Tudo Sobre

Concurso DPU

DPU define organizadora para concurso de defensor

A escolhida é o Cespe/UnB. A seleção será para cadastro de pessoal, com exigência de nível superior em Direito e registro na OAB



Fernando Cezar Alves
Publicado em 04/09/2014, às 12h18

Mais um passo para que a Defensoria Pública da União (DPU) realize seu próximo concurso público para o cargo de defensor. Foi publicado, nesta quinta-feira (4), o extrato de dispensa de licitação para escolha do Cespe/UnB como organizadora. A seleção deverá ser para formar cadastro reserva de pessoal em todos os estados e para concorrer é necessário possuir nível superior em Direito, registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na data de posse e, no mínimo, dois anos de atividade jurídica. A remuneração inicial da categoria é de R$ 15.719,13. A expectativa é de que a publicação do edital ocorra em breve, logo após a assinatura do contrato com a escolhida.

Embora o concurso seja somente para cadastro, a expectativa é de que seja grande a quantidade de nomeações, uma vez que o órgão possui 586 vagas em aberto para o cargo. Porém, de acordo com a assessoria de imprensa do DPU, o órgão não possui disposição orçamentária para aumentar a despesa atual com servidores. Desta forma, o concurso será somente para garantir a manutenção do quadro atual, para repor eventuais afastamentos.

A existência destas vagas se deve à Lei 12.762, de 2012, que cria 789 vagas, sendo 732 na segunda categoria, 48 na primeira e nove na categoria especial. Como o órgão ainda possui 136 remanescentes do último concurso, realizado em 2010, 596 permanecem em aberto.

No concurso de 2010 foram oferecidas 134 vagas e a organizadora também foi o Cespe/UnB.

Provas – Na ocasião foram aplicadas provas objetivas, dissertativas, avaliação oral e análise de títulos. A primeira foi composta de 50 questões sobre direito civil, direito processual civil e direito internacional privado, 50 de direito penal, direito processual penal, direito penal militar e direito processual penal militar, 50 de direito do trabalho, direito processual do trabalho, direito previdenciário, direito tributário, direito administrativo e direito eleitoral e 50 de direito internacional público, direito constitucional, direitos humanos, princípios institucionais da Defensoria Pública e noções de filosofia, ciências políticas e sociologia.         

APOSTILAS PARA CONCURSOS - CLIQUE AQUI

+ Resumo do Concurso DPU

DPU - Defensoria Pública da União
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Defensor Publico da Uniao
Áreas de Atuação: Judiciária / Jurídica
Escolaridade: Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 15719,00
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SE, SP, TO

+ Agenda do Concurso

04/09/2015 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

Comentários

Mais Lidas