MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

SEE/SP:governador promete agilizar concurso de diretor

Seleção vem sendo aguardada desde agosto de 2013, quando anunciada pelo governador Geraldo Alckmin. Inicial de R$ 3.552,34

Fernando Cezar Alves
Publicado em 02/07/2015, às 15h35

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O governador Geraldo Alckmin, em audiência na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), na última semana, prometeu dar maior celeridade ao aguardado concurso para o cargo de diretor de escola da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (SEE/SP).

O encontro foi intermediado pelo deputado Roberto Engler (PSDB), com apoio do presidente da casa, deputado Fernando Capez. Além do governador e das lideranças da área educacional, participaram do evento os secretários da educação, Herman Jacobus Voorwald, e do Planejamento, Marcos Monteiro.

Os representantes das categorias explicaram que o preenchimento das vagas com funcionários efetivos não teria impacto financeiro, uma vez que estes postos atualmente estão sendo ocupados por diretores  substitutos.

Embora a seleção tenha sido anunciada pelo próprio governador Geraldo Alckmin, em agosto de 2013, dois anos já se passaram, sem que a autorização tenha sido oficializada por meio de publicação em diário oficial. Na ocasião, a oferta divulgada foi de 1.450 oportunidades, para todo o estado.

Inicialmente, a demora pelo concurso se devia a mudanças que estavam sendo promovidas na carreira. Porém, em 7 de janeiro deste ano foi sancionada a lei complementar 1.256, que institui o estágio probatório e avaliação periódica de desempenho individual para o cargo. Com a nova legislação, a expectativa era de que fosse dada maior celeridade para autorização do certame, o que até agora não ocorreu.

Prepare-se para o concurso da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (SEE/SP)

Provas Anteriores da SEE/SPSimulados par SEE/SPCURSOS ONLINE PARA SEE/SPAPOSTILA CONCURSO SEE/SP - DIRETOR

Para concorrer ao cargo é necessário possuir licenciatura em pedagogia ou pós-graduação na área de educação e mínimo de oito anos de efetivo exercício no magistério. A remuneração inicial é de R$ 3.552,34, com jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Mudanças

De acordo com a nova lei, os aprovados no concurso deverão frequentar curso de formação e serão avaliados durante o estágio probatório. Além de provas objetiva e discursiva e análise de títulos, serão incluídas mais duas fases no concurso. A primeira constará de cursos sobre gestão escolar, questões pedagógicas e liderança. A segunda será composta de uma série de visitas em diversas unidades de ensino da rede.

Após o concurso, os aprovados deverão apresentar um plano de trabalho específico para a escola na qual irão trabalhar. Junto ao período de formação, o diretor passará por um estágio probatório, com duração de três anos, durante os quais receberá orientações sobre a função de gerenciamento de recursos humanos e estratégias de ensino.

Durante o estágio probatório serão avaliados critérios como comprometimento com as ações da secretaria e com a comunidade escolar, responsabilidade, produtividade, assiduidade e disciplina. Os diretores ainda passarão por avaliações anuais por parte do conselho escolar, podendo ser deposto do cargo.

Gratificação

 Em contrapartida, a lei institui a gratificação de gestão educacional, que será calculada de acordo com valor de 35% da remuneração inicial do cargo, no caso de diretores, e 40% para supervisores de ensino. Sobre o valor da gratificação incidirão os adicionais por tempo de serviço e a sexta-parte dos vencimentos. O valor também será calculado para o 13º salário, férias e acréscimo de 1/3 de férias.

Estudos

Quem pretende participar do concurso já pode ir se preparando, uma vez que, em 21 de agosto de 2013, a secretaria divulgou a resolução SE 52, que determina o conteúdo programático, bem como os perfis, competências e habilidades requeridos dos profissionais da educação da rede estadual de ensino, além dos referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização dos exames, concursos e processos seletivos.

APOSTILA CONCURSO SEE/SP - DIRETOR DE ESCOLA - CLIQUE AQUI


Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso SEE

SEE
Vagas: 1450
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Diretor de Escola
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: SP

+ Agenda do Concurso

01/07/2016 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.