MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

A vitória veio depois da mudança de rotina

Conheça a história de Domingos Diletieri, que conquistou o sonho de se tornar funcionário público na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Domingos Diletieri
Publicado em 20/04/2017, às 15h54

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News
Sou o Domingos Diletieri e hoje eu quero contar a vocês a minha trajetória no mundo dos concursos até conseguir a aprovação em 5° lugar para o cargo de administrador na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde estou atualmente.
Em 2010 eu trabalhava como analista de planejamento em uma rede de hotéis e, naquele ano, comecei a ver reportagens mostrando que seriam abertos diversos concursos públicos. Comecei a pesquisar mais sobre o assunto e, em setembro, me matriculei em um curso preparatório, que conciliei com o meu trabalho.
Não demorou para eu perceber que a turma estava muito mais avançada do que eu e aí resolvei largar o trabalho para me dedicar 100% aos estudos. Morava com meus pais, não tinha nenhuma despesa fixa e ainda tinha uma reserva na poupança.
Meu primeiro problema foi que, ao ter o dia inteiro para estudo, perdi uma rotina que tinha e comecei a acordar tarde, dormir tarde e passar a maior parte do dia com atividades de casa. Ajudava meus pais nas tarefas de casa, ficava assistindo a filmes, dormindo muito…
Estudava apenas de uma a três horas por dia e frequentava o curso. Fiz cerca de 40 concursos e os primeiros, em virtude do pouco tempo de estudo, com notas ruins. Por isso, me deu um desânimo e comecei a procurar emprego.
Logo, consegui emprego numa consultoria em logística e, quando saía do trabalho, corria para a biblioteca mais próxima para estudar e responder questão no site do Qconcursos.com. Novamente tive uma rotina diária e incluí os estudos nela.
Ao sair de uma prova de concurso, me distraí e bati o carro, na batida houve perda total e, com o dinheiro do seguro, entrei em um consórcio de um carro novo (cinco anos de prestações).
No primeiro semestre de 2013, acabou o contrato com a consultoria e fiquei desempregado. Comecei a enviar currículo para várias empresas, me cadastrei em vários sites de emprego mas não tive nenhuma entrevista.
Ao perceber que não poderia arcar com as parcelas do carro novo, resolvi colocá-lo à venda e tentar um bom preço antes de ficar no aperto.
Nesse período, em que não consegui trabalho, me neguei a voltar à antiga rotina que tinha em casa no início da minha preparação para concursos e resolvi ir todos dias para a biblioteca estudar.
De início fui de carro, depois passei a ir de bicicleta ou de ônibus, eram 16 km de distância. Esse foi o período em que eu mais estudei na minha vida, chegava à biblioteca por volta das 9h e saía às 21h, no dia tirava entre quatro a seis pequenos intervalos para ir ao banheiro ou lanchar. 
No celular tinha o áudio de algumas aulas e ficava ouvindo na hora de dormir e no trajeto enquanto me deslocava para qualquer lugar que fosse. O almoço tinha que ser às 11h, pois era o horário que havia pouca gente e eu não perdia muito tempo.
Passava o dia alternando entre videoaulas, livros e questões. O portal Qconcursos.com foi imprescindível para a melhoria nas provas. Resolvia entre 100 a 300 questões por dia de forma rápida, sem perder tempo com impressão de provas ou ficar tendo que verificar o gabarito das questões em outras folhas.
Cerca de um mês nessa rotina, começaram a aparecer os resultados: 30º lugar nos Correios para administrador; 3º lugar na Secretaria do Trabalho para gestor de unidade; 5º lugar na UFPE para administrador; 2º lugar no IFBA para administrador; e 20º lugar no IFSertão/PE para administrador. Por apenas quatro questões não fui aprovado para auditor fiscal de São Paulo, num cadastro onde todos foram chamados.
Em 22 de abril de 2015, fui nomeado na UFPE, local que estou gostando muito e que me fez encerrar a jornada de concurseiro. Pela aprovação, em primeiro lugar, agradeço aos meus pais pelo apoio e em seguida ao portal Qconcursos.com pelas questões.
Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo Empregos Diário do Concurseiro

Diário do Concurseiro
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: PE

+ Agenda

20/04/2018 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.