Concurso UFPR: publicado edital com 12 ofertas

Candidatos de níveis médio, técnico e superior deverão se inscrever no certame entre os dias 18 de dezembro e 16 de janeiro

Ganhos de até R$ 4,1 mil

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro
Publicado: 04/12/2018 - 15:39 | Atualizado: 04/12/2018 - 15:40

Serão abertas no dia 18 de dezembro as inscrições do concurso público da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A seleção visa o provimento de 12 vagas para cargos técnico administrativos em educação. Ofertas serão lotadas nos campi de Curitiba, Palotina, Matinhos e Toledo. 

Candidatos que têm o ensino médio e/ou curso técnico podem disputar as funções de técnico em contabilidade (3 vagas), assistente em administração (1) e técnico de tecnologia da informação (1).  O salário inicial é de R$ 2.446,96

Quem tem o nível superior pode se inscrever para os empregos de farmacêutico (1), fisioterapeuta (1), jornalista (1), nutricionista (1), médico veterinário (1), tecnólogo - vídeo digital (1) e zootecnista (1). A remuneração é de R$ 4.180,66. 

Interessados deverão preencher o formulário de inscrição no endereço eletrônico www.nc.ufpr.br até o dia 16 de janeiro de 2019. Os valores da taxa de participação são de R$ 61 (ensino médio e curso técnico) e R$ 104 (formação superior). 

Concurso UFPR: provas

Todos os participantes serão avaliados por meio de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela contemplará questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, raciocínio lógico, informática, legislação e/ou conhecimentos específicos. 

Com duração máxima de quatro horas, o exame será aplicado nas cidades de Curitiba, Matinhos e Palotina na data prevista de 31 de março de 2019, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado em momento oportuno. 

Aqueles que pleiteiam os postos de jornalista e nutricionista ainda serão submetidos à análise de títulos, unicamente classificatória. 
 

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Atualizado: 04/12/2018 - 13:20

Prefeitura de Matinhos PR realiza concurso com 172 vagas

Inscrições serão recebidas a partir de 17 de dezembro. Destinadas a profissionais de todas as escolaridades, carreiras contam com vencimentos acima de R$ 13,2 mil

Três editais

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

A Prefeitura de Matinhos, no Estado do Paraná, abriu concurso público destinado a preencher 172 vagas. Foram divulgados três editais, todos com inscrições a partir de 17 de dezembro. 

Quem possui nível fundamental pode concorrer como agente comunitário de saúde (7 postos), atendente infantil (5), auxiliar de serviços gerais - feminino (5), auxiliar de serviços gerais - masculino (5), cozinheira/merendeira (5), eletricista (1), mestre de obras (1), monitor de transporte escolar (10), motorista CNH "C" (2), motorista CNH "D" ou "E" (2), operador de máquinas pesadas (1), padeiro (1), pedreiro (1) e pintor (1). 

Há ofertas com exigência de ensino médio/técnico para agente de combate a endemias (1), educador social (6), fiscal de obras e posturas (1), fiscal de tributos (1), fiscal do meio ambiente (1), fiscal sanitarista (1), técnico administrativo (6), técnico em contabilidade (1), técnico em enfermagem (17), técnico em informática (1), técnico em saúde bucal (1), topógrafo (1) e técnico em radiologia (1). 

Curso superior é requisito para advogado (1), arquiteto (1), assistente social (5), coordenador educacional (5), contador (1), dentista (1), educador infantil (6), enfermeiro (6), engenheiro em segurança do trabalho (1), farmacêutico (1), fisioterapeuta (1), fonoaudiólogo (1), nutricionista (2), professor de ensino fundamental (6), professor de educação física (6), professor de educação artística (1), psicólogo (1), terapeuta ocupacional (1) e médico nas seguintes especialidades: anestesista plantonista (5), cardiologista (1), clínico geral plantonista (10), ginecologista/obstetra plantonista (5), ESF (3), intensivista internista (1), neuropediatra (1), ortopedista plantonista (5), pediatra plantonista (6) e psiquiatra (2). 

O município oferece remunerações iniciais entre R$ 1.072,70 e R$ 13.299,22, além de auxílio alimentação de R$ 200 e gratificação especial por assiduidade de R$ 100. 

Concurso Prefeitura Matinhos: inscrições e etapas

Será possível se inscrever até 23 de janeiro, mediante a realização de cadastro pelo site www.nc.ufpr.br. As taxas custam R$ 62 (nível fundamental), R$ 82 (médio), R$ 92 (técnico) e R$ 102 (superior). 

A seleção envolverá prova objetiva (todos os cargos), marcada para 17 de março, e avaliação de títulos (professor, advogado, coordenador educacional, educador infantil e médico), com entrega dos documentos em 9 e 10 de abril.  

O concurso da Prefeitura de Matinhos terá validade de dois anos, a contar da data de homologação do resultado final. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, a critério do governo municipal, conforme estabelecem os editais

Concurso Prefeitura Matinhos: atribuições do agente comunitário de saúde

I - Desenvolver ações que busquem a integração entre a equipe de saúde e a população adscrita à UBS, considerando as características e as finalidades do trabalho de acompanhamento de indivíduos e grupos sociais ou coletividade; II - trabalhar com adscrição de famílias em base geográfica definida, a microárea; III - estar em contato permanente com as famílias desenvolvendo ações educativas, visando à promoção da saúde e a prevenção das doenças, de acordo com o planejamento da equipe; IV - cadastrar todas as pessoas de sua microárea e manter os cadastros atualizados; V - orientar famílias quanto à utilização dos serviços de saúde disponíveis; VI - desenvolver atividades de promoção da saúde, de prevenção das doenças e de agravos, e de vigilância à saúde, por meio de visitas domiciliares e de ações educativas individuais e coletivas nos domicílios e na comunidade, mantendo a equipe informada, principalmente a respeito daquelas em situação de risco; VII - acompanhar, por meio de visita domiciliar, todas as famílias e indivíduos sob sua responsabilidade, de acordo com as necessidades definidas pela equipe; e VIII - cumprir com as atribuições atualmente definidas para os ACS em relação à prevenção e ao controle da malária e da dengue.

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Atualizado: 03/12/2018 - 13:23

Onyx afirma que Ministério do Trabalho será dividido

O futuro chefe da Casa Civil Onyx Lorenzoni (DEM) afirmou que as funções do Ministério do Trabalho serão divididas entre as pastas da Justiça, da Cidadania e da Economia

Novo capítulo

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Em entrevista nesta segunda-feira, dia 3, o futuro chefe da Casa Civil Onyx Lorenzoni (DEM) afirmou que o Ministério do Trabalho deixará de existir no governo de Jair Bolsonaro (PSL). Em 2019, as atribuições da pasta serão divididas entre os ministérios da Justiça, da Cidadania e da Economia.

A entrevista de Lorenzoni foi concedida à Rádio Gaúcha. Na ocasião, ele foi questionado se o ministério no formato atual desparecerá e confirmou a informação, mas ressaltou que as funções da pasta Trabalho permanecerão em outros ministérios.

“O atual Ministério do Trabalho, como é conhecido, ele ficará uma parte no ministério do doutor Moro, outra parte com Osmar Terra e outra parte com Paulo Guedes”, disse.

Além disso, Lorenzoni explicou a divisão do Ministério do Trabalho. A pasta da Justiça, que será comanda por Sérgio Moro, cuidará da concessão de cartas sindicais. De acordo com Onyx, a estrutura que lida com políticas ligadas ao emprego ficará uma parte no Ministério da Economia, cujo titular será Paulo Guedes, e outra parte na pasta da Cidadania, com Osmar Terra de ministro.

As declarações sobre o Ministério do Trabalho

Se nesta segunda-feira, Onyx Lorenzoni afirmou que dividirá o Ministério do Trabalho, vale recordar que no último dia 13 de outubro, o presidente eleito Jair Bolsonaro havia dito que o órgão se manteria como ministério. “Vai continuar com status de ministério, não vai ser secretaria não”, declarou Bolsonaro, em entrevista coletiva na saída de visita ao Superior Tribunal Militar (STM), em Brasília.

Porém, uma semana antes, após almoço no Superior Tribunal de Justiça (STJ), Bolsonaro também havia dito que o Ministério do Trabalho seria incorporado por outra pasta em seu governo. "O Ministério do Trabalho vai ser incorporado a algum ministério", disse na ocasião, sem entrar em detalhes.

Em meio a indefinição, vale destacar que o Ministério do Trabalho foi criado há 88 anos e é responsável por elaborar políticas e diretrizes para a geração de emprego e renda, além da modernização das relações de trabalho. Além disso, a pasta também é responsável por realizar a fiscalização dos postos de trabalho; participar da elaboração de políticas salariais e de desenvolvimento profissional; entre outras atividades.

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Atualizado: 03/12/2018 - 12:47

Concurso INSS: avança pedido para 7.888 vagas

Solicitação de concurso do INSS encaminhada ao Ministério do Planejamento é para os cargos de técnico, analista e perito. Níveis médio e superior

Até R$ 8,9 mil

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Finalmente, avançou o pedido do concurso do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) que solicita a contratação de 7.888 servidores. Na última semana, o requerimento apresentou cinco movimentações, o que não acontecia desde agosto.

Vale lembrar que este certame é considerado um dos mais urgentes, isso porque a falta de trabalhadores no órgão tem afetado gravemente os serviços prestados à população. Diversos dados mostram que há milhares de brasileiros aguardando para receberem seus benefícios, que ainda continuam em análise e demoram mais do que o previsto por causa do déficit de pessoal.

A Fenasps (Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social) tenta agilizar de diversas formas a liberação do certame, inclusive recorrendo ao Tribunal de Contas da União (TCU). 

Enviado este ano ao Planejamento, o pedido do concurso do INSS solicitou 10.468 vagas ao seu quadro de pessoal, porém 2.580 eram para excedentes - que não foram convocados durante a validade do certame anterior, encerrada em 5 de agosto.

Das oportunidades destinadas à nova seleção, 3.984 são referentes ao cargo de técnico (área meio), 1.692 a analista (diversas formações) e 2.212 a perito.

A Fenasps já salientou que o instituto precisa urgentemente repor 16 mil vagas, pois há uma situação calamitosa de defasagem de pessoal. A entidade ainda revelou que, se nada for feito, o atendimento prestado pelo INSS entrará em colapso.

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Concurso INSS: sobre os cargos 

A carreira de técnico do seguro social é uma das mais visadas pelos concurseiros, ainda mais que exige apenas ensino médio completo e apresenta salário inicial de R$ 5.344,87, já considerando o auxílio-alimentação de R$ 458.

O emprego de analista exige formação superior em diversas áreas de atuação (incluindo serviço social, administração, engenharia, direito, pedagogia, psicologia, comunicação, ciências sociais, arquitetura e letras, entre outras), sendo que a remuneração corresponde a R$ 7.954,09 por mês, contado com o benefício alimentação.

Já a posição de perito destina-se aos profissionais com graduação em medicina e registro no respectivo conselho regional. O inicial é de R$ 8.988,41, também com o auxílio.

Concurso INSS: defasagem de pessoal 

Atualmente, o órgão conta com uma defasagem de quase 16 mil servidores em todo o país, sendo que o maior déficit é para a função de técnico. Com esse quadro, o INSS não consegue atender com eficiência à população.

A situação ainda está calamitosa porque o governo federal diminuiu os recursos para o instituto. Consta no site da Fenasps que um técnico do seguro social, não identificado, comentou que o cenário está caótico: "Falta dinheiro para tudo. Estamos operando no limite da irresponsabilidade. Não por acaso, as pessoas têm reclamado demais do atendimento. O estresse é total".

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Concurso INSS: edital de 2015

No final de 2015, foi lançado o edital com o objetivo de preencher 950 vagas. Um total de 800 oportunidades era na função de técnico e as outras 150 para analista - serviço social.

A banca organizadora foi o Cespe/UnB e os participantes passaram por uma prova com questões no estilo certo ou errado.

O último certame (Instituto Nacional do Seguro Social), cujo resultado foi publicado no dia 4 de agosto, foi um dos mais concorridos da história. Ao todo, a seleção registrou nada menos que 1.087.789 inscrições, sendo 1.043.807 somente para técnico do seguro social - em número de inscritos, o concurso INSS 2016 perde apenas para duas outras seleções: a da Caixa Econômica Federal (CEF) realizada 2014, com 1.156.744 candidatos; e a da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) promovida em 2011, com 1.120.393 participantes.

Considerando que o concurso do INSS ofereceu 800 oportunidades para técnico, é possível concluir que a concorrência foi de aproximadamente 1.304 candidatos por vaga.

Confira o depoimento da 1ª colocada no último concurso do INSS

Concurso INSS: atribuições do técnico e analista 

Quanto às atribuições dos cargos, de acordo com o edital do último concurso INSS, o técnico do seguro social é responsável por proceder ao reconhecimento inicial, manutenção, recurso e revisão de direitos aos benefícios administrados pelo INSS; exercer atividades internas e externas ligadas ao suporte e apoio técnico especializado; executar as atividades de orientação e informação, de acordo com as diretrizes estabelecidas nos atos específicos e outras relacionadas aos fins institucionais do INSS, que venham ser determinadas pela autoridade superior.

Já o analista do seguro social é responsável por prestar atendimento e acompanhamento aos usuários dos serviços prestados pelo INSS e aos seus servidores, aposentados e pensionistas; elaborar, executar, avaliar planos, programas e projetos na área de serviço social e reabilitação profissional; realizar avaliação social quanto ao acesso aos direitos previdenciários e assistenciais; promover estudos socioeconômicos visando a emissão de parecer social para subsidiar o reconhecimento e a manutenção de direitos previdenciários, bem como a decisão médico-pericial; e executar de conformidade com a sua área de formação as demais atividades de competência do INSS.

Concurso INSS: conhecimentos básicos de técnico

ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO: Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal: Decreto nº 1.171/1994 e Decreto nº 6.029/2007. REGIME JURÍDICO ÚNICO: 1 Lei 8.112/1990 e alterações, direitos e deveres do Servidor Público. 2 O servidor público como agente de desenvolvimento social. 3 Saúde e qualidade de vida no serviço público.

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL: Direitos e deveres fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos; direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade; direitos sociais; nacionalidade; cidadania; garantias constitucionais individuais; garantias dos direitos coletivos, sociais e políticos. 2 Administração Pública (artigos de 37 a 41, capítulo VII, Constituição Federal de 1988 e atualizações).

NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO: Estado, governo e Administração Pública: conceitos, elementos, poderes e organização; natureza, fins e princípios. 2 Direito Administrativo: conceito, fontes e princípios. 3 Organização administrativa da União; administração direta e indireta. 4 Agentes públicos: espécies e classificação; poderes, deveres e prerrogativas; cargo, emprego e função públicos; regime jurídico único: provimento, vacância, remoção, redistribuição e substituição; direitos e vantagens; regime disciplinar; responsabilidade civil, criminal e administrativa. 5 Poderes administrativos: poder hierárquico; poder disciplinar; poder regulamentar; poder de polícia; uso e abuso do poder. 6 Ato administrativo: validade, eficácia; atributos; extinção, desfazimento e sanatória; classificação, espécies e exteriorização; vinculação e discricionariedade. 7 Serviços Públicos: conceito, classificação, regulamentação e controle; forma, meios e requisitos; delegação: concessão, permissão, autorização. 8 Controle e responsabilização da administração: controle administrativo; controle judicial; controle legislativo; responsabilidade civil do Estado. Lei nº 23 8.429/1992 (sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função da administração pública direta, indireta ou fundacional e dá outras providências). 9 Lei n°9.784/1999 (Lei do Processo Administrativo).

LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6 Emprego do sinal indicativo de crase. 7 Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Regências nominal e verbal. 11 Significação das palavras. 12 Redação de correspondências oficiais (conforme Manual de Redação da Presidência da República).

RACIOCÍNIO LÓGICO: Conceitos básicos de raciocínio lógico: proposições; valores lógicos das proposições; sentenças abertas; número de linhas da tabela verdade; conectivos; proposições simples; proposições compostas. 2 Tautologia. 3 Operação com conjuntos. 4 Cálculos com porcentagens.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA: Conceitos de Internet e intranet. 2 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática. 3 Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações utilizando-se a suíte de escritório LibreOffice. 4 Conceitos e modos de utilização de sistemas operacionais Windows 7 e 10. 5 Noções básicas de ferramentas e aplicativos de navegação e correio eletrônico. 6 Noções básicas de segurança e proteção: vírus, worms e derivados.

Concurso INSS: conhecimentos específicos de técnico

Seguridade Social : 1.1 Origem e evolução legislativa no Brasil. 1.2 Conceituação. 1.3 Organização e princípios constitucionais. 2 Legislação Previdenciária. 2.1 Conteúdo, fontes, autonomia. 2.3 Aplicação das normas previdenciárias. 2.3.1 Vigência, hierarquia, interpretação e integração. 3 Regime Geral de Previdência Social. 3.1 Segurados obrigatórios. 3.2 Filiação e inscrição. 3.3 Conceito, características e abrangência: empregado, empregado doméstico, contribuinte individual, trabalhador avulso e segurado especial. 3.4 Segurado facultativo: conceito, características, filiação e inscrição. 3.5 Trabalhadores excluídos do Regime Geral. 4 Empresa e empregador doméstico: conceito previdenciário. 5 Financiamento da Seguridade Social. 5.1 Receitas da União. 5.2 Receitas das contribuições sociais: dos segurados, das empresas, do empregador doméstico, do produtor rural, do clube de futebol profissional, sobre a receita de concursos de prognósticos, receitas de outras fontes. 5.3 Salário-de-contribuição. 5.3.1 Conceito. 5.3.2 Parcelas integrantes e parcelas não-integrantes. 5.3.3 Limites mínimo e máximo. 5.3.4 Proporcionalidade. 5.3.5 Reajustamento. 5.4 Arrecadação e recolhimento das contribuições destinadas à seguridade social. 5.4.1 Competência do INSS e da Secretaria da Receita Federal do Brasil. 5.4.2 Obrigações da empresa e demais contribuintes. 5.4.3 Prazo de recolhimento. 5.4.4 Recolhimento fora do prazo: juros, multa e atualização monetária. 6 Decadência e prescrição. 7 Crimes contra a Seguridade Social. 8 Recurso das decisões administrativas. 9 Plano de Benefícios da Previdência Social: beneficiários, espécies de prestações, benefícios, disposições gerais e específicas, períodos de carência, salário-de-benefício, renda mensal do benefício, reajustamento do valor dos benefícios. 10 Manutenção, perda e restabelecimento da qualidade de segurado. 11 Lei nº 8.212/1991 e alterações. 12 Lei nº 8.213/1991 e alterações. 13 Decreto nº 3.048, de 06/05/1999 e alterações. 14 Lei de Assistência Social (LOAS): conteúdo; fontes e autonomia (Lei nº 8.742/1993 e Decreto nº 6.214/2007 e alterações).

 



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Atualizado: 30/11/2018 - 14:44

Prefeitura de Paranavaí PR: concurso oferece 106 vagas

Ofertas são para diversos cargos, de todos os níveis escolares. Participação deverá ser garantida entre 5 e 26 de dezembro

Cinco editais

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No Estado do Paraná, foram publicados cinco novos editais de concurso público da Prefeitura Municipal de Paranavaí. Ao todo, a seleção preencherá 106 vagas do seu quadro de pessoal. 

Para ensino fundamental, as chances são para as funções de agente comunitário de saúde (3 vagas), agente de saúde (2), agente de manutenção geral (4), agente de conservação (15), ajudante geral (4), eletricista III (1), mecânico geral (1), operador de veículos de tração (2), cozinheira (5) e motorista geral (3). 

Quem tem o ensino médio e/ou curso técnico está apto às carreiras de agente de trânsito (1), agente de apoio educacional (1), agente administrativo (10), atendente de gabinete dentário (1), auxiliar de farmácia (2), cuidador (6), educador social (10), fiscal ambiental (1), fiscal sanitário (1), técnico de contabilidade (1), técnico de enfermagem geral (2) e técnico em informática (1).

Aqueles que têm o nível superior podem concorrer aos cargos de analista administrativo (1), assistente social (4), bibliotecário (1), contador (1), enfermeiro geral (2), engenheiro agrônomo (1), engenheiro de segurança do trabalho (1), farmacêutico (3), fonoaudiólogo (1), nutricionista (1), pedagoga (1), professor de educação física (1), profissional de educação física (1), terapeuta ocupacional (1), médico veterinário (1) e médico nas especialidades de clínico geral (1), do trabalho (1), ginecologista e obstetra (1), pediatra (2), plantonista (1), plantonista pediatra (1) e psiquiatra (1). 

As remunerações iniciais oferecidas pela Prefeitura de Paranavaí partem de R$ 1.060,81 e chegam a R$ 14.795,62. 

Concurso Prefeitura de Paranavaí PR: inscrições e provas

As inscrições serão recebidas entre os dias 5 e 26 de dezembro, exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico da Consesp (www.consesp.com.br) empresa responsável pela organização e execução do certame. Os valores da taxa de participação variam de R$ 40 a 
R$ 100. 

Todos os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva. Ela será composta por questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de português, matemática, informática, conhecimentos gerais e/ou conhecimentos específicos. 

O exame será aplicado na cidade de Paranavaí/PR na data provável de 20 de janeiro de 2019, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser publicado com antecedência mínima de três dias. 

O concurso ainda contará com as seguintes etapas, para alguns cargos: teste de aptidão física; e prova prática. 
 

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Atualizado: 27/11/2018 - 13:18

Concurso em Corumbataí do Sul PR: inscrições abertas

Oferta do edital é de uma vaga para o cargo de técnico de administração legislativa III, que requer ensino médio. Prazo se encerrará em 21 de dezembro

Câmara Municipal

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Já estão abertas as inscrições do concurso público da Câmara Municipal de Corumbataí do Sul, localizada no Estado do Paraná. Oferta é de uma vaga para a função de técnico de administração legislativa III. 

O cargo exige diploma de conclusão de curso de ensino médio. O salário inicial é de R$ 1.509,77 para jornada de trabalho semanal de 40 horas. 

A ficha cadastral estará disponível no site www.institutoexcelenciapr.com.br até o dia 21 de dezembro. O valor da taxa de participação é de R$ 120. 

O certame será constituído de uma única etapa: prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório. Ela será composta por 30 questões de múltipla escolha, sendo dez de língua portuguesa e interpretação de textos (peso 3), dez de legislação (peso 3) e dez de conhecimentos específicos (peso 4). 

A avaliação terá duração máxima de três horas e será aplicada no município de Corumbataí/PR no dia 13 de janeiro de 2019, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado com antecedência mínima de três dias. 

Descrição do cargo da Câmara de Corumbataí do Sul PR

Técnico de administração legislativa III - execução das atividades relativas aos serviços de protocolo, correspondência e arquivo, além da supervisão dos serviços auxiliares da câmara municipal; execução do expediente e registro das atividades legislativas; apoio das atividades relativas aos serviços de contabilidade, tesouraria, pessoal, material e patrimônio; supervisão no atendimento à mesa e aos vereadores e convidados, durante às sessões plenárias, reuniões e outros eventos da câmara; elaboração de atas e controle dos atos; preparação da rotina referente às reuniões ordinárias e extraordinárias da câmara municipal; organização das publicações de todas as matérias, em especial as relativas aos atos do Poder Legislativo; organização e apoio referente às indicações e requerimentos de autoria dos vereadores para apresentação em plenário; organização do calendário das reuniões ordinárias por sessão legislativa; controle das compras de materiais de consumo e permanente, de competência do Poder Legislativo, subordinado às determinações superiores; conhecimentos básicos de informática, internet e outros; efetuar outras tarefas correlatas de inferior ou mesmo nível de complexidade e responsabilidade.
 

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Atualizado: 26/11/2018 - 09:11

Concurso Seju PR: inscrições para 61 vagas acabam hoje

Seleção conta com chances para analista de sistemas, supervisor de setor, técnico administrativo e técnico em informática

Quatro cargos

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A Secretaria da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos do Paraná (Seju PR) encerra nesta segunda-feira (26), às 17h, as inscrições para o processo seletivo destinado a preencher 61 vagas temporárias na capital.

Os cargos de técnico administrativo (55 postos e salário de R$ 1.523,85) e técnico em informática (2 - R$ 1.523,85) são opções para candidatos com ensino médio

Curso superior é requisito para quem pretende concorrer a analista de sistemas (2 - R$ 3.657,27) e supervisor de setor (2 - R$ 3.657,27) 

Gratuitas, as inscrições são recebidas exclusivamente via internet, por meio do endereço www.justica.pr.gov.br

A seleção dos candidatos ocorrerá por meio de análise de títulos, com avaliação de três critérios: escolaridade, aperfeiçoamento profissional e tempo de serviço. 

O resultado final sairá até 5 de dezembro. Na sequência, os candidatos classificados serão convocados para apresentação dos documentos comprobatórios para contratação.  

O concurso da Seju PR terá validade de um ano, com possibilidade de prorrogação por mais um, a critério da pasta, conforme estabelece o edital.

Concurso Seju PR: atribuições dos cargos

Técnico administrativo - Executar atividades e serviços vinculados aos programas do Sistema Público de Trabalho, Emprego e Renda, objetivando, facilitando e promovendo a inserção e reinserção do trabalhador no mundo do trabalho, em especial atuando no acesso: à intermediação de mão de obra habilitação ao seguro-desemprego; à orientação profissional; à qualificação profissional; à geração de renda. Atender, orientar, entrevistar e cadastrar trabalhadores e empresas; Identificar, avaliar e validar perfis; Administrar cadastros de trabalhadores, vagas e empresas; Captar vagas de emprego; Inscrever trabalhadores em curso de qualificação profissional; Organizar e acompanhar a execução dos cursos promovidos; Encaminhar, convocar trabalhadores às vagas de emprego e cursos de qualificação; Administrar processos seletivo, pré-seleção e orientação profissional; Habilitar trabalhadores ao seguro-desemprego, acompanhar, monitorar e controlar o processo da habilitação ou indeferimento do benefício; Desempenhar atividades correlatas e necessárias ao desenvolvimento da atividade principal, como: Atendimento ao público, por telefone, meio eletrônico e presencial; Recepção; Triagem de pessoas; Entregar e chamar senha; Efetuar contatos interno e externo; Operar sistema informatizado e gerir sistemas próprios; Elaborar relatórios, planilhas e correspondências; Realizar a recepção de documentos, conferir, acompanhar, organizar e arquivar; Fotocopiar e digitalizar documentos; Participar de eventos de capacitação quando solicitado; Realizar procedimentos em conformidade com as normativas em vigor; Cumprir metas estabelecidas.

Técnico em informática - Prestar suporte técnico presencial ou à distância diretamente a grupo de usuários da Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos - SEJU, que exercem suas funções em unidades da SEJU em diversos municípios do Paraná. Prestar serviços burocráticos relacionados a área de informática como por exemplo: controle de estoque e levantamentos patrimoniais, cotação e processos de compras na área de informática. Prestar serviços técnicos de manutenção de equipamentos, configuração e instalação de aplicativos e sistemas operacionais. Desenvolver configuração de ambiente de rede, confecção de cabos, instalação de equipamentos, montagem e desmontagem de microcomputadores. Realizar outras atividades correlatas, de acordo com as necessidades apresentadas. 

Analista de sistemas - Efetuar o levantamento de requisitos, codificar, implantar sistemas. Prestar suporte técnico e ministrar treinamentos. Desenvolver manuais do usuário e documentação de sistemas, os sistemas a serem desenvolvidos e/ou mantidos poderão ser para web ou cliente/servidor e consistem em aplicações financeiras, contábeis, de planejamento e prestação de contas. Desenvolver sites na Internet e aplicações web específicas para as áreas que implementam os programas de governo sob responsabilidade da Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos - SEJU. Realizar outras atividades correlatas, de acordo com as necessidades apresentadas.

Supervisor de setor - Executar atividades e serviços vinculados aos programas do Sistema Público de Trabalho, Emprego e Renda, objetivando, facilitando e promovendo a inserção e reinserção do trabalhador no mundo do trabalho, em especial atuando no acesso: à intermediação de mão de obra habilitação ao seguro-desemprego; à orientação profissional; à qualificação profissional; à geração de renda. Acompanhar, monitorar e supervisionar as funções exercidas pelos técnicos administrativos; Emitir relatórios dos programas e ou outros executados na unidade de atendimento; Oferecer suporte técnico e operacional à equipe (informações gerais, atualizações do sistema, legislação vigente); Dirimir dúvidas da equipe quanto aos serviços oferecidos aos trabalhadores e empregadores; Prestar assessoramento à chefia imediata; Produzir e consolidar informações; Proporcionar o encaminhamento devido aos questionamentos e necessidades da equipe técnica; Corrigir posturas e comportamentos inadequados, individualmente e/ou da equipe. Acompanhar o desempenho da equipe (individual e coletivo). Ministrar palestras motivacionais; Atuar direta e indiretamente em: processos seletivos; pré-seleções; orientações profissionais; dinâmicas de grupo; validação e verificação de perfis de trabalhadores, vagas e empregadores; elaboração e análise de programas, conteúdos, metodologias de cursos, palestras e eventos diversos; Elaborar relatórios, planilhas, documentos; Realizar visitas externas de atendimento; Emitir pareceres e recomendações, além de outras tarefas necessárias à tomada de decisões, ao planejamento, desenvolvimento e melhoria da unidade de atendimento. Desempenhar atividades correlatas e necessárias ao desenvolvimento da atividade principal, como: Atendimento ao público, por telefone, meio eletrônico e presencial; Recepção; Triagem de pessoas; Efetuar contatos interno e externo; Operar sistema informatizado e gerir sistemas próprios; Realizar a recepção de documentos, conferir, acompanhar e organizar; Participar de eventos de capacitação quando solicitado; Realizar procedimentos em conformidade com as normativas em vigor; Cumprir metas estabelecidas.

Cronograma do concurso Seju PR


 

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Atualizado: 22/11/2018 - 10:48

Concurso ITAIPU PR: publicado edital com 23 vagas

Oportunidades são para candidatos que têm os níveis médio, técnico e superior. Inscrições serão abertas no dia 26 de novembro

Ganhos de até R$ 7 mil

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Serão abertas no dia 26 de novembro as inscrições do concurso público da ITAIPU Binacional, localizada no Estado do Paraná. A seleção visa o provimento de 23 vagas imediatas, além de formação de cadastro reserva (CR) de eventuais oportunidades. Ofertas serão lotadas nas cidades de Curitiba, Guaíra, Santa Helena e/ou Foz do Iguaçu.

Quem tem o ensino médio completo pode se inscrever para o emprego de profissional de nível suporte I almoxarife (1 vaga + CR), cujo salário inicial é de R$ 3.190,33. 

Para profissional de nível técnico I, as chances estão distribuídas entre os cursos técnicos de hidrologia (1 + CR), mecânica ou eletromecânica (1 + CR) e agropecuária, agrícola, florestal ou ambiental (1 + CR). O vencimento é de R$ 4.038,99.

Aqueles que têm o nível superior podem concorrer ao posto de profissional de nível universitário jr nas áreas de ciências contábeis (1 + CR), direito (1 + CR), engenharia elétrica (2 + CR), engenharia eletrônica, elétrica de automação ou de telecomunicações (1 + CR), engenharia civil (1 + CR), secretariado executivo (1 + CR), biblioteconomia ou gestão da informação (1 + CR), arquivologia ou gestão da informação (1 + CR), medicina veterinária (1 + CR), engenharia florestal (1 + CR), zootecnia (1 + CR), agronomia ou engenharia agrônoma (1 + CR), farmácia e bioquímica (1 + CR), pedagogia (1 + CR), psicologia (1 + CR), ciências biológicas ou ecologia (1 + CR), geografia (1 + CR) e comunicação social - jornalismo (1 + CR). As remunerações variam de R$ 6.111,93 a R$ 7.090,22.  

Concurso ITAIPU PR: inscrições e provas

A participação deverá ser garantida até as 17h do dia 2 de janeiro de 2019, exclusivamente pela internet, através do site www.nc.ufpr.br. Os valores da taxa de inscrição são de R$ 67 (ensino médio), R$ 78 (curso técnico) e R$ 100 (formação superior). 

Todos os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela será composta por questões de múltipla escolha que versarão sobre conhecimentos gerais e conhecimentos específicos. 

Com duração máxima de cinco horas, o exame será aplicado nas cidades de Curitiba e Foz do Iguaçu no dia 3 de fevereiro de 2019, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado em momento oportuno. 

Aqueles que pleiteiam o posto de profissional de nível universitário jr nas áreas de direito, secretariado executivo e comunicação social - jornalismo ainda serão submetidos à prova discursiva, eliminatória, na mesma data da objetiva. 

O concurso ainda contará com as seguintes etapas, eliminatórias: análise documental dos requisitos para todos os cargos e avaliação física para profissional de nível técnico I todos os cursos. 
 

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Atualizado: 19/11/2018 - 09:40

Liquigás: divulgado gabarito de concurso com 1.349 vagas

Oportunidades do edital são para diversos cargos, de todos os níveis de escolaridade. Os salários iniciais chegam a R$ 4,8 mil

Em 17 Estados e DF

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

A Fundação Cesgranrio divulgou nesta segunda-feira (19) os gabaritos da prova objetiva do processo seletivo público da Liquigás. A seleção visa o preenchimento de 1.349 vagas, sendo 74 imediatas e 1.275 para formação de cadastro reserva (CR) de futuras oportunidades. 

Os candidatos podem conferir no site www.cesgranrio.org.br as provas e gabaritos da avaliação, que foi aplicada no último domingo (18). O exame contou com questões de múltipla escolha sobre conhecimentos e conhecimentos específicos. 

Vagas do concurso da Liquigás

Aqueles que têm o ensino fundamental incompleto disputam a função pública de ajudante de carga e descarga I (19 vagas + 345 CR), cujo salário inicial é de R$ 1.321,09.

Quem concluiu o ensino fundamental concorre ao emprego de oficial de produção I (23 + 725 CR), com ganho de R$ 1.691,10.

Para ensino médio, as chances do edital são para os cargos de ajudante de motorista granel I (1 + 5 CR), assistente administrativo I (1 + 5 CR), assistente de logística I (8 + 40 CR), oficial de manutenção I elétrica (1 + 5 CR), oficial de manutenção I mecânica (1 + 10 CR), operador de gás I (5 + 35 CR), técnico de instalações I (1 + 5 CR) e técnico de segurança do trabalho I (1 + 5 CR). Os vencimentos oscilam entre R$ 1.321,09 e R$ 2.984,14.

• APOSTILAS CONCURSO LIQUIGÁS 2018 - DIVERSOS CARGOS
• CURSOS CONCURSO LIQUIGÁS 2018 - DIVERSOS CARGOS

Nível superior é requisito para profissional de vendas júnior (6 + 30 CR), profissional júnior - comunicação social (1 + 20 CR), profissional júnior - direito (1 + 15 CR), profissional júnior - economia (3 + 20 CR), profissional júnior TI analista de sistemas (1 + 5 CR) e profissional júnior TI arquiteto de soluções (1 + 5 CR). As remunerações são de R$ 3.583,26 para profissional de vendas júnior e R$ 4.894,08 para os demais postos. 

A Liquigás ainda oferece para os seus servidores os seguintes benefícios: vale-gás; vale-refeição ou refeitório no local; vale-alimentação; vale-transporte; convênio farmácia; convênio odontológico; auxílio a filho excepcional; auxílio-funeral; seguro de vida em grupo; e auxílio-creche.

Ofertas serão lotadas nos Estados de Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio Grande do Norte, Tocantins e Espírito Santo, além do Distrito Federal. Somente em São Paulo, são oferecidas 346 vagas.

Concurso Liquigás: informações sobre as provas

Além da prova objetiva, o processo seletivo ainda contará com a seguinte avaliação: prova de capacidade física para ajudante de carga e descarga e de oficial de produção.

As provas objetivas foram aplicadas nas cidades de Belo Horizonte/MG, Curitiba/PR, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Macaé/RJ, Porto Alegre/RS, Florianópolis/SC, São Paulo/SP, Salvador/BA, Fortaleza/CE, Brasília/DF, Goiânia/GO, São Luís/MA, Cuiabá/MT, Belém/PA, Natal/RN, Palmas/TO, Vitória/ES e Campo Grande/MS.  

O participante deverá acompanhar todas as publicações referentes ao processo seletivo no site da Fundação Cesgranrio. 

Mais informações sobre a Liquigás 

A Liquigás, fundada em 1953, foi adquirida pela Petrobras Distribuidora S.A. em 2004 e em novembro de 2012 passou a ser subsidiária direta da Petrobras. Ela atua no engarrafamento, distribuição e comercialização de gás liquefeito de petróleo, também conhecido como GLP. Está presente em 23 Estados (exceto Amazonas, Acre e Roraima).

A empresa conta com 23 centros operativos, 19 depósitos, 1 base de armazenagem e carregamento rodo-ferroviário, 4 unidades de envasamento em terceiros e uma rede com aproximadamente 4.800 revendedores autorizados, além de sua sede, na cidade de São Paulo/SP.

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Atualizado: 16/11/2018 - 15:58

Concurso Chopinzinho: vagas para níveis médio e superior

Oferta do edital é quatro vagas e cadastro reserva. Inscrições serão recebidas entre 20 de novembro e 17 de dezembro

No Paraná

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Serão abertas no dia 20 de novembro as inscrições do concurso público da Câmara Municipal de Chopinzinho, localizada no Estado do Paraná. A seleção visa o provimento de quatro vagas imediatas, além de formação de cadastro reserva (CR) de futuras oportunidades. 

O cargo de técnico administrativo (1 vaga) requer diploma de conclusão de curso de ensino médio e paga R$ 2.201,86. 

Aqueles que têm o nível superior podem se inscrever para os postos de analista legislativo (1), assessor de comunicação (1), contador (CR) e secretário geral (1). As remunerações oscilam entre R$ 2.250 e R$ 4.200. 

As inscrições serão recebidas até o dia 17 de dezembro, exclusivamente pela internet, através do site www.concursosfau.com.br. Os valores da taxa de participação são de R$ 100 (ensino médio) e R$ 200 (nível superior). 

Todos os candidatos executarão a prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, no dia 10 de fevereiro de 2019. Ela contemplará questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, raciocínio lógico e matemática, conhecimento gerais e/ou conhecimentos específicos. 

Os cargos que exigem nível superior ainda serão submetidos a análise de títulos e experiência profissional, unicamente classificatória. 

 

Atribuições do técnico administrativo da Câmara de Chopinzinho PR 

 

Preparar as proposições, editais, convites, convocações e demais atos legislativos, controlando os prazos estabelecidos; arquivar documentos e discursos inseridos em atas e zelar pelos livros de atas, de oradores inscritos e de presença dos vereadores; controlar e arquivar publicações referentes a leis, resoluções e todos os atos administrativos da câmara municipal; dar andamento aos processos até sua fase final de tramitação; receber e anotar documentos e demais papéis, juntá-los, quando for o caso, distribuí-los e controlar sua tramitação; redigir, numerar e encaminhar a correspondência recebida e enviada pela câmara; divulgar e publicar atos oficiais do legislativo; acompanhar o cumprimento dos prazos dos projetos encaminhados para a sanção do executivo municipal e vetos recebidos do prefeito; redigir, digitar e registrar em livros próprios os atos, pareceres e relatórios das comissões e os atos em geral do Poder Legislativo; elaborar e expedir os atos da mesa, da presidência, das comissões, portarias, resoluções, decretos legislativos, autógrafos de leis, editais, certidões, leis promulgadas pelo legislativo, contratos, convocações em geral, avisos e demais documentos; manter em arquivo, cópia de todos os documentos e atos do Poder Legislativo; preparar os termos de posse dos vereadores, prefeito, vice-prefeito e termos de compromisso e posse dos funcionários da câmara; preparar a resenha do expediente e da ordem do dia; manter em arquivo, separadamente, os processos destinados à ordem do dia; lançar os despachos em todas as proposições, correspondências e demais documentos, de conformidade com a deliberação do plenário e da mesa; minutar e expedir certidões, à vista de despacho da autoridade competente; executar outras tarefas. 

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Atualizado: 16/11/2018 - 10:10

Câmara de Ventania PR inscreve para concurso até domingo

Edital reúne chances para secretário administrativo e contador, com exigência de níveis médio e superior, respectivamente

Duas vagas

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Terminam neste domingo (18), às 23h59, as inscrições para o concurso da Câmara de Ventania, no Paraná, destinado a preencher duas vagas.  

Uma das oportunidades é para secretário administrativo, que cobra ensino médio e oferece salário de R$ 1.500.

O segundo cargo é o de contador legislativo, com exigência de curso superior em ciências contábeis e salário de R$ 1.500. 

Os interessados devem acessar o site www.fundacaofafipa.org.br para realizar a inscrição. As taxas custam R$ 80 (secretário) e R$ 100 (contador). 

A seleção envolverá prova objetiva (ambas as funções), marcada para 9 de dezembro, e avaliação de títulos (apenas para contador), em período a ser definido. 

O concurso da Câmara de Ventania terá validade de dois anos, com possibilidade de prorrogação por mais dois, a critério do Legislativo, conforme estabelece o edital.

Concurso Câmara Ventania: atribuições do secretário administrativo

I. Elaboração de convite e participação nas audiências públicas; II. Divulgação e publicação das audiências públicas; III. Lavrar a ata das audiências Públicas; IV. Elaborar certidões e declarações referentes a assuntos de pessoal; V. Manter atualizados os dados funcionais dos servidores e dos Vereadores da Câmara Municipal; VI. Providenciar os expedientes necessários à nomeação, exoneração, demissão, e promoção dos servidores; VII. Responsável pela documentação relativa à posse dos Vereadores, bem como da Transmissão de Cargos da Mesa Executiva realizada anualmente; VIII. Publicação de todos os atos relativos à pessoal; IX. Solicitar declaração de bens à servidores e vereadores de acordo com a legislação vigente. X. Analisar e informar sobre a concessão de direitos, vantagens e enquadramento de servidores, de acordo com o Plano de Cargos e Vencimentos, encaminhando-os ao Assessor Jurídico para parecer; XI. Analisar os Projetos de Leis, Resoluções, Decretos, Portarias e demais atos referentes à área de pessoal; XII. Manter controle de benefícios concedidos aos servidores; XIII. Elaborar, redigir, revisar, encaminhar e digitar ofícios, despachos e demais atos da área de Pessoal; XIV. Manter atualizadas informações de Pessoal junto à Seguradoras e Bancos; XV. Entrega da RAIS - Relação Anual de Informações Sociais - Ministério do Trabalho e Emprego. XVI. Organizar todos os procedimentos e documentos relativos às licitações e contratos; XVII. Acompanhamento e controle relativo ao seguro de veículos e imóvel; XVIII. Controle de pagamento de seguro DPV AT veículos oficiais do Legislativo; XIX. Encaminhar pedidos e solicitações de compras e prestações de serviços para área ao setor de compras XX. Fazer anotações e registros e executar trabalhos de escrituração de livros e fichas que não sejam de contabilidade; XXI. Elaboração de documentos relativos às publicações dos Relatórios de Gestão Fiscal realizadas pela Câmara; XXII. Lavrar certidões e fazer anotações e registros; realizar pesquisas e diligências sobre processos diversos; XXIII. Exercer outras atividades envoltas à sua área de atuação; XXIV. Executar serviços de digitação que lhe forem atribuídos; XXV. Substituir eventuais ausências de servidores, desenvolvendo tarefas práticas e mecânicas. XXVI. Suprir a organização, levantamento e registro patrimonial.

Concurso Câmara Ventania: conteúdo programático para secretário administrativo

Língua portuguesa - Análise e interpretação de texto (compreensão global; ponto de vista do autor; ideias centrais desenvolvidas em cada parágrafo, inferências); Gêneros e Tipologias textuais; Elementos de coesão e coerência textual; Ortografia Oficial (acentuação gráfica, letra e fonema, sílaba, encontros vocálicos e consonantais, dígrafos); Emprego das classes de palavras; Semântica (sinônimos e antônimos, significação das palavras, sentido conotativo e denotativo); Funções sintáticas; Concordâncias nominal e verbal; Pontuação; Uso dos porquês.

Matemática - Números reais: operações, múltiplos e divisores, resolução de problemas; Conjunto dos números inteiros: operações e problemas; Conjunto dos números racionais: operações, representação decimal; Sistemas de medidas: sistema métrico decimal, unidades de comprimento, área, volume e massa, unidades usuais de tempo; geométrica, grandezas direta e inversamente proporcionais, regra de três simples e composta, porcentagem, juros simples e compostos; Cálculos algébricos: expressões algébricas, operações, produtos notáveis, fatoração, frações algébricas, cálculos com potências e radicais, expoentes fracionários e negativos, equações do primeiro e segundo grau, resolução de problemas.

Informática - Ambientes operacionais: Windows; Processador de texto (Word e BrOffice.org Writer); conceitos de tecnologias relacionadas à Internet, e-mail, navegador de internet (Chrome, Internet Explorer e Mozilla Firefox); busca e pesquisa na web.

Conhecimentos específicos -Noções Básicas de administração: planejamento, organização, direção e controle; liderança e trabalho em equipe; atendimento ao público: comunicação, postura profissional e relações interpessoais; organização e gestão de documentos; tipos de correspondências oficiais e suas especificações; controle de material de expediente: planejamento e utilização e organização do ambiente de trabalho. Noções básicas de licitação. Elaboração de certidões e declarações.
 

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Atualizado: 13/11/2018 - 16:16

Ministério da Fazenda aguarda aval para 1.301 vagas

Solicitação para a abertura de concurso do Ministério da Fazenda refere-se a vários cargos com exigência de níveis médio e superior de ensino

Concurso nacional

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

O Ministério o Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) ainda avalia o pedido do concurso do Ministério da Fazenda (MF), encaminhado no ano passado. A solicitação requer um total de 1.301 vagas para o seu quadro de pessoal.

A seleção precisa realizada devido à grande defasagem de pessoal no MF. Atualmente, existem 3.148 postos vagas, sendo 2.254 referente aos cargos de nível médio e 894 para ensino superior.

As oportunidades do concurso do Ministério da Fazenda requeridas ao Planejamento estão distribuídas da seguinte maneira: assistente técnico administrativo (904), analista técnico administrativo (257), arquiteto (12), arquivista (9), bibliotecário (12), contador (53), engenheiro (15), enfermeiro (5), pedagogo (6), psicólogo (6) e técnico em comunicação social (22).

Para concorrer ao posto de assistente é necessário possuir ensino médio completo, enquanto as demais funções aceitam candidatos com formação superior em diversas áreas de atuação. Os salários iniciais atuais oscilam entre R$ 3.953,68 e R$ 6.388,27, já incluindo o vale-alimentação de R$ 458.

A solicitação do concurso do Ministério da Fazenda 2018/2019 encaminhada ao MPDG não apresentou as regiões de lotação das oportunidades, mas é bem provável que São Paulo e Distrito Federal sejam os locais com a maior quantidade de oportunidade, e o motivo é que no último certame eles não foram abrangidos.

• CURSO CONCURSO MINISTÉRIO DA FAZENDA 2018 - DIVERSOS

O detalhe do processo seletivo que pode ser dado como certo é a escolha da empresa organizadora, que será a Esaf (Escola de Administração Fazendária), como de costume nos concursos do órgão. Assim, os candidatos podem ir se preparando com as provas e os editais de seleções anteriores, uma vez que a banca se repete.

Concurso Ministério da Fazenda: outras oportunidades

Junto com as vagas para o seu próprio quadro de pessoal, o MF pediu mais 3.040 chances distribuídas entre os seus órgãos vinculados. Os postos são para os níveis médio e superior.

Para a Receita Federal são as 630 vagas para auditor-fiscal e as 1.453 para analista tributário. O quadro do Tesouro Nacional é composto pelas colocações de auditor federal de finanças e controle (30) e técnico de finanças e controle (70), enquanto a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) fica com a função de procurador da Fazenda (240). 

Para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o pedido contempla 16 oportunidades para a carreira de inspetor, 30 para analista e 82 para agente executivo.

Na Superintendência de Seguros Privados (Susep), são 55 chances para analista técnico. Por fim, as demais profissões se destinam ao quadro da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), sendo elas as de especialista em previdência social (48), analista administrativo (23), técnico administrativo (39), administrador (11) e atuário (7).

Esses detalhes foram divulgados pelo Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC). 

Concurso Ministério da Fazenda: edital anterior

No início de 2014, o MF abriu processo seletivo visando a contratar 1.026 profissionais na carreira de assistente. As chances disponibilizadas pelo certame foram distribuídas entre os Estados do Acre (18 vagas), Alagoas (14), Amazonas (28), Amapá (6), Bahia (80), Ceará (53), Espírito Santo (14), Goiás (31), Maranhão (30), Minas Gerais (101), Mato Grosso do Sul (34), Mato Grosso (27), Pará (55), Paraíba (20), Pernambuco (52), Piauí (17), Paraná (97), Rio de Janeiro (61), Rio Grande do Norte (17), Rondônia (13), Roraima (8), Rio Grande do Sul (155), Santa Catarina (74), Sergipe (9) e Tocantins (12).

Todos os candidatos passaram por provas objetivas de conhecimentos básicos e específicos com 70 perguntas de múltipla escolha. Os assuntos abordados nos testes foram língua portuguesa; matemática e raciocínio lógico; conhecimentos de informática; atualidades; gestão de pessoas e do atendimento ao público; ética do servidor na administração pública; administração pública brasileira; e regime jurídico dos agentes públicos.

Concurso Ministério da Fazenda: sobre o órgão

O Ministério da Fazenda é o órgão da estrutura administrativa da República Federativa do Brasil responsável pela formulação e execução da política econômica.

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Atualizado: 13/11/2018 - 10:34

Último dia de inscrição para concurso em Pérola d'Oeste

Prefeitura preencherá postos de engenheiro civil e médico. Salários alcançam R$ 10,8 mil

Cinco vagas

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Terminam nesta terça-feira (13) as inscrições para o concurso da Prefeitura de Pérola d'Oeste, no Paraná, destinado a preencher cinco vagas de nível superior, além de formar cadastro reserva.

O edital reúne ofertas para engenheiro civil (1 oportunidade e remuneração de R$ 5.926,41), médico - 20 horas (2 - R$ 5.400) e médico - 40 horas (2 - R$ 10.800).

Os interessados devem acessar a página www.institutobrasil.net.br para realizar a inscrição. O valor da taxa é o mesmo para as três funções: R$ 150.  

Agendada para 9 de dezembro, a prova objetiva apresentará 40 questões sobre língua portuguesa, legislação e conhecimentos gerais e específicos.

O concurso da Prefeitura de Pérola d'Oeste terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal, conforme estabelece o edital.

Concurso Prefeitura Pérola d'Oeste: conteúdo programático parcial

Língua portuguesa - Compreensão e interpretação de textos. Ortografia oficial, incluindo as alterações promovidas pelo Novo Acordo Ortográfico. Flexão em gênero e número dos substantivos e adjetivos. Acentuação gráfica, incluindo as alterações promovidas pelo Novo Acordo Ortográfico. Emprego de crase. Emprego de conectivos, pronomes e numerais e advérbios. Colocação pronominal. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Emprego de sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos. Sintaxe da oração (período simples: termos essenciais, integrantes e acessórios da oração) e do período (período composto por coordenação e por subordinação). Processos de formação de palavras. Conjugação e emprego de verbos. Empregos dos sinais de pontuação.

Conhecimentos gerais e legislação -  História do Brasil: República Velha (1889 e 1930), Revolução de 1930 e a Era Vargas, Estado Novo (1937 a 1945), República Liberal-Conservadora (1946 a 1964), Militarismo, Nova República e Brasil Contemporâneo. Atualidades em: política, economia, sociedade, educação, tecnologia e energia nos últimos dois anos. Problemas ambientais, meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Espaço natural brasileiro: clima, relevo, vegetação, hidrografia e recursos minerais e energéticos. Aspectos históricos e geográficos do Município. Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988 e suas atualizações. (arts. 1º a 14 e arts. 37 a 43).
 

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Atualizado: 13/11/2018 - 10:23

Guarapuava PR: publicado edital de concurso com 71 vagas

Oportunidades são para funções de todos os níveis escolares, com salários que chegam a R$ 10,7 mil. Inscrições serão abertas em 19 de novembro

Vários cargos

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

No Estado do Paraná, a Prefeitura Municipal de Guarapuava publicou um novo edital de concurso público que visa o provimento de 71 vagas do seu quadro de pessoal. A seleção ainda formará cadastro reserva (CR) de futuras oportunidades. 

Quem tem o ensino fundamental pode disputar as funções de auxiliar operacional (1 vaga + CR), auxiliar de saúde bucal (1 + CR), eletricista (1 + CR), marceneiro (1 + CR), mecânico (1 + CR), motorista de ambulância (1 + CR), motorista de veículos leves (1 + CR), motorista de veículos pesados (1 + CR), operador de escavadeira (1 + CR), operador de motoniveladora (1 + CR), operador de retroescavadeira (1 + CR), operador de rolo compactador (1 + CR) e servente de obras (3 + CR).

Para ensino médio e/ou curso técnico, as chances do edital são para os cargos de agente comunitário de saúde (CR), agente de combate às endemias (1 + CR), agente de trânsito (1 + CR), agente social (CR), atendente ao educando (1 + CR), fiscal de estacionamento rotativo (1 + CR), fiscal geral (1 + CR), oficial administrativo (1 + CR), secretária escolar (1 + CR), técnico em segurança do trabalho (CR), técnico agrícola (CR), técnico em prótese dentária (CR) e técnico em saúde bucal (CR).

• APOSTILAS CONCURSO DE GUARAPUAVA 2018 - DIVERSOS CARGOS

Nível superior é requisito para analista de sistemas (CR), assistente social (1 + CR), avaliador imobiliário (CR), biomédico (CR), cirurgião dentista (10 + CR), cirurgião dentista - endodontia (CR), cirurgião dentista - periodontia (CR), contador (1 + CR), enfermeiro (1 + CR), engenheiro agrônomo (CR), engenheiro ambiental (1 + CR), engenheiro civil (1 + CR), engenheiro químico (1 + CR), farmacêutico/bioquímico (1 + CR), fiscal tributário (1 + CR), fisioterapeuta (1 + CR), fonoaudiólogo (CR), médico generalista de ESF (1 + CR), médico generalista de pronto atendimento (5 + CR), nutricionista (CR), pedagogo social (1 + CR), procurador (1 + CR), professor (20 + CR), professor de atendimento educacional especializado (CR), professor de educação física (CR), psicólogo (1 + CR) e veterinário (1 + CR). 

Os salários iniciais oferecidos pela Prefeitura de Guarapuava partem de R$ 1.043,11 e chegam a R$ 10.753,83. 

Etapas do concurso da Prefeitura de Guarapuava PR

As inscrições serão recebidas entre os dias 19 de novembro e 6 de dezembro, exclusivamente pela internet, através do site da banca organizadora do certame, que é a FAUEL (www.fauel.org.br). Os valores da taxa de participação variam de R$ 60 a R$ 100. 

Todos os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva de múltipla escolha que versará sobre as disciplinas de língua portuguesa, matemática, informática, conhecimentos gerais e/ou conhecimentos específicos. O exame será aplicado nos dias 27 de janeiro e 3 de fevereiro de 2019. 

O concurso ainda contará com as seguintes avaliações, para alguns cargos: prova prática; prova escrita discursiva; e análise de títulos. 
 

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Atualizado: 08/11/2018 - 15:30

Reformas de Bolsonaro e o impacto na geração de empregos

Conversamos com especialistas sobre como a criação do Superministério da Economia e a indefinição do Ministério do Trabalho poderão impactar na vida dos trabalhadores

Fusão dos ministérios

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

A reforma ministerial do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), que aos poucos vai anunciando as mudanças que veremos em 2019, gera dúvidas e incertezas na cabeça de muitos brasileiros, especialmente nas áreas da economia e do trabalho. Conversamos com especialistas sobre como a fusão dos ministérios da Fazenda, Planejamento e Indústria e Comércio Exterior, que ficou conhecido como “Superministério da Economia”, além da indefinição da pasta Trabalho, que poderá manter o status de ministério ou virar secretaria, poderão impactar na geração de emprego, especialmente na iniciativa privada.

Na visão de Cleverson Luiz Pereira, professor de cenários econômicos do Centro Universitário Internacional – Uninter, é preciso ressaltar que o Superministério da Economia necessitará de tempo para alinhar sua nova estrutura de funcionamento, já que sua criação envolverá a fusão de outros ministérios. Em plenas condições de atuação, a nova pasta poderá promover a agilidade das decisões e criar impactos dentro da economia. “Economia ágil gera riquezas e postos de trabalho com maior frequência e impacta de forma positiva na geração de empregos”, afirma.

Para exemplificar uma ação ágil, Cleverson cita que o superministério poderia dar acesso amplo a todos os empreendedores brasileiros, sem distinção, ao crédito de desenvolvimento através de programas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a desburocratização da abertura de empresas.

Por outro lado, Silvio Soledade, consultor e coordenador da Associação Brasileira dos Mentores de Negócios (ABMEN), recorda que não será a primeira tentativa de agrupar órgãos públicos. “Já tentamos na gestão Collor constituir um Superministério da Economia e a experiência não deu certo. O foco dos ministérios são diferentes, enquanto o Ministério do Planejamento é voltado para o funcionamento da máquina pública, os outros (Fazenda e Indústria e Comércio) são voltados para a iniciativa privada”, explica.

Silvio avalia que é prematuro entender como será o funcionamento e a atenção das demandas geradas pelos ministérios, antes separados e agora sob um único comandante. A interlocução entre o novo órgão e as empresas da iniciativa privada deverá ser bem executada para evitar frustrações de ambos os lados. “Os industriais poderão pressionar o governo com ameaças de demissão em massa em função desta falta de interlocução. Pode ser só pressão ou pode ser também que a ausência de um diálogo com o novo governo possa impactar não somente em demissões, mas principalmente na geração de novas vagas na iniciativa privada”, completa.

Resultados não devem vir a curto prazo

Ambos os especialistas entrevistados concordam que os impactos da reforma ministerial não devem ser a curto prazo. Vale destacar que no caso do Superministério da Economia serão três pastas unificadas em uma. “Em virtude da grande estrutura a ser adaptada e da nova lógica de funcionamento do superministério, que deverá levar um tempo para maturidade, não teremos impactos em curto prazo, mas vejo boas perspectivas para o final de 2019 e o começo de 2020”, prevê Cleverson.

Deve levar um tempo para que seja estabelecido um elo de afinidade do novo governo do presidente eleito Jair Bolsonaro com o mercado, acredita Silvio. “Pelos diálogos iniciais não me parece que essa convergência acontecerá no curto prazo. O governo vai ter de provar para que veio”, diz.

Reforma ministerial x Geração de emprego

Quando perguntado sobre até que ponto uma reforma ministerial poderia contribuir para empregabilidade, o coordenador da ABMEN explica que a geração de emprego no curto prazo dependerá de investimento em infraestrutura. “E isto só vai acontecer na hora que o governo tomar pé da situação. Não me parece que será foco no primeiro ano do governo”, salienta. Silvio acrescenta que os primeiros meses da nova gestão poderão trazer bons indícios. “Um bom sinal será o equilíbrio das contas públicas e a reconquista da confiança por parte dos investidores, que poderá acontecer nas iniciativas que serão implementadas e no diálogo com o Congresso no primeiro semestre”.

Cleverson comenta que o ponto principal de uma reforma ministerial é enxugar estruturas “inchadas”, capaz de ser igual ou mais eficiente do que a antiga. “No caso do superministério, se ele funcionar da maneira apresentada pela equipe do novo governo, trará agilidade na tomada de decisões fundamentais para o desenvolvimento da economia. Uma vez aquecida, a economia fortalece a geração de riquezas e contribui para abertura de novos postos de emprego”.

Cortar encargos trabalhistas é pouco, dizem especialistas

Em entrevista durante o período de eleições, o economista Paulo Guedes, futuro ministro da nova pasta da economia, disse que pretende cortar encargos trabalhistas e gerar até 10 milhões de empregos em dois ou três anos. Na visão de Cleverson, a medida poderá ajudar, mas não será o suficiente, pois a estratégia para fomentar a geração de emprego em um único mandato vai além de cortes em encargos trabalhistas. “Outras medidas são necessárias, como impulsionar o crescimento econômico, apoiar projetos de investimentos dos novos e antigos empresários (reduzir a burocracia), desenvolver obras de infraestrutura pelo país, facilitar e baratear o acesso ao crédito para as pessoas físicas e jurídicas, entre outros”.

Silvio reforça que além de cortar encargos trabalhistas, o que vai determinar o crescimento nos índices de empregabilidade é a situação econômica do país. “Independentemente da desoneração da folha de pagamento, isto só acontecerá se houver perspectivas de crescimento da economia, investimento em infraestrutura e a conquista da confiança dos investidores externos”.

A indefinição do Ministério do Trabalho

Após confirmar a extinção do Ministério do Trabalho no início de novembro, Jair Bolsonaro voltou atrás na última terça-feira, 13, e disse que manteria a pasta com status de ministério. Porém, na manhã de quarta-feira, 14, um novo recuo. O presidente eleito declarou que enxugará o órgão, mas que ainda não está definido se o ministério se manterá como tal ou se virará uma secretaria. “Legislação trabalhista está preservada. Não importa se vai ter status de ministério, pouco tem a ver”, afirmou Bolsonaro em entrevista à TV Record.

Ainda de acordo com Bolsonaro, a pasta Trabalho não deverá se juntar a Indústria e Comércio, que será incorporada ao Superministério da Economia e comandada pelo economista Paulo Guedes.

Em meio a indefinição de Bolsonaro, vale destacar que o Ministério do Trabalho é responsável por elaborar políticas e diretrizes para a geração de emprego e renda, além da modernização das relações de trabalho. Também é incumbido de fiscalizar os postos de trabalho e participar da elaboração de políticas salariais e de desenvolvimento profissional.

“Do ponto de vista do empregado, o Ministério do Trabalho é o responsável pela gestão dos direitos e deveres dos trabalhadores em suas relações com os empregadores e fiscaliza para que os direitos e deveres sejam preservados. Já do ponto de vista do empregador, o bom empregador sofrerá com a concorrência desleal de empregadores aproveitadores, capazes de contratar mão de obra em condições ‘escravas’, uma vez que não existe mais um ministério específico e atuante no mercado de trabalho”, finaliza o professor Cleverson.

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Atualizado: 07/11/2018 - 09:53

Castro PR recebe inscrições de concurso com 29 vagas

Oportunidades estão distribuídas entre os cargos de agente administrativo, professor e secretário escolar. Prazo se encerrará em 13 de novembro

Níveis médio e técnico

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

A Prefeitura Municipal de Castro, localizada no Estado do Paraná, está com inscrições abertas de concurso público para provimento de 29 vagas do seu quadro de pessoal. A seleção ainda formará cadastro reserva (CR) de futuras oportunidades. 

Quem tem o ensino médio pode se inscrever para as funções de agente administrativo (4 vagas + CR) e professor I (21 + CR). Os respectivos salários iniciais são de R$ 1.213,73 e R$ 1.227,68. 

O cargo de secretário escolar (4 + CR) exige curso técnico nas áreas de secretariado, administração, contabilidade, finanças, informática ou recursos humanos e paga R$ 1.560,52. 

Para participar basta preencher a ficha cadastral no site www.klcconcursos.com.br e efetuar o pagamento da taxa, nos valores de R$ 30 (professor), R$ 40 (agente administrativo) e R$ 50 (secretário escolar). O prazo se encerrará no dia 13 de novembro. 

Concurso Prefeitura de Castro PR: provas

Os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva, de caráter eliminatório. Ela será composta por questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, raciocínio lógico e conhecimentos específicos. 

Com duração máxima de três horas, a avaliação será aplicada na cidade de Castro/PR no dia 2 de dezembro, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado a partir do dia 21 de novembro. 

Aqueles que pleiteiam o posto de professor ainda serão submetidos à análise de títulos, unicamente classificatória. 

Descrição dos cargos da Prefeitura de Castro PR

Agente administrativo - realizar tarefas administrativas burocráticas de caráter rotineiro, com iniciativa própria, prestar informações para o público interno e externo inerentes a função.

Professor - formar cidadãos críticos, reflexivos e criativos, atuando de forma significativa, baseada num desempenho que favoreça a igualdade de oportunidades para tornar o aluno autônomo.

Secretário escolar - executar e assessorar as atividades escolares. Responder administrativamente e legalmente pela escrituração e documentação escolar, correspondências e processos referentes à vida do estabelecimento de ensino e à vida escolar dos alunos.
 

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Atualizado: 06/11/2018 - 15:11

Concurso Ibama: pedido de autorização segue em análise

O Ibama tem o intuito de abrir concurso com oportunidades nos cargos técnico e analista, com exigência de níveis médio e superior. Os salários iniciais oferecidos chegam a R$ 7,7 mil

1.888 vagas

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Um dos concursos federais mais esperados e que depende de autorização do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) é o do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). O órgão solicitou o preenchimento de 1.888 vagas para o seu quadro de pessoal.

Do total de oportunidades requeridas, 759 destinam-se à carreira de técnico administrativo, 832 para analista ambiental e 297 para analista administrativo.

Para concorrer aos cargos de analista ambiental e analista administrativo do concurso do Ibama deve-se ter nível superior completo, enquanto a colocação de técnico administrativo aceita profissionais com apenas ensino médio.

Atualmente, as remuneração iniciais correspondem a R$ 3.712,72 para técnico e a R$ 7.760,45 para analista. Nesses valores já está incluso o auxílio-alimentação de R$ 458. 

• CURSO CONCURSO IBAMA 2018 - ANALISTAS ADMINISTRATIVO E AMBIENTAL

Espera-se que o ministro do Planejamento libere o mais rápido a autorização para o concurso do Ibama, ainda mas que o órgão não tem nenhuma seleção vigente.

Concurso Ibama: últimos editais de analista

A seleção anterior para analista ambiental do Ibama foi aberta em 2012, anunciando uma oferta de 108 vagas, sendo 45 na área de licenciamento ambiental no Distrito Federal, 15 em licenciamento ambiental no Rio de Janeiro, 27 em monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental no Distrito Federal e 21 em gestão, proteção e controle da qualidade ambiental no Distrito Federal. Ao todo, 16.290 pessoas se inscreveram para o processo seletivo.

Já para analista administrativo, o último certame foi realizado em 2013, para preenchimento de 61 postos, distribuídos da seguinte forma: Acre (2 vagas), Amapá (2), Amazonas (3), Bahia (1), Distrito Federal (27), Espírito Santo (1), Maranhão (1), Mato Grosso (3), Mato Grosso do Sul (2), Minas Gerais (2), Pará (2), Paraná (2), Piauí (1), Rio Grande do Sul (1), Rondônia (2), Roraima (2), Santa Catarina (2), São Paulo (1), Sergipe (2) e Tocantins (2). O processo seletivo registrou 43.533 candidatos.

Os dois processos seletivos foram organizados pelo Cespe/UnB.

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Atualizado: 05/11/2018 - 15:55

Concurso Bacen para 220 vagas segue no aguardo do aval

A solicitação de um novo edital do concurso Banco Central conta com 220 vagas nas carreiras de analista e procurador

Até R$ 17,7 mil

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

 

É grande a expectativa para que o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) libere a autorização para a abertura do novo concurso do Bacen (Banco Central do Brasil, também conhecido BC ou BCB). Em maio, o órgão encaminhou um pedido para o preenchimento de 200 vagas.

Das oportunidades pleiteadas, 200 destinam-se à carreira de analista e 20 de procurador; desta vez não foi contemplado o cargo de técnico. A solicitação anterior era para 800 postos de analista, 150 de técnico e 40 de procurador.

O concurso Bacen é um dos vários que precisam ser realizados realizados urgentemente devido à grande defasagem de pessoal. No momento, existem mais de 2.000 postos vagos, sem contar com as futuras aposentadorias, ou seja, cerca de 36% do quadro de pessoal do Banco Central não está preenchido. O déficit total é de 2.356 servidores, sendo 1.944 analistas, 289 técnicos e 123 procuradores - vale ressaltar que o número pode sofrer alterações a qualquer momento.

Em entrevista anterior ao JC, o presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), Dario Piffer, chegou a comentar que o Bacen não consegue atender a toda demanda e que “essa situação traz problemas de toda a ordem, sendo uma das áreas mais prejudicadas a da fiscalização; por conta disso, o Banco Central prioriza somente as demandas consideradas mais importantes".

Concurso Bacen: Sobre os cargos

A função de técnico, não contemplada mais no pedido, requer certificado de ensino médio emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e oferece salário inicial de R$ 6.463,44.

Já os postos de analista de procurador aceitam candidatos com formação superior em diversas áreas de atuação - neste caso, os vencimentos correspondem a R$ 16.286,90 e a R$ 17.788,33, respectivamente.

Vale ressaltar que as remunerações já incluem o valor do benefício-alimentação, que equivale a R$ 458 mensais.

APOSTILAS CONCURSO BANCO CENTRAL (BACEN) - TÉCNICO DE SUPORTE ADMINISTRATIVO

CURSO ONLINE CONCURSO BANCO CENTRAL (BACEN) - PROCURADOR

Concurso Bacen: edital anterior para técnico e analista

Em 2013, o Banco Central promoveu seleção com 500 vagas destinadas aos cargos de técnico e analista. Na ocasião, a banca organizadora foi o Cespe/UnB e a remuneração inicial oscilou entre R$ 5.158,23 e R$ 14.289,24.

A carreira de técnico apresentou 100 oportunidades e estava dividida entre as áreas de suporte técnico-administrativo e segurança institucional. A exigência era de ensino médio completo.

Destinado a profissionais de nível superior, o cargo de analista (400) estava distribuído em seis áreas de conhecimentos: análise e desenvolvimento de sistemas, suporte à infraestrutura de tecnologia da informação, política econômica e monetária, contabilidade e finanças, infraestrutura e logística, e gestão e análise processual.

O processo seletivo constou de prova objetiva, teste discursivo e análise de títulos – este último apenas para analista. Depois, houve um programa de capacitação aos candidatos aprovados.

Todos os profissionais contratados pelo concurso foram lotados em Brasília (DF), Belém (PA), São Paulo (SP), Salvador (BA) e Porto Alegre (RS).

Concurso Bacen: último edial de procurador

O Banco Central publicou em agosto de 2013 um edital com 15 oportunidades na função de procurador. Do total de ofertas, 14 foram para Brasília e uma para Belém.

Também sob a organização do Cespe/UnB, o processo seletivo avaliou os concursandos por meio de teste objetivo, inscrição definitiva, provas discursivas, exame oral e análise de títulos.

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Atualizado: 05/11/2018 - 10:17

Ivaté PR inscreve para concurso com 17 vagas

Ofertas do edital são para candidatos de todos os níveis escolares. Participação deverá ser garantida até o dia 10 de novembro

Ganhos de até R$ 4,1 mil

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

A Prefeitura Municipal de Ivaté, localizada no Estado do Paraná, está com inscrições abertas de concurso público que visa o preenchimento de 17 vagas. A seleção ainda formará cadastro reserva (CR) de futuras oportunidades. 

Candidatos alfabetizados podem se inscrever para as funções de gari (CR) e tratorista (1 vaga). Já para quem tem o ensino fundamental incompleto, as chances do edital são para os empregos de motorista (1) e operador de máquina (1). 

Ensino médio e/ou curso técnico são requisitos para os cargos de agente administrativo (1), auxiliar de enfermagem (2), cuidador da Casa Lar (2), orientador social (1), técnico em informática (CR), telefonista (CR), agente de combate às endemias (3), professor dos anos iniciais do ensino fundamental (2) e professor de educação infantil (1). 

Aqueles que têm o nível superior estão aptos às carreiras de arquiteto (CR), assistente social (1), dentista (CR), enfermeiro (1), farmacêutico (CR), médico veterinário (CR), nutricionista (CR), psicólogo (CR) e profissional de educação física (CR).

Os salários iniciais oferecidos pela Prefeitura de Ivaté partem de R$ 1.117,84 e chegam a R$ 4.112,93. 

Concurso Prefeitura de Ivaté PR: inscrições e provas 

A participação deverá ser garantida até o dia 10 de novembro, exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico www.ruffoconcursos.com.br. Os valores da taxa de inscrição variam de R$ 60 a R$ 100. 

A primeira etapa a ser disputada pelos participantes será a prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela contemplará questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, matemática e conhecimentos específicos. 

O exame será aplicado no município de Ivaté/PR no dia 13 de janeiro de 2019, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado em momento oportuno. 

O concurso ainda contará com as seguintes avaliações: prova prática para os cargos de motorista, operador de máquinas, técnico em informática e tratorista, eliminatória e classificatória; e análise de títulos para nível superior e professores, unicamente classificatória. 
 

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Atualizado: 01/11/2018 - 11:10

Concurso CICA PR: inscrições abertas para seis vagas

A participação no concurso do Consórcio Intermunicipal Caiuá Ambiental deverá ser garantida até o dia 8 de novembro

Níveis técnico e superior

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Encontram-se abertas as inscrições do concurso público do Consórcio Intermunicipal Caiuá Ambiental (CICA), com sede no município de Paranavaí, localizado no Estado Paraná. A seleção visa o provimento de seis vagas imediatas, além de formação de cadastro reserva (CR) de futuras oportunidades. 

Candidatos que têm curso técnico podem disputar as funções de técnico agrícola (1 vaga + CR) e técnico ambiental (1). O salário inicial é de R$ 2.060,32. 

Quem tem o nível superior pode se inscrever para os cargos de engenheiro civil (CR) e analista ambiental nas especialidades de biólogo (1), engenheiro agrônomo (1 + CR), engenheiro ambiental (1) e médico veterinário (1). A remuneração é de R$ 3.800. 

O CICA é composto pelos municípios de Alto Paraná, Amaporã, Cruzeiro do Sul, Inajá, Mirador, Nova aliança do Ivaí, Paranavaí, Presidente Castelo Branco, Santo Antônio do Caiuá, São Carlos do Ivaí, São João do Caiuá, São Manoel do Paraná, Tamboara e Terra Rica.

Concurso CICA PR: inscrições e provas

Para participar basta preencher o formulário de inscrição no site da banca organizadora do certame, a Consesp (www.consesp.com.br), e efetuar o pagamento da taxa, nos valores de R$ 70 (curso técnico) e R$ 100 (nível superior). O prazo se encerrará no dia 8 de novembro. 

O concurso será constituído de uma única etapa: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela contemplará 40 questões de múltipla escolha, sendo sete de língua portuguesa, cinco de informática, três de conhecimentos gerais e três de conhecimentos específicos. 

Com duração máxima de três horas, a avaliação será aplicada na cidade de Paranavaí/PR na data provável de 9 de dezembro, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado no site da Consesp com antecedência mínima de cinco dias. 
 

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Atualizado: 01/11/2018 - 10:16

Concurso AGU: últimos dias de inscrição para 100 vagas

Concurso conta com oportunidades para quem possui nível superior em qualquer área ou áreas específicas. Remunerações iniciais de R$ 6,2 mil. Provas em 9 de dezembro, em todas as capitais

Diversos cargos

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Serão recebidas até o dia 4 de novembro (domingo) as inscrições do concurso público da Advocacia-Geral da União (AGU). A seleção visa o provimento de 100 vagas, distribuídas por diversos cargos, todos com exigência de formação de nível superior em qualquer área ou áreas específicas.

Para todos os cargos, a remuneração inicial é de R$ 6.203,34, considerando salário básico de R$ 2.220,39 e gratificação de desempenho de atividade de apoio técnico administrativo de R$ 3.128, correspondendo a 80 pontos, com jornada de trabalho de 40 horas semanais.


De acordo com o edital de abertura de inscrições, a escolha da lotação das vagas será feita de acordo com a lista de classificação final, conforme os critérios de oportunidade e conveniência do órgão.

• APOSTILAS CONCURSO AGU 2018 - CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR
• CURSO CONCURSO AGU 2018 - DIVERSOS CARGOS


A distribuição das vagas pelos cargos é feita da seguinte forma: administrador (48 vagas, com nível superior em administração e registro no conselho), analista técnico administrativo (10, com nível superior em qualquer área), arquivista (2, superior na área), bibliotecário (1, superior na área e registro no conselho), contador (32, superior na área e registro no conselho),     técnico em assuntos educacionais (2, formação de nível superior em qualquer área), técnico em comunicação social (5, com formação superior em comunicação social ou jornalismo).

As inscrições podem ser feitas somente pela internet, na página eletrônica da banca organizadora, a Idecan, que é www.idecan.org.br.


A taxa será de R$ 95,que deverá ser paga por meio de Guia de Recolhimento da União, que deve ser paga nas agências bancárias, correios ou lotéricas.


A aplicação das provas objetivas está marcada para ocorrer em 9 de dezembro, em todas as capitais dos  26 estados e Distrito Federal, de acordo com opção do candidato no ato da inscrição.

 

Concurso AGU - Provas


As provas ocorrerão no período da manhã (das 9h30 às 13h30) para os cargos de administrador, arquivista, contador e técnico em assuntos educacionais e no período da tarde (das 15 horas às 19h30) para analista técnico administrativo, bibliotecário e técnico em comunicação social.


A prova objetiva contará com 60 questões, sendo 30 de conhecimentos básicos e 30 de conhecimentos específicos. Em conhecimentos gerais serão dez de língua portuguesa, cinco de raciocínio lógico, cinco de noções de informática e dez de conhecimentos gerais


Para todos os cargos também haverá prova dissertativa, aplicada no mesmo dia, com uma questão de conhecimentos específicos.

Concurso AGU - Novas vagas

  Vale ressaltar que tramita na Câmara dos Deputados o projeto de lei 6788/17, que cria mais 3.000 vagas na AGU, sendo 2.000 de analista técnico de apoio à atividade jurídica e 1.000 de técnico de apoio à atividade jurídica.   No caso de técnico, para concorrer será exigido apenas ensino médio, com inicial de R$ 4.669,35, com gratificações; e para analistas, nível superior, com inicial de R$ 6.985,34.  

Mais informações sobre este projeto podem ser obtidas aqui

 

AGU - Atribuições 

Administrador – atividades  relacionadas com supervisão, programação, coordenação ou execução especializada, em grau de maior complexidade, referentes a estudos, pesquisas, análises e projetos a respeito de administração de pessoal, material, orçamento, organização e métodos.

Analista técnico administrativo - realizar atividades que envolvam a administração de pessoas, de processos, de recursos materiais e patrimoniais, de licitações e contratos, orçamento, finanças, contabilidade e auditoria; planejar, desenvolver, executar, acompanhar e avaliar planos, programas e projetos, inclusive voltados à modernização e à qualidade; realizar pesquisas e o processamento de informações; elaborar despachos, pareceres, informações, relatórios, certidões, declarações, ofícios, dentre outros; realizar trabalhos que exijam conhecimentos de informática; operar equipamentos disponíveis e os sistemas e recursos informatizados na execução de suas atividades; outras atividades de mesma natureza e grau de complexidade.

Arquivista - realizar atividades voltadas ao planejamento, organização e direção de serviços de arquivo; planejar, orientar e acompanhar o processo documental e informativo; planejar, orientar e direcionar as atividades de identificação das espécies documentais e participação no
planejamento de novos documentos e controle de multicópias; planejar, organizar e direcionar serviços ou centro de documentação e informação constituídos de acervos arquivísticos e mistos; planejar, organizar e direcionar serviços de microfilmagem aplicada os arquivos; orientar o planejamento da automação aplicada aos arquivos; orientar a classificação, arranjo e descrição de documentos; orientar a avaliação e seleção de documentos, para fins de preservação; promover medidas necessárias a conservação de documentos; elaborar pareceres e trabalhos de complexidade sobre assuntos arquivísticos; assessorar os trabalhos de pesquisa cientifica ou técnico-administrativa; desenvolver estudos sobre documentos culturalmente importantes.

Bibliotecário - sistemas biblioteconômicos e/ou de informação e de unidades de serviços afins; organizar os serviços de documentação; executar serviços de classificação e catalogação de manuscritos e de livros, de mapotecas, de publicações oficiais e seriadas, de bibliografia e referência; realizar projetos relativos à estrutura de normalização da coleta, do tratamento e da recuperação e da disseminação das informações documentais em qualquer suporte; realizar estudos administrativos para  o dimensionamento de equipamentos, recursos humanos e layout das unidades da área biblioteconômica e/ou de informação; estruturar e efetivar a normalização e padronização dos serviços técnicos de tratamento da informação fixando índices de eficiência, produtividade e eficácia nas áreas operacionais da biblioteconomia e/ou ciência da informação; estabelecer, coordenar e executar a política de seleção e aferição do material integrante das coleções de acervo, programando as prioridades de aquisição dos bens patrimoniais para a operacionalização dos serviços; estruturar e executar a busca de dados e a pesquisa documental; outras atividades de mesma natureza e grau de complexidade da função que venham a ser determinadas pela autoridade superior.

Contador – desempenho de atividades relacionadas com supervisão, coordenação ou execução, em grau de maior complexidade, relativas à contabilidade e à administração financeira e patrimonial,  empreendendo balancetes, balanços, registros e demonstrações contábeis.

Técnico em assuntos educacionais - realizar atividades de supervisão, coordenação, programação ou execução especializada, em grau de maior complexidade, referentes a trabalhos de pesquisa e estudos pedagógicos, visando a solução dos problemas de educação, bem como de orientação e técnicas educacionais, administração escolar e educação sanitária.

Técnico em comunicação social - realizar atividades que envolvam a coleta, produção, revisão e edição de notícias voltadas à divulgação oficial da competência constitucional da Advocacia-Geral da União em
matérias de seu interesse, por meio da imprensa escrita, falada e televisionada, com a aplicação de técnicas de redação jornalística;
prestar assessoramento em atividades específicas de jornalismo e de assessoria de imprensa; analisar mídias divulgadas a respeito da Instituição, interpretando e avaliando a cobertura jornalística; propor
editorial adequado à missão, à visão e aos valores institucionais; usar,
de maneira eficaz, os recursos de rádio, TV, endereços eletrônicos e outros meios de divulgação e de comunicação; desenvolver o  planejamento estratégico de comunicação institucional; propor novos canais de comunicação com os diversos públicos da instituição, quando necessário, e o aperfeiçoamento dos já existentes; identificar e analisar as necessidades institucionais quanto à criação de identidades visuais e de campanhas; criar e desenvolver peças para campanhas publicitárias institucionais internas e externas, projetos, programações visuais e produções gráficas; implementar ações de publicidade, propaganda, marketing e projetos institucionais; elaborar projetos de layout para sítios web, utilizando conceitos e padrões de arquitetura da informação, usabilidade e acessibilidade; gerenciar o conteúdo web; planejar, coordenar, orientar e controlar as ações de relações públicas; realizar diagnósticos, estudos, pesquisas, levantamentos e relatórios para avaliação e aprimoramento das ações de divulgação e comunicação social; implementar programas e ações que promovam a integração, motivação e conscientização do público interno; aplicar normas de cerimonial e protocolo; planejar, organizar e executar eventos institucionais; realizar trabalhos que exijam conhecimentos de informática; operar equipamentos disponíveis e os sistemas e recursos informatizados na execução de suas atividades; outras atividades de mesma natureza e grau de complexidade da função que venham a ser determinadas pela autoridade superior.
 

Sobre a AGU

 

Cabe à Advocacia Geral da União (AGU) representar a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organização e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo. Em termos de representação judicial, sua atividade é exercida em defesa dos interesses dos referidos entes nas ações judiciais em que a União figura como autora, ré ou, ainda, terceira interessada. A representação extrajudicial é exercida perante entidades não vinculadas à justiça, como órgãos administrativos da própria união, estados ou municípios.


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