Concurso TCU (Tribunal de Contas da União) pode ocorrer após convocação dos aprovados no último certame para auditores
O próximo concurso TCU (Tribunal de Contas da União) deve contar com novos critérios de avaliação de candidatos. A confirmação é do próprio presidente do órgão, ministro Bruno Dantas, feita na manhã desta quinta-feira, 9 de março, durante encontro com dirigentes do tribunal. "Nós convocamos 150 novos auditores este ano, queremos convocar mais gente no ano que vem e já iniciamos os estudos para contratar uma consultoria para reformular completamente nossa forma de recrutamento", disse. Dantas já havia anunciado, em setembro de 2022, que uma nova seleção deve ocorrer assim que concluídas as convocações dos remanescentes da última seleção.
Ainda de acordo com ele, "nosso concurso público precisa analisar outras habilidades além daquelas usualmente avaliadas em concursos.É claro que as pessoas precisam dominar aqueles conhecimentos que são cobrados nos concursos, mas é preciso também que nosso concurso seja capaz de medir capacidades interpessoais, até porque serão pessoas que vão passar 30 anos com a gente e é preciso melhorar isso", disse."Isso já está sendo tratado e tenho certeza que iremos elaborar um modelo interessante de recrutamento", concluiu.
Em setembro, o ministro já havia afirmado que o TCU precisa contratar ao menos 400 servidores e que o total de aprovados no último certame não seria suficiente para suprir as demandas.
A carreira de auditor de controle externo, oferecida no último concurso, com previsão de novo certame após a nomeação dos aprovados, é destinada a quem possui formação de nível superior em qualquer área de formação, com remuneração inicial de R$ 21.947,82.
LEIA TAMBÉM
Vale ressaltar que, como o último concurso tem validade por dois anos, com possibilidade de prorrogação, a realização de um novo certame antes deste período para o cargo somente pode ocorrer caso efetivamente esgotada a lista de aprovados.
O último concurso TCU teve início em 2021, com uma oferta imediata de 20 vagas para o cargo de auditor federal de controle externo, além de formar cadastro reserva de pessoal. A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
A prova objetiva contou com 100 questões, sobre as seguintes disciplinas:
Os aprovados na primeira fase serão convocados para participar de programa de formação, de caráter eliminatório. O treinamento ocorrerá em Brasília, com duração mínima de 120 horas.
Siga o JC Concursos no Google News
TCU
- Tribunal de Contas da União
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição:
Não definido
Cargos:
Não definido
Áreas de Atuação:
Não definido
Escolaridade:
Não definido
Faixa de salário:
Mais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.