MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Candidatos tiram dúvidas sobre concursos públicos

Aprovada na SPPrev cobra nomeação e candidato com nome sujo quer saber se pode prestar concurso. Confira essas e outras dúvidas no JC Responde desta semana

Redação
Publicado em 03/06/2013, às 14h12

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Quem tem nome no SPC pode prestar concurso?
Por motivo de desemprego, estou com o nome no SPC/Serasa e também no Cartório de Protestos. Há algum concurso público que eu não possa prestar por estar com restrições no CPF?
Nilson

Fui sócio em uma confecção até 2008. A fábrica foi fechada e fiquei com o nome negativado no Serasa, além de ter quatro processos em andamento devido ao não pagamento. Tenho 38 anos e quero mudar minha vida, quero prestar concurso público. Sei que é difícil, tenho curso superior incompleto, parei no segundo ano de engenharia química. Se eu passar, estes fatos que citei acima podem  me impedir de ficar com a vaga?
Marcos

Não importa o que esteja no edital, se você está com o nome sujo, no SPC ou no Serasa - como se diz, se seu nome está negativado -, você pode sim prestar concurso público, até porque é muito comum à pessoa, diante do desemprego, pensar na carreira pública. Inscreva-se e faça a prova. Se eventualmente você for impedido de tomar posse, você pode contratar um advogado e ingressar judicialmente, porque, por exemplo, é muito comum a pessoa pagar o cartão de crédito, o carnê da compra parcelada e, mesmo assim, o nome ir para o Serasa. O Judiciário está cheio de casos assim, de pessoas que pedem indenização por conta disso. É diferente da pessoa que é estelionatária; essa sim pode ser impedida de tomar posse, mas mesmo assim precisa de uma sentença condenatória transitada em julgado.
Julio César Hidalgo, professor de direito administrativo e constitucional

Candidato questiona Caixa sobre novo concurso na área de TI
Gostaria de saber da possibilidade de ter um novo concurso da CAIXA em 2013 para cargo de Técnico Bancário na área de TI (Tecnologia da Informação) para o estado de São Paulo e Rio de Janeiro, visto que para São e Paulo e Rio de Janeiro já foram chamados TODOS os Aprovados na Macropolo.
Pedro Vargas

A CAIXA informa que ainda não há nenhuma previsão de abertura de concurso para TBN – Pólo TI RJ/SP.
Assessoria de imprensa da Caixa – São Paulo

Candidata passou no concurso da Caixa, mas tem pendência com o banco
Eu fui aprovada no concurso Caixa 2012, minha posição é 476. Tenho restrições financeiras, inclusive com a própria Caixa. Com isso quero saber se poderão me impedir de ocupar o cargo, caso venha a ser chamada.
Amanda Justino de Souza

A relação privada quer por questões de conta corrente, ou outra qualquer, que a candidata tenha com a CEF, em nada interfere com sua situação de candidata em concurso, se por acaso a Caixa utilizar estas informações de débito ou pendências, para prejudicar a candidata, estará comprovada a arbitrariedade da CEF, cabendo medida judicial para afastar o abuso.
Sérgio Camargo, advogado especialista em concursos públicos

Candidata aprovada em concurso da SPPrev cobra nomeação
Eu e diversas outras pessoas fomos convocados para assumir uma das 120 vagas na SPPrev, para atuar como Técnico em Gestão Previdenciária na cidade de São Paulo. Sou do interior, Bauru/SP e optei pela capital.
Entreguei toda a documentação solicitada e fiz o exame admissional na data na qual fui convocada. Recebi a informação de que o início das atividades se daria em fevereiro de 2013. Assim, solicitei a baixa no emprego anterior e desde então aguardo a comunicação da SPPrev para iniciar os trabalhos. Em contato com o RH fui informada que eles não podem prever uma data para início das atividades. A informação que me foi passada via telefone é de que não há espaço físico para receber todos os convocados.
Cristiane Queiroz Pimenta

Informamos que a admissão da totalidade de candidatos habilitados no concurso de 2012 da São Paulo Previdência depende da conclusão da revisão de recursos físicos e tecnológicos da autarquia, de modo a possibilitar o acolhimento satisfatório dos novos servidores. Todavia, já estão sendo tomadas as medidas cabíveis para que esses impedimentos sejam solucionados e que essa contratação ocorra com a maior brevidade possível.
Com relação à entrega de documentos e a realização de exame admissional, destacamos que, considerando a eficiência no gasto público, estes procedimentos foram realizados em etapa única para todos os convocados.
Na ocasião do comparecimento dos candidatos, representantes da autarquia informaram uma estimativa de prazo para a admissão; no entanto, foi ressaltado que tratava-se apenas de uma previsão, tendo em vista que o concurso tem validade de um ano, podendo ser prorrogado por mais um. Desse modo, foi acordado que a confirmação da data de ingresso seria formalizada, posteriomente, por meio do envio de mensagens por correio eletrônico e de telegramas, a exemplo do ocorrido com os candidatos já admitidos, cujas datas de ingresso obedeceram rigorosamente à ordem de classificação, conforme previsto no edital do concurso.
Até o presente momento, foram admitidos pela autarquia 63 Técnicos em Gestão Previdenciária e 36 Analistas em Gestão Previdenciária.
Assessoria de Relação Institucional – SPPrev

Candidatos deficientes do TJ/SP aguardam resultado
O concurso do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo teve a divulgação dos resultados provisórios e a convocação para as perícias médicas (para capital) dos PNEs há um tempinho. No edital constava que depois de cinco dias do exame, os PNE's receberiam e teriam o laudo com o resultado. Até agora nada foi informado, nenhuma atualização no site da Vunesp nem no do TJ.
Tentamos contato com ambos (TJ e Vunesp), porém, não nos responderam. A homologação do concurso será feita de uma só vez, ou por Circunscrição Judiciária?
Gabriel

Ainda há candidatos da região administrativa em questão (primeira região, capital) realizando perícia médica. Os cinco dias de prazo serão contados a partir do encerramento de todas as perícias programadas para a região.
Assessoria de Comunicação da Vunesp

Participe!
Envie suas dúvidas para o e-mail redacao@jcconcursos.com.br.

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.