A Escola de Formação Complementar do Exército disponibilizou um novo edital de concurso público com objetivo de preencher 40 oportunidades no Curso de Formação de Oficiais do Quadro Complementar em 2017 (CFO/QC).
Estão disponíveis as áreas de ciências contábeis (7), direito (15), enfermagem (6), informática (10) e veterinária (2).
Requisitos
Para concorrer, o interessado deve possuir
formação superior na área de interesse; registro no órgão fiscalizador da profissão; idade máxima de 36 anos no dia 31 de dezembro do ano de sua matrícula; alturas mínimas de 1,60m (homem) e 1,55m (mulher); entre outras exigências.
Como concorrer
As
inscrições do
concurso do Exército serão recebidas até o dia 5 de agosto pelo endereço eletrônico
www.esfcex.ensino.eb.br.
O valor da taxa de participação é de R$ 120.
Seleção
O
concurso do Exército envolverá as etapas de
exame intelectual (
EI);
inspeção de saúde (
IS);
exame de aptidão física (
EAF);
verificação documental preliminar; e revisão médica e comprovação dos requisitos para matrícula.
O
exame intelectual se dará por meio de
prova escrita, com duração de quatro horas e 70 questões distribuídas em duas partes, a ser realizado às 9h do dia 18 de setembro.
A primeira parte trará 30 perguntas de conhecimentos gerais, para todos os candidatos, abrangendo língua portuguesa (7), história do Brasil (8), geografia do Brasil (8) e idioma estrangeiro – língua inglesa ou espanhola (7). Já a segunda parte prevê 40 testes objetivos de conhecimentos específicos. Os locais serão informados a partir de 5 de setembro.
Dicas para o concurso do Exército
O
JC&E entrevistou o Capitão
Médico Veterinário do Exército, Otávio Augusto Brioschi Soares. Ele também é coordenador e professor do
curso para concurso de médico veterinário do Exército da Escola Atuallys e falou sobre a carreira, além de dar algumas dicas para quem pretende começar a estudar agora.
A ideia de formar um curso específico para quem quer entrar como
veterinário do Exército veio da grande demanda de pessoas que o procuravam para obter dicas de estudo e aprovação.O Capitão contou que passou no
concurso do Quadro Complementar do Exército para o posto de médico veterinário em 2005 e ingressou na corporação em 2006, quando tinha um ano de formado na graduação e cursava o mestrado. Para ele, os principais atrativos da carreira que escolheu são a possibilidade de contribuir com a nação e realizar coisas muito diferentes, como missões no exterior, sobrevivência na selva, prática de tiro e treinamentos militares, etc; a possibilidade de praticar a medicina veterinária em sua amplitude: clínica, cirurgia, proteção de água e alimentos, saúde pública, etc; e o bom rendimento comparado com o médio do mercado, a estabilidade, férias e 13º salário, alguns benefícios como plano de saúde e moradia (em algumas localidades).
Embora tenha tido uma rotina bastante rígida de estudo, com 3 a 4 horas por dia durante 8 a 10 meses, ele lista o que acredita serem os fatores decisivos para sua aprovação: “uma rotina é fundamental para ter performance, pois para bater todo o conteúdo é preciso performance nos estudos; focar muito no edital, na bibliografia e em provas anteriores; troca de informação e de experiência com outros candidatos ou aprovados; e uso de apostilas ajudam muito também”, disse.Na visão do Capitão e professor, “o tempo para estudo é muito relativo, normalmente os aprovados iniciam os estudos antes da publicação do edital, mas depende muito da rotina estabelecida pelo candidato”, afirma.
Apesar de dar aulas no curso específico para quem quer ingressar como médico veterinário, o Capitão deu dicas gerais para quem vai começar a estudar agora:1 – Concentre-se muito nos estudos; 2- Tenha planos com rotinas pré-definidas; 3- Procure informações na imprensa e contato com outros candidatos e aprovados em concursos anteriores; 4- Participe de grupos de estudos ou cursos para concursos
Siga o JC Concursos no Google News+ Resumo Empregos Exército
Exército
Vagas: 40
Taxa de inscrição:
R$ 120
Cargos: Oficial
Áreas de Atuação: Forças Armadas
Escolaridade: Ensino Superior
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: AC,
AL,
AP,
AM,
BA,
CE,
DF,
ES,
GO,
MA,
MT,
MS,
MG,
PA,
PB,
PR,
PE,
PI,
RJ,
RN,
RS,
RO,
RR,
SC,
SP,
SE,
TO
+ Agenda
22/06/2016 Abertura das inscrições
05/08/2016 Encerramento das inscrições
05/09/2016 Prova
18/09/2016 Prova
28/03/2017 Divulgação do Resultado