Publicado: 01/03/2018 - 11:05 | Atualizado: 01/03/2018 - 11:10

Aberto concurso para 294 vagas em Tacaratu/PE

Oportunidades no concurso da Prefeitura de Tacaratu estão distribuídas entre funções destinadas a profissionais de todas as escolaridades. Inscrições começam em 7 de março

41 cargos

Por JCConcursos - Samuel Peressin

A Prefeitura de Tacaratu, localizada no Estado de Pernambuco, divulgou edital de concurso público destinado a preencher 294 vagas. A oferta salarial varia de R$ 954 a R$ 10.000.   
Quem possui nível fundamental encontra opões como auxiliar de serviços gerais (31 postos), copeiro hospitalar (2), coveiro (3), merendeiro (11), motorista (10), operador de lavanderia (2), porteiro (4), vigilante (18), eletricista (2) e pedreiro (2).
Ensino médio é requisito do concurso da Prefeitura de Tacaratu para agente administrativo (6), agente de vigilância sanitária (3), auxiliar de consultório odontológico (2), digitador (2), fiscal de obras (2), monitor educacional (33), operador de máquinas (3) e recepcionista (4).
Além de segundo grau, os cargos de técnico em enfermagem (11), técnico em radiologia (2) e técnico em segurança do trabalho (2) cobram formação técnica.
Em nível superior há oportunidades no concurso da Prefeitura de Tacaratu para assistente social (3), biomédico (4), enfermeiro (8), farmacêutico (2), fisioterapeuta (3), médico clínico geral (4), médico clínico geral - plantonista (5), nutricionista (2), odontólogo (4), psicólogo (3), psicopedagogo (2), veterinário (2) e professor nas áreas de educação infantil (33), ensino fundamental (33), ciências (6), educação física (5), geografia (3), história (3), matemática (6) e português (8). 

Concurso Prefeitura Tacaratu: inscrições e provas


Será possível se inscrever no concurso da Prefeitura de Tacaratu entre 7 de março e 30 de abril, por meio do site www.admtec.org.br. As taxas custam R$ 80 (nível fundamental), R$ 90 (médio) e R$ 100 (superior).
O processo seletivo envolverá provas objetiva (todos os cargos), em 3 de junho, e de títulos (professor), entre 2 e 4 de julho. O resultado final está previsto para ser divulgado até 31 de julho.  
De acordo com o edital, o concurso da Prefeitura de Tacaratu terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal. 

Atribuições do auxiliar de serviços gerais no concurso da Prefeitura de Tacaratu 2018


Trabalhos de limpeza, conservação e organização de mobílias. Lavar e limpar cômodos, pátios, pisos, carpets, terraços e demais dependências da sede da autarquia; Polir objetos, peças e placas metálicas. Preparar e servir café, chá, água, etc. Remover, transportar e arrumar móveis, máquinas e materiais diversos. Guardar e arranjar objetos, bem como transportar pequenos objetos. Transmitir recados. Buscar e entregar documentos nas agências bancárias. Executar, enfim, outras tarefas do cargo sob a ordem do superior imediato.

Concurso Prefeitura Tacaratu 2018: atribuições do vigilante


Executar rondas nas dependências da Prefeitura do Município, áreas e vias de acesso adjacentes, identificando qualquer movimento suspeito e tomando as medidas cabíveis, conforme norma do Município, inspecionar as dependências, para evitar incêndios, roubos, entrada de pessoas estranhas e outras anormalidades, controlar fluxo de pessoas, identificando, orientando, e encaminhando aos lugares desejados, examinar portas, janelas, portões e assegurar que estão devidamente fechados, cuidar das segurança de funcionários, moradores e visitantes, dar auxílio operacional as rondas internas e proteção dos postos de serviço, acompanhar imagens de monitor na guarita, acionar chave de contatos em caso de emergências, prestar atendimento pessoal, deliberar pequenos problemas e demais atividades pertinentes à função.

Vídeos Prefeitura Tacaratu

Como se sair bem na prova do concurso da Prefeitura de Tacaratu


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Atualizado: 07/03/2018 - 09:53

Concurso Transpetro 2018: inscrições encerram hoje (7)

Edital do novo concurso da Transpetro preencherá 1.806 postos de níveis médio/técnico e superior de ensino, com salários que chegam a R$ 10,7 mil

11 Estados e DF

Por JCConcursos - Samuel Peressin

Chegam ao fim nesta quarta-feira (7) as inscrições para o concurso da Transpetro (Petrobras Transporte) que vai preencher 1.806 vagas, sendo 156 imediatas e 1.650 para cadastro reserva (CR). Segundo o edital, os salários iniciais variam de R$ 3.745,32 a R$ 10,726,45.    As candidaturas podem ser registradas pelo site da Fundação Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br), banca que organiza o processo seletivo. As taxas custam R$ 47 (nível médio/técnico) e R$ 67 (superior).   Nível médio é requisito para técnico de administração e controle júnior (15 postos + 150 CR). Além de segundo grau, é necessário possuir formação técnica para concorrer como técnico ambiental júnior (3 + 30 CR),  técnico de faixa de dutos júnior (2 + 40 CR), técnico de inspeção de equipamentos e instalações júnior (1 + 10 CR), técnico de manutenção júnior - automação (5 + 50 CR), técnico de manutenção júnior - elétrica (2 + 20 CR), técnico de manutenção júnior - mecânica (7 + 140 CR), técnico de operação júnior (8 + 80 CR) e técnico de suprimento de bens e serviços júnior (10 + 100 CR).   Profissionais com curso superior têm opções no concurso da Transpetro 2018 como administrador júnior (13 + 130 CR), advogado júnior (3 + 30 CR), analista de comercialização e logística júnior - comércio e suprimento (1 + 10 CR), analista de comercialização e logística júnior - transporte marítimo (2 + 20 CR), analista de sistemas júnior - infraestrutura (3 + 30 CR), analista de sistemas júnior - processos de negócio (3 + 30 CR), analista de sistemas júnior - SAP (3 + 30 CR), analista financeiro júnior (2 + 20 CR), contador júnior (5 + 50 CR), economista júnior (2 + 20 CR), enfermeiro do trabalho júnior (1 + 10 CR), médico do trabalho júnior (1 + 10 CR), profissional de comunicação júnior - jornalismo (1 + 10 CR), profissional de meio ambiente júnior (6 + 60 CR) e engenheiro júnior nas seguintes especialidades: automação (11 + 110 CR), civil (3 + 30 CR), elétrica (8 + 80 CR), geotécnica (3 + 30 CR), mecânica (18 + 180 CR), naval (2 + 20 CR), processamento químico (2 + 20 CR), produção (6 + 60 CR) e telecomunicações (4 + 40 CR).   APOSTILAS CONCURSO TRANSPETRO 2018 - TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO E CONTROLE JUNIOR CURSO CONCURSO TRANSPETRO 2018 - NÍVEIS MÉDIO E SUPERIOR   As oportunidades estão distribuídas entre os Estados do Rio de Janeiro, Amazonas, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná, Maranhão, Espírito Santo, Minas Gerais e Santa Catarina, além de Brasília.     

Sobre as provas do concurso da Transpetro 2018

  O concurso da Transpetro 2018 envolverá prova objetiva para todos os cargos, além de exame discursivo para os concorrentes à carreira de advogado, com aplicação prevista para 15 de abril.   A avaliação discursiva trará 60 questões de múltipla escolha para funções de nível médio/técnico e 70 para as de superior. O conteúdo programático inclui língua portuguesa e conhecimentos específicos (todos os empregos), matemática (vagas com exigência de ensino médio) e língua inglesa (postos destinados a profissionais graduados).    Os exames ocorrerão em Manaus/AM, Salvador, BA, Brasília/DF, Vitória/ES, São Luís/MA, Belo Horizonte/MG, Curitiba/PR, Recife/PE, Florianópolis/SC, Santos ou São Paulo/SP, Niterói ou Rio de Janeiro/RJ e Porto Alegre ou Rio Grande/RS.   De acordo com o edital, o concurso da Transpetro 2018 terá validade de um ano, prorrogável por mais um, a critério da empresa.     

Atribuições do técnico de administração e controle júnior no concurso da Transpetro 2018

  Executar e participar da preparação de dados, edição de documentos, relatórios, textos, planilhas e gráficos; organizar e atualizar arquivos físicos e de dados; atender clientes e público em geral.    

Conteúdo programático parcial para cargos de nível médio no concurso da Transpetro 2018

  Língua portuguesa – 1. Compreensão de textos. 2. Ortografia (acentuação, emprego de s, z, ç, x, ch, ss, sc, cç, j e g). 3. Morfossintaxe (flexão de número) 4. Sintaxe (concordância nominal e verbal, regência verbal e nominal, colocação pronominal, crase e conjugação de verbos irregulares). 5. Semântica (sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos).   Matemática – 1. Teoria dos conjuntos. Conjuntos numéricos. Relações. Funções e equações polinomiais e transcendentais (exponenciais, logarítmicas e trigonométricas). 2. Análise combinatória, progressão aritmética, progressão geométrica e probabilidade básica. 3. Matrizes, determinantes e sistemas lineares. 4. Geometria plana: áreas e perímetros. 5. Geometria espacial: áreas e volumes. 6. Estatística básica. 7. Noções básicas de matemática financeira. 8. Aritmética.     Confira o conteúdo programático completo para o concurso da Transpetro 2018     

Cronograma concurso Transpetro 2018

 
concurso-transpetro

Atualizado: 06/03/2018 - 11:14

TRT/PE prorroga inscrições de concurso

Oportunidades do concurso do TRT de Pernambuco 2018 aceitam candidatos nos níveis médio e superior de ensino. Salários chegam a R$ 11 mil

Para técnico e analista

Por JCConcursos - Camila Diodato

Foram prorrogadas até as 14h do dia 7 de março as inscrições do concurso do TRT da 6ª Região (Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região), que tem jurisdição no Estado de Pernambuco. O certame dispõe de uma vaga imediata e cadastro reserva (CR) de pessoal para os cargos de técnico e analista judiciários.   Candidatos com ensino médio completo podem concorrer ao emprego de técnico na área administrativa (1 vaga + CR). Já as pessoas no mesmo nível e que possuem habilitação nas categorias "D" ou "E" têm a chance de pleitear o emprego de técnico na especialidade de segurança (CR).   Os profissionais com formação superior em diversas áreas estão aptos para pleitear a colocação de analista nas seguintes áreas: judiciária (CR), oficial de justiça avaliador federal (CR), administrativa (CR), medicina - clínica médica (CR) e tecnologia da informação (CR).   Consta no edital de inscrições do concurso do TRT/PE 2018 que os salários iniciais oferecidos aos futuros servidores correspondem a R$ 6.708,53 para técnico e a R$ 11.006,82 para analista.  

Saiba como participar do concurso do TRT/PE 2018

  Os interessados em uma das oportunidades devem se inscrever no site da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br), a banca organizadora do certame.   APOSTILA CONCURSO TRT/PE 2018 - ANALISTA E TÉCNICO JUDICIÁRIOS   Depois de preencher o formulário cadastral será necessário efetuar o pagamento da taxa de inscrição, que custa R$ 52,50 para nível médio e R$ 67,50 para superior.  
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Transmissão gratuita curso TRT/PE

Para ajudar na preparação dos que realmente desejam passar nesse concurso, transmitiremos ao vivo e gratuitamente a partir do dia 7 de fevereiro, às 19h (horário de Brasília) o Curso Intensivo TRT-PE. Inscreva-se! 
  A isenção da taxa poderá ser solicitada no mesmo período cadastral e a mesma será aceita se o participante for inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e pertencer à família de baixa renda.  

Triagem do concurso do TRT de Pernambuco 2018

  Todos os concorrentes passarão por uma prova objetiva com 70 questões de múltipla escolha (30 de conhecimentos básicos e 40 de conhecimentos específicos). O exame acontecerá na cidade de Recife no dia 29 de abril, em locais e horários a serem disponibilizados oportunamente no endereço eletrônico da organizadora.   O processo de seleção do concurso do TRT/PE ainda constará de uma avaliação discursiva para todos os cargos e um teste de prática de capacidade física para a função de técnico na especialidade de segurança.   APOSTILAS CONCURSO TRT/PE 2018 - TÉCNICO E ANALISTA JUDICIÁRIOS

Atualizado: 05/03/2018 - 16:55

Novo site do JCConcursos está no ar

A proposta é de um ambiente com muito mais conteúdo, ao mesmo tempo em que proporcionará uma navegação mais objetiva ao usuário

Lançamento

Por JCConcursos - Editorial

O JCConcursos acaba de lançar um novo site para comemorar seu 37º aniversário. A proposta é de um ambiente muito mais organizado, que valoriza todo conteúdo relacionado ao concurso de interesse do usuário, ao mesmo tempo em que proporcionará uma navegação mais objetiva.

 

  Ao longo de todo esse tempo, analisamos o comportamento dos usuários para entender o que é, de fato, importante em uma notícia de concurso público, seja ele previsto, aberto, em andamento ou encerrado. Dessa forma, a página da notícia irá reunir todos os atributos necessários para quem desejar se candidatar à vaga, encontrar provas e simulados relacionados, além de material preparatório. O resultado disso vem traduzido em páginas mais sucintas, mas com todos os caminhos possíveis para se aprofundar no assunto.

 

  Utilizando-se das mais recentes tecnologias, o novo JC vem também com espaços publicitários mais direcionados ao conteúdo em questão, o que traz benefícios tanto para o usuário, que muitas vezes busca um material preparatório pertinente ao concurso; quanto para os anunciantes, que estarão presentes de forma muito mais efetiva no assunto de interesse. Para isso, contamos com a colaboração analítica do Portal UOL, parceiro do JC, e do Google For Publishers, equipe do Google especializada em performance de anúncios e comportamento dos usuários.  

 

Em suma, o novo site tende a organizar melhor todo o acervo de dados já existente e estará mais bem preparado para entregar o conteúdo que de fato interessa ao usuário. E a época não poderia ser melhor, com a retomada da abertura de concursos em todo o país e a previsão de muitos editais ao longo de 2018.

 

  Continue ligado no JC e saia na frente na busca por uma vaga na carreira pública!

Atualizado: 05/03/2018 - 11:04

Recife/PE abre concurso com 624 vagas de professor

Concurso da Prefeitura do Recife oferece salários que alcançam R$ 4,1 mil. Gratuitas, inscrições serão recebidas até 11 de março

Educação

Por JCConcursos - Samuel Peressin

A Prefeitura do Recife, capital pernambucana, abriu processo seletivo para contratação temporária de 624 docentes, com reserva de 66 vagas a pessoas com deficiência.
Todas as oportunidades cobram curso superior. Há ofertas para professor de educação infantil e anos iniciais (532 postos e salário de R$ 4.139,10), professor bilíngue (30 - até R$ 2.299,50) e professor de ensino fundamental - anos finais (62 - R$ 4.139,10). 
Gratuitas, as inscrições para o concurso da Prefeitura do Recife podem ser registradas até as 23h59 de 11 de março, mediante o preenchimento de formulário disponível no endereço www.portaldaeducacao.recife.pe.gov.br.
A seleção dos candidatos ocorrerá em etapa única, por meio de análise de títulos. Serão avaliados dois critérios: formação acadêmica e experiência profissional. A publicação do resultado final está prevista para 12 de abril.   
De acordo com o edital, o concurso da Prefeitura do Recife terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal.

Concurso Prefeitura Recife 2018: atribuições do professor de educação infantil e anos iniciais


Planejar, coordenar e executar atividades pedagógicas, lúdicas, culturais e desportivas nos anos finais do Ensino Fundamental; Ministrar aula nos anos iniciais do Ensino Fundamental; Elaborar e executar o plano anual de trabalho em sintonia com as diretrizes da Política Educacional do Município e com o Projeto Pedagógico da Unidade Educacional; Participar de atividades de avaliação do rendimento escolar dos alunos; Produzir e sistematizar material pedagógico; Manter atualizados os registros de aula, de frequência e de aproveitamento escolar do aluno; Acompanhar e zelar pela frequência do aluno à escola; Participar de reuniões e outras atividades programadas pelas unidades educacionais e pelas unidades administrativas da Secretaria de Educação; Cumprir as normas e diretrizes educacionais, o regimento da escola e o calendário escolar; Participar do processo de avaliação da unidade educacional; Fortalecer a gestão democrática das unidades educacionais; Orientar e acompanhar o trabalho do estagiário; Participar do plano global da unidade educacional; Constatar necessidades e encaminhar o educando aos setores específicos de atendimento; Participar de atividades cívicas e de promoções internas e externas; Manter-se atualizado sobre a legislação de ensino; Zelar pela disciplina e pelo material docente.

Atualizado: 05/03/2018 - 09:07

Concurso Petrobras 2018: inscrições terminam hoje

Com chances imediatas e para cadastro reserva, a Petrobras busca profissionais dos ensinos médio e superior. Concurso teve o número de vagas reduzido após a exclusão de um cargo

648 vagas

Por JCConcursos - Douglas Terenciano

Terminam às 23h59 desta segunda-feira (5) as inscrições do concurso da Petrobras que disponibiliza 648 chances, sendo 108 imediatas e 540 para cadastro reserva. O número inicial de vagas era de 666, mas foi reduzido com a exclusão do cargo de técnico de segurança júnior, conforme retificação do edital divulgada em 21 de fevereiro.  

Há oportunidades para candidatos dos níveis médio e superior nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Sergipe, Amazonas, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia e Rio de Janeiro, além do polo Nacional. A organizadora é a Fundação Cesgranrio.

Vagas – Concurso Petrobras 2018

Quem possui ensino médio pode concorrer aos cargos técnico de administração e controle júnior, técnico de comercialização e logística júnior, técnico de exploração de petróleo júnior – geologia, técnico de inspeção de equipamentos e instalações júnior, técnico de logística de transporte júnior – controle, técnico de logística de transporte júnior – operação, técnico de manutenção júnior – instrumentação, técnico de suprimento de bens e serviços júnior – administração, técnico de suprimento de bens e serviços júnior – mecânica e técnico químico de petróleo júnior. Os salários chegam a R$ 4.513,13.

Já para os candidatos com ensino superior completo, as vagas são nas carreiras de enfermeiro do trabalho júnior, engenheiro de equipamentos júnior – elétrica, engenheiro de equipamentos júnior – eletrônica, engenheiro de equipamentos júnior – inspeção, engenheiro de equipamentos júnior – mecânica, engenheiro de meio ambiente júnior, engenheiro de petróleo júnior, engenheiro de processamento júnior, engenheiro de segurança júnior, engenheiro naval júnior, geofísico júnior – física, geofísico júnior – geologia, geólogo júnior e médico do trabalho júnior. O salário básico é de R$ 6.350,99, com garantia de remuneração mínima de R$ 10.726,45.

Etapas - Concurso Petrobras 2018

As provas objetivas do concurso público da Petrobras serão aplicadas na data provável de 8 de abril, nas cidades de Aracaju/SE, Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campinas/SP, Campo Grande/MS, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, João Pessoa/PB, Macaé/RJ, Maceió/AL, Manaus/AM, Mauá/SP, Natal/RN, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, Santos/SP, São José dos Campos/SP, São Luís/MA, São Mateus/ES, São Mateus do Sul/PR, São Paulo/SP e Vitória/ES

APOSTILA CONCURSO PETROBRAS 2018 - TÉCNICO DE LOGÍSTICA DE TRANSPORTE
APOSTILA CONCURSO PETROBRAS 2018 - TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO E CONTROLE JUNIOR 
CURSO CONCURSO PETROBRAS 2018 - DIVERSOS CARGOS

As avaliações terão duração quatro horas para os cargos de nível médio e de quatro horas e meia para os cargos de nível superior. A seleção será válida por um ano, prazo que pode ser prorrogado pelo mesmo período. As contratações são no regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Inscrições – Concurso Público Petrobras 2018

As inscrições para o concurso público da Petrobras devem ser efetuadas por meio do formulário específico disponível no site www.cesgranrio.org.br


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Apostila PETROBRAS 2018 em PDF 

Apostila completa e de acordo com edital para o cargo de Técnico(a) de Administração e Controle Júnior. Aproveite!

É necessário também imprimir o boleto bancário e efetuar o pagamento do valor de inscrição, em qualquer banco. A taxa custa R$ 67 para nível superior e R$ 47 para nível médio.

Conteúdo programático - Cargos nível médio

Língua portuguesa - Interpretação textual. Pontuação: emprego da vírgula. Emprego do acento indicativo de crase. Ortografia (escrita correta das palavras e acentuação gráfica - em conformidade com o novo acordo ortográfico). Colocação pronominal dos pronomes oblíquos átonos (próclise, mesóclise e ênclise). Uso dos pronomes relativos. Concordância verbal e nominal. Regência verbal. Uso das palavras: porque, por que, porquê e porquê; que; se; há e a. Classes das palavras e suas funções sintáticas.

Matemática - Teoria dos Conjuntos. Conjuntos Numéricos. Relações entre conjuntos. Funções exponenciais, logarítmicas e trigonométricas. Equações de 1º grau. Equações Polinomiais reduzidas ao 2º grau. Equações exponenciais, logarítmicas e trigonométricas. Análise Combinatória: permutação, arranjo, combinação. Eventos independentes. Progressão Aritmética. Progressão Geométrica. Matrizes. Determinantes. Sistemas Lineares. Trigonometria. Geometria Plana. Geometria Espacial. Geometria Analítica: equação da reta, parábola e círculo. Matemática Financeira: capital, juros simples, juros compostos, montante.

Atualizado: 02/03/2018 - 11:45

Concurso Abin 2018: provas marcadas para 11 de março

Edital do concurso da Abin reúne 300 vagas distribuídas entre carreiras de oficial e agente de inteligência, com salários de até R$ 16,6 mil. Aplicação ocorrerá em todas as capitais do país

Níveis médio e superior

Por JCConcursos - Samuel Peressin

Ocorrem em 11 de março as provas objetiva e discursiva do concurso da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) para preenchimento de 300 vagas. A consulta ao local de aplicação poderá ser feita a partir da próxima segunda-feira (5), por meio deste link.
Organizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Promoção de Eventos (Cebraspe), o processo seletivo encerrou inscrições em 31 de janeiro. As taxas custaram entre R$ 130 e R$ 230.
As 20 ofertas de nível médio em disputa no concurso da Abin 2018 são para o cargo de agente de inteligência, com remuneração inicial de R$ 6.302,23. 
Das 280 oportunidades destinadas a quem possui curso superior, 220 são para a função de oficial de inteligência (formação em qualquer área) e 60 para oficial técnico de inteligência (graduação em áreas específicas), com vencimentos de R$ 16,620,46 e R$ 15.312,74, respectivamente.
As chances para oficial técnico de inteligência estão distribuídas entre as seguintes áreas de formação: administração, economia ou contabilidade; direito; psicologia; pedagogia; engenharia civil; engenharia eletrônica ou engenharia elétrica; matemática ou estatística; tecnologia da informação ou engenharia, com ênfase em tecnologia da informação; arquivologia ou biblioteconomia.
As vagas têm lotação em Brasília, exceto para alguns postos de oficial de inteligência, cujo local de trabalho poderá ser escolhido pelos aprovados no concurso da Abin 2018 entre todas as unidades da Federação. 
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Quadro de vagas do concurso da Abin 2018


vagas-concurso-ABIN

Sobre as provas do concurso da Abin


Os inscritos no concurso da Abin farão provas objetiva e discursiva com questões de conhecimentos gerais/básicos e específicos. A aplicação ocorrerá nas capitais dos 26 Estados brasileiros e também em Brasília.

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A seleção inclui ainda: prova de capacidade física para oficial de inteligência e agente de inteligência; e avaliações médica e psicológica, além de investigação social e funcional para todos os cargos.
Na última etapa do processo seletivo, de caráter eliminatório e classificatório, os candidatos participarão do Curso de Formação em Inteligência (CFI), na Escola de Inteligência (ESINT), sediada na capital federal.
O concurso da Abin 2018 terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do órgão, conforme estabelece o edital

Concurso Abin: atribuições do agente de inteligência no concurso da Abin


Oferecer suporte especializado às atividades decorrentes das atribuições do Oficial de Inteligência.

Atribuições do oficial de inteligência no concurso da Abin 2018


Planejar, executar, coordenar, supervisionar e controlar a produção de conhecimentos de inteligência; as ações de salvaguarda de assuntos sensíveis; as operações de inteligência; as atividades de pesquisa e desenvolvimento científico ou tecnológico direcionadas à obtenção e à análise de dados e à segurança da informação; o desenvolvimento de recursos humanos para a atividade de inteligência; além de desenvolver e operar máquinas, veículos, aparelhos, dispositivos, instrumentos, equipamentos e sistemas necessários à atividade de inteligência.

Concurso Agência Brasileira de Inteligência: atribuições do oficial técnico de inteligência


Planejar, executar, coordenar, supervisionar e controlar as atividades de gestão técnico-administrativas, suporte e apoio logístico a: produção de conhecimentos de inteligência; ações de salvaguarda de assuntos sensíveis; operações de inteligência; atividades de pesquisa e desenvolvimento científico ou tecnológico, direcionadas à obtenção e análise de dados e à segurança da informação; atividades de construção e manutenção de prédios e outras instalações; desenvolver recursos humanos para a gestão técnico-administrativa e apoio logístico da atividade de inteligência; e desenvolver e operar máquinas, veículos, aparelhos, dispositivos, instrumentos, equipamentos e sistemas necessários às atividades técnico-administrativas e de apoio logístico da atividade de inteligência.
APOSTILAS ONLINE E IMPRESSA ABIN

Atualizado: 01/03/2018 - 11:05

Aberto concurso para 294 vagas em Tacaratu/PE

Oportunidades no concurso da Prefeitura de Tacaratu estão distribuídas entre funções destinadas a profissionais de todas as escolaridades. Inscrições começam em 7 de março

41 cargos

Por JCConcursos - Samuel Peressin

A Prefeitura de Tacaratu, localizada no Estado de Pernambuco, divulgou edital de concurso público destinado a preencher 294 vagas. A oferta salarial varia de R$ 954 a R$ 10.000.   
Quem possui nível fundamental encontra opões como auxiliar de serviços gerais (31 postos), copeiro hospitalar (2), coveiro (3), merendeiro (11), motorista (10), operador de lavanderia (2), porteiro (4), vigilante (18), eletricista (2) e pedreiro (2).
Ensino médio é requisito do concurso da Prefeitura de Tacaratu para agente administrativo (6), agente de vigilância sanitária (3), auxiliar de consultório odontológico (2), digitador (2), fiscal de obras (2), monitor educacional (33), operador de máquinas (3) e recepcionista (4).
Além de segundo grau, os cargos de técnico em enfermagem (11), técnico em radiologia (2) e técnico em segurança do trabalho (2) cobram formação técnica.
Em nível superior há oportunidades no concurso da Prefeitura de Tacaratu para assistente social (3), biomédico (4), enfermeiro (8), farmacêutico (2), fisioterapeuta (3), médico clínico geral (4), médico clínico geral - plantonista (5), nutricionista (2), odontólogo (4), psicólogo (3), psicopedagogo (2), veterinário (2) e professor nas áreas de educação infantil (33), ensino fundamental (33), ciências (6), educação física (5), geografia (3), história (3), matemática (6) e português (8). 

Concurso Prefeitura Tacaratu: inscrições e provas


Será possível se inscrever no concurso da Prefeitura de Tacaratu entre 7 de março e 30 de abril, por meio do site www.admtec.org.br. As taxas custam R$ 80 (nível fundamental), R$ 90 (médio) e R$ 100 (superior).
O processo seletivo envolverá provas objetiva (todos os cargos), em 3 de junho, e de títulos (professor), entre 2 e 4 de julho. O resultado final está previsto para ser divulgado até 31 de julho.  
De acordo com o edital, o concurso da Prefeitura de Tacaratu terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal. 

Atribuições do auxiliar de serviços gerais no concurso da Prefeitura de Tacaratu 2018


Trabalhos de limpeza, conservação e organização de mobílias. Lavar e limpar cômodos, pátios, pisos, carpets, terraços e demais dependências da sede da autarquia; Polir objetos, peças e placas metálicas. Preparar e servir café, chá, água, etc. Remover, transportar e arrumar móveis, máquinas e materiais diversos. Guardar e arranjar objetos, bem como transportar pequenos objetos. Transmitir recados. Buscar e entregar documentos nas agências bancárias. Executar, enfim, outras tarefas do cargo sob a ordem do superior imediato.

Concurso Prefeitura Tacaratu 2018: atribuições do vigilante


Executar rondas nas dependências da Prefeitura do Município, áreas e vias de acesso adjacentes, identificando qualquer movimento suspeito e tomando as medidas cabíveis, conforme norma do Município, inspecionar as dependências, para evitar incêndios, roubos, entrada de pessoas estranhas e outras anormalidades, controlar fluxo de pessoas, identificando, orientando, e encaminhando aos lugares desejados, examinar portas, janelas, portões e assegurar que estão devidamente fechados, cuidar das segurança de funcionários, moradores e visitantes, dar auxílio operacional as rondas internas e proteção dos postos de serviço, acompanhar imagens de monitor na guarita, acionar chave de contatos em caso de emergências, prestar atendimento pessoal, deliberar pequenos problemas e demais atividades pertinentes à função.

Atualizado: 28/02/2018 - 10:44

EBSERH: definida banca para 1.594 vagas

Concurso EBSERH 2018 contará com oportunidades para diversas carreiras, em 21 estados, além de oportunidades no Distrito Federal

Diversos cargos

Por JCConcursos - Fernando Cezar Alves

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) confirmou, nesta quarta-feira, 28 de fevereiro, por meio de publicação em diário oficial, o nome da banca organizadora do seu  novo concurso público, que será para o preenchimento de nada menos do que 1.594 vagas, em 35 hospitais universitários, distribuídos por 21 estados, além do distrito federal.  A escolhida, por dispensa de licitação, é o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos - Cebraspe. Com isto, o próximo passo é a assinatura do contrato com a empresa.  De acordo com o projeto básico do certame, a publicação do edital deve ocorrer após 30 dias da assinatura, provavelmente em abril. A distribuição de vagas por cargos ainda será anunciada.
Do total de vagas, 572 são para a área médica, em 81 cargos, distribuídos por 34 unidades da rede. Já na área assistencial são 903 postos, em 61 cargos, para 29 unidades. Por fim, na área administrativa serão mais 119 vagas, em 25 cargos, para 17 unidades. 
Dois cargos com grandes possibilidades de ser incluídos no certame são os de médico, em várias especialidades, bem como enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de assistente administrativo, carreira que pede apenas ensino médio para concorrer. As remunerações iniciais são de R$ 2.104,69 para cargos de nível médio e de R$ 2.500 a R$ 4 mil para nível superior, exceto para médicos, com iniciais de R$ 7.425,31.

Cidades de Lotação


Já está certo que as oportunidades serão para  as cidades de Maceió (AL), Manaus (AM), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Goiânia (Goiás), São Luís (MA), Cuiabá (MT), Campo Grande (MS), Belo Horizonte (MG), Juiz de Fora (MG), Uberaba (MG), Belém (PA), Cajazeira (PB), Campina Grande (PB), João Pessoa (PB), Curitiba (PR), Petrolina (PE), Recife (PE), Teresina (PI), Niterói (RJ), Natal (RN), Santa Cruz (RN), Pelotas (RS), Santa Maria (RS), Rio Grande (RS), Florianópolis (SC), São Carlos (SP), Aracaju (SE), Lagarto (SE) e Araguaína (TO). 

Último Concurso


O último concurso da Ebserh ocorreu em 2016, quando foram oferecidas oportunidades para diversos cargos. A banca organizadora, na ocasião, foi o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). 

Atualizado: 23/02/2018 - 14:08

Concurso Conter: saiu resultado final para 2.295 vagas

Com oportunidades distribuídas entre 16 Estados e o DF, concurso unificado do Conter ofereceu postos destinados a profissionais de todas as escolaridades

Salários de até R$ 3,8 mil

Por JCConcursos - Samuel Peressin

O Instituto Quadrix divulgou, em 21 de fevereiro, o resultado final do concurso unificado do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (Conter) e de outros 14 Conselhos Regionais dos Técnicos em Radiologia (CRTRs). A classificação pode ser conferida aqui
Foram oferecidas, ao todo, 2.295 vagas, sendo 78 imediatas e 2.217 para cadastro reserva (CR). Destinadas a profissionais de todas as escolaridades, as carreiras contam com salários entre R$ 937 e R$ 3.800, além de benefícios.
Os contratados por meio do concurso do Conter atuarão em unidades instaladas em Brasília/DF, Rio de Janeiro/RJ, Porto Alegre/RS, Aracaju/SE, Salvador/BA, Goiânia/GO, Florianópolis/SC, Maceió/AL, Campo Grande/MS, Cuiabá/MT, Vitória/ES, Recife/PE, Natal/RN, São Luís/MA, Teresina/PI, Porto Velho/RO e Manaus/AM.

Sobre as vagas do concurso do Conter


Profissionais com ensino fundamental puderam se inscrever como auxiliar de serviços gerais (5 vagas imediatas + 184 CR).

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Ensino médio foi requisito do concurso do Conter para assistente administrativo jr. (25 CR), assistente financeiro jr. (25 CR), motorista (1 + 34 CR), recepcionista (1 + 127 CR), serviços gerais (1 + 24 CR), agente fiscal (16 + 573 CR), auxiliar administrativo (32 + 457 CR), agente administrativo (4 + 164 CR), recepcionista (2 + 25 CR), assistente administrativo (3 + 102 CR), assistente financeiro (1 + 34 CR), técnico em contabilidade (2 + 68 CR) e técnico em informática (2 + 73 CR) - as duas últimas funções também cobram formação técnica.

Em nível superior foram ofertadas chances como advogado (4 + 141 CR), agente administrativo (1 + 34 CR), contador (2 + 93 CR) e analista administrativo (1 + 34 CR).

Concurso Conter: avaliação e vigência


Os participantes do concurso do Conter realizaram provas objetivas com questões sobre conhecimentos básicos (língua portuguesa, atualidade, informática, raciocínio lógico e ética no serviço público) e conhecimentos específicos.

A aplicação dos testes ocorreu em 17 de setembro e 1º de outubro, nas cidades de Aracaju/SE, Brasília/DF, Campo Grande/MS, Cuiabá/MT, Florianópolis/SC, Goiânia/GO, Maceió/AL, Manaus/AM, Recife/PE, Natal/RN, Porto Alegre/RS, Porto Velho/RO, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, São Luís/MA, Teresina/PI e Vitória/ES.

Para os concorrentes aos cargos de nível superior, a seleção incluiu, ainda, análise de títulos e experiência profissional. Os documentos foram recebidos pela banca entre 21 e 23 de novembro.

O concurso do Conter terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do órgão, conforme estabelece o edital.

Atribuições do auxiliar de serviços gerais no concurso do Conter


Promove a limpeza do piso, móveis, paredes, portas, janelas, escadas, tapetes, cortinas, recolhendo lixo e acondicionando-o de forma adequada, zelando pela guarda, conservação e utilização de materiais, equipamentos e produtos de limpeza. Promove a conservação e utilização de materiais, equipamentos e produtos do local. Executa os serviços de recebimento, armazenamento e controle de alimentos e similares, acondicionados em prateleiras e/ou armários, geladeira, freezer, etc., assegurando sua conservação adequada. Prepara e serve café, chá, sucos, água, refeições, lanches, para atender funcionários e visitantes da CRTR/RJ. Executa os serviços de recebimento, armazenamento e controle de material de limpeza e similares, acondicionados em prateleiras e/ou armários, etc., assegurando sua conservação adequada.

Concurso Conter: atribuições do auxiliar administrativo


Executar tarefas auxiliares de apoio administrativo tais como: secretariar diretores; transcrição de dados; classificação de documentos; organização e manutenção de arquivos; redação de minutas de correspondências simples e rotineiras; atendimento e orientação ao público interno/externo; digitação e conferência de serviços; protocolo e despacho de documentos; operação de máquinas de xerox e fax; realização de coletas de preços; elaboração de material para reuniões, palestras; execução de serviços externos (ocasionalmente), assim como outras tarefas semelhantes.

Atribuições do agente fiscal no concurso do Conter


Desenvolver atividades de fiscalização do exercício profissional de Técnico em Radiologia, Tecnólogo em Radiologia e Auxiliar de Radiologia junto a Hospitais, Clínicas Radiológicas, Indústrias, órgãos Públicos e demais entidades que se utilizem de equipamentos radiológicos, em consonância com a legislação vigente; registrar com clareza, precisão e objetividade todos os fatos constatados na atividade de fiscalização; elaborar relatórios técnicos, acompanhar as alterações, avanços e inovações do setor, participar de reuniões técnicas, prestar orientações, responder a quesitos quando solicitado por escrito ou verbalmente em audiências convocadas e prestar assessoramento em assuntos referentes à sua área. Realizar outras atividades correlatas ao cargo, de acordo com as orientações de sua chefia imediata.

Atualizado: 23/02/2018 - 12:09

IBGE: novo concurso pode ser confirmado em reunião

Pedido encaminhado pelo IBGE ao Ministério do Planejamento é para a abertura de concurso com oportunidades para os níveis médio e superior de ensino. Salários de até R$ 8,2 mil

1.800 vagas efetivas

Por JCConcursos - Camila Diodato

Uma boa notícia para os concurseiros que almejam uma vaga em um órgão federal. No dia 8 de março acontecerá uma reunião no qual o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) pode confirmar a autorização para a abertura de novo concurso público do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
A informação foi divulgada pela ASSIBGE (Associação e Sindicato Nacional dos Servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que participará do encontro e divulgou que o Planejamento se comprometeu a dar respostas sobre o concurso e outros pontos discutidos.
Vale lembrar que, em dezembro do ano passado, o instituto solicitou o aval para 1.800 vagas efetivas, sendo 1.200 destinadas ao cargo de técnico em informações geográficas e estatísticas e as outras 600 para a carreira de analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas.
Atualmente, a solicitação está em trâmite na Divisão de Concursos Públicos do Ministério do Planejamento. Desde que foi encaminhada, ela sofreu 23 movimentações dentro da Pasta.
O edital do concurso IBGE 2018 só será publicado quando receber autorização do MPDG. A expectativa é de que o ministro do Planejamento atenda a tal solicitação para que o certame saia do papel e o órgão amplie o seu quadro de pessoal.

Sobre as carreiras do concurso IBGE 2018


A função de técnico destina-se aos candidatos com certificado de ensino médio emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). O salário vigente corresponde a R$ 3.890,87 contando com o vale-alimentação.
Já o posto de analista exige formação superior completa, sendo que diversos cursos são aceitos. Consta na tabela de remuneração dos servidores federais que o vencimento atual é de R$ 8.213,07.

Último concurso IBGE para efetivos


No final de 2015, o órgão lançou dois editais que, juntos, apresentaram um total de 600 oportunidades. A banca organizadora do certame, na ocasião, foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Um edital ofereceu 460 chances para a carreira de técnico distribuídas entre diversos Estados. A validade dele encerra no dia 30 de maio de 2018, já contando com a prorrogação.
O outro teve 90 chances para analista e 50 para tecnologista, também com lotação em vários Estados. O prazo dele vai terminar em 14 de junho de 2016, com o acréscimo da prorrogação.

Atualizado: 21/02/2018 - 11:55

Concurso ANM: novo pedido deve ser enviado ao MPDG

Solicitação de concurso do Departamento Nacional de Produção Mineral encaminhada no ano passado era para 1.153 vagas nos níveis médio e superior

Antigo DNPM

Por JCConcursos - Camila Diodato

Com a criação da Agência Nacional de Mineração (ANM), que substituirá o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), um novo pedido de concurso deve ser encaminhado ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG).
No ano passado, o departamento solicitou ao planejamento autorização para 1.153 vagas em seu quadro de pessoal. O motivo é a grande falta de profissionais, o que tem prejudicado os serviços pretados.
Já está confirmado que todos os servidores do DNPM serão transferidos automaticamente para o quadro da ANM, mas a situação gera preocupação porque grande parte dos servidores está em fase de aposentadoria.
A expectativa é de que a autorização do concurso da ANM seja concedida ainda este ano pelo ministro do Planejamento, que já sinalizou que liberará alguns certames no decorrer de 2018.

Pedido de concurso do DNPM/ANM


Segundo informações do Serviço de Informações ao Cidadão do MPDG, o requerimento encaminhado em 2017 pelo departamento não discrimina os cargos solicitados. Apesar disso, é grande a probabilidade para que as chances sejam para os mesmos postos do certame anterior, que exigiu níveis médio, técnico e superior.
Fazem parte do quadro de servidores do DNPM as carreiras de técnico administrativo, técnico em atividade de mineração, analista administrativo e especialista em recursos minerais. 
A funções de técnico administrativo e em atividade de mineração aceitam ensino médio e/ou curso técnico específico, de acordo com a especialidade. Já os postos de técnico e analista exigem formação superior em diversas áreas de atuação.

Último concurso do DNPM


Em 2010, o DNPM recebeu as inscrições do concurso que ofereceu 256 ofertas distribuídas entre a capital brasileira e diversas cidades, como São Paulo/SP.
Para nível superior completo as vagas foram para os empregos de: analista administrativo – nas áreas de administração, biblioteconomia, contabilidade, direito, gestão de pessoas, manutenção predial; e especialista em recursos minerais para as áreas de auditoria externa, desenvolvimento e economia mineral, engenharia de minas, geologia, geologia e mineração, química e tecnologia da informação mineral. Aqueles que possuem o nível médio completo puderam se candidatar às chances de técnico administrativo - divididas entre os setores de administração e contabilidade; e técnico em atividade de mineração, nas especialidades de agrimensura e topografia, geologia e mineração e manutenção de banco de dados.

Atualizado: 21/02/2018 - 10:46

Concurso Bacen: pedido para 990 vagas ainda em análise

A solicitação de concurso do Banco Central conta com oportunidades para as carreiras de técnico, analista e procurador. Níveis médio e superior

Iniciais até R$ 17,7 mil

Por JCConcursos - Camila Diodato

Ainda está em análise na Divisão de Concursos Públicos do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) o pedido para a abertura do concurso do Bacen (Banco Central do Brasil, também conhecido BC ou BCB). O órgão tem o intuito de realizar seleção para o preenchimento de 990 vagas.
Do total de oportunidades requeridas pelo Bacen, 800 se destinam à carreira de analista, 150 para técnico e 40 para procurador. As áreas de atuação não foram reveladas.
É grande a expectativa para a abertura do concurso do Banco Central principalmente devido à sua grande defasagem de pessoal e à pressão por parte dos sindicatos. No momento, existem mais de 2.000 postos vagos, sem contar com as futuras aposentadorias, ou seja, cerca de 36% do quadro de pessoal do Bacen não está preenchido. O déficit total é de 2.356 servidores, sendo 1.944 analistas, 289 técnicos e 123 procuradores - vale ressaltar que o número pode sofrer alterações a qualquer momento.
• Leia também: Especialista dá dicas sobre métodos de estudo
Em entrevista anterior ao JC, o presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), Dario Piffer, chegou a comentar que o BC não consegue atender a toda demanda e que “essa situação traz problemas de toda a ordem, sendo uma das áreas mais prejudicadas a da fiscalização; por conta disso, o Banco Central prioriza somente as demandas consideradas mais importantes".

Sobre os cargos do concurso do Bacen


A função de técnico se destina aos profissionais que concluíram o ensino médio e oferece salário inicial de R$ 6.463,44. Já os postos de analista de procurador aceitam candidatos com formação superior em diversas áreas de atuação - neste caso, os vencimentos correspondem a R$ 16.286,90 e a R$ 17.788,33, respectivamente.
Vale ressaltar que as remunerações já incluem o valor do benefício-alimentação, que equivale a R$ 458 mensais.
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Último concurso para técnico e analista do Bacen


Em 2013, o Banco Central promoveu seleção com 500 vagas destinadas aos cargos de técnico e analista. Na ocasião, a banca organizadora foi o Cespe/UnB e a remuneração inicial oscilou entre R$ 5.158,23 e R$ 14.289,24.
A carreira de técnico apresentou 100 oportunidades e estava dividida entre as áreas de suporte técnico-administrativo e segurança institucional. Para concorrer a este emprego o candidato precisou ter ensino médio completo.
Destinado a profissionais de nível superior, o cargo de analista (400) estava distribuído em seis áreas de conhecimentos: análise e desenvolvimento de sistemas, suporte à infraestrutura de tecnologia da informação, política econômica e monetária, contabilidade e finanças, infraestrutura e logística, e gestão e análise processual.
O processo seletivo constou de prova objetiva, teste discursivo e análise de títulos – este último apenas para analista. Depois, houve um programa de capacitação para os candidatos aprovados.
Para este concurso, os profissionais foram lotados em Brasília (DF), Belém (PA), São Paulo (SP), Salvador (BA) e Porto Alegre (RS).

Seleção anterior para procurador do Bacen


O Banco Central publicou em agosto de 2013 um edital com 15 oportunidades para a função de procurador. Do total de ofertas, 14 foram para Brasília e uma para Belém.
Também sob a organização do Cespe/UnB, o processo seletivo avaliou os concursandos por meio de teste objetivo, inscrição definitiva, provas discursivas, exame oral e análise de títulos.

Atualizado: 16/02/2018 - 11:34

Carnaíba/PE: inscrições abertas para 69 oportunidades

No processo seletivo da Prefeitura de Carnaíba há vagas para agente administrativo, agente comunitário de saúde, professor, médico, técnico em enfermagem, entre outros cargos

Até 23/2

Por JCConcursos - Camila Diodato

A Prefeitura Municipal de Carnaíba, localizada em Pernambuco, realiza processo seletivo com 69 oportunidades distribuídas entre as secretarias de Saúde, de Educação, de Administração e de Assistência Social.
O ensino médio habilita a participação para as carreiras de agente comunitário de saúde (5 vagas) e agente administrativo (9), enquanto o curso técnico é o requisito para o emprego de auxiliar de saúde bucal (1) e técnico em enfermagem (2).
Candidatos com formação superior podem pleitear uma das seguintes chances do processo seletivo da Prefeitura de Carnaíba: médico PSF (9), médico plantonista (6), cirurgião (1), anestesista (1), psiquiatra (1), enfermeiro plantonista (5), odontólogo (1), fisioterapeuta (2), psicólogo (2), nutricionista (2), educador físico (3), farmacêutico (1), bioquímico (1), professor de história (2), professor de educação física (4), professor de ciências (2), professor de matemática (1) e professor de 1º ao 5º ano (2).
As remunerações oferecidas aos futuros funcionários do órgão municipal ficam entre R$ 954 e R$ 8.400. Para professor, é pago um valor de R$ 12,28 por hora/aula.

Outros detalhes do processo seletivo da Prefeitura de Carnaíba


As inscrições do processo seletivo da Prefeitura de Carnaíba podem ser feitas até 23 de fevereiro, das 9h às 12h, naSecretaria de Administração, situada na rua Presidente Kennedy, nº 283, Centro.
Os participantes serão selecionados por meio de uma prova objetiva de títulos, ou seja, serão classificados por meio de uma análise curricular de caráter eliminatório e classificatório.

Atualizado: 08/02/2018 - 12:33

AGU: pedido de concurso tem dez avanços nesta semana

Embora a AGU tenha confirmado aval do ministério para o preenchimento de 100 oportunidades, o processo ainda tramita internamente no órgão

 Níveis médio e superior

Por JCConcursos - Fernando Cezar Alves

O pedido de autorização do novo concurso público 2018 da Advocacia Geral da União (AGU) contou com dez avanços no  Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) somente no decorrer desta semana. Apenas na segunda-feira, dia 5, o processo tramitou por nove setores internos do órgão e na última quarta, 7 de fevereiro, foi entregue para análise na Divisão de Concursos Públicos. A expectativa é de que a seleção seja finalmente autorizada pelo MPDG no decorrer das próximas semanas.
O pedido encaminhado pelo órgão é de 1.364 vagas. Porém, em 18 de julho, a AGU chegou a anunciar, por meio de sua assessoria de imprensa, que a seleção já havia sido autorizada pelo MPDG, para o preenchimento de 100 oportunidades. No entanto, a autorização não chegou a ser efetivamente publicada em diário oficial na ocasião e processo do pedido continua tramitando internamente no ministério.   “A realização deste concurso é um passo importante no processo de fortalecimento do quadro de servidores da AGU. Todos nós sabemos que as vitórias obtidas pela nossa instituição somente serão possíveis graças, também, à incansável dedicação diária de nossos servidores”, disse, quando do envio do pedido do concurso, a advogada-geral da União, ministra Grace Mendonça.

De acordo com informações da assessoria de imprensa da AGU, a seleção contará com oportunidades de níveis médio e superior, mas a distribuição por escolaridade ainda será confirmada. Mas já está certo que serão para áreas de apoio às carreiras jurídicas do órgão. 
As remunerações iniciais, já confirmadas, serão de R$ 4.100 para cargos com exigência de ensino médio e R$ 6.200 para aqueles com exigência de nível superior, considerando vencimentos básicos e gratificações.

Cargos solicitados pela AGU


Embora a distribuição das vagas imediatas e cadastros ainda não tenha sido confirmada, a expectativa é de que sejam para as carreiras do pedido de 1.364 postos encaminhado ao Ministério do Planejamento. Do total solicitado, 782 foram para cargos de ensino médio e 582 para nível superior.
Para ensino médio, o pedido foi para os cargos de assistente técnico administrativo (com 349 vagas) e técnico em contabilidade (433). Desta forma, a expectativa é de que as duas carreiras constem na nova seleção, embora com oferta menor de vagas.
Para nível superior, o pedido foi para os cargos de administrador (170), analista de sistemas (38), analista técnico administrativo (20), arquivista (17), bibliotecário (18), engenheiro (15), contador (258), estatístico (16), médico (9), técnico em assuntos educacionais (10) e técnico em comunicação social (11). 

Novas vagas

 Vale ressaltar que tramita na Câmara dos Deputados o projeto de lei 6788/17, que cria mais 3.000 vagas no órgão, sendo 2.000 para o cargo de analista técnico de apoio à atividade jurídica e 1.000 para técnico de apoio à atividade jurídica.
Para técnico, para concorrer será exigido apenas ensino médio, com inicial de R$ 4.669,35, com gratificações. Para analistas, nível superior, com inicial de R$ 6.985,34.  

Mais informações sobre este projeto podem ser obtidas aqui

Concurso Anterior

O último concurso da AGU para cargos da área de apoio operacional ocorreu em 2014, quando foram oferecidas 100 oportunidades, para preenchimento para a sede, em Brasília, bem como para a Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP/PR), pelo regime jurídico únicos dos servidores civis da união, autarquias e fundações públicas federais.

Para o quadro de nível superior da AGU foram oferecidas oportunidades para os cargos de analista de sistemas (10 postos), analista técnico administrativo (34), bibliotecário com registro profissional (3) e técnico em comunicação social (3). Para quem possui formação técnica, a oferta foi de dez vagas para a carreira de técnico em contabilidade.

Já na Secretaria dos Portos, para nível médio foram dez vagas para agente administrativo e sete para técnico em contabilidade. Para nível superior, a oferta foi para os cargos de administrador (4), analista técnico administrativo (15), contador (2) e economista (2).

A banca organizadora do concurso, na ocasião, foi o Idecan.

Antes disso, a seleção anterior para a área técnica ocorreu em 2006, quando foram registrados 25 mil inscritos para a oferta de 336 vagas, somente para candidatos de nível superior, para os cargos de administrador, contador, economista e engenheiro. Neste caso, a banca organizadora foi o Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade do Rio de Janeiro (NCE/UFRJ).

concurso-AGU

Sobre a AGU

Cabe à Advocacia Geral da União representar a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organização e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo. Em termos de representação judicial, sua atividade é exercida em defesa dos interesses dos referidos entes nas ações judiciais em que a União figura como autora, ré ou, ainda, terceira interessada. A representação extrajudicial é exercida perante entidades não vinculadas à justiça, como órgãos administrativos da própria união, estados ou municípios.

Atualizado: 08/02/2018 - 11:14

São Joaquim do Monte/PE: concurso encerra prazo hoje

Oportunidades do concurso da Prefeitura de São Joaquim do Monte estão distribuídas entre cargos de todos os níveis escolares e com salários de até R$ 6 mil por mês

Diversos cargos

Por JCConcursos - Leandro Cesaroni

Após prazo prorrogado, chegam ao fim nesta quinta-feira (8) as inscrições para o concurso da Prefeitura de São Joaquim do Monte, em Pernambuco, destinado a selecionar 190 profissionais em diversas funções. 
Com nível fundamental completo será possível se candidatar para as ofertas de operador de máquinas pesadas (2 postos), pintor predial (1), lavadeira hospitalar (2), cozinheiro hospitalar (4), gari (5), motorista B ou C (6), motorista D ou E (6), merendeira (8), coveiro (1), pedreiro (1), vigia (5), zelador predial (8), porteiro (10) e auxiliar de serviços gerais (25).
Os cargos que requerem a conclusão do ensino médio são os seguintes: agente de vigilância sanitária (2), agente de combate às endemias (3), recepcionista plantonista (3), auxiliar administrativo (10), monitor escolar (15), auxiliar de farmácia (1), técnico de imobilização (1), técnico de laboratório (1), técnico em raio-x (1), técnico em edificações (1), guarda municipal (8), agente comunitário de saúde (9), técnico de enfermagem hospitalar plantonista (12) e professor de educação infantil e anos iniciais (15).
Nível superior é exigência para as oportunidades de analista clínico (1), farmacêutico (1), fisioterapeuta (1), médico ortopedista (1), médico veterinário (1), nutricionista (1), professor de educação física (1), psicólogo (1), médico pediatra (1), auditor de controle interno (1), auditor fiscal de tributos municipais (1), médico auditor (1), médico ginecologista (1), enfermeiro (4) e médico clínico geral (7).
Os salários iniciais oferecidos no concurso da Prefeitura de São Joaquim do Monte partem de R$ 937 e chegam a R$ 6.000.
Quem quiser participar do concurso deverá efetuar a inscrição por meio do site www.admtec.org.br. As taxas para se candidatar são de R$ 60 para carreiras de ensino fundamental, R$ 80 para as de nível médio e R$ 95 para as que exigem formação de ensino superior.

Etapas do concurso de São Joaquim do Monte/PE


A aplicação das provas objetivas está marcada para o dia 25 de fevereiro, sendo que os gabaritos serão publicados no dia seguinte. Informações a respeito do horário e dos locais do exame serão divulgadas até 16 de fevereiro.
Entre 2 e 4 de abril serão recebidos os títulos dos candidatos a professor. Já o resultado final do concurso da Prefeitura de São Joaquim do Monte/PE está previsto para sair até 18 de maio.

Atualizado: 05/02/2018 - 11:47

Concurso Ibama: pedido é reiterado junto ao MPDG

O Ibama tem o intuito de abrir concurso com oportunidades para técnico e analista, com exigência de níveis médio e superior. Os salários iniciais oferecidos pelo órgão chegam a R$ 7,7 mil

1.529 vagas

Por JCConcursos - Camila Diodato

No último dia 1 de fevereiro, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) reiterou junto ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) o pedido de autorização para novo concurso público. Com isso, cresce a expectativa para que o ministro do Planejamento avalie a solicitação e libere o aval ainda em 2018.
O requerimento enviado em maio do ano passado solicita um total de 1.529 vagas. Das oportunidades solicitadas, 680 são para postos que estão em aberto e as outras 849 referem-se as que ficarão vagas no decorrer dos próximos três anos. Tais chances de reposição servirão para preencher as futuras aposentadorias, de modo que o quadro de pessoal não entre em crise com a falta de servidores.
As 680 oportunidades estão distribuídas entre as carreiras de analista ambiental (500) e analista administrativo (180). Já as demais 849 chances se destinarão ao preenchimento de todos os postos que ficarão em aberto, inclusive o de técnico administrativo.
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Os empregos de analista ambiental e analista administrativo do concurso do Ibama exigem nível superior, enquanto a colocação de técnico administrativo aceita profissionais com ensino médio.
As remunerações iniciais correspondem a R$ 3.712,72 para técnico e a R$ 7.760,45 para analista. Nesses valores já está incluso o auxílio-alimentação de R$ 458.

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É grande a expectativa para que o Planejamento conceda o concurso do Ibama, ainda mais que o órgão não tem seleções vigentes e enfrenta defasagem de pessoal, que deve ser acentuada no decorrer dos próximos anos.

Últimos concursos do Ibama para analista


O último concurso para analista ambiental do Ibama foi aberto em 2012, anunciando uma oferta de 108 vagas, sendo 45 para a área de licenciamento ambiental no Distrito Federal, 15 para licenciamento ambiental no Rio de Janeiro, 27 para monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental no Distrito Federal e 21 para gestão, proteção e controle da qualidade ambiental no Distrito Federal. Ao todo, 16.290 pessoas se inscreveram para o processo seletivo.
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Já para analista administrativo, o último certame foi realizado em 2013, para preenchimento de 61 postos, distribuídos da seguinte forma: Acre (2 vagas), Amapá (2), Amazonas (3), Bahia (1), Distrito Federal (27), Espírito Santo (1), Maranhão (1), Mato Grosso (3), Mato Grosso do Sul (2), Minas Gerais (2), Pará (2), Paraná (2), Piauí (1), Rio Grande do Sul (1), Rondônia (2), Roraima (2), Santa Catarina (2), São Paulo (1), Sergipe (2) e Tocantins (2). O processo seletivo registrou 43.533 candidatos.
As duas seleções foram organizadas pelo Cespe/UnB.

Atualizado: 01/02/2018 - 14:41

Concurso Ministério da Fazenda: pedido com 1.301 vagas

Solicitação para a abertura de concurso do Ministério da Fazenda 2018/2019 refere-se a vários cargos com exigência de níveis médio e superior de ensino

Em avaliação

Por JCConcursos - Camila Diodato

Continua em análise no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) o pedido para a abertura do concurso do Ministério da Fazenda, que solicitou autorização de 1.301 vagas para o seu quadro de pessoal.
Recentemente, o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, anunciou que os certames do âmbito federal serão retomados e que liberará algumas autorizações. A expectativa é de que o MF seja contemplado ainda em 2018, já que apresenta um déficit de 3.999 servidores, sendo 3.062 para nível médio e 937 para superior.
As oportunidades requeridas ao Planejamento estão distribuídas da seguinte maneira: assistente técnico administrativo (904), analista técnico administrativo (257), arquiteto (12), arquivista (9), bibliotecário (12), contador (53), engenheiro (15), enfermeiro (5), pedagogo (6), psicólogo (6) e técnico em comunicação social (22).
Para concorrer ao posto de assistente é necessário possuir ensino médio completo, enquanto as demais funções aceitam candidatos com formação superior em diversas áreas de atuação. Os salários iniciais atuais oscilam entre R$ 3.953,68 e R$ 6.388,27, já incluindo o vale-alimentação de R$ 458.
A solicitação do concurso do Ministério da Fazenda 2018/2019 encaminhada ao MPDG não apresentou as regiões de lotação das oportunidades, mas é bem provável que São Paulo e Distrito Federal sejam os locais com a maior quantidade de oportunidade, e o motivo é que no último certame eles não foram abrangidos.
O detalhe do processo seletivo que pode ser dado como certo é a escolha da empresa organizadora, que será a Esaf (Escola de Administração Fazendária), como de costume nos concursos do órgão. Assim, os candidatos podem ir se preparando com as provas e os editais de seleções anteriores, uma vez que a banca se repete.

Outras oportunidades na solicitação de concurso


Junto com as vagas para o seu próprio quadro de pessoal, o MF pediu mais 3.040 chances distribuídas entre os seus órgãos vinculados. Os postos são para os níveis médio e superior.
Para a Receita Federal são as 630 vagas para auditor-fiscal e as 1.453 para analista tributário. O quadro do Tesouro Nacional é composto pelas colocações de auditor federal de finanças e controle (30) e técnico de finanças e controle (70), enquanto a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) fica com a função de procurador da Fazenda (240). 
Para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o pedido contempla 16 oportunidades para a carreira de inspetor, 30 para analista e 82 para agente executivo.
Na Superintendência de Seguros Privados (Susep), são 55 chances para analista técnico. Por fim, as demais profissões se destinam ao quadro da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), sendo elas as de especialista em previdência social (48), analista administrativo (23), técnico administrativo (39), administrador (11) e atuário (7).
Esses detalhes foram divulgados pelo Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC). 

Último concurso do Ministério da Fazenda


No início de 2014, o MF abriu processo seletivo visando a contratar 1.026 profissionais na carreira de assistente. As chances disponibilizadas pelo certame foram distribuídas entre os Estados do Acre (18 vagas), Alagoas (14), Amazonas (28), Amapá (6), Bahia (80), Ceará (53), Espírito Santo (14), Goiás (31), Maranhão (30), Minas Gerais (101), Mato Grosso do Sul (34), Mato Grosso (27), Pará (55), Paraíba (20), Pernambuco (52), Piauí (17), Paraná (97), Rio de Janeiro (61), Rio Grande do Norte (17), Rondônia (13), Roraima (8), Rio Grande do Sul (155), Santa Catarina (74), Sergipe (9) e Tocantins (12).
Todos os candidatos passaram por provas objetivas de conhecimentos básicos e específicos com 70 perguntas de múltipla escolha. Os assuntos abordados nos testes foram língua portuguesa; matemática e raciocínio lógico; conhecimentos de informática; atualidades; gestão de pessoas e do atendimento ao público; ética do servidor na administração pública; administração pública brasileira; e regime jurídico dos agentes públicos.

Atualizado: 01/02/2018 - 14:27

Concurso Correios: saiu resultado para 88 vagas

Concurso dos Correios preencheu postos em todos os Estados do país, exceto Mato Grosso. Prova foi aplicada em 10 de dezembro

Salários de até R$ 4,9 mil

Por JCConcursos - Da Redação

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos publicou, nesta quinta-feira (1), o resultado final do concurso  que ofereceu 88 vagas imediatas, além de formar cadastro reserva, em cargos nas áreas de engenharia, saúde e segurança. A seleção foi organizada pelo Instituto Americano de Desenvovimento (Iades).    
Nível médio e formação técnica foram requisitos para auxiliar de enfermagem do trabalho júnior (12 postos e salário de R$ 1.876,43) e técnico em segurança do trabalho (21 - R$ 2.534,14).

As oportunidades com exigência de curso superior envolvidas no concurso dos Correios eram destinadas a enfermeiro do trabalho júnior (2 - R$ 4.689,13), engenheiro de segurança do trabalho júnior (9 - R$ 4.903,05) e médico do trabalho júnior (44 - R$ 4.903,05).
APOSTILAS CORREIOS - COMUNS AOS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR E MÉDIO
Como benefícios, os contratados terão vale alimentação/refeição; vale transporte; auxílio creche ou auxílio babá; auxílio para filhos dependentes com deficiência; e possibilidade de adesão a plano de previdência complementar.
Os empregos oferecidos no concurso dos Correios têm lotação em Brasília/DF, Rio Branco/AC, Maceió/AL, Manaus/AM, Macapá/AP, Salvador/BA, Fortaleza/CE, Vitória/ES, Goiânia/GO, São Luís/MA, Belo Horizonte/MG, Campo Grande/MS, Belém/PA, João Pessoa/PB, Teresina/PI, Curitiba/PR, Rio de Janeiro/RJ, Natal/RN, Porto Velho/RO, Boa Vista/RR, Porto Alegre/RS, São José/SC, Aracaju/SE, Bauru/SP, São Paulo/SP e Palmas/TO.

Do total de vagas em disputa, 11 foram reservadas a candidatos que se declararam negros e 20 a pessoas com deficiência. 

Sobre a prova do concurso dos Correios


Os candidatos foram avaliados em etapa única, por meio de prova objetiva com 50 questões de múltipla escolha. O exame ocorreu em 10 de dezembro de 2017, com aplicação em todos os municípios com oferta de vagas. 

Prepare-se para o concurso do Correios

PROVA ANTERIOR DO CORREIOSCURSO ONLINE CORREIOS - DIVERSOS CARGOS
O teste abordou conteúdos de língua portuguesa, raciocínio lógico/matemática, informática, legislação aplicada aos Correios e conhecimentos específicos.

O concurso terá validade de um ano, prorrogável por mais um, a critério da empresa, conforme estabelece o edital

Atribuições do técnico de enfermagem do trabalho no concurso dos Correios


Auxiliar na elaboração e implementação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional da Empresa (PCMSO), conforme legislação vigente; auxiliar na realização de procedimentos médicos (exames, curativos, imobilizações, esterilizações, etc.), manipulando aparelhos e ministrando medicamentos, sob prescrição médica; auxiliar na supervisão de exames de saúde, para fins de admissão, retorno ao trabalho, demissão, mudança de função e periódico; analisar e elaborar pareceres técnicos e relatórios referentes a projetos e assuntos de sua área; auxiliar na elaboração de relatórios gerenciais do PCMSO, objetivando a melhoria dos indicadores de saúde ocupacional dos Correios; aplicar os conhecimentos de Auxiliar de Enfermagem do Trabalho ao ambiente de trabalho e a todos os seus componentes, de modo a atenuar ou eliminar os riscos existentes à saúde do trabalhador; auxiliar na elaboração de laudos para fins de concessão, manutenção ou cancelamento de adicionais relacionados à saúde do empregado, bem como proposição de medidas corretivas e preventivas relativas aos agentes nocivos detectados; promover a realização de atividades de conscientização, educação e orientação dos trabalhadores para a prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, tanto por meio de campanhas, quanto de programas de duração permanente; esclarecer e conscientizar os empregados sobre acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, estimulando-os em favor da prevenção; participar das atividades da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), conscientizando os empregados sobre as normas de segurança, proteção e higiene no trabalho; e executar outras atribuições relacionadas à sua especialidade, de mesma natureza e equivalente nível de dificuldade.

Concurso Correios: principais atribuições do técnico em segurança do trabalho


Executar as atividades ligadas à segurança e higiene do trabalho, utilizando métodos e técnicas científicas, observando dispositivos legais e institucionais que objetivem a eliminação, controle ou redução permanente dos riscos de acidentes do trabalho e a melhoria das condições do ambiente, para preservar a integridade física e mental dos empregados; promover e participar de debates, encontros, campanhas, seminários, palestras, reuniões, treinamentos e utilizar outros recursos de ordem didática e pedagógica com o objetivo de divulgar as normas de segurança e higiene do trabalho, assuntos técnicos, administrativos e prevencionistas, visando evitar acidentes do trabalho, doenças profissionais e do trabalho; elaborar informativos, normas, pareceres técnicos, relatórios, gráficos, quadros, tabelas e outros documentos sobre acidente do trabalho e higiene e segurança do trabalho, comunicando os resultados de suas inspeções; executar programas de prevenção de acidentes do trabalho, doenças profissionais e do trabalho nos ambientes de trabalho com a participação dos empregados, propondo medidas para redução dos índices, acompanhando e avaliando seus resultados, bem como sugerindo constante atualização dos mesmos e estabelecendo procedimentos a serem seguidos; investigar acidentes ocorridos, examinando as condições da ocorrência, para identificar suas causas e propor as providências cabíveis; entre outras atividades.

O que vai caiu na prova dos Correios


Língua portuguesa – 1 Compreensão e intelecção de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego do sinal indicativo de crase. 6 Formação, classe e emprego de palavras. 7 Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Colocação pronominal. 11 Regência nominal e verbal. 12 Equivalência e transformação de estruturas. 13 Paralelismo sintático. 14 Relações de sinonímia e antonímia.

Raciocínio lógico/matemática -
1 Operações, propriedades e aplicações (soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação). 2 Princípios de contagem e probabilidade. 3 Arranjos e permutações. 4 Combinações. 5 Conjuntos numéricos (números naturais, inteiros, racionais e reais) e operações com conjuntos. 6 Razões e proporções (grandezas diretamente proporcionais, grandezas inversamente proporcionais, porcentagem, regras de três simples e compostas). 7 Equações e inequações. 8 Sistemas de medidas. 9 Volumes. 10 Compreensão de estruturas lógicas. 11 Lógica de argumentação (analogias, inferências, deduções e conclusões). 12 Diagramas lógicos.

Informática - 1 Noções de sistema operacional (ambiente Windows). 2 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambiente Microsoft Office). 3 Redes de computadores. 3.1 Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. 3.2 Programas de navegação (Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome). 3.3 Programas de correio eletrônico (Outlook Express e Mozilla Thunderbird). 3.4 Sítios de busca e pesquisa na Internet. 3.5 Grupos de discussão. 4 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 5 Segurança da informação. 5.1 Procedimentos de segurança. 5.2 Noções de vírus, worms e pragas virtuais. 5.3 Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, anti-spyware etc.). 5.4 Procedimentos de backup.

Legislação aplicada aos Correios - 1 Constituição Federal de 1988. 1.1 Título I - Dos Princípios Fundamentais. 1.2 Título II - Dos Direitos e Garantias Fundamentais. 2 Decreto Nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999. 3 Lei Nº 7.853, de 24 de outubro de 1989. 4 Lei Nº 10.741, de 1º de outubro de 2003. 5 Decreto Nº 8.016, de 17 de maio de 2013. 6 Lei Nº 13.303, de 30 de junho de 2016.

Conhecimentos específicos para todos os cargos – 1 Decreto nº 6.214, de 26 de setembro de 2017. 2eSocial (http://www.esocial.gov.br/Legislacao.aspx). 2.1 Resoluções CG nºs 003/2015, 004/ 2015, 005/2016, 006/ 2016 e 007/ 2017. 2.2 Resolução CD nº 002/ 2016. 2 Portaria MTB n° 3.214, de 8 de Junho de 1978, do Ministério do Trabalho.3 Normas Regulamentadoras Relativas a Segurança e Medicina do Trabalho.3.1 NR- 1 – Disposições Gerais.3.2 NR- 2 - Inspeção Prévia. 3.3 NR- 4 - Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho - SESMT. 3.4 NR- 5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA. 3.5 NR- 17- Ergonomia. 3.6 NR- 24- Condições Sanitárias dos Locais de Trabalho. 4 Ordens de serviço. 5 Comunicação de Acidente de Trabalho - CAT. 6 Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador. 7 Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional – OHSAS 18000. 8 Normas de Higiene Ocupacional - NHO da Fundacentro. 8.1 Procedimentos Técnicos - Avaliação da Exposição Ocupacional: ao Ruído (NHO 01), ao Calor (NHO 06), a Vibração de Corpo Inteiro (NHO 09) e a Vibração em Mãos e Braços (NHO 10).9 Ergonomia. 9.1 Fundamentos de Ergonomia. (Compreensão do processo de ação ergonômica). 9.2 Requisitos para elaboração de Análise Ergonômica do Trabalho. 9.3 Fundamentos de biomecânica. 9.4 Aplicação de ferramentas ergonômicas. 9.5 Equação do NIOSH para levantamento manual de cargas. 9.6 Norma ABNT NBR ISO 11228-1- Ergonomia - Levantamento e Transporte de Cargas. 9.7 Norma ABNT NBR ISSO 11228- 3 - Ergonomia - Movimentação de Cargas leves em alta frequência.10 Perfil Profissiográfico Previdenciário - PPP. 11 Fator Acidentário de Prevenção - FAP. 12 Programa de Conservação Auditiva - PCA. 13 Programa de Conservação de Voz - PCV. 14 Seguro de Acidente do Trabalho - SAT. 15 Nexo Técnico Epidemiológico - NTEP.

Conhecimentos específicos para auxiliar de enfermagem - 1 Normas Regulamentadoras Relativas a Segurança e Medicina do Trabalho.1.1 NR- 6 - Equipamento de Proteção Individual - EPI. 1.2 NR- 9 - Riscos Ambientais. 1.3 NR- 11- Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais. 1.4 NR- 15- Atividades e Operações Insalubre. 1.5 NR- 16- Atividades e Operações Perigosas. 1.6 NR- 26- Sinalização de Segurança. 1.7 NR- 35- Trabalho em Altura. 2 Reabilitação Profissional. 3 Aspectos legais da Enfermagem do Trabalho. 3.1 Responsabilidades em relação à segurança e saúde ocupacional. 3.2 Saúde ocupacional como um direito humano. 3.3 Convenções da Organização Internacional do Trabalho. 4 Biossegurança. 4.1 Princípios gerais de biossegurança, higiene e profilaxia. 4.2 Meios de propagação e isolamento em doenças infectocontagiosas. 5 Epidemiologia ocupacional. 5.1 Método epidemiológico aplicado à saúde e segurança ocupacional. 5.2 Estratégias e técnicas epidemiológicas de avaliação da exposição. 5.3 Medidas de exposição no local de trabalho. 5.4 Medição dos efeitos das exposições. 5.5 Avaliação de causalidade e ética em pesquisa epidemiológica. 6 Gestão em saúde: planejamento, implementação e avaliação de políticas, planos e programas de saúde nos locais de trabalho. 7 Procedimentos de enfermagem. 7.1 Verificação de sinais vitais. 7.2 Oxigenoterapia, aerossolterapia e curativos. 7.3 Administração de medicamentos e coleta de materiais para exame. 8 Proteção e promoção da saúde nos locais de trabalho. 8.1 Programas preventivos. 8.2 Avaliação do risco em saúde. 8.3 Condicionamento físico e programas de aptidão. 8.4 Programas de nutrição. 8.5 Proteção e promoção de saúde. 8.6 Doenças infecciosas. 8.7 Programas de controle do tabagismo, álcool e abuso de droga. 8.8 Gestão do estresse. 9 Programa de prevenção de riscos ambientais. 9.1 Higiene ocupacional. 9.2 Prevenção de acidentes. 9.3 Política de segurança, liderança e cultura. 9.4 Proteção Pessoal. 10 Toxicologia. 10.1 Toxicologia e epidemiologia. 10.2 Monitoração biológica. 10.3 Toxicocinética. 10.4 Toxicologia básica. 10.5 Agentes químicos no organismo. 10.6 Toxicocinética. 10.7 Toxicodinâmica dos agentes químicos. 11 Conduta ética dos profissionais da área de saúde.

Conhecimentos específicos para técnico de segurança do trabalho - 1 Normas Regulamentadoras Relativas a Segurança e Medicina do Trabalho.1.1 NR- 3 - Embargo e Interdição. 1.2 NR- 6 - Equipamento de Proteção Individual - EPI.1.3 NR- 8- Edificações.1.4 NR- 9 - Riscos Ambientais.1.5 NR- 10 – Instalações e Serviços de Eletricidade.1.6 NR- 11- Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais.1.7 NR- 12- Máquinas e Equipamentos.1.8 NR- 15- Atividades e Operações Insalubre.1.9 NR- 16- Atividades e Operações Perigosas.1.10 NR- 23- Proteção Contra Incêndios.1.11 NR- 26- Sinalização de Segurança.1.12 NR- 35- Trabalho em Altura. 2 Plano de Prevenção Contra Incêndio - PPCI. 3 Introdução à segurança e saúde do trabalhador. 4 Órgãos e instituições relacionadas à segurança e à saúde do trabalhador - siglas e atribuições. 5 Acidente do trabalho. 6 Códigos e símbolos específicos de Saúde e Segurança no Trabalho. 7 Primeiros socorros. 8 Fundamentos de segurança e higiene do trabalho. 9 Doenças transmissíveis e doenças ocupacionais. 10 Saneamento do meio. 11 Equipamentos de proteção coletiva e individual.

Conhecimentos específicos para enfermeiro do trabalho - 1 Normas Regulamentadoras Relativas a Segurança e Medicina do Trabalho.1.1 NR- 6 - Equipamento de Proteção Individual - EPI.1.2 NR- 7 - Exames Médicos.1.3 NR- 9 - Riscos Ambientais.1.4 NR- 11- Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais.1.5 NR- 15- Atividades e Operações Insalubre.1.6 NR- 16- Atividades e Operações Perigosas.1.7 NR- 26- Sinalização de Segurança. 1.8 NR- 35- Trabalho em Altura.2 Laudo de insalubridade / periculosidade.3 Reabilitação Profissional. 4 Processo de Enfermagem. 5 Estudo dos agravos à saúde do trabalhador. 6 Doenças profissionais e doenças relacionadas ao trabalho. 7 Aspectos legais sobre doenças e acidentes de trabalho no Brasil. 8 Responsabilidades éticas e legais à saúde do trabalhador. 9 Epidemiologia e vigilância da saúde do trabalhador.9.1 Doenças profissionais. 9.2 Doenças relacionadas ao trabalho. 9.3 Doenças imunopreveníveis. 9.4 Doenças de notificação compulsória. 10 Regulamentação do exercício profissional de Enfermagem do Trabalho. 11 Atribuições e atuação do Enfermeiro do Trabalho. 12 Higiene ocupacional. 13 Convenções internacionais (Convenções da OIT sobre saúde do trabalhador). 14 Política nacional para a saúde do trabalhador 15 Níveis de atenção à saúde.15.1 Promoção da saúde. 15.2 Proteção específica. 15.3 Atenção secundária. 15.4 Atenção terciária. 16 Bem-estar, saúde e qualidade de vida no trabalho. 17 Programas de saúde do trabalhador.

Conhecimentos específicos para engenheiro de segurança do trabalho - 1 Normas Regulamentadoras Relativas a Segurança e Medicina do Trabalho.1.1 NR- 3 - Embargo e Interdição. 1.2 NR- 6 - Equipamento de Proteção Individual - EPI.1.3 NR- 8 - Edificações.1.4 NR- 9 - Riscos Ambientais.1.5 NR- 10 – Instalações e Serviços de Eletricidade.1.6 NR- 11- Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais.1.7 NR- 12- Máquinas e Equipamentos.1.8 NR- 15- Atividades e Operações Insalubre. 1.9 NR- 16- Atividades e Operações Perigosas.1.10 NR- 23- Proteção Contra Incêndios.1.11 NR- 26- Sinalização de Segurança. 1.12 NR- 35- Trabalho em Altura.2 Laudo de insalubridade / periculosidade.3 Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho - LTCAT.4 Plano de Prevenção Contra Incêndio - PPCI. 5 Situações de trabalho: trabalho em turnos e noturno, fadiga, vigilância e acidentes. 6 Gerência de Riscos.6.1 Inspeção de segurança, investigação e análise de acidentes. 6.2 Custo de acidentes. 6.3 Levantamento de riscos ambientais. 6.4 Análise Preliminar de Riscos (APR), Análise de Modos de Falha e Efeito (AMFE), Análise de Árvore de Falhas (AAF) e Análise de Perigos e Operabilidade (HAZOP). 6.5 Avaliação de Riscos. 7 Agentes Químicos.7.1 Classificação e reconhecimento dos riscos químicos. 7.2 Limites de tolerância. 7.3 Técnicas de reconhecimento. 7.4 Contaminantes sólidos, líquidos e gasosos. 7.5 Medidas de controle individual e coletivo para agentes químicos. 8 Acidentes de trabalho. 9 Legislação e Administração Aplicada à Engenharia de Segurança. 10 Atribuições e responsabilidades do Engenheiro de Segurança do Trabalho. 11 Convenções e recomendações da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Conhecimentos específicos para médico do trabalho - 1 Normas Regulamentadoras Relativas a Segurança e Medicina do Trabalho.1.1 NR6 - Equipamento de Proteção Individual - EPI.1.2 NR7 - Exames Médicos.1.3 NR9 - Riscos Ambientais.1.4 NR11- Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais. 1.5 NR15- Atividades e Operações Insalubre.1.6 NR16- Atividades e Operações Perigosas.1.7 NR26- Sinalização de Segurança. 1.8 NR35- Trabalho em Altura.2 Laudo de insalubridade / periculosidade. 3 Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho - LTCAT.4 Reabilitação Profissional. 5 Agravos à saúde do trabalhador. 5.1 Saúde mental. 5.2 Sistemas sensoriais, respiratório e cardiovascular. 5.3 Câncer. 5.4 Sistema musculoesquelético. 5.5 Sangue. 5.6 Sistemas nervoso, digestivo, renal-urinário e reprodutivo. 5.7 Doenças da pele. 6 Bioética. 6.1 Princípios fundamentais. 6.2 Direitos e deveres do médico. 6.3 Responsabilidade profissional. 6.4 Sigilo médico. 6.5 Atestado e boletim médicos. 6.6 Perícia médica. 6.7 Pesquisa médica. 6.8 Código de ética do Médico do Trabalho. 7 Epidemiologia ocupacional. 7.1 Método epidemiológico aplicado à saúde e segurança ocupacional. 7.2 Estratégias e técnicas epidemiológicas de avaliação da exposição. 7.3 Medidas de exposição no local de trabalho. 7.4 Medição dos efeitos das exposições. 7.5 Avaliação de causalidade e ética em pesquisa epidemiológica. 8 Gestão ambiental e saúde dos trabalhadores. 8.1 Relações entre saúde ambiental e ocupacional. 8.2 Saúde e segurança ocupacional e o meio ambiente. 8.3 Gestão ambiental e proteção dos trabalhadores. 8.4 Gestão em saúde: planejamento, implementação e avaliação de políticas, planos e programas de saúde nos locais de trabalho. 9 Perícias médicas judiciais. 9.1 Exame clínico e anamnese ocupacional. 9.2 Análise das condições de trabalho. 9.3 Laudos médicos e ambientais. 10. Programa de controle médico e serviços de saúde ocupacional. 11 Proteção e promoção da saúde nos locais de trabalho. 11.1 Programas preventivos. 11.2 Avaliação do risco em saúde. 11.3 Condicionamento físico e programas de aptidão. 11.4 Programas de nutrição. 11.5 A saúde da mulher. 11.6 Proteção e promoção de saúde. 11.7 Doenças infecciosas. 11.8 Programas de controle do tabagismo, álcool e abuso de droga. 11.9 Gestão do estresse. 12 Programa de prevenção de riscos ambientais. 12.1 Higiene ocupacional. 12.2 Prevenção de acidentes. 12.3 Política de segurança, liderança e cultura. 12.4 Proteção Pessoal. 13 Toxicologia. 13.1 Toxicologia e Epidemiologia. 13.2 Monitoração biológica. 13.3 Toxicocinética. 13.4 Toxicologia básica. 13.5 Agentes químicos no organismo. 13.6 Toxicocinética. 13.7 Toxicodinâmica dos agentes químicos.


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Atualizado: 01/02/2018 - 10:22

Câmara de Brejão/PE: concurso com inscrição aberta

Oferta no concurso da Câmara Municipal de Brejão é de quatro vagas, com salários de até R$ 2 mil. Inscrições serão recebidas até 20 de fevereiro

Todos os níveis

Por JCConcursos - Patricia Lavezzo

Encontram-se abertas as inscrições do concurso público da Câmara Municipal de Brejão, localizada no Estado de Pernambuco. A seleção visa à contratação de quatro profissionais para o seu quadro de pessoal, pelo regime estatutário, que garante estabilidade. 
Para quem concluiu o ensino fundamental, a chance é para a função de auxiliar de serviços diversos (1 vaga), cujo salário inicial é de R$ 954 para carga horária semanal de 40 horas. 
O cargo de auxiliar administrativo (1) exige ensino médio completo. O vencimento é de 1.100 para jornada de trabalho de 40 horas semanais. 
Nível superior é requisito para os postos de assessor legislativo (1) e controlador de sistemas (1). As respectivas remunerações são de R$ 2.000 e R$ 1.800 para carga horária semanal de 20 horas. 

Participação no concurso da Câmara de Brejão/PE


A empresa responsável pela organização e execução do processo seletivo é a Advise. O cadastro deverá ser realizado no endereço eletrônico www.advise.net.br até o dia 20 de fevereiro. Os valores da taxa de participação são de R$ 55 para ensino fundamental, R$ 75 para nível médio e R$ 90 para formação superior. 
O concurso da Câmara de Brejão/PE será constituído de uma única etapa: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela será aplicada na data prevista de 25 de março, em locais e horários a serem divulgado no site da Advise.
Para o cargo de auxiliar de serviços diversos, a prova contará com 40 questões, sendo 20 de português, 10 de matemática e 10 de conhecimentos gerais. Já para os níveis médio e superior serão 40 questões, sendo divididas da seguinte maneira: 10 de português, 10 de conhecimentos gerais, 10 de noções de administração pública e 10 de conhecimentos específicos. 

Atualizado: 31/01/2018 - 15:21

Concurso MPF: projeto de lei pode criar 842 vagas

Proposta tem o objetivo de criar oportunidades para as carreiras de técnico, analista e procurador. Ofertas são para concurso do MPF, além do MPU

Em análise

Por JCConcursos - Camila Diodato

Segue em análise na Câmara dos Deputados o projeto de lei (PL) n° 6006/2016, que visa a criar 842 vagas efetivas para o quadro de pessoal do Ministério Público Federal (MPF). As chances são para todo o país e estão distribuídas entre três cargos.
O próximo passo para o avanço da proposta é eleger um novo relator, já que o anterior devolveu o PL sem nenhuma manifestação. O documento se encontra na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP).
Consta no PL que, das oportunidades, 501 são para técnico, 207 para analista e 134 para procurador. Vale ressaltar que os cargos de técnico e analista são preenchidos por meio de concurso do MPU, que depois fica com a responsabilidade de lotar as chances no quadro do MPF.
Para concorrer à carreira de técnico é preciso ter certificado de ensino médio emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação, enquanto a colocação de analista aceita profissionais com formação superior em diversas áreas de atuação. As remunerações correspondem a R$ 6.167,99 para técnico e a R$ 10.119,93 para analista, sem incluir os seguintes benefícios: R$ 884 de vale-alimentação, R$ 699 de assistência pré-escolar, R$ 181,77 de auxílio-transporte, além de assistências médica e odontológica.
Já o posto de procurador regional da República exige bacharelado em direito e, no mínimo, três anos de atividade jurídica, exercida após a obtenção da graduação. O salário inicial oferecido é de R$ 28.947,55
O projeto de lei que prevê, consequentemente, a realização de um novo concurso do MPF ainda será avaliado pelas comissões de Finanças e Tributação (CFT) e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). Após ser aprovado em todas as comissões, o documento irá ser avaliado pelo Plenário e, em seguida, irá para o Senado Federal. Por isso, haverá a sanção por parte do presidente da República.

Último concurso do MPF


No final de 2016, o MPF lançou edital com 82 vagas para procurador espalhadas pelas seguintes cidades: Maceió/AL (1), Arapiraca/AL (1), Laranjal do Jari/AP (1), Oiapoque/AP (1), Manaus/AM (3), Bom Jesus da Lapa/BA (1), Jequié/BA (1), Paulo Afonso/BA (1), Fortaleza/CE (1), Crateús/CE (1), Maracanaú/CE (1), Brasília/DF (1), Goiânia/GO (1), Anápolis/GO (1), Itumbiara/GO (1), São Luís/MA (1), Imperatriz/MA (1), Juína/MT (1), Campo Grande/MS (1), Belo Horizonte/MG (1), Ituiutaba/MG (1), Janaúba/MG (1), Manhuaçu/MG (1), Poços de Caldas/MG (1), Teófilo Otoni/MG (1), Belém/PA (1), Itaituba/PA (1), Marabá/PA (1), Tucuruí/PA (1), João Pessoa/PB (1), Guarabira/PB (1), Curitiba/PR (2), Campo Mourão/PR (1), Cascavel/PR (1), Guarapuava/PR (1), Recife/PE (1), Cabo de Santo Agostinho/PE (1), Goiana/PE (1), Jaboatão/PE (1), Salgueiro/PE (1), Teresina/PI (1), Corrente/PI (1), São Raimundo Nonato/PI (1), Rio de Janeiro/RJ (4), Macaé/RJ (1), Volta Redonda/RJ (1), Natal/RN (1), Ceará-Mirim/RN (1), Porto Alegre/RS (3), Erechim/RS (1), Novo Hamburgo/RS (1), Palmeiras das Missões/RS (1), Porto Velho/RO (2), Vilhena/RO (1), Boa Vista/RR (1), Florianópolis/SC (1), Blumenau/SC (1), Chapecó/SC (1), Itajaí/SC (1), São Paulo/SP (2), Andradina/SP (1), Bauru/SP (1), Campinas/SP (1), Catanduva/SP (1), Limeira/SP (1), Lins/SP (1), Osasco/SP (1), Registro/SP (1), São José do Rio Preto/SP (1), Lagarto/SE (1), Propriá/SE (1) e Gurupi/TO (1).
Em março deste ano serão aplicadas as provas objetivas com questões de múltipla escolha em todas as capitais do Estado, mais o Distrito Federal. Ainda haverá provas subjetivas, inscrição definitiva, análise de títulos e testes orais.

Último concurso do MPU


O MPU realizou concurso, em 2013, com 263 oportunidades, além de cadastro reserva, para técnico e analista. Sob a organização do Cespe/UnB, o processo seletivo constou de duas provas objetivas (uma com 50 questões de conhecimentos básicos e outra com 70 questões de conhecimentos específicos) para todos os participantes e teste discursivo para analista.
As 35 ofertas de técnico estavam distribuídas entre as especialidades de tecnologia da informação e comunicação, enfermagem e saúde bucal. No caso de analista, as 228 chances envolveram as áreas de arquivologia, biblioteconomia, comunicação social, educação, estatística, finanças e controle, gestão pública, planejamento e orçamento, clínica médica, psiquiatria, antropologia, arquitetura, contabilidade, economia, engenharia agronômica, engenharia ambiental, engenharia civil, engenharia de segurança do trabalho, engenharia elétrica, engenharia florestal, engenharia mecânica, engenharia sanitária, geografia, medicina, medicina do trabalho, oceanografia, enfermagem, odontologia, psicologia, serviço social, tecnologia da informação e comunicação (desenvolvimento de sistemas ou suporte e infraestrutura. 
O edital do concurso do MPU teve ofertas no Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo e Tocantins.

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