MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Carreira pública: um sonho possível a todos

Aprovado no último concurso, Maycon conta como conseguiu conquistar uma vaga no almejado concurso público do INSS

Maycon Chagas
Publicado em 15/10/2015, às 15h33

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Tomei a decisão de ingressar no serviço público após constatar, pela prática, aquilo que havia descoberto nos anos de faculdade: a extrema dificuldade do mercado profissional no setor privado para jornalistas. O mercado não tem tanto glamour quanto parece ser a profissão. Na prática, poucos viram celebridades da televisão, estrelas da mídia, como tantos na faculdade sonham em se tornar. A realidade profissional é dura. O mercado é pequeno, a remuneração é baixa, com pouquíssima segurança e estabilidade quase nenhuma e o desemprego é sempre uma ameaça que bate à porta. Além disso, a rotina de trabalho pode envolver jornada nos finais de semana.

Por todas essas razões, após trabalhar como assessor de comunicação de um vereador na minha cidade natal, Juiz de Fora/MG, decidi dedicar-me ao mundo dos concursos.

Isso ocorreu em 2010. Nos meados desse ano pedi demissão desse emprego, que era até bom para a realidade de onde eu morava, e foquei inteiramente nos concursos públicos. Havia juntado um dinheiro, nada muito grandioso, além de obter alguma renda jogando poker, minha atividade profissional paralela. Essas duas situações permitiam-me ter sustento mesmo sem trabalhar.

Contudo, não sabia como começar a estudar. Minha única certeza era a de que queria trabalhar na minha área de formação, como jornalista. Nesse momento de confusão, o site Questões de Concursos foi muito útil, sempre um parceiro e fonte de conhecimentos. Basicamente, todos os dias estava lá, separando e imprimindo questões para depois corrigi-las.

Com isto, consegui meu objetivo e, desde 11 de julho de 2014, estou trabalhando na assessoria de comunicação da Administração Central do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em Brasília/DF. Atuo na área que sempre quis, no atendimento à imprensa. O trabalho no INSS é muito gratificante, por exercer uma função social das mais importantes para a nação. O INSS deposita no país mais de R$ 300 bilhões ao ano, garante a renda de mais de 32 milhões de brasileiros que são beneficiários do instituto, fora as respectivas famílias.

Conquistei minha vaga através da primeira colocação no último concurso, realizado no início de 2013. Havia apenas uma vaga e eu consegui, superando centenas de concorrentes. No início, experimentei duas sensações diferentes: a satisfação de me realizar profissionalmente e a tristeza de ter de sair da minha cidade natal, onde sempre vivi, e mudar para uma cidade tão dura quanto Brasília.

Sem dúvida, cometi vários erros nesse processo pelo qual passei até ser aprovado em um concurso público, com a minha indisciplina. Por isto, aconselho a quem deseja ingressar no serviço público a ter como meta, essencialmente, a disciplina. Criem uma rotina de estudos. Não estudem apenas na véspera de um concurso, nem focados apenas em um ponto específico. Estejam prontos para o que vier. 

Hoje estou realizado sob todos os aspectos, o profissional e o pessoal. Estou casado com uma mulher linda e trabalho onde queria. Vivo uma vida perfeita, dos meus sonhos, e este é um tipo de vida que outras pessoas também podem conquistar. Basta ter foco e dedicação!

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Governo

Governo
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão

+ Agenda do Concurso

14/10/2016 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.