Guarda civil municipal

Concurso em São José dos Campos/SP oferece 50 vagas

As chances no concurso da Prefeitura Municipal de São José dos Campos são destinadas a candidatos que concluíram o nível médio, com idade entre 18 e 30 anos

0,00(0.0%)0 voto(s)

Patricia Lavezzo
Publicado em 15/02/2018, às 14h44

No interior do Estado de São Paulo, a Prefeitura Municipal de São José dos Campos publicou um novo edital de concurso público. A seleção visa o provimento de 50 vagas para a carreira de guarda civil municipal 2ª classe. 
O cargo exige diploma de conclusão de curso de nível médio, idade entre 18 e 30 anos até o término das inscrições, altura mínima de 1,60m para as mulheres e 1,65 para os homens e carteira de habilitação na categoria “B”. 
O salário inicial é de R$ 1.591,86 para jornada semanal de trabalho de 44h. Como benefícios, a Prefeitura de São José dos Campos ainda oferece vale-refeição e vale-transporte. 
De acordo com o edital, os integrantes da guarda civil municipal estão sujeitos à jornada especial de trabalho, que se caracteriza pelo cumprimento de horário especial e de plantões noturnos.
Entre as atribuições do cargo, estão: sob o comando do guarda civil municipal 1ª classe, compor guarnição de viatura para cumprir as missões determinadas, inclusive a de motorista; responsabilizar-se pelos equipamentos e materiais utilizados no seu turno de serviço; exercer outras tarefas designadas e previstas nos regulamentos internos da corporação e compatíveis com o cargo.

Etapas do concurso da Prefeitura de São José dos Campos/SP


Interessados em concorrer a uma das vagas deverão se inscrever no período de 26 de fevereiro a 29 de março. O formulário de inscrição estará disponível na página eletrônica da banca organizadora, a Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br). A taxa custa R$ 68,50. 
APOSTILA CONCURSO PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS 2018 - GUARDA CIVIL MUNICIPAL 2ª CLASSE
O concurso da Prefeitura de São José dos Campos será constituído das seguintes fases: prova objetiva; aferição de altura e prova de aptidão física; e avaliação psicológica. 
A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, será composta por 50 questões de múltipla escolha, sendo 15 de língua portuguesa, 15 de matemática, cinco de atualidades, cinco de noções de informática e 10 de conhecimentos específicos. Ela será aplicada na cidade de São José dos Campos/SP no dia 6 de maio, com início às 9h. 

Conteúdo programático 


Língua portuguesa - leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase. 
Matemática - operações com números reais. Mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum. Razão e proporção. Porcentagem. Regra de três simples e composta. Média aritmética simples e ponderada. Juros simples. Equação do 1º e 2º graus. Sistema de equações do 1º grau. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. Sistemas de medidas usuais. Noções de geometria: forma, perímetro, área, volume, ângulo, teorema de Pitágoras. Resolução de situações-problema.
Atualidades - questões relacionadas a fatos políticos, econômicos, sociais e culturais, nacionais e internacionais, ocorridos a partir de setembro de 2017, divulgados na mídia local e/ou nacional.
Noções de informática - MS-Windows 7: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação com o conjunto de aplicativos MS-Office 2010. MS-Word 2010: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, controle de quebras e numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto. MS-Excel 2010: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras e numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação de dados. MS-PowerPoint 2010: estrutura básica das apresentações, conceitos de slides, anotações, régua, guias, cabeçalhos e rodapés, noções de edição e formatação de apresentações, inserção de objetos, numeração de páginas, botões de ação, animação e transição entre slides. Correio eletrônico: uso de correio eletrônico, preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos. Internet: navegação na internet, conceitos de URL, links, sites, busca e impressão de páginas.
Conhecimentos Específicos - Direitos Humanos: Constituição da República Federativa do Brasil de 1988: Título I - Dos Princípios Fundamentais. Título II - Dos Direitos e Garantias Fundamentais: Capítulo I - Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos. Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Sobre Prefeitura São José dos Campos

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.

Sobre Vunesp

Criada em 1979, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) possui personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. A banca tem como principais atividades: planejar, organizar, executar e supervisionar o  vestibular da Unesp; realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições e promover as atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, na área educacional.

Comentários

Mais Lidas