MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Escrevendo uma nova história para minha vida

Conheça a história do 1º colocado em sua região no concurso de agente administrativo da Polícia Federal de 2013

Rafael Gomes Santana
Publicado em 06/07/2015, às 12h18

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Sou de uma família simples de cinco irmãos. Comecei a trabalhar cedo na vida, acabei abandonando os estudos no 1º ano do ensino médio e só o concluí em 2008 através de exame supletivo. Além disso, ainda não tenho nenhuma formação superior.

Comecei a estudar para concursos em 2011 num cursinho presencial na minha cidade - Feira de Santana-BA. Foram seis meses do curso específico para o cargo de agente administrativo da Polícia Federal. Nessa época, eu não sabia absolutamente nada sobre concursos públicos e, como já citei, estava há muito tempo sem estudar. Tive que começar do zero em todas as matérias. Tenho duas filhas e minha motivação para mudar de vida foi o desejo de proporcionar a elas um futuro melhor.

Após fazer esse curso presencial, continuei estudando em casa. Comecei a pesquisar na internet sobre aulas para concursos e encontrei uma vídeo-aula demonstrativa de Direito Constitucional no YouTube do Professor Rodrigo Menezes.  Como essa aula me agradou muito, entrei no site do Concurso Virtual e resolvi adquirir o curso para agente administrativo da Polícia Federal.  

Nesse período, houveram algumas dificuldades. Fiquei desempregado durante oito meses e nesse tempo aproveitava para estudar o dia todo. Logo no início, como eu não tinha um notebook e havia apenas um computador em casa, que ficava na sala de estar, ao lado da televisão, eu estudava com um fone de ouvido para tentar não me distrair com o barulho da TV. Para piorar, quando adquiri a primeira vez o curso online, a internet começou a dar problema no bairro todo e funcionava somente a partir das 18h de um dia até às 7h da manhã do outro. A solução que encontrei foi trocar a noite pelo dia – estudar a partir das 18h e só dormir após as 7h da manhã.

Um tempo depois, consegui comprar uma mesa e um notebook, mas como a casa é pequena e no quarto não cabia a mesa, coloquei-a na garagem, onde ficava melhor para estudar. No entanto, a garagem é a entrada da casa e eu era interrompido várias vezes com qualquer pessoa que chegava à casa. Por isso, tive que mudar a mesa para o quintal, que foi o lugar que estudei até a aprovação. Após oito meses desempregado, voltei a trabalhar, mas não parei de estudar. Apesar das poucas horas diárias que me restaram, aperfeiçoei o planejamento do meu tempo e mantive a disciplina, pois sabia que a persistência me levaria ao sucesso e que as dificuldades existem somente para serem superadas.

Mantive o foco, sempre segui estudando as matérias desse concurso específico, de acordo o último edital (o de 2004). Fazia dessa forma: estudava a teoria, resolvia várias questões de provas anteriores e revisava o conteúdo sempre que errava ou tinha dúvida em alguma questão. Nesse meio tempo, realizei diversos certames, sem perder o foco na PF, e fui reprovado na grande maioria, o que serviu como um grande aprendizado. Mas, graças a Deus, à minha família e ao apoio e compreensão da minha namorada - Lorena, conquistei algumas boas e valiosas aprovações: 1º lugar no concurso de 2012 do SAC Bahia, processo seletivo simplificado; 26º lugar para técnico administrativo do Ibama 2012; 25º lugar no cargo de bombeiro da PM da Bahia e, o mais importante, 1º colocado no concurso de agente administrativo da Polícia Federal de 2013, na Bahia.

Despertei para importância da educação quando comecei a estudar para concursos, o que m,e fez tomar a decisão de buscar primeiro a estabilidade no serviço público e seus benefícios para depois cursar uma faculdade. Mas, agora, pretendo obter um diploma de nível superior, para assim poder buscar cargos melhores no serviço público. O que me fez obter esses resultados, em especial na Polícia Federal, não foi inteligência, muito menos genialidade, mas sim um conjunto de esforço, foco, dedicação, disciplina, superação, persistência e fé. Esse foi apenas o começo de uma nova história que decidi escrever em minha vida.

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo Empregos Diário do Concurseiro

Diário do Concurseiro
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda

05/07/2016 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.