Nível médio

Prefeitura de Tucuruí PA abre concurso com 40 vagas

Todas as oportunidades do concurso da Prefeitura de Tucuruí são destinadas ao cargo de agente municipal de trânsito. Inscrições serão recebidas até o dia 11 de abril de 2019

Patricia Lavezzo
Publicado em 13/03/2019, às 10h52

Encontram-se abertas as inscrições do concurso da Prefeitura de Tucuruí, localizada no Estado do Pará. A seleção visa o preenchimento de 40 vagas para o cargo de agente municipal de trânsito.

A carreira exige diploma de conclusão de curso de ensino médio, além de carteira de habilitação na categoria “AB”. O salário inicial é de R$ 1.500 para jornada de trabalho semanal de 40 horas. 

De acordo com o edital do concurso da Prefeitura de Tucuruí, são atribuições do emprego: 

  • exercer a orientação, operação e a fiscalização ostensiva do trânsito e transporte do município de Tucuruí, de acordo com os dispositivos do Código de Trânsito Brasileiro e demais legislações pertinentes;
  • realizar intervenção no tráfego de veículos, quando necessário ou por determinação superior, orientando e garantindo sua fluidez; 
  • participar de estudos e auxiliar na coleta de dados estatísticos e situacionais, visando subsidiar a elaboração de projetos e intervenão no sistema viário e na sinalização de trânsito.

Etapas do concurso da Prefeitura de Tucuruí

As inscrições serão recebidas até o dia 11 de abril de 2019, exclusivamente pela internet, através do site da banca organizadora, que é a Fadesp (www.portalfadesp.org.br). O valor da taxa de participação é de R$ 70 e o seu pagamento deverá ser efetuado até a data limite de 12 de abril. 

A primeira etapa a ser disputada pelos candidatos será a prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela será composta por 50 questões de múltipla escolha, sendo dez de língua portuguesa, cinco de matemática e raciocínio lógico, cinco de noções de informática, cinco de legislação municipal, cinco de atualidades e 20 de conhecimentos específicos.

Com duração máxima de quatro horas, a avaliação será aplicada no dia 12 de maio de 2019, no turno da manhã. A confirmação da data e os locais de realização do exame serão divulgados no edital de convocação, a ser publicado em momento oportuno. 

O concurso da Prefeitura de Tucuruí ainda contará com teste de aptidão física, unicamente eliminatório. 

Sobre Prefeitura Tucuruí

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.

Comentários

Mais Lidas