Para passar em concurso público

Cláudia Jones responde a dúvida mais comum entre concursandos

Redação
Publicado em 23/04/2013, às 11h50

Quantas vezes você já deve ter se perguntado: Como passar em um concurso público? Ou até mesmo lido inúmeras dicas a respeito na internet, ou ouvido essas dicas de algum professor. Certamente essas dicas são valiosas, mas a resposta precisa estar dentro de você.

Digo isso porque você precisa estar certo de que “não está velho para estudar”, por exemplo. Ou que ainda tem capacidade para encarar o desafio dos livros e apostilas mesmo estando afastado muitos anos dos livros. Ou ainda pensar que é melhor começar a preparação logo, enquanto ainda é bem jovem, para garantir o futuro tranquilo financeiramente.

Bem, seja lá qual o perfil que você tenha – de 18 a 65 anos – é preciso se programar para estudar e investir nisso. Concurso público é um projeto de vida e deve ser encarado dessa forma. Guarde algumas economias para comprar bons livros e se matricular em um bom curso – pegue referências para não cair em ciladas. Depois, reserve tempo para esses estudos – que podem durar um pouco mais ou um pouco menos, de acordo com sua disponibilidade.

Quero lembrar que vai partir de você a decisão de estar “antenado” no mundo dos concursos e se dedicar a isso. Não tem outra forma de passar para o serviço público.

Será que agora respondi a pergunta mais feita nas salas de aulas nos últimos tempos? Espero que sim. Vá em frente e não desanime. Tudo é uma questão de tempo apenas. Como diz uma grande amiga minha, Lia Salgado, esteja preparado para vencer a sua maratona! Mais cedo ou mais tarde, com empenho, eu sou capaz de garantir que você conquistará, sim, a sua vaga.

Bons estudos!

Cláudia Jones é jornalista especializada em concursos públicos


Comentários

Mais Lidas