MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Mercante disponibiliza 368 vagas de oficial

Do total de vagas, 238 são para o CIAGA e 130 para o CIABA.

Redação
Publicado em 29/05/2009, às 12h57

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Já foi divulgado o edital do novo processo seletivo de admissão às escolas de formação de oficiais da Marinha Mercante, do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), no Rio de Janeiro (RJ) e do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), em Belém (PA).

O processo seletivo, de âmbito nacional e aberto a ambos os sexos, destina-se ao preenchimento de 368 vagas, sendo 238 vagas para o CIAGA e 130 vagas para o CIABA.

Para participar, os interessados devem ser solteiros, ter idade entre 17 e 23 anos e nível médio completo. As inscrições poderão ser realizadas durante todo o mês de junho, através do site do CIAGA (www.mar.mil.br/ciaga). A taxa de participação é de R$ 50.

O processo seletivo será composto por exame de conhecimentos (matemática, inglês, física, português e redação), exame psicológico, inspeção de saúde, teste de suficiência física, pré-matrícula e período der adaptação.

Rotina

A vida a bordo exige muita disciplina e espírito de companheirismo, devido a este fato os alunos da EFOMM são submetidos a uma rotina rigorosa, que visa à formação do caráter profissional dos futuros oficiais da Marinha Mercante Brasileira.

A rotina começa bem cedo. Antes do crepúsculo é tocada a alvorada, logo em seguida todo o Corpo de Alunos deve estar formado na consagrada Alameda Alegrete, para assim prosseguirem com o café da manhã. Ao término do café é dado início ao ciclo profissionalizante com aulas de caráter técnico, as quais proporcionam aos alunos um vasto conhecimento a cerca da rotina de bordo e das atividades exercidas por um oficial da Marinha Mercante, seja ele de máquinas ou de náutica.

Na parte da tarde as atividades são voltadas para a prática de esportes e são subdivididas em diversas equipes, como: vela, remo, natação, futebol, voleibol, basquetebol, judô, futsal e tênis.

À noite, os alunos aproveitam o tempo livre se dedicando aos estudos ou envolvendo-se em atividades que estão à sua disposição: aulas de Jumping, step, musculação, Grêmios Acadêmicos, biblioteca, salão de leitura, cinema e canto.

No decorrer do ano são realizadas diversas etapas da instrução e visitas a bordo de navios mercantes e de navios de guerra. São realizadas, também, instruções de salvamento e tiro, entre outras.
Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Marinha

Marinha - Marinha do Brasil
Vagas: 368
Taxa de inscrição: R$ 50
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Segurança Pública, Forças Armadas
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário:
Organizadora: Marinha
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

01/06/2009 Abertura das inscrições Adicionar no Google Agenda
30/06/2009 Encerramento das inscrições Adicionar no Google Agenda
30/06/2010 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.