Saiu nesta quarta-feira (15), no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, o edital para o próximo concurso público da Polícia Civil (RJ) que vai preencher 600 vagas de inspetor de polícia (6ª classe).
Do total de oportunidades, 5% estão reservadas a portadores de deficiência e 20% a candidatos negros ou índios.
Com uma carga horária de 40 horas semanais, a carreira oferece remuneração de R$ 2.087,70 e exige diploma de nível superior, além de carteira de habilitação – no mínimo na categoria B.
Pagando uma taxa de participação no valor de R$ 85, os interessados poderão se inscrever entre 16 de fevereiro e 29 de março, exclusivamente pela internet, por meio do site da Fundação Euclides da Cunha (www.fec.uff.br), empresa responsável pela primeira etapa do concurso.
A isenção do pagamento da taxa será concedida somente aos membros de famílias de baixa renda inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Os requerimentos poderão ser feitos até o dia 1º de março, no site da organizadora.
O processo seletivo será composto por prova de conhecimentos, prova de capacidade física, exame psicotécnico, exame médico e curso de formação. As datas ainda não foram divulgadas.
Com duração máxima de cinco horas, a primeira etapa da seleção (prova de conhecimentos) trará 100 questões de múltipla escolha, sendo 30 de língua portuguesa, 50 de conhecimentos específicos e 20 de conhecimentos básicos de informática. O exame será aplicado nas cidades de Angra dos Reis, Volta Redonda, Barra Mansa, Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Macaé, Niterói, São Gonçalo, Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. Os municípios que contabilizarem menos de 1.000 inscrições serão excluídos da aplicação de provas.
Leandro Cesaroni
Veja também:
UFRJ/RJ: universidade divulga edital com 197 oportunidades
Nuclep/RJ: abertas 20 vagas para nível fundamental
Siga o JC Concursos no Google News