Tudo Sobre

Empregos Entrevista

Dicas de como se preparar para os concursos

Em entrevista ao JC&E, o professor José Wilson Granjeiro diz como devem ser conduzidos os estudos.



Redação
Publicado em 19/05/2008, às 12h30

Enfrentar a rotina de preparação para concursos tão concorridos como o da Receita Federal nem sempre é fácil. Disciplina e persistência são fatores essenciais para aqueles que desejam obter um bom resultado. Alguns optam por freqüentar cursinhos com aulas específicas, enquanto outros preferem comprar as apostilas e estudar por conta própria.

Em entrevista ao Jornal dos Concursos & Empregos, o professor José Wilson Granjeiro, especialista em concurso, diretor e professor titular de Direito Administrativo e Administração Pública do Obcursos, em Brasília, dá dicas de como os interessados nas carreiras de Auditor e Analista Tributário da Receita Federal devem conduzir os estudos durante o período de preparação.

Para dar início aos estudos, Granjeiro recomenda que seja dada uma atenção especial às matérias de maior peso, mais difíceis e que mais reprovam, como Contablidade, Direito Tributário e Português. E, para aqueles que querem começar a se preparar com uma certa antecedência, ele afirma que o conteúdo programático de concursos anteriores podem servir de base, desde que o candidato fique atento às atualizações. “Em concursos para a carreira fiscal, pouco tem sido modificado de um concurso para outro. O cuidado do candidato deverá ser o estudo de livros e apostilas atualizados, especialmente com a jurisprudência dos nossos Tribunais Superiores”, explica.

Visto que nem sempre é possível o candidato freqüentar cursinhos preparatórios para o concurso, muitos optam por estudar em casa, o que, segundo Granjeiro, não torna impossível a aprovação, apesar das dificuldades. “É muito complexo, porém não impossível. A grande dificuldade será saber o que estudar e a forma recente de cobrança dos assuntos em provas - informações que detêm os professores de cursinhos que, na sua maioria, são ou foram auditores”, completa.

Entre as dicas para conseguir aprovação, Granjeiro destaca as seguintes:

- Matricular-se em um curso de tradição e de resultados de aprovação neste tipo de concurso;

- Adquirir livros e apostilas com provas anteriores, preferencialmente comentadas;

Fazer cursos por matéria e de exercícios;

- Reservar de duas a três horas por dia, afora as aulas de cursinho, para fazer os próprios resumos e resolver pelo menos as últimas provas do concurso para AFRF ou equivalente;

- Estudar em grupo com, no máximo, três membros.

O professor ainda acrescenta: “Os aprovados nos concursos anteriores relatam que tiveram uma rotina de estudo de sete horas diárias – de segunda a segunda – pelo período de um a dois anos. Resolvendo as últimas provas, o candidato observará quais tópicos foram mais freqüentes nos concursos e a partir daí poderá elaborar o seu plano de estudo e fazer a coleta dos materiais que deverá devorar”.



(J.P.)

+ Resumo Empregos Entrevista

Entrevista
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão

+ Agenda

19/05/2009 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

Comentários

Mais Lidas