Videira SC: aberto concurso com 18 vagas no Visan

Seleção preencherá postos destinados a profissionais de todas as escolaridades. Prazo para inscrições termina em 1 de outubro

Salários até R$ 5,8 mil

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro
Publicado: 03/09/2018 - 11:02 | Atualizado: 03/09/2018 - 11:06

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto do Município de Videira (Visan), em Santa Catarina, abriu concurso público destinado a preencher 18 vagas, além de formar cadastro reserva (CR).

Quem possui nível fundamental pode concorrer como auxiliar de serviços gerais (1 posto + CR e remuneração de R$ 1.311,60) e auxiliar operacional (1 + CR - R$ 1.311,60). 

Há ofertas com exigência de ensino médio e, em alguns casos, formação técnica para encanador (1 + CR - R$ 1.894,10), fiscal leiturista (1 - R$ 1.768,16), motorista (1 + CR - R$ 1.768,16), operador de ETA/ETE (1 + CR - R$ 2.306,55), operador de máquinas (1 + CR - R$ 2.306,55), técnico em mecânica industrial (1 - R$ 2.306,55), técnico em química (1 - R$ 2.306,55), técnico em saneamento (1 - R$ 2.306,55) e técnico eletricista (1 - R$ 2.306,55). 

Nível superior é requisito para administrador (1 - R$ 4.559,94), advogado (1 - R$ 3.900), bioquímico (1 - R$ 4.559,94), contador (1 - R$ 4.559,94), engenheiro (1 - R$ 5.858,17), técnico administrativo (1 + CR - R$ 1.894,10) e técnico em informática (1 - R$ 1.894,10).

Concurso Visan SC: inscrição e etapas

Será possível se inscrever até as 16h de 1 de outubro, mediante a realização de cadastro pelo site http://visan.fepese.org.br/. As taxas custam R$ 60 (ensino fundamental), R$ 80 (médio) e R$ 100 (superior). 

O processo seletivo compreenderá prova objetiva (todos os cargos), em 14 de outubro, além de avaliações prática (encanador, motorista, operador, técnico) e física (auxiliar de serviços gerais e auxiliar operacional), ambas em 11 de novembro.

O concurso do Visan terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério da autarquia, conforme estabelece o edital.

Concurso Visan Videira: conteúdo programático para vagas de nível fundamental

Língua portuguesa - Interpretação de texto(s). Sílaba e divisão silábica. Classes gramaticais: Substantivo, gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (diminutivo e aumentativo). Classificação do substantivo (próprio, comum e coletivo). Adjetivo (número e gênero).

Higiene e segurança no trabalho - Higiene pessoal, asseio corporal, importância no ambiente de trabalho. Prevenção de doenças. Medidas para prevenção de acidentes de trabalho. Primeiros socorros. Roupas adequadas para os trabalhos de limpeza e conservação, EPIs- Equipamentos de proteção individual. Cuidados no manuseio de energia elétrica.

Conhecimentos específicos (auxiliar de serviços gerais) - Noções de recepção e protocolo de documentos. Endereçamento e postagem de correspondências. Conhecimentos de separação, coleta, armazenamento e reciclagem de lixo. Conhecimentos básicos para a realização de serviços de higienização e limpeza em locais como: escritórios, laboratórios, copa, cozinha e banheiro. Cuidados e técnicas de preparo de alimentos. Noções de almoxarifado. Guarda e conservação de alimentos.

Conhecimentos específicos (auxiliar operacional) - Conhecimento das ferramentas, utensílios, máquinas, equipamentos e técnicas utilizados nos serviços de escavação de valas e aterros, alvenaria, instalações hidráulicas. Pequenos reparos de alvenaria, hidráulica e eletricidade.

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Atualizado: 03/09/2018 - 11:02

Videira SC: aberto concurso com 18 vagas no Visan

Seleção preencherá postos destinados a profissionais de todas as escolaridades. Prazo para inscrições termina em 1 de outubro

Salários até R$ 5,8 mil

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto do Município de Videira (Visan), em Santa Catarina, abriu concurso público destinado a preencher 18 vagas, além de formar cadastro reserva (CR).

 

Quem possui nível fundamental pode concorrer como auxiliar de serviços gerais (1 posto + CR e remuneração de R$ 1.311,60) e auxiliar operacional (1 + CR - R$ 1.311,60). 

 

Há ofertas com exigência de ensino médio e, em alguns casos, formação técnica para encanador (1 + CR - R$ 1.894,10), fiscal leiturista (1 - R$ 1.768,16), motorista (1 + CR - R$ 1.768,16), operador de ETA/ETE (1 + CR - R$ 2.306,55), operador de máquinas (1 + CR - R$ 2.306,55), técnico em mecânica industrial (1 - R$ 2.306,55), técnico em química (1 - R$ 2.306,55), técnico em saneamento (1 - R$ 2.306,55) e técnico eletricista (1 - R$ 2.306,55). 

 

Nível superior é requisito para administrador (1 - R$ 4.559,94), advogado (1 - R$ 3.900), bioquímico (1 - R$ 4.559,94), contador (1 - R$ 4.559,94), engenheiro (1 - R$ 5.858,17), técnico administrativo (1 + CR - R$ 1.894,10) e técnico em informática (1 - R$ 1.894,10).

 

 

Concurso Visan SC: inscrição e etapas

 

 

Será possível se inscrever até as 16h de 1 de outubro, mediante a realização de cadastro pelo site http://visan.fepese.org.br/. As taxas custam R$ 60 (ensino fundamental), R$ 80 (médio) e R$ 100 (superior). 

 

O processo seletivo compreenderá prova objetiva (todos os cargos), em 14 de outubro, além de avaliações prática (encanador, motorista, operador, técnico) e física (auxiliar de serviços gerais e auxiliar operacional), ambas em 11 de novembro.

 

O concurso do Visan terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério da autarquia, conforme estabelece o edital.

 

 

Concurso Visan Videira: conteúdo programático para vagas de nível fundamental

 

 

Língua portuguesa - Interpretação de texto(s). Sílaba e divisão silábica. Classes gramaticais: Substantivo, gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (diminutivo e aumentativo). Classificação do substantivo (próprio, comum e coletivo). Adjetivo (número e gênero).

 

Higiene e segurança no trabalho - Higiene pessoal, asseio corporal, importância no ambiente de trabalho. Prevenção de doenças. Medidas para prevenção de acidentes de trabalho. Primeiros socorros. Roupas adequadas para os trabalhos de limpeza e conservação, EPIs- Equipamentos de proteção individual. Cuidados no manuseio de energia elétrica.

 

Conhecimentos específicos (auxiliar de serviços gerais) - Noções de recepção e protocolo de documentos. Endereçamento e postagem de correspondências. Conhecimentos de separação, coleta, armazenamento e reciclagem de lixo. Conhecimentos básicos para a realização de serviços de higienização e limpeza em locais como: escritórios, laboratórios, copa, cozinha e banheiro. Cuidados e técnicas de preparo de alimentos. Noções de almoxarifado. Guarda e conservação de alimentos.

 

Conhecimentos específicos (auxiliar operacional) - Conhecimento das ferramentas, utensílios, máquinas, equipamentos e técnicas utilizados nos serviços de escavação de valas e aterros, alvenaria, instalações hidráulicas. Pequenos reparos de alvenaria, hidráulica e eletricidade.

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Atualizado: 03/09/2018 - 09:41

Concurso MPU: última semana de inscrição para 47 vagas

O concurso MPU 2018 (Ministério Público da União) conta com vagas de técnico (nível médio) e analista (nível superior) em diversos estados, com salários acima de R$ 12,1 mil

Até 10/9

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Esta é a última semana para quem pretende se inscrever no concurso do Ministério Público da União (MPU) para técnico e analista - o prazo termina às 18h da próxima segunda-feira (10). A seleção conta com uma oferta de 47 vagas imediatas, sendo 11 de técnico, cargo que pede apenas ensino médio, e 36 de analista, que pede nível superior na área de direito. Além das chances iniciais, o processo seletivo formará cadastro reserva de pessoal em todos os estados contemplados.

As oportunidades de técnico são na área de administração, com remuneração inicial de R$ 7.772.80. incluindo salário de 6.862,72 e auxílio-alimentação de R$ 910,08, enquanto de analista, na área de direito, o inicial é de R$ 12.169,89, incluindo o salário de 11.259,81 e os R$ 910,08, ambos com jornada de trabalho de 40 horas semanais.

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• APOSTILAS CONCURSO MPU 2018 - TÉCNICO E ANALISTA

Das 11 vagas de técnicos, a distribuição estadual do novo concurso MPU 2018 é a seguinte: Acre (1), Amapá (1), Distrito Federal (4), Minas Gerais (2), Rio de Janeiro (1) e Rio Grande do Sul (2).

E as 36 de analista do concurso MPU são: Amazonas (3), Amapá (1), Bahia (2), Distrito Federal (5), Espírito Santo (1), Goiás (1), Mato Grosso do Sul (2), Mato Grosso (4), Pará (5), Rio de Janeiro (2), Rondônia (4),  Rio Grande do Sul (5) e Santa Catarina.

inscrição no concurso MPU deve ser realizada pela página eletrônica da organizadora, o Cebraspe, que é http://www.cespe.unb.br/concursos/mpu_18.  As taxas custam R$ 55 para técnico e R$ 60 para analista.

Concurso MPU 2018: Melhorias salariais

É importante ressaltar que as carreiras contarão com mais dois reajustes salariais nos próximos meses. No caso de técnico, os valores básicos passarão a ser de  R$ 7.080,21 em novembro e R$ 7.591,37 em janeiro de 2019. Para o analista, R$ 11.616,61 em novembro e R$ 12.455,30 em janeiro de 2019.

 

 

Concurso MPU: Possiblidades em outros estados

 

Embora o concurso para técnicos e analistas do MPU contemplem apenas alguns estados, quem pretende ingressar  em regiões não contempladas no certame não deve desanimar, uma vez que existe, sim, a possiblidade de aproveitamento durante o prazo de validade do concurso.

De acordo com o item 4.3 do edital, além da listagem de aprovados de acordo com cargo e estado, o resultado final também contará com uma listagem de aprovados por cargo, independente da lotação da vaga.

4.3 Além da listagem de classificação por UF de vaga a que concorreram, os candidatos aprovados também serão listados, ao final do concurso, pela classificação geral no cargo (reunindo-se todos os aprovados, independentemente de UF).

Com isto, havendo necessidade, o aprovado poderá ser nomeado em estado diferente daquele para o qual se inscreveu.

4.3.1 O candidato aprovado e classificado no concurso poderá ser nomeado, no âmbito do MPU, para UF de vaga diversa daquela para a qual foi aprovado, onde não haja candidato aprovado, ficando a nomeação condicionada a edital de convocação expedido pelo MPU e a manifestação de  interesse do candidato, sem quaisquer ônus para a Administração. 

De acordo com informações obtidas junto à comissão do concurso, em caso de candidato de um estado que não consta com oferta de vagas, como São Paulo, ficando o participante com uma boa colocação dentro desta listagem geral, poderá eventualmente, ser convocado para o estado, caso surja uma vaga para o cargo pretendido, durante o prazo de validade.

Concurso MPU: Atribuições dos cargos

Técnico - Auxiliar na prática de atos em processos judiciais e na instrução e acompanhamento de processos administrativos e procedimentos extrajudiciais; desempenhar atividades de apoio técnico-administrativo; atuar na elaboração, execução e avaliação de planos, programas e projetos; realizar atividades, estudos, pesquisas e levantamentos de dados inerentes às atividades de suporte administrativo do órgão, dentre elas, as relacionadas a orçamento, finanças e controle interno;  atuar na fiscalização, instrução e acompanhamento de contratos e convênios; atuar nas atividades de compras e de contratação de bens e serviços; registrar e controlar dados e informações cadastrais; emitir certidões, declarações e atestados; expedir e(ou) anexar documentos e correspondências oficiais; elaborar atas, estatísticas setoriais e minutas de expedientes e de atos; organizar eventos, ações e atividades institucionais; preparar malotes; publicar documentos oficiais; realizar atividades de gestão de bens materiais e patrimoniais; realizar diligências; realizar serviços técnicos e especializados; manter atualizado o conteúdo de páginas virtuais na internet e na intranet; e analisar a conformidade documenta

Analista - Assessorar os membros e chefias na coordenação e supervisão das atividades de processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais; planejar e executar tarefas relativas à análise jurídica de atos, documentos, processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais, produzindo os atos e documentos pertinentes; elaborar minutas de petições, denúncias, recursos, acordos judiciais ou extrajudiciais, termos de ajustamento de conduta, decisões, despachos, pareceres, notas técnicas, notificações, votos e atos congêneres, bem como manifestações jurídicas que visa subsidiar decisão administrativa; receber, analisar, acompanhar e dar andamento a processos e a outros documentos; auxiliar na instrução de processos, procedimentos e inquéritos civis e analisar inquéritos policiais; controlar prazos prescricionais; proceder à oitiva de vítimas, testemunhas e quaisquer outras pessoas que possam, direta ou indiretamente, colaborar com a instrução processual, reduzindo a termo suas declarações; realizar análise prévia e triagem de representações, denúncias, processos e procedimentos; realizar pesquisa, seleção, indexação e estudo de legislação, doutrina e jurisprudência; acompanhar a atualização legislativa; observar os prazos processuais e de conclusão de investigações; conferir atos e andamentos processuais; providenciar o cumprimento de decisões e despachos; atuar na manualização de processos e na elaboração de instrumentos normativos; e acompanhar a tramitação de processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais.

MPU 2018: Prova do concurso

As provas do concurso MPU 2018 serão aplicadas no dia 21 de outubro, no período da manhã para técnico e da tarde para analista, em horários e locais que serão divulgados no ato da convocação.  

Para ambos os cargos o exame objetivo será composto por 120 itens, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos. No caso de analista, a seleção também contará com uma prova dissertativa.

Candidatos a técnico terão que responder questões de Português, Acessibilidade, Ética no serviço público, Legislação aplicada ao MPU e CNMP, Direito constitucional, Direito administrativo, Administração, Arquivologia e Administração financeira e orçamentária.

Para analista serão cobradas questões de Português, Acessibilidade, Ética no serviço público, Legislação aplicada ao MPU e CNMP, Direito constitucional, Direito administrativo, Direito do trabalho, Direito processual do trabalho, Direito civil, Direito processual civil, Direito penal e processual penal e Direito penal militar e processual penal militar.


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Atualizado: 31/08/2018 - 15:11

São João Batista SC inscreve para posto de arquiteto

A participação no processo seletivo da prefeitura deverá ser garantida até o dia 10 de setembro

Salário de R$ 3,1 mil

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Já estão abertas as inscrições do processo seletivo da Prefeitura Municipal de São João Batista, localizada no Estado de Santa Catarina. A seleção visa o preenchimento de uma vaga temporária e cadastro reserva para a função de arquiteto. 

Para ingressar na carreira é necessário possuir diploma de conclusão de curso de nível superior em arquitetura e registro no órgão fiscalizador da profissão. O salário inicial é de R$ 3.139,16 para jornada de trabalho de 40 horas. 

Entre as atribuições do posto, estão: projetar edificações, planejar setores urbanos e regionais, organizar espaços para atender a funções específicas, controlar o andamento de projetos complementares à arquitetura e ao urbanismo. 

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico www.nbsprovas.com.br, até o dia 10 de setembro. O valor da taxa de participação é de R$ 30.

 

Informações sobre as provas

 

Os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela será composta por 25 questões do tipo múltipla escolha, sendo cinco de português, cinco de matemática, cinco de conhecimentos gerais e atualidades e dez de conhecimentos específicos. 

A avaliação será aplicada no município de São João Batista/SC no dia 23 de setembro, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado em momento oportuno. 

A etapa final do processo seletivo será análise de títulos, unicamente classificatória. Serão aceitos os seguintes documentos: pós-graduação, mestrado, doutorado e curso de aperfeiçoamento na área. 

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Atualizado: 31/08/2018 - 14:24

Garuva SC abre inscrição para vagas de nível fundamental

O edital de processo seletivo oferece duas vagas temporárias para o emprego de merendeira

Até 6 de setembro

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Serão recebidas até o dia 6 de setembro as inscrições do processo seletivo simplificado da Prefeitura Municipal de Garuva, localizada no Estado de Santa Catarina. A seleção visa o provimento de duas vagas temporárias para a função pública de merendeira. 

Interessados em disputar uma das vagas devem possuir ensino fundamental. O salário inicial oferecido é de R$ 1.279,24, além do benefício de auxílio-alimentação. 

Entre as atribuições do cargo, estão: preparar e servir refeições, orientando-se por cardápio pré-definido; organizar, solicitar e controlar alimentos; limpeza do ambiente de trabalho; executar outras atividades correlatas. 

As inscrições presenciais devem ser realizadas na Secretaria Municipal de Educação e Cultura, situada na sede da prefeitura, na Avenida Celso Ramos, nº 1.614, Centro. O candidato deve preencher a ficha de inscrição, disponível no anexo II do edital, e apresentar juntamente com os seguintes documentos: cópia da carteira de identidade ou de motorista; cópia do comprovante de residência; e certidão de quitação eleitoral. 

 

Processo seletivo da Prefeitura de Garuva SC

 

Os candidatos serão avaliados por meio de uma única etapa: prova escrita. Ela será composta por 20 questões que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, matemática e conhecimentos específicos. 

A avaliação será aplicada no dia 17 de setembro, com início às 19h e término às 21h, na Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves, localizada na Rua João Francisco de Araújo, nº 149, Centro da cidade de Garuva/SC. 

De acordo com o edital, o gabarito será publicado no site da Prefeitura de Garuva (https://www.garuva.sc.gov.br), a partir das 16h do dia 18 de setembro, e o resultado será divulgado no dia 21 desse mesmo mês. 

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Atualizado: 31/08/2018 - 12:38

Salto Veloso SC inscreve para concurso com nove cargos

Edital do concurso da Prefeitura de Salto Veloso apresenta salários iniciais de até R$ 16,4 mil. Há vagas para todos os níveis escolares

Até 3/9

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Situada no Estado de Santa Catarina, a Prefeitura Municipal de Salto Veloso realiza concurso público com cinco oportunidades imediatas e cadastro reserva (CR) de pessoal.

A carreira de motorista classe I/transporte escolar (1 vaga) destina-se aos candidatos com ensino fundamental completo e carteira de habilitação mínimo “D”.

Profissionais que concluíram o nível médio estão aptos para concorrer às colocações de auxiliar educacional (CR) e auxiliar administrativo (CR).

Quem possui formação superior, em algumas específicas, conforme o edital do concurso da Prefeitura de Salto Veloso, pode pleitear os cargos de controle interno (1), professor pedagogo (CR), psicopedagogo (1), fisioterapeuta (1), médico (CR) e psicólogo (1).

As remunerações iniciais oferecidas aos futuros servidores do órgão municipal partem de R$ 1.342,76 e chegam ao valor de R$ 16.429,81. As jornadas são de 40 horas semanais, exceto para o fisioterapeuta, que deverá cumprir 20 horas.

Concurso Prefeitura Salto Veloso: mais detalhes

As inscrições serão aceitas até as 16h do dia 3 de setembro pelo site www.aprendersc.srv.br. São cobradas taxas de R$ 60 (nível fundamental), R$ 100 (médio) e R$ 120 (superior).

Todos os concorrentes passarão por uma prova objetiva com questões de múltipla escolha, em 23 de setembro. O exame ocorrerá, às 8h30min, no Centro Municipal de Educação Básica Vereador Avelino Biscaro, com endereço na rua Papa João XXIII, nº 27, Bairro Escolar.

O teste objetivo do concurso da Prefeitura de Salto Veloso terá 30 perguntas, sendo seis de língua portuguesa, seis de matemática, cinco de conhecimentos gerais e atualidades, seis de legislação municipal e sete de conhecimentos específicos.

A seleção ainda constará de análise de títulos para controle interno, fisioterapeuta, médico, psicólogo, psicopedagogo e professor pedagogo. Também haverá avaliação prática para motorista.
 

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Atualizado: 30/08/2018 - 16:03

Concurso Ibram: pedido de 313 vagas segue em análise

Solicitação do concurso do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) encaminhado ao Ministério do Planejamento é para carreiras com exigência de níveis médio e superior de ensino

Órgão federal

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Continua em análise no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) o pedido para a abertura do concurso do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus). A solicitação é para o preenchimento de 313 vagas em cargos com exigência de níveis médio e superior.

Do total de oportunidades requeridas, 73 destinam-se à carreira de assistente administrativo, 19 para técnico em assuntos educacionais, 121 para técnico em assuntos culturais e 100 para analista.

O posto de assistente técnico exige nível médio completo, enquanto as demais colocações se destinam aos profissionais com formação superior em diversas áreas de atuação. Os salários iniciais vigentes não foram divulgados.

É grande a expectativa para que o novo concurso do Ibram seja autorizado em breve, para que o mesmo aconteça até o início de 2019.

Concurso Ibram: edital de  2010

Organizado pela Funcab e lançado em 2010, o edital anterior apresentou 294 ofertas distribuídas nos empregos de assistente técnico I, técnico em assuntos educacionais, técnico em assuntos culturais e analista. A remuneração oferecida chegou a R$ 3.012,82.

Na época, a lotação das vagas ocorreu nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do Distrito Federal.

A seleção constou de prova objetiva para todos os concorrentes. Em seguida, houve avaliação discursiva e análise de títulos para os postos de nível superior.

O teste objetivo aplicado no processo seletivo foi composto de perguntas sobre língua portuguesa, noções de informática, conhecimentos gerais e conhecimentos específicos. Os exames para técnico e analista também tiveram perguntas de língua estrangeira (inglês ou espanhol).

Para os empregos de nível médio, a validade do certame expirou em abril de 2014. Já para as colocações que necessitam de ensino superior, o prazo terminou em 16 de junho do mesmo ano.

Sobre o órgão

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) foi criado pelo ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em janeiro de 2009, com a assinatura da lei nº 11.906. A nova autarquia sucedeu o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no que se refere aos direitos, deveres e obrigações dos museus federais.

O órgão é responsável pela Política Nacional de Museus (PNM) e pela melhoria dos serviços do setor – aumento de visitação e arrecadação dos museus, fomento de políticas de aquisição e preservação de acervos e criação de ações integradas entre os museus brasileiros. Atualmente, cuida da administração direta de 30 museus.

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Atualizado: 29/08/2018 - 13:20

Prefeitura de Lacerdópolis SC reúne 16 vagas em concurso

Edital tem chances para merendeira, oficial administrativo, médico, professor, entre outros cargos. Inscrições vão até 21 de setembro

Todos os níveis

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A Prefeitura de Lacerdópolis, em Santa Catarina, abriu concurso público destinado a a preencher 16 vagas imediatas, além de formar cadastro reserva (CR). 

 

Candidatos com nível fundamental podem concorrer como merendeira (1 posto + CR e salário de R$ 1.257,89), oficial administrativo (1 + CR - R$ 1.183,90), operador de máquinas leves e veículos (2 + CR - R$ 1.775,82), operador de máquinas pesadas (1 + CR - R$ 1.997,80), profissional de manutenção e conservação (4 + CR - R$ 1.109,89) e profissional especializado em mecânica automotiva (CR - R$ 1.849,83). 

 

Ensino médio é requisito para agente administrativo (2 + CR - R$ 1.997,80), técnico em saúde bucal (1 + CR - R$ 1.331,88) e vigilante sanitário (1 + CR - R$ 1.775,82).  

 

Há chances de nível superior para assistente social (1 + CR - R$ 2.773,01), enfermeiro (CR - R$ 4.603,37), farmacêutico (CR - R$ 4.603,37), médico clínico geral (1 + CR - R$ 8.022,99), professor de educação física (1 + CR - R$ 1.404,02) e tecnólogo em gestão de tecnologia da informação (CR - R$ 1.848,67). 

 

 

Concurso Lacerdópolis: inscrições e etapas

 

 

Será possível se inscrever até as 15h de 21 de setembro, mediante a realização de cadastro no site www.aprendersc.srv.br. As taxas custam R$ 60 (ensino fundamental), R$ 100 (médio) e R$ 120 (superior).

 

A seleção envolverá duas etapas: prova objetiva (todos os cargos) e avaliação prática (operador de máquinas, profissional de manutenção e profissional especializado em mecânica automotiva), ambas em 14 de outubro. 

 

O concurso da Prefeitura de Lacerdópolis terá validade de dois anos, com possibilidade de prorrogação por mais dois, a critério do governo municipal, conforme estabelece o edital

 

 

Concurso Prefeitura Lacerdópolis: conteúdo programático para cargos de nível fundamental

 

 

Língua portuguesa - Compreensão de Textos, Alfabeto; formas comuns de tratamento; plural e singular; aumentativo e diminutivo; feminino e masculino; ortografia; tipos de frases: afirmativa, negativa, interrogativa e exclamativa; substantivo; substantivos coletivos; adjetivos; sinônimos e antônimos; Separação de sílabas; Concordância Verbal e Nominal; Noções de fonética. Gramática em geral.

 

Matemática - Tabuada dos números; Números naturais: operações e problemas. Unidades de medida de tempo, de comprimento, de massa e de capacidade. Conversão de Unidades. Sistema monetário brasileiro. Leitura de horas em relógios e de informações em calendários. Reconhecimento de figuras planas (quadrado, retângulo, triângulo, círculo). Noções de razões, frações, proporções e porcentagem. Radiciação; Divisibilidades; Regras de três simples e composta; Algarismos romanos; Resolução de problemas simples.

 

Conhecimentos gerais e atualidades - Assuntos de interesse geral - nacional ou internacional - veiculados, pela imprensa falada ou escrita de circulação nacional ou local - rádio, televisão, jornais, revistas e/ou internet. Aspectos históricos, geográfico e políticos em nível de Brasil, Mundo, Estado de Santa Catarina e do Município de Lacerdópolis. Estrutura política e administrativa dos entes estatais. Símbolos oficiais do Brasil, do Estado de Santa Catarina e do Município de Lacerdópolis. Aspectos econômicos, históricos, políticos, geográficos e culturais do Município de Lacerdópolis. Ecologia e meio ambiente.
 

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Atualizado: 29/08/2018 - 09:14

Concurso MRE: saiu gabarito da prova para diplomata

Avaliação foi aplicada em 26 de agosto. Carreira paga R$ 18 mil e é destinada profissionais com curso superior em qualquer área de conhecimento

26 vagas

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Os inscritos no concurso do Ministério das Relações Exteriores (MRE) para a carreira de diplomata já podem consultar aqui o gabarito da prova da primeira fase, aplicada no último domingo (26), em todas as capitais do país.

 

Estão em disputa 26 vagas no Instituto Rio Branco, sendo cinco reservadas a negros e duas a pessoas com deficiência. A carreira é destinada a profissionais com diploma de curso superior em qualquer área.

 

Com salário inicial de R$ 18.059,83, o cargo de diplomata tem como principais atribuições atividades de representação, negociação, informação e proteção de interesses brasileiros no campo internacional.

 

• CURSO PARA O CONCURSO MRE 2018 - DIPLOMATA

 

As inscrições custaram R$ 230 e foram recebidas até 16 de julho, por meio do site www.cespe.unb.br. Ao todo, o processo seletivo registrou 5.294 inscritos. 

 

 

Etapas do concurso do MRE para diplomata 2018

 

 

O concurso para diplomata foi iniciado com a aplicação de prova objetiva contendo 73 questões de múltipla escolha. O conteúdo programático previa língua portuguesa, língua inglesa, história mundial, história do Brasil, política internacional, geografia, noções de economia e noções de direito e direito internacional público. 

 

A segunda etapa compreenderá exames escritos de língua portuguesa e língua inglesa, previstos para ocorrer em 22 e 23 de setembro, respectivamente. 

 

Na sequência, entre 28 e 30 de setembro, os inscritos no concurso de diplomata serão submetidos a provas escritas sobre história do Brasil, política internacional, geografia, noções de economia, noções de direito e direito internacional público e línguas espanhola e francesa. 

 

O resultado está previsto para ser divulgado em 21 de dezembro. Os aprovados no concurso para diplomata do MRE ingressarão na classe inicial de terceiro secretário e deverão se matricular no curso de formação do Instituto Rio Branco, na capital federal, de acordo com o edital
 

 

Conteúdo programático parcial para o concurso de diplomata 2018

 

 

Língua portuguesa (primeira e segunda fases) - 1 Língua portuguesa: modalidade culta usada contemporaneamente no Brasil. 1.1 Sistema gráfico: ortografia, acentuação e pontuação; legibilidade. 1.2 Morfossintaxe. 1.3 Semântica. 1.4 Vocabulário. 2 Leitura e produção de textos. 2.1 Compreensão, interpretação e análise crítica de textos escritos em língua portuguesa. 2.2 Conhecimentos de linguística, literatura e estilística: funções da linguagem; níveis de linguagem; variação linguística; gêneros e estilos textuais; textos literários e não literários; denotação e conotação; figuras de linguagem; estrutura textual. 2.3 Redação de textos dissertativos dotados de fundamentação conceitual e factual, consistência argumentativa, progressão temática e referencial, coerência, objetividade, precisão, clareza, concisão, coesão textual e correção gramatical. 2.3.1 Defeitos de conteúdo: descontextualização, generalização, simplismo, obviedade, paráfrase, cópia, tautologia, contradição. 2.3.2 Vícios de linguagem e estilo: ruptura de registro linguístico, coloquialismo, barbarismo, anacronismo, rebuscamento, redundância e linguagem estereotipada.


Língua inglesa (primeira e segunda fases) - Primeira Fase: 1 Compreensão de textos escritos em língua inglesa. 2 Itens gramaticais relevantes para compreensão dos conteúdos semânticos. Segunda Fase: 1 Redação em língua inglesa: expressão em nível avançado; domínio da gramática; qualidade e propriedade no emprego da linguagem; organização e desenvolvimento de ideias. 2 Tradução do Inglês para o Português: fidelidade ao texto-fonte; respeito à qualidade e ao registro do texto-fonte; correção morfossintática e lexical. 3 Versão do Português para o Inglês: fidelidade ao texto-fonte; respeito à qualidade e ao registro do texto-fonte; correção morfossintática e lexical. 4 Resumo: capacidade de síntese e de reelaboração em Inglês correto.

 

Política internacional (primeira e terceira fases) - 1 Relações internacionais: conceitos básicos, atores, processos, instituições e principais paradigmas teóricos. 2 A política externa brasileira: evolução desde 1945, principais vertentes e linhas de ação. 3 O Brasil e a América do Sul. 3.1 Integração na América do Sul. 3.2 O MERCOSUL: origens do processo de integração no Cone Sul. 3.3 Objetivos, características e estágio atual de integração. 3.4 A Iniciativa de Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA). 3.5 A União Sul-Americana de Nações: objetivos e estrutura. 3.6 O Conselho de Defesa da América do Sul. 4 A política externa argentina; a Argentina e o Brasil. 5 A política externa norte-americana e relações com o Brasil. 6 Relações do Brasil com os demais países do hemisfério. 7 A Política externa francesa e relações com o Brasil. 8 Política externa inglesa e relações com o Brasil. 9 Política externa alemã e relações com o Brasil. 10 A União Europeia e o Brasil. 11 Política externa russa e relações com o Brasil. 12 A África e o Brasil. 13 A política externa da China, da Índia e do Japão; relações com o Brasil. 14 Oriente Médio: a questão palestina; Síria, Iraque, Irã e outras situações nacionais relevantes. 15 A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. 16 A agenda internacional e o Brasil: 16.1 O multilateralismo de dimensão universal: a ONU; as Conferências Internacionais; os órgãos multilaterais. 16.2 Desenvolvimento. 16.3 Pobreza e ações de combate à fome. 16.4 Meio ambiente. 16.5 Direitos Humanos. 16.6 Comércio internacional e Organização Mundial do Comércio (OMC). 16.7 Sistema financeiro internacional. 16.8 Desarmamento e não-proliferação. 16.9 Conflito étnico, sectário e nacionalismo: os casos do Bálcãs e do Oriente Médio (por exemplo: Síria, Líbano, Iraque). 16.10 Crimes de guerra e crimes contra a humanidade: genocídio, holocausto e a Corte Penal Internacional. 16.11 Políticas de identidade: gênero, raça e religião como vetores da política mundial. 16.12 Terrorismo. 16.13 Narcotráfico. 16.14 A reforma das Nações Unidas. 17 O Brasil e o sistema interamericano. 18 O Brasil e a formação dos blocos econômicos. 19 A dimensão da segurança na política exterior do Brasil. 20 O Brasil e as coalizões internacionais: o G-20, o IBAS e o BRICS. 21 O Brasil e a cooperação sul-sul.

 

Geografia (primeira e terceira fases) -1 História da Geografia. 1.1 Expansão colonial e pensamento geográfico. 1.2 A Geografia moderna e a questão nacional na Europa. 1.3 As principais correntes metodológicas da Geografia. 2 A Geografia da População. 2.1 Distribuição espacial da população no Brasil e no mundo. 2.2 Os grandes movimentos migratórios internacionais e intranacionais. 2.3 Dinâmica populacional e indicadores da qualidade de vida das populações. 3 Geografia Econômica. 3.1 Globalização e divisão internacional do trabalho. 3.2 Formação e estrutura dos blocos econômicos internacionais. 3.3 Energia, logística e reordenamento territorial pós-fordista. 3.4 Disparidades regionais e planejamento no Brasil. 4 Geografia Agrária. 4.1 Distribuição geográfica da agricultura e pecuária mundiais. 4.2 Estruturação e funcionamento do agronegócio no Brasil e no mundo. 4.3 Estrutura fundiária, uso da terra e relações de produção no campo brasileiro. 5 Geografia Urbana. 5.1 Processo de urbanização e formação de redes de cidades. 5.2 Conurbação, metropolização e cidades-mundiais. 5.3 Dinâmica intraurbana das metrópoles brasileiras. 5.4 O papel das cidades médias na modernização do Brasil. 6 Geografia Política. 6.1 Teorias geopolíticas e poder mundial. 6.2 Temas clássicos da Geografia Política: as fronteiras e as formas de apropriação política do espaço. 6.3 Relações Estado e território. 6.4 Formação territorial do Brasil. 7 Geografia e gestão ambiental. 7.1 O meio ambiente nas relações internacionais: avanços conceituais e institucionais. 7.2 Macro divisão natural do espaço brasileiro: biomas, domínios e ecossistemas. 7.3 Política e gestão ambiental no Brasil.
 

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Atualizado: 28/08/2018 - 13:34

Concurso Ibama: avança pedido para 1.888 vagas

O Ibama tem o intuito de abrir concurso com oportunidades nos cargos técnico e analista, com exigência de níveis médio e superior. Os salários iniciais oferecidos chegam a R$ 7,7 mil

Três cargos

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Avançou o pedido do concurso do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG). O documento solicita a autorização de 1.888 vagas.

Das oportunidades solicitadas, 759 são para a carreira de técnico administrativo, 832 para analista ambiental e 297 para analista administrativo.

As carreiras de analista ambiental e analista administrativo do concurso do Ibama exigem nível superior, enquanto a colocação de técnico administrativo aceita profissionais com ensino médio.

As remunerações iniciais correspondem a R$ 3.712,72 para técnico e a R$ 7.760,45 para analista. Nesses valores já está incluso o auxílio-alimentação de R$ 458. 

É grande a expectativa de que o ministro do Planejamento libere ainda este ano a autorização do edital do concurso do Ibama.

Concurso Ibama: últimos editais de analista

A seleção anterior para analista ambiental do Ibama foi aberta em 2012, anunciando uma oferta de 108 vagas, sendo 45 na área de licenciamento ambiental no Distrito Federal, 15 em licenciamento ambiental no Rio de Janeiro, 27 em monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental no Distrito Federal e 21 em gestão, proteção e controle da qualidade ambiental no Distrito Federal. Ao todo, 16.290 pessoas se inscreveram para o processo seletivo.

Já para analista administrativo, o último certame foi realizado em 2013, para preenchimento de 61 postos, distribuídos da seguinte forma: Acre (2 vagas), Amapá (2), Amazonas (3), Bahia (1), Distrito Federal (27), Espírito Santo (1), Maranhão (1), Mato Grosso (3), Mato Grosso do Sul (2), Minas Gerais (2), Pará (2), Paraná (2), Piauí (1), Rio Grande do Sul (1), Rondônia (2), Roraima (2), Santa Catarina (2), São Paulo (1), Sergipe (2) e Tocantins (2). O processo seletivo registrou 43.533 candidatos.

Os dois processos seletivos foram organizados pelo Cespe/UnB.

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Atualizado: 28/08/2018 - 11:46

Campo Belo do Sul SC oferece 102 vagas em concurso

Seleção preencherá postos destinados a profissionais de todas as escolaridades, com salários acima de R$ 13 mil. Inscrições começam em 3 de setembro

Dois editais

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Prefeitura de Campo Belo do Sul, em Santa Catarina, abriu concurso para preencher 102 vagas, além de formar cadastro reserva (CR). Distribuídas entre dois editais, as carreiras oferecem salários que variam de R$ 613,84 a R$ 13.359,05. 

 

Quem possui nível fundamental pode concorrer como balseiro (1 oportunidade), motorista (CR) e servente (CR). 

 

Ensino médio é requisito para assistente de tecnologia da informação (1), agente de combate a endemias (1), agente comunitário de saúde (20), auxiliar de consultório dentário (3), auxiliar de cuidador (4), cuidador (4), educador social (4), monitor de recreação (1) e instrutor nas áreas de artesanato (3), música (1), práticas agrícolas (1) e tae-kwon-do (1).     

 

Estão em disputa no concurso da Prefeitura de Campo Belo do Sul cargos de nível superior para contador (1), farmacêutico (1), médico clínico geral - atenção básica (1), médico clínico geral ESF (2), nutricionista (1), psicólogo (2), coordenador pedagógico (2), assistente social (2), educador físico (1), enfermeiro (4), fisioterapeuta (1) e odontólogo (2) e psicólogo (2).  

 

Também serão selecionados professores com formação para as áreas de anos iniciais/segundo professor/correção de fluxo (4), atendimento educacional especializado (1), biologia (1), arte (1), educação física (4), história (2), educação infantil (3), educação infantil e anos iniciais (12), ensino religioso (2), física (1), língua portuguesa (1), matemática (1), práticas agrícolas (1) e química (1).  

 

 

Concurso Prefeitura Campo Belo do Sul: inscrições e etapas

 

 

Será possível se inscrever entre 3 de setembro e 5 de outubro, mediante a realização de cadastro no site www.ibam-concursos.org.br. As taxas custam R$ 40 (ensino fundamental), R$ 60 (médio) e R$ 100 (superior). 

 

A seleção envolverá provas objetiva (todos os cargos), em 18 de novembro, e de títulos (professor e coordenador pedagógico), com entrega dos documentos durante o período para inscrições. 

 

 

Concurso Prefeitura Campo Belo do Sul: conteúdo programático parcial para vagas de nível fundamental

 

 

Língua portuguesa - Compreensão e interpretação de textos; Verbos; Substantivos; Pronomes; Adjetivos; Singular e plural; Sujeitos da oração; Sinônimos e antônimos; Acentuação. Ortografia. Concordância verbal e nominal; Sentido e emprego dos vocábulos nos textos; Tempos e modos verbais.

 

Matemática - Matemática básica. Resolução de problemas envolvendo operações de adição, subtração, multiplicação e divisão; Espaço e Forma: sólidos e formas geométricas; Raciocínio lógico.

 

Conhecimentos gerais - Informações Gerais sobre o Município de Campo Belo do Sul: Símbolos, história, evolução administrativa, localização; aspectos físico-geográficos, população, principais atividades econômicas, limites municipais.
 

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Atualizado: 28/08/2018 - 09:33

Concurso Iphan: inscrições são reabertas para técnico

Reabertura vale apenas para vagas na área de arqueologia. Provas para os demais cargos foram aplicadas em 26 de agosto

Níveis médio e superior

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) reabriu as inscrições para a carreira de técnico - área 2 (arqueologia), cujos requisitos foram retificados (confira as mudanças aqui). A função reúne 55 vagas. 

 

As inscrições podem ser registradas até as 18h de 10 de setembro, mediante a realização de cadastro no site http://www.cespe.unb.br/concursos/iphan_18/. A taxa custa R$ 117. 

 

Para os demais cargos envolvidos no concurso, as provas objetiva e discursiva foram aplicadas em 26 de agosto. No caso das chances para técnico - área 2, as avaliações estão previstas para 21 de outubro. 

 

No total, o processo seletivo preencherá 411 vagas distribuídas em todo o Brasil, além de formar cadastro reserva. São 131 postos para auxiliar institucional (R$ 3.877,97), 176 para técnico (R$ 5.493,29) e 104 para analista (R$ 5.493,29). A primeira posição requer ensino médio completo, enquanto as demais cobram formação superior. Os valores já incluem o auxílio-alimentação de R$ 458.

• APOSTILAS CONCURSO IPHAN 2018 - CARGOS DE NÍVEIS MÉDIO E SUPERIOR
• CURSO ONLINE CONCURSO IPHAN 2018 - TÉCNICO E ANALISTA

As oportunidades estão distribuídas entre a sede do órgão, em Brasília, e superintendências/escritórios técnicos em todos os Estados brasileiros. Para São Paulo, foram disponibilizados 18 postos.  

 

Concurso Iphan: distribuição das vagas por área de formação


Parte das chances para auxiliar institucional é destinada a candidatos que possuem, além de segundo grau, formação técnica em conservação e restauração de bens culturais móveis; edificações; e agronomia ou jardinagem.  

 

As oportunidades para técnico no concurso do Iphan atendem profissionais formados em ciências sociais ou antropologia; arqueologia; arquitetura e urbanismo; arquivologia; biblioteconomia; ciências biológicas; engenharia agronômica; engenharia civil; história; educação, pedagogia ou ciências humanas; e graduação em qualquer área, com experiência em arqueologia. 

 


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Curso Intensivo Gratuito para Concurso IPHAN

Para ajudar na preparação dos que realmente desejam passar nesse concurso, transmitiremos ao vivo e gratuitamente a partir de 18 de junho, o Curso Intensivo IPHAN. O conteúdo engloba desde português a história. São várias matérias de relevância com conteúdo de qualidade. Confira.

 

Já para analista, as opções são voltadas a participantes com curso superior em qualquer área; comunicação social, jornalismo ou relações públicas; engenharia cartográfica, geografia ou geociências; e relações internacionais.

Sobre as provas do concurso do Iphan 2018


O processo seletivo envolve provas objetiva e discursiva para todos os cargos, com aplicação nas capitais dos 26 Estados, além do Distrito Federal.

 

A primeira avaliação reúne 120 questões de múltipla escolha, enquanto a segunda cobrará a elaboração de um texto dissertativo com até 30 linhas abordando tema da atualidade. 

 

O conteúdo programático inclui conhecimentos básicos (língua portuguesa, fundamentos da preservação do patrimônio cultura, noções de gestão/administração pública e atualidades) e específicos.

 

Haverá também análise de títulos para funções de nível superior, em período a ser definido. Os candidatos convocados poderão apresentar diplomas de especialização, mestrado e doutorado, bem como documentos que comprovem experiência profissional nos setores público e privado. 


De acordo com o edital, o concurso do Iphan terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério da instituição. 

 

Atribuições do auxiliar institucional no concurso do Iphan

 

Desenvolver atividades de nível intermediário de suporte às áreas administrativa e finalística, que compreendam a execução de atividades rotineiras de cunho administrativo e logístico; dar suporte às atividades que compõem o ciclo de gestão documental; dar suporte à análise, diagnóstico e intervenção em bens culturais móveis; dar apoio às atividades técnicas relativas à elaboração e análise de projetos e orçamentos e fiscalização de obras; dar suporte às atividades de fiscalização; realizar atividades de conservação e manutenção dos jardins históricos sob a gestão do Iphan; e outras atividades compatíveis com as atribuições profissionais e competências institucionais.

 

Concurso Iphan 2018: atribuições do técnico

 

Desenvolver atividades de nível superior, de complexidade e responsabilidade elevadas, que compreendam elaborar estudos, análises, pareceres, laudos, notas, relatórios e avaliações técnicas para instrução e acompanhamento de processos relativos à salvaguarda e à preservação do patrimônio cultural; avaliar o impacto ao patrimônio cultural em projetos e empreendimentos, inclusive no âmbito do licenciamento ambiental; realizar vistorias, levantamentos e avaliações de campo; acompanhar e se manifestar em processos relacionados a políticas intersetoriais e temáticas transversais ao patrimônio cultural; desenvolver e participar das atividades de articulação e mobilização social necessárias às ações institucionais; integrar conselhos representativos, comissões, grupos e equipes de trabalho de interesse da administração; elaborar e analisar orçamentos; acompanhar e fiscalizar intervenções e(ou) serviços; realizar intervenções conservativas e(ou) restaurativas de bens culturais e acervos sob a gestão do Iphan; elaborar termos de referência, projetos e editais; fiscalizar contratos, convênios e instrumentos congêneres e outras atividades compatíveis com as atribuições profissionais e competências institucionais.

 

Atribuições do analista no concurso do Iphan


Desenvolver atividades de nível superior, de complexidade e responsabilidade elevadas que compreendam o assessoramento especializado voltado para a gestão dos processos relativos à salvaguarda e à preservação do patrimônio cultural; acompanhar e se manifestar em processos relacionados a políticas intersetoriais e temáticas transversais ao patrimônio cultural; desenvolver e participar das atividades de articulação e mobilização social necessárias às ações institucionais; participar em conselhos representativos, comissões, grupos e equipes de trabalho de interesse da administração; elaborar e analisar orçamentos; executar atividades de gestão administrativa, orçamentária e financeira; acompanhar e fiscalizar projetos e(ou) serviços; elaborar termos de referência, projetos e editais; fiscalizar contratos, convênios e instrumentos congêneres; e outras atividades compatíveis com as atribuições profissionais e competências institucionais.

 

Conteúdo programático parcial para o concurso do Iphan

 

Língua portuguesa - 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.

 

Fundamentos da preservação do patrimônio cultura - Noções sobre história política, econômica e social do Brasil. 1.1 Noções sobre história e institucionalização do patrimônio cultural no Brasil e no mundo, com ênfase na trajetória do IPHAN. 2 Marcos internacionais da preservação: Convenção relativa à Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural (1972); Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial (2003). 3 Legislação brasileira sobre preservação de bens culturais. 3.1 Constituição Federal (artigos 20, 23, 24, 30, 215 e 216). 3.2 Decreto-Lei nº 25/1937, e suas alterações. 3.3 Lei nº 3.924/1961. 3.4 Lei nº 11.483/2007, e suas alterações (art. 9º). 3.5 Decreto nº 3.551/2000. 3.6 Decreto nº 9.238/2017. 4 Legislação aplicada ao patrimônio cultural. 4.1 Portaria IPHAN nº 187/2010; Portaria IPHAN nº 420/2010; Portaria IPHAN nº 127/2009; Portaria IPHAN nº 137/2016.

 

Noções de gestão e administração pública - 2.1 Princípios e normas referentes à administração direta e indireta. 2.2 Lei nº 8.666/1993, e suas alterações (Licitações e contratos administrativos). 3 Legislação administrativa. 3.1 Lei nº 8.112/1990, e suas alterações. 3.2 Lei nº 9.784/1999, e suas alterações (Processo Administrativo). 3.3 Lei nº 12.527/2011 (Lei de acesso à informação). 3.4 Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, instituído pelo Decreto nº 1.171/1994, e suas alterações. 4 Gestão de pessoas no setor público. 4 Gestão de processos. 4.1 Conceitos da abordagem por processos. 4.2 Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos.

 

Atualidades - (somente para a prova discursiva): 1 Tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como: política, economia, sociedade, educação, cultura, desenvolvimento sustentável e meio ambiente, relacionados ao patrimônio cultural.

 

Confira o conteúdo programático completo para o concurso do Iphan 2018

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Atualizado: 27/08/2018 - 15:50

Concurso do CIS AMOSC tem vagas de até R$ 3,1 mil

Edital do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Santa Catarina reúne sete vagas, além de cadastro reserva. Inscrições serão recebidas até 26 de setembro

Todos os níveis

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Já estão abertas as inscrições do concurso público do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Santa Catarina (CIS-AMOSC). O edital oferece sete vagas de empregos públicos, cuja contratação será regida pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A seleção ainda contará com formação de cadastro reserva para eventuais oportunidades.

Candidatos que concluíram o ensino fundamental podem se inscrever para a função de auxiliar de serviços gerais (1 vaga), cujo salário inicial é de R$ 1.076,98. 

O cargo de auxiliar administrativo (1) exige ensino médio completo e paga R$ 2.034,31. 

Quem tem o nível superior pode disputar os empregos de contador (1), controlador interno (1), médico (1), farmacêutico (1) e técnico administrativo (1). As remunerações oscilam entre R$ 2.347,61 e R$ 3.111,29. 

•  APOSTILAS CONCURSO CIS-AMOSC 2018 - NÍVEIS MÉDIO E SUPERIOR

Além dos vencimentos, o CIS-AMOSC ainda oferece para os seus servidores o benefício de vale-alimentação. 

 

Concurso CIS-AMOSC: inscrição e prova

 

Para participar do certame basta preencher o formulário de inscrição no endereço eletrônico da banca organizadora, a Fepese (http://cisamosc.fepese.org.br), e efetuar o pagamento da taxa, nos valores de R$ 60 (ensino fundamental), R$ 80 (nível médio) e R$ 100 (superior). O prazo para registro das candidaturas se encerrará em 26 de setembro. 

O concurso público será constituído de uma única etapa: prova escrita do tipo múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório. Ela será aplicada na cidade de Chapecó/SC na data provável de 21 de outubro, em locais a serem divulgados a partir do dia 16 desse mesmo mês.

Para ensino fundamental, a prova contará com 30 questões, sendo cinco de língua portuguesa, cinco de matemática, dez de higiene e segurança no trabalho e dez de conhecimentos específicos. 

Já para níveis médio e superior serão 40 questões, sendo cinco de língua portuguesa, cinco de matemática, cinco de noções de informática, cinco sobre atualidades e 20 de conhecimentos específicos. 

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Atualizado: 27/08/2018 - 15:47

Concurso INSS: MPDG mostra critérios para autorização

Solicitação encaminhada recentemente ao Ministério do Planejamento é de 7.888 vagas entre os cargos de técnico, analista e perito

Níveis médio e superior

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Um ofício encaminhado, recentemente, pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) à Fenasps (Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social) relata os critérios para que seja autorizado o concurso do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

O documento aponta que, antes de conceder o aval, são avaliados alguns aspectos, como a necessidade atual e futuro (que está bastante preocupante, com o déficit de 16.000 servidores) e o orçamento disponível.

Encaminhado este ano ao Planejamento, o pedido para o concurso do INSS solicitou 10.468 vagas ao seu quadro de pessoal, porém 2.580 eram para excedentes - que não foram convocados durante a validade do certame anterior, encerrada em 5 de agosto.

Das oportunidades para nova seleção, 3.984 são para técnico (área meio), 1.692 para analista (diversas formações) e 2.212 para perito.

A Fenasps já salientou que o instituto precisa urgentemente repor 16 mil vagas, pois há uma situação calamitosa de defasagem de pessoal. A entidade ainda revelou que, se nada for feito, o atendimento prestado pelo INSS entrará em colapso.

• APOSTILAS CONCURSO INSS 2018 - TÉCNICO E ANALISTA DO SEGURO SOCIAL
• CURSO ONLINE CONCURSO INSS 2018 - TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL

Concurso INSS: sobre os cargos 

A carreira de técnico do seguro social é uma das mais visadas pelos concurseiros, ainda mais que exige apenas ensino médio completo e apresenta salário inicial de R$ 5.344,87, já considerando o auxílio-alimentação de R$ 458.

O emprego de analista exige formação superior em diversas áreas de atuação (incluindo serviço social, administração, engenharia, direito, pedagogia, psicologia, comunicação, ciências sociais, arquitetura e letras, entre outras), sendo que a remuneração corresponde a R$ 7.954,09 por mês, contado com o benefício alimentação.

Já a posição de perito destina-se aos profissionais com graduação em medicina e registro no respectivo conselho regional. O inicial é de R$ 8.988,41, também com o auxílio.

Concurso INSS: defasagem de pessoal 

Atualmente, o órgão conta com uma defasagem de quase 20 mil servidores em todo o país, sendo que o maior déficit é para a função de técnico. Com esse quadro, o INSS não consegue atender com eficiência à população.

A situação ainda está mais crítica porque o governo federal diminuiu os recursos para o instituto. Consta no site da Fenasps que um técnico do seguro social, não identificado, comentou que o cenário está caótico: "Falta dinheiro para tudo. Estamos operando no limite da irresponsabilidade. Não por acaso, as pessoas têm reclamado demais do atendimento. O estresse é total".

Veja também:

Artigo: Sim, existe vida após o INSS

Como estudar para analista do INSS

Dicas de aprovada no concurso do INSS

Dicas de professores para o concurso do INSS

Justiça proíbe papanicolau em concurso do INSS

Concurso INSS: edital de 2015

No final de 2015, foi lançado o edital para o preenchimento de 950 vagas. Um total de 800 oportunidades foi para o emprego de técnico e as outras 150 para analista - serviço social.

A banca organizadora foi o Cespe/UnB e os participantes passaram por uma prova com questões no estilo certo ou errado.

O último certame (Instituto Nacional do Seguro Social), cujo resultado foi publicado no dia 4 de agosto, foi um dos mais concorridos da história. Ao todo, a seleção registrou nada menos que 1.087.789 inscrições, sendo 1.043.807 somente para técnico do seguro social - em número de inscritos, o concurso INSS 2016 perde apenas para duas outras seleções: a da Caixa Econômica Federal (CEF) realizada 2014, com 1.156.744 candidatos; e a da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) promovida em 2011, com 1.120.393 participantes.

Considerando que o concurso do INSS ofereceu 800 oportunidades para técnico, é possível concluir que a concorrência para o cargo foi de aproximadamente 1.304 candidatos por vaga.

Confira o depoimento da 1ª colocada no último concurso do INSS

Concurso INSS: atribuições do técnico e analista 

Quanto às atribuições dos cargos, de acordo com o edital do último concurso INSS, o técnico do seguro social é responsável por proceder ao reconhecimento inicial, manutenção, recurso e revisão de direitos aos benefícios administrados pelo INSS; exercer atividades internas e externas ligadas ao suporte e apoio técnico especializado; executar as atividades de orientação e informação, de acordo com as diretrizes estabelecidas nos atos específicos e outras relacionadas aos fins institucionais do INSS, que venham ser determinadas pela autoridade superior.

Já o analista do seguro social é responsável por prestar atendimento e acompanhamento aos usuários dos serviços prestados pelo INSS e aos seus servidores, aposentados e pensionistas; elaborar, executar, avaliar planos, programas e projetos na área de serviço social e reabilitação profissional; realizar avaliação social quanto ao acesso aos direitos previdenciários e assistenciais; promover estudos socioeconômicos visando a emissão de parecer social para subsidiar o reconhecimento e a manutenção de direitos previdenciários, bem como a decisão médico-pericial; e executar de conformidade com a sua área de formação as demais atividades de competência do INSS.



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Atualizado: 27/08/2018 - 11:52

Câmara de Ilhota SC: concurso inscreve para duas vagas

Edital tem chances para servente e contador. Prova está marcada para 30 de setembro

Até 19/9

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Câmara de Ilhota, no Estado de Santa Catarina, abriu concurso público com oferta de duas vagas para contratação imediata. 

 

Uma das chances é para servente, função que admite profissionais alfabetizados e paga R$ 1.250.

 

A outra oportunidade se destinada a contador. O cargo requer curso superior e tem salário de R$ 3.000.

 

Os interessados devem realizar a inscrição pelo site da banca Acesse Concursos (http://www.acesseconcursossc.com.br/). 

 

O prazo para registro de candidaturas termina em 19 de setembro. As taxas custam R$ 60 (servente) e R$ 100 (contador).

 

A prova objetiva está marcada para 30 de setembro. O conteúdo programático inclui língua portuguesa, matemática, legislação e conhecimentos gerais para ambas as vagas, além de informática e conhecimentos específicos apenas para contador. 

 

De acordo com o edital, o concurso da Câmara de Ilhota terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do Legislativo. 

 

 

Concurso Câmara Ilhota: o que estudar para a prova de servente

 

 

Língua portuguesa - Classificação do sujeito – Ortografia, acentuação e pontuação – Classes Gramaticais – Formação de Palavras, Sinônimos e Antônimos.

 

Matemática - Adição, Subtração, Divisão, Multiplicação, juros simples, problemas envolvendo Adição, Subtração, Divisão, Multiplicação, Área, Volume, Capacidade Volumétrica.

 

Conhecimentos gerais - Atualidades do Brasil, de Santa Catarina e de Ilhota. Aspectos econômicos, históricos, políticos, geográficos e sociais do Brasil, de Santa Catarina e de Ilhota.

 

Legislação - Regimento interno da Câmara de Vereadores de Ilhota e Lei Orgânica do Município de Ilhota.
 

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Atualizado: 23/08/2018 - 15:49

Min. do Trabalho: pedido de concurso é para 2.873 vagas

Solicitação para abertura de concurso para o Ministério do Trabalho é para cargos com exigência de níveis médio e superior de ensino. Iniciais de até R$ 16,2 mil

Agente e auditor

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

O pedido de concurso do Ministério do Trabalho, encaminhado este ano ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPOG), é para o preenchimento de 2.873 vagas em seu quadro de pessoal.

Das oportunidades requeridas, 1.309 são para o cargo de auditor fiscal do trabalho e 1.307 para agente administrativo. As demais chances estão distribuídas da seguinte maneira: administrador (93), arquivista (32), bibliotecário (2), contador (58), engenheiro (5), estatístico (5), sociólogo (4), psicólogo (26), técnico em assuntos educacionais (10), técnico em comunicação social (10) e economista (12).

Em julho, o Sinait (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho) teve uma reunião como novo ministro do Trabalho, Caio Luiz. Um dos assuntos discutidos é a autorização urgente de novo concurso para o Ministério do Trabalho.

Com relação ao posto de fiscal, os dados do Sinait apontam que o órgão tem mais de 1.300 cargos vagos e cerca de 500 auditores em condições de se aposentar. O presidente do sindicato, Carlos Silva, ressaltou que “não há fiscalização sem fiscais”.

A expectativa é de que ainda em 2018 seja concedida a autorização para o novo concurso do Ministério do Trabalho.

Concurso Ministério do Trabalho: solicitação anterior

O último pedido enviado ao Ministério do Planejamento solicitou a abertura de 2.595 vagas distribuídas em diversos cargos com exigência de níveis médio e superior. Do total de oportunidades requeridas, 1.163 era para a função de agente administrativo, que pede apenas ensino médio e apresenta inicial de R$ 3.881,97, já considerando o auxílio-alimentação de R$ 458.

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As outras 1.432 oportunidades foram para para candidatos com formação superior, sendo 1.190 para a função de auditor-fiscal do trabalho, 85 para administrador, 34 para arquivista, 54 para contador, cinco para engenheiro, cinco para estatístico, três para sociólogo, 26 para psicólogo, dez para técnico em assuntos educacionais, dez para técnico em comunicação social e 12 para economista. Os salários oferecidos chegam a  R$ 16.201,64, contando com o benefício de alimentação.

Principais atribuições do agente e do auditor

Cabe ao agente administrativo exercer atividades que envolvam o suporte administrativo ás unidades organizacionais do órgão, com atuação nas áreas finalísticas, de gestão de pessoas, material, patrimônio, orçamento e finanças, compreendendo tarefas de natureza repetitivas ou não, como operar os sistemas corporativos e governamentais, atender ao público interno e externo por telefone, correio eletrônico ou presencial, elaborar documentos e correspondências, elaborar e analisar informações, certidões, declarações, relatórios e documentos, elaborar e conferir cálculo, realizar atividades relativas à instrução, tramitação e movimentação de processos e documentos, manter e controlar arquivos, orientar a aplicação de noras internas ou de sua área de atuação, participar de reuniões, comissões, grupos e equipes de trabalho, participar do plano de trabalho institucional de sua unidade, realizar levantamento de dados de natureza técnica e atuar na gestão e fiscalização de contratos e convênios. 

No caso de auditor fiscal, entre as atividades estão o cumprimento das disposições legais e regulamentares, inclusive as relacionadas à segurança e medicina do trabalho, no âmbito das relações de trabalho e emprego, verificação dos registros em Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), visando à redução dos índices de informalidade, verificação do recolhimento do Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço (FGTS), com o objetivo de maximizar os índices de arrecadação, e cumprimento de acordos, convênios e contratos coletivos de trabalho celebrados entre empregadores e empregados.

Últimos concursos do Ministério do Trabalho

Para agente, o processo seletivo anterior do Ministério do Trabalho ocorreu em 2014 e foi organizada pelo Cespe/UnB. O exame contou com 120 tópicos, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos, além de prova discursiva de conhecimentos específicos.

Em conhecimentos básicos foram cobrados temas de língua portuguesa, noções de informática, noções de direito administrativo, atualidades, ética no serviço público e noções de administração financeira e orçamentária. Em conhecimentos específicos, legislação específica, noções de gestão de pessoas nas organizações, noções de administração de recursos materiais, noções de arquivologia e noções de gestão e fiscalização de contratos e convênios.

Para auditor, o último certame ocorreu em 2013 e também organizado pelo Cespe/UnB. A seleção constou de provas objetivas, exames discursivos e sindicância de vida pregressa. As provas objetivas tiveram 220 perguntas, sendo 100 de conhecimentos básicos e 120 de conhecimentos específicos.   

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Atualizado: 22/08/2018 - 11:06

Prefeitura de Lages SC oferece 58 vagas em concurso

Presenciais e gratuitas, inscrições vão até 3 de setembro. Vencimentos chegam a R$ 13,9 mil

Todos os níveis

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Prefeitura de Lages, em Santa Catarina, abriu processo seletivo destinado a preencher 58 vagas temporárias, além de formar cadastro reserva (CR).

 

Quem possui nível fundamental pode disputar a função de agente comunitário de saúde (1 + CR e salário de R$ 1.213,89). 

 

Ensino médio é requisito para auxiliar de enfermagem (9 - R$ 1.305,95) e cuidador social feminino (CR - R$ 1.077,95). 

 

Há ofertas de nível superior para assistente social (CR - R$ 1.904,18), educador físico (CR - R$ 1.904,18), enfermeiro (CR - R$ 2.042,88), farmacêutico bioquímico (CR - R$ 2.042,88), fisioterapeuta (CR - R$ 1.904,18), médico em diversas especialidades (47 + CR - até 13.908,93), nutricionista (1 - R$ 1.904,18) e terapeuta ocupacional (CR - R$ 1.904,18).

 

 

Inscrição e etapas do concurso da Prefeitura de Lages SC

 

 

Presenciais e gratuitas, as inscrições seguem disponíveis até 3 de setembro. O atendimento ocorre na Biblioteca Municipal (parque Jonas Ramos, s/nº, centro), das 13h às 17h30. 

 

A seleção dos candidatos será realizada por meio de avaliação curricular. Apenas para os concorrentes a cuidador social feminino, o concurso inclui também entrevista.  

 

Os profissionais contratados terão vínculo de até 12 meses, com possibilidade de prorrogação por mais dois, a critério da Prefeitura de Lages, conforme prevê o edital

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Atualizado: 21/08/2018 - 12:02

Prefeitura de Arroio Trinta SC tem vagas até R$ 4,6 mil

Edital do concurso da Prefeitura de Arroio Trinta já está com as inscrições abertas. Há oportunidades imediatas e para cadastro reserva

Todos os níveis

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Prefeitura Municipal de Arroio Trinta, localizada no Estado de Santa Catarina, realiza novo concurso público que visa a preencher duas vagas imediatas e a formar cadastro reserva (CR) de pessoal.

Candidatos com ensino fundamental estão aptos aos cargos de auxiliar de obras e serviços públicos (CR), auxiliar de serviços gerais (CR), motorista (CR), operador de escavadeira hidráulica (CR) e operador de máquinas pesadas (CR).

O diploma de conclusão de nível médio emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) habilita a participação para a carreira de agente administrativo (CR).

As funções de engenheiro civil (1 oportunidade) e fiscal de tributos (1) destinam-se aos profissionais que tenham formação superior em áreas específicas. No primeiro caso, ainda é exigido registro no conselho de classe.

Consta no edital do concurso da Prefeitura de Arroio Trinta que as remunerações iniciais oferecidas aos futuros servidores partem de R$ 1.045,69 e chegam ao valor de R$ 4.601,03. As jornadas serão de 40 horas por semana, exceto para engenheiro, que terá de cumprir 20 horas semanais.

Concurso Prefeitura de Arroio Trinta - Inscrições e provas

O formulário de participação ficará disponível até o dia 3 de setembro, na internet, por meio do endereço eletrônico do Ibam (www.ibam-concursos.org.br), a banca organizadora. É cobrada uma taxa de R$ 60 (nível fundamental), R$ 80 (médio) ou R$ 100 (superior).

Com duração máxima de três horas, os exames objetivos com questões de múltipla escolha serão aplicados 30 de setembro. A organizadora divulgará com antecedência o horário e os locais.

O processo seletivo ainda terá uma avaliação prática para os postos de motorista, operador de escavadeira hidráulica e operador de máquinas pesadas.

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Atualizado: 20/08/2018 - 15:59

Concurso Aneel: avança pedido para 148 vagas

Solicitação para novo concurso da Aneel se refere aos cargos de técnico, analista e especialista. Remunerações iniciais de até R$ 12,4 mil

No Distrito Federal

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Depois de mais de um ano, avançou no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) o pedido do concurso da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A estatal encaminhou solicitação para o preenchimento de 148 vagas em seu quadro de pessoal.

Do total de oportunidades requeridas, 78 destinam-se à carreira de técnico administrativo, 39 para analista administrativo e 31 para especialista em regulação de serviços públicos de energia. As remunerações iniciais oferecidas pelo órgão correspondem a R$ 6.147,52, R$ 11.529,29 e a R$ 12.432,49, respectivamente, já contando com o auxílio-alimentação de R$ 458.

A função de técnico administrativo requer certificado de ensino médio expedido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), enquanto as demais aceitam candidatos com formação superior em diversas áreas de atuação.

O setor de comunicação informou, anteriormente, que tais oportunidades requeridas se referem à quantidade de postos vagos na Aneel. Atualmente, do seu quadro de 765 servidores, 615 se encontram preenchidos, ou seja, há 150 em aberto.

Agora, a realização do concurso Aneel 2018 depende do aval do Ministério do Planejamento. A expectativa é que o ministro analise o documento e libere as chances para que não aumente a defasagem de pessoal no órgão.

Último concurso Aneel

A seleção anterior da Aneel ocorreu em 2010, ou seja, sete anos atrás. Na ocasião, foram abertas 186 oportunidades distribuídas entre todos os cargos solicitados este ano.

Sob a organização do Cespe/UnB, a triagem dos participantes ocorreu por meio de provas objetivas e testes objetivos com conteúdo programático delimitado no edital

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Atualizado: 20/08/2018 - 15:40

Bacen tem pedido de concurso avaliado pelo Planejamento

A solicitação de um novo edital do concurso Banco Central (Bacen) conta com 220 vagas nas carreiras de analista e procurador

Até R$ 17,7 mil

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) ainda analisa o novo pedido de edital do concurso Bacen (Banco Central do Brasil, também conhecido BC ou BCB), encaminhado no dia 30 de maio. No total, foram solicitadas 220 oportunidades para o seu quadro de pessoal - número bem inferior ao requerimento anterior, que era de 990 vagas.

Das oportunidades pleiteadas pelo órgão, 200 são para a carreira de analista e 20 de procurador; desta vez não foi contemplado o cargo de técnico. A solicitação anterior era de 800 postos para analista, 150 de técnico e 40 procuradores.

Aumenta cada vez mais a expectativa de autorização do novo edital Bacen 2018 devido à sua grande defasagem de servidores. Atualmente, existem mais de 2.000 postos vagos, sem contar com as futuras aposentadorias, ou seja, cerca de 36% do quadro de pessoal do Banco Central não está preenchido. O déficit total é de 2.356 servidores, sendo 1.944 analistas, 289 técnicos e 123 procuradores - vale ressaltar que o número pode sofrer alterações a qualquer momento.

Em entrevista anterior ao JC, o presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), Dario Piffer, chegou a comentar que o Bacen não consegue atender a toda demanda e que “essa situação traz problemas de toda a ordem, sendo uma das áreas mais prejudicadas a da fiscalização; por conta disso, o Banco Central prioriza somente as demandas consideradas mais importantes".

 

Concurso Banco Central (Bacen 2018) - Sobre os cargos

 

A função de técnico, não contemplada mais no pedido, se destina aos profissionais que concluíram o ensino médio em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e oferece salário inicial de R$ 6.463,44.

Já os postos de analista de procurador aceitam candidatos com formação superior em diversas áreas de atuação - neste caso, os vencimentos correspondem a R$ 16.286,90 e a R$ 17.788,33, respectivamente.

Vale ressaltar que as remunerações já incluem o valor do benefício-alimentação, que equivale a R$ 458 mensais.

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Banco Central (Bacen 2018) - Último concurso de técnico e analista

 

Em 2013, o Banco Central promoveu seleção com 500 vagas destinadas aos cargos de técnico e analista. Na ocasião, a banca organizadora foi o Cespe/UnB e a remuneração inicial oscilou entre R$ 5.158,23 e R$ 14.289,24.

A carreira de técnico apresentou 100 oportunidades e estava dividida entre as áreas de suporte técnico-administrativo e segurança institucional. Para concorrer a este emprego o candidato precisou ter ensino médio completo.

Destinado a profissionais de nível superior, o cargo de analista (400) estava distribuído em seis áreas de conhecimentos: análise e desenvolvimento de sistemas, suporte à infraestrutura de tecnologia da informação, política econômica e monetária, contabilidade e finanças, infraestrutura e logística, e gestão e análise processual.

O processo seletivo constou de prova objetiva, teste discursivo e análise de títulos – este último apenas para analista. Depois, houve um programa de capacitação aos candidatos aprovados.

Para este concurso, os profissionais foram lotados em Brasília (DF), Belém (PA), São Paulo (SP), Salvador (BA) e Porto Alegre (RS).

 

Concurso Banco Central (Bacen 2018) - Seleção anterior de procurador

 

O Banco Central publicou em agosto de 2013 um edital com 15 oportunidades para a função de procurador. Do total de ofertas, 14 foram para Brasília e uma para Belém.

Também sob a organização do Cespe/UnB, o processo seletivo avaliou os concursandos por meio de teste objetivo, inscrição definitiva, provas discursivas, exame oral e análise de títulos.

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Atualizado: 20/08/2018 - 12:02

AGU: banca do concurso sai nos próximos dias

A autorização do Ministério do Planejamento determina que o edital do novo concurso público da AGU seja publicado até dia 14 de dezembro de 2018. Diversos cargos

100 vagas

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Advocacia-Geral da União (AGU)  deve confirmar, no decorrer dos próximos dias, o nome da banca organizadora do seu novo concurso público 2018, autorizado pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPGD) em 14 de junho.  O órgão também trabalha no processo de distribuição, pelos diversos estados, das 100 vagas que serão oferecidas no concurso. De acordo com a autorização do MPDG, a publicação do edital de abertura de inscrições da AGU deve ocorrer,no mais tardar, até 14 de dezembro.

O concurso da AGU contará com vagas para administrador (48 vagas), analista técnico administrativo (10), arquivista (2), bibliotecário (1), contador (1), técnico em assuntos educacionais (2) e tecnico em comunicação social (5).

Para todos estes cargos é necessário possuir formação de nível superior, com remuneração inicial de R$ 6.200, considerando vencimentos básicos e gratificações.

“A realização deste concurso é um passo importante no processo de fortalecimento do quadro de servidores da AGU. Todos nós sabemos que as vitórias obtidas pela nossa instituição somente serão possíveis graças, também, à incansável dedicação diária de nossos servidores”, disse, quando do envio do pedido do concurso, a advogada-geral da União, ministra Grace Mendonça.

Concurso AGU - Novas vagas

  Vale ressaltar que tramita na Câmara dos Deputados o projeto de lei 6788/17, que cria mais 3.000 vagas na AGU, sendo 2.000 de analista técnico de apoio à atividade jurídica e 1.000 de técnico de apoio à atividade jurídica.   No caso de técnico, para concorrer será exigido apenas ensino médio, com inicial de R$ 4.669,35, com gratificações; e para analistas, nível superior, com inicial de R$ 6.985,34.  

Mais informações sobre este projeto podem ser obtidas aqui

 

AGU - Concurso Anterior

O último concurso da AGU  na área de apoio operacional ocorreu em 2014, quando foram oferecidas 100 oportunidades, para preenchimento para a sede, em Brasília, bem como para a Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP/PR), pelo regime jurídico únicos dos servidores civis da união, autarquias e fundações públicas federais.

No quadro de nível superior da AGU foram oferecidas oportunidades para os cargos de analista de sistemas (10 postos), analista técnico administrativo (34), bibliotecário com registro profissional (3) e técnico em comunicação social (3). Em caso de formação técnica, a oferta foi de dez vagas para a carreira de técnico em contabilidade.

Já na Secretaria dos Portos, em nível médio, a AGU ofereceu dez vagas para agente administrativo e sete para técnico em contabilidade. Em nível superior, a oferta foi para os cargos de administrador (4), analista técnico administrativo (15), contador (2) e economista (2).

A banca organizadora do concurso da AGU, na ocasião, foi o Idecan.

Antes disso, a seleção anterior para a área técnica ocorreu em 2006, quando foram registrados 25 mil inscritos para a oferta de 336 vagas, somente para candidatos de nível superior, para os cargos de administrador, contador, economista e engenheiro. Neste caso, a banca organizadora foi o Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade do Rio de Janeiro (NCE/UFRJ).

 

Sobre a AGU

Cabe à Advocacia Geral da União (AGU) representar a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organização e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo. Em termos de representação judicial, sua atividade é exercida em defesa dos interesses dos referidos entes nas ações judiciais em que a União figura como autora, ré ou, ainda, terceira interessada. A representação extrajudicial é exercida perante entidades não vinculadas à justiça, como órgãos administrativos da própria união, estados ou municípios.


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