Publicado: 19/06/2018 - 14:03 | Atualizado: 19/06/2018 - 14:04
Publicado: 19/06/2018 - 14:03 | Atualizado: 19/06/2018 - 14:04

Santa Helena SC abre CONCURSO para diversas vagas

O concurso da Prefeitura de Santa Helena oferece remunerações que variam de R$ 1.260,43 a R$ 5.200 ao mês

Todos os níveis

JC Concursos - Douglas Terenciano - Informe o Erro

A Prefeitura de Santa Helena, no Estado de Santa Catarina, publicou edital de concurso público com três vagas em diferentes cargos. Haverá, ainda formação de cadastro reserva para outras duas funções. As remunerações que variam de R$ 1.260,43 a R$ 5.200 ao mês.

Vagas no concurso público de Santa Helena

O concurso público da Prefeitura de Santa Helena oferece vagas para médico (1 vaga), dentista (1) e fiscal de tributos (1), além de cadastro reserva nas funções de agente de administração e agente de apoio operacional. Os selecionados atuarão em jornadas de 40 horas semanais.

O processo seletivo consistirá em prova objetiva, prevista para o dia 4 de agosto, além de avaliação prática. A validade deste concurso público é de dois anos, com possibilidade de prorrogação.

Como se inscrever no concurso público de Santa Helena

As inscrições vão até o dia 12 de julho, no site https://ameosc.selecao.net.br. Aos que não possuem acesso à internet, está disponível um posto de atendimento presencial na sede da Prefeitura de Santa Helena. A taxa de inscrição custa de R$ 50 a R$ 100.

Conteúdo programático para cargos de nível médio

LÍNGUA PORTUGUESA - Compreensão e interpretação de texto; coerência e coesão textual; ortografia; pontuação; acentuação gráfica; emprego da norma culta; classes de palavras: substantivo, artigo, adjetivo, numeral, verbo, pronome, advérbio, preposição, conjunção, interjeição; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal, crase; análise sintática.

CONHECIMENTOS GERAIS - Fundamentos e aspectos socioeconômicos, culturais, artísticos, históricos, políticos e geográficos do mundo, do Brasil, de Santa Catarina e do Município. Atualidades nos assuntos atuais de diversas áreas, tais como política, economia, sociedade, educação, esportes, tecnologia, segurança pública, saúde, justiça, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, problemas e fenômenos ambientais, cidadania e direitos humanos do mundo, do Brasil, de Santa Catarina e do Município. Lei Orgânica do Município; Regras básicas de comportamento profissional para o trato diário com o público interno e externo e colegas de trabalho, zelo pelo patrimônio público, raciocínio logico.

Vídeos Prefeitura Santa Helena

Mais Lidas

Mais Recentes

Atualizado: 23/07/2018 - 12:59

BACEN pretende abrir CONCURSO com 220 oportunidades

A solicitação de concurso do Banco Central conta com 220 vagas para as carreiras de analista e procurador

Até R$ 17,7 mil

JC Concursos - Douglas Terenciano - Informe o Erro

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) ainda analisa o novo pedido de concurso do Bacen (Central do Brasil, também conhecido BC ou BCB), encaminhado no dia 30 de maio. No total, o órgão solicitou 220 oportunidades para o seu quadro de pessoal - número bem inferior ao requerimento anterior, que era de 990 vagas.

Das oportunidades pleiteadas pelo Bacen, 200 são para a carreira de analista e 20 para procurador; desta vez não foi contemplado o cargo de técnico. A solicitação anterior era de 800 postos para analista, 150 para técnico e 40 para procurador.

Aumenta cada vez mais a expectativa para que seja realizado em breve o novo concurso do Banco Central devido à sua grande defasagem de pessoal. Atualmente, existem mais de 2.000 postos vagos, sem contar com as futuras aposentadorias, ou seja, cerca de 36% do quadro de pessoal do Bacen não está preenchido. O déficit total é de 2.356 servidores, sendo 1.944 analistas, 289 técnicos e 123 procuradores - vale ressaltar que o número pode sofrer alterações a qualquer momento.

Em entrevista anterior ao JC, o presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), Dario Piffer, chegou a comentar que o BC não consegue atender a toda demanda e que “essa situação traz problemas de toda a ordem, sendo uma das áreas mais prejudicadas a da fiscalização; por conta disso, o Banco Central prioriza somente as demandas consideradas mais importantes".

 

Sobre os cargos do concurso do Bacen

 

A função de técnico, não contemplada mais no pedido, se destina aos profissionais que concluíram o ensino médio em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e oferece salário inicial de R$ 6.463,44.

Já os postos de analista de procurador aceitam candidatos com formação superior em diversas áreas de atuação - neste caso, os vencimentos correspondem a R$ 16.286,90 e a R$ 17.788,33, respectivamente.

Vale ressaltar que as remunerações já incluem o valor do benefício-alimentação, que equivale a R$ 458 mensais.

APOSTILAS BANCO CENTRAL - TÉCNICO DE SUPORTE ADMINISTRATIVO

CURSO ONLINE BANCO CENTRAL - PROCURADOR

 

Último concurso para técnico e analista do Bacen

 

Em 2013, o Banco Central promoveu seleção com 500 vagas destinadas aos cargos de técnico e analista. Na ocasião, a banca organizadora foi o Cespe/UnB e a remuneração inicial oscilou entre R$ 5.158,23 e R$ 14.289,24.

A carreira de técnico apresentou 100 oportunidades e estava dividida entre as áreas de suporte técnico-administrativo e segurança institucional. Para concorrer a este emprego o candidato precisou ter ensino médio completo.

Destinado a profissionais de nível superior, o cargo de analista (400) estava distribuído em seis áreas de conhecimentos: análise e desenvolvimento de sistemas, suporte à infraestrutura de tecnologia da informação, política econômica e monetária, contabilidade e finanças, infraestrutura e logística, e gestão e análise processual.

O processo seletivo constou de prova objetiva, teste discursivo e análise de títulos – este último apenas para analista. Depois, houve um programa de capacitação para os candidatos aprovados.

Para este concurso, os profissionais foram lotados em Brasília (DF), Belém (PA), São Paulo (SP), Salvador (BA) e Porto Alegre (RS).

 

Seleção anterior para procurador do Bacen

 

O Banco Central publicou em agosto de 2013 um edital com 15 oportunidades para a função de procurador. Do total de ofertas, 14 foram para Brasília e uma para Belém.

Também sob a organização do Cespe/UnB, o processo seletivo avaliou os concursandos por meio de teste objetivo, inscrição definitiva, provas discursivas, exame oral e análise de títulos.

Continuar lendo

Atualizado: 20/07/2018 - 13:46

Santa Cecília SC publica EDITAL com 32 vagas

Os interessados em participar do concurso público da Prefeitura de Santa Cecília devem efetuar a inscrição até o dia 16 de agosto

Todos os níveis

JC Concursos - Douglas Terenciano - Informe o Erro

A Prefeitura de Santa Cecília, no Estado de Santa Catarina, publicou edital de concurso público visando ao preenchimento de 32 vagas para candidatos dos níveis fundamental, médio e superior. A validade do processo seletivo será de um ano.

Vagas abertas no concurso público da Prefeitura de Santa Cecília

O concurso público da Prefeitura de Santa Cecília oferece vagas nos cargos de agente da defesa civil, agente de serviços gerais, merendeira e professor II - educação infantil (centros de educação infantil).

Os salários oferecidos no concurso público da Prefeitura de Santa Cecília variam de R$ 1.073,36 a R$ 2.502,54, conforme o cargo pretendido. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais.

O processo seletivo consistirá em prova objetiva, teste de aptidão física, prova prática e avaliação de títulos. A primeira etapa está prevista para ocorrer no dia 26 de agosto.

Como se inscrever no concurso público da Prefeitura de Santa Cecília

Os interessados em participar do concurso público da Prefeitura de Santa Cecília devem efetuar a inscrição até o dia 16 de agosto, no Centro Educacional Rogério Laurindo do Valle Faculdade, que fica na rua Jorge Lacerda, s/nº, no centro de Santa Cecília. O horário de atendimento é das 13h às 17h de segunda à sexta-feira. A taxa de inscrição custa de R$ 30 a R$ 70.

Veja o conteúdo programáticos de conhecimentos básicos para os cargos de níveis médio e superior

Língua portuguesa – Compreensão de textos; textos não literários de diversos tipos, textos literários de autores brasileiros: crônica, conto, novela, romance, poema, teatro; literatura; a literatura brasileira: das origens aos nossos dias; conhecimento linguístico; morfossintaxe: o nome e seus determinantes; o verbo; as palavras de relação; estrutura do período, da oração e da frase; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal; colocação pronominal; estrutura do parágrafo; ortografia, acentuação e pontuação; estilística: denotação e conotação; figuras de linguagem: figuras de palavras, figuras de sintaxe e figuras de pensamento.

Matemática – Conjuntos numéricos (números naturais, inteiros, racionais, irracionais, reais, complexos) e suas operações; Sistemas de Medidas: comprimento, área, volume, capacidade volumétrica, massa, ângulo e tempo; Regra de Três (simples, composta, diretamente proporcional e inversamente proporcional), razões e proporções; Estatística: termos de uma pesquisa estatística, Representação e Interpretação Gráfica, medidas de tendência central, medidas de dispersão, testes de significância; Cálculos algébricos, produtos notáveis, fatoração de expressões algébricas, simplificação de expressões algébricas; Equações, Inequações, sistemas polinomiais de 1º e 2º grau; Sequencias e Progressões; Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares; Análise Combinatória; - Probabilidade; Matemática Financeira: Juros simples e compostos; Estudo de funções: 1º grau, 2º grau, exponencial, logarítmica e trigonométrica; Geometria Plana e Espacial, trigonometria: no triângulo retângulo e triângulos quaisquer; Geometria Analítica: ponto, reta, circunferência e cônicas; Polinômios e equações polinomiais.

Conhecimentos gerais e atualidades – História e geografia do Mundo, do Brasil e de Santa Catarina. Aspectos econômicos, políticos e sociais do mundo, do Brasil e de Santa Catarina. Atualidades do Brasil e do mundo. Esportes, turismo e lazer. Economia mundial, nacional, estadual e municipal. Aspectos de Ciências, Cultura, Cinema, Artes e Tecnologia.

Continuar lendo

Atualizado: 19/07/2018 - 10:33

MPU: TCU nega que concurso seja custeado por taxa

Oportunidades do concurso do MPU 2018 serão para os cargos de técnico e analista, que apresentam salários de até R$ 10,1 mil. Níveis médio e superior de ensino

Banca em breve

JC Concursos - Douglas Terenciano - Informe o Erro

O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu, em sessão extraordinária, na última quarta-feira, 18 de julho, que o concurso público do Ministério Público da União (MPU) deverá ocorrer por meio de previsão no orçamento federal, não sendo permitida a utilização do valor recolhido pelas taxas no sentido de custear o certame.

Porém, isto não significa que a seleção não poderá ocorrer este ano. O órgão possui opções que ainda permitem agilizar a contratação de pessoal. A primeira é incluir os custos no orçamento de 2019, que ainda não foi votado. Além disso, o MPU também pode requerer crédito suplementar ao governo. Outra opção, que promete ser a mais viável, uma vez que já confirmada pelo secretário-geral do órgão, Alexandre Camanho, é requerer  orçamento junto aos quatro ramos do órgão, que são o Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Militar (MPM) e Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). 

A intenção inicial é de publicar o edital em outubro, segundo declaração do próprio secretário, com oportunidades para ingresso de analistas, técnicos administrativos e técnicos de segurança, além de formar cadastro reserva de pessoal.

O órgão divulgou, em agosto de 2017, a portaria 84, que fixa as atribuições e requisitos para ingresso nas carreiras de analistas e técnicos, que serão oferecidas no certame.   

 


» CURSO ONLINE TÉCNICO E ANALISTA DO MPU «
» APOSTILAS CONCURSO MPU 2018 - TÉCNICO E ANALISTA «

 

 


Para concorrer ao cargo de técnico basta possuir ensino médio, com remuneração inicial de R$ 6.862,73. No caso de analista, com necessidade de nível superior, o salário corresponde a R$ 11.259,81.  

Melhorias salariais


É importante ressaltar que as carreiras contarão com mais dois reajustes salariais nos próximos meses. No caso de técnico, os valores básicos passarão a ser de  R$ 7.080,21 em novembro e R$ 7.591,37 em janeiro de 2019.

 

 

Para o analista, R$ 11.616,61 em novembro  e R$ 12.455,30 em janeiro de 2019.    

A comissão do concurso do MPU, instituída dede março de 2017, é presidida pelo servidor Blal Yassine Dalloul e conta, ainda, com os seguintes participantes: Eloá Todarelli Junqueira, Denise Costa Recedive, Sandra Roberta de Souza Oliveira, Tatiane Diniz da Silva e Rayza Madlum de Paula.

APOSTILA TÉCNICO DO MPU

 


Ads

Quer agarrar uma vaga no MPU?

Para alcançar a aprovação em um dos concursos mais disputados do país, você precisa ser Imparável! Confira os cursos completos com PDFs, videoaulas e orientação de estudos para você! Acesse agora.


 

Atribuições

  De acordo com a portaria, as atribuições do técnico são as seguintes: Auxiliar, dentro ou fora do ambiente da sede de trabalho, os membros e as chefias em processos judiciais e administrativos e em procedimentos extrajudiciais; atuar em processos judiciais e administrativos e em procedimentos extrajudiciais; auxiliar os membros e as chefias em eventos oficiais, audiências e diligências; elaborar e analisar informações, certidões, declarações, relatórios e documentos congêneres; elaborar minutas de atos administrativos e normativos; atuar em planos, programas, projetos e convênios; atuar na gestão de contratos quando formalmente designado; realizar estudos, pesquisas e levantamentos de dados; participar de reuniões, comissões, grupos e equipes de trabalho; participar do planejamento estratégico institucional e dos planos da sua unidade de atuação; observar e zelar pela segurança institucional no âmbito de sua área de atuação; atender o público interno e externo por telefone, correio eletrônico ou presencialmente; prestar informações sobre a localização e tramitação de processos e documentos; orientar quanto à aplicação das normas internas ou de sua área de atuação; contribuir para a melhoria contínua dos processos e rotinas de trabalho; orientar e supervisionar estagiários e aprendizes; inserir dados e utilizar os sistemas de informação corporativos; observar e zelar pelo cumprimento dos prazos; realizar tarefas de expediente; realizar atividades relativas à instrução, tramitação e movimentação de processos, procedimentos e documentos; manter e controlar o arquivo setorial; e executar demais atividades necessárias ao desempenho do cargo ou outras que eventualmente venham a ser determinadas pela autoridade competente, sempre respeitando, quando for o caso, os limites impostos pelos órgãos de classe

  Para os técnicos, na área de administração: Auxiliar na prática de atos em processos judiciais e na instrução e acompanhamento de processos administrativos e procedimentos extrajudiciais; desempenhar atividades de apoio técnico-administrativo; atuar na elaboração, execução e avaliação de planos, programas e projetos; realizar atividades, estudos, pesquisas e levantamentos de dados inerentes às atividades de suporte administrativo do órgão, dentre elas, as relacionadas a orçamento, finanças e controle interno; atuar na fiscalização, instrução e acompanhamento de contratos e convênios; atuar nas atividades de compras e de contratação de bens e serviços; registrar e controlar dados e informações cadastrais; emitir certidões, declarações e atestados; expedir e/ou anexar documentos e correspondências oficiais; elaborar atas, estatísticas setoriais e minutas de expedientes e de atos; organizar eventos, ações e atividades institucionais; preparar malotes; publicar documentos oficiais; realizar atividades de gestão de bens materiais e patrimoniais; realizar diligências; realizar serviços técnicos e especializados; manter atualizado o conteúdo de páginas virtuais na internet e na intranet; e analisar a conformidade documental.   Para analista: Assessorar, dentro ou fora do ambiente da sede de trabalho, os membros e as chefias em processos judiciais e administrativos e em procedimentos extrajudiciais; atuar em processos judiciais e administrativos e em procedimentos extrajudiciais; assessorar os membros e as chefias em eventos oficiais, audiências e diligências; realizar avaliações e vistorias; realizar perícias quando formalmente designado pelo órgão competente; acompanhar o desenvolvimento de trabalhos periciais; realizar estudos, pesquisas e levantamentos de dados; elaborar e analisar informações, certidões, declarações, laudos, pareceres, relatórios e documentos congêneres; elaborar minutas de atos administrativos e normativos; propor planos, projetos, programas, diretrizes e políticas de atuação; atuar em planos, programas, projetos e convênios; atuar na gestão de contratos quando formalmente designado; participar de reuniões, comissões, grupos e equipes de trabalho; participar do planejamento estratégico institucional e dos planos da sua unidade de atuação; observar e zelar pela segurança institucional no âmbito de sua área de atuação; atender o público interno e externo por telefone, correio eletrônico ou presencialmente; prestar informações sobre a localização e tramitação de processos e documentos; orientar quanto à aplicação das normas internas ou da sua área de atuação; contribuir para a melhoria contínua dos processos e rotinas de trabalho; orientar e supervisionar estagiários e aprendizes; inserir dados e utilizar os sistemas de informação corporativos; observar e zelar pelo cumprimento dos prazos; realizar tarefas de expediente; realizar atividades relativas à instrução, tramitação e movimentação de processos, procedimentos e documentos; manter e controlar o arquivo setorial; e executar demais atividades necessárias ao desempenho do cargo ou outras que eventualmente venham a ser determinadas pela autoridade competente, sempre respeitando, quando for o caso, os limites impostos pelos órgãos de classe.   Para analista, na área de direito: Assessorar os membros e chefias na coordenação e supervisão das atividades de processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais; planejar e executar tarefas relativas à análise jurídica de atos, documentos, processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais, produzindo os atos e documentos pertinentes; elaborar minutas de petições, denúncias, recursos, acordos judiciais ou extrajudiciais, termos de ajustamento de conduta, decisões, despachos, pareceres, notas técnicas, notificações, votos e atos congêneres, bem como manifestações jurídicas para subsidiar decisão administrativa; receber, analisar, acompanhar e dar andamento a processos e a outros documentos; auxiliar na instrução de processos, procedimentos e inquéritos civis e analisar inquéritos policiais; controlar prazos prescricionais; proceder à oitiva de vítimas, testemunhas e quaisquer outras pessoas que possam, direta ou indiretamente, colaborar com a instrução processual, reduzindo a termo suas declarações; realizar análise prévia e triagem de representações, denúncias, processos e procedimentos; realizar pesquisa, seleção, indexação e estudo de legislação, doutrina e jurisprudência; acompanhar a atualização legislativa; observar os prazos processuais e de conclusão de investigações; conferir atos e andamentos processuais; providenciar o cumprimento de decisões e despachos; atuar na manualização de processos e na elaboração de instrumentos normativos; e acompanhar a tramitação de processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais Último concurso do MPU


No concurso de 2013,  a seleção contou com 263 vagas para níveis médio e superior. As oportunidades foram para os cargos de técnico do MPU, técnico na área técnico administrativa especialidade tecnologia da informação e comunicação, técnico na área de saúde – enfermagem e técnico na área de saúde – saúde bucal.

No caso de analista, as opções foram para analista do MPU, analista na área técnico-administrativa – especialidade arquivologia, analista na área técnico administrativa – biblioteconomia, analista na área técnico administrativa – comunicação social, analista na área técnico administrativa – educação, analista na área técnico administrativa – estatística, analista na área técnico especializado – finanças e controle, analista na área técnico especializado – gestão pública, analista técnico especializado - planejamento e orçamento, analista na área de clínica médica, analista área de medicina – psiquiatria, analista na área de perícia – antropologia, analista na área de perícia – arquitetura, analista na área de perícia -contabilidade,analista na área de perícia – economia, analista na área de perícia – engenharia agronômica, analista na área de perícia – engenharia ambiental, analista na área de perícia – engenharia civil, analista na área de perícia – engenharia de segurança do trabalho, analista na área de perícia – engenharia elétrica, analista na área de perícia - engenharia florestal, analista na área de perícia – engenharia mecânica, analista na área de perícia – engenharia sanitária, analista na área de perícia – geografia, analista na área de perícia – medicina, analista na área de perícia medicina do trabalho, analista na área de perícia – oceanografia, analista na área de saúde – enfermagem, analista na área de saúde – odontologia, analista na área de saúde – psicologia, analista na área de saúde – serviço social, analista na área de tecnologia da informação e comunicação – desenvolvimento de sistemas e analista na área de tecnologia da informação e comunicação – suporte e infraestrutura.

Na ocasião, o concurso do MPU contou com oportunidades para o Distrito Federal e Eestados de Pernambuco, São Paulo, Amazonas, Rondônia, Maranhão, Pará, Rio Grande do Sul, Acre, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais,Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Alagoas, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba e Tocantins.

A banca foi o Cespe/UnB.

 

Continuar lendo

Atualizado: 18/07/2018 - 15:59

Concurso IBGE: pedido para 1.800 vagas segue em análise

Solicitação de concurso do IBGE é para a abertura de oportunidades nos níveis médio e superior de ensino. Salários de até R$ 8,2 mil

Técnico e analista

JC Concursos - Douglas Terenciano - Informe o Erro

Continua em análise no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Getão (MPDG) o pedido do novo concurso do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O órgão solicitou autorização para o preenchimento de 1.800 efetivas em seu quadro de pessoal

O presidente do instituto, Roberto Olinto, já reconheceu diversas vezes a necessidade urgente para a realização deste certame. Ele chegou a ressaltar que " éprioridade absoluta dessa direção concurso e plano de carreira. Sem concurso e sem carreira a história do IBGE pode se encerrar de forma melancólica. A nossa preocupação é comunicar ao Ministério do Planejamento essa situação de forma incisiva. O impacto disso vai trazer sérios danos ao IBGE”.

Em dezembro do ano passado, o IBGE solicitou o aval para 1.800 vagas efetivas, sendo 1.200 destinadas ao cargo de técnico em informações geográficas e estatísticas e as outras 600 para a carreira de analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas.

Atualmente, a solicitação está em trâmite na Divisão de Concursos Públicos do Ministério do Planejamento. Desde que foi encaminhada, ela sofreu várias movimentações dentro da Pasta.

O edital do concurso IBGE 2018 depende apenas da publicação da autorização do MPDG, para que seja lançado.  

Sobre as carreiras do concurso IBGE 2018

  A função de técnico destina-se aos candidatos com certificado de ensino médio emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). O salário vigente corresponde a R$ 3.890,87 contando com o vale-alimentação.   Já o posto de analista exige formação superior completa, sendo que diversos cursos são aceitos. Consta na tabela de remuneração dos servidores federais que o vencimento atual é de R$ 8.213,07.  

Último concurso IBGE para efetivos

  No final de 2015, o órgão lançou dois editais que, juntos, apresentaram um total de 600 oportunidades. A banca organizadora do certame, na ocasião, foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV).   Um edital ofereceu 460 chances para a carreira de técnico distribuídas entre diversos Estados. A validade dele encerra no dia 30 de maio de 2018, já contando com a prorrogação.   O outro teve 90 chances para analista e 50 para tecnologista, também com lotação em vários Estados. O prazo dele vai terminar em 14 de junho de 2016, com o acréscimo da prorrogação.
Continuar lendo

Atualizado: 18/07/2018 - 15:57

Bom Retiro SC realiza concurso para 39 vagas e cadastros

Oportunidades são para diversos cargos, com remunerações iniciais de até R$ 2,6 mil

Todos os níveis

JC Concursos - Douglas Terenciano - Informe o Erro

A partir de sexta-feira, 20 de julho, a Prefeitura de Bom Retiro, em Santa Catarina, receberá inscrições em seu concurso público. A oferta é de 39 vagas, sendo 19 para cargos com exigência de alfabetização ou ensino fundamental, nove para ensino médio e 11 para nível superior, com remunerações iniciais de R$ 992,17 a R$ 2.672,56, com jornada de trabalho de 20 a 40 horas semanais. Para todos os cargos, o concurso também será para formar cadastro reserva de pessoal. As inscrições serão recebidas até 19 de agosto.

 

Ensino Fundamental ou Alfabetização
Quem possui ensino fundamental ou alfabetização poderá concorrer aos cargos de braçal (5 + cadastro reserva, alfabetizado, R$ 992,17 para 40 horas semanais), motorista (3 + CR, alfabetizado com habilitação “D”, R$ 1.009,07, 40horas), operador de máquinas (2 + CR, alfabetizado com habilitação “D”, R$ 1.093,61, 40 horas), operador de trator agrícola (2 + CR, alfabetizado com habilitação “B”, R$ 1.093,61, 40 horas), recepcionista (2+ CR, ensino fundamental, R$ 1.004,40,k 40 horas) e servente (5 + CR, alfabetizado, R$ 992,17, 40 horas).

 

Ensino Médio
Para ensino médio: agente (1+ CR, R$ 2.004,93, 40 horas), agente municipal de defesa civil (1 + CR, R$ 1.366,96, 40 horas), assistente administrativo (2 + CR, R$ 1.366,96, 40 horas), auxiliar de enfermagem (1 + CR, com curso técnico e registro profissional, R$ 1.004,40, 40 horas) e cuidador de crianças ou adolescente (4 + CR, 1.195,53, 24X72 horas).

 

Nível Superior
Por fim, para nível superior: assistente social (1+CR, registro no conselho, R$ 2.672,56, 40 horas), auditor fiscal municipal (1+ CR, superior em direito, contabilidade, administração ou economia, com registro no conselho, R$ 2.672,56, 40 horas), controlador interno (1 + CR, superior em direito ou contabilidade, com registro no conselho, R$ 2.672,56, 40 horas), diretor de serviço de acolhimento institucional de alta complexidade social (1+ CR, superior em psicologia ou assistente social, com registro no conselho, R$ 2.672,56, 40 horas), farmacêutico-bioquímico (2 + CR, com registro no conselho, R$ 1.336,28, 20 horas), fiscal de tributos (CR, superior em administração, economia, contabilidade ou direito, com registro no conselho, R$ 2.672,56, 40 horas), nutricionista (1 +CR, com registro no conselho, R$ 2.672,56, 40 horas), pedagogo (1+CR, R$ 2.672,56, 40 horas), psicólogo (CR, com registro no conselho, R$ 2.672,56, 40 horas), professor de artes (1 + CR, com licenciatura em artes ou educação artística, R$ 1.004,40, 20 horas), professor de educação física (1 + CR, com registro no conselho, R$ 1.004,40, 20 horas), professor de ensino fundamental (CR, licenciatura, R$ 1.004,40, 20 horas), professor de educação infantil pré-escola (CR, licenciatura, R$ 1.004,40, 20 horas) e professor de ensino infantil – creche (1 + CR, licenciatura, R$ 1.441,23, 30 horas).


As inscrições poderão ser feitas pela internet, na  página eletrônica da organizadora, a Atena Assessoria Educacional, que é atena.listaeditais.com.br


As taxas são de R$ 50 para cargos com exigência de alfabetização e ensino fundamental, R$ 80 para ensino médio e R$ 100 para nível superior.


Quem deixar a inscrição para o último dia poderá efetuar o pagamento da taxa até 20 de agosto.


A aplicação das provas objetivas está marcada para ocorrer em 2 de setembro


As contratações serão feitas de acordo com o regime estatutário, durante o prazo de validade do concurso, que será de dois anos, podendo ser prorrogado uma vez, pelo mesmo período.        

 

 

Continuar lendo

Atualizado: 17/07/2018 - 12:01

Prefeitura de Blumenau realiza concurso para educação

Oportunidades do edital do concurso da Prefeitura de Blumenau são para coordenador e professor de diversas áreas. Inscrições já estão abertas

Em Santa Catarina

JC Concursos - Douglas Terenciano - Informe o Erro

A Prefeitura Municipal de Blumenau, em Santa Catarina, inscreve para concurso que tem oportunidades de cadastro reserva de pessoal para carreiras na área da educação.

Consta no edital que as vagas são para os cargos de coordenador pedagógico e professor nas seguintes especialidades: alemão, anos iniciais, arte, ciências, educação especial, educação física, educação infantil, ensino religioso, geografia, história, informática, inglês, intérprete de libras, português e matemática.

Para concorrer às chances do concurso da Prefeitura de Blumenau é necessário possui licenciatura em cursos específicos. Também são aceitos candidatos cursando ou com licenciatura curta.

As remunerações iniciais oferecidas aos futuros servidores do órgão municipal ficarão entre R$ 735,06 e R$ 2.940,15, para jornadas que vão de 10 a 40 horas por semana.

Quem estiver interessado em participar da seleção devem se inscrever até as 23h do dia 6 de agosto no site www.furb.br/concursoexterno. É cobrada uma taxa no valor de R$ 60.

As pessoas sem acesso à internet podem ir na Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb), Campus 1, Bloco A – sala 100, Praça de Atendimento ao Estudante (rua Antônio da Veiga, 140 – Itoupava Seca – CEP 89030-903) até o dia 6 de agosto, das 8h às 20h, somente nos dias úteis.

Etapas do concurso da Prefeitura de Blumenau

O processo seletivo da Prefeitura de Blumenau constará de uma prova objetiva com 40 questões de múltipla escolha, sendo dez de língua portuguesa, dez de conhecimentos gerais e legislação educacional e 20 de conhecimentos específicos. 

APOSTILA CONCURSO PREFEITURA DE BLUMENAU/ SC 2018 - COORDENADOR PEDAGÓGICO E PROFESSOR

A avaliação objetiva acontecerá em 19 de agosto, nos períodos da manhã e da tarde, na Fundação Universidade Regional de Blumenau, Campus 1, que fica na rua Antônio da Veiga, nº 140.

A triagem ainda terá análise por contagem de título, de caráter meramente classificatório.

Continuar lendo

Atualizado: 16/07/2018 - 14:55

Concurso INSS: expectativa por aval para 10.468 vagas

Solicitação de concurso do INSS contempla os excedentes da seleção vigente e a realização de novo processo seletivo para os cargos de técnico, analista e perito

Níveis médio e superior

JC Concursos - Douglas Terenciano - Informe o Erro

É grande a expectativa para que seja autorizado o novo concurso do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), cujo pedido foi reforçado recentemente ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG). O documento, encaminhado no início de maio, solicita autorização urgente para o preenchimento de 10.468 vagas, número inferior ao requerido no ano passado, de 16.548 oportunidades.

No momento, o órgão apresenta uma grande defasagem de pessoal e precisa de novos servidores o mais rápido possível para que não sejam prejudicados os serviços prestados à população.

As chances requeridas são para os cargos de técnico do seguro social (6.034 vagas), analista do seguro social (2.222) e perito médico previdenciário (2.212). Tais ofertas são para novo certame e a convocação de remanescentes.

APOSTILAS CONCURSO INSS 2018 - TÉCNICO E ANALISTA DO SEGURO SOCIAL
 

Das vagas solicitadas inicialmente no pedido do concurso INSS 2018/2019, pelo menos 7.580 são para a abertura de novo concurso público a partir de 2018. Destas chances, 3.941 são para técnico (área meio), 1.493 para analista (diversas formações) e 2.146 para perito.

CURSO ONLINE CONCURSO INSS 2018 - TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL

Consta na nota técnica enviada pelo INSS ao Planejamento que as demais ofertas são para as seguintes situações: 2.644 vagas para os excedentes da seleção vigente (2.114 para técnico e 530 para analista) e 6.324 que podem ser tanto para o atual processo seletivo quanto para o novo certame (6.160 para técnico e 164 para analista).

A expectativa é de que o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão libere o mais rápido possível a autorização para que o novo concurso do INSS aconteça entre 2018 e 2019.

 

Sobre os cargos do novo concurso do INSS 2018/2019

 

A carreira de técnico do seguro social é uma das mais visadas pelos concurseiros, ainda mais que exige apenas ensino médio completo e apresenta salário inicial de R$ 5.344,87, já considerando o auxílio-alimentação de R$ 458.


Ads

Prepare-se para o INSS 2018!

Tenha uma preparação completa para o Concurso INSS 2018 com os materiais mais completos e atualizados do mercado. Clique aqui!.

O emprego de analista exige formação superior em diversas áreas de atuação (incluindo serviço social, administração, engenharia, direito, pedagogia, psicologia, comunicação, ciências sociais, arquitetura e letras, entre outras), sendo que a remuneração corresponde a R$ 7.954,09 por mês, contado com o benefício alimentação.

Já a posição de perito destina-se aos profissionais com graduação em medicina e registro no respectivo conselho regional. O inicial é de R$ 8.988,41, também com o auxílio.

concurso inss, concurso inss 2018, concurso inss 2019, edital inss, inss


Defasagem de pessoal no INSS

 

Atualmente, o órgão conta com uma defasagem de quase 20 mil servidores em todo o país, sendo que o maior déficit é para a função de técnico. Com esse quadro, o INSS não consegue atender com eficiência à população.

A situação ainda está mais crítica porque o governo federal diminuiu os recursos para o instituto. Consta no site da Fenasps que um técnico do seguro social, não identificado, comentou que o cenário está caótico: "Falta dinheiro para tudo. Estamos operando no limite da irresponsabilidade. Não por acaso, as pessoas têm reclamado demais do atendimento. O estresse é total".

Veja também:
O sabor de ser primeiro lugar no INSS

Artigo: Sim, existe vida após o INSS

Como estudar para analista do INSS

Dicas de aprovada no concurso do INSS

Dicas de professores para o concurso do INSS

Justiça proíbe papanicolau em concurso do INSS

 

Último concurso do INSS

 

No final de 2015, foi lançado o edital do concurso do INSS para o preenchimento de 950 vagas. Um total de 800 oportunidades foi para o emprego de técnico e as outras 150 para analista - serviço social.

A banca organizadora foi o Cespe/UnB e os participantes passaram por uma prova com questões no estilo certo ou errado. A validade do certame vai encerrar em meados de 2018.

O último concurso do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), cujo resultado foi publicado no dia 4 de agosto, foi um dos mais concorridos da história. Ao todo, a seleção registrou nada menos que 1.087.789 inscrições, sendo 1.043.807 somente para técnico do seguro social - em número de inscritos, o concurso INSS 2016 perde apenas para duas outras seleções: a da Caixa Econômica Federal (CEF) realizada 2014, com 1.156.744 candidatos; e a da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) promovida em 2011, com 1.120.393 participantes.

Considerando que o concurso do INSS ofereceu 800 oportunidades para técnico, é possível concluir que a concorrência para o cargo foi de aproximadamente 1.304 candidatos por vaga.

Confira o depoimento da 1ª colocada no último concurso do INSS

 

Atribuições do técnico e analista do seguro social

 

Quanto às atribuições dos cargos, de acordo com o edital do último concurso INSS, o técnico do seguro social é responsável por proceder ao reconhecimento inicial, manutenção, recurso e revisão de direitos aos benefícios administrados pelo INSS; exercer atividades internas e externas ligadas ao suporte e apoio técnico especializado; executar as atividades de orientação e informação, de acordo com as diretrizes estabelecidas nos atos específicos e outras relacionadas aos fins institucionais do INSS, que venham ser determinadas pela autoridade superior.

Já o analista do seguro social é responsável por prestar atendimento e acompanhamento aos usuários dos serviços prestados pelo INSS e aos seus servidores, aposentados e pensionistas; elaborar, executar, avaliar planos, programas e projetos na área de serviço social e reabilitação profissional; realizar avaliação social quanto ao acesso aos direitos previdenciários e assistenciais; promover estudos socioeconômicos visando a emissão de parecer social para subsidiar o reconhecimento e a manutenção de direitos previdenciários, bem como a decisão médico-pericial; e executar de conformidade com a sua área de formação as demais atividades de competência do INSS.

 
Continuar lendo

Atualizado: 16/07/2018 - 09:17

Concurso MRE: inscrições para 26 vagas termina hoje

Cargo do MRE paga R$ 18 mil e pode ser disputada por profissionais com curso superior em qualquer área de conhecimento

Diplomata

JC Concursos - Douglas Terenciano - Informe o Erro

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) encerrará às 18h desta segunda-feira (16) as inscrições do concurso para a carreira de diplomata no Instituto Rio Branco. São ofertadas 26 vagas, sendo cinco reservadas a negros e duas a pessoas com deficiência.   

 

Podem participar da seleção profissionais com diploma de curso superior (em qualquer área) emitido por instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). 

 

Com salário inicial de R$ 18.059,83, o cargo de diplomata tem como principais atribuições atividades de representação, negociação, informação e proteção de interesses brasileiros no campo internacional.

 

CURSO PARA O CONCURSO MRE 2018 - DIPLOMATA

 

As inscrições contam com taxa de R$ 230. O formulário para cadastro está disponível por meio do site www.cespe.unb.br.

 

 

Etapas do concurso do MRE para diplomata 2018

 

 

O concurso para diplomata será iniciado com a aplicação de prova objetiva contendo 73 questões de múltipla escolha, marcada para 26 de agosto. 

 

O conteúdo programático inclui língua portuguesa, língua inglesa, história mundial, história do Brasil, política internacional, geografia, noções de economia e noções de direito e direito internacional público. 

 

A segunda etapa compreenderá exames escritos de língua portuguesa e língua inglesa, previstos para ocorrer em 22 e 23 de setembro, respectivamente. 

 

Na sequência, entre 28 e 30 de setembro, os inscritos no concurso de diplomata serão submetidos a provas escritas sobre história do Brasil, política internacional, geografia, noções de economia, noções de direito e direito internacional público e línguas espanhola e francesa. 

 

A avaliação da primeira etapa ocorrerá nas capitais dos 26 Estados brasileiros e em Brasília. Nas demais fases, haverá aplicação nas cidades onde houver candidatos convocados.

 

O resultado está previsto para ser divulgado em 21 de dezembro. Os aprovados no concurso para diplomata do MRE ingressarão na classe inicial de terceiro secretário e deverão se matricular no curso de formação do Instituto Rio Branco, na capital federal, de acordo com o edital
 

 

Conteúdo programático parcial para o concurso de diplomata 2018

 

 

Língua portuguesa (primeira e segunda fases) - 1 Língua portuguesa: modalidade culta usada contemporaneamente no Brasil. 1.1 Sistema gráfico: ortografia, acentuação e pontuação; legibilidade. 1.2 Morfossintaxe. 1.3 Semântica. 1.4 Vocabulário. 2 Leitura e produção de textos. 2.1 Compreensão, interpretação e análise crítica de textos escritos em língua portuguesa. 2.2 Conhecimentos de linguística, literatura e estilística: funções da linguagem; níveis de linguagem; variação linguística; gêneros e estilos textuais; textos literários e não literários; denotação e conotação; figuras de linguagem; estrutura textual. 2.3 Redação de textos dissertativos dotados de fundamentação conceitual e factual, consistência argumentativa, progressão temática e referencial, coerência, objetividade, precisão, clareza, concisão, coesão textual e correção gramatical. 2.3.1 Defeitos de conteúdo: descontextualização, generalização, simplismo, obviedade, paráfrase, cópia, tautologia, contradição. 2.3.2 Vícios de linguagem e estilo: ruptura de registro linguístico, coloquialismo, barbarismo, anacronismo, rebuscamento, redundância e linguagem estereotipada.


Língua inglesa (primeira e segunda fases) - Primeira Fase: 1 Compreensão de textos escritos em língua inglesa. 2 Itens gramaticais relevantes para compreensão dos conteúdos semânticos. Segunda Fase: 1 Redação em língua inglesa: expressão em nível avançado; domínio da gramática; qualidade e propriedade no emprego da linguagem; organização e desenvolvimento de ideias. 2 Tradução do Inglês para o Português: fidelidade ao texto-fonte; respeito à qualidade e ao registro do texto-fonte; correção morfossintática e lexical. 3 Versão do Português para o Inglês: fidelidade ao texto-fonte; respeito à qualidade e ao registro do texto-fonte; correção morfossintática e lexical. 4 Resumo: capacidade de síntese e de reelaboração em Inglês correto.

 

Política internacional (primeira e terceira fases) - 1 Relações internacionais: conceitos básicos, atores, processos, instituições e principais paradigmas teóricos. 2 A política externa brasileira: evolução desde 1945, principais vertentes e linhas de ação. 3 O Brasil e a América do Sul. 3.1 Integração na América do Sul. 3.2 O MERCOSUL: origens do processo de integração no Cone Sul. 3.3 Objetivos, características e estágio atual de integração. 3.4 A Iniciativa de Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA). 3.5 A União Sul-Americana de Nações: objetivos e estrutura. 3.6 O Conselho de Defesa da América do Sul. 4 A política externa argentina; a Argentina e o Brasil. 5 A política externa norte-americana e relações com o Brasil. 6 Relações do Brasil com os demais países do hemisfério. 7 A Política externa francesa e relações com o Brasil. 8 Política externa inglesa e relações com o Brasil. 9 Política externa alemã e relações com o Brasil. 10 A União Europeia e o Brasil. 11 Política externa russa e relações com o Brasil. 12 A África e o Brasil. 13 A política externa da China, da Índia e do Japão; relações com o Brasil. 14 Oriente Médio: a questão palestina; Síria, Iraque, Irã e outras situações nacionais relevantes. 15 A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. 16 A agenda internacional e o Brasil: 16.1 O multilateralismo de dimensão universal: a ONU; as Conferências Internacionais; os órgãos multilaterais. 16.2 Desenvolvimento. 16.3 Pobreza e ações de combate à fome. 16.4 Meio ambiente. 16.5 Direitos Humanos. 16.6 Comércio internacional e Organização Mundial do Comércio (OMC). 16.7 Sistema financeiro internacional. 16.8 Desarmamento e não-proliferação. 16.9 Conflito étnico, sectário e nacionalismo: os casos do Bálcãs e do Oriente Médio (por exemplo: Síria, Líbano, Iraque). 16.10 Crimes de guerra e crimes contra a humanidade: genocídio, holocausto e a Corte Penal Internacional. 16.11 Políticas de identidade: gênero, raça e religião como vetores da política mundial. 16.12 Terrorismo. 16.13 Narcotráfico. 16.14 A reforma das Nações Unidas. 17 O Brasil e o sistema interamericano. 18 O Brasil e a formação dos blocos econômicos. 19 A dimensão da segurança na política exterior do Brasil. 20 O Brasil e as coalizões internacionais: o G-20, o IBAS e o BRICS. 21 O Brasil e a cooperação sul-sul.

 

Geografia (primeira e terceira fases) -1 História da Geografia. 1.1 Expansão colonial e pensamento geográfico. 1.2 A Geografia moderna e a questão nacional na Europa. 1.3 As principais correntes metodológicas da Geografia. 2 A Geografia da População. 2.1 Distribuição espacial da população no Brasil e no mundo. 2.2 Os grandes movimentos migratórios internacionais e intranacionais. 2.3 Dinâmica populacional e indicadores da qualidade de vida das populações. 3 Geografia Econômica. 3.1 Globalização e divisão internacional do trabalho. 3.2 Formação e estrutura dos blocos econômicos internacionais. 3.3 Energia, logística e reordenamento territorial pós-fordista. 3.4 Disparidades regionais e planejamento no Brasil. 4 Geografia Agrária. 4.1 Distribuição geográfica da agricultura e pecuária mundiais. 4.2 Estruturação e funcionamento do agronegócio no Brasil e no mundo. 4.3 Estrutura fundiária, uso da terra e relações de produção no campo brasileiro. 5 Geografia Urbana. 5.1 Processo de urbanização e formação de redes de cidades. 5.2 Conurbação, metropolização e cidades-mundiais. 5.3 Dinâmica intraurbana das metrópoles brasileiras. 5.4 O papel das cidades médias na modernização do Brasil. 6 Geografia Política. 6.1 Teorias geopolíticas e poder mundial. 6.2 Temas clássicos da Geografia Política: as fronteiras e as formas de apropriação política do espaço. 6.3 Relações Estado e território. 6.4 Formação territorial do Brasil. 7 Geografia e gestão ambiental. 7.1 O meio ambiente nas relações internacionais: avanços conceituais e institucionais. 7.2 Macro divisão natural do espaço brasileiro: biomas, domínios e ecossistemas. 7.3 Política e gestão ambiental no Brasil.
 

Continuar lendo

Atualizado: 16/07/2018 - 09:13

Concurso IPHAN: ÚLTIMO dia de inscrições para 411 vagas

Com ofertas distribuídas entre todo o Brasil, concurso do Iphan preencherá postos em cargos auxiliar, técnico e analista. Salários chegam a R$ 5,4 mil

Níveis médio e superior

JC Concursos - Douglas Terenciano - Informe o Erro

Chegam ao fim às 18h desta segunda-feira (16) as inscrições do concurso do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). A seleção preencherá 411 vagas distribuídas em todo o Brasil, além de formar cadastro reserva.  


O processo seletivo oferece 131 postos para auxiliar institucional (R$ 3.877,97), 176 para técnico (R$ 5.493,29) e 104 para analista (R$ 5.493,29). A primeira posição requer ensino médio completo, enquanto as demais cobram formação superior. Os valores já incluem o auxílio-alimentação de R$ 458.

APOSTILAS CONCURSO IPHAN 2018 - CARGOS DE NÍVEIS MÉDIO E SUPERIOR
CURSO ONLINE CONCURSO IPHAN 2018 - TÉCNICO E ANALISTA

As oportunidades estão distribuídas entre a sede do órgão, em Brasília, e superintendências/escritórios técnicos em todos os Estados brasileiros. Para São Paulo, foram disponibilizados 18 postos.  

As inscrições para o concurso do Iphan são recebidas por meio do site http://www.cespe.unb.br/concursos. As taxas custam R$ 84 (nível médio) e R$ 117 (superior). 

 

Concurso Iphan: distribuição das vagas por área de formação


Parte das chances para auxiliar institucional é destinada a candidatos que possuem, além de segundo grau, formação técnica em conservação e restauração de bens culturais móveis; edificações; e agronomia ou jardinagem.  

 

As oportunidades para técnico no concurso do Iphan atendem profissionais formados em ciências sociais ou antropologia; arqueologia; arquitetura e urbanismo; arquivologia; biblioteconomia; ciências biológicas; engenharia agronômica; engenharia civil; história; e educação, pedagogia ou ciências humanas. 

 


Ads

Curso Intensivo Gratuito para Concurso IPHAN

Para ajudar na preparação dos que realmente desejam passar nesse concurso, transmitiremos ao vivo e gratuitamente a partir de 18 de junho, o Curso Intensivo IPHAN. O conteúdo engloba desde português a história. São várias matérias de relevância com conteúdo de qualidade. Confira.

 

Já para analista, as opções são voltadas a participantes com graduação em qualquer área; comunicação social, jornalismo ou relações públicas; engenharia cartográfica, geografia ou geociências; e relações internacionais.

Sobre as provas do concurso do Iphan 2018


O processo seletivo envolverá provas objetiva e discursiva para todos os cargos, com aplicação prevista para 26 de agosto, nas capitais dos 26 Estados, além do Distrito Federal.

 

A primeira avaliação trará 120 questões de múltipla escolha, enquanto a segunda cobrará a elaboração de um texto dissertativo com até 30 linhas abordando tema da atualidade. 

 

O conteúdo programático inclui conhecimentos básicos (língua portuguesa, fundamentos da preservação do patrimônio cultura, noções de gestão/administração pública e atualidades) e específicos.

 

Haverá também análise de títulos para funções de nível superior, em período a ser definido. Os candidatos convocados poderão apresentar diplomas de especialização, mestrado e doutorado, bem como documentos que comprovem experiência profissional nos setores público e privado. 


De acordo com o edital, o concurso do Iphan terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério da instituição. 

 

Atribuições do auxiliar institucional no concurso do Iphan

 

Desenvolver atividades de nível intermediário de suporte às áreas administrativa e finalística, que compreendam a execução de atividades rotineiras de cunho administrativo e logístico; dar suporte às atividades que compõem o ciclo de gestão documental; dar suporte à análise, diagnóstico e intervenção em bens culturais móveis; dar apoio às atividades técnicas relativas à elaboração e análise de projetos e orçamentos e fiscalização de obras; dar suporte às atividades de fiscalização; realizar atividades de conservação e manutenção dos jardins históricos sob a gestão do Iphan; e outras atividades compatíveis com as atribuições profissionais e competências institucionais.

 

Concurso Iphan 2018: atribuições do técnico

 

Desenvolver atividades de nível superior, de complexidade e responsabilidade elevadas, que compreendam elaborar estudos, análises, pareceres, laudos, notas, relatórios e avaliações técnicas para instrução e acompanhamento de processos relativos à salvaguarda e à preservação do patrimônio cultural; avaliar o impacto ao patrimônio cultural em projetos e empreendimentos, inclusive no âmbito do licenciamento ambiental; realizar vistorias, levantamentos e avaliações de campo; acompanhar e se manifestar em processos relacionados a políticas intersetoriais e temáticas transversais ao patrimônio cultural; desenvolver e participar das atividades de articulação e mobilização social necessárias às ações institucionais; integrar conselhos representativos, comissões, grupos e equipes de trabalho de interesse da administração; elaborar e analisar orçamentos; acompanhar e fiscalizar intervenções e(ou) serviços; realizar intervenções conservativas e(ou) restaurativas de bens culturais e acervos sob a gestão do Iphan; elaborar termos de referência, projetos e editais; fiscalizar contratos, convênios e instrumentos congêneres e outras atividades compatíveis com as atribuições profissionais e competências institucionais.

 

Atribuições do analista no concurso do Iphan


Desenvolver atividades de nível superior, de complexidade e responsabilidade elevadas que compreendam o assessoramento especializado voltado para a gestão dos processos relativos à salvaguarda e à preservação do patrimônio cultural; acompanhar e se manifestar em processos relacionados a políticas intersetoriais e temáticas transversais ao patrimônio cultural; desenvolver e participar das atividades de articulação e mobilização social necessárias às ações institucionais; participar em conselhos representativos, comissões, grupos e equipes de trabalho de interesse da administração; elaborar e analisar orçamentos; executar atividades de gestão administrativa, orçamentária e financeira; acompanhar e fiscalizar projetos e(ou) serviços; elaborar termos de referência, projetos e editais; fiscalizar contratos, convênios e instrumentos congêneres; e outras atividades compatíveis com as atribuições profissionais e competências institucionais.

 

Conteúdo programático parcial para o concurso do Iphan

 

Língua portuguesa - 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.

 

Fundamentos da preservação do patrimônio cultura - Noções sobre história política, econômica e social do Brasil. 1.1 Noções sobre história e institucionalização do patrimônio cultural no Brasil e no mundo, com ênfase na trajetória do IPHAN. 2 Marcos internacionais da preservação: Convenção relativa à Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural (1972); Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial (2003). 3 Legislação brasileira sobre preservação de bens culturais. 3.1 Constituição Federal (artigos 20, 23, 24, 30, 215 e 216). 3.2 Decreto-Lei nº 25/1937, e suas alterações. 3.3 Lei nº 3.924/1961. 3.4 Lei nº 11.483/2007, e suas alterações (art. 9º). 3.5 Decreto nº 3.551/2000. 3.6 Decreto nº 9.238/2017. 4 Legislação aplicada ao patrimônio cultural. 4.1 Portaria IPHAN nº 187/2010; Portaria IPHAN nº 420/2010; Portaria IPHAN nº 127/2009; Portaria IPHAN nº 137/2016.

 

Noções de gestão e administração pública - 2.1 Princípios e normas referentes à administração direta e indireta. 2.2 Lei nº 8.666/1993, e suas alterações (Licitações e contratos administrativos). 3 Legislação administrativa. 3.1 Lei nº 8.112/1990, e suas alterações. 3.2 Lei nº 9.784/1999, e suas alterações (Processo Administrativo). 3.3 Lei nº 12.527/2011 (Lei de acesso à informação). 3.4 Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, instituído pelo Decreto nº 1.171/1994, e suas alterações. 4 Gestão de pessoas no setor público. 4 Gestão de processos. 4.1 Conceitos da abordagem por processos. 4.2 Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos.

 

Atualidades - (somente para a prova discursiva): 1 Tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como: política, economia, sociedade, educação, cultura, desenvolvimento sustentável e meio ambiente, relacionados ao patrimônio cultural.

 

Confira o conteúdo programático completo para o concurso do Iphan 2018

Continuar lendo

Atualizado: 12/07/2018 - 15:37

Rio das Antas SC realiza concurso para 36 vagas

Oportunidades são para preenchimento imediato e cadastro reserva de pessoal, para todos os níveis escolares, com iniciais de até R$ 17,3 mil

Vários cargos

JC Concursos - Douglas Terenciano - Informe o Erro

A Prefeitura de Rio das Antas, em Santa Catarina, recebe inscrições em seu concurso público para o preenchimento de 36 vagas em seu quadro de pessoal, além de formar cadastro reserva de pessoal. Do total de oportunidades imediatas, seis são para cargo com exigência de ensino fundamental, oito para ensino médio e 22 para nível superior, com remunerações iniciais de R$ 1.390,62 a R$ 17.344,70, com jornadas de trabalho de 20 a 40 horas semanais.  O atendimento vai até 30 de agosto.

 

Ensino Fundamental
Quem possui ensino fundamental poderá concorrer aos cargos de motorista II de veículo pesado (3 vagas e cadastro reserva, com carteira de habilitação “D” e inicial de R$ 1.832,22, para 40 horas semanais) e operador de máquinas pesadas (3 + CR, com carteira de habilitação “B”, R$ 1.978,05, 40 horas).

 

Ensino Médio
Para ensino médio: auxiliar educacional (3 +CR, R$ 1.390,62, 40 horas), oficial administrativo (1 + CR, R$ 2.434,06, 40 horas), secretário de escola (2 + CR, R$ 1.418,57, 40 horas), técnico de enfermagem (1 + CR, com registro no conselho, R$ 2.434,06, 40 horas) e tributarista fiscal (1 + CR, R$ 2.434,06, com 40 horas)

 

Nível Superior
Por fim, para nível superior: advogado (1 + CR, com registro no conselho, R$ 4.528,55, 40horas), contador (1 + CR, com registro no conselho, R$ 5.580,39, 40 horas), enfermeiro (1 + CR, com registro no conselho, R$ 3.774,40 horas), engenheiro civil (1+ CR, com registro no conselho, R$ 3.990,63, 40 horas), médico (1 + CR, com registro no conselho, R$ 17.344,70, 40 horas), médico veterinário (1 + CR, com registro no conselho, R$ 3.990,63, 40 horas), psicólogo (1 + CR, com registro no conselho, R$ 2.994,72),  vigilante epidemiológico e sanitarista (1 + CR, com formação em engenharia ambiental, sanitária ou bacharelado em química, com registro no conselho, R$ 2.172,28, 40 horas), professor I – 20 horas (1 + CR, licenciatura plena em pedagogia com habilitação em séries iniciais, R$  1.423,72, 20horas), professor I- 40 horas (1+ CR, licenciatura em pedagogia com habilitação em séries iniciais, R$ 2.473, 20 horas), professor II – ciências 20 horas (1 + CR, licenciatura, R$ 1.423,72, 20 horas), professor II – ciências – 40 horas ( 1+CR, licenciatura, R$ 2.743,92, 40 horas) professor II – educação física (1 + CR, com registro no conselho, R$ 2.743,92, 40horas), professor II – geografia 20 horas (CR, licenciatura, R$ 1.423,72, 20 horas), professor II – geografia 40 horas (1 + CR, licenciatura, R$ 2.743,92, 40 horas), professor de história – 20 horas (CR, licenciatura, R$ 1.423,72, 20 horas), professor II história 40 horas (1 + CR, licenciatura, R$ 2.743,92, 40 horas), professor de inglês – 20 horas (1 + CR, licenciatura, R$ 1.423,72, 20 horas), professor II – inglês 40horas (1 + CR, licenciatura, R$ 2.743,92, 40 horas) , professor II língua portuguesa 20 horas (1 + CR, licenciatura, R$ 1.423,72, 20horas), professor II língua portuguesa 40 horas (1+CR, licenciatura, R$ 2.743,92, 40horas), professor II – matemática 20  horas(1 + CR, licenciatura, R$ 1.423,72, 20 horas), professor II – matemática 40 horas (1 + CR, licenciatura, R$ 2.743,92, 40horas) e psicopedagogo (1 + CR, licenciatura em pedagogia com curso de pós-graduação em psicopedagogia, R$ 3.018,37, 40 horas).


As inscrições podem ser feitas pela internet, na página eletrônica http://riodasantas.fepese.org.br


As taxas são de R$ 50 para cargos com exigência de ensino fundamental, R$ 70 para ensino médio e R$ 100 para nível superior.


A aplicação das provas está marcada para ocorrer em 26 de agosto.


As contratações serão feitas de acordo com o regime  estatutário, durante o prazo de validade do concurso, que será de dois anos, podendo ser prorrogado uma vez, pelo mesmo período.    

 

Continuar lendo

Atualizado: 11/07/2018 - 13:16

Prefeitura de Urussanga SC oferece 117 vagas

A Prefeitura de Urussanga oferece vagas para candidatos de todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a R$ 9.405 por mês

Vários cargos

JC Concursos - Douglas Terenciano - Informe o Erro

A Prefeitura de Urussanga, no Estado de Santa Catarina, publicou quatro editais com um total de 117 vagas em diversas áreas. Há oportunidades para candidatos de todos os níveis de escolaridade.

Vagas na Prefeitura de Urussanga

O primeiro edital da Prefeitura de Urussanga traz vagas de agente de combate a endemias (1), agente de conservação urbana e predial (12), agente de construção civil (2), agente de manutenção de veículos e máquinas (1), mecânico de manutenção (1), motorista (4), operador de máquinas e equipamentos (3), porteiro (1), tratorista agrícola (2), agente administrativo (8), fiscal de obras (2), fiscal de tributos (2), fiscal de vigilância sanitária (2), técnico em eletrotécnica (1), técnico em informática (1), técnico em segurança do trabalho (1), advogado (1), contador (1), engenheiro civil (1), farmacêutico (1), fonoaudiólogo (1), médico veterinário (1), nutricionista (1), professor de educação física (1), professor de educação fundamental - séries Iniciais 1º ao 5º ano (4) e professor de educação infantil (8).

Já o segundo edital da Prefeitura de Urussanga conta com oportunidades para agente comunitário de saúde (8), técnico de enfermagem (6), artesão (1), auxiliar saúde bucal (2), técnico de saúde bucal (1), assistente social (2), educador físico (1), enfermeiro (3), médico clínico geral CAPS (1), médico clínico geral ESF (6), ginecologista / obstetrícia NASF (1), pediatra (1), psiquiatra (2), monitor / facilitador de oficina - arte e cultura (1), monitor / facilitador de oficina - atividade física, lazer e recreação (1), monitor / facilitador de oficina - dança e expressão corporal (1), odontólogo CEO (1), odontólogo ESF (2), odontólogo periodontista (1) e psicólogo (2).

Os profissionais selecionados atuarão em jornadas de 20h a 40h semanais, com remunerações que variam de R$ 940,50 a R$ 9.405 ao mês.

Os candidatos serão submetidos à provas escrita, prática e de títulos como forma de classificação. A previsão é que a primeira etapa ocorra no dia 19 de agosto.

Vagas no Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Urussanga

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Same) inscreve para diversas vagas para profissionais dos níveis fundamental e médio.
Os cargos disponíveis são para encanador (1), auxiliar administrativo (1), auxiliar de operação (1), leiturista (1) e operador de ETA/ ETE (2).

A jornada de trabalho será de 40h semanais, com remuneração que oscila de R$ 1.240 a R$ 2.822,83.

A classificação dos candidatos deve acontecer por meio de provas escritas objetivas, previstas para o dia 19 de agosto, além de prova prática.

Vagas na Fundação Ambiental Municipal de Urussanga

Por fim, a Fundação Ambiental Municipal de Urussanga (Famu) também anunciou novo concurso público para o provimento de diversos cargos.

vagas nas funções de fiscal de meio ambiente (1), biólogo (1) e engenheiro agrônomo (1). Os selecionados receberão de R$ 1.913,63 a R$ 4.436,32, variando conforme o cargo. A jornada de trabalho será de 40h semanais.

O processo seletivo consistirá em provas escritas objetivas, com questões sobre conhecimentos básicos e específicos. O exame está previsto para ser aplicado no dia 19 de agosto.

Como se inscrever para as vagas em Urussanga

Os interessados podem se inscrever até o dia 2 de agosto no site www.iobv.org.br. A taxa de inscrição varia de R$ 40 a R$ 100. Os candidatos que não possuem acesso à internet podem comparecer na Prefeitura de Urussanga, que disponibiliza local para realizar a inscrição. O órgão fica na Praça Anita Garibaldi, nº 14, no centro de Urussanga. O horário de atendimento é das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

Continuar lendo

Atualizado: 10/07/2018 - 15:13

Concurso Ibama: NOVO pedido para 1.888 vagas é avaliado

O Ibama tem o intuito de abrir concurso com oportunidades para técnico e analista, com exigência de níveis médio e superior. Os salários iniciais oferecidos pelo órgão chegam a R$ 7,7 mil

Três cargos

JC Concursos - Douglas Terenciano - Informe o Erro

Está em análise no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) o pedido para a realização de novo concurso do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). A solicitação foi enviada recentemente e há uma grande expectativa para que a autorização seja liberada ainda este ano
 
O requerimento encaminhado solicita um total de 1.888 vagas, e não mais 1.529 como anteriormente. De tais oportunidades, 759  são para técnico administrativo, 832 para analista ambiental e 297 para analista administrativo.
 
Os empregos de analista ambiental e analista administrativo do concurso do Ibama exigem nível superior, enquanto a colocação de técnico administrativo aceita profissionais com ensino médio.
 
As remunerações iniciais correspondem a R$ 3.712,72 para técnico e a R$ 7.760,45 para analista. Nesses valores já está incluso o auxílio-alimentação de R$ 458. 
 

Últimos concursos do Ibama para analista


 
O último concurso para analista ambiental do Ibama foi aberto em 2012, anunciando uma oferta de 108 vagas, sendo 45 para a área de licenciamento ambiental no Distrito Federal, 15 para licenciamento ambiental no Rio de Janeiro, 27 para monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental no Distrito Federal e 21 para gestão, proteção e controle da qualidade ambiental no Distrito Federal. Ao todo, 16.290 pessoas se inscreveram para o processo seletivo.
 
Já para analista administrativo, o último certame foi realizado em 2013, para preenchimento de 61 postos, distribuídos da seguinte forma: Acre (2 vagas), Amapá (2), Amazonas (3), Bahia (1), Distrito Federal (27), Espírito Santo (1), Maranhão (1), Mato Grosso (3), Mato Grosso do Sul (2), Minas Gerais (2), Pará (2), Paraná (2), Piauí (1), Rio Grande do Sul (1), Rondônia (2), Roraima (2), Santa Catarina (2), São Paulo (1), Sergipe (2) e Tocantins (2). O processo seletivo registrou 43.533 candidatos.
 
As duas seleções foram organizadas pelo Cespe/UnB.

 

Continuar lendo

Atualizado: 05/07/2018 - 15:50

Prefeitura de Itapiranga SC: concurso reúne 11 vagas

As oportunidades do concurso da Prefeitura Municipal de Itapiranga são para o cargo de professor. A participação deverá ser garantida até o dia 27 de julho

Educação

JC Concursos - Douglas Terenciano - Informe o Erro

A Prefeitura Municipal de Itapiranga, localizada no Estado de Santa Catarina, está com inscrições abertas de concurso público para a área da educação. A seleção visa o preenchimento de 11 vagas, além de formação de cadastro reserva de futuras oportunidades. 

Candidatos que têm o nível superior têm chances para o cargo de professor nas especialidades de ensino fundamental e educação infantil (1 vaga), ensino fundamental e educação infantil anos iniciais (1), geografia (1), artes (1), ciências (1), língua estrangeira - inglês (1), educação física (2), matemática (1), história (1) e português (1). O salário inicial é de R$ 2.610,64. 

Profissionais não habilitados também poderão se inscrever para as funções descritas acima, mas apenas concorrerão ao cadastro reserva e receberão o vencimento de R$ 2.455,35. As informações sobre os requisitos encontram-se no edital, que está anexado à notícia. 

 

Etapas do concurso da Prefeitura de Itapiranga SC

 

Para participar basta preencher o formulário de inscrição no endereço eletrônico www.ameosc.org.br e efetuar o pagamento da taxa de participação, nos valores de R$ 40 para professores não habilitados e R$ 60 para habilitados. O prazo se encerrará no dia 27 de julho. 

O concurso da Prefeitura de Itapiranga será constituído de duas fases para todos os cargos: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório; e análise de títulos, apenas classificatória. 

A prova objetiva será composta por 20 questões de conhecimentos específicos da área de atuação, gerais da educação e legislação. Ela será aplicada no dia 1º de setembro, nas dependências da Escola de Educação Básica São Vicente, situada na Rua Matriz, nº 255, Centro, município de Itapiranga/SC

Continuar lendo

Atualizado: 03/07/2018 - 15:49

Biguaçu SC recebe inscrições de concurso até 9 de julho

As chances no concurso da Prefeitura Municipal de Biguaçu são para os cargos de auxiliar de serviços gerais, técnico em educação e professor, que exigem níveis fundamental e superior

Cadastro reserva

JC Concursos - Douglas Terenciano - Informe o Erro

Serão recebidas até o dia 9 de julho as inscrições do concurso da Prefeitura Municipal de Biguaçu, localizada no Estado de Santa Catarina. Oportunidade é para formação de cadastro reserva do seu quadro de temporários. 

Candidatos que têm o ensino fundamental incompleto podem se inscrever para a função de auxiliar de serviços gerais - merendeira. O salário inicial é de R$ 1.100,98.

Nível superior é requisito para os cargos de técnico em educação, cujo vencimento é de R$ 1.238,62 para jornada de trabalho de 20 horas e R$ 2.477,19 para 40 horas, e professor III inglês, com remuneração de R$ 1.851,68 para carga horária de 20 horas, R$ 2.777,52 para 30 horas e R$ 3.703,38 para 40 horas. 

Como benefício, os servidores da Prefeitura de Biguaçu ainda recebem vale-alimentação, cujo valor varia de R$ 85,17 e R$ 340,70. 

As inscrições devem ser realizadas no endereço eletrônico http://concursos.faepesul.org.br. Os valores da taxa de participação são de R$ 30 para ensino fundamental e R$ 60 para nível superior. 

O concurso da Prefeitura de Biguaçu será constituído das seguintes etapas: prova objetiva para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório; e análise de títulos para nível superior, unicamente classificatória. 

A avaliação será aplicada no dia 15 de julho. Ela contemplará 25 questões de múltipla escolha, sendo cinco de língua portuguesa, cinco de matemática e 15 de conhecimentos específicos. 

 

Atribuições dos cargos da Prefeitura de Biguaçu SC

 

Auxiliar de serviços gerais (merendeira) - fazer as merendas dos alunos e auxiliar nos trabalhos de limpeza e aquelas tarefas estabelecidas em Lei e/ou repassados pelo titular da pasta. 

Professor III inglês - planejar, ministrar aulas e orientar a aprendizagem; Participar no processo de planejamento das atividades da escola; elaborar programas, planos de curso, atendendo ao avanço da tecnologia educacional e as diretrizes do ensino; executar o trabalho docente em consonância com o plano curricular da escola; contribuir para o aprimoramento da qualidade de ensino; colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade; avaliar o desempenho dos alunos de acordo com o regimento escolar, nos prazos estabelecidos; estabelecer formas alternativas de recuperação para os alunos que apresentarem menor rendimento; atualizar-se em sua área de conhecimento; cooperar com serviços de administração escolar, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional; zelar pela aprendizagem do aluno; manter-se atualizado sobre a legislação de ensino; executar outras tarefas.

Técnico em educação - colaborar com os órgãos de administração e gestão da escola ou escolas onde desenvolve a sua atividade; desenvolver estudos, propostas e ações destinadas a eliminar e prevenir a fuga à escolaridade obrigatória, ao abandono precoce e ao absentismo sistemático; desenvolver estudos e propor medidas que sustentem a diversificação de estratégias e de métodos educativos para promover, de forma diferenciada, o sucesso escolar; participar em ações destinadas a informar e sensibilizar os pais e a comunidade relativamente à problemática das opções escolares e profissionais, bem como em ações e medidas de reforço da ligação escola-comunidade; propor medidas de inovação e de fomento da qualidade da gestão das condições e do ambiente educativo; entre outras. 

Continuar lendo

Atualizado: 03/07/2018 - 11:57

Concurso em Doutor Pedrinho SC inscreve até 9/07

Oportunidade do concurso da Prefeitura Municipal de Doutor Pedrinho é para formação de cadastro reserva de temporários. Salários chegam a R$ 3,2 mil

Todos os níveis

JC Concursos - Douglas Terenciano - Informe o Erro

Encontram-se abertas as inscrições do concurso público da Prefeitura Municipal de Doutor Pedrinho, localizada no Estado de Santa Catarina. A seleção visa à formação de cadastro reserva do seu quadro de temporários. 

Para ensino fundamental incompleto, as chances são para as funções de auxiliar de serviços gerais, auxiliar de recreação infantil, operador de máquina e operador de trator agrícola. Os salários iniciais oscilam entre R$ 1.242,51 e R$ 1.567,95. 

Quem tem o ensino médio e/ou curso técnico está apto às carreiras de auxiliar administrativo, inseminador e agente comunitário de saúde. Os respectivos vencimentos são de R$ 1.311,37, R$ 1.405,14 e R$ 1.014. 

Nível superior é requisito para o cargo de contador, cuja remuneração é de R$ 3.275,27. 

 

Participação no concurso da Prefeitura de Doutor Pedrinho SC

 

As inscrições deverão ser realizadas até o dia 9 de julho. A ficha cadastral está disponível no endereço eletrônico www.nbsprovas.com.br. Os valores da taxa de participação são de R$ 15 para ensino fundamental, R$ 20 para nível médio/técnico e R$ 30 para formação superior. 

Todos os inscritos no concurso da Prefeitura de Doutor Pedrinho serão avaliados por meio de uma única etapa: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela será composta por 25 questões de múltipla escolha, sendo cinco de português, cinco de matemática, cinco de conhecimentos gerais e atualidades e dez de conhecimentos específicos.  

A avaliação será aplicada no município de Doutor Pedrinho/SC no dia 15 de julho, em locais e horários a serem divulgados juntamente com a homologação das inscrições, a partir de 10 de julho.

Continuar lendo

Atualizado: 03/07/2018 - 11:06

Coronel Freitas SC: concurso inscreve até amanhã

Concurso da Câmara de Coronel Freitas preencherá um posto de técnico em administração, cargo que requer ensino médio e paga R$ 1,5 mil

Uma vaga

JC Concursos - Douglas Terenciano - Informe o Erro

Chegam ao fim nesta quarta-feira (4), às 23h59, as inscrições para o processo seletivo da Câmara de Coronel Freitas, em Santa Catarina, para preenchimento de uma vaga temporária na função de técnico em administração. 

 

Com salário inicial de R$ 1.568,76 e jornada semanal de 20 horas, o cargo pode ser disputado por profissionais que possuem ensino médio completo.

 

Os interessados devem acessar o site da banca Legalle Concursos (https://legalleconcursos.com.br) para se inscrever. O valor da taxa é de R$ 50. 

 

 

Etapas do concurso da Câmara de Coronel Freitas 2018

 

 

Marcada para 15 de julho, a prova objetiva cobrará a resolução de 30 questões de múltipla escolha sobre português, raciocínio lógico, legislação e conhecimentos específicos.

 

Na mesma data, os candidatos deverão entregar os documentos relativos à análise de títulos. Nessa etapa, serão avaliados dois critérios: formação educacional e experiência na área de recursos humanos. 

 

De acordo com o edital, o concurso da Câmara de Coronel Freitas terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do Legislativo. 

 

 

Concurso Câmara Coronel Freitas: atribuições do técnico em administração

 

 

Executar trabalhos relacionados com a organização e atualização dos arquivos e fichários. Redigir instruções, ordens de serviço, minutas de cartas, ofícios, memorandos e atos administrativos sobre assuntos do órgão. Minutar contratos em geral. Auxiliar na aquisição e suprimento de material permanente e de consumo, divulgação de editais e outras tarefas correlatas. Fazer anotações nas fichas, nos livros e nos exemplares de ocorrências verificadas nos registros em geral. Colaborar na redação de relatórios anuais ou parciais atendendo a exigências ou normas do órgão. Expedir atestados, lavrar termos de posse, apostilas, certidões e termos de ocorrência em geral. Preparar documentos necessários para o funcionamento do órgão. Realizar registros em geral. Secretariar autoridades de hierarquia superior, taquigrafando, redigindo expedientes relacionados às suas atividades. Providenciar os serviços de reprografia e multiplicação de documentos. Sugerir métodos e processo de trabalho para simplificação, recebimento, classificação registro, guarda, codificação, tramitação e conservação de documentos, processo e papéis em geral. Colaborar nos estudos e elaboração de trabalhos técnicos relativos a projetos de planos de ação. Acompanhar ou participar da elaboração de anteprojetos de leis e decretos. Realizar estudos e pesquisas sobre atribuições de cargos, a fim de possibilitar sua classificação e retribuição, a organização de novos quadros de serviços, novos sistemas de ascensão, progressão e avaliação de cargos. Participar na elaboração de projetos ou planos de organização dos serviços, inclusive para a aplicação de processamento eletrônico. Estudar e propor normas para administração de material. Desempenhar tarefas semelhantes.
 

Continuar lendo

Atualizado: 02/07/2018 - 10:42

AGU já começa a definir BANCA do concurso para 100 vagas

A autorização determina que o edital do concurso da AGU seja publicado dentro de seis meses, ou seja, até 14 de dezembro de 2018

 Diversos cargos

JC Concursos - Douglas Terenciano - Informe o Erro

A Advocacia-Geral da União (AGU)  já iniciou os preparativos para a realização do seu novo concurso público 2018, autorizado pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPGD) em 14 de junho. De acordo com informações obtidas junto ao órgão, já estão sendo tomadas as providências para a escolha da banca responsável pela seleção, que deve ser anunciada em breve. Além disso, também já foi iniciado o processo de definição de como as 100 vagas que serão oferecidas serão distribuídas pelos diversos estados. De acordo com a autorização do certame, a publicação do edital de abertura de inscrições deve ocorrer até 14 de dezembro.

O aval é para os cargos de administrador (48 vagas), analista técnico administrativo (10), arquivista (2), bibliotecário (1), contador (1), técnico em assuntos educacionais (2) e tecnico em comunicação social (5).

Para todos estes cargos é necessário possuir formação de nível superior para o ingresso, com remuneração inicial de R$ 6.200, considerando vencimentos básicos e gratificações.

 

CURSOS PARA O CONCURSO AGU 2018

“A realização deste concurso é um passo importante no processo de fortalecimento do quadro de servidores da AGU. Todos nós sabemos que as vitórias obtidas pela nossa instituição somente serão possíveis graças, também, à incansável dedicação diária de nossos servidores”, disse, quando do envio do pedido do concurso, a advogada-geral da União, ministra Grace Mendonça.


Ads

Passe em concursos Jurídicos!

Nossas obras contemplam os conteúdos programáticos dos principais concursos jurídicos do país! Receba dicas de obras e métodos de estudo para aumentar suas chances de sucesso! Cadastre-se já.

 

 

Novas vagas

  Vale ressaltar que tramita na Câmara dos Deputados o projeto de lei 6788/17, que cria mais 3.000 vagas no órgão, sendo 2.000 para o cargo de analista técnico de apoio à atividade jurídica e 1.000 para técnico de apoio à atividade jurídica.   Para técnico, para concorrer será exigido apenas ensino médio, com inicial de R$ 4.669,35, com gratificações. Para analistas, nível superior, com inicial de R$ 6.985,34.  

Mais informações sobre este projeto podem ser obtidas aqui

 

Concurso Anterior

O último concurso da AGU para cargos da área de apoio operacional ocorreu em 2014, quando foram oferecidas 100 oportunidades, para preenchimento para a sede, em Brasília, bem como para a Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP/PR), pelo regime jurídico únicos dos servidores civis da união, autarquias e fundações públicas federais.

Para o quadro de nível superior da AGU foram oferecidas oportunidades para os cargos de analista de sistemas (10 postos), analista técnico administrativo (34), bibliotecário com registro profissional (3) e técnico em comunicação social (3). Para quem possui formação técnica, a oferta foi de dez vagas para a carreira de técnico em contabilidade.

Já na Secretaria dos Portos, para nível médio foram dez vagas para agente administrativo e sete para técnico em contabilidade. Para nível superior, a oferta foi para os cargos de administrador (4), analista técnico administrativo (15), contador (2) e economista (2).

A banca organizadora do concurso, na ocasião, foi o Idecan.

Antes disso, a seleção anterior para a área técnica ocorreu em 2006, quando foram registrados 25 mil inscritos para a oferta de 336 vagas, somente para candidatos de nível superior, para os cargos de administrador, contador, economista e engenheiro. Neste caso, a banca organizadora foi o Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade do Rio de Janeiro (NCE/UFRJ).

 

Sobre a AGU

Cabe à Advocacia Geral da União representar a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organização e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo. Em termos de representação judicial, sua atividade é exercida em defesa dos interesses dos referidos entes nas ações judiciais em que a União figura como autora, ré ou, ainda, terceira interessada. A representação extrajudicial é exercida perante entidades não vinculadas à justiça, como órgãos administrativos da própria união, estados ou municípios.

Continuar lendo

Atualizado: 29/06/2018 - 09:11

Concurso PETROBRAS: SAIU resultado final para 648 vagas

Mais de 110 mil candidatos disputaram postos de níveis médio e superior, com salários de até R$ 10,7 mil. Prova do concurso da Petrobras foi aplicada em 8 de abril

Diversos Estados

JC Concursos - Douglas Terenciano - Informe o Erro

A Fundação Cesgranrio divulgou o resultado final do concurso da Petrobras destinado a preencher 648 vagas (108 imediatas e 540 para cadastro reserva). A classificação pode ser conferida aqui

 

Os 110.092 inscritos realizaram a prova objetiva em 8 de abril, com aplicação em 27 cidades de diversos Estados, além do Distrito Federal. As candidaturas para o processo seletivo foram recebidas até 5 de março.

 

O número inicial de vagas em disputa no certame era de 666, mas foi reduzido com a exclusão do cargo de técnico de segurança júnior, conforme retificação do edital divulgada em 21 de fevereiro.  

APOSTILA CONCURSO PETROBRAS 2018 - TÉCNICO DE LOGÍSTICA DE TRANSPORTE
APOSTILA CONCURSO PETROBRAS 2018 - TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO E CONTROLE JUNIOR 
CURSO CONCURSO PETROBRAS 2018 - DIVERSOS CARGOS
 

A seleção ofereceu oportunidades para candidatos dos níveis médio e superior nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Sergipe, Amazonas, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia e Rio de Janeiro, além do polo Nacional. A organizadora é a Fundação Cesgranrio.

 

Vagas – Concurso Petrobras 2018
 

Quem possui ensino médio pôde se candidatar aos cargos técnico de administração e controle júnior, técnico de comercialização e logística júnior, técnico de exploração de petróleo júnior – geologia, técnico de inspeção de equipamentos e instalações júnior, técnico de logística de transporte júnior – controle, técnico de logística de transporte júnior – operação, técnico de manutenção júnior – instrumentação, técnico de suprimento de bens e serviços júnior – administração, técnico de suprimento de bens e serviços júnior – mecânica e técnico químico de petróleo júnior. Os salários chegam a R$ 4.513,13.

 

Já para os candidatos com ensino superior completo, as opções foram para as carreiras de enfermeiro do trabalho júnior, engenheiro de equipamentos júnior – elétrica, engenheiro de equipamentos júnior – eletrônica, engenheiro de equipamentos júnior – inspeção, engenheiro de equipamentos júnior – mecânica, engenheiro de meio ambiente júnior, engenheiro de petróleo júnior, engenheiro de processamento júnior, engenheiro de segurança júnior, engenheiro naval júnior, geofísico júnior – física, geofísico júnior – geologia, geólogo júnior e médico do trabalho júnior. O salário básico é de R$ 6.350,99, com garantia de remuneração mínima de R$ 10.726,45.
 

Mais detalhes sobre as provas - Concurso Petrobras 2018
 

As provas objetivas do concurso público da Petrobras foram aplicadas nas cidades de Aracaju/SE, Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campinas/SP, Campo Grande/MS, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, João Pessoa/PB, Macaé/RJ, Maceió/AL, Manaus/AM, Mauá/SP, Natal/RN, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, Santos/SP, São José dos Campos/SP, São Luís/MA, São Mateus/ES, São Mateus do Sul/PR, São Paulo/SP e Vitória/ES.

 

As avaliações tiveram duração quatro horas para os cargos de nível médio e de quatro horas e meia para os cargos de nível superior. A seleção será válida por um ano, prazo que pode ser prorrogado pelo mesmo período. As contratações são no regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

 


Ads

Apostila PETROBRAS 2018 em PDF 

Apostila completa e de acordo com edital para o cargo de Técnico(a) de Administração e Controle Júnior. Aproveite!

 

Conteúdo programático - Cargos nível médio

 

Língua portuguesa - Interpretação textual. Pontuação: emprego da vírgula. Emprego do acento indicativo de crase. Ortografia (escrita correta das palavras e acentuação gráfica - em conformidade com o novo acordo ortográfico). Colocação pronominal dos pronomes oblíquos átonos (próclise, mesóclise e ênclise). Uso dos pronomes relativos. Concordância verbal e nominal. Regência verbal. Uso das palavras: porque, por que, porquê e porquê; que; se; há e a. Classes das palavras e suas funções sintáticas.

Matemática - Teoria dos Conjuntos. Conjuntos Numéricos. Relações entre conjuntos. Funções exponenciais, logarítmicas e trigonométricas. Equações de 1º grau. Equações Polinomiais reduzidas ao 2º grau. Equações exponenciais, logarítmicas e trigonométricas. Análise Combinatória: permutação, arranjo, combinação. Eventos independentes. Progressão Aritmética. Progressão Geométrica. Matrizes. Determinantes. Sistemas Lineares. Trigonometria. Geometria Plana. Geometria Espacial. Geometria Analítica: equação da reta, parábola e círculo. Matemática Financeira: capital, juros simples, juros compostos, montante.

Continuar lendo

Atualizado: 27/06/2018 - 08:59

Concurso MARINHA: ÚLTIMO dia de inscrição para 146 vagas

Novo concurso da Marinha selecionará médicos (123 postos), dentistas (12), enfermeiros (3), farmacêuticos (4), fonoaudiólogos (2) e nutricionistas (2)

Área da saúde

JC Concursos - Douglas Terenciano - Informe o Erro

Terminam nesta quarta-feira (27) as inscrições para os dois editais divulgados pela Marinha com oferta de 146 vagas no concurso para admissão ao quadro de profissionais da área da saúde

 

O processo seletivo apresenta oportunidades para médicos (123 postos), dentistas (12), enfermeiros (3), farmacêuticos (4), fonoaudiólogos (2) e nutricionistas (2).

 

Os candidatos devem possuir curso superior e registro profissional. A idade limite para participação é 35 anos (até 1º de janeiro de 2019).

 

As inscrições para o concurso da Marinha têm taxa de R$ 120 e devem ser efetuadas mediante o preenchimento de formulário disponível no site www.ingressonamarinha.mar.mil.br.

 

No caso das chances para dentistas, elas estão distribuídas entre seis áreas: cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial (2), dentística (2), ortodontia (2), patologia bucal e estomatologia (2), prótese dentária (2) e radiologia (2).

 

Já para médicos, há ofertas nas seguintes especialidades: alergologia (2), cancerologia (1), cardiologia (8), clínica médica (11), dermatologia (2), endocrinologia/metabologia (4), gastroenterologia (3), geriatria (4), hematologia (2), infectologia (1), medicina intensiva (3), neurologia (4), anatomia patológica (2), pneumologia (4), proctologia (1), reumatologia (2), ciruriga cardíaca (1), cirurgia geral (8), cirurgia torácica (2), cirurgia vascular (3), oftalmologia (3), otorrinolaringologia (2), neurocirurgia (3), anestesiologia (5), ginecologia e obstetrícia (12), pediatria (11), psiquiatria (7), radiologia (6), radioterapia (1), medicina nuclear (1) e ortopedia e traumatologia (4). 

 

Do total de oportunidades em disputa no concurso da Marinha, 123 são para atuação em âmbito nacional. Outras 23 vagas (todas da área médica) destinam-se aos Distritos Navais sediados em Salvador/BA, Natal/RN, Belém/PA, Rio Grande/RS, Ladário/MS e Brasília/DF.

 

 

Sobre as provas do concurso da Marinha para profissionais da saúde

 

 

A seleção inclui seis etapas. Na primeira delas, em data a ser definida, os candidatos farão prova escrita de conhecimentos profissionais e redação.

 

As outras fases do certame envolvem inspeção de saúde, teste físico, análise de títulos, avaliação psicológica e verificação de documentos, entre outubro e novembro. O início do curso está previsto para 11 de março de 2019.

 

As atividades ocorrerão no Rio de Janeiro/RJ, Vila Velha/ES, Salvador/BA, Natal/RN, Olinda/PE, Fortaleza/CE, Belém/PA, Santana/AP, Parnaíba/PI, Santarém/PA, São Luís/MA, Rio Grande/RS, Porto Alegre/RS, Florianópolis/SC, Ladário/SC, Brasília/DF, São Paulo/SP e Manaus/AM.

 

 

Concurso Marinha 2018: como funciona o curso de formação

 

 

Os aprovados realizarão curso de formação no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (Ciaw), na cidade do Rio de Janeiro, com duração média de 19 semanas.

 

Durante a fase de preparação, os recrutas terão direito a uniforme, alimentação e assistências médico-odontológica, psicológica, social e religiosa, além de remuneração de R$ 6.993.

 

Após a conclusão do treinamento, o ingresso no Corpo de Saúde da Marinha (CSM) ocorre no posto de primeiro tenente, que atualmente conta com salário de R$ 7.796, de acordo com a tabela de vencimentos das Forças Armadas.

 

Antes de completar cinco anos da nomeação, os militares serão avaliados pela Comissão de Promoções de Oficiais, que decidirá sobre a permanência dos profissionais em caráter definitivo na Marinha.
 

Continuar lendo

Atualizado: 26/06/2018 - 11:11

Treze Tílias SC oferece 52 vagas em concurso

Chances no concurso da Prefeitura de Treze Tílias estão distribuídas entre funções destinadas a profissionais de todas as escolaridades. Salários chegam a R$ 3,7 mil

Dois editais

JC Concursos - Douglas Terenciano - Informe o Erro

A Prefeitura de Treze Tílias, em Santa Catarina, abriu processo seletivo para preencher 52 vagas (entre efetivas e temporárias), além de formar cadastro reserva (CR). Os salários variam de R$ 381,07 a R$ 3.746,17. 

 

Quem possui nível fundamental incompleto pode concorrer como auxiliar de serviços gerais (9 postos). Já candidatos que concluíram esse ciclo escolar têm opções como agente comunitário de saúde (4), cozinheira (CR), instrutor de artesanato (1), instrutor de culinária (1) e instrutor de tricô e crochê (1).   

 

As ofertas com exigência de ensino médio/técnico são para agente de apoio à educação (15) e técnico em enfermagem (2 + CR).  

 

Há chances de nível superior para técnico em enfermagem (1), treinador de judô (1) e professor nas áreas de música (CR), anos iniciais do ensino fundamental (5), alemão (3), arte (1), educação infantil (5), língua inglesa (1), língua portuguesa (1) e matemática (1). 

 

 

Inscrições e provas do concurso da Prefeitura de Treze Tílias 2018

 

 

Com taxas entre R$ 40 e R$ 100, as inscrições serão recebidas até 31 de julho, mediante a realização de cadastro no endereço eletrônico: www.ibam-concursos.org.br.

 

A seleção envolverá provas objetiva (todos os cargos), em 2 de setembro, e de títulos (professor, técnico de nível superior em enfermagem e agente de apoio à educação), cujos documentos devem ser protocolados na Prefeitura de Treze Tílias durante o período para registro de candidaturas.  

 

 

Atribuições do agente comunitário de saúde no concurso da Prefeitura de Treze Tílias

 

 

Exercer atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS; - utilizar instrumentos para diagnóstico demográfico e sociocultural da comunidade; - promover ações de educação para a saúde individual e coletiva; - registrar, para fins exclusivos de controle e planejamento das ações de saúde, os nascimentos, óbitos, doenças e outros agravos à saúde;- estimular a participação da comunidade nas políticas públicas voltadas para a área da saúde;- realizar visitas domiciliares periódicas para monitoramento de situações de risco à família;- participar de ações que fortaleçam os elos entre o setor saúde e outras políticas que promovam a qualidade de vida;- cadastrar as famílias e atualizar permanentemente esse cadastro;- identificar indivíduos e famílias expostos a situações de risco; identificar área de risco;- orientar as famílias para utilização adequada dos serviços de saúde, encaminhando-as e até agendando consultas, exames e atendimento odontológico, quando necessário;- realizar ações, atividades, no nível de suas competências, nas áreas prioritárias da Atenção Básica;- realizar, por meio de visita domiciliar, acompanhamento mensal de todas as famílias sob sua responsabilidade; - estar sempre bem informado, e informar aos demais membros da equipe, sobre a situação das famílias acompanhadas, particularmente aquelas em situações de risco;- desenvolver ações de educação e vigilância à saúde, com ênfase na promoção da saúde e na prevenção de doenças;- promover a educação e a mobilização comunitária, visando desenvolver ações coletivas de saneamento e melhoria do meio ambiente, entre outras; - traduzir para a ESF a dinâmica social da comunidade, suas necessidades, potencialidades e limites; identificar parceiros e recursos existentes na comunidade que possam ser potencializados pela equipe.
 

Continuar lendo

Shopping