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Concurso Secretaria da Educação

Sedu/ES abre inscrições de concurso para 1.178 vagas

Estão disponíveis as disciplinas de arte, biologia/ciências, educação física, filosofia, física, geografia, história, língua inglesa, língua portuguesa, matemática, química e sociologia. Carreira exige licenciatura plena na área escolhida



Renan Abbade
Publicado em 27/11/2015, às 11h05

No Espírito Santo, a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) abriu o prazo das inscrições do concurso público que oferece 1.178 oportunidades na carreira de professor B – ensino fundamental e médio.

Estão disponíveis as disciplinas de arte, biologia/ciências, educação física, filosofia, física, geografia, história, língua inglesa, língua portuguesa, matemática, química e sociologia.

O cargo requer curso de nível superior de licenciatura plena na área escolhida.

As remunerações estão entre R$ 1.982,55 e R$ 3.554,92 para jornadas de trabalho de 25 horas por semana.

Como participar do concurso


As inscrições do concurso da Sedu serão aceitas até o dia 14 de dezembro pelo endereço eletrônico da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br), organizador do processo seletivo.

O valor da taxa de participação é de R$ 80.

Etapas do concurso


O concurso da Sedu envolverá exame de habilidades e conhecimentos, mediante aplicação de provas objetivas e de prova discursiva; e avaliação de títulos.

Prepare-se para o concurso da Secretaria da Educação do Espírito Santo (Sedu/ES)

Provas Anteriores da Secretaria da EducaçãoVideoaulas para Secretaria da EducaçãoAPOSTILA CONCURSO SEDU/ES

Os exames objetivos e discursivo contarão com duração de cinco horas e serão aplicados no dia 31 de janeiro nas cidades de Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares, São Mateus e Vila Velha, conforme opção de cidade de prova indicada pelo candidato no formulário de inscrição.

Os locais e horários dos testes serão divulgados oportunamente no site das inscrições.

Atribuições do professor


Preparar e ministrar aulas; avaliar e acompanhar o aproveitamento do corpo discente de ensino fundamental e ensino médio, no respectivo campo de atuação, em conformidade com a previsão do anexo III da Lei nº 5.580, de 13 de janeiro de 1998 e alterações (Plano de Carreira e Vencimentos do Magistério), bem como em conformidade com o artigo 13 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; zelar pela aprendizagem dos alunos; estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento; cumprir os dias letivos e horas/aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, a avaliação e ao desenvolvimento profissional; colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.

Conteúdo programático


Conhecimentos básicos
Língua portuguesa –
Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados: identificação de informações explícitas e implícitas; significado de palavras e expressões; distinção entre fato e opinião; tema do texto. Suporte, gênero e enunciador do texto; função sociocomunicativa de um gênero textual; Interpretação com o auxílio de material gráfico diverso; textos de diferentes gêneros. Relação entre textos: diferentes formas de tratar uma informação; posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou tema; intertextualidade. Coerência e coesão referencial e sequencial: relações entre as partes do texto; identificação da tese do texto; relação entre tese e argumentos; estratégias argumentativas; partes principais e secundárias no texto; relações de sentido entre recursos verbais e não verbais. relação causa/consequência entre partes e elementos do texto; relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc. Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido: efeitos de ironia ou humor em textos variados; efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações, da escolha de uma determinada palavra ou expressão; exploração de recursos ortográficos, morfossintáticos e estilísticos. Variação linguística: marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor do texto; marcas linguísticas ou situações de uso que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro.

Conhecimentos pedagógicos – Aspectos Filosóficos da Educação: O pensamento pedagógico moderno: iluminista, positivista, socialista, escolanovista, fenomenológico-existencialista, antiautoritário, crítico. Tendências atuais: liberais e progressistas. O pensamento pedagógico brasileiro: correntes e tendências na prática escolar; Aspectos Sociológicos da Educação: As bases sociológicas da Educação, A Educação como processo social, As instituições sociais básicas, Educação para o controle e para a transformação social, cultura e organização social, Desigualdades sociais, a relação escola/família/comunidade. Educação e Sociedade no Brasil. Aspectos Psicológicos da Educação: A relação desenvolvimento/aprendizagem: diferentes abordagens; A relação pensamento/linguagem a formação de conceitos; Crescimento e desenvolvimento: o biológico, o psicológico e o social. O desenvolvimento cognitivo e afetivo; Avaliação: A avaliação como processo; Avaliação do sistema educacional, avaliação institucional e o uso dos resultados da avaliação. Didática; A relação professor/aluno; A função social do ensino; Os objetivos educacionais, os conteúdos de aprendizagem; As relações interativas em sala de aula; o papel dos professores e dos alunos; Organização social da classe; os direitos da criança e do adolescente; A sala de aula e sua pluralidade; Planejamento da ação didática: Planos de curso, Aula e ensino. Diretrizes, Parâmetros, Medidas e Dispositivos Legais para a Educação: A LDB atual, O Estatuto da Criança e do Adolescente; As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio. O Currículo Básico da Rede Estadual do Espírito Santo.

Sobre FCC - Fundação Carlos Chagas

Instituição de direito privado e sem fins lucrativos, a Fundação Carlos Chagas (FCC) concentra suas atividades em duas grandes áreas: pesquisa/educação e organização de concursos/processos seletivos. A banca pode ser contatada pelo telefone (11) 3723-4388, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.

+ Resumo do Concurso Secretaria da Educação

Secretaria da Educação
Vagas: 1178
Taxa de inscrição: R$ 80
Cargos: Professor
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 1982,55 Até R$ 3554,92
Organizadora: FCC
Estados com Vagas: ES

+ Agenda do Concurso

26/11/2016 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

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