Projeto de lei na Câmara dos Deputados visa reduzir, em 30%, a jornada de trabalho dos aprovados em concurso público com deficiência física
Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br
Publicado em 09/11/2021, às 12h46 - Atualizado às 14h59
Tramita, na Câmara dos Deputados, o projeto de lei 3934/2021, do deputado Alexandre Frota (PSDB SP), que tem por finalidade reduzir, em 30%, a jornada de trabalho dos servidores aprovados em concurso público portadores de deficiência física. A proposta também prevê o benefício para os servidores que possuam cônjuges, pais ou filhos portadores de deficiência, desde que comprovada a dependência familiar, sem que haja qualquer tipo de redução salarial do servidor beneficiado pela redução da jornada.
A proposta foi apresentada nesta terça-feira, 9 de novembro, à mesa diretora da Câmara, onde agora deverá ser lida, para posterior distribuição às respectivas comissões. Somente após votação em cada uma, em caso de aprovação, o texto deve seguir para votação, em definitivo, no plenário da casa.
De acordo com o texto, a lei, caso aprovada, contará com a seguinte redação:
O CONGRESSO NACIONAL decreta:
LEIA TAMBÉM
Segundo as disposições constitucionais em vigor, servidores públicos são todos aqueles que mantêm vínculo de trabalho profissional com os órgãos e entidades governamentais, integrados em cargos ou empregos de qualquer delas: União, estados,
Distrito Federal, municípios e suas respectivas autarquias, fundações, empresas públicas
e sociedades de economia mista.
Infelizmente em pleno 2020 muitas pessoas com necessidades especiais sofrem algum tipo de preconceito e têm seus direitos violados.
Até mesmo por falta de conhecimento a pessoa com deficiência acaba não reivindicando seu direito garantido por lei e automaticamente deixam de participar de forma efetiva na sociedade.
A lei n° 13.146, Lei Brasileira de inclusão da pessoa com Deficiência está em vigor desde 20015. Ela tem o objetivo de amparar as pessoas que sofrem de alguma restrição permanente ou transitória, seja ela física, mental, intelectual ou sensorial e que tenha limitações para exercer suas atividades essenciais diárias.
Esta Casa Legislativa tem a obrigação de cuidar das pessoas com algum tipo de deficiência física, pois elas são produtivas e têm muito a contribuir com o serviço público, e àqueles que tem seus dependentes com este tipo de problema deve ter o direito de cuidar de seu ente querido por um tempo maior. Por todo o exposto, espera o autor a tramitação regimental e apoio dos nobres colegas na aprovação do Projeto de Lei, que atende aos pressupostos de constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa.
Sala das Sessões em, de novembro de 2021
Alexandre Frota
Deputado Federal
PSDB/SP
Mais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.