MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

A conquista do sucesso em uma lição

“O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário”

Redação
Publicado em 04/07/2013, às 15h05

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Algumas lições não podem ser esquecidas por quem deseja ter sucesso em concurso público. Uma delas vem de uma pequena história que vou contar neste artigo. É sobre um jovem que, como tantos concurseiros que estão na luta neste momento, queria ganhar muito dinheiro. Para descobrir qual o melhor modo de alcançar seu objetivo, ele decidiu consultar um guru.

O mestre pediu que o rapaz o encontrasse na praia no dia seguinte. Vestindo terno em vez das previsíveis bermudas, o jovem chegou ao local marcado às quatro horas da manhã. A primeira pergunta do guru foi sobre o quanto o rapaz desejava ter sucesso. Obviamente, o jovem respondeu que desejava muito. O mestre, então, mandou-o entrar na água. O jovem obedeceu, mas pensou: “Esse cara está louco. O que eu quero é ganhar dinheiro e não ser salva-vidas”.

O guru insistiu que ele fosse o mais longe possível. Com a água já nos ombros, nosso herói pensava: “O velho é louco. Ganha dinheiro, mas é louco!” Que situação: o guru mandou que ele fosse ainda mais longe. Já com a água na altura da boca, o jovem pensou em voltar, sempre murmurando: “o velho é louco!”

Então,o velho disse:

-Achei que você queria ter sucesso!

-Eu quero!

-Então vá mais longe...

Mais uma vez, o discípulo obedeceu. De repente, o guru segurou-lhe a cabeça sob a água. O jovem chutou, arranhou e lutou para se soltar. Quando já quase desmaiava, o velho o retirou da água e lhe explicou o sentido de tudo aquilo:

-Você só alcançará seu objetivo quando desejá-lo tanto quanto agora quer respirar.

É essa a principal lição que alguém que deseja tornar-se servidor público precisa aprender. O concurseiro só conseguirá transformar o sonho da aprovação em realidade se sua vida depender disso. Não é exagero: quem vivencia uma situação extrema assim sabe do que estou falando. O momento que muda tudo ocorre quando é preciso apostar todas as fichas numa única cartada para definir o próprio futuro e, muitas vezes, também o da família; quando não se pode falhar; quando, ao se cometer um erro, precisa-se começar tudo de novo e tentar outra vez, até que dê certo. É o tudo ou nada, calça de veludo ou bumbum de fora!

Nessa luta contra a banca e os concorrentes, muitas vezes fica-se sem fôlego, como num ataque de asma. Quase agonizando, a única coisa que se pode fazer é tentar respirar. Respirar significa viver, recuperar o fôlego e seguir em frente. A essa altura do campeonato, ou da preparação para um concurso público, a dedicação tem de ser total. O que importa é ler, estudar, aprender, decorar, pesquisar e, sem descansar. Nada de perder tempo com futebol, televisão, telefonemas ou festas.

O fato lamentável é que muitos dos concurseiros dizem que querem muito o sucesso,mas não é verdade. Digamos que eles “meio que querem” o sucesso. Não o desejam mais do que desejam festejar, mais do que querem dormir, por exemplo. Alguns, aliás, amam mais dormir do que fazer sucesso. Parece exagero, mas não é. Há concurseiros que são a expressão física e acabada do que estou afirmando. Esses certamente jamais se tornarão servidores aprovados. Essa condição cabe àquele candidato que é o oposto desses outro tipo; cabe ao concurseiro que não dorme no ponto.

Para ser um concurseiro bem-sucedido, saiba que é preciso estar disposto a quase desistir do sono, ou a pelo menos trocar duas ou três horas dele por trabalho,diariamente.

Um último conselho de amigo: não ceda à tentação de desistir. Você está sentindo dor pelas horas de sacrifício? Dê a si mesmo uma recompensa por isso, mas não vá dormir até que tenha alcançado o sucesso. Quando, depois de todo esse sofrimento, você tiver garantido a sua vaga entre os aprovados, caro amigo, somente então, você poderá pular, dar cambalhotas... Mas o fato é que ninguém fará sucesso até ter consciência de que ele depende de esforço e dedicação. E de muito trabalho.

Como dizia Albert Einstein, “o único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário”. Em síntese, caro leitor, com o devido sacrifício, você estará no caminho certo para a conquista do seu FELIZ CARGO NOVO!

J. W. GRANJEIRO é diretor-presidente do Gran Cursos, coordenador do Movimento pela Moralização dos Concursos – MMC. www.professorgranjeiro.com/; http://twitter.com/jwgranjeiro/; e http://facebook.com/professorgranjeiro.

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.