A
Universidade Federal de Uberlândia (
UFU), localizada no Estado de
Minas Gerais, lançou
edital de
concurso público para provimento de 12
vagas para cargos técnico-administrativos em educação. Desse total, uma é reserva a pessoas com deficiência e uma para os negros.
Aqueles que têm o
ensino médio e
curso técnico estão aptos às carreiras de
técnico de laboratório/análises clínicas (2 vagas), técnico de laboratório/arte e tecnologia (1),
técnico em eletrônica (1) e
técnico em enfermagem (7). O salário inicial é de R$ 2.294,81.
Já para o cargo de
cenógrafo (1) a exigência é de
nível superior. A remuneração é de R$ 3.868,21.
Participação no concurso da UFU
Inscrições no
concurso da
UFU deverão ser garantidas no período de 5 a 19 de setembro. A ficha de cadastro estará disponível no endereço eletrônico
www.ingresso.ufu.br.
Os valores da taxa de participação são de R$ 70 para
nível médio e R$ 80 para
formação superior. O pagamento do boleto bancário poderá ser efetuado até o dia 20 de setembro.
A
prova objetiva será aplicada no dia 9 de outubro. Com quatro horas de duração, ela será composta por 50 questões de múltipla escolha, sendo cinco de língua portuguesa, seis de noções de informática, quatro de legislação e 35 de conhecimentos específicos.
A etapa final do
concurso público será o teste prático, apenas para as funções de técnico de laboratório/arte e tecnologia e cenógrafo.
Conteúdo programático para todos os cargos
Língua portuguesa - Será avaliada a capacidade de o candidato: ler, compreender e interpretar textos diversos de diferentes gêneros, redigidos em língua portuguesa e produzidos em situações diferentes e sobre temas diferentes. Argumentar e justificar opiniões. Apreender informações não explicitadas, apoiando-se em deduções. Identificar elementos que permitam extrair conclusões não explicitadas no texto. Integrar e sistematizar informações. Identificar elementos que permitam relacionar o texto lido a outro texto ou a outra parte do mesmo texto. Identificar informações pontuais no texto. Identificar e corrigir, em um texto dado, determinadas inadequações em relação à língua padrão. Inferir o sentido de palavras a partir do contexto. Identificar objetivos discursivos do texto (informar ou defender uma opinião, estabelecer contato, promover polêmica, humor, etc.). Identificar e distinguir elementos constitutivos das seguintes sequências textuais: narrativas, descritivas, injuntivas, expositivas, argumentativas e dialogais. Identificar as diferentes partes constitutivas de um texto. Reconhecer e identificar a estrutura dos gêneros oficiais. Estabelecer relações entre os diversos segmentos do próprio texto e entre textos diferentes. Estabelecer articulação entre informações textuais, inclusive as que dependem de pressuposições e inferências (semânticas, pragmáticas) autorizadas pelo texto, para dar conta de ambiguidades, ironias e opiniões do autor. Reconhecer marcas linguísticas necessárias à compreensão do texto (mecanismos anafóricos e dêiticos, operadores lógicos e argumentativos, marcadores de sequenciação do texto, marcadores temporais, formas de indeterminação do agente). Reconhecer e avaliar, em textos dados, as classes de palavras como mecanismos de coesão e coerência textual. Reconhecer os recursos linguísticos que concorrem para o emprego da língua em diferentes funções, especialmente no que se refere ao uso dos pronomes, dos modos e tempos verbais e ao uso das vozes verbais. Reconhecer a importância da organização gráfica e diagramação para a coesão e coerência de um texto. Identificar e empregar recursos linguísticos próprios da língua escrita formal: pontuação, ortografia, concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal, colocação pronominal, estruturação de orações e períodos.
Noções de informática - MS-Windows 7: controle de acesso e autenticação de usuários, painel de controle, central de ações, área de trabalho, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, ferramentas de diagnóstico, manutenção e restauração. MS-Word 2007: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, rodapés, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, controle de quebras e numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto, mala direta, correspondências, envelopes e etiquetas, correção ortográfica. MS-Excel 2007: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras e numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação e filtragem de dados. MS-Power Point 2007: estrutura básica das apresentações, conceitos de slides, slide mestre, modos de exibição, anotações, régua, guias, cabeçalhos e rodapés, noções de edição e formatação de apresentações, inserção de objetos, numeração de páginas, botões de ação, animação e transição entre slides. Correio eletrônico: uso do aplicativo de correio eletrônico Mozilla Thunderbird, protocolos, preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos. Internet: navegação internet (internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome), conceitos de URL, proxy, links/apontadores, sites/sítios web, sites/sítios de pesquisa (expressões para pesquisa de conteúdos/sites (Google)). Noções de segurança e proteção: vírus, cavalos de troia, worms, spyware, phishing, pharming, spam e derivados.
Legislação - Regime jurídico dos servidores públicos civis da União. Lei 8.112 de 1990 e suas alterações. Código de ética profissional no serviço público. Decreto 1.171 de 22 de junho de 1994. Lei da improbidade administrativa. Lei nº 8.429/1992. Processo administrativo disciplinar. Lei nº 9.784/1999.
Siga o JC Concursos no Google News