MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Marinha abre 46 vagas em curso para formar oficiais

A intenção é formar segundo-tenentes para o corpo da armada, de fuzileiros navais e de intendentes. O curso prevê treinamentos de sobrevivência no mar e na selva

Pâmela Lee Hamer
Publicado em 20/06/2014, às 11h53

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News
A Marinha do Brasil está selecionando 34 homens e 12 mulheres para os cursos de graduação da Escola Naval, que formarão oficiais para a armada, o corpo de fuzileiros navais e o corpo de intendentes.
Idade entre 18 e 23 anos (até janeiro de 2015) e ensino médio concluído ou em fase de conclusão habilitam os interessados para as vagas disponíveis.
Para registrar a participação é preciso acessar o site www.ensino.mar.mil.br, preencher o requerimento de inscrição e pagar a taxa de R$ 20. Pessoas que façam parte de família de baixa renda e estejam listadas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) poderão pedir a isenção do valor. O último dia para se inscrever e solicitar o abatimento de 100% é 31 de julho.
Os candidatos enfrentarão provas escritas objetivas de matemática, física (somente para os concursandos do sexo masculino), português e Inglês; redação; inspeção de saúde; teste de aptidão física; verificação de dados biográficos; verificação de documentos; e avaliação psicológica, além do período de adaptação.
As datas das avaliações objetivas e da redação, com tempo total de cinco horas, serão informadas posteriormente. Os intervalos de aplicação das demais fases são: inspeção de saúde: 21 de outubro a 12 de novembro; teste físico: 29 de outubro a 14 de novembro; e período de adaptação: 12 de janeiro de 2015 a 3 de fevereiro. 
Os exames serão realizados nos Estados do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, São Pedro da Aldeia, Angra dos Reis); Rio Grande do Sul (Rio Grande, Santa Maria, Porto Alegre); e nos municípios de São Paulo (SP), Brasília (DF), Vila Velha (ES), Salvador (BA), Natal (RN), Olinda (PE), Fortaleza (CE), Belém (PA), São Luís (MA), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Ladário (MS) e Manaus (AM).
O curso – A graduação da Escola Naval da Marinha do Brasil é formada pelo ciclo escolar, de quatro anos, e o ciclo pós-escolar, que dura um ano. Gratuita, a formação oferece alimentação, uniforme, vencimentos e assistências médico-odontológica, psicológica, social e religiosa.
O ciclo escolar é realizado em regime de internato. Cada ano corresponde a um período de verão e outro acadêmico, com estágios de sobrevivência na selva e no mar, viagens de instrução e treinamentos físico e militar-naval.
Para alunos do sexo masculino, a partir do 3º ano letivo será possível optar entre os seguintes cursos e habilitações: corpo da armada (mecânica, eletrônica ou sistemas de armas); corpo de fuzileiros navais (mecânica, eletrônica ou sistemas de armas); e corpo de intendentes (administração). As estudantes do sexo feminino serão alocadas no Corpo de Intendente da Marinha.
Durante o curso, os aspirantes serão avaliados por testes, trabalhos e provas; aptidão física; desempenho em práticas complementares; aptidão para o oficialato; e inspeção de saúde. 
Os aspirantes que concluírem o ciclo escolar com o aproveitamento necessário serão declarados guardas-marinha e matriculados no ciclo pós-escolar, que compreende: ensino militar-naval; complementações das áreas escolhidas no ciclo escolar; e viagem de instrução no Navio-Escola.
Ao fim desta etapa, os alunos serão graduados em ciências navais e nomeados segundo-tenente, posto que inicia a carreira de oficial da Marinha.
APOSTILAS PARA CONCURSOS - CLIQUE AQUI.
Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Marinha

Marinha - Marinha do Brasil
Vagas: 46
Taxa de inscrição: R$ 20
Cargos: Oficial
Áreas de Atuação: Forças Armadas
Escolaridade: Ensino Fundamental, Ensino Médio
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: AM, BA, CE, DF, ES, MA, MT, MS, PA, PR, PE, RJ, RN, RS, SC, SP

+ Agenda do Concurso

05/06/2014 Abertura das inscrições Adicionar no Google Agenda
31/07/2014 Encerramento das inscrições Adicionar no Google Agenda
04/02/2015 Prova Adicionar no Google Agenda
04/02/2016 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.