Concurso DPE/RS: último dia de inscrição para defensor

Carreira paga R$ 22,2 mil e é destinada a bacharéis em direito com experiência mínima de três anos em atividade jurídica. Interessados têm até as 14h de hoje para garantir candidatura no concurso da DPE/RS

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro
Publicado: 30/04/2018 - 08:03 | Atualizado: 30/04/2018 - 08:03

Terminam às 14h desta segunda-feira (30) as inscrições do concurso da DPE/RS (Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul) para 50 vagas de defensor público, sendo dez reservadas a negros, cinco a pessoas com deficiência e duas a índios.

A carreira paga R$ 22.213,43 e pode ser disputada por profissionais graduados em direito e com experiência mínima de três anos em atividade jurídica.

As inscrições para o concurso da DPE/RS devem ser registradas mediante o preenchimento de formulário disponível no site da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br), organizadora da seleção. O valor da taxa é de 280.

Sobre as provas do concurso da DPE/RS 2018

O processo seletivo envolverá, ao todo, cinco fases. Na primeira delas, em 10 de junho, os candidatos farão prova objetiva com 100 questões de múltipla escolha e duração de cinco horas.

As perguntas abordarão língua portuguesa, criminologia e conhecimentos em direito constitucional, administrativo, tributário, civil, processual civil, do consumidor, penal, processual penal, execuções penais, da criança e do adolescente, institucional e direitos humanos.

A segunda etapa terá provas discursivas, enquanto na terceira haverá sindicância sobre a vida pregressa e exames de sanidade física, psiquiátrica e aptidão psicológica, além de entrevista e avaliação oral.

Na sequência, nas fases de número quatro e cinco, os participantes realizarão, respectivamente, prova de tribuna e análise de títulos.

Os testes estão programados para ocorrer em Porto Alegre. As datas de aplicação serão oportunamente divulgadas pela Fundação Carlos Chagas por meio da página do processo seletivo na internet.

De acordo com o edital, o concurso terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul.

Conteúdo programático parcial para o concurso da DPE/RS 2018

Língua portuguesa - Português brasileiro. 1. Ortografia: sistema ortográfico vigente. 2. Morfologia: flexão e classificação das palavras. 3. Sintaxe: função de termos, coordenação e subordinação, concordância, regência, crase, colocação dos pronomes. 4. Pontuação. 5. Semântica: propriedades do significado (sinonímia, antonímia, hiponímia, hiperonímia, ambiguidade, pressuposição, acarretamento, metáfora). 6. Recursos estilísticos: discurso direto e indireto e sua transformação. 7. Compreensão e interpretação de textos: análise de estrutura e conteúdo, coesão e coerência. 8. Variação linguística e adequação de linguagem: norma culta.

Criminologia - Criminologia. Definição da área de conhecimento. Métodos adotados: empirismo e interdisciplinaridade. Objetos da criminologia: delito, delinquente, vítima, controle social. 2. Funções da criminologia. Relações entre criminologia, política criminal e direito penal. 3. Modelos teóricos da criminologia. Teorias sociológicas. Prevenção da infração penal no Estado democrático de direito. Prevenção primária. Prevenção secundária. Prevenção terciária. Modelos de reação ao crime. 4. Escolas Criminológicas. 5. Movimentos criminológicos contemporâneos. 6. Criminologia Cultural.

Confira o conteúdo programático completo para o concurso de defensor da DPE/Rio Grande do Sul

Vídeos Defensoria

Concursos Relacionados

Mais Lidas

Mais Recentes

Shopping