MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Saiba mais sobre as disciplinas para auditor

Professores comentam as novidades e dão dicas para as avaliações.

Redação
Publicado em 09/10/2009, às 15h01

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Receita Federal abriu as inscrições para 450 vagas de auditor-fiscal com novidades no conteúdo programático das avaliações. No concurso deste ano, elaborado pela Escola de Administração Fazendária (Esaf), foram incluídas as disciplinas direito civil, direito penal, direito comercial, administração pública, auditoria e contabilidade avançada, e ficaram de fora questões sobre direito internacional público, francês e informática, cobradas anteriormente.

O conhecimento sobre essas matérias será testado nas três provas objetivas de conhecimentos gerais e específicos que deverão ser aplicadas nos dias 12 e 13 de dezembro em diversas cidades brasileiras. Esta primeira etapa ainda englobará avaliações discursivas que serão aplicadas aos 1.080 candidatos que alcançarem as maiores pontuações nas provas objetivas.

Questões e pesos

O colunista do JC&E e professor de raciocínio lógico, matemática e estatística em cursinhos preparatórios para concursos, Carlos Alberto De Lucca, salienta que os inscritos deverão ficar atentos porque há um número mínimo de questões que terão que acertar em cada matéria. “Se não atingirem a pontuação mínima, estarão automaticamente desclassificados, independente da nota obtida nas outras disciplinas”, aponta.

Nas matérias de língua portuguesa, raciocínio lógico-quantitativo, direito civil, penal e comercial, direito constitucional e administrativo, direito tributário, contabilidade geral e avançada e auditoria, os concorrentes devem acertar 8 das 20 questões propostas. Nas demais (espanhol ou inglês, direito previdenciário, comércio internacional, administração pública e economia e finanças públicas), é necessário assinalar pelo menos 4 respostas corretas dentre as 10 perguntas elaboradas.

De Lucca aconselha ainda que os candidatos considerem o número de questões e o peso de cada disciplina. “A dica é estudar os pontos principais das matérias de menor peso e número de questões e de forma mais aprofundada as disciplinas com maior pontuação”, diz.

Confira abaixo dicas de outros especialistas de como se preparar para as novas disciplinas.

Direito civil, penal e comercial

Para Dicler Forestieri, professor de direito civil e penal da Academia do Concurso, os candidatos não devem se desesperar porque os conteúdos programáticos dessas duas matérias estão relativamente pequenos. Em relação às questões de direito civil, ele explica que a organizadora Esaf costuma utilizar alguns exemplos que constam no primeiro volume da obra “Curso de Direito Civil”, de Maria Helena Diniz. Segundo ele, é fundamental dar enfoque ao tópico “negócios jurídicos”.

Em direito penal, ele destaca três assuntos que costumam ser muito cobrados: as excludentes de ilicitude e de culpabilidade, o princípio da legalidade e os crimes contra a administração pública. “Para incrementar os estudos nessa reta final, aconselho os alunos a resolverem questões de provas anteriores aplicadas pela Esaf”, completa.

Já a professora de direito comercial, Taíssa Romeiro, comenta a importância de se incluir esta disciplina na prova da Receita Federal: “É providencial a matéria de direito comercial ser objeto do concurso, porque é impossível fiscalizar o empresário ou sociedade empresária sem saber seus conceitos”. Ela recomenda que os candidatos façam cursos teóricos e de exercícios para assimilarem melhor a disciplina, de acordo com as exigências da Esaf.

Auditoria

O professor de auditoria para cursinhos preparatórios, Cláudio Leite, diz que os assuntos cobrados com mais frequência são os relacionados a procedimentos de auditoria, amostragem, contingências ativas e passivas, papéis de trabalho e parecer do auditor. “Além disso, um bom material de apoio também ajuda bastante, como a obra ‘Fundamentos de Auditoria Contábil’, de José Carlos de Carvalho, José Mário Matsumura Gomes e Paulo Schmidt”.

Leite também chama atenção para o fato de que as questões sobre auditoria são abordadas de modo muito peculiar pelas bancas examinadoras. “Isso leva o candidato muitas vezes a decorá-las, quando a maneira mais eficiente e inteligente de estudar o assunto seria com a resolução questões de provas anteriores”, avalia.

Administração Pública

Segundo Eduardo Gnisci, professor de administração pública da Academia dos Concursos, os concorrentes devem ler sobre o “Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado”, de Fernando Henrique Cardoso e Bresser Pereira. “O plano traz informações valiosas para a resolução de 90% das questões de administração pública elaboradas na últimas provas aplicadas pela Esaf”, afirma. Além disso, ele recomenda que o candidato leia o caderno de Políticas Públicas do professor Enrique Saraiva, disponível no site da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Raciocínio lógico

Por fim, o professor de raciocínio lógico, matemática e estatística em cursinhos preparatórios, Flávio Alcântara, diz que as novidades no conteúdo do edital deste ano são os tópicos sobre matriz, determinante, sistema linear, trigonometria e geometria. Ele ainda aponta que serão cobradas questões de probabilidade, estatística, razões, proporções, porcentagem, operações e problemas.

Ainda dá tempo

Profissionais com nível superior em qualquer área de formação que ainda não se candidataram para auditor têm até o dia 13 de outubro. As inscrições podem ser efetuadas no site da Esaf (www.esaf.fazenda.gov.br). O valor da taxa de participação é de R$ 130. O cargo oferece salário inicial de R$ 13.067.

Andréa Carolina Ferreira

Veja também:

Receita Federal 2009: concursos oferecem 1.150 oportunidades

Especial Receita Federal: fique atento às novidades do concurso

Especial Receita Federal: Estude para o concurso mais esperado do ano

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Receita Federal

Receita Federal
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão

+ Agenda do Concurso

09/10/2010 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.