Publicado: 06/06/2018 - 12:18 | Atualizado: 19/06/2018 - 17:29

Concurso TCE MG: SAIU edital com 39 postos de analista

As chances no concurso do TCE MG (Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais) são para candidatos de nível superior em diversas áreas

Salário de R$ 8,1 mil

Por JCConcursos - Patricia Lavezzo

Foi publicado o edital de abertura das inscrições do concurso público para o cargo de analista de controle externo do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE MG). A seleção visa o provimento de 39 vagas, sendo quatro reservadas a pessoas com deficiência.

As ofertas estão distribuídas entre as especialidades de administração (2), ciências atuariais (2), ciências contábeis (14), ciência da computação (2), ciências econômicas (4), direito (10) e engenharia (5). Interessados devem possuir diploma de curso de nível superior na área específica a que pretende concorrer.

A remuneração inicial do analista de controle externo é de R$ 8.106,87, já incluso o auxílio-alimentação no valor de R$ 941, para jornada de trabalho de 30 horas semanais. Após o primeiro ano de efetivo exercício, o servidor será submetido a avaliação de desempenho, tendo direito a perceber adicional de desempenho, no montante de até R$ 3.500.

CURSO PARA CONCURSO TCE MG 2018 - ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO

De acordo com o edital do concurso do TCE MG, os candidatos nomeados exercerão suas funções na sede do Tribunal de Contas, em Belo Horizonte, ou em unidades descentralizadas regionais que vierem a ser criadas, sem prejuízo da realização de auditorias e inspeções no âmbito do território estadual.

Como participar do concurso do TCE MG 2018

O processo de seleção será organizado e executado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). As inscrições serão recebidas no período das 10h do dia 6 de agosto às 18h do dia 4 de setembro, através do endereço eletrônico www.cespe.unb.br/concursos/tce_mg_18.


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Será cobrada uma taxa de participação do concurso do TCE MG, no valor de R$ 140, e o seu pagamento deverá ser efetuado até a data limite de 5 de outubro, observado o horário de funcionamento da rede bancária.

Provas do concurso do TCE MG 2018

Todos os inscritos no concurso do TCE MG serão submetidos a duas avaliações: prova objetiva e prova discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório. Elas serão aplicadas na cidade de Belo Horizonte/MG no dia 18 de novembro, em turnos distintos

A prova objetiva será composta por 100 questões do tipo múltipla escolha que versarão sobre conhecimentos gerais (língua portuguesa), conhecimentos específicos e conhecimentos especializados.

Já a prova discursiva contará com duas questões, sendo uma sobre controle externo e uma acerca dos conhecimentos especializados de cada especialidade, a serem respondidas em até 60 linhas, cada uma. Serão avaliados: o domínio do conteúdo dos temas abordados, demonstração de conhecimento técnico aplicado; e o domínio da modalidade escrita da língua portuguesa.

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Atualizado: 19/06/2018 - 15:36

Santa Barbara do Monte Verde MG: vagas em vários cargos

Oportunidades são para cinco vagas imediatas, com opções de níveis fundamental, médio e superior, com iniciais de até R$ 1,5 mil

Câmara municipal

Por JCConcursos - Fernando Cezar Alves

A Câmara Municipal de Santa Bárbara do Monte Verde, em Minas Gerais, realiza concurso público para o preenchimento de seis vagas em seu quadro de pessoal, sendo uma para quem possui ensino fundamental, três para ensino médio e uma para nível superior, com remunerações iniciais que variam de R$ 937 a R$ 1.500, com jornada de trabalho de oito a 40 horas semanais. As inscrições serão recebidas no período de 6 de agosto a 5 de setembro.

 

Ensino Fundamental
Quem possui ensino fundamental poderá concorrer ao cargo de serviços gerais, com uma vaga e inicial de R$ 937, para jornada de 40 horas semanais.

 

Ensino Médio
No caso de ensino médio, a oferta é de três vagas para a carreira de auxiliar administrativo, com inicial de R$ 1.000, para 40 horas.

 

Nível Superior
Por fim, para nível superior, o concurso conta com uma vaga para assessor contábil e financeiro, com inicial de R$ 1.500, para 8 horas mensais.


As inscrições poderão ser feitas somente pela internet, na página eletrônica da banca organizadora, a IBGP, que é www.ibgpconcursos.com.br


As taxas são de R$ 45 para os cargos com exigência de ensino fundamental, R$ 50 para ensino médio e R$ 70 para nível superior.


Quem deixar a inscrição para o último dia deve ficar atento ao horário, uma vez que o pagamento da taxa deve ser feito por meio de boleto bancário.


A aplicação das provas está marcada para ocorrer em 30 de setembro.
Somente para o cargo de nível superior, para a classificação final também serão considerados títulos apresentados.


As contratações serão feitas de acordo com o regime estatutário, durante o prazo de validade do concurso, que será de dois anos, podendo ser prorrogado uma vez, pelo mesmo período.  
 
     

 

 

 

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Atualizado: 19/06/2018 - 14:58

Serra dos Aimorés MG: concurso para diversos cargos

Seleção conta com oferta inicial de seis vagas, para cargos de níveis fundamental, médio e superior, com iniciais de até R$ 3,6 mil

   Todos os níveis

Por JCConcursos - Fernando Cezar Alves

A Prefeitura de Serra dos Aimorés, em Minas Gerais, realiza concurso público para o preenchimento de seis vagas em seu quadro de pessoal, sendo duas para cargos com exigência de ensino fundamental, duas para ensino médio e duas para nível superior, com remunerações iniciais que variam de R$ 954 a R$ 3.630,32, com jornadas de trabalho de 20 a 30 horas semanais. As inscrições serão recebidas no período de 6 de agosto a 6 de setembro.

 

Ensino Fundamental
Quem possui ensino fundamental poderá concorrer aos cargos de auxiliar de serviços gerais (1 vaga, com inicial de R$ 954 para 30 horas semanais, com taxa de R$ 66) e motorista (1, com carteira de habilitação “B”, “C”, “D” ou “E”, R$ 1.299,99, 30 horas e taxa de R$ 90).

 

Ensino Médio
Para ensino médio: auxiliar legislativo (1, com conhecimentos técnicos em informática, R$ 1.199,99, 30 horas, R$ 84) e secretaria do legislativo (1, com conhecimentos básicos de informática, R$ 1.648,48, 30 horas, R$ 115).

 

Nível Superior
Por fim, para nível superior: contador (1, com registro no conselho, R$ 2.418,26, 30 horas, R$ 169) e procurador jurídico (1, com registro na OAB, R$ 3.630,32, R$ 254).


As inscrições poderão ser feitas sometne pela internet, na página eletrônica da organizadora, a Leandro Lima Assessoria, que é www.leandrolimaassessoria.com.br.

 

Provas

A aplicação das provas está marcada para ocorrer em 23 de setembro


Para auxiliar legislativo serão cinco questões de língua portuguesa, cinco de matemática e dez de conhecimentos de informática. Para auxiliar de serviços gerais, dez de língua portuguesa e dez de matemática. Para contador, 20 de conhecimentos específicos. Para motorista, dez de língua portuguesa e dez de matemática. Para procurador, 20 de conhecimentos específicos e para secretaria do legislativo, cinco de matemática, cinco de língua portuguesa e dez para conhecimentos de informática.   


As contratações serão feitas pelo regime estatutário, durante o prazo de validade do concurso, que será de dois anos, podendo ser prorrogado uma vez, pelo mesmo período.      

 

 

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Atualizado: 18/06/2018 - 13:17

Câmara de Matias Barbosa MG abre concurso público

O concurso público da Câmara Municipal de Matias Barbosa oferece quatro vagas para candidatos dos níveis médio e superior

Vários cargos

Por JCConcursos - Douglas Terenciano

A Câmara Municipal de Matias Barbosa, no Estado de Minas Gerais, está com inscrições abertas para seu concurso público, com quatro vagas para candidatos dos níveis médio e superior.

Concurso público na Câmara de Matias Barbosa

O concurso público da Câmara Municipal de Matias Barbosa oferece vagas para auxiliar legislativo (2); controlador interno (1) e advogado (1). A jornada varia de 20h à 40h semanais de trabalho, com remunerações que alternam de R$ 1.405,50 a R$ 3.504,48 por mês.

O processo seletivo consistirá em prova objetiva, prevista para ser aplicada no dia 30 de setembro. De acordo com o edital, a validade deste concurso público é de dois anos, com possibilidade de prorrogação por tempo semelhante.

Inscrições para vagas na Câmara de Matias Barbosa

Os interessados devem efetuar as inscrições até 23 de agosto no site www.institutoibdo.com.br. As taxas variam entre R$ 50 e R$ 80. Aos que não possuem acesso à internet, está disponível um posto de atendimento na sede da Câmara, localizada na avenida Engenheiro Paulo Brandão, nº 380, Parque dos Sabiás. O horário de funcionamento é das 8h às 17h.

Conteúdo programático para o cargo de auxiliar legislativo

LÍNGUA PORTUGUESA - Leitura e interpretação de texto. Variações linguísticas. Funções da linguagem. Tipos e gêneros de texto. Coesão e coerência textuais. Ortografia (atualizada conforme as regras do novo Acordo Ortográfico): emprego de letras; uso de maiúsculas e minúsculas; acentuação tônica e gráfica; pontuação. Fonologia/ fonética: letra/fonema; encontros vocálicos, consonantais e dígrafos. Morfologia: elementos mórficos e processos de formação de palavras; classes de palavras. Sintaxe:  termos das orações; orações coordenadas e subordinadas; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal; crase.  Pontuação. Semântica: denotação, conotação; sinonímia, antonímia, homonímia e paronímia; polissemia e ambiguidade. Figuras de linguagem.

RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO - Conjuntos. Números naturais, racionais e reais:  conceitos, comparações e operações. Grandezas e sistemas de medidas. Múltiplos e divisores.  MDC e MMC. Função: Definição, análise e construção de gráficos. Equações do 1º e 2º graus. Polinômios. Progressões aritméticas e geométricas. Razão e Proporcionalidade. Álgebra.  Análise combinatória e probabilidade. Matrizes: Conceito e operações. Sistemas lineares. Geometria plana: Semelhança de triângulos, relações métricas no triângulo retângulo, áreas das principais figuras planas. Comprimento da circunferência. Geometria espacial: posições relativas de retas e planos, distâncias.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados a Internet/Intranet: Ferramentas e aplicativos comerciais de navegação, de correio eletrônico, de grupos de discussão, de busca e pesquisa; Conceitos de proteção e segurança. Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática: tipos de computadores, conceitos de hardware e de software: Procedimentos, aplicativos e dispositivos para armazenamento de dados e para realização de cópia de segurança (backup); Principais aplicativos comerciais para edição de textos e planilhas (Ex.: Word, Excel). Word:  conceitos básicos, navegando pelo ambiente, configurações, ajuda (help), comandos, funções, aplicativos básicos (Acessórios e Principal), editores de texto, planilhas eletrônicas. Excel: conceitos, configurações, comandos, funções, técnicas e recursos básicos e avançados para criar e manipular planilhas e gráficos; Conceitos e serviços relacionados à Internet e ao correio eletrônico. Power Point: Configurações, tipos de apresentações, formatações. Pacote Office. Noções de Direito Constitucional: Princípios funda mentais da Constituição da República. Direitos e garantias fundamentais. Organização do Estado - da administração pública. Organização dos poderes - do poder legislativo e da fiscalização contábil, financeira e orçamentária. Tributação e do Orçamento - das finanças públicas. Noções de Direito Administrativo: Princípios administrativos. Administração pública - administração direta e indireta e modalidades de entidades administrativas. Licitações e contratos da Administração Pública (Lei 8.666/93). Ética profissional.

 

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Atualizado: 18/06/2018 - 13:10

Mariana MG abre inscrições para concurso com 312 vagas

Concurso da Prefeitura de Mariana preencherá postos em cargos de níveis médio e superior de ensino. Prazo para registro de candidaturas termina em 9 de julho

Salários até R$ 15,2 mil

Por JCConcursos - Samuel Peressin

Começaram nesta segunda-feira (18) as inscrições para o processo seletivo da Prefeitura de Mariana, no interior de Minas Gerais, destinado a preencher 312 vagas temporárias com salários entre R$ 1.063,09 e R$ 15.224,98.

 

Os cargos com exigência de ensino médio/técnico são para agente comunitário de saúde (70), agente de combate a endemias (34), assistente odontológico (10), atendente de farmácia (4), auxiliar de laboratório (1), educador social (4), monitor de casa de passagem (4), monitor de programas em diversas áreas (16), monitor de creche (25), monitor de ensino especial (5) e técnico em enfermagem (8).

 

Em nível superior há ofertas como advogado (1), assistente social (2), biólogo (2), bioquímico (1), dentista (1), coordenador do CRAS (1), coordenador do CREAS (1), educador social (1), enfermeiro (6), engenheiro ambiental (1), engenheiro civil (1), farmacêutico (1), fisioterapeuta (1), fonoaudiólogo (1), geógrafo (1), instrutor de atividades físicas e recreação (9), médico em diversas especialidades (65), veterinário (1), nutricionista (2), odontólogo (2), pedagogo (2), psicólogo (2), terapeuta ocupacional (1) e professor de educação básica para diversas áreas (25).

 

 

Concurso Prefeitura Mariana: inscrições e provas

 

 

As inscrições terminam em 9 de julho e devem ser efetuadas pelo site do Instituto Mineiro de Administração Municipal (Imam), no endereço: www.imamconcursos.org.br. As taxas variam de R$ 29 a R$ 180.  

 

A seleção envolverá prova objetiva (toda as vagas) e redação (pedagogo e professor), com aplicação em 4 e/ou 5 de agosto, além de avaliação de títulos (pedagogo e professor) e curso de formação inicial (agente comunitário de saúde e agente de combate a endemias), em datas a serem definidas. 

 

De acordo com o edital, o concurso da Prefeitura de Mariana terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal, conforme estabelece o edital.

 

 

Atribuições do agente comunitário de saúde no concurso da Prefeitura de Mariana 2018

 

 

Realizar mapeamento de sua área; cadastrar as famílias e atualizar permanentemente esse cadastro; identificar indivíduos e famílias expostos a situações de risco; identificar área de risco; orientar as famílias para utilização adequada dos serviços de saúde, encaminhando-as e até agendando consultas e exames, quando necessário; realizar ações e atividades, no nível de suas competências, nas áreas prioritárias da Atenção Básicas; realizar, por meio de visita domiciliar, acompanhamento mensal de todas as famílias sob sua responsabilidade; estar sempre bem informado, e informar aos demais membros da equipe, sobre a situação das famílias acompanhadas, particularmente aquelas em situações de risco; desenvolver ações de educação e vigilância à saúde, com ênfase na promoção da saúde e na prevenção de doenças; promover a educação e a mobilização comunitária, visando desenvolver ações coletivas de saneamento e melhoria do meio ambiente, entre outras; traduzir para a ESF a dinâmica social da comunidade, suas necessidades, potencialidades e limites; identificar parceiros e recursos existentes na comunidade que possa ser potencializados pela equipe; registrar todo o cadastramento e acompanhamento no e-SUS e outros sistemas; realizar as atribuições em consonância as normativas do SUS.

 

 

Concurso Prefeitura Marina 2018: atribuições do agente de combate a endemias 

 

 

Desenvolver ações educativas e de mobilização da comunidade relativas ao controle das doenças/agravos; executar ações de controle de doenças/agravos interagindo com os Agentes Comunitários de Saúde e equipe de Atenção Básica; realizar confecção de mapas de endemias; identificar casos suspeitos dos agravos/doenças e encaminhar os pacientes para a Unidade de Saúde de referência e comunicar o fato ao responsável pela unidade de saúde; orientar a comunidade sobre sintomas, riscos e agente transmissor de doenças e medidas de prevenção individual e coletiva; executar ações de campo para pesquisa entomológica, malacológica e/ou coleta de reservatórios de doenças; realizar cadastramento e atualização da base de imóveis para planejamento e definição de estratégias de intervenção; executar ações de controle de doenças utilizando as medidas de controle químico, biológico, manejo ambiental e outras ações de manejo integrado de vetores; executar ações de campo em projetos que visem avaliar novas metodologias de intervenção para prevenção e controle de doenças; registrar as informações referentes às atividades executadas; realizar identificação e cadastramento de situações que interfiram no curso das doenças ou que tenham importância epidemiológica relacionada, principalmente aos fatores ambientais; mobilizar a comunidade para desenvolver medidas simples de manejo ambiental e outras formas de intervenção no ambiente para o controle de vetores; realizar as atribuições em consonância as normativas do SUS.
 

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Atualizado: 18/06/2018 - 11:11

Uruana de Minas MG abre concurso com 64 vagas

Com salários de até R$ 4,4 mil, concurso da Prefeitura de Uruana de Minas preencherá postos em cargos de todas as escolaridades. Inscrições começam em 27 de agosto

Imediatas e cadastro

Por JCConcursos - Samuel Peressin

A Prefeitura de Uruana de Minas, no interior mineiro, divulgou edital de concurso público destinado a preencher 64 vagas, além de formar cadastro reserva (CR). Os salários variam de R$ 954 a R$ 4.470,06.

 

Profissionais alfabetizados têm opções como auxiliar de mecânico (1 posto), auxiliar de serviços gerais (2), gari (3), jardineiro (1), trabalhador braçal (2) e vigia (2).    

 

Com nível fundamental é possível concorrer como agente de combate a endemias (CR), cantineira (4), motorista (2) e operador de máquinas pesadas (3).

 

Ensino médio é requisito do concurso da Prefeitura de Uruana de Minas para agente administrativo (4), fiscal de tributos e posturas (1) e monitora de creche (4).

 

Além de segundo grau, o processo seletivo requer formação técnica para técnico de enfermagem (6), técnico em higiene dental (1), técnico em informática (2) e técnico em radiologia (1). 

 

Em nível superior há oportunidades para assistente social (CR), enfermeiro (1), supervisor de ensino (1), orientador pedagógico (CR), médico (1), veterinário (CR), nutricionista (1), psicólogo (1) e professor nas áreas de educação básica (13), ciências (CR), educação física (1), geografia (1), história (1), inglês (1), língua portuguesa (2) e música (1).  

 

 

Concurso Prefeitura Uruana de Minas: inscrições e avaliação

 

 

As inscrições abrem às 9h de 27 de agosto e se encerram às 20h de 27 de setembro, por meio do site absolutorh.listaeditais.com.br. As taxas custam entre R$ 40 e R$ 80. 

 

Marcada para 28 de outubro, a prova objetiva cobrará a resolução de 30 questões de múltipla sobre português, matemática/raciocínio lógico, informática e conhecimentos específicos (as disciplinas variam de acordo com o cargo).

 

De acordo com o edital, o concurso da Prefeitura de Uruana de Minas terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal. 

 

 

Atribuições do auxiliar de serviços gerais no concurso da Prefeitura de Uruana de Minas 2018

 

 

Executar serviços de limpeza e higiene, fazendo a remoção de sujeiras, lixo e entulhos, removendo-os para locais previamente estabelecidos. Executar serviços na manutenção e conservação das repartições públicas da Administração Municipal. Executar serviços de copa e cozinha. Auxiliar nos serviços burocráticos de pequena complexidade como fazer cópias (xérox) de documentos, etc. Realizar serviços de recebimento e distribuição de correspondências, e arquivo. Preparar e servir café, água, lanches quando assim determinado, aos vereadores, visitantes e servidores do legislativo municipal. Observar e cumprir as normas de higiene e segurança do trabalho. Zelar pela racionalidade e economicidade de materiais e mão de obra empregados na execução de suas tarefas. Executar outras tarefas correlatas, quando determinadas pelos seus superiores.
 

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Atualizado: 18/06/2018 - 10:50

Concurso MPU: orgão já iniciou escolha da BANCA

Oportunidades do concurso do MPU 2018 serão para os cargos de técnico e analista, que apresentam salários de até R$ 10,1 mil. Níveis médio e superior de ensino

Edital até outubro

Por JCConcursos - Fernando Cezar Alves

O Ministério Público da União (MPU) já iniciou os preparativos para a definição da banca organizadora do seu próximo concurso público. A expectativa do secretário-geral do órgão, Alexandre Camanho, é de que o edital de abertura de inscrições possa ser divulgado até outubro, conforme declarou, em abril, durante reunião com o Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério Público da União (SindMPU).  Ele já havia antecipado que a seleção contará com oportunidades para ingresso de analistas, técnicos administrativos e técnicos de segurança, além de formar cadastro reserva de pessoal.   O órgão divulgou, em agosto de 2017, a portaria 84, que fixa as atribuições e requisitos para ingresso nas carreiras de analistas e técnicos, que serão oferecidas no certame.   

 


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Para concorrer ao cargo de técnico basta possuir ensino médio, com remuneração inicial de R$ 6.862,73. No caso de analista, com necessidade de nível superior, o salário corresponde a R$ 11.259,81.  

Melhorias salariais


É importante ressaltar que as carreiras contarão com mais dois reajustes salariais nos próximos meses. No caso de técnico, os valores básicos passarão a ser de  R$ 7.080,21 em novembro e R$ 7.591,37 em janeiro de 2019.

 

 

Para o analista, R$ 11.616,61 em novembro  e R$ 12.455,30 em janeiro de 2019.    

A comissão do concurso do MPU, instituída dede março de 2017, é presidida pelo servidor Blal Yassine Dalloul e conta, ainda, com os seguintes participantes: Eloá Todarelli Junqueira, Denise Costa Recedive, Sandra Roberta de Souza Oliveira, Tatiane Diniz da Silva e Rayza Madlum de Paula.

APOSTILA TÉCNICO DO MPU

 


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Atribuições

  De acordo com a portaria, as atribuições do técnico são as seguintes: Auxiliar, dentro ou fora do ambiente da sede de trabalho, os membros e as chefias em processos judiciais e administrativos e em procedimentos extrajudiciais; atuar em processos judiciais e administrativos e em procedimentos extrajudiciais; auxiliar os membros e as chefias em eventos oficiais, audiências e diligências; elaborar e analisar informações, certidões, declarações, relatórios e documentos congêneres; elaborar minutas de atos administrativos e normativos; atuar em planos, programas, projetos e convênios; atuar na gestão de contratos quando formalmente designado; realizar estudos, pesquisas e levantamentos de dados; participar de reuniões, comissões, grupos e equipes de trabalho; participar do planejamento estratégico institucional e dos planos da sua unidade de atuação; observar e zelar pela segurança institucional no âmbito de sua área de atuação; atender o público interno e externo por telefone, correio eletrônico ou presencialmente; prestar informações sobre a localização e tramitação de processos e documentos; orientar quanto à aplicação das normas internas ou de sua área de atuação; contribuir para a melhoria contínua dos processos e rotinas de trabalho; orientar e supervisionar estagiários e aprendizes; inserir dados e utilizar os sistemas de informação corporativos; observar e zelar pelo cumprimento dos prazos; realizar tarefas de expediente; realizar atividades relativas à instrução, tramitação e movimentação de processos, procedimentos e documentos; manter e controlar o arquivo setorial; e executar demais atividades necessárias ao desempenho do cargo ou outras que eventualmente venham a ser determinadas pela autoridade competente, sempre respeitando, quando for o caso, os limites impostos pelos órgãos de classe

  Para os técnicos, na área de administração: Auxiliar na prática de atos em processos judiciais e na instrução e acompanhamento de processos administrativos e procedimentos extrajudiciais; desempenhar atividades de apoio técnico-administrativo; atuar na elaboração, execução e avaliação de planos, programas e projetos; realizar atividades, estudos, pesquisas e levantamentos de dados inerentes às atividades de suporte administrativo do órgão, dentre elas, as relacionadas a orçamento, finanças e controle interno; atuar na fiscalização, instrução e acompanhamento de contratos e convênios; atuar nas atividades de compras e de contratação de bens e serviços; registrar e controlar dados e informações cadastrais; emitir certidões, declarações e atestados; expedir e/ou anexar documentos e correspondências oficiais; elaborar atas, estatísticas setoriais e minutas de expedientes e de atos; organizar eventos, ações e atividades institucionais; preparar malotes; publicar documentos oficiais; realizar atividades de gestão de bens materiais e patrimoniais; realizar diligências; realizar serviços técnicos e especializados; manter atualizado o conteúdo de páginas virtuais na internet e na intranet; e analisar a conformidade documental.   Para analista: Assessorar, dentro ou fora do ambiente da sede de trabalho, os membros e as chefias em processos judiciais e administrativos e em procedimentos extrajudiciais; atuar em processos judiciais e administrativos e em procedimentos extrajudiciais; assessorar os membros e as chefias em eventos oficiais, audiências e diligências; realizar avaliações e vistorias; realizar perícias quando formalmente designado pelo órgão competente; acompanhar o desenvolvimento de trabalhos periciais; realizar estudos, pesquisas e levantamentos de dados; elaborar e analisar informações, certidões, declarações, laudos, pareceres, relatórios e documentos congêneres; elaborar minutas de atos administrativos e normativos; propor planos, projetos, programas, diretrizes e políticas de atuação; atuar em planos, programas, projetos e convênios; atuar na gestão de contratos quando formalmente designado; participar de reuniões, comissões, grupos e equipes de trabalho; participar do planejamento estratégico institucional e dos planos da sua unidade de atuação; observar e zelar pela segurança institucional no âmbito de sua área de atuação; atender o público interno e externo por telefone, correio eletrônico ou presencialmente; prestar informações sobre a localização e tramitação de processos e documentos; orientar quanto à aplicação das normas internas ou da sua área de atuação; contribuir para a melhoria contínua dos processos e rotinas de trabalho; orientar e supervisionar estagiários e aprendizes; inserir dados e utilizar os sistemas de informação corporativos; observar e zelar pelo cumprimento dos prazos; realizar tarefas de expediente; realizar atividades relativas à instrução, tramitação e movimentação de processos, procedimentos e documentos; manter e controlar o arquivo setorial; e executar demais atividades necessárias ao desempenho do cargo ou outras que eventualmente venham a ser determinadas pela autoridade competente, sempre respeitando, quando for o caso, os limites impostos pelos órgãos de classe.   Para analista, na área de direito: Assessorar os membros e chefias na coordenação e supervisão das atividades de processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais; planejar e executar tarefas relativas à análise jurídica de atos, documentos, processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais, produzindo os atos e documentos pertinentes; elaborar minutas de petições, denúncias, recursos, acordos judiciais ou extrajudiciais, termos de ajustamento de conduta, decisões, despachos, pareceres, notas técnicas, notificações, votos e atos congêneres, bem como manifestações jurídicas para subsidiar decisão administrativa; receber, analisar, acompanhar e dar andamento a processos e a outros documentos; auxiliar na instrução de processos, procedimentos e inquéritos civis e analisar inquéritos policiais; controlar prazos prescricionais; proceder à oitiva de vítimas, testemunhas e quaisquer outras pessoas que possam, direta ou indiretamente, colaborar com a instrução processual, reduzindo a termo suas declarações; realizar análise prévia e triagem de representações, denúncias, processos e procedimentos; realizar pesquisa, seleção, indexação e estudo de legislação, doutrina e jurisprudência; acompanhar a atualização legislativa; observar os prazos processuais e de conclusão de investigações; conferir atos e andamentos processuais; providenciar o cumprimento de decisões e despachos; atuar na manualização de processos e na elaboração de instrumentos normativos; e acompanhar a tramitação de processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais Último concurso do MPU
No concurso de 2013,  a seleção contou com 263 vagas para níveis médio e superior. As oportunidades foram para os cargos de técnico do MPU, técnico na área técnico administrativa especialidade tecnologia da informação e comunicação, técnico na área de saúde – enfermagem e técnico na área de saúde – saúde bucal.

No caso de analista, as opções foram para analista do MPU, analista na área técnico-administrativa – especialidade arquivologia, analista na área técnico administrativa – biblioteconomia, analista na área técnico administrativa – comunicação social, analista na área técnico administrativa – educação, analista na área técnico administrativa – estatística, analista na área técnico especializado – finanças e controle, analista na área técnico especializado – gestão pública, analista técnico especializado - planejamento e orçamento, analista na área de clínica médica, analista área de medicina – psiquiatria, analista na área de perícia – antropologia, analista na área de perícia – arquitetura, analista na área de perícia -contabilidade,analista na área de perícia – economia, analista na área de perícia – engenharia agronômica, analista na área de perícia – engenharia ambiental, analista na área de perícia – engenharia civil, analista na área de perícia – engenharia de segurança do trabalho, analista na área de perícia – engenharia elétrica, analista na área de perícia - engenharia florestal, analista na área de perícia – engenharia mecânica, analista na área de perícia – engenharia sanitária, analista na área de perícia – geografia, analista na área de perícia – medicina, analista na área de perícia medicina do trabalho, analista na área de perícia – oceanografia, analista na área de saúde – enfermagem, analista na área de saúde – odontologia, analista na área de saúde – psicologia, analista na área de saúde – serviço social, analista na área de tecnologia da informação e comunicação – desenvolvimento de sistemas e analista na área de tecnologia da informação e comunicação – suporte e infraestrutura.

Na ocasião, o concurso do MPU contou com oportunidades para o Distrito Federal e Eestados de Pernambuco, São Paulo, Amazonas, Rondônia, Maranhão, Pará, Rio Grande do Sul, Acre, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais,Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Alagoas, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba e Tocantins.

A banca foi o Cespe/UnB.
 
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Atualizado: 18/06/2018 - 09:05

Concurso IPHAN 2018: INSCRIÇÕES abertas para 411 vagas

Com ofertas distribuídas entre todo o Brasil, concurso do Iphan preencherá postos em cargos auxiliar, técnico e analista. Salários chegam a R$ 5,4 mil

Níveis médio e superior

Por JCConcursos - Samuel Peressin

Estão abertas as inscrições para o novo concurso do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). A seleção preencherá 411 vagas distribuídas em todo o Brasil, além de formar cadastro reserva.  


O processo seletivo oferece 131 postos para auxiliar institucional (R$ 3.877,97), 176 para técnico (R$ 5.493,29) e 104 para analista (R$ 5.493,29). A primeira posição requer ensino médio completo, enquanto as demais cobram formação superior. Os valores já incluem o auxílio-alimentação de R$ 458.

APOSTILAS CONCURSO IPHAN 2018 - CARGOS DE NÍVEIS MÉDIO E SUPERIOR
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As oportunidades estão distribuídas entre a sede do órgão, em Brasília, e superintendências/escritórios técnicos em todos os Estados brasileiros. Para São Paulo, foram disponibilizados 18 postos.  

As inscrições para o concurso do Iphan se encerram às 18h de 9 de julho, por meio do site http://www.cespe.unb.br/concursos. As taxas custam R$ 84 (nível médio) e R$ 117 (superior). 

 

Concurso Iphan: distribuição das vagas por área de formação


Parte das chances para auxiliar institucional é destinada a candidatos que possuem, além de segundo grau, formação técnica em conservação e restauração de bens culturais móveis; edificações; e agronomia ou jardinagem.  

 

As oportunidades para técnico no concurso do Iphan atendem profissionais formados em ciências sociais ou antropologia; arqueologia; arquitetura e urbanismo; arquivologia; biblioteconomia; ciências biológicas; engenharia agronômica; engenharia civil; história; e educação, pedagogia ou ciências humanas. 

 


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Curso Intensivo Gratuito para Concurso IPHAN

Para ajudar na preparação dos que realmente desejam passar nesse concurso, transmitiremos ao vivo e gratuitamente a partir de 18 de junho, o Curso Intensivo IPHAN. O conteúdo engloba desde português a história. São várias matérias de relevância com conteúdo de qualidade. Confira.

 

Já para analista, as opções são voltadas a participantes com graduação em qualquer área; comunicação social, jornalismo ou relações públicas; engenharia cartográfica, geografia ou geociências; e relações internacionais.

Sobre as provas do concurso do Iphan 2018


O processo seletivo envolverá provas objetiva e discursiva para todos os cargos, com aplicação prevista para 26 de agosto, nas capitais dos 26 Estados, além do Distrito Federal.

 

A primeira avaliação trará 120 questões de múltipla escolha, enquanto a segunda cobrará a elaboração de um texto dissertativo com até 30 linhas abordando tema da atualidade. 

 

O conteúdo programático inclui conhecimentos básicos (língua portuguesa, fundamentos da preservação do patrimônio cultura, noções de gestão/administração pública e atualidades) e específicos.

 

Haverá também análise de títulos para funções de nível superior, em período a ser definido. Os candidatos convocados poderão apresentar diplomas de especialização, mestrado e doutorado, bem como documentos que comprovem experiência profissional nos setores público e privado. 


De acordo com o edital, o concurso do Iphan terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério da instituição. 

 

Atribuições do auxiliar institucional no concurso do Iphan

 

Desenvolver atividades de nível intermediário de suporte às áreas administrativa e finalística, que compreendam a execução de atividades rotineiras de cunho administrativo e logístico; dar suporte às atividades que compõem o ciclo de gestão documental; dar suporte à análise, diagnóstico e intervenção em bens culturais móveis; dar apoio às atividades técnicas relativas à elaboração e análise de projetos e orçamentos e fiscalização de obras; dar suporte às atividades de fiscalização; realizar atividades de conservação e manutenção dos jardins históricos sob a gestão do Iphan; e outras atividades compatíveis com as atribuições profissionais e competências institucionais.

 

Concurso Iphan 2018: atribuições do técnico

 

Desenvolver atividades de nível superior, de complexidade e responsabilidade elevadas, que compreendam elaborar estudos, análises, pareceres, laudos, notas, relatórios e avaliações técnicas para instrução e acompanhamento de processos relativos à salvaguarda e à preservação do patrimônio cultural; avaliar o impacto ao patrimônio cultural em projetos e empreendimentos, inclusive no âmbito do licenciamento ambiental; realizar vistorias, levantamentos e avaliações de campo; acompanhar e se manifestar em processos relacionados a políticas intersetoriais e temáticas transversais ao patrimônio cultural; desenvolver e participar das atividades de articulação e mobilização social necessárias às ações institucionais; integrar conselhos representativos, comissões, grupos e equipes de trabalho de interesse da administração; elaborar e analisar orçamentos; acompanhar e fiscalizar intervenções e(ou) serviços; realizar intervenções conservativas e(ou) restaurativas de bens culturais e acervos sob a gestão do Iphan; elaborar termos de referência, projetos e editais; fiscalizar contratos, convênios e instrumentos congêneres e outras atividades compatíveis com as atribuições profissionais e competências institucionais.

 

Atribuições do analista no concurso do Iphan


Desenvolver atividades de nível superior, de complexidade e responsabilidade elevadas que compreendam o assessoramento especializado voltado para a gestão dos processos relativos à salvaguarda e à preservação do patrimônio cultural; acompanhar e se manifestar em processos relacionados a políticas intersetoriais e temáticas transversais ao patrimônio cultural; desenvolver e participar das atividades de articulação e mobilização social necessárias às ações institucionais; participar em conselhos representativos, comissões, grupos e equipes de trabalho de interesse da administração; elaborar e analisar orçamentos; executar atividades de gestão administrativa, orçamentária e financeira; acompanhar e fiscalizar projetos e(ou) serviços; elaborar termos de referência, projetos e editais; fiscalizar contratos, convênios e instrumentos congêneres; e outras atividades compatíveis com as atribuições profissionais e competências institucionais.

 

Conteúdo programático parcial para o concurso do Iphan

 

Língua portuguesa - 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.

 

Fundamentos da preservação do patrimônio cultura - Noções sobre história política, econômica e social do Brasil. 1.1 Noções sobre história e institucionalização do patrimônio cultural no Brasil e no mundo, com ênfase na trajetória do IPHAN. 2 Marcos internacionais da preservação: Convenção relativa à Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural (1972); Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial (2003). 3 Legislação brasileira sobre preservação de bens culturais. 3.1 Constituição Federal (artigos 20, 23, 24, 30, 215 e 216). 3.2 Decreto-Lei nº 25/1937, e suas alterações. 3.3 Lei nº 3.924/1961. 3.4 Lei nº 11.483/2007, e suas alterações (art. 9º). 3.5 Decreto nº 3.551/2000. 3.6 Decreto nº 9.238/2017. 4 Legislação aplicada ao patrimônio cultural. 4.1 Portaria IPHAN nº 187/2010; Portaria IPHAN nº 420/2010; Portaria IPHAN nº 127/2009; Portaria IPHAN nº 137/2016.

 

Noções de gestão e administração pública - 2.1 Princípios e normas referentes à administração direta e indireta. 2.2 Lei nº 8.666/1993, e suas alterações (Licitações e contratos administrativos). 3 Legislação administrativa. 3.1 Lei nº 8.112/1990, e suas alterações. 3.2 Lei nº 9.784/1999, e suas alterações (Processo Administrativo). 3.3 Lei nº 12.527/2011 (Lei de acesso à informação). 3.4 Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, instituído pelo Decreto nº 1.171/1994, e suas alterações. 4 Gestão de pessoas no setor público. 4 Gestão de processos. 4.1 Conceitos da abordagem por processos. 4.2 Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos.

 

Atualidades - (somente para a prova discursiva): 1 Tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como: política, economia, sociedade, educação, cultura, desenvolvimento sustentável e meio ambiente, relacionados ao patrimônio cultural.

 

Confira o conteúdo programático completo para o concurso do Iphan 2018

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Atualizado: 15/06/2018 - 12:10

Concurso BACEN: enviado novo pedido para 220 vagas

A solicitação de concurso do Banco Central conta com oportunidades para as carreiras de analista e procurador

Até R$ 17,7 mil

Por JCConcursos - Camila Diodato

No dia 30 de maio, foi encaminhado ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) um novo pedido para a realização do concurso do Bacen (Central do Brasil, também conhecido BC ou BCB). Ao todo, foram solicitadas 220 oportunidades, número bem inferior ao anterior de 990 vagas.

Do total de oportunidades solicitadas pelo Bacen, 200 são para analista e 20 para procurador; desta vez não foi contemplado o cargo de técnico. A solicitação anterior era de 800 postos para analista, 150 para técnico e 40 para procurador.

É grande a expectativa para seja realizado em breve o concurso do Banco Central devido à sua grande defasagem de pessoal. No momento, existem mais de 2.000 postos vagos, sem contar com as futuras aposentadorias, ou seja, cerca de 36% do quadro de pessoal do Bacen não está preenchido. O déficit total é de 2.356 servidores, sendo 1.944 analistas, 289 técnicos e 123 procuradores - vale ressaltar que o número pode sofrer alterações a qualquer momento.

Em entrevista anterior ao JC, o presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), Dario Piffer, chegou a comentar que o BC não consegue atender a toda demanda e que “essa situação traz problemas de toda a ordem, sendo uma das áreas mais prejudicadas a da fiscalização; por conta disso, o Banco Central prioriza somente as demandas consideradas mais importantes".

 

Sobre os cargos do concurso do Bacen

 

A função de técnico, não contemplada mais no pedido, se destina aos profissionais que concluíram o ensino médio e oferece salário inicial de R$ 6.463,44.

Já os postos de analista de procurador aceitam candidatos com formação superior em diversas áreas de atuação - neste caso, os vencimentos correspondem a R$ 16.286,90 e a R$ 17.788,33, respectivamente.

Vale ressaltar que as remunerações já incluem o valor do benefício-alimentação, que equivale a R$ 458 mensais.

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Último concurso para técnico e analista do Bacen

 

Em 2013, o Banco Central promoveu seleção com 500 vagas destinadas aos cargos de técnico e analista. Na ocasião, a banca organizadora foi o Cespe/UnB e a remuneração inicial oscilou entre R$ 5.158,23 e R$ 14.289,24.

A carreira de técnico apresentou 100 oportunidades e estava dividida entre as áreas de suporte técnico-administrativo e segurança institucional. Para concorrer a este emprego o candidato precisou ter ensino médio completo.

Destinado a profissionais de nível superior, o cargo de analista (400) estava distribuído em seis áreas de conhecimentos: análise e desenvolvimento de sistemas, suporte à infraestrutura de tecnologia da informação, política econômica e monetária, contabilidade e finanças, infraestrutura e logística, e gestão e análise processual.

O processo seletivo constou de prova objetiva, teste discursivo e análise de títulos – este último apenas para analista. Depois, houve um programa de capacitação para os candidatos aprovados.

Para este concurso, os profissionais foram lotados em Brasília (DF), Belém (PA), São Paulo (SP), Salvador (BA) e Porto Alegre (RS).

 

Seleção anterior para procurador do Bacen

 

O Banco Central publicou em agosto de 2013 um edital com 15 oportunidades para a função de procurador. Do total de ofertas, 14 foram para Brasília e uma para Belém.

Também sob a organização do Cespe/UnB, o processo seletivo avaliou os concursandos por meio de teste objetivo, inscrição definitiva, provas discursivas, exame oral e análise de títulos.

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Atualizado: 13/06/2018 - 15:38

Concurso Ibama: pedido para 1.529 vagas em análise

O Ibama tem o intuito de abrir concurso com oportunidades para técnico e analista, com exigência de níveis médio e superior. Os salários iniciais oferecidos pelo órgão chegam a R$ 7,7 mil

1.529 vagas

Por JCConcursos - Camila Diodato

Cresce cada vez mais a expectativa para que seja autorizado, em breve, o novo concurso do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). O órgão reiterou, recentemente, junto ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) o pedido de liberação do aval. 
 
O requerimento encaminhado solicita um total de 1.529 vagas. De tais oportunidades, 680 são para postos que estão em aberto e as outras 849 referem-se as que ficarão vagas no decorrer dos próximos três anos. Essas chances de reposição servirão para preencher as futuras aposentadorias, de modo que o quadro de pessoal não entre em crise com a falta de servidores.
 
As 680 oportunidades estão distribuídas entre as carreiras de analista ambiental (500) e analista administrativo (180). Já as demais 849 chances se destinarão ao preenchimento de todos os postos que ficarão em aberto, inclusive o de técnico administrativo.
 
Os empregos de analista ambiental e analista administrativo do concurso do Ibama exigem nível superior, enquanto a colocação de técnico administrativo aceita profissionais com ensino médio.
 
As remunerações iniciais correspondem a R$ 3.712,72 para técnico e a R$ 7.760,45 para analista. Nesses valores já está incluso o auxílio-alimentação de R$ 458. 
 
Últimos concursos do Ibama para analista
 
O último concurso para analista ambiental do Ibama foi aberto em 2012, anunciando uma oferta de 108 vagas, sendo 45 para a área de licenciamento ambiental no Distrito Federal, 15 para licenciamento ambiental no Rio de Janeiro, 27 para monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental no Distrito Federal e 21 para gestão, proteção e controle da qualidade ambiental no Distrito Federal. Ao todo, 16.290 pessoas se inscreveram para o processo seletivo.
 
Já para analista administrativo, o último certame foi realizado em 2013, para preenchimento de 61 postos, distribuídos da seguinte forma: Acre (2 vagas), Amapá (2), Amazonas (3), Bahia (1), Distrito Federal (27), Espírito Santo (1), Maranhão (1), Mato Grosso (3), Mato Grosso do Sul (2), Minas Gerais (2), Pará (2), Paraná (2), Piauí (1), Rio Grande do Sul (1), Rondônia (2), Roraima (2), Santa Catarina (2), São Paulo (1), Sergipe (2) e Tocantins (2). O processo seletivo registrou 43.533 candidatos.
 
As duas seleções foram organizadas pelo Cespe/UnB.

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Atualizado: 13/06/2018 - 11:05

AGU: saiu autorização para concurso com 100 vagas

A autorização determina que o edital do concurso da AGU seja publicado dentro de seis meses, ou seja, até 14 de dezembro de 2018

 Diversos cargos

Por JCConcursos - Fernando Cezar Alves

Está confirmado: um novo concurso da AGU (Advocacia-Geral da União) será aberto ainda em 2018. A autorização para o preenchimento de 100 vagas no órgão foi divulgado nesta quinta-feira (14), no Diário Oficial da União.

O aval é para os cargos de administrador (48 vagas), analista técnico administrativo (10), arquivista (2), bibliotecário (1), contador (1), técnico em assuntos educacionais (2) e tecnico em comunicação social (5).

Para todos estes cargos é necessário possuir formação de nível superior para o ingresso, com remuneração inicial de R$ 6.200, considerando vencimentos básicos e gratificações.

A autorização concedida pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) determina que o edital do concurso da AGU seja publicado dentro de seis meses, ou seja, até 14 de dezembro de 2018. Porém, o órgão já deu início ao processo de escolha da banca organizadora e a tendência é de que o edital seja liberado antes do limite estipulado pela autorização

CURSOS PARA O CONURSO AGU 2018

“A realização deste concurso é um passo importante no processo de fortalecimento do quadro de servidores da AGU. Todos nós sabemos que as vitórias obtidas pela nossa instituição somente serão possíveis graças, também, à incansável dedicação diária de nossos servidores”, disse, quando do envio do pedido do concurso, a advogada-geral da União, ministra Grace Mendonça.

 

   

Novas vagas

  Vale ressaltar que tramita na Câmara dos Deputados o projeto de lei 6788/17, que cria mais 3.000 vagas no órgão, sendo 2.000 para o cargo de analista técnico de apoio à atividade jurídica e 1.000 para técnico de apoio à atividade jurídica.   Para técnico, para concorrer será exigido apenas ensino médio, com inicial de R$ 4.669,35, com gratificações. Para analistas, nível superior, com inicial de R$ 6.985,34.  

Mais informações sobre este projeto podem ser obtidas aqui

 

Concurso Anterior

O último concurso da AGU para cargos da área de apoio operacional ocorreu em 2014, quando foram oferecidas 100 oportunidades, para preenchimento para a sede, em Brasília, bem como para a Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP/PR), pelo regime jurídico únicos dos servidores civis da união, autarquias e fundações públicas federais.

Para o quadro de nível superior da AGU foram oferecidas oportunidades para os cargos de analista de sistemas (10 postos), analista técnico administrativo (34), bibliotecário com registro profissional (3) e técnico em comunicação social (3). Para quem possui formação técnica, a oferta foi de dez vagas para a carreira de técnico em contabilidade.

Já na Secretaria dos Portos, para nível médio foram dez vagas para agente administrativo e sete para técnico em contabilidade. Para nível superior, a oferta foi para os cargos de administrador (4), analista técnico administrativo (15), contador (2) e economista (2).

A banca organizadora do concurso, na ocasião, foi o Idecan.

Antes disso, a seleção anterior para a área técnica ocorreu em 2006, quando foram registrados 25 mil inscritos para a oferta de 336 vagas, somente para candidatos de nível superior, para os cargos de administrador, contador, economista e engenheiro. Neste caso, a banca organizadora foi o Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade do Rio de Janeiro (NCE/UFRJ).

 

Sobre a AGU

Cabe à Advocacia Geral da União representar a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organização e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo. Em termos de representação judicial, sua atividade é exercida em defesa dos interesses dos referidos entes nas ações judiciais em que a União figura como autora, ré ou, ainda, terceira interessada. A representação extrajudicial é exercida perante entidades não vinculadas à justiça, como órgãos administrativos da própria união, estados ou municípios.

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Atualizado: 12/06/2018 - 12:05

MRE publica portaria do concurso para diplomata 2018

Edital do novo concurso está previsto para ser publicado nos próximos dias. Seleção contará com oferta de 26 vagas, destinadas a quem possui nível superior em qualquer área

Inicial de R$ 17,9 mil

Por JCConcursos - Fernando Cezar Alves

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) divulgou, por meio de publicação em diário oficial, nesta terça-feira, 12 de junho, a portaria 447, que define as regras para a realização do  novo concurso para a carreira de diplomata do Instituto Rio Branco. Agora, a liberação do edital depende apenas da confirmação da banca organizadora, que deve ser anunciada nos próximos dias, uma vez que a intenção é iniciar o certame ainda em junho. Embora normamente os concursos para a carreira contem com uma oferta de 30 vagas, a portaria determina que este ano a seleção contará com um quantitativo um pouco menor, sendo oferecidas 26 oportunidades. Além disso, também reduz o prazo entre a publicação do edital e a aplicação das provas, que normalmente era de 90 e passou a ser de 45 dias.

`Para concorrer é necessário possuir formação de nível superior em qualquer área de formação. A remuneração inicial da carreira é de R$ 17.393,40, já considerando R$ 458 de auxílio-alimentação.

Normalmente, os concursos para a carreira contam com reserva de 20% das vagas para candidatos negros e pessoas com deficiência.

A portaria confirma que a seleção seguirá os mesmos parâmetros do último concurso para a carreira, realizado em 2017, com um total de três fases, contando com provas objetivas na primeira e mais duas provas discursivas.

A prova objetiva constou de 73 questões, versando sobre língua portuguesa, língua inglesa, história do Brasil, história mundial, política internacional, geografia, noções de economia e noções de direito; e direito internacional público. Estas disciplinas já estão confirmadas para a nova seleção.

CURSO PARA O CONCURSO MRE 2018 - DIPLOMATA

A portaria determina, ainda, que a primeira prova discursiva cobrará conhecimentos de língua portuguesa e língua inglesa e na segunda, sobre história do Brasil; política internacional e geografia; noções de economia; noções de direito; e direito internacional público, além de língua espanhola e língua francesa.

A prova objetiva do último concurso foi aplicada nas capitais dos 26 estados e no Distrito Federal. Para a segunda e terceira fase foram convocados os 300 primeiros colocados, sendo 225 da ampla concorrência, 60 negros e 15 portadores de deficiência.


Os aprovados em todas as etapas são submetidos a exames pré-admissionais e perícia médica.

 

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Atualizado: 12/06/2018 - 11:31

Concurso em Maria da Fé MG reúne 36 oportunidades

Com vagas para diversos cargos, concurso da Prefeitura de Maria da Fé receberá inscrições até o dia 22 de junho

Todos os níveis

Por JCConcursos - Patricia Lavezzo

No Estado de Minas Gerais, o município de Maria da Fé está com inscrições abertas em três editais de concurso público, que somam 36 vagas. Oportunidades são para candidatos de todos os níveis de escolaridade.

Para ensino fundamental, as chances são para as funções de agente administrativo (1 vaga), operário (1), agente comunitário de saúde (12) e motorista (1). Os salários iniciais osculam entre R$ 954 e R$ 1.147,59.

Quem tem o ensino médio pode se inscrever para os cargos de monitor de creche (3) e assistente administrativo (1), cujos respectivos vencimentos são de R$ 1.084,68 e R$ 954. 

Nível superior é requisito para os postos de assistente social (2), educador físico (2), farmacêutico (1), fisioterapeuta (2), fonoaudiólogo (1), médico (5), nutricionista (1), psicólogo (2) e terapeuta ocupacional (1). As remunerações partem de R$ 1.500 e chegam a R$ 9.700. 

Para participar basta preencher o formulário de inscrição no endereço eletrônico www.w2consultores.com.br e efetuar o pagamento da taxa de participação, que varia de R$ 40 a R$ 120 conforme o cargo pleiteado. O prazo será encerrado no dia 22 de junho. 

 

Provas do concurso da Prefeitura de Maria da Fé MG

 

A primeira etapa a ser disputada pelos candidatos será a prova objetiva de múltipla escolha. Ela versará sobre as disciplinas de português, matemática, conhecimentos gerais e/ou conhecimentos específicos. 

A avaliação será aplicada na cidade de Maria da Fé/MG no dia 8 de julho, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser publicado em momento oportuno. 

O concurso da Prefeitura de Maria da Fé ainda será constituído das seguintes etapas: prova prática para os empregos de agente administrativo, operário e assistente administrativo; e análise de títulos para nível superior. 

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Atualizado: 08/06/2018 - 15:55

Prefeitura de Ervália MG divulga concurso com 181 vagas

Oportunidades no concurso da Prefeitura Municipal de Ervália são para candidatos de todos os níveis escolares. Inscrições serão recebidas entre 13 de agosto e 13 de setembro

Vários cargos

Por JCConcursos - Patricia Lavezzo

No Estado de Minas Gerais, a Prefeitura Municipal de Ervália publicou um novo edital de concurso público para preenchimento de 181 vagas de todos os níveis de escolaridade. Os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva, prática e de títulos. 

Para ensino fundamental, as chances são para as funções de ajudante de serviços gerais (30), auxiliar de serviços gerais (2), calceteiro (2), coveiro (1), gari (15), motorista de ambulância (4), motorista de veículo leve (5), motorista de veículo médio (3), operador de trator agrícola (1), operário (12), pedreiro (2), vigia noturno (4), atendente de fisioterapia (1) e telefonista (1).

Quem tem o ensino médio e/ou curso técnico está apto às carreiras de atendente de consultório médico odontológico (2), auxiliar de biblioteca (1), auxiliar de farmácia (4), auxiliar de laboratório (1), auxiliar de secretaria (5), controlador geral de veículos (1), fiscal municipal (1), almoxarife (1) e técnico de enfermagem (2).

Nível superior é requisito para os cargos de assistente social (6), bioquímico (1), enfermeiro (2), farmacêutico (3), fisioterapeuta (2), fonoaudiólogo (1), médico veterinário (1), monitor de educação infantil/creche (10), nutricionista (2), odontólogo (1), oficial de gabinete (1), orientador educacional (2), professor docente educação fundamental (30), professor de educação física (5), professor de educação infantil (10), psicólogo (2) e supervisor educacional (1). 

Os salários iniciais oferecidos pela Prefeitura de Ervália oscilam entre R$ 954 e R$ 2.000. 

 

Etapas do concurso da Prefeitura de Ervália MG

 

A empresa responsável pela execução da seleção é a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa - Fundep. As inscrições serão recebidas no período das 9h do dia 13 de agosto às 20h de 13 de setembro, por meio do endereço eletrônico www.gestaodeconcursos.com.br. Os valores da taxa de participação são de R$ 50 para ensino fundamental, R$ 80 para nível médio/técnico e R$ 110 para formação superior. 

O concurso da Prefeitura de Ervália será constituído das seguintes fases: prova objetiva para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório; prova prática para calceteiro e operador de trator agrícola, eliminatória e classificatória; e análise de títulos para nível superior, exceto para oficial de gabinete, unicamente classificatória. 

A prova objetiva será composta por questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, matemática, atualidades, conhecimentos de informática, legislação municipal e/ou conhecimentos específicos.  

O exame terá duração máxima de três horas e será aplicado no município de Ervália/MG no dia 21 de outubro, em locais e horários a serem divulgados nos sites da Fundep e da prefeitura (www.ervalia.mg.gov.br) com antecedência mínima de 10 dias ininterruptos.

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Atualizado: 07/06/2018 - 12:07

Receita Federal: órgão aguarda aval para 2.083 vagas

Oportunidades solicitadas ao Ministério do Planejamento são para as carreiras de auditor-fiscal e analista tributário. Iniciais do concurso da Receita serão de até R$ 16,2 mil

Alta defasagem de pessoal

Por JCConcursos - Camila Diodato

Aumenta cada vez mais a expectativa para que seja realizado, ainda em 2018, o novo concurso da Receita Federal do Brasil (RFB). Devido à sua grande defasagem de pessoal, o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) não deve demorar para liberar autorização com 2.083 vagas.

O quadro de pessoal do órgão está cada vez mais mais crítico e a cada novo levantamento cresce o número de postos vagos na RFB. A tendência é que a quantidade de servidores fique cada vez mais escassa, caso uma nova seleção não ocorra.

APOSTILAS CONCURSO DA RECEITA FEDERAL 2018 - AUDITOR

CURSO ONLINE PARA RECEITA FEDERAL 2018 - AUDITOR FISCAL

Último levantamento, de dezembro de 2017, aponta que a Receita Federal tem 20.830 postos em aberto, número em constante crescimento. Do déficit de servidores, 10.922 são de auditores e 9.908 de analista. A situação pode ficar mais crítica, ainda mais que cerca de 20% do pessoal já está apto a se aposentar.

Pedido do concurso da Receita Federal 2018

Em maio de 2017, o Ministério da Fazenda encaminhou ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) pedido para que sejam liberadas à Receita Federal 2.083 oportunidades para auditor-fiscal e analista tributário.

Do total de ofertas requeridas para o concurso da Receita Federal, 630 são para auditor e 1.453 para analista. Ambas as carreiras aceitam profissionais com formação superior completa em diversas áreas de atuação. A remuneração inicial corresponde a R$ 16.201,64 e a R$ 9.714,42, respectivamente, já incluindo o vale-alimentação de R$ 458.

Veja também: simulado completo para o concurso da Receita 2018

Concurso para a área administrativa

Outra seleção aguardada é a que contempla 400 vagas para os cargos de assistente-técnico administrativo e analista administrativo, com lotação no quadro de pessoal da Receita Federal. Vale ressaltar que o lançamento do edital, assim que autorizado pelo MPDG, é feito pelo Ministério da Fazenda, que depois distribui as oportunidades para o seu quadro e o da RFB.

Para concorrer a assistente é necessário possuir ensino médio, sendo que o salário inicial, atualizado, é de R$ 4.137,97, considerando o vale-alimentação de R$ 458. Já a função de analista administrativo pede nível superior e oferece vencimento de R$ 5.490,09, incluindo o benefício.
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Receita Federal solicita 2.083 vagas

Essa é sua chance. São mais de 2 mil oportunidades com remuneração de até R$ 20.123. A Central de Concursos vai ajudar você a garantir sua vaga e reescrever sua carreira. Confira.

Uma vez autorizado, o concurso contará com uma grande parte das vagas destinada para o Estado de São Paulo, por não ter sido contemplado na última seleção para os cargos administrativos.

Preparação para o concurso da Receita Federal 2018

Por ser considerado um dos concursos mais concorridos do Brasil, já que soma milhares de concorrentes, quem deseja conquistar um posto na RFB deve iniciar os estudos com antecedência. Em entrevista anterior ao JC, o auditor-fiscal da Receita Federal e ex-presidente do Sindifisco Nacional (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil), Pedro Delarue, comentou que “as provas são disputadíssimas e as pessoas que estão estudando estão super preparadas, então, é necessário estudar bastante, já que há uma grande variedade de temas”.

Uma opção para se preparar para a seleção é analisar o conteúdo programático e as avaliações dos processos seletivos anteriores. 

Último concurso da Receita Federal

No caso de assistente técnico-administrativo, o concurso anterior ocorreu em 2014, sendo organizado pela Escola de Administração Fazendária (Esaf). A prova contou com 70 questões, sendo 50 de conhecimentos básicos e 20 de conhecimentos específicos. Em conhecimentos básicos foram 20 de língua portuguesa, dez de matemática e raciocínio lógico, dez de conhecimentos de informática e dez de atualidades. Em conhecimentos específicos, cinco de gestão de pessoas e atendimento ao público, cinco de ética do servidor na administração pública, cinco de administração pública brasileira e cinco do regime jurídico dos agentes públicos. Informática e atualidades contaram com peso um e as demais disciplinas, com peso dois.  

Prepare-se para o concurso Receita Federal

PROVA ANTERIOR RFB

Para analista técnico administrativo, a última seleção foi em 2013, também organizada pela Esaf. O cargo contou com duas provas, sendo a primeira com 65 questões de conhecimentos básicos e a segunda com 50 de conhecimentos específicos. Em conhecimentos gerais foram 15 de língua portuguesa, dez de atualidades, dez de raciocínio lógico quantitativo, dez de direito constitucional dez de direito administrativo e dez de informática básica. Língua portuguesa e conhecimentos específicos tiveram peso dois, enquanto as demais disciplinas contaram com peso um. Além disso, os candidatos foram submetidos a uma prova discursiva.

Saiba mais sobre o concurso da Receita Federal 2018


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Atualizado: 07/06/2018 - 09:55

Borda da Mata MG: concurso com vaga para nível superior

Oferta no concurso da Câmara Municipal de Borda da Mata é de uma vaga para o cargo de procurador legislativo, cujo inicial é de R$ 3,3 mil

Até 14 de junho

Por JCConcursos - Patricia Lavezzo

Ainda dá tempo de participar do concurso público da Câmara Municipal de Borda da Mata, localizada no Estado de Minas Gerais. A seleção visa o provimento de uma vaga para o cargo de procurador legislativo.

 

Para ingressar na carreira é necessário possuir nível superior em direito e registro há mais de um ano na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O salário inicial é de R$ 3.392,10 para carga horária semanal de 20 horas.

 

Interessados devem se inscrever no endereço eletrônico da JCM - Consultoria Municipal (www.jcmconcursos.com.br), banca organizadora do processo de seleção. A ficha cadastral estará disponível no site até o dia 14 de junho. O valor da taxa de participação é de R$ 150.

 

Todos os inscritos no concurso da Câmara de Borda da Mata serão avaliados por meio de uma única etapa: prova objetiva. Ela será composta por 40 questões de múltipla escolha, sendo dez de português (peso 3), dez de raciocínio lógico (peso 2), dez de informática (peso 2) e dez de conhecimentos específicos (peso 3).

 

A avaliação terá duração máxima de três horas e será aplicada no município de Borda da Mata/MG no dia 29 de julho, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado em momento oportuno.

 

 

Atribuições do procurador legislativo da Câmara de Borda da Mata

 

 

Representar judicial e extrajudicialmente a câmara municipal, e realizar a defesa ativa ou passiva dos atos e prerrogativas da casa, da mesa diretora ou e seus membros; assessorar, manifestando por meio de parecer escrito quando desta forma for solicitado, o presidente, a mesa diretora, as comissões e os vereadores na análise e elaboração de projetos de lei, resoluções, decretos legislativos, contratos e outros documentos de natureza jurídica de interesse da câmara; elaborar minutas de projetos de leis, decretos legislativos e resoluções, de competência originária da câmara, por solicitação do presidente, dos membros da mesa diretora ou de qualquer vereador; elaborar notas, informações, estudos jurídicos, pareceres e mensagens ou qualquer documento jurídico ou literário referentes a casos concretos, por solicitação do presidente, da mesa diretora ou de qualquer vereador; preparar as informações solicitadas por autoridades competentes, relativas a processos judiciais ou administrativos de interesse da câmara municipal e pronunciar-se sobre a legalidade de procedimentos; administrativos disciplinares; fazer pronunciamento sobre providências de natureza jurídica de interesse público e aconselhadas pela legislação; prestar, quando solicitado, assessoria jurídica e consultoria ao presidente e à mesa diretora no controle interno da legalidade dos atos administrativos a serem por ele praticados; acompanhar questões de natureza jurídica de interesse da câmara municipal junto a órgãos municipais, estaduais e federais; examinar decisões judiciais e orientar o presidente quanto ao seu cumprimento; realizar manutenção de arquivo atualizado das leis municipais, disponível para consulta dos vereadores e dos cidadãos.

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Atualizado: 06/06/2018 - 15:33

Câmara de Carrancas MG: concurso com inscrições abertas

A participação no concurso da Câmara Municipal de Carrancas deverá ser garantida até o dia 15 de junho

Todos os níveis

Por JCConcursos - Patricia Lavezzo

Ainda dá tempo de participar do concurso público da Câmara Municipal de Carrancas, situada no Estado de Minas Gerais. Oportunidade é de quatro vagas para cargos de ensinos fundamental, médio e superior.

 

Candidatos que têm diploma de conclusão de curso de ensino fundamental podem se inscrever para a função de auxiliar de serviços gerais (1 vaga), cujo salário inicial é de R$ 937.

 

Já para quem concluiu o ensino médio, a chance é para o cargo de assistente legislativo (1). O vencimento é de R$ 1.615.

 

Nível superior é requisito para os postos de advogado (1) e contador (1). As respectivas remunerações são de R$ 2.590,82 e R$ 2.389,35.

 

As inscrições serão recebidas até o dia 15 de junho, por meio do endereço eletrônico www.jcmconcursos.com.br. Os valores da taxa de participação variam de R$ 50 a R$ 130 conforme o cargo pleiteado.

 

O concurso da Câmara de Carrancas será constituído de uma única etapa: prova objetiva. Ela será composta por questões de múltipla escolha que versarão sobre as matérias de português, raciocínio lógico, informática, legislação municipal e/ou conhecimentos específicos.

 

A avaliação será aplicada no município de Carrancas/MG no dia 5 de agosto, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado em momento oportuno.

 

 

Atribuições do assistente legislativo da Câmara de Carrancas MG

 

 

Examinar processos e papéis avulsos e dar informações sumárias; preencher guias, requisições, conhecimentos e outros impressos; selecionar, classificar e arquivar documentos; confeccionar as atas das reuniões plenárias, ordinárias, extraordinárias e solenes; confeccionar as atas das reuniões de comissões permanentes ou especiais; conferir serviços executados na unidade; fazer pesquisas e levantamentos de dados destinados a instruir processos, organizar quadros demonstrativos, relatórios, balancetes e estudos diversos; participar de trabalhos relacionados com a organização de serviços de escritório que envolvam conhecimento das atribuições da unidade; executar trabalhos de digitação e similar; participar de comissões diversas; executar atividades relativas ao serviço de protocolo da câmara municipal; realizar atividades de recepcionista; operar máquinas fotocopiadoras; operar equipamentos de áudio e vídeo, inclusive nas sessões do legislativo; manter controle de estoque, entradas e saídas de materiais; realizar tarefas auxiliares nas diversas áreas do serviço público; atender ao público com presteza, eficiência e cordialidade; prestar informações simples, anotando recados, recebendo correspondências e efetuando encaminhamentos aos setores pertinentes; receber e enviar mercadorias e documentos oficiais; executar os serviços de correios da câmara municipal; dominar as competências de cada setor administrativo da câmara municipal, como forma de dinamizar o direcionamento nos assuntos que exigirem a manifestação do respectivo setor; orientar o público sobre o horário de funcionamento dos diversos setores da câmara municipal; atender às determinações do presidente da câmara municipal, de seu substituto legal e do administrador ou diretor; executar gravações em áudio e vídeo, a fim de preparar o material para divulgação dos eventos; solicitar, previamente, o material necessário ao bom andamento do seu trabalho; exercer outras atribuições que lhe forem conferidas ou delegadas.
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Atualizado: 06/06/2018 - 14:36

Prefeitura de Jaguaraçu MG oferece 27 vagas em concurso

Oportunidades no concurso da Prefeitura de Jaguaraçu atendem candidatos alfabetizados e de níveis médio e superior de ensino. Inscrições começam em 11 de junho

Salários até R$ 11,5 mil

Por JCConcursos - Samuel Peressin

A Prefeitura de Jaguaraçu, no interior de Minas Gerais, divulgou edital de processo seletivo para contratação temporária de 27 servidores. Os salários vão de R$ 954 a R$ 11.500.

 

Profissionais alfabetizados têm chances como auxiliar de serviços gerais (1 posto) e porteiro (1).

 

Ensino médio é requisito para agente comunitário de saúde (7), agente de endemias (2), auxiliar administrativo (1), entrevistador digitador do Bolsa Família (1) e técnico de enfermagem (1), função que também requer formação técnica.

 

Há oportunidades de nível superior no concurso da Prefeitura de Jaguaraçu para assistente social (2), educador físico (1), enfermeiro (1), fisioterapeuta (1), médico PSF (1), psiquiatra (1), veterinário (1), nutricionista (1), odontólogo (1), psicólogo (2) e terapeuta ocupacional (1).

 

Com taxas entre R$ 38 e R$ 200, as inscrições poderão ser registradas de 11 a 22 de junho, mediante o preenchimento de formulário disponível no site da banca MB Gestão Pública (www.maximaauditores.com.br). 

 

Concurso Prefeitura Jaguaraçu: avaliação e vigência

 

Os candidatos serão avaliados em etapa única, por meio de prova objetiva marcada para 8 de julho. O exame cobrará a resolução de 40 questões de múltipla escolha.

 

De acordo com o edital, o concurso da Prefeitura de Jaguaraçu terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal.

 

Atribuições do agente comunitário de saúde no concurso da Prefeitura de Jaguaraçu

 

Trabalhar com adscrição de famílias em base geográfica definida, a microárea; Cadastrar todas as pessoas de sua microárea e manter os cadastros atualizados; Orientar as famílias quanto à utilização dos serviços de saúde disponíveis; Realizar atividades programadas e de atenção à demanda espontânea; Acompanhar, por meio de visita domiciliar, todas as famílias e indivíduos sob sua responsabilidade. As visitas deverão ser programadas em conjunto com a equipe, considerando os critérios de risco e vulnerabilidade de modo que famílias com maior necessidade sejam visitadas mais vezes, mantendo como referência a média de 1 (uma) visita/família/mês; Desenvolver ações que busquem a integração entre a equipe de saúde e a população adscrita à UBS, considerando as características e as finalidades do trabalho de acompanhamento de indivíduos e grupos sociais ou coletividade; Desenvolver atividades de promoção da saúde, de prevenção das doenças e agravos e de vigilância à saúde, por meio de visitas domiciliares e de ações educativas individuais e coletivas nos domicílios e na comunidade, como por exemplo, combate à dengue, malária, leishmaniose, entre outras, mantendo a equipe informada, principalmente a respeito das situações de risco; estar em contato permanente com as famílias, desenvolvendo ações educativas, visando à promoção da saúde, à prevenção das doenças, e ao acompanhamento das pessoas com problemas de saúde, bem como ao acompanhamento das condicionalidades do Programa Bolsa Família ou de qualquer outro programa similar de transferência de renda e enfrentamento de vulnerabilidades implantado pelo Governo Federal, estadual e municipal de acordo com o planejamento da equipe. Ocorrendo situação de surtos e epidemias, executar em conjunto com o agente de endemias ações de controle de doenças, utilizando as medidas de controle adequadas, manejo ambiental e outras ações de manejo integrado de vetores, de acordo com decisão da gestão municipal. É permitido ao ACS desenvolver outras atividades nas unidades básicas de saúde, desde que vinculadas às atribuições acima.

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Atualizado: 06/06/2018 - 12:18

Concurso TCE MG: SAIU edital com 39 postos de analista

As chances no concurso do TCE MG (Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais) são para candidatos de nível superior em diversas áreas

Salário de R$ 8,1 mil

Por JCConcursos - Patricia Lavezzo

Foi publicado o edital de abertura das inscrições do concurso público para o cargo de analista de controle externo do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE MG). A seleção visa o provimento de 39 vagas, sendo quatro reservadas a pessoas com deficiência.

 

As ofertas estão distribuídas entre as especialidades de administração (2), ciências atuariais (2), ciências contábeis (14), ciência da computação (2), ciências econômicas (4), direito (10) e engenharia (5). Interessados devem possuir diploma de curso de nível superior na área específica a que pretende concorrer.

 

A remuneração inicial do analista de controle externo é de R$ 8.106,87, já incluso o auxílio-alimentação no valor de R$ 941, para jornada de trabalho de 30 horas semanais. Após o primeiro ano de efetivo exercício, o servidor será submetido a avaliação de desempenho, tendo direito a perceber adicional de desempenho, no montante de até R$ 3.500.

CURSO PARA CONCURSO TCE MG 2018 - ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO

De acordo com o edital do concurso do TCE MG, os candidatos nomeados exercerão suas funções na sede do Tribunal de Contas, em Belo Horizonte, ou em unidades descentralizadas regionais que vierem a ser criadas, sem prejuízo da realização de auditorias e inspeções no âmbito do território estadual.

 

 

Como participar do concurso do TCE MG 2018

 

 

O processo de seleção será organizado e executado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). As inscrições serão recebidas no período das 10h do dia 6 de agosto às 18h do dia 4 de setembro, através do endereço eletrônico www.cespe.unb.br/concursos/tce_mg_18.


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Será cobrada uma taxa de participação do concurso do TCE MG, no valor de R$ 140, e o seu pagamento deverá ser efetuado até a data limite de 5 de outubro, observado o horário de funcionamento da rede bancária.

 

 

Provas do concurso do TCE MG 2018

 

 

Todos os inscritos no concurso do TCE MG serão submetidos a duas avaliações: prova objetiva e prova discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório. Elas serão aplicadas na cidade de Belo Horizonte/MG no dia 18 de novembro, em turnos distintos

A prova objetiva será composta por 100 questões do tipo múltipla escolha que versarão sobre conhecimentos gerais (língua portuguesa), conhecimentos específicos e conhecimentos especializados.

 

Já a prova discursiva contará com duas questões, sendo uma sobre controle externo e uma acerca dos conhecimentos especializados de cada especialidade, a serem respondidas em até 60 linhas, cada uma. Serão avaliados: o domínio do conteúdo dos temas abordados, demonstração de conhecimento técnico aplicado; e o domínio da modalidade escrita da língua portuguesa.

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Atualizado: 06/06/2018 - 11:36

Concurso EMATER MG: SAIU edital com 97 vagas

Com inscrições a partir de 4 de julho, concurso da Emater preencherá postos com salários de até R$ 5,6 mil, além de benefícios. Há oportunidades na capital e em outras 11 regiões do Estado

Níveis médio e superior

Por JCConcursos - Samuel Peressin

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) divulgou edital de concurso destinado a preencher 97 vagas, além de formar cadastro reserva.

 

As ofertas de ensino médio/técnico são para assistente administrativo (22 postos), produtor de VT e audiovisuais - cinegrafista e editor de imagens (1), auxiliar técnico - suporte em informática (1) e extensionista agropecuário I (21). Os salários ficam entre R$ 2.330,61 e R$ 2.907,23. 

 

Há cargos de nível superior para extensionista agropecuário - engenharia agronômica (20), extensionista agropecuário - zootecnia (2), extensionista bem-estar social (9), analista de sistemas (2), assessor jurídico (3), auditor (2) e assistente técnico nas áreas de administração de empresas (1), arquitetura e urbanismo (1), ciências contábeis (5), comunicação social (1), designer gráfico (1), engenharia de alimentos (1), engenharia de produção (1), ciência e tecnologia de laticínios (1), geografia (1) e psicologia (1). Os vencimentos variam de R$ 4.273,44 a R$ 5.671,67. 

 

Como benefícios, a Emater concede aos servidores: plano de saúde, plano odontológico, previdência privada, seguro de vida e vale alimentação e/ou vale refeição.

APOSTILA CONCURSO EMATER/MG 2018 - ASSISTENTE ADMINISTRATIVO II

As oportunidades estão distribuídas entre a capital e as macrorregiões de Alfenas, Belo Horizonte, Curvelo, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Patos de Minas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Uberaba e Viçosa.

 

Como participar do concurso da Emater MG 2018

 

As inscrições abrem às 10h de 4 de julho e se encerram às 13h de 10 de agosto, por meio do endereço eletrônico da banca Gestão Concurso (www.gestaoconcurso.com.br). As taxas custam R$ 60 (ensino médio) e R$ 90 (superior).

APOSTILA CONCURSO EMATER/MG 2018 - ASSISTENTE ADMINISTRATIVO II

Candidatos que se inscreveram entre março e abril de 2016, antes da suspensão do certame, permanecem com o registro de participação válido. Esses concorrentes devem apenas atualizar os dados cadastrais no site da empresa organizadora. 

 

Prova do concurso Emater MG 2018

 

Marcada para 23 de setembro, a prova objetiva trará 50 questões de múltipla escolha para funções de nível médio e 60 para postos com exigência de curso superior. Os participantes terão quatro horas para concluir o exame.

 

Haverá aplicação nos municípios de Belo Horizonte, Alfenas, Curvelo, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Patos de Minas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Uberaba e Viçosa.

 

O conteúdo programático inclui língua portuguesa, matemática, raciocínio lógico, informática e conhecimentos específicos, variando as disciplinas conforme o cargo em disputa.

 

De acordo com o edital, o concurso da Emater terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério da instituição.

 

Atribuições do assistente administrativo no concurso da Emater MG

 

Exercer atividade de suporte administrativo às unidades organizacionais, elaborando e controlando prestação de contas, balancetes e demais atividades administrativas da Unidade, promovendo a organização, funcionamento, manutenção e controle na área de material, patrimônio, transporte, finanças, pessoal e áreas afins.

 

Concurso Emater 2018: atribuições do extensionista agropecuário

 

Atuar como técnico de nível médio em agropecuária e de acordo com sua habilitação legal na prestação de serviços aos clientes da Empresa; participar da elaboração, execução e acompanhamento dos programas municipais de assistência técnica e extensão rural dos municípios atendidos pela Empresa; Auxiliar na elaboração de projetos, realizando levantamentos, orçamentos e avaliações necessárias a sua conclusão; prestar assistência técnica aos clientes, acompanhando-os e orientando-os nos projetos elaborados.

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Atualizado: 05/06/2018 - 12:44

TJ MG prepara novo concurso para oficiais e técnicos

Oportunidades serão para os cargos de oficial de justiça avaliador e técnicos nas áreas de assistente social e psicólogo, com vencimentos básicos de até R$ 4,2 mil

Níveis médio e superior

Por JCConcursos - Fernando Cezar Alves

O Tribunal de Justiça do Estado de Minas Geras (TJ/MG) deve divulgar, no decorrer do segundo semestre, o edital de seu novo concurso público, que contará com oportunidades para os cargos de oficial e técnico judiciário para a primeira instância, para quem possui, respectivamente, níveis médio e superior. No momento, o processo do certame está em fase de licitação para a escolha da banca organizadora, que deve ser confirmada no decorrer das próximas semanas. As remunerações básicas iniciais são de R$ 2.683,58 para oficiais e R$ 4.202,59 para técnicos. Embora o número inicial de vagas ainda não tenha sido confirmado, já está certo que, além de vagas imediatas, a seleção também será destinada para formar cadastro reserva de pessoal.


No caso de oficial judiciário, que exige apenas ensino médio para concorrer, as oportunidades serão para a área de oficial de justiça avaliador.


Para os técnicos, o concurso contará com oportunidades para as áreas de assistente social judicial e psicólogo judicial, ambos com necessidade de formação nas respectivas áreas.


De acordo com o edital de licitação, as taxas já estão definidas e serão de R$ 70 para o cargo de oficial e R$ 90 para os técnicos.


Provas
Um ponto já definido pelo edital de licitação é a forma como serão aplicadas as provas do concurso. Para todos os cargos, a prova objetiva contará com 60 questões.


No caso de oficial serão 20 de língua portuguesa, cinco de noções de informática, 15 de noções de direito e 20 de conhecimentos específicos.
Para os técnicos, 15 de língua portuguesa, cinco de noções de informática, 15 de noções de direito e 25 de conhecimentos específicos.


Para todos os cargos, o exame também contará com uma redação.
A duração dos exames será de 4h30 e aplicação deverá ocorrer nas cidades de Belo Horizonte, Diamantina, Govenador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Uberlândia e Varginha.    

 
A estimativa do órgão é de que o concurso conte com aproximadamente 85 mil inscritos.

 

Atribuições dos Cargos

1. CARGOS/ESPECIALIDADES DE NÍVEL SUPERIOR:
1.1. Cargo: Técnico Judiciário (Classe C)
Especialidade: Assistente Social Judicial– JPI-GS
a) Elaborar estudos sociais, laudos, pareceres, relatórios e outros documentos técnicos compatíveis com sua área de atuação, relacionados a processos judiciais;
b) Realizar intervenções técnicas em audiências de conciliação e mediação, e em situações processuais, quando determinado por autoridade judicial;
c) Substituir a chefia no seu impedimento ou afastamento, quando indicado pelo superior hierárquico;
d) Participar de comissões e grupos de trabalho;
e) Realizar viagens a comarcas do interior do Estado para executar atividades relativas à sua área de atuação;
f)Executar outras atividades identificadas pelo superior hierárquico, relacionadas com a atividade fim, inclusive no que concerne ao processo judicial eletrônico em suas variadas formas.

1.2. Cargo: Técnico Judiciário (Classe C)
Especialidade: Psicólogo Judicial – JPI-GS:
a) Elaborar laudos, pareceres, relatórios e outros documentos técnicos, compatíveis com sua área de atuação, relacionados a processos judiciais;
b) Realizar intervenções técnicas em audiências de conciliação e mediação, e em outras situações processuais, quando determinado por autoridade judicial;
c) Substituir a chefia no seu impedimento ou afastamento, quando indicado pelo superior hierárquico;
d) Participar de comissões e grupos de trabalho;
e) Realizar viagens a comarcas do interior do Estado para executar atividades relativas à sua área de atuação;
f) Executar outras atividades identificadas pelo superior hierárquico, relacionadas com a atividade fim, inclusive no que concerne ao processo judicial eletrônico em suas variadas formas.

2. CARGO/ESPECIALIDADE DE NÍVEL MÉDIO:
2.1. Cargo: Oficial Judiciário (Classe D)
Especialidade: Oficial de Justiça Avaliador – JPI-SG:
a) Realizar citações, intimações, notificações e demais diligências próprias do seu ofício, ordenadas em processos judiciais e lavrar termos e certidões respectivas;
b) Promover as avaliações judiciais nos casos indicados em lei;
c) Fazer hasta pública, onde não houver leiloeiro público ou designado para esse fim;
d) Dar suporte às audiências ou sessões do Tribunal do Júri, quando necessário e coadjuvar o juiz na manutenção da ordem;
e) Substituir a chefia no seu impedimento ou afastamento, quando indicado pelo superior hierárquico;
f) Participar de comissões e grupos de trabalho;
g) Executar outras atividades identificadas pelo superior hierárquico, relacionadas com a atividade fim, inclusive no que concerne ao processo judicial eletrônico, em suas variadas formas

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