A Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (Seduc/MA) disponibilizou o edital do concurso público que conta com 1.800 vagas, sendo 1.500 imediatas e 300 para formação de cadastro reserva (CR), na carreira de professor. Das ofertas, 88 estão reservadas às pessoas com deficiência.
Os profissionais atuarão na educação básica e terão direito a R$ 4.985,44 (vencimento + 104% de gratificação de atividade do magistério) para jornada de trabalho de 40 horas semanais.
As oportunidades estão nas áreas de arte (50 + 11 CR), atendimento educacional especializado (80), biologia (120 + 25 CR), educação física (60 + 12 CR), filosofia (50 + 11 CR), física (123 + 31 CR), geografia (100 + 24 CR), história (60 + 17 CR), instrutor de libras (20), intérprete de libras (100), língua estrangeira – espanhol (58 + 15 CR), língua estrangeira – inglês (104 + 21 CR), língua portuguesa (215 + 47 CR), matemática (150 + 39 CR), química (130 + 32 CR), revisor de braile (20), sociologia (50 + 15 CR) e transcritor de braile (10).
Prepare-se para o concurso da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (Seduc/MA)
Simulados para Secretaria de EstadoEdição Digital do Jornal dos ConcursosComo concorrer
As
inscrições do
concurso da Seduc serão aceitas até o dia 29 de novembro pelos endereços eletrônicos
www.fsadu.org.br e
www.sousandrade.org.br.
O valor da taxa de participação é de R$ 70.
Avaliações
Com duração de quatro horas, as
provas objetivas do
concurso da Seduc serão aplicadas às 9h do dia 20 de dezembro, em locais a serem informados a partir de 15 de dezembro no site das
inscrições.
Os
exames acontecerão nas cidades de
São Luís,
Bacabal,
Balsas,
Caxias,
Imperatriz e
Pinheiro, todas no
Estado do Maranhão, de acordo com escolha feita pelo candidato no ato da
inscrição.
Principais atribuições
Arte, biologia, educação física, filosofia, física, geografia, história, língua estrangeira (espanhol), língua estrangeira (inglês), língua portuguesa, matemática, química e sociologia – Elaborar e cumprir
Plano de Trabalho, segundo o
Projeto Político Pedagógico –
PPP – e a proposta curricular do sistema escolar estadual; ministrar horas aula de acordo com dias letivos e carga horária dos componentes curriculares estabelecidos por lei; planejar estratégias de apoio pedagógico para os alunos em diferentes níveis de aprendizagem com a equipe escolar; prestar atendimento continuado aos alunos, individualmente ou em grupo, no sentido de acompanhar o seu desenvolvimento; participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, avaliação e formação continuada; organizar e promover trabalhos complementares de caráter social, cultural e recreativo, facilitando a organização de clubes de classe, para incentivar o espírito de liderança dos alunos e concorrer para socialização e formação integral dos mesmos; registrar adequadamente o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem dos alunos nos instrumentos definidos pelo
Sistema Estadual de Ensino; executar outras atribuições pertinentes à função de docente definidas no
Regimento Escolar.
Atendimento educacional especializado – Identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos de acessibilidade e estratégias, considerando as necessidades específicas dos alunos público-alvo da
Educação Especial; elaborar e executar plano de
Atendimento Educacional Especializado, avaliando a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade; organizar o tipo e o número de atendimentos aos alunos na sala de recursos multifuncionais; acompanhar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade na sala de aula comum do ensino regular, bem como em outros ambientes da escola; estabelecer parcerias com as áreas intersetoriais na elaboração de estratégias e na disponibilização de recursos de acessibilidade; orientar professores e famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo aluno; ensinar e usar a tecnologia assistiva de forma a ampliar habilidades funcionais dos alunos, promovendo autonomia e participação; estabelecer articulação com os professores da sala de aula comum, visando à disponibilização dos serviços, dos recursos pedagógicos e de acessibilidade e das estratégias que promovem a participação dos alunos nas atividades escolares.
Instrutor de libras – Instruir sobre
Libras nas escolas da rede pública estadual em classe comum de ensino e nas salas de recursos multifuncionais; interagir com o professor nas ações pedagógicas planejadas e/ou realizadas no ambiente escolar; ministrar instrução sobre
Libras para pessoas ouvintes e surdas de acordo com a necessidade da
Secretaria de Estado da Educação, bem como nas escolas; orientar professores quanto as suas possíveis dúvidas em
Libras; realizar outras instruções compatíveis com sua especialização profissional.
Intérprete de libras – Traduzir e interpretar
Libras/Português/Libras; fazer tradução e interpretação da
Língua Portuguesa para a
Libras de todas as áreas do conhecimento do currículo da educação básica em escolas da rede pública estadual; intermediar a comunicação entre interlocutores surdos e ouvintes em situações do cotidiano escolar; prestar serviços em seminários, cursos e reuniões e/ou outros eventos de formação continuada, quando solicitado, inclusive nos momentos de planejamento do professor, a fim de otimizar o conteúdo especifico de cada disciplina relacionando sempre com o ato de interpretar; participar ativamente das atividades do cotidiano escolar, atentando sempre para a intermediação dos diálogos envolvendo estudantes com surdez em situações diversas; realizar outras atribuições compatíveis com sua formação profissional.
Revisor de braile – Revisar textos impressos em
Braille, como apostilas, livros didáticos e paradidáticos, material de divulgação, atividades e provas que farão parte da vida escolar dos alunos cegos, observado o uso adequado das técnicas de pontuação textual em
Braille e utilização de softwares específicos na área de deficiência visual; ministrar curso de
Sistema Braille; auxiliar educandos com cegueira no sistema de ensino; participar do
Planejamento, nas escolas que tem educação de cegos; interagir com o professor nas ações pedagógicas que estão sendo planejadas e/ou realizadas; participar ativamente das atividades pedagógicas desenvolvidas em sala de aula; executar outras atividades afins.
Transcritor de braile – Desenvolver a transcrição de textos em
Braille na substituição de anotações do sistema comum; utilizar simbologia específica do sistema
Braille na substituição de anotações do sistema comum; transcrever textos utilizando o sistema
Braille, ampliação e audiodescrição, respeitando as recomendações brasileiras; utilizar códigos específicos de musicografia
Braille, ciências exatas e de informática respeitando as necessidades específicas da pessoa com deficiência visual; executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional; responsabilizar-se pela manutenção, atualização e conservação dos recursos tecnológicos; ministrar curso de
Sistema Braille; auxiliar educandos com cegueira no sistema de ensino; participar do
Planejamento, nas escolas que tem educação de cegos; interagir com o professor nas ações pedagógicas que estão sendo planejadas e/ou realizadas; participar ativamente das atividades pedagógicas desenvolvidas em sala de aula; executar outras atividades afins.
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