No interior do Estado de São Paulo, a cerca de 170 km da capital, a cidade de Araras selecionará 20 motoristas de ônibus para trabalhar junto ao Serviço Municipal de Transporte Coletivo de Araras (TCA). Do total de vagas abertas, uma é reservada para pessoas portadoras de deficiência.
Requisitos e vencimento
Para participar do processo seletivo os candidatos não precisam ter
ensino fundamental completo, mas necessitam possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria “D” ou superior e Curso de Transporte Coletivo de Passageiros.
O
salário oferecido pela prefeitura para o cargo é de R$ 1.329 para jornadas de trabalho de 40 horas semanais.
Participação
Os interessados em se candidatar no concurso devem se inscrever a partir de 5 de janeiro (segunda-feira) no site do
Instituto Nosso Rumo (www.nossorumo.org.br). As inscrições custam R$ 25 e seguirão até as 22h do dia 5 de fevereiro. O pagamento da taxa pode ser feito até 6 de fevereiro em agências do banco Santander.
Para aqueles que querem participar do certame, mas não têm acesso à internet, a prefeitura oferece os computadores do programa “Acessa SP”. O centro é localizado na praça Barão de Araras, sem número, e fica aberto em dias úteis das 8h às 17h.
Seleção
O processo seletivo será feito a partir de uma prova objetiva e um teste prático. A primeira parte da avaliação será aplicada em 8 de março; os locais e horários de realização só serão divulgados para os candidatos a partir do dia 4 de março.
Com duração de três horas, a prova de múltipla escolha terá 30 questões divididas da seguinte maneira: dez de língua portuguesa, cinco de matemática, cinco de conhecimentos gerais e dez de conhecimentos específicos.
Os 40 melhores colocados nesta primeira etapa serão convocados para o teste prático, que será aplicado em 12 de abril. O exame prático tem caráter eliminatório e serve para aferir a capacidade de adequação funcional e situacional do candidato às exigências e ao desempenho eficiente das atividades.
Atribuições
É responsabilidade do motorista de ônibus, além de dirigir o veículo de transporte coletivo, verificar abastecimento de combustível, água e lubrificante, comunicar ao superior imediato qualquer anomalia no funcionamento dos veículos, respeitar as leis de trânsito e executar tarefas correlatas.
Siga o JC Concursos no Google News