Tudo Sobre

Empregos Diário do Concurseiro

Concurso público: rumo à estabilidade empregatícia

Apesar de ser difícil, por conta da grande concorrência, é possível passar em um concurso público e se tornar um servidor



Júlio César Almeida
Publicado em 15/04/2016, às 16h13

A instabilidade econômica é visível e o desemprego a consequência dela. Tal fato faz com que todo mundo queira um cargo público, para assim ter um emprego estável. E posso dizer que comigo não foi diferente. Em 2012, iniciei minha trajetória de sucesso rumo à estabilidade. Ao todo, fiz sete concursos e fui aprovado em cinco deles, sendo que minha aprovação veio logo no primeiro certame.
Sempre pensei que tudo é possível se você acredita. Concursos com mil, dois mil, cinco mil ou até mais candidatos por vaga parecem impossíveis, mas não são. Se alguém conseguiu, você também consegue. Se for só uma vaga, é exatamente de uma que você precisa. Te digo que só é necessário estar preparado para quando a oportunidade bater a sua porta. 
No momento que comecei a me preparar para as seleções a maior dificuldade que tive foi o horário disponível para estudar. Mas com a internet, consegui aproveitar as pequenas “brechas” no meu tempo para estudar com materiais online, seja no computador ou até mesmo no celular. 
Nunca pensei em desistir e tinha em mente que mesmo que não conseguisse a aprovação no concurso que queria, a experiência adquirida teria quase o mesmo valor que a aprovação. 
Uma dica que dou a todos: estudar diariamente é fundamental. Mesmo que seja uma ou duas horas por dia. Outro detalhe é não ficar muitas horas seguidas estudando. É preciso fazer pequenos intervalos, seja para tomar uma água, seja para um café. 
Para mim, uma das melhores formas de se preparar para as seleções é com exercícios. E pesquisando na internet achei o portal QConcursos.com que oferece várias perguntas. Dessa forma, pude testar meus conhecimentos em relação às matérias e, ainda, ver o estilo das questões das bancas dos concursos que eu fazia. Isso, sem dúvidas, foi muito importante em todas as minhas preparações para os concursos que fiz.
Não posso deixar de falar da minha família, que foi parte essencial para o meu sucesso. Todos sempre me apoiaram e levantaram a minha autoestima. Depois de Deus, é claro, minha família foi sempre meu maior incentivo para nunca desistir.
Muitas pessoas dizem que é muito difícil conquistar um cargo público. Mas existe uma frase que eu gosto muito: “O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos”. Essas foram, sem dúvidas, palavras marcantes para mim. Sempre acreditei que tudo é possível com dedicação e esforço. Acreditar em si mesmo e em seu potencial sempre. Muitos olham para o céu e pedem a Deus muitas coisas, mas esperam somente que Deus faça a parte Dele e não procuram fazer a sua também.
Atualmente, já estou no quinto cargo público, ocupando a posição de fiscal assistente de transportes e obras rodoviários no Departamento de Estradas e Rodagens de Minas Gerais (DER/MG). Neste concurso, organizado pelo IBFC (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação), consegui a primeira colocação.
Mesmo tendo conquistado um posto no serviço público, não pretendo parar de prestar novos processos seletivos. Por isso, continuo com os estudos e, desta vez, o meu foco é a área federal.
Essa é a minha história rumo à estabilidade empregatícia. A mensagem que deixo a todos é: tenha fé em Deus e nunca deixe de fazer sua parte.

+ Resumo Empregos Diário do Concurseiro

Diário do Concurseiro
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SE, SP, TO

+ Agenda

15/04/2017 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

Comentários

Mais Lidas