MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Dicas para alcançar o sucesso

Não existe receita de bolo, um passo a passo pré-definido, para o sucesso, seja na vida profissional, nos concursos ou na vida pessoal. Mas existem algumas dicas que, se colocadas em prática, podem ajudar

William Douglas
Publicado em 01/03/2017, às 11h34

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News
Não existe receita de bolo, um passo a passo pré-definido, para o sucesso, seja na vida profissional, nos concursos ou na vida pessoal. Mas existem algumas dicas que, se colocadas em prática, podem ajudar. 
A primeira delas é ter equilíbrio. O equilíbrio é essencial para obter e manter o sucesso. Busque sempre o seu ponto de equilíbrio, o caminho muito mais produtivo e saudável para alcançar seus objetivos sem exageros. Se você está se preparando para concursos, não deixe de dormir, ou estude até a exaustão; se quer perder peso, não suprima completamente um grupo alimentar – salvo por orientação médica – e tente distribuir melhor ao longo do dia suas refeições. Equilíbrio é a palavra chave. 
Outra dica importante é: esteja presente naquilo que está fazendo. Dedicação é fundamental, esteja você se preparando para uma prova ou construindo um relacionamento. Não adianta estudar a matéria com a cabeça no lazer, na viagem, nos amigos... esteja presente, dedique tempos específicos para suas atividades e direcione sua atenção para o que se propôs a fazer naquele tempo, você verá que tudo terá mais qualidade. 
O que faz lembrar a terceira dica, que é entender que qualidade vale mais do que quantidade. Muitos perguntam quantas horas devem estudar para serem aprovados e sempre respondo que mais importante que a quantidade de horas estudando é a qualidade das horas estudadas, mesmo que sejam poucas. Não há um número específico de horas de estudo onde a aprovação é garantida. O número de horas ideal é o maior número de horas desde que a pessoa mantenha a qualidade do estudo e um mínimo de equilíbrio em sua vida pessoal.
Se estão faltando horas no seu dia ou na sua semana, mesmo após uma boa administração do tempo, pode ser que sua preparação demore mais tempo. E, tudo bem! Muitos dos servidores de hoje passaram pelo que você está passando e atualmente estão realizados. 
Algo que se refere ao equilíbrio e dedicação, mas que vai além, é que todos têm quantidades mínimas de sono, trabalho e outras atividades, sem as quais elas não rendem. Você deve descobrir suas reais necessidades de cada atividade e pode melhorar sua relação estando presente nelas (fazendo-as bem e sem pensar em outras) e até mudar o número de horas a partir de um novo padrão de vida (Exemplo: 1. pessoas sedentárias precisam dormir mais: se você deixar de ser sedentário, terá mais horas de vida acordado e maior qualidade nelas; 2. pessoas que esquecem os problemas antes de dormir irão mais rapidamente para o estágio de sono profundo e vão descansar melhor, recuperando-se mais do que aqueles que ficam remoendo problemas sobre o travesseiro).
Por último, nada substitui o estudo com prática, por isso, faça resumos, revisões periódicas e exercícios. Provas anteriores são sempre boas, seja apenas para resolver questões ou para simular as condições da prova. Fazer provas também é uma prática importante, é sua forma praticar e aprender onde sua preparação precisa melhorar. Quem sabe uma dessas provas de teste não é sua vaga, mesmo que seja no famoso concurso escada?
Essas dicas não funcionam apenas para solteiros e sem filhos que estão se preparando para concursos. Servem para pessoas casadas, com filhos, com problemas, com doença na família, com idade avançada. Não aceite qualquer tipo de limitação ou rótulo, tudo isso é ilusão. O máximo que a vida pode exigir de você é um pouco mais de esforço.
William Douglas é juiz federal, professor universitário, palestrante e autor de mais de 40 obras, dentre elas Como Passar em Provas e Concursos e As 25 Leis Bíblicas do Sucesso. Site: www.williamdouglas.com.br. Acompanhe-o nas redes sociais (@site_wd, @site_wd2 e William Douglas - Facebook).
Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.