MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Concurso TRT: previstos 2.300 cargos na LOA 2023; confira distribuição

O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) definiu a distribuição dos 2.300 cargos para o concurso TRT. Saiba mais

Concursos TRT: prédio do Conselho Superior da Justiça do Trabalho
Concursos TRT: prédio do Conselho Superior da Justiça do Trabalho - Divulgação
Patricia Lavezzo

Patricia Lavezzo

patricia@jcconcursos.com.br

Publicado em 23/03/2023, às 08h35 - Atualizado às 08h47

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Boa notícia para o concurso TRT: o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) definiu a distribuição dos 2.300 cargos previstos pela Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023 (Lei 14.535/2023) para a Justiça Trabalhista. A informação foi divulgada no Portal do próprio órgão.

De acordo com o CSJT, a distribuição obedeceu a critérios objetivos de um estudo realizado pelo Conselho após a publicação da LOA 2023. Foram levados em consideração cálculos estatísticos relacionados ao quadro de pessoal da Justiça do Trabalho, obedecendo aos seguintes fundamentos:

  1. O número de cargos vagos divulgados por cada TRT nas respectivas páginas da Transparência em 31 de dezembro de 2022;
  2. A Resolução CNJ 219/2016, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a distribuição de servidores, de cargos em comissão e de funções de confiança nos órgãos do Poder Judiciário de primeiro e segundo grau, em especial os indicadores de Casos Novos por Servidor da área judiciária e o Índice de Produtividade por Servidor da área judiciária; e
  3. A Resolução CSJT 296/2021, que dispõe sobre a padronização da estrutura organizacional e de pessoal e sobre a distribuição da força de trabalho nos órgãos da Justiça Trabalhista de primeiro e segundo graus, especialmente que diz respeito à necessária força de trabalho mínima para cada Corte.

O CSJT ainda ressalta que reservou um quantitativo de cargos para provimento no Tribunal Superior do Trabalho – TST e para atender a situações pontuais.

Distribuição das vagas para o concurso TRT

A Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023 prevê 2.300 cargos para provimento através do concurso TRT. O Conselho Superior da Justiça do Trabalho definiu a distribuição da seguinte forma:

  • 300 para a magistratura;
  • 998 para analistas,
  • 876 para técnicos; e
  • 126 para reserva estratégica e TST.

No caso de técnicos e analistas, a distribuição das vagas para cada TRT pode ser conferida no quadro abaixo:

tabela cargos

Vale lembrar que cada TRT definirá o provimento dos cargos por áreas (administrativa, judiciária ou apoio especializado) e especialidades.

Siga o JC Concursos no Google Newsconcursos federaisconcursos 2024provas anteriores

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.