Tudo Sobre

Concurso Educação

Divulgados os gabaritos para Temporários

A avaliação contou com 212 mil candidatos inscritos.



Redação
Publicado em 19/12/2008, às 09h51

A Secretaria de Estado da Educação liberou os gabaritos das provas destinadas a Professores Temporários, aplicadas no dia 17 de dezembro, em todo o Estado. Cerca de 212 mil participaram da avaliação.

São 14 gabaritos: um para prova de ciclo 1 (1ª a 4ª série) do Ensino Fundamental e 13 para ciclo 2 (5ª a 8ª série)  do Fundamental e Ensino Médio. Confira as respostas no anexo abaixo.

Dos 212 mil inscritos para a prova, 112 mil são de fora da rede estadual - 100 mil já dão aulas em escolas estaduais.

Pela primeira vez foi realizada uma prova na rede estadual que conta pontos, já que até este ano a escolha de aula era baseada apenas em tempo de serviço e títulos. Agora os três critérios são válidos – tempo de serviço e prova têm o mesmo peso.

Quem não participou da prova ficará fora da rede no próximo ano, pois a lista de classificação será usada para a atribuição e para qualquer contratação de Professores durante o ano.

A classificação terá prazo de um ano. Os Temporários atribuem aulas depois dos cerca de 130 mil professores efetivos.


Prova
A avaliação foi composta por questões objetivas sobre as Diretrizes da Educação determinadas pelo governo estadual, o que inclui atividades específicas do Professor – sem contemplar a parte pedagógica. A classificação será composta em 50% do resultado da prova e os outros 50% da pontuação do docente na rede (tempo de serviço).


Com 25 questões (testes - cada um valendo 3,2 pontos), a prova, que neste ano foi aplicada pela primeira vez, valerá 80 pontos no total, o mesmo peso do tempo de serviço. Os títulos (mestrado e doutorado, por exemplo) valerão outros 20 pontos, podendo-se chegar a um total de 180 pontos.

A prova teve como base a Proposta Curricular do Estado, já implantada pela Secretaria neste ano de 2008 (conteúdo disponível no site da Secretaria – www.educacao.sp.gov.br). Com isso, a Secretaria especifica uma forma de verificar quais Professores estão mais aptos nos conteúdos de suas disciplinas. Os participantes puderam escolher até duas disciplinas para a prova - seguindo sua aptidão. Por exemplo, Professores que desejam dar aulas de matemática e química participaran de provas destas duas disciplinas, sendo averiguados o conteúdo curricular. Os Professores de ciclo 1 (1ª a 4ª do Ensino Fundamental) tiveram prova diferente, já que dão aulas de todas as disciplinas.

Em 2009 a Secretaria iniciará os concursos para preenchimento de 75 mil cargos destinados a professores efetivos, com carga de 10 horas semanais.

Com informações da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo

+ Resumo do Concurso Educação

Educação
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: SP

+ Agenda do Concurso

19/12/2009 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

Comentários

Mais Lidas