Chega ao fim nesta quarta-feira (14) o prazo de
inscrição do
processo seletivo da Secretaria de Estado da Educação do
Maranhão (
Seduc-MA). A seleção visa o preenchimento de 1.522 vagas, sendo 674 imediatas e 848 para formação de cadastro reserva (CR). Oportunidades atenderão ao projeto Jornada de Alfabetização no Maranhão - "sim, eu posso" - círculo de cultura, 2ª fase.
A atuação ocorrerá nos municípios de Jenipapo dos Vieiras, Itaipava do Grajaú, Aldeias Altas, Água Doce do Maranhão, Governador Newton Bello, Santana do Maranhão, São João do Carú, São Raimundo do Doca Bezerra, Lagoa Grande do Maranhão, São Roberto, Afonso Cunha, Marajá do Sena, Santa Filomena do Maranhão, Milagres do Maranhão e Belágua e seus povoados.
Vagas na Seduc-MA
O cargo de alfabetizador (587 vagas + 745 CR) exige o ensino
médio completo e o salário inicial é de R$ 600 para jornada de trabalho de 20 horas no turno noturno.
Já para o posto de coordenador de turma (87 + 103 CR), a exigência é de formação
superior. A remuneração é de R$ 900 para carga horária semanal de 20 horas no turno noturno.
Processo seletivo Seduc-MA
Interessados em concorrer a uma das vagas deverão realizar a
inscrição presencial, das 8h às 12h e das 13h às 17h, nos endereços indicados no anexo I do edital. Não serão cobradas taxas de participação.
No ato da
inscrição o participante deverá estar munido com os seguintes documentos: carteira de identidade; CPF; comprovante de residência; comprovante de escolaridade; e comprovante de experiência docente e/ou programas de alfabetização
O
processo seletivo da
Seduc-MA será constituído de uma única etapa: análise de títulos e experiências em programas de alfabetização de jovens, adultos e idosos. A divulgação do resultado da avaliação será divulgada até o dia 17 de julho.
Atribuições dos cargos da Seduc-MA
Coordenadores de turmas - conhecer e orientar adequadamente a utilização dos instrumentais de ensino-aprendizagem do método de alfabetização proposto; participar de maneira ativa, assídua e pontual de todos os momentos reservados à formação pedagógica e do acompanhamento da jornada; apoiar o alfabetizador nas visitas aos alfabetizandos que se fizerem ausentes por mais de cinco dias, visando seu retorno e continuidade dos estudos; realizar o acompanhamento sistemático das turmas; orientar o alfabetizador sobre a preparação do ambiente educativo, assegurando o funcionamento adequado dos equipamentos eletrônicos que dão suporte às atividades diárias; garantir o estudo e o planejamento juntamente com os/as alfabetizadores/as; produzir os relatórios que devem conter: onde estão as turmas, como são os locais de alfabetização, avanço e dificuldades de alfabetizandos/as e alfabetizadores/as, nível de formação dos/as alfabetizadores/as e como está se dando o envolvimento da comunidade; organizar, conjuntamente com o/a alfabetizador/a, a produção escrita dos educandos/as e frases significativas e manter diálogo constante com a coordenação regional no intuito de garantir a execução e o bom andamento da jornada.
Alfabetizadores - alfabetizar jovens a partir de 15 anos, adultos e idosos; participar de maneira ativa, assídua e pontual de todos os momentos reservados à formação pedagógica e ao acompanhamento da jornada; conhecer e utilizar adequadamente os instrumentais de ensino-aprendizagem do método de alfabetização proposto; assistir, antecipadamente, o roteiro audiovisual relativo a cada aula, planejando a abordagem a ser feita junto aos alfabetizandos, definindo as atividades e os materiais necessários a cada aula diária; elaborar o plano de aula previamente de forma a projetar a superação das dificuldades que venham surgir durante o processo de alfabetização; cumprir o tempo diário de aulas semanais; zelar pela frequência e continuidade de estudos de todos os alfabetizandos/as; fazer o acompanhamento individual do processo de aprendizagem dos/as alfabetizandos/as; realizar periodicamente as avaliações com os alfabetizandos/as, utilizando o instrumental sugerido e demais recursos que julgar necessários; motivar os alfabetizandos a continuarem se escolarizando; participar do processo de formação e de avaliação da jornada, e nos casos de impedimento, cabe ao alfabetizador a indispensável comunicação, preferencialmente antecipada, a todos os alfabetizandos e ao coordenador da turma.
Siga o JC Concursos no Google News