MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Preguiça e disposição: vença uma e estimule a outra

"Com o tempo cria-se o hábito de sonhar e realizar, acumulando cartazes que antes eram "dos sonhos" e agora passam a ser da realidade."

Redação
Publicado em 12/07/2013, às 12h13

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Quem nunca fez mil promessas no domingo, que na segunda-feira "ficaram para depois"? Atire a primeira pedra aquele que nunca fez planos de vestir a cueca por cima das calças e virar um Super-Homem: no dia seguinte acordar mais cedo, começar um exercício físico (academia, caminhada ou um esporte), iniciar a dieta (que deveria ser uma reeducação alimentar acompanhada) e cumprir aquele planejamento de estudos tão necessário para a formação acadêmica, aprovação em concursos, exame da OAB, vestibulares e até para o sucesso contínuo profissional.

O gerenciamento do tempo é um fator fundamental para o sucesso. Ter um bom e eficiente planejamento faz toda a diferença para que os itens importantes sejam priorizados e o tempo renda. Fazer uma planilha planejando a semana, com  profissionais, pessoais e de estudo é a parte mais fácil. Colocar em prática e cumprir os horários planejados é onde a coisa complica.

É preciso fazer uso da força motriz, que conforme Albert Einstein, é mais poderosa que o vapor, a eletricidade e a energia atômica: a força de vontade. Inspirar-se pelos sonhos, os objetivos de vida vai ajudar a manter o ânimo ao longo do dia. Existem picos de motivação e é justamente quando as pessoas decidem mudar, mas o tempo passa e os vales chegam e alguns acreditam que existe uma  chamada "O inimigo", vulgo "encosto" que começa a agir e o tempo é dispersado com as mais fundamentadas e esfarrapadas desculpas.

Recomenda-se a elaboração de um "Cartaz dos Sonhos" com as imagens dos objetivos e metas de vida. A elaboração do referido cartaz, por si só, buscando as imagens dos sonhos no Google e colando no Power Point (carro, casa, apartamento, viagens, sucesso profissional e financeiro, realização pessoal, afetiva e familiar, orientação espiritual etc.), já traz uma inspiração imensa. Deve-se olhar para cada item desse mosaico de "realizações futuras" diariamente para que se tenha a lembrança das razões existentes para persistir diante das dificuldades.

Com o tempo cria-se o hábito de sonhar e realizar, acumulando cartazes que antes eram "dos sonhos" e agora passam a ser da realidade.

Felipe Lima é professor de Técnicas de Aprendizagem Acelerada e Motivação da Rede LFG

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.