regulamenta a profissão de Psicólogo). 16.2 Lei nº 5.766/1971 (cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicologia e dá outras providências). 16.3 Resolução CFP nº 10/2005 (aprova o Código de Ética Profissional do Psicólogo). 16.4 Resolução CFP nº 010/2007 (institui a Política de Orientação e Fiscalização do Sistema Conselhos de Psicologia). 16.5 Lei nº 13.146/2015 (institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência - Estatuto da Pessoa com Deficiência). 16.6 Lei nº 11.788/2008 (dispõe sobre o estágio de estudantes). 16.7 Lei nº 10.097/2000 e Decreto nº 5.598/2005 (regulamentam a contratação de aprendizes). 16.8 Resolução CFP nº 007/2003 (institui o Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo, decorrentes de avaliação psicológica). 16.9 Resolução CFP nº 1/2018 (estabelece normas de atuação para as psicólogas e os psicólogos em relação às pessoas transexuais e travestis). 16.10 Resolução CFP nº 9/2018 (estabelece diretrizes para a realização de Avaliação Psicológica no exercício profissional da psicóloga e do psicólogo). 16.11 Resolução CFP nº 002/2016 (regulamenta a Avaliação Psicológica em Concurso Público e processos seletivos de natureza pública e privada). 16.12 Resolução CFP nº 014/2011 (dispõe sobre a inclusão do nome social no campo "observação" da Carteira de Identidade Profissional do Psicólogo). 16.13 Resolução CFP nº 001/1999 (normas de atuação para os psicólogos em relação à questão da Orientação Sexual). 16.14 Resolução CFP nº 18/2002 (estabelece normas de atuação para os psicólogos em relação a preconceito e discriminação racial). 16.15 Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação).

 

Conhecimentos específicos (psicólogo) - 1 Leis: 1.1 Lei nº 4.119/1962 (dispõe sobre os cursos de formação em Psicologia e regulamenta a profissão de Psicólogo). 1.2 Lei nº 5.766/1971 (cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicologia e dá outras providências). 1.3 Lei nº 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA). 1.4 Lei nº 10.741/2003 (dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências). 1.5 Lei nº 10.216/2001 (dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental). 1.6 Lei nº 6.839/1980 (dispõe sobre o registro de empresas nas entidades fiscalizadoras do exercício de profissões). 1.7 Lei nº 8.080/1990 (Sistema Único de Saúde - SUS). 1.8 Lei nº 13.140/2015 (dispõe sobre a mediação entre particulares como meio de solução de controvérsias e sobre a autocomposição de conflitos no âmbito da administração pública). 1.10 Lei nº 8.742/1993 (Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS). 1.11 Lei nº 11.340/2006 (cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher - Lei Maria da Penha). 1.12 Lei nº 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência - Estatuto da Pessoa com Deficiência). 1.13 Lei nº 12.435/2011 (dispõe sobre a organização da Assistência Social). 2 Decretos: 2.1 Decreto nº 53.464/1964 (regulamenta a Lei nº 4.119/1962, que dispõe sobre a Profissão de Psicólogo). 2.2 Decreto nº 79.822/1977 (regulamenta a Lei nº 5.766/1971, que criou o Conselho Federal e Conselhos Regionais de Psicologia e dá outras providências). 3 Resoluções CFP: 3.1 Resolução CFP nº 10/2005 (aprova o Código de Ética Profissional do Psicólogo). 3.2 Resolução CFP nº 010/2017 (institui a Política de Orientação e Fiscalização do Sistema Conselhos de Psicologia). 3.3 Resolução CFP nº 06/2007 (institui o código de processamento disciplinar e alterações trazidas pela Resolução CFP nº 07/2016, que institui e normatiza a Mediação e outros meios de solução consensual de conflitos nos processos disciplinares éticos no Sistema Conselhos de Psicologia, regulamentando a criação de Câmara de Mediação no âmbito das Comissões de Ética). 3.4 Resolução CFP nº 07/2003 (institui o Manual de Elaboração de Documentos produzidos pelo psicólogo decorrentes de Avaliações Psicológicas). 3.5 Resolução CFP 03/2007 (consolidação das Resoluções do CFP). 3.6 Resolução CFP nº 016/2001 (aprova o Regimento Interno do Conselho Regional de Psicologia da 6ª Região). 3.7 Resolução CFP nº 008/2010 (dispõe sobre a atuação do psicólogo como perito e assistente técnico no Poder Judiciário). 3.8 Resolução CFP nº 01/2009 (dispõe sobre a obrigatoriedade do registro documental decorrente da prestação de serviços psicológicos). 3.9 Resolução CFP nº 09/2018 (estabelece diretrizes para a realização de Avaliação Psicológica no exercício profissional da psicóloga e do psicólogo, regulamenta o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos - SATEPSI). 3.10 Resolução CFP nº 018/2002 (estabelece normas de atuação para os psicólogos em relação a preconceito e discriminação racial). 3.11 Resolução CFP nº 01/1999 (normas de atuação para os psicólogos em relação à questão da Orientação Sexual). 3.12 Resolução CFP nº 01/2018 (estabelece normas de atuação para as psicólogas e os psicólogos em relação às pessoas transexuais e travestis). 3.13 Resolução CFP nº 11/2018 (regulamenta a prestação de serviços psicológicos realizados por meios de tecnologias da informação e da comunicação). 4 Outros: 4.1 Declaração Universal dos Direitos Humanos (ONU). 4.2 Folders Série “CRP-SP ORIENTA” (disponível em: http://www.crpsp.org/site/interna.php?pagina=147). 4.3 Resolução do Conselho Econômico e Social da ONU nº 2002/2012 (Princípios Básicos para utilização de programas de Justiça Restaurativa em matéria criminal). 4.4 Resoluções MS/CNS nº 466/2012 e 510/2016 (aprova diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos). 4.5 Resolução CNS nº 218/1997 (reconhece como profissional de saúde de nível superior a categoria de Psicólogo). 4.6 Portaria MS nº 1271/2014 (define a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o te rritório nacional). 4.7 Resolução CNJ nº 125/2010 (dispõe sobre a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário). 4.8 Resolução CRPSP nº 01/2016 (cria a Câmara de Mediação da Comissão de Ética do Conselho Regional de Psicologia da 6ª Região - CRP- 06 “CAM/COE” e aprova seu regulamento). 4.9 Resolução CRPSP nº 02/2016 (dispõe sobre procedimentos internos a serem adotados pelo CRP 06, nos casos de comprovado exercício irregular ou ilegal da profissão de Psicóloga/o). 4.10 Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação).
 

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Atualizado: 03/12/2018 - 15:04

Prefeitura de Quadra SP: concurso com inscrições abertas

A participação deverá ser garantida até o dia 3 de janeiro de 2019. Os salários iniciais oferecidos chegam a R$ 9,7 mil

Todos os níveis

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Encontram-se abertas as inscrições do concurso público da Prefeitura Municipal de Quadra, localizada no interior paulista. A seleção visa o preenchimento de duas vagas imediatas, além de formação de cadastro reserva (CR) de futuras oportunidades. 

O cargo de tratorista (CR) exige o ensino fundamental incompleto e carteira de habilitação na categoria “D”. O salário é de R$ 1.304,58.

Quem concluiu o ensino médio está apto às carreiras de auxiliar administrativo (CR) e secretário de escola (CR), cujos respectivos iniciais são de R$ 1.062,36 e R$ 1.304,58

Para curso técnico, as chances do edital são para os empregos de técnico de enfermagem (1 vaga), técnico agrícola (CR) e técnico de informática (CR). Os vencimentos são de R$ 1.352,30, R$ 1062,36 e R$ 1760,31, respectivamente. 

Nível superior é requisito para os postos de assistente social (1), engenheiro agrônomo (CR), enfermeiro (CR), médico ESF (CR), professor de educação básica I nas áreas de educação infantil (CR), ensino fundamental do 1º ciclo (CR) e educação especial (CR) e professor de educação básica II nas disciplinas de arte (CR), ciências (CR), português (CR), geografia (CR), matemática (CR), inglês (CR) e educação física (CR). As remunerações chegam a R$ 9.734,58. 

Concurso Prefeitura de Quadra SP: inscrições e provas

Interessados deverão se inscrever no site da Consulpam (www.consulpam.com.br), banca organizadora do certame, até o dia 3 de janeiro de 2019. Os valores da taxa de participação são de R$ 5 (ensinos fundamental e médio) e R$ 15,98 (nível superior).

O concurso será constituído de duas avaliações: prova objetiva para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório; e análise de títulos para nível superior, unicamente classificatória.

Marcada para o dia 10 de fevereiro de 2019, a prova objetiva será composta por questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, conhecimentos matemáticos, atualidades, noções de informática, noções de direito administrativo e/ou conhecimentos específicos. 
 

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Atualizado: 03/12/2018 - 13:44

Pereira Barreto SP: concurso oferece 18 vagas no Saae

Edital apresenta oportunidades para profissionais de todas as escolaridades. Inscrições seguem disponíveis até 20 de dezembro

Interior paulista

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

O município de Pereira Barreto, no interior de São Paulo, abriu concurso público para preencher 18 vagas imediatas no Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). 

As funções de auxiliar de manutenção de água e esgoto (1 posto), pedreiro geral (1) e serviços gerais (1) podem ser disputadas por candidatos que cursaram até a quarta série do nível fundamental. Já profissionais que concluíram esse ciclo escolar aptos a concorrer como eletricista de baixa e alta tensão (1), encanador (1), fiscal leiturista (1), mecânico de bombas (1), operador de bombas (1) e operador de máquinas (1). As remunerações ficam entre R$ 1.336,35 e R$ 1.626,79. 

Há ofertas com exigência de ensino médio/técnico para assistente administrativo (1), eletrotécnico (1), motorista CNH "D" (1) e técnico de informática (1). Os salários variam de R$ 1.591,01 a R$ 2.364,20. 

Estão em disputa cargos que cobram curso superior para advogado (1), contador (1), engenheiro civil de saneamento básico (1), químico (1) e tesoureiro (1), com vencimentos entre R$ 2.364,20 e R$ 3.549,96. 

Concurso Saae Pereira Barreto: inscrições e etapas

As inscrições vão até 20 de dezembro, devendo ser efetuadas pelo endereço www.consesp.com.br. São cobradas taxas de R$ 45 (nível fundamental), R$ 57 (médio) e R$ 83 (superior). 

Todos os candidatos serão submetidos a uma prova objetiva, em 20 de janeiro. A seleção inclui, ainda, avaliação prática para os concorrentes a motorista e operador de máquinas, em data a ser definida. 

O concurso do Saae de Pereira Barreto terá validade de dois anos, a contar da homologação do resultado final. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, a critério da autarquia, conforme estabelece o edital

Concurso Saae Pereira Barreto: conteúdo programático de nível fundamental incompleto

Língua portuguesa - Alfabeto da Língua Portuguesa; Ordem Alfabética; Ordenação de Frases; Ortografia; Divisão Silábica e Classificação quanto ao número de sílabas; Frases: Interrogativa – Exclamativa – Afirmativa – Negativa; Classes de Palavras; Comparação de palavras entre si: Sinônimos e Antônimos; Acentuação Gráfica; Sinais de Pontuação; Concordância dos Nomes (substantivos) e dos Verbos; Análise e Interpretação de Textos.

Matemática - Conjunto dos números naturais: quatro operações fundamentais – resolução de problemas sobre as quatro operações; Sistema de numeração decimal: números até bilhão; Noções de: dúzia, arroba, metade, dobro, triplo, um quarto ou quarta parte, um terço ou terça parte; Medidas de: comprimento, superfície, massa, capacidade e tempo – transformações – problemas; Número decimal: operações. Sistema Monetário Nacional – Real; Perímetro e área de quadrado, retângulo e triângulo; Operações com frações; Operações com números decimais.

Conhecimentos gerais -  Cultura Geral (Nacional e Internacional); Cidadania; História e Geografia Geral; História e Geografia do Brasil; Ciências Físicas e Biológicas; Meio Ambiente; Direitos Humanos: Civis, Sociais, Políticos, Culturais, Econômicos e Ambientais; Fatos políticos, culturais, sociais e científicos ocorridos e registrados no Brasil e/ou no mundo; Noticias nacionais e internacionais veiculadas na imprensa falada, escrita e televisada do Brasil; Atualidades Nacionais e Internacionais; Constituição Federal artigos 1º ao 11º; Estatuto do Idoso; Estatuto da Criança e do Adolescente. FONTES: Imprensa escrita, falada, televisiva e internet; Livros diversos sobre História, Geografia, Estudos Sociais, Meio Ambiente e Direitos Humanos, Constituição Federal e alterações posteriores, Lei nº 8069/90 e alterações posteriores, Lei nº 10741/2003 e alterações posteriores.
 

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Atualizado: 03/12/2018 - 13:23

Onyx afirma que Ministério do Trabalho será dividido

O futuro chefe da Casa Civil Onyx Lorenzoni (DEM) afirmou que as funções do Ministério do Trabalho serão divididas entre as pastas da Justiça, da Cidadania e da Economia

Novo capítulo

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Em entrevista nesta segunda-feira, dia 3, o futuro chefe da Casa Civil Onyx Lorenzoni (DEM) afirmou que o Ministério do Trabalho deixará de existir no governo de Jair Bolsonaro (PSL). Em 2019, as atribuições da pasta serão divididas entre os ministérios da Justiça, da Cidadania e da Economia.

A entrevista de Lorenzoni foi concedida à Rádio Gaúcha. Na ocasião, ele foi questionado se o ministério no formato atual desparecerá e confirmou a informação, mas ressaltou que as funções da pasta Trabalho permanecerão em outros ministérios.

“O atual Ministério do Trabalho, como é conhecido, ele ficará uma parte no ministério do doutor Moro, outra parte com Osmar Terra e outra parte com Paulo Guedes”, disse.

Além disso, Lorenzoni explicou a divisão do Ministério do Trabalho. A pasta da Justiça, que será comanda por Sérgio Moro, cuidará da concessão de cartas sindicais. De acordo com Onyx, a estrutura que lida com políticas ligadas ao emprego ficará uma parte no Ministério da Economia, cujo titular será Paulo Guedes, e outra parte na pasta da Cidadania, com Osmar Terra de ministro.

As declarações sobre o Ministério do Trabalho

Se nesta segunda-feira, Onyx Lorenzoni afirmou que dividirá o Ministério do Trabalho, vale recordar que no último dia 13 de outubro, o presidente eleito Jair Bolsonaro havia dito que o órgão se manteria como ministério. “Vai continuar com status de ministério, não vai ser secretaria não”, declarou Bolsonaro, em entrevista coletiva na saída de visita ao Superior Tribunal Militar (STM), em Brasília.

Porém, uma semana antes, após almoço no Superior Tribunal de Justiça (STJ), Bolsonaro também havia dito que o Ministério do Trabalho seria incorporado por outra pasta em seu governo. "O Ministério do Trabalho vai ser incorporado a algum ministério", disse na ocasião, sem entrar em detalhes.

Em meio a indefinição, vale destacar que o Ministério do Trabalho foi criado há 88 anos e é responsável por elaborar políticas e diretrizes para a geração de emprego e renda, além da modernização das relações de trabalho. Além disso, a pasta também é responsável por realizar a fiscalização dos postos de trabalho; participar da elaboração de políticas salariais e de desenvolvimento profissional; entre outras atividades.

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Atualizado: 03/12/2018 - 12:47

Concurso INSS: avança pedido para 7.888 vagas

Solicitação de concurso do INSS encaminhada ao Ministério do Planejamento é para os cargos de técnico, analista e perito. Níveis médio e superior

Até R$ 8,9 mil

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Finalmente, avançou o pedido do concurso do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) que solicita a contratação de 7.888 servidores. Na última semana, o requerimento apresentou cinco movimentações, o que não acontecia desde agosto.

Vale lembrar que este certame é considerado um dos mais urgentes, isso porque a falta de trabalhadores no órgão tem afetado gravemente os serviços prestados à população. Diversos dados mostram que há milhares de brasileiros aguardando para receberem seus benefícios, que ainda continuam em análise e demoram mais do que o previsto por causa do déficit de pessoal.

A Fenasps (Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social) tenta agilizar de diversas formas a liberação do certame, inclusive recorrendo ao Tribunal de Contas da União (TCU). 

Enviado este ano ao Planejamento, o pedido do concurso do INSS solicitou 10.468 vagas ao seu quadro de pessoal, porém 2.580 eram para excedentes - que não foram convocados durante a validade do certame anterior, encerrada em 5 de agosto.

Das oportunidades destinadas à nova seleção, 3.984 são referentes ao cargo de técnico (área meio), 1.692 a analista (diversas formações) e 2.212 a perito.

A Fenasps já salientou que o instituto precisa urgentemente repor 16 mil vagas, pois há uma situação calamitosa de defasagem de pessoal. A entidade ainda revelou que, se nada for feito, o atendimento prestado pelo INSS entrará em colapso.

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Concurso INSS: sobre os cargos 

A carreira de técnico do seguro social é uma das mais visadas pelos concurseiros, ainda mais que exige apenas ensino médio completo e apresenta salário inicial de R$ 5.344,87, já considerando o auxílio-alimentação de R$ 458.

O emprego de analista exige formação superior em diversas áreas de atuação (incluindo serviço social, administração, engenharia, direito, pedagogia, psicologia, comunicação, ciências sociais, arquitetura e letras, entre outras), sendo que a remuneração corresponde a R$ 7.954,09 por mês, contado com o benefício alimentação.

Já a posição de perito destina-se aos profissionais com graduação em medicina e registro no respectivo conselho regional. O inicial é de R$ 8.988,41, também com o auxílio.

Concurso INSS: defasagem de pessoal 

Atualmente, o órgão conta com uma defasagem de quase 16 mil servidores em todo o país, sendo que o maior déficit é para a função de técnico. Com esse quadro, o INSS não consegue atender com eficiência à população.

A situação ainda está calamitosa porque o governo federal diminuiu os recursos para o instituto. Consta no site da Fenasps que um técnico do seguro social, não identificado, comentou que o cenário está caótico: "Falta dinheiro para tudo. Estamos operando no limite da irresponsabilidade. Não por acaso, as pessoas têm reclamado demais do atendimento. O estresse é total".

Veja também:

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Justiça proíbe papanicolau em concurso do INSS

Concurso INSS: edital de 2015

No final de 2015, foi lançado o edital com o objetivo de preencher 950 vagas. Um total de 800 oportunidades era na função de técnico e as outras 150 para analista - serviço social.

A banca organizadora foi o Cespe/UnB e os participantes passaram por uma prova com questões no estilo certo ou errado.

O último certame (Instituto Nacional do Seguro Social), cujo resultado foi publicado no dia 4 de agosto, foi um dos mais concorridos da história. Ao todo, a seleção registrou nada menos que 1.087.789 inscrições, sendo 1.043.807 somente para técnico do seguro social - em número de inscritos, o concurso INSS 2016 perde apenas para duas outras seleções: a da Caixa Econômica Federal (CEF) realizada 2014, com 1.156.744 candidatos; e a da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) promovida em 2011, com 1.120.393 participantes.

Considerando que o concurso do INSS ofereceu 800 oportunidades para técnico, é possível concluir que a concorrência foi de aproximadamente 1.304 candidatos por vaga.

Confira o depoimento da 1ª colocada no último concurso do INSS

Concurso INSS: atribuições do técnico e analista 

Quanto às atribuições dos cargos, de acordo com o edital do último concurso INSS, o técnico do seguro social é responsável por proceder ao reconhecimento inicial, manutenção, recurso e revisão de direitos aos benefícios administrados pelo INSS; exercer atividades internas e externas ligadas ao suporte e apoio técnico especializado; executar as atividades de orientação e informação, de acordo com as diretrizes estabelecidas nos atos específicos e outras relacionadas aos fins institucionais do INSS, que venham ser determinadas pela autoridade superior.

Já o analista do seguro social é responsável por prestar atendimento e acompanhamento aos usuários dos serviços prestados pelo INSS e aos seus servidores, aposentados e pensionistas; elaborar, executar, avaliar planos, programas e projetos na área de serviço social e reabilitação profissional; realizar avaliação social quanto ao acesso aos direitos previdenciários e assistenciais; promover estudos socioeconômicos visando a emissão de parecer social para subsidiar o reconhecimento e a manutenção de direitos previdenciários, bem como a decisão médico-pericial; e executar de conformidade com a sua área de formação as demais atividades de competência do INSS.

Concurso INSS: conhecimentos básicos de técnico

ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO: Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal: Decreto nº 1.171/1994 e Decreto nº 6.029/2007. REGIME JURÍDICO ÚNICO: 1 Lei 8.112/1990 e alterações, direitos e deveres do Servidor Público. 2 O servidor público como agente de desenvolvimento social. 3 Saúde e qualidade de vida no serviço público.

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL: Direitos e deveres fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos; direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade; direitos sociais; nacionalidade; cidadania; garantias constitucionais individuais; garantias dos direitos coletivos, sociais e políticos. 2 Administração Pública (artigos de 37 a 41, capítulo VII, Constituição Federal de 1988 e atualizações).

NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO: Estado, governo e Administração Pública: conceitos, elementos, poderes e organização; natureza, fins e princípios. 2 Direito Administrativo: conceito, fontes e princípios. 3 Organização administrativa da União; administração direta e indireta. 4 Agentes públicos: espécies e classificação; poderes, deveres e prerrogativas; cargo, emprego e função públicos; regime jurídico único: provimento, vacância, remoção, redistribuição e substituição; direitos e vantagens; regime disciplinar; responsabilidade civil, criminal e administrativa. 5 Poderes administrativos: poder hierárquico; poder disciplinar; poder regulamentar; poder de polícia; uso e abuso do poder. 6 Ato administrativo: validade, eficácia; atributos; extinção, desfazimento e sanatória; classificação, espécies e exteriorização; vinculação e discricionariedade. 7 Serviços Públicos: conceito, classificação, regulamentação e controle; forma, meios e requisitos; delegação: concessão, permissão, autorização. 8 Controle e responsabilização da administração: controle administrativo; controle judicial; controle legislativo; responsabilidade civil do Estado. Lei nº 23 8.429/1992 (sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função da administração pública direta, indireta ou fundacional e dá outras providências). 9 Lei n°9.784/1999 (Lei do Processo Administrativo).

LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6 Emprego do sinal indicativo de crase. 7 Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Regências nominal e verbal. 11 Significação das palavras. 12 Redação de correspondências oficiais (conforme Manual de Redação da Presidência da República).

RACIOCÍNIO LÓGICO: Conceitos básicos de raciocínio lógico: proposições; valores lógicos das proposições; sentenças abertas; número de linhas da tabela verdade; conectivos; proposições simples; proposições compostas. 2 Tautologia. 3 Operação com conjuntos. 4 Cálculos com porcentagens.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA: Conceitos de Internet e intranet. 2 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática. 3 Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações utilizando-se a suíte de escritório LibreOffice. 4 Conceitos e modos de utilização de sistemas operacionais Windows 7 e 10. 5 Noções básicas de ferramentas e aplicativos de navegação e correio eletrônico. 6 Noções básicas de segurança e proteção: vírus, worms e derivados.

Concurso INSS: conhecimentos específicos de técnico

Seguridade Social : 1.1 Origem e evolução legislativa no Brasil. 1.2 Conceituação. 1.3 Organização e princípios constitucionais. 2 Legislação Previdenciária. 2.1 Conteúdo, fontes, autonomia. 2.3 Aplicação das normas previdenciárias. 2.3.1 Vigência, hierarquia, interpretação e integração. 3 Regime Geral de Previdência Social. 3.1 Segurados obrigatórios. 3.2 Filiação e inscrição. 3.3 Conceito, características e abrangência: empregado, empregado doméstico, contribuinte individual, trabalhador avulso e segurado especial. 3.4 Segurado facultativo: conceito, características, filiação e inscrição. 3.5 Trabalhadores excluídos do Regime Geral. 4 Empresa e empregador doméstico: conceito previdenciário. 5 Financiamento da Seguridade Social. 5.1 Receitas da União. 5.2 Receitas das contribuições sociais: dos segurados, das empresas, do empregador doméstico, do produtor rural, do clube de futebol profissional, sobre a receita de concursos de prognósticos, receitas de outras fontes. 5.3 Salário-de-contribuição. 5.3.1 Conceito. 5.3.2 Parcelas integrantes e parcelas não-integrantes. 5.3.3 Limites mínimo e máximo. 5.3.4 Proporcionalidade. 5.3.5 Reajustamento. 5.4 Arrecadação e recolhimento das contribuições destinadas à seguridade social. 5.4.1 Competência do INSS e da Secretaria da Receita Federal do Brasil. 5.4.2 Obrigações da empresa e demais contribuintes. 5.4.3 Prazo de recolhimento. 5.4.4 Recolhimento fora do prazo: juros, multa e atualização monetária. 6 Decadência e prescrição. 7 Crimes contra a Seguridade Social. 8 Recurso das decisões administrativas. 9 Plano de Benefícios da Previdência Social: beneficiários, espécies de prestações, benefícios, disposições gerais e específicas, períodos de carência, salário-de-benefício, renda mensal do benefício, reajustamento do valor dos benefícios. 10 Manutenção, perda e restabelecimento da qualidade de segurado. 11 Lei nº 8.212/1991 e alterações. 12 Lei nº 8.213/1991 e alterações. 13 Decreto nº 3.048, de 06/05/1999 e alterações. 14 Lei de Assistência Social (LOAS): conteúdo; fontes e autonomia (Lei nº 8.742/1993 e Decreto nº 6.214/2007 e alterações).

 



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Atualizado: 03/12/2018 - 12:04

TCE SP: projeto que cria 65 vagas pronto para ser votado

Do total, 26 são para criação de novos cargos comissionados e 39 para a carreira de agente de fiscalização, por concurso público. Nível superior e inicial de R$ 13.9 mil

Em regime de urgência

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Diferente do que costuma ocorrer com a maioria dos projetos de lei apresentados na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o projeto de lei complementar 55/2018, do presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE), Renato Martins Costa, apresentado na casa em 14 de novembro, já está na ordem do dia para ser votado definitivamente pelo plenário da casa. Tramitando em regime de urgência, a proposta foi aprovada, em congresso de comissões, no dia 28 de novembro, pelas comissões de Constituição, Justiça e Redação; Finanças, Orçamento e Planejamento; Administração Pública e Relações de Trabalho. sendo enviada para o plenário no dia 29, onde já pode ser votada.  

O texto cria 65 vagas junto ao quadro de servidores do TCE/SP. Do total de oportunidades, 26 são para cargos comissionados e 39 para preenchimento por meio de realização de concurso público.   

Das 26 vagas para cargos comissionados, uma é para o cargo de assessor técnico-procurador, 15 para assessor técnico de gabinete II, nove para assessor técnico de gabinete I e uma para diretor técnico de divisão.


Já as 39 oportunidades para preenchimento por meio de concursos públicos são para o cargo de agente de fiscalização financeira. Neste caso, para concorrer é necessário possuir curso de nível superior nas áreas de ciências jurídicas e sociais, administração de empresas, contabilidade ou economia, podendo ser consideradas outras áreas, quando da publicação do edital, com remuneração inicial de R$ 13.989,28.


A proposta de criação de vagas para o cargo já vem sendo estudada desde 2014, quando o órgão apresentou na Alesp o projeto de lei complementar 20/2014, que tratava da criação de 42 vagas, sendo 35 para os agentes e sete para cargos comissionados. A proposta acabou sendo retirada da Alesp em 25 de maio deste ano, a pedido do próprio TCE/SP que, após novos estudos e alterações na proposta, agora é realmente apresentada, por meio do novo projeto de lei complementar


Atribuições

As atribuições do agente de fiscalização correspondem ao apoio aos julgamentos e demais atividades confiadas ao TCE/SP, envolvendo os aspectos legal, previdenciário, contábil,financeiro, orçamentário, operacional, atuarial e patrimonial, bem como de outros que vierem a ser fixados por meio de regimento interno.  


Remanescentes

O novo projeto de lei determina que o preenchimento das vagas para agentes pode ser feito por meio de realização de novo concurso ou convocação de remanescentes de concurso em validade. O último certame para o cargo ocorreu em 2014, quando foram oferecidas 21 vagas, sendo sete para agente de fiscalização financeira – informática – na área de intraestrutura de TI e segurança de informação e 14 para agente de fiscalização financeira na área de informática na área de  sistemas, gestão de projetos e governança de TI. 

 


A banca foi a Fundação Vunesp e o prazo de validade foi de dois anos, prorrogável uma vez pelo mesmo período 

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Atualizado: 03/12/2018 - 11:08

Câmara de Restinga SP: concurso com inscrições abertas

Oferta do edital é de uma vaga para o cargo de técnico administrativo, cujo salário inicial oferecido é de R$ 2,4 mil

Nível superior

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Encontram-se abertas as inscrições do concurso público da Câmara Municipal de Restinga, localizada no Estado de São Paulo. A seleção visa o provimento de uma vaga para o cargo de técnico administrativo. 

Para ingressar na carreira é necessário possuir diploma de conclusão de curso de nível superior. O salário inicial é de R$ 2.431,60 para jornada de trabalho semanal de 40 horas. 

A participação deverá ser garantida até o dia 16 de dezembro, através do endereço eletrônico http://concursos.srdigitalizacoes.com.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 80. 

O certame será constituído de uma única etapa: prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório. Ela contemplará 30 questões de múltipla escolha, sendo dez de língua portuguesa e 20 de conhecimentos específicos e informática. 

A avaliação será aplicada no dia 26 de janeiro de 2019, em horário e local a ser divulgado posteriormente, juntamente com a homologação das inscrições. 

Atribuições do cargo da Câmara de Restinga SP

Técnico administrativo - prestar atendimento e esclarecimentos ao público interno e externo, pessoalmente, ou por meio de ofícios e processos ou através das ferramentas de comunicação que lhe forem disponibilizadas; efetuar e auxiliar no preenchimento de processos, guias, requisições e outros impressos; aperfeiçoar as comunicações internas e externas, mediante a utilização dos meios postos à sua disposição, tais como, telefone, correio eletrônico, entre outros; monitorar e desenvolver as áreas de protocolo, serviço de postagem; instruir requerimentos e processos, realizando estudos e levantamentos de dados, observando prazos, normas e procedimentos legais; organizar, classificar, registrar, selecionar, catalogar, arquivar e desarquivar processos, documentos, relatórios, periódicos e outras publicações; operar computadores, utilizando adequadamente os programas e sistemas informacionais postos à sua disposição, contribuindo para os processos de automação, alimentação de dados e agilização das rotinas de trabalho relativos à sua área de atuação; redigir textos, ofícios, relatórios e correspondências, com observância das regras gramaticais e das normas de comunicação oficial; efetivar o registro e o controle patrimonial dos bens públicos; colaborar em levantamentos, estudos para a formulação de projetos e ações públicas; realizar procedimentos administrativos e legislativos de conformidade com a legislação de regência; manter-se atualizado sobre as normas legais; participar de cursos de qualificação e repassar aos seus pares informações e conhecimentos técnicos proporcionados, dentre outras atividades correlatas.
 

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Atualizado: 03/12/2018 - 10:36

Famema SP: banca em breve para 1.726 vagas

Oportunidades são para o Hospital das Clínicas e Faculdade de Medicina de Marília, com opções em todos os níveis escolares e iniciais até R$ 14,3 mil

Saúde e Educação

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Após formar a comissão do seu novo concurso público, o Hospital das Clínicas e Faculdade de Medicina de Marília (Famema), no interior paulista, deve confirmar, em breve, o nome da banca organizadora do certame. O concurso, autorizado pelo governador Márcio França em 14 de setembro, contará com nada menos do que 1.726 vagas, sendo 167 para cargos com exigência de ensino fundamental, 818 para ensino médio e 741 para cargos de nível superior, com remunerações iniciais de R$ 1.355,14 a R$ 14.386,50, para jornadas de trabalho de 12 a 40 horas semanais. A expectativa do órgão é divulgar o edital de abertura de inscrições ainda no início de 2019.

A comissão do concurso para cargos na área de saúde é presidida pelo servidor Tarcício Adilson Ribeiro Machado, tendo como suplente Rafael José da Silva, além de Daniele Valentim Vieira, tendo como suplente Alessandra da Silva Fernandes Duarte. Essa comissão não engloba apenas quatro cargos da autorização do concurso: cirurgião dentista,  analista socio cultural,  professor assistente mestre e professor adjunto doutor.

Para os cargos de professor assistente mestre e professor adjunto doutor, a comissão é presidida pela servidora Lúcia de Fátima Furlan Borges, tendo como suplente Eliana de Lima Busto. Conta, ainda, com os seguintes membros: Renata Alves Perri de Brito, Magali Aparecida Alves de Moraes, Elza de Fátima Ribeiro Higa e Luciamare Perinetti Alves Martins, tendo como suplentes Silvia Franco de Rocha Tonhom, Haydée Maria Moreira Rodrigues, Mara Guaglio Chirelli e Zamir Calamita   

 “É uma conquista histórica. Após as restrições do período eleitoral, vamos iniciar os processos e compor os quadros próprios com funcionários públicos estaduais. Importante ressaltar que foi um trabalho em equipe, em prol da saúde dos 62 municípios (atendidos pelo órgão), disse a superintendente do Hospital das Clínicas da Famema, dra Paloma Aparecida Libânio Nunes, quando da autorização do concurso. “Esse é o resultado de um trabalho longo, construído em conjunto pela gestão da Famema, em conjunto com alunos, docentes e funcionários, com apoio político de várias esferas do governo”, disse o diretor geral da Famema, professor dr. Valdeir Fagundes de Queiroz.

 

Concurso Famema - Ensino Fundamental

 

No caso de ensino fundamental, todas as 167 vagas autorizadas são para o cargo de auxiliar de saúde, com remuneração inicial de R$ 1,355,14 em caso de 50% do Prêmio de Incentivo (PIN) e  R$ 1567,64 no caso de 100% do benefício.

 

 

Concurso Famema - Ensino Médio

 

No caso de ensino médio, as oportunidades serão para os cargos de agente técnico de saúde (44 vagas, com inicial de R$ 1.424,14 no caso de 50% do PIN e R$ 1.705,64 para 100%), oficial administrativo (137, R$ 1.292,64 para 50% do PIN e R$ 1.442,64 para 100%), oficial operacional (24, R$ 1.292,64 para 50% e R$ 1.442,64 para 100%), técnico de enfermagem (532, R$ 1.464,14 para 50%e R$ 1.765,64 para 100%), técnico de laboratório (36, R$ 1.367,64 para 50% e R$ 1.592,64 para 100%) e técnico de radiologia (45, R$ 1.367,64 para 50% e R$ 1.592,64 para 100%).

 

Concurso Famema - Nível Superior

 

Por fim, para nível superior, as opções serão para agente técnico de assistência à saúde (223, R$ 1.972,43 para 50% do PIN e R$ 2.631,43 para 100%), analista administrativo (42, R$ 2.364,46 para 50% e R$ 2.714,45 para 100%), analista sociocultural (6, R$ 2.364,46 para 50% e R$ 2.714,45 para 100%), cirurgião dentista (3, R$ 2.512,77 para 50% e R$ 2.762,77 para 100¨%), enfermeiro (154, R$ 2.391 para 50% e R$ 3.266,10 para 100%), engenheiro (7, R$ 4.890,59 para 50% e R$ 5.240,69 para 100%), médico I (213, R$ 2.685,82 para 12 horas com 50% do Prêmio de Produtividade Médica - PPM  e R$ 3.726 para 100% com 12 horas, R$ 4.476,37 para 50% com 20 horas e R$ 6.210 para 100% com 24 horas, R$ 5.371 para 50%  para 24 horas e R$ 7.452 para 100% e R$ 10.919 com 50% para 40 horas e R$ 14.386,50 para 40 horas), tecnólogo de radiologia (18, R$ 1.646,96 para 50% do PIN e R$ 1.871,96 para 100¨%), professor assistente mestre (14, com R$ 2.164,80 para 20 horas, R$ 3.247,20 para 30 e R$ 4.329,60 para 40 horas) e professor adjunto doutor (61, R$ 3.609,95 para 20 horas, R$ 5.514,91 para 30 e 7.219,89 para 40 horas).       

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