MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Concursos Federais: ministra Esther Dweck confirma que novas autorizações devem ocorrer

A realização de novos concursos federais foi confirmada pela ministra, bem como as novas edições do Concurso Nacional Unificado

Concursos Federais: ministra Esther Dweck confirma que novas autorizações devem ocorrer
Ministério da Gestão :ministra Esther Dweck Pedro França Agência Senado
Fernando Cezar Alves

Fernando Cezar Alves

fernando@jcconcursos.com.br

Publicado em 17/01/2024, às 12h48

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Em entrevista ao programa "Bom dia Ministra" desta quarta-feira, 17 de janeiro, a ministra da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck, reforçou que, além das seleções já em andamento ou em fase de publicação de editais, outros concursos federais deverão ser autorizados no decorrer dos próximos meses. Além disso, reforçou que novas edições do Concurso Nacional Unificado deverão ser promovidas no decorrer dos próximos anos. A intenção, segundo Dweck, é realizar novos CNUs a cada dois anos.

"Quando assumiu, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva constatou que os servidores públicos foram muito mal tratados. Praticamente não haviam sido realizados concursos na última gestão", disse. Segundo ela, a grande carência de pessoal acabou ocasionando um comprometimento da qualidade do serviço público prestado à população.

Foi nesse contexto que, segundo ela, de acordo com as necessidades e a dificuldades dos diversos ministérios de realizar seus concursos de forma isolada que surgiu a ideia de realizar o concurso unificado. Reforçou, ainda, que a aplicação das provas costumava ser muito centralizada em Brasília. No entanto, o Ministério da Gestão avaliou condições para descentralizar a aplicação das provas,permitindo a participação de mais candidatos.

Segundo Dweck, a realização do concurso unificado deve auxiliar, inclusive, na preservação ambiental e desenvolvimento das respectivas regiões. "Estamos exigindo, no concurso, um trabalho de potencializar esse tema como um tema central", disse. "Para a gente é muito importante que o funcionalismo público tenha isso como um mantra, não somente em relação aos novos servidores, mas também de quem está capacitando os servidores já em atividade", explicou. 

Concursos Federais: valorização dos servidores

Durante a entrevista, a ministra também tratou da valorização dos servidores, em geral.  "A PEC da transição permitiu não só a realização de concursos, mas também fazer uma recomposição salarial de 9% em 2023", explicou. Para 2024, a ministra reforçou que estão sendo recompondo benefícios, como auxílio alimentação, saúde e auxílio creche que, segundo ela, impacta muito os servidores com menores remunerações. 

Para 2025 e 2026, a ministra reforça aumento real de 4,5% em cada ano. "No governo Lula ninguém contará com perda real de salários", reforçou. 

Veja a entrevista completa com a ministra

A entrevista completa pode ser conferida aqui:

Siga o JC Concursos no Google Newsconcursosconcursos federaisconcursos 2024provas anteriores

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.