Seleção registrou mais de 69 mil inscritos, gerando concorrência média de 6,3 mil candidatos por vaga. Concurso do TRE/RJ oferece salários que chegam a R$ 11,3 mil
O gabarito preliminar do concurso para técnico e analista do TRE/RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro), cuja prova objetiva ocorreu no domingo, 26, já foi divulgado pela Consulplam, banca que organiza a seleção. O arquivo pode ser conferido aqui. O órgão registrou, ao todo, 69.848 inscritos para 11 vagas imediatas e formação de cadastro reserva (CR). A concorrência média foi de 6.349 candidatos por emprego. A carreira de técnico judiciário - área administrativa foi a que contabilizou mais candidaturas (45.550), seguida por analista judiciário - área judiciária (9.512) e analista judiciário - área administrativa (8.658). A relação completa por ser conferida aqui. Estão em disputa no concurso do TRE/RJ oportunidades nas seguintes funções: técnico judiciário/administrativo (7), técnico - apoio especializado/enfermagem (CR), técnico - apoio especializado/operação de computadores (CR), técnico - apoio especializado/programação de sistemas (CR), analista judiciário/área judiciária (2), analista/administrativo (CR), analista - apoio especializado/análise de sistemas (CR), analista - apoio especializado/medicina/clínica geral (CR), analista - apoio especializado/medicina do trabalho (1) e analista - apoio especializado/psicologia/clínica (1). A carreira de técnico admitiu candidatos com nível médio completo ou curso técnico, enquanto a posição de analista pôde ser pleiteada pelos profissionais com formação superior.
A triagem dos inscritos no concurso do TRE/RJ ocorrereu por meio da aplicação de uma prova objetiva com 65 questões de múltipla escolha, além redação para técnico/administrativo e dois estudos de caso para as demais funções.
O teste objetivo abordou conteúdos de conhecimentos gerais (língua portuguesa, normas aplicáveis aos servidores federais, regimento interno do TRE/RJ, ética, noções de gestão estratégica, de projetos e de processos, noções de sustentabilidade e noções sobre os direitos das pessoas com deficiência) e conhecimentos específicos.
Prepare-se para o concurso do TRE/RJ
PROVA ANTERIOR DO TRE/RJ De acordo com o edital, o concurso do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do órgão.
Atribuições do técnico judiciário/administrativo no concurso do TRE/Rio de Janeiro
Executar atividades de nível intermediário relacionadas com as funções de administração de recursos humanos, materiais e patrimoniais, orçamentários e financeiros, controle interno, bem como as de desenvolvimento organizacional e suporte técnico e administrativo às unidades organizacionais.
Concurso TRE/RJ: atribuições do analista/administrativo
Executar atividades de nível superior, relacionadas com as funções de administração de recursos humanos, materiais e patrimoniais, orçamentários e financeiros, controle interno, bem como as de desenvolvimento organizacional e de suporte técnico e administrativo às unidades organizacionais.
Atribuições do analista/medicina do trabalho no concurso do Tribunal Regional Eleitoral/RJ
Executar atividades de nível superior, de natureza técnica, relacionadas ao planejamento, organização, coordenação, supervisão, assessoramento, estudo, pesquisa e execução de tarefas que envolvam assistência médica preventiva e curativa, bem como a realização de perícias, conforme a especialidade médica.
O que vai cair na prova do TRE/RJ
Língua portuguesa - Compreensão e interpretação de textos; denotação e conotação; figuras; coesão e coerência; tipologia textual; significação das palavras; emprego das classes de palavras; sintaxe da oração e do período; pontuação; concordância verbal e nominal; regência verbal e nominal; estudo da crase; semântica e estilística. Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República): aspectos gerais da redação oficial; finalidade dos expedientes oficiais; adequação da linguagem ao tipo de documento; adequação do formato do texto ao gênero. Semântica e estilística: figuras de linguagem, sinonímia, antonímia, polissemia, denotação e conotação.
Normas aplicáveis aos servidores federais - Lei nº 8.112/90 (regime jurídico dos servidores públicos civis da União) e alterações: Das disposições preliminares; Do provimento, vacância, remoção, redistribuição e substituição. Dos direitos e vantagens: do vencimento e da remuneração; das vantagens; das férias; das licenças; dos afastamentos; das concessões; do tempo de serviço; do direito de petição. Do regime disciplinar: dos deveres e proibições; da acumulação; das responsabilidades; das penalidades; do processo administrativo disciplinar. Lei 8.429/92 (Improbidade Administrativa) e alterações. Lei 9.784/99 (Regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal).
Regimento interno TRE/RJ - Do Tribunal. Da Organização do Tribunal; Da Ordem do Serviço no Tribunal; Do Processo no Tribunal; Dos Juízes Eleitorais; Do Registro dos Órgãos Diretivos; Das Eleições; Da Multa Administrativa Eleitoral; Das Custas Processuais, do Preparo, das Certidões e das Despesas na Reprodução de Documentos; Das Disposições Gerais e Transitórias.
Ética - Resolução Nº 948/2016 (Institui o Código de Ética do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro).
Noções de gestão estratégica, de projetos e de processos - Gestão Estratégica: conceitos, objetivos estratégicos, indicadores e iniciativas. Desafios para a estratégia. Transformação estratégica. Análise dos ambientes externos e internos. Formulação de estratégias. Planejamento estratégico: Metodologia de planejamento estratégico. BSC (Balanced Scorecard). A implantação da gestão estratégica. Gestão de Projetos: conceitos. O projeto e a organização administrativa. Planejamento e controle de projetos. Acompanhamento de projetos. Gerenciamento de projetos usando a metodologia do PMI. Gestão de Processos: conceitos básicos. Instrumentos de análise de gestão de processos. Gestão de pessoas nas organizações. Conceitos, importância.
Noções de sustentabilidade - Conceito de Desenvolvimento Sustentável. Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P). Criação e competências das unidades ou núcleos socioambientais nos órgãos e conselhos do Poder Judiciário e implantação do respectivo Plano de Logística Sustentável: Resolução nº 201/2015, do Conselho Nacional de Justiça. Critérios, práticas e diretrizes para a promoção do desenvolvimento nacional sustentável nas contratações: Decreto nº 7.746/2012.
Noções sobre os direitos das pessoas com deficiência - Lei nº 13.146/2015. Resolução CNJ nº 230/2016. Decreto nº 3.298/1999, Lei nº 10.048/2000, Lei nº 10.098/2000, Decreto nº 5.296/2004.