Nível superior

Concurso Sobral CE: inscrição para 312 vagas acaba hoje

Edital disponibiliza chances para professor e orientador educacional, ambas com exigência de curso superior. Salários chegam a R$ 2,8 mil

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Samuel Peressin
Publicado em 24/08/2018, às 09h16

Terminam nesta sexta-feira (24) as inscrições para o concurso da Prefeitura de Sobral, no Ceará, destinado a preencher 312 vagas de nível superior na área da educação, além de formar cadastro reserva (CR).

Há 50 ofertas para orientador educacional (salário de R$ 2.800), cargo voltado a bacharéis em psicologia, e 262 para professor (R$ 1.411,99), distribuídas entre as áreas de educação infantil e ensino fundamental inicial (10), português (73), matemática (46), história (24), geografia (27), língua inglesa (8), educação física (22), artes (16) e ciências, biologia, física ou química (36).    

Os interessados devem realizar cadastro pelo site http://concursos.uvanet.br. As taxas custam R$ 85 para professor e R$ 110 para orientador. 

Está agendada para 16 de setembro a aplicação das provas objetiva e de redação, sendo a segunda prevista apenas para os concorrentes aos postos de professor.

A seleção inclui ainda apresentação de plano de ação teórico propositivo (somente para orientador educacional) e exame didático (professor), em 23 de outubro, e avaliação de títulos (todas as vagas), com entrega dos documentos nos dias 22 e 23 de novembro.

O processo seletivo terá validade de dois anos, com possibilidade de prorrogação por mais dois, a critério da Prefeitura de Sobral, conforme estabelece o edital

Atribuições dos cargos

Orientador educacional - Dar assistência aos educandos em estabelecimentos de ensino, ordenando e integrando os elementos que exercem influência em sua formação, aconselhando e auxiliando os alunos na solução de seus problemas pessoais, para possibilitar-lhes o desenvolvimento intelectual e a formação integral de sua personalidade, ajustá-los ao meio em que vivem e orientá-los no tocante ao conhecimento e escolha das opções básicas; * Atuar no desenvolvimento pessoal do aluno, dando suporte à sua formação como cidadão, à reflexão sobre valores morais e éticos e à resolução de conflitos; Auxiliar o docente no processo de aprendizagem, avaliando o comportamento das crianças; Orientar, ouvir e dialogar com alunos, professores, gestores e responsáveis e com a comunidade; * Participar da organização e da realização do projeto político-pedagógico e da proposta pedagógica da escola; Ajudar o professor a compreender o comportamento dos alunos e a agir de maneira adequada em relação a eles; Ajudar o professor a lidar com as dificuldades de aprendizagem dos alunos; Mediar conflitos entre alunos, professores e outros membros da comunidade. Demais atribuições correlatas ao cargo.

Professor - Planejar e ministrar aulas em Cursos Regulares, transmitindo os conteúdos teórico-práticos pertinentes, utilizando materiais e instalações apropriadas, para desenvolver a formação dos alunos, sua capacidade de análise e crítica, as suas aptidões, motivando-os, ainda, para atuarem nas mais diversas áreas profissionais; Elaborar planos de aula, selecionando o conteúdo e determinando a metodologia, com base nos objetivos fixados, para obter melhor rendimento do ensino; Elaborar e aplicar técnicas de avaliação, baseando-se nas atividades desenvolvidas e na capacidade média da classe, para verificar o aproveitamento dos alunos e constatar a eficácia dos métodos adotados; Registrar a matéria ministrada e os trabalhos efetivados fazendo anotações no diário de classe, para possibilitar a avaliação do desenvolvimento do curso; Colaborar para o desenvolvimento e a formação integral da criança e do adolescente, instrumentalizando-os com conhecimento, atitudes, competências e atividades construtivas; Participar das reuniões de pais, procurando colocá-los a par da situação escolar de seus filhos, estimulando a família a colaborar na educação das crianças e adolescentes; Organizar e promover trabalhos complementares de caráter cívico, cultural e recreativo, facilitando a organização de grêmios e grupos de estudo, para incentivar o espírito de liderança dos alunos e concorrer para a socialização dos mesmos; Estudar o programa a ser desenvolvido, analisando-o detalhadamente, para inteirar-se do conteúdo e fazer o planejamento do curso; Debater nas reuniões de planejamento os programas e métodos a serem adotados ou reformulados, analisando as situações-problema da classe sob sua responsabilidade, emitindo opiniões e apresentando soluções adequadas a cada caso; Ministrar aulas de acordo com as propostas curriculares da escola; Aplicar exercícios práticos complementares, induzindo os alunos a expressarem suas ideias através de debates, questionamentos, redações e outras técnicas similares e a efetivação de pesquisas para proporcionar-lhes meios de desinibição verbal e escrita, de desenvolvimento da criatividade e de extensão e utilização dos conhecimentos adquiridos; Demais atribuições correlatas ao cargo.
 

Sobre Prefeitura Sobral

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.

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