MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Planejamento retomará autorizações para concursos

Um dos motivos para os novos concursos é a alta previsão de aposentadorias para os próximos anos, o que pode comprometer o funcionamento dos órgãos federais

Camila Diodato
Publicado em 25/09/2017, às 15h31

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News
Em entrevista concedida ao portal G1, o assessor especial do Ministério do Planejamento, Arnaldo Lima Junior, trouxe uma boa notícia para os concurseiros. Ele afirmou que a partir de 2019 serão retomadas as autorizações para diversos concursos públicos federais.
A informação vem para animar milhares de concurseiros que sonham ingressar no funcionalismo público. Apesar de parecer que há muito tempo pela frente, esta é a grande oportunidade para intensificar os estudos.
Segundo o assessor, o motivo principal para tal medida é o grande índice de aposentadorias previstas para os próximos anos. Os dados apontam que até 2027 o serviço federal perderá cerca de 40% dos servidores, por conta das aposentadorias. Foi então que ele declarou que os futuros processos seletivos serão para diversas instituições e áreas: “Todas as áreas vão voltar a ter concursos [de 2019 em diante]".
Os órgãos com situação mais crítica, com maior porcentagem de aposentadorias, são os seguintes: Comandos Militares (66%), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA (61,5%), Saúde, Previdência e Trabalho (59,3%), Ministério da Fazenda (48,3%) e Instituto Nacional do Seguro Social – INSS (42,4%).

Defasagem de servidores


Dados de abril deste ano mostram que o país tem um total de 232.781 postos vagos e 552.723 posições preenchidas. Ou seja, aproximadamente 30% das vagas do funcionalismo federal se encontram em aberto.
O déficit de funcionários atinge a Receita Federal do Brasil (RFB), Ministério do Trabalho, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ministério da Fazenda, INSS, MAPA, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Instituto Chico Mendes, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), entre tantos outros órgãos.

Pedidos de concursos federais


Tramita no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) dezenas de pedidos de concurso que somam milhares de vagas de diversos níveis de escolaridade. As ofertas estão distribuídas entre o Ministério da Fazenda, Ibama, DNIT, RFB, Ministério do Trabalho etc. Para conferir mais detalhes sobre tais solicitações, confira as seleções previstas aqui.
Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Governo Federal

Governo Federal
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

25/09/2018 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.