Nível médio

São José do Jacuípe BA oferece 16 vagas em concurso

Edital tem chances para agente de combate a endemias e agente comunitário de saúde. Inscrições seguem disponíveis até 28 de setembro

0,00(0.0%)0 voto(s)

Samuel Peressin
Publicado em 18/09/2018, às 15h33

A Prefeitura de São José do Jacuípe, no interior do Estado da Bahia, abriu concurso público destinado a preencher 16 vagas, sendo seis imediatas e dez para cadastro reserva (CR). 

Há chances para agente de combate a endemias (4 postos + 4 CR) e agente comunitário de saúde (2 + 6 CR), ambas com salário de R$ 1.014 e exigência de nível médio

Presenciais, as inscrições serão recebidas até 28 de setembro, na sede da Prefeitura de São José do Jacuípe, das 8h às 12h. O valor da taxa é de R$ 60.  

A seleção envolverá duas etapas: prova objetiva, com aplicação em 9 de dezembro, e curso introdutório de formação inicial e continuada, entre 14 e 31 de janeiro. 

O concurso da Prefeitura de São José do Jacuípe terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal, de acordo com o edital

Concurso Prefeitura São José do Jacuípe: conteúdo programático parcial

Língua portuguesa - Interpretação de texto de diversos gêneros: informações literais e inferências possíveis; ponto de vista do autor; significação contextual de palavras e expressões; relações entre ideias e recursos de coesão; figuras de linguagem e de estilo. Conhecimentos linguísticos: ortografia: emprego das letras, divisão silábica, acentuação gráfica, encontros vocálicos e consonantais, dígrafos; classes de palavras: substantivos, adjetivos, artigos, numerais, pronomes, verbos, advérbios, preposições, conjunções, interjeições: conceituações, classificações, flexões, emprego, locuções. Sintaxe: estrutura da oração, estrutura do período (simples e composto), concordância (verbal e nominal); regência (verbal e nominal); crase, colocação de pronomes; pontuação.

Lógica matemática - Proposições. Operações e propriedades. Números: Conjuntos numéricos: naturais, inteiros, racionais, irracionais, reais. Operações, propriedades e aplicações. Geometria plana: figuras geométricas, congruência, semelhança, perímetro e área. Áreas e volumes dos sólidos geométricos: prisma, pirâmide, cilindro, cone e esfera. Proporcionalidade e Finanças: Porcentagem. Acréscimos e descontos. Gráficos estatísticos usuais. As quatro operações.
 

Sobre Prefeitura São José do Jacuípe

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.

Comentários

Mais Lidas