Próximos concursos da Polícia Civil

A professora Sandra Ceraldi Carrasco, nesta edição, informa os candidatos que aspiram a uma vaga nos quadros da Polícia Civil de São Paulo sobre o emprego da correlação verbal nos mais variados contextos.

Redação
Publicado em 14/03/2012, às 15h56

Sandra Ceraldi Carrasco
A professora Sandra Ceraldi Carrasco, nesta edição, informa os candidatos que aspiram a uma vaga nos quadros da Polícia Civil de São Paulo sobre o emprego da correlação verbal nos mais variados contextos. Estude com a especialista de concursos, acesse às suas dicas disponíveis on-line e sucesso em sua prova!
Os verbos, na Língua Portuguesa, exprimem ação, fenômeno e estado. São classificados em regulares, irregulares, defectivos e abundantes. Além de sua classificação morfológica, temos de observá-los em frases, pois se combinam entre si. 
Veja algumas frases e atente-se aos modos e tempos combinados!
• presente do indicativo + presente do subjuntivo: Exijo que você atenda  rápido.
• pretérito perfeito do indicativo + pretérito imperfeito do subjuntivo: Exigi que ele atendesse rápido.
• presente do indicativo + pretérito perfeito composto do subjuntivo: Espero que ele tenha atendido rápido. • pretérito imperfeito do indicativo + mais-que-perfeito composto do subjuntivo: Queria que ele tivesse atendido rápido.
• futuro do subjuntivo + futuro do presente do indicativo: Se você atender rápido, eu ficarei feliz.
• pretérito imperfeito do subjuntivo + futuro do pretérito do indicativo: Se você fizesse o atendimento rápido, eu ficaria mais tranquila.
• pretérito mais-que-perfeito composto do subjuntivo + futuro do pretérito composto do indicativo: Se você tivesse feito o  atendimento rápido, eu teria ficado mais tranquila. 
• futuro do subjuntivo + futuro do presente do indicativo: Quando você fizer o atendimento rápido, acalmarei. • futuro do subjuntivo + futuro do presente composto do indicativo: Quando você fizer o atendimento rápido, já  terei saído.
Bons Estudos!
Professora Sandra Ceraldi Carrasco, consultora e especialista em Língua Portuguesa, autora de livros e periódicos na área. Há mais de 20 anos ministra cursos e palestras, com índice recorde de aprovação. Seu mais recente trabalho aborda de forma prática o Acordo Ortográfico. Atualmente é coordenadora do curso preparatório IPA. Contato: professora.sandracarrasco@uol.com.br.

Comentários

Mais Lidas