A
Prefeitura Municipal de Presidente Castello Branco, localizada no Estado de
Santa Catarina, está com
inscrição aberta de
concurso público para preenchimento de uma
vaga temporária para o cargo de
médico.
Oferta é destinada à substituição da servidora titular, em decorrência de licença maternidade. A contratação será pelo período de 180 dias, prorrogável caso haja continuidade no afastamento da titular.
Interessados devem possuir o
nível superior em medicina e registro no conselho profissional. O salário inicial é de R$ 19.004,77 e a jornada de trabalho de 40h semanais.
Como participar do concurso
As
inscrições presenciais serão aceitas no período das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, na sede da
Prefeitura de Presidente Castello Branco, situada na Rua Alberto Ernesto Lang, 29 - Centro, até o dia 21 de outubro.
Com duas horas de duração, a prova objetiva será composta por 20 questões de múltipla escolha. Ela será aplicada no dia 28 de outubro na Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Alberto Ernesto Lang, s/nº - Centro.
Conteúdo programático da Prefeitura de Presidente Castello Branco
Legislação - Sistema Único de Saúde (SUS): princípios e diretrizes. Noções sobre políticas de saúde no Brasil. Lei orgânica da saúde. Legislação sobre controle social na saúde. Ética profissional, responsabilidade e trabalho em equipe. Educação em saúde: conceitos básicos. Leis federais, estaduais e municipais sobre saúde pública. Saúde da família: estratégia do programa saúde da família; modelos de atenção a saúde; planejamento estratégico como instrumento de gestão e assistência; sistema de atenção básica como instrumento de trabalho da equipe no programa da família. Estatuto da Criança e do Adolescente. Estatuto do Idoso. Código de Defesa do Consumidor. Estatuto dos Servidores Públicos Municipais. Legislação regulamentadora e normatizadora da profissão.
Conhecimentos específicos - cuidados gerais com o paciente em medicina interna; doenças cardiovasculares: hipertensão arterial, cardiopatia isquêmica, insuficiência cardíaca, miocardiopatias e valvulopatias, arritmias cardíacas; doenças pulmonares: asma brônquica e doença pulmonar obstrutiva crônica; embolia pulmonar; pneumonias e abscessos pulmonares; doença pulmonar intersticial; hipertensão pulmonar; doenças gastrointestinais e hepáticas: úlcera péptica, doenças intestinais inflamatórias e parasitárias, diarréia, colelitiase e colecistite, pancreatite, hepatites virais e hepatopatias tóxicas, insuficiência hepática crônica; doenças renais: insuficiência renal aguda e crônica, glomerulonefrites, síndrome nefrótica, litíase renal; doenças endócrinas: diabetes mellitus, hipotireoidismo e hipertireoidismo, tireoidite e nódulos tireoidianos, distúrbios das glândulas supra-renais, distúrbios das glândulas paratireóides; doenças reumáticas: artrite reumatóide, espondiloartropatias, colagenoses, gota; doenças infecciosas e terapia antibiótica; distúrbios hidroeletrolíticos e acidobásicos; exames complementares invasivos e não-invasivos de uso corriqueiro na prática clínica diária; emergências clínicas.
Siga o JC Concursos no Google News